Thaíza Vieira Pacheco
Graduada em Pedagogia (2014), Mestre em Educação (2018) e Especialista em Psicopedagogia (2019) pela Universidade Federal de Uberlândia. Os principais focos de pesquisa são a Infância, a Educação Infantil, a Inclusão Escolar e a Teoria histórico-cultural. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Infâncias (GEPLI- FACED/UFU). Foi professora substituta da Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA) e formadora municipal do Programa Formativo Leitura e escrita na Educação Infantil - LEEI (MEC-UFU) em 2024. Atualmente, é professora efetiva na rede municipal de Uberlândia.
Informações coletadas do Lattes em 25/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2016 - 2018
Universidade Federal de Uberlândia
Título: A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPETIVA INCLUSIVA: O COTIDIANO DE UMA SALA DE AULA COMUM, Ano de Obtenção: 2018
Arlete Aparecida Bertoldo Miranda.
Especialização em Psicopedagogia
2018 - 2019
Universidade Federal de Uberlândia
Título: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ESTUDO DE CASO PSICOPEDAGÓGICO
Orientador: Guilherme Saramago de Oliveira
Graduação em Pedagogia
2010 - 2014
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Monografia I: A história da educação das mulheres sob o olhar de textos e discursos impressos no século XX
Orientador: Raquel Discini
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Olhares sobre as Infâncias: documentários em cena. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Abordagem Reggio Emilia. (Carga horária: 60h). , Faculdade Unina, UNINA, Brasil.
2020 - 2020
Práticas em Diálogos ? Contextos Investigativos em processo. (Carga horária: 24h). , Ateliê Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica, ATELIECPD, Brasil.
2017 - 2017
Mini-Curso Transtorno do Espectro Autista no âmbito escolar e familiar. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2016 - 2016
Formação de multiplicadores de canções, brincadeiras e jogos tradicionais. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Uberlândia, PMU, Brasil.
2016 - 2016
Perspectivas contemporâneas em avaliação para as e das aprendizagens. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2013 - 2013
Ciclo de Oficinas Pedagógicas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2011 - 2011
Contribuições da Psicopedagogia para o AEE. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2011 - 2011
A construção do conhecimento histórico. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2010 - 2010
Mini-Curso Contação de Histórias. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
Silva, S. M. C. ; PACHECO, T. V. . Você já pensou em fazer mestrado? Diálogos sobre a pós-graduação. 2016. (Outro).
Participação em eventos
III Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na educação.O Diário de Ideias na educação infantil: possibilidades de práticas discursivas na aprendizagem da leitura e escrita. 2024. (Seminário).
3º Ciclo de seminários do Grupro de Estudos e pesquisas em linguagens e infâncias. 2023. (Seminário).
2º Ciclo de seminários do Grupro de Estudos e pesquisas em linguagens e infâncias. 2022. (Seminário).
Olhares sobre a infância: documentários em cena. 2021. (Oficina).
XV Seminário Nacional o Uno e o Diverso na educação escolar.Percursos Significativos na alfabetização: uma experiência com o diário de ideias em tempos de pandemia. 2021. (Seminário).
V Encontro Questão indígena e educação. 2019. (Encontro).
V Encontro Questão Indígena e Educação - "Para não esquecer quem somos"". 2019. (Encontro).
VI Congresso de Psicopedagogia Escolar. O processo de avaliação diagnóstica no estudo de caso psicopedagógico. 2019. (Congresso).
XIV Seminário Nacional o Uno e o Diverso na Educação Escolar.Brinquedos e brincadeiras: ser criança nas experiências escolares. 2018. (Seminário).
I Seminário Regional de Educação Básica: Ensino- Pesquisa- Políticas Públicas.Iniciação Científica na Educação Infantil: possibilidades da prática pedagógica. 2017. (Seminário).
I Simpósio Sobre a Medicalização da Vida. 2017. (Simpósio).
