Christus Menezes da Nobrega
Professor do Departamento de Artes Visuais (VIS), do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB). Doutor e Mestre em Artes Visuais pela UnB. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) na linha de pesquisa Deslocamentos e Espacialidades (DE). Sua pesquisa foca na residência artística como método de investigação e produção em arte. Participa regularmente de exposições nacionais e internacionais. Entre suas exposições individuais mais recentes, destacam-se as realizadas no Centro Cultural do Banco do Brasil (2017/2018), na Bienal de Curitiba (2018) e no Complexo Cultural da Praça dos Três Poderes (2023). Foi premiado pelo Programa Cultural da Petrobras (2004 e 2011) e pelo Museu da Casa Brasileira (2004). Indicado ao Prêmio PIPA (2017 e 2019). Em 2015, representou o Brasil na China pelo Programa de Residência Artística do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em 2019, pelo mesmo programa, representou o Brasil na Austrália, o que resultou em exposições individuais naquele país.
Informações coletadas do Lattes em 28/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em PPGA
2008 - 2011
Universidade de Brasília, UnB
Título: Há_Bit: para conectar a casa ao ciberespaço
Maria Beatriz de Medeiros. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Artes
2005 - 2006
Universidade de Brasília, UnB
Título: Arte Robótica: vida artificial para uma sociedade pós-biológica, Ano de Obtenção: 2007
Suzete Venturelli.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Arte e Tecnologia; Robótica; Vida artificial; Computação afetiva.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e Tecnologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Desenho Industrial.
Organização de eventos
NOBREGA, C. M. . Capital Digital. 2009. (Exposição).
NOBREGA, C. M. . Festival Internacional de Arte e Mídia. 2008. (Festival).
MEDEIROS, Maria Beatriz de ; AMADEU, F. ; NOBREGA, C. M. . Arte e Conhecimento; V Encontro "Arte e Tecnologia", I Encontro Brasiliense da ANPAP, II Coletivo do Mestrado em Arte. 2005. (Congresso).
NOBREGA, C. M. . II SOS DESIGN. 2003. (Congresso).
NOBREGA, C. M. . SOS Design. 2002. (Congresso).
Participação em eventos
14 ANPAP. Arte Robótica: vida artificial para uma sociedade pós-biológica. 2005. (Congresso).
Arte e Conhecimento.Arte Robótica: da representação à construção da máquina. 2005. (Encontro).
6 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. A Utilização de Resíduos Oriundos da Construção Civil como Matéria-Prima no Design. 2004. (Congresso).
II Semana de Pesquisa e Extensão do Departamento de Desenho Industrial.Desenho Industrial e Produção Artesanal Têxtil Paraibana: Um projeto para o resgate, valorização e fortalecimento das atividades econômicas tradicionais do Estado. 2004. (Seminário).
II SOS Design.II SOS DESIGN. 2003. (Seminário).
Seminário Internacional de Design.Seminário Internacional de Design. 2002. (Seminário).
SOS Design.SOS Design. 2002. (Seminário).
Congresso de Ciência E Tecnologia. Congresso de Ciência E Tecnologia. 2001. (Congresso).
EXPOTEC (exposição de tecnologia).EXPOTEC. 2001. (Outra).
HobbyArt.HobbyArt. 2001. (Outra).
Paraiba Mostra Design.Paraiba Mostra Design. 2001. (Outra).
Seminário Internacional em Software Design.Seminário Internacional em Software Design. 2001. (Seminário).
Design de Jóias.Design de Jóias. 2000. (Oficina).
Elaboração de WEB.Elaboração de WEB. 2000. (Oficina).
N Design.N Design. 1999. (Encontro).
Projeto, Metodologia, Processo e Inovação.Projeto, Metodologia, Processo e Inovação. 1998. (Oficina).
Semana Paraibana de Design. Semana Paraibana de Design. 1998. (Congresso).
Seminário Internacional em Software Design.Seminário Internacional em Software Design. 1998. (Seminário).
6 N Design.N Design. 1996. (Encontro).
Design de Móveis.Design de Móveis. 1996. (Oficina).
Seminári Internacional em Software Design.Seminári Internacional em Software Design. 1996. (Seminário).
