Maria Carolina Garutti

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ /USP (2005). Tem experiência nas áreas de Equinocultura e Recursos Florestais com ênfase em Conservação de Bacias Hidrográficas, Recuperação de Áreas Degradadas e Paisagismo. Atualmente, é aluna de Pós-Graduação Lato-Senso do Curso de Especialização e Extensão em 'Agricultura Biológico-Dinâmica'. Tem interesse em Ecologia, Manejo de Recursos Naturais, Silvicultura e Paisagismo, e Fenomenologia de Goethe, ou Ciência Goetheanística, aplicada à Percepção Ecológica e Conservação da Natureza.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Agricultura Biológico-Dinâmica

2009 - Atual

Instituto ELO / Universidade de Uberaba

Graduação em Engenharia Agronômica

2000 - 2005

Universidade de São Paulo
Orientador: Ricardo Ribeiro Rodrigues

Formação complementar

2009 - 0000

Extensão universitária em Agricultura Bio-Dinâmica. (Carga horária: 270h). , Instituto ELO / Universidade de Uberaba.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Conservação de Bacias Hidrográficas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Recuperação de Areas Degradadas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Floricultura, Parques e Jardins/Especialidade: Parques e Jardins.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Floricultura, Parques e Jardins/Especialidade: Arborização de Vias Públicas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural/Especialidade: Educação Ambiental.

Participação em eventos

Treinamento sobre 'Web of Knowledge'. 2013. (Outra).

Inteligência e Cognição em Plantas. 2013. (Outra).

Histórico e Evolução das Cidades. 2013. (Outra).

I Workshop sobre Docência no Ensino Superior. 2013. (Outra).

IX Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica. 2010. (Congresso).

XXV Encontro de Agricultura Biodinâmica do Cone Sul. 2010. (Encontro).

Seminário sobre Mercado de Créditos de Carbono FGV. 2004. (Seminário).

Seminário sobre Recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas ESALQ/USP. 2004. (Seminário).

2º Seminário Recursos Hídricos: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas ESALQ/USP. 2004. (Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2005

    Avaliação quantitativa e qualitativa da regeneração natural de áreas em processo de restauração na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná, Descrição: Monografia apresentada para conclusão do Estágio Profissionalizante em Engenharia Agronômica intitulada Avaliação quantitativa e qualitativa da regeneração natural de áreas em processo de restauração na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná . Estágio Profissionalizante de Conclusão de Curso realizado em parceria com a SOCIEDADE DE PESQUISA EM VIDA SELVAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SPVS / Curitiba PR. A SPVS é reconhecida como uma das mais importantes organizações não governamentais brasileiras que trabalha pela conservação da natureza. Uma parceria entre esta ONG e a ESALQ/USP possibilitou a realização de um estudo intitulado Avaliação quantitativa e qualitativa da regeneração natural de áreas em processo de restauração na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná . Em paralelo, foram realizadas as seguintes atividades: Acompanhamento das Atividades dos Viveiros de Produção de Mudas Nativas; Acompanhamento das Atividades Técnicas e Administrativas na Gestão e Manejo das Reservas Naturais próprias da SPVS; Acompanhamento das Atividades Gerais da SPVS; Acompanhamento informal das Atividades Técnicas e Administrativas da Reserva Salto Morato (Fundação O Boticário), bem como nas Atividades de Gestão e Manejo desta Unidade de Conservação. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Financiador(es): Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2007 - 2011

SYDA Foundation, SYDA, Índia

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Garden Coordenator, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Tansa Valley, Estado de Maharashtra / Índia A Fundação SYDA é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1974. Dentre outras atuações, se dedica a promover programas de saúde, educação, educação ambiental e desenvolvimento sustentável para Comunidades Rurais.

2005 - 2005

Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2007

Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo Municipalizado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROGRAMA ESTADUAL DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS PEMH Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Prefeitura Municipal de São Pedro / SP. O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é o projeto do Governo do Estado de São Paulo, juntamente com o Banco Mundial, executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da CATI, que tem por objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, por meio da ampliação das oportunidades de ocupação, melhoria dos níveis de renda, maior produtividade geral das unidades de produção, redução dos custos e uma reorientação técnico-agronômica, visando o aumento do bem-estar das populações rurais, seja pela implantação de sistemas de produção agropecuária que garantam a sustentabilidade, como a recuperação das áreas degradadas e áreas de preservação permanente (adequação ambiental das propriedades), bem como a melhoria na qualidade e na quantidade das águas, com plena participação e envolvimento dos beneficiários (produtores amparados pelo projeto), e da sociedade. Em paralelo ao PEMH, foram desenvolvidas atividades de implantação e condução de um viveiro municipal de mudas nativas para projetos de reflorestamento e melhoria ambiental da comunidade, atividades de Educação Ambiental nas escolas inseridas nas áreas das Microbacias Hidrográficas, Acompanhamento do Plano de Gestão e Manejo de Bacias Hidrográficas, Arborização de Vias Públicas e Paisagismo de Parques e Jardins pertencentes ao Município de São Pedro-SP.

2005 - 2005

Vivendas Paisagismo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
São José do Rio Preto / SP: Objetivando usar o Paisagismo como ferramenta de integração do homem urbano com a Natureza e como ferramenta de Conservação da Natureza, foram realizadas atividades de Elaboração e Execução de Projetos Paisagísticos, Manutenção de Jardins, Prática de Jardins Residenciais com Espécies de Plantas Nativas.