X Seminário de Prática Educativa e Estágio Supervisionado.Infância, lúdico e educação: um olhar para as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. 2017. (Seminário).
II Seminário de Inclusão: Trabalho, Educação e Cultura e III Semana da Pedagogia : O papel docente frente aos desafios da inclusão. 2016. (Seminário).
Palestra: A profissão docente na atualidade: desafios e perspectivas. 2016. (Outra).
Palestra: Cinco desafios para uma reinvenção da avaliação nos sistemas escolares. 2016. (Outra).
V Colóquio de estudos discursivos Foulcautianos - Discursos, sujeitos e autor(ia). 2016. (Outra).
VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE - X SEMINÁRIO REGIONAL DA ANPAE SUDESTE - ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE/MG.IMPASSES E DESDOBRAMENTOS DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Simpósio).
XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar.O lúdico no cotidiano escola: desafios e possibilidades no 1º ano do ensino fundamental. 2016. (Seminário).
XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar.Inclusão escolar na educação infantil: em busca de um ensino de qualidade. 2016. (Seminário).
X Seminário de Prática Educativa - 2ª Etapa / 2017 e Estágio Supervisionado / 2017 (SEMPES).Infância, lúdico e educação: um olhar para as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. 2016. (Seminário).
II Encontro Regional de Educação: Tecendo redes pelo direito de ensinar e aprender. 2015. (Encontro).
II Seminário Internacional de Avaliação e I Seminário Municipal de Avaliação.A Prática Avaliativa como eixo do processo de ensino e aprendizagem. 2015. (Seminário).
Seminário de avaliação educacional na educação básica. 2014. (Seminário).
I Ciclo de Oficinas Pedagógicas e VI Seminário de Prática Educativa. 2013. (Seminário).
III Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica da UFU.PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E A FORMAÇÃO DOCENTE: desafios e implicações da em redes e instituições de ensino na região do triângulo mineiro para a construção de uma educação inclusiva. 2013. (Encontro).
Palestra:"Curriculos: Práticas e Saberes Necessários". 2013. (Outra).
XII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar e III Congresso de Psicopedagogia. 2013. (Seminário).
Choque de Ideias: "A ciência e as áreas do conhecimento". 2012. (Outra).
VII CONGRESSO DE ALFABETIZAÇÃO E V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EJA: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO. 2012. (Congresso).
V Seminário Nacional de Educação Especial e IV Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar.Atendimento Educacional Especializado e Paralisia Cerebral: Um estudo preliminar a partir do olhar de uma aluna do curso de Pedagogia. 2012. (Seminário).
Diálogos Universitários. 2011. (Encontro).
II Colóquio de Psicologia da Educação: tecendo Diálogos. 2011. (Outra).
II Congresso de Psicopedagogia Escolar. 2011. (Congresso).
II Jornada de Afetividade e Cotidiano Universitário. 2011. (Outra).
II Semana do Curso de Pedagogia. 2011. (Encontro).
IV Seminário de Prática Educativa. 2011. (Seminário).
Mesa Redonda: Crise no ingresso universitário. 2011. (Outra).
Palestra "Pais e Educadores de Alta Performance". 2011. (Outra).
2° Congresso da Amizade. 2010. (Congresso).
Atividade diálogos.com. 2010. (Outra).
III Seminário de prática educativa- semana da pedagogia. 2010. (Seminário).
IV Encontro Regional de Educação, Saúde e Cultura Populares. 2010. (Encontro).
Palestra Estratégias para a contextualização da Matemática. 2010. (Outra).
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento. 2010. (Encontro).
XV Seminário Regional sobre a Formação do Educador. 2010. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. . O papel docente na organização de contextos brincantes na Educação Infantil. Formação e trabalho docente: das políticas públicas ao cotidiano escolar. 1ed.Uberlânida: Regência e arte, 2021, v. , p. 8-.
-
PACHECO, T. V. . As relações no cotidiano da educação infantil e seu papel no processo de inclusão escolar. EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA: OLHARES DA INCLUSÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 1ed.Santa Maria: Arco Editora, 2021, v. , p. 12-.
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. . IMPASSES E DESDOBRAMENTOS DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação no Século XXI: avanços e retrocessos das políticas públicas educacionais. 1ed.: , 2020, v. , p. 120-.
-
PACHECO, T. V. . Projetos pedagógicos na Educação Infantil: da escuta sensível ao protagonismo infantil. Revista Catavento.
-
FARIA, D. S. ; PACHECO, T. V. . Percursos Significativos na alfabetização: uma experiência com o diário de ideias em tempos de pandemia. In: XV Seminário Nacional o uno e o diverso na educação escolar, 2021, Uberlânida. Anais do XV Seminário Nacional o uno e o diverso na educação escolar, 2021.
-
FARIA, D. S. ; PACHECO, T. V. . Brinquedos e brincadeiras: ser criança nas experiências escolares. In: XIV Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2018, Uberlândia. Anais do XIV Seminário Nacional o Uno e o diverso na Educação escolar, 2018.
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. . A Inclusão Escolar sob o olhar dos(as) professores(as). In: XIV Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2018, Uberlândia. Anais do XIV Seminário Nacional o Uno e o diverso na Educação escolar, 2018.
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. . IMPASSES E DESDOBRAMENTOS DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 2016, Uberlândia. Anais do VIII Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2016.
-
FARIA, D. S. ; PACHECO, T. V. . O lúdico no cotidiano escola: desafios e possibilidades no 1º ano do ensino fundamental. In: XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar,, 2016, Uberlândia. XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2016.
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. . Inclusão escolar na educação infantil: em busca de um ensino de qualidade. In: XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2016, Uberlândia. XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2016.
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. ; MIRANDA, A. A. B. . Inclusão Escolar na Educação Infantil: caminhos possíveis. In: II Seminário de Inclusão: Trabalho, Sociedade e Cultura, 2016, Ituiutaba. Anais do II Seminário de Inclusão: Trabalho, Sociedade e Cultura, 2016.
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. ; COELHO, A. G. V. . A Prática Avaliativa como eixo do processo de ensino e aprendizagem. In: II Seminário Internacional de Avaliação e I Seminário Municipal de Avaliação, 2015, Uberlândia. II Seminário Internacional de Avaliação e I Seminário Municipal de Avaliação, 2015.
-
FARIA, D. S. ; PACHECO, T. V. . O Diário de Ideias na educação infantil: possibilidades de práticas discursivas na aprendizagem da leitura e escrita. In: III Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na educação, 2024, Uberlândia. Anais III Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na educação, 2024.
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. . IMPASSES E DESDOBRAMENTOS DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 2016, Uberlândia. Anais do VIII Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo, 2016.
-
ROCHA, L. C. ; PACHECO, T. V. ; BELETTI, R. . Atendimento Educacional Especializado e Paralisia Cerebral: Um estudo preliminar a partir do olhar de uma aluna do curso de Pedagogia. In: V Seminário Nacional de Educação Especial e IV Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2012, Uberlândia. Trabalhos Apresentados, 2012.
-
FARIA, D. S. ; PACHECO, T. V. . O Diário de Ideias na educação infantil: possibilidades de práticas discursivas na aprendizagem da leitura e escrita. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. . Percursos Significativos na alfabetização: uma experiência com o diário de ideias em tempos de pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. . O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ESTUDO DE CASO PSICOPEDAGÓGICO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIA, D. S. ; PACHECO, T. V. . Brinquedos e brincadeiras: ser criança nas experiências escolares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. . A Inclusão Escolar sob o olhar dos(as) professores(as). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, D. S. ; PACHECO, T. V. ; CAMPOS, J. C. . Infância, lúdico e educação: um olhar para as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PACHECO, T. V. ; PEREIRA, M. G. . Iniciação Científica na Educação Infantil: possibilidades da prática pedagógica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIA, D. S. ; PACHECO, T. V. ; COELHO, A. G. V. . A Prática Avaliativa como eixo do processo de ensino e aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. . IMPASSES E DESDOBRAMENTOS DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. ; MIRANDA, A. A. B. . Inclusão escolar na educação infantil: em busca de um ensino de qualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIA, D. S. ; PACHECO, T. V. ; MIRANDA, A. A. B. . O lúdico no cotidiano escola: desafios e possibilidades no 1º ano do ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PACHECO, T. V. ; CAMPOS, J. C. . PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E A FORMAÇÃO DOCENTE: desafios e implicações em redes e instituições de ensino na região do Triângulo Mineiro para a construção de uma educação inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, L. C. ; PACHECO, T. V. ; BELETTI, R. . Atendimento Educacional Especializado e Paralisia Cerebral: Um estudo preliminar a partir do olhar de uma aluna do curso de Pedagogia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
PACHECO, T. V. . Sobre as dores e as delícias de ser mestranda. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PACHECO, T. V. . Curso de Formação Continuada ? Diálogos no Cotidiano Escolar: Diário de Bordo, Relatório Individual de Desenvolvimento e Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MACHADO, L. A. de S. ; PACHECO, T. V. ; FARIA, D. S. . Caderno de Memória. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PACHECO, T. V. ; CARCANHOLO, F. P. de S. . Matemática na Educação Infantil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E A FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES DA em redes e instituições de ensino NA REGIÃO do Triângulo Mineiro PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Descrição: O presente projeto de pesquisa compõe o universo de uma pesquisa coletiva que se pretende desenvolver pelo grupo de professores pesquisadores da Linha Estado, Política e Gestão do Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Uberlândia que tem como objetivo analisar o PAR (Plano de Ações Articuladas) como mecanismo indutor de mudanças na gestão educacional nos sistemas/redes de ensino e nas unidades escolares em Minas Gerais. Esta pesquisa, vem se somar ao grupo nacional e à pesquisa denominada Gestão das políticas educacionais no Brasil e seus mecanismos de centralização e descentralização: o desafio do Plano de Ações Articuladas (PAR) , sob a coordenação da professora Marília Fonseca e com o apoio do CNPq, desenvolvida com a participação de pesquisadores e estudantes de várias universidades brasileiras: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Estadual de Goiás; (UEG), Universidade Católica Com Bosco (UCDB), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), sob a coordenação da Professora Dra. Marília Fonseca (UnB), com o apoio do CNPq. Pretende-se, portanto, nos municípios lócus do estudo ampliado, identificar as estratégias, os processos e as práticas que permearam sua elaboração; analisar as consequências de sua implantação na organização da rede de ensino e na gestão democrática da escola pública e analisar o impacto do apoio do MEC na construção do regime de colaboração e na qualidade da educação ofertada. a) Gerais Refletir sobre as políticas e os procedimentos de formação continuada de professores para atuar nos processos de escolarização de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, no contexto de ascensão e consolidação da educação inclusiva na realidade da região do.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thaíza Vieira Pacheco - Integrante / Lazara Cristina da Silva - Coordenador / Jéssica Coelho Campos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Prefeitura Municipal de UberlândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2021 - Atual
Prefeitura Municipal de UberlândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profissional de Apoio Escolar, Carga horária: 25
2015 - 2015
Prefeitura Municipal de UberlândiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
2014 - 2015
Escola de Educação Básica da Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
2012 - 2013
Escola de Educação Básica da Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da Educação Especial, Carga horária: 20
2012 - 2013
Escola de Educação Básica da Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária
2017 - 2021
Escola FlamboyantVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2018 - 2019
Escola FlamboyantVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
2014 - 2014
Escola FlamboyantVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
2013 - 2014
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Integrante de projeto de pesquisa, Carga horária: 15
2011 - 2011
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Pedagógico, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thaíza Vieira Pacheco e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?