Participação em bancas
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZESDIAS, K.. Arquiviagem: atravessamentos e aberturas no arquivo do artista.. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZESDIAS, K.. -[um método]. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.ORTHOF, G.DIAS, K.. Espalhamentos íntimos. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.; RODRIGUES, T. H. G.; VENTURELLI, S.. Headshot: análise dos aspectos estéticos nos jogos de tiro com perspectiva de primeira pessoa. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.. A linguagem e a fissura: intervenções artístico-urbana no(s) espaço(s) da cidade contemporânea. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGA) - Universidade de Brasília.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZESDIAS, K.; MEDEIROS, Maria Beatriz de. Produção artística: convergências, iterações sinergéticas e semiosessincrometabólicas.. 2016. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZESDIAS, K.. Cabine da mentira: bobeiras em trânsito para a arte contemporânea.. 2015. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZESDIAS, K.. Paisagem cambiante/Ensaio para um balé das coisas. 2015. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.. Representação do masculino nas artes visuais: performance, pintura, fotografia. 2012. Tese (Doutorado em PPGA) - Universidade de Brasília.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZESDIAS, K.. Entre ruinas: ensaio sobre um balé das coisas.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZESDIAS, K.. A cabine da mentira: por uma besteira de arte contemporânea.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.
MEDEIROS, Maria Beatriz de; EYBEN, P.;NOBREGA, C. M.. Teoria da arte hacker: por uma abordagem estetica para a critica da producao da diferenca mediada pela tecnologia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZESDIAS, K.. - (um método). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZESDIAS, K.. Arquiviagem: atravessamentos e aberturas em arquivo de artista. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZESDIAS, K.. Notas sobre notas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZESDIAS, K.ORTHOF, G.. Arquivo-morto. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.DIAS, K.ORTHOF, G.. Luz: intocável elemento (in)visível. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.ORTHOF, G.; ASSUNCAO, N.. Espalhamentos íntimos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.
MOTA, M.; VENTURELLI, S.;NOBREGA, C. M.. Quase-Cinema: educação em Artes Visuais com software livre de criação remix. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.
DIAS, K.; PENA, L. C. S.;NOBREGA, C. M.. Turismo religioso e esotérico: atendimento mediúnico em visitas ao Recinto de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes, no Gama - DF. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.
PENA, L. C. S.;DIAS, K.NOBREGA, C. M.. Limites e possibilidades de Palmas, Tocantins, como destino turístico. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.; CAMARA, R. J.. Experimentando os murais da UnB. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.. Sensação nas quatro estações: desenvolvimento de padrões multifuncionais para lojas de moda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.. Moda, música e estilo de vida: coerência entre atributos do produto e caracteristicas do estilo de vida de um grupo de jovens consumidoras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.. Projeto de livro infantil narrado por imagens. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.. S. Azevedo.Conceituação e realização de uma exposição lomográfica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.. Morte aos anarquistas: material gráfico para peça de teatro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.. Brasília enCena: ambiente virtual interativo de divulgação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.. Familia tipográfica baseada em pintura de caminhões. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília.
NOBREGA, C. M.. Brinquedos Educativos para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande.
NOBREGA, C. M.. Desenvolvimento de Mobiliário a Patir da Biônica da Avestruz. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande.
NOBREGA, C. M.. Design de Mobiliário Posto de Trabalho para uso de Computador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande.
NOBREGA, C. M.. Elaboração e Confecção de Artefatos Reutilizando a Garrafa PET. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande.
NOBREGA, C. M.. Vestuário para Crianças Utilizando Algodão Naturalmente Colorido. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande.
NOBREGA, C. M.. Estrutura Articulável e Desmontável para Exposição de Calçados, Acessórios e Confecções em Feiras e Exposições Itinerantes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande.
NOBREGA, C. M.. O Elemento Sonoro na Criação de um pensamento Cenográfico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande.
MEDEIROS, Wellington Gomes de;NOBREGA, C. M.; FRANÇA, Marconi Luiz. Redesenho de plug para idosos acometidos por artrose. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande.
NOBREGA, C. M.. de A. Duarte.Brinquedo pré-escolar para auxiliar no desenvolvimento sensorial tátil de crianças Deficientes visuais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande.
NOBREGA, C. M.. Bacurejo - Linha de Casacos Femininos com Tecelagem Artesanal de São Bento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande.
NOBREGA, C. M.. Redesenho de Aparelho Ortostático. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZESDIAS, K.; PAULA, R.. Concurso Professor Doutor e Assistente área Desenho. 2014. Universidade de Brasília.
Comissão julgadora das bancas
VENTURELLI, Suzete; Prado, Gilbertto;BURGOS, M. F. B.. Arte Robótica: criação de vida artificial para uma sociedade pós-biológica. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.
Medeiros, Maria Beatriz;BURGOS, M. F. B.; Orthof, G.; MEDEIROS, A.; BARROSO, A. B. P. C.. Há_bit //tratado superficiall de arquitetura cíbrida. 2011. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.
BARROSO, Ana Beatriz; ORTHOF, Gê; BURGOS, Maria de Fátima; MEDEIROS, M. B.. Há-bit: tratado superficial de arquitetura cíbrida. 2011. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.
Orientou
Constituição da Reyna Escossêza Antiga y (mui) Aceita; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Superfícies Territoriais: a reimaginação do espaço público em fotolivros; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Eu não existo até você me curtir; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Imersão no estrangeiro; Início: 2020; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Suturas Temporais em Espaço Simultaneo: Uma Experiência da Escultura Contemporânea em Geopoéticas Amerindias; Início: 2019; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Extraclasse: sondiagem e escuta como método de invenção; Início: 2017; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília; (Orientador);
PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE JOGOS EM CONTEXTO DE ARTE: MEDIAÇÃO COMO CAMPO DE EXPERIMENTOS; 2023; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
CONSTITUIÇÃO DA REYNA DA ESCÓSSIA; 2022; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Extravagâncias : a viagem como modo de produção na arte; 2020; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília,; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
A imagem de Tereza do Pau e o desenho urbano de Cajazeiras; 2018; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade de Brasília,; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
O mundo entre parênteses: por uma poética da experiência; 2018; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília,; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
BioStudio: do tecido plano ao cultivo de tecidos vivos; 2015; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade de Brasília,; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Pixel art & Low poli art; 2015; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília,; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Design fiction; 2014; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade de Brasília,; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
DESENHÁRIO: A CIÊNCIA INEXATA DA LINHA (DESENHO VIVO E OUTRAS COISAS); 2023; Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS) - Universidade de Brasília,; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
O que os microrganismos me disseram: uma versão de um método microbioinspirado; 2019; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília,; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Desenvolvimento de jogos digitais como objetos de aprendizagem no ensino de artes visuais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Sorria; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Alegorias carnavalescas: uma abordagem significativa sobre a formação dos valores culturais em alunos do Ensino Fundamental II; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
A Dança do Catira em uma apropriação pedagógica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
O ensino da história da arte através da biografia de grandes pintores na educação infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
A Investigação da Cultura Visual e sua influência na formação de poéticas individuais nos desenhos infantis; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Lopes Santana; Xilogravura: um estudo de caso de ensino das artes visuais em escolas ensino fundamental II em Barretos - SP; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Folia de Reis: um resgate da cultura popular; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Aplicação da Abordagem Triangular nas Séries do Ensino Médio das Escolas Públicas da Cidade de Barretos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
A produção fotográfica como ferramenta na arte/educação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Brinquedo aberto: o circuit bending no ensino das Artes Visuais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
A Plasticidade da Música; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Sonhos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Desenvolvimento de embalagem para sabonete íntimo feminino; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Desenvolvimento de material gráfico para o filme "A Capital dos Mortos"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Sinais Invisíveis: sinalização urbana pictórica de moradores de rua no espaço urbano de Brasília; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Vestir, lembrar: coleção de estampas para camisetas inspiradas nos mascarados na festa do divino; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Moda, música e estilo de vida: coerência entre atributos do produto e caracteristicas do estilo de vida de um grupo de jovens consumidoras; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Projeto de livro infantil narrado por imagens; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
S; Azevