Barbara de Oliveira Santos

Mãe, cientista e docente do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro-campus Volta Redonda). Ministro a disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em cursos de nível médio-técnico e disciplinas afins em cursos de licenciatura e especialização desde 2018. Cofundadora e integrante do coletivo e projeto de extensão "Mães, criaturas invisíveis" desde 2021. Doutora em Letras Neolatinas (UFRJ-2018), na linha de pesquisa 'Poéticas, História e Memória'. Mestra em Literatura Portuguesa (UERJ-2010), na linha de pesquisa 'Questões de artisticidade na arte de Fernando Pessoa'. Bacharel e licenciada em Letras (Português- Espanhol) (UERJ-2007). De 2011 a 2017, trabalhei no campus Nilópolis do IFRJ nos cursos de nível médio-técnico e superior, no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e em cursos de Formação Inicial Continuada (PRONATEC). Desde 2021 atuo em ações e projetos de extensão voltados para os temas 'gênero', 'educação', 'trabalho' e 'maternidade'.

Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras Neolatinas

2014 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: As viagens de Lope de Aguirre e as mulheres viajantes em El camino de El Dorado (1947), de Arturo Uslar Pietri, e Lope de Aguirre, príncipe de la libertad (1979), de Miguel Otero Silva
, Ano de obtenção: 2018. Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva. Coorientador: Mariluci da Cunha Guberman.

Mestrado em Literatura Portuguesa

2008 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O verso-assinatura Ricardo Reis, Ano de Obtenção: 2010
Marcus Alexandre Motta.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Indiferença; Linguagem; Natureza; Poema.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.

Graduação em Letras - Português e Espanhol

2003 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formação complementar

2015 - 2015

Dimensões das culturas indígenas 2015. (Carga horária: 30h). , Museu do Índio, MUSEU DO ÍNDIO, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Curso de imersão na cultura amazônica. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2014 - 2014

Como montar processos de compra do IFRJ. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Organização de eventos

SANTOS, Bárbara de Oliveira . Ritmo e Letra. 2015. (Outro).

SANTOS, Bárbara de Oliveira . Festival Brisa Literária. 2015. (Festival).

SANTOS, Bárbara de Oliveira . Chá Literário. 2015. (Outro).

Participação em eventos

do I Encontro Fluminense de Arte e Maternidade.Corpo sagrado. 2021. (Encontro).

III Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência.?MÃES, CRIATURAS INVISÍVEIS?: A FORMAÇÃO DE UM COLETIVO MATERNO NO IFRJ. 2021. (Simpósio).

Mesa Redonda 'Democracia e mulheres na política'.Democracia e mulheres na política. 2021. (Outra).

II Seminário Nacional Sobre Maternidade.Aos 20 anos, estudante, grávida. 2020. (Seminário).

Rebralint Convida: Mulheres na Ciência em Tempos de Pandemia.Mulheres na Ciência em Tempos de Pandemia. 2020. (Encontro).

V SEMEPE - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Volta Redonda IFRJ.Roda de conversa Criaturas invisíveis: o (não) lugar de mulheres e crianças no IFRJ. 2020. (Outra).

I Encontro de Educação Viva e Consciente (carga horária: 9h de vivência)). 2019. (Encontro).

XVI Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas.AS IMAGENS LITERÁRIAS DE LOPE DE AGUIRRE E DO RIO AMAZONAS EM MIGUEL OTERO SILVA. 2016. (Outra).

I SEMANEX.Brisa Literária: produção cultural e literatura na biblioteca do IFRJ, campus Nilópolis. 2015. (Outra).

Projeto Cestas Culturais - Palestra sobre filme "Morador de rua". 2015. (Outra).

Seminário Áfricas e Produção do Conhecimento: em busca de novos paradadigmas. 2015. (Seminário).

Simpósio "95 anos" de ensino de Espanhol no Rio de Janeiro: homenagem à educadora Mariluci da Cunha Guberman. 2015. (Simpósio).

XV Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas.As transfigurações de Lope de Aguirre e as imagens literárias do rio Amazonas no romance de Miguel Otero Silva. 2015. (Outra).

XXI SEMATEC & XIX Encontro Escola Comunidade.A argumentação no ENEM e na crônica. 2015. (Oficina).

IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas.O olhar, a memória e o rio: as imagens literárias do universo Amazônico em Lope de Aguirre, príncipe de la libertad (1979), de Miguel Otero Silva. 2014. (Simpósio).

V Simpósio Internacional de Letras Neolatinas - Identidades, fronteiras, representações, aos 150 anos de Miguel de Unamuno.Lope de Aguirre e o rio Amazonas: as imagens literárias pós-modernas no romance histórico de Miguel Otero Silva. 2014. (Simpósio).

XX SEMATEC.O parágrafo na redação do ENEM: passo a passo. 2014. (Outra).

II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ - II - II CIFALE. 2013. (Congresso).

Congresso Internacional de Encerramento das Comemorações do Quarto Centenário de Nascimento de Antônio Vieira. 2009. (Congresso).

IV Colóquio Filosofia e Ficção: Corpo e Performance. 2009. (Outra).

X Forúm de Estudos Linguísticos - Língua Portuguesa, Descrição e Ensino: diálogos. 2009. (Outra).

II Seminário de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes (ART/UERJ) - Circulação e Posicionamento. 2008. (Seminário).

El aporte de la gramática para la enseñanza/aprendizaje de los marcadores discursivos en E/ELE. 2006. (Oficina).

Jornada da Leitura III - Oficina da Palavra APLIC - 20 anos. 2006. (Outra).

Jubileu de Prata da APEERJ: uma história de dedicação ao ensino de espanhol. 2006. (Seminário).

IX Congresso de Linguística e Filologia. 2005. (Congresso).

IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2005. (Outra).

Minicurso A palavra que eu queria. 2005. (Outra).

Minicurso O ensino da argumentação nas aulas de língua portuguesa: três propostas. 2005. (Outra).

Oficina Canciones Infantiles. 2005. (Oficina).

VIII Fórum de Estudos Linguísticos Língua Portuguesa e Identidades: marcas culturais. 2005. (Outra).

VIII Semana de Estudos Filológicos e Linguísticos: Linguística e Filologia aplicadas ao ensino do Português. 2005. (Outra).

III Seminário Integrado de Pesquisa em Lingua Portuguesa. 2004. (Seminário).

I Jornada de Estudos de Linguagem. 2004. (Outra).

Minicurso Análise Semiolinguística de redações de vestibular: um gênero sob nova perspectiva. 2004. (Outra).

Minicurso Trabalhando a ética no ensino fundamental. 2004. (Outra).

VII Fórum de Estudos Linguísticos Língua Portuguesa e Cidadania. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Carla Eloi Oliveira da Silva

GARZON, Marta Castelo Branco; BONADIO, Maria Claudia;SANTOS, Bárbara de Oliveira. Tudo que é sólido desaquenda desmancha na nuvem: a produção musical de artistas trans na era do streaming. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Paula de Farias Torres

TEIXEIRA, Claudia S.; MONTEIRO, Andréa M.;SANTOS, Bárbara de Oliveira. O interesse dos adolescentes pela literatura fantástica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Cultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Regina Gama Garcia

TEIXEIRA, Claudia S.; LACERDA, A. C. F.;SANTOS, Bárbara de Oliveira. A ludicidade expressa nas produções para ou das crianças judias nos guetos e nos campos de concentração durante a segunda guerra mundial. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Cultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Jaqueline Figueiredo da Mota

MONTEIRO, T. J. L.;SANTOS, Bárbara; LIMA, R. S.. A CONTEMPORANEIDADE DE CAPITU (2008): INOVAÇÕES DE LINGUAGEM NA ADAPTAÇÃO TELEVISIVA DE UM CLÁSSICO DA LITERATURA BRASILEIRA. 2015.

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . A imagem literária pós-moderna do rio Amazonas em Miguel Otero Silva. In: GUBERMAN, Mariluci da Cunha. (Org.). Provocações da Amazônia: dos rios voadores aos voos imaginários. 1ed.Cascavel (PR): EDUNIOESTE, 2015, v. 1, p. 311-332.

  • MAIA, ANA MARIA QUINTELA ; SANTOS, Bárbara de Oliveira . ¿Mães, criaturas invisíveis¿: a formação de um coletivo materno no IFRJ. In: III Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência, 2021. Anais do III Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência - III SCMC-PIS, 2021.

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . O olhar, a memória e o rio: as imagens literárias do universo Amazônico em Lope de Aguirre, príncipe de la libertad (1979), de Miguel Otero Silva. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS, 2014, Rio de Janeiro. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS. América Latina: Espaços e Pensamentos: Corpos Locais e Mentes Globais. Sociedade-Política-Economia e Cultura.. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. v. 1. p. 1.

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . Linguagem e indiferença: Ricardo Reis é verso. In: XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP - Memória, Trânsitos e Convergências, 2009, Salvador. Anais do XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP, 2009. p. 1382-1392.

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . Linguagem e indiferença: o 'verso-assinatura' Ricardo Reis. In: X Forúm de Estudos Linguísticos - Língua Portuguesa, Descrição e Ensino, 2009, Rio de Janeiro. Língua Portuguesa, descrição e ensino: diálogos ? Anais do X Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ ? Grupos Temáticos. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009. p. 967-975.

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . O olhar, a memória e o rio: as imagens literárias do universo Amazônico em Lope de Aguirre, príncipe de la libertad (1979), de Miguel Otero Silva. In: IV IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS, 2014, Rio de Janeiro. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÈRICAS. América Latina: Espaços e Pensamentos: Corpos Locais e Mentes Globais. Sociedade-Política-Economia e Cultura. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. v. 1. p. 195.

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . Linguagem e indiferença: Ricardo Reis é verso. In: XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP - Memória, Trânsitos e Convergências, 2009, Salvador. Caderno de Resumos - XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP, 2009. p. 84.

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . Linguagem e indiferença: o 'verso-assinatura' Ricardo Reis. In: X Forúm de Estudos Linguísticos - Língua Portuguesa, Descrição e Ensino, 2009, Rio de Janeiro. Língua Portuguesa, descrição e ensino: diálogos ? Anais do X Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ ? Grupos Temáticos. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009. p. 967.

  • SANTOS, Bárbara . Língua materna é a mãe! Reflexões sobre a língua portuguesa, gênero e maternidade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . O olhar, a memória e o rio: as imagens literárias do universo Amazônico em Lope de Aguirre, príncipe de la libertad (1979), de Miguel Otero Silva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . Lope de Aguirre e o rio Amazonas: as imagens literárias pós-modernas no romance histórico de Miguel Otero Silva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . Linguagem e indiferença: o. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . A escrita do corpo e a leitura do olho: duas (im)posições nas obras Elogio à madrasta e Os cadernos de Don Rigoberto, de Mario Vargas Llosa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . Linguagem e indiferença: Ricardo Reis é verso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . Assinatura e indiferença: o verso Ricardo Reis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Bárbara de Oliveira . Lope de Aguirre e o rio Amazonas: as imagens literárias pós-modernas no romance histórico de Miguel Otero Silva 2014 (Resumo).

Outras produções

SANTOS, Bárbara ; PETRONI, T. . Democracia e Mulheres na política. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, Bárbara . Entrevista com Bárbara Santos no mês das mulheres. Mulheres, pandemia e dupla jornada de trabalho. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, Bárbara de Oliveira . Blog Brisa Literária. 2015. (Blog).

SANTOS, Bárbara ; OLIVEIRA, A. ; LINDER, V. ; LIMA, C. ; GIL, G. M. ; AQUILA, T. ; FRANKLIN, I. T. ; SILVA, S. N. ; SANTOS, L. N. . Carta de mães à comunidade do IFRJ. 2021. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

BRITTES, M. T. T. ; MERINO, X. A. D. ; SOARES FILHO, D. ; RIBEIRO, W. C. ; LUNA, C. ; SOUZA, C. M. ; SANTOS, Bárbara de Oliveira . Curso de imersão na cultura amazônica: literatura e história. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, Bárbara de Oliveira . O parágrafo na redação do ENEM: passo a passo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, Bárbara de Oliveira . Lope de Aguirre e o rio Amazonas no romance histórico de Miguel Otero Silva. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, Bárbara de Oliveira . XV Congresso da Assel-Rio & SELP. 2009. (Coordenação de Comunicação Individual).

SANTOS, Bárbara de Oliveira . XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP - Memórias, Trânsitos e Convergências. 2009. (Coordenação de Comunicação Fernando Pessoa).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    A fabulação literária dos conceitos de Física, Descrição: Explorar a interseção entre a Física e Literatura e tornar mais acessível o estudo dessas áreas do conhecimento através da reflexão dos processos de fabulação dos conceitos de Física e da análise da influência da Física universo literário e, dessa forma, articular fundamentação teórica para atividades práticas e modalidades de aplicação prática para as contribuições teóricas, nas áreas respectivas. A Física, nessa perspectiva, é um processo e um paradigma cultural e histórico e será analisado como tal. Pretende-se realizar um levantamento bibliográfico e produzir material de divulgação científica e proposta de atividade pedagógica através de seleção de periódicos e textos literários que abarquem o tema de pesquisa. Além disso, será elaborado um texto final que vise a divulgação científica através da escrita e de atividade pedagógica em turma de ensino médio. O projeto abarca um tema ainda inexplorado em profundidade. Logo, ele seria uma contribuição à busca de alternativas viáveis para o ensino e divulgação científica, de modo a articular o objetivo de elevar o nível de aprendizado significativo do aluno e sua capacidade de interpretação do mundo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bárbara de Oliveira Santos - Integrante / Ligia Valente de Sá Garcia - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. , Rua Antônio Barreiros, 212, Nossa Senhora das Graças, 26530060 - Volta Redonda, RJ - Brasil, Telefone: (21) 33569101, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora da disciplina Português III no curso de Operador de Computadores do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), turma N3-2013 (carga horária total: 9 horas).

2013 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora da disciplina Comunicação Oral e Escrita Português no curso de Assistente de Produção Cultural do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) (carga horária total: 30 horas).

2013 - 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora da disciplina Comunicação Oral e Escrita no curso de Condutor Ambiental Local do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), turma M1-2013 (carga horária total: 20 horas).

2013 - 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora das disciplinas Português I e II no curso de Operador de Computadores do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), turma N2-2013 (carga horária total: 24 horas).

Atividades

  • 02/2020

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I (Médio-Técnico em Eletrotécnica)

  • 02/2019

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e informação

  • 02/2019

    Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e informação

  • 08/2018

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de textos acadêmicos

  • 08/2018

    Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de textos, Produção de textos acadêmicos, Teoria e prática científica

  • 03/2021 - 06/2021

    Ensino, Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I (Médio-Técnico em Automação Industrial), Língua Portuguesa V (Médio-Técnico em Automação Industrial)

  • 08/2018 - 07/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I (Médio-Técnico em Metrologia)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III (Médio-Técnico em Automação Industrial), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira VII (Médio-Técnico em Automação Industrial)

  • 10/2011 - 03/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Ensino Médio-Técnico em Química e Controle Ambiental

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Licenciatura em Química, Física e Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de texto, Produção de textos acadêmicos

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Produção Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de redação

  • 09/2015 - 03/2016

    Ensino, Licenciatura em Química, Física e Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de textos acadêmicos

  • 05/2015 - 03/2016

    Ensino, Produção Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de redação

  • 09/2013 - 03/2014

    Ensino, Produção Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Teoria Literária

  • 05/2013 - 09/2013

    Ensino, Produção Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Oficina Literária I, Oficina Literária II, Teoria Literária

  • 11/2012 - 04/2013

    Ensino, Produção Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina Literária I, Oficina Literária II, Teoria Literária

  • 03/2012 - 08/2012

    Ensino, Produção Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Teoria Literária

  • 10/2011 - 02/2012

    Ensino, Produção Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina Literária II, Teoria Literária

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante

Outras informações:
A presente linha de pesquisa está vinculada ao Laboratório Interdisciplinar Latino Americano (LILA - UFRJ) busca realizar estudos no campo literário, cultural e/ou social, identificando e interpretando a construção imaginária e os processos histórico-sociais como meios que desenvolvem a reflexão crítica de uma sociedade. Objetiva-se, desta forma, analisar os elementos (intrínsecos e extrínsecos) que compõem o texto literário ou outras linguagens a partir de referenciais das Ciências Humanas e Sociais em uma interação dialética/ dialógica para ampliação do conceito de cidadania

Atividades

  • 01/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, UFRJ.,Linhas de pesquisa

2010 - 2011

Micro Tijuca

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de idiomas

2010 - 2010

Externado Santo Antônio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

2004 - 2005

Grupo Perspectiva Integrada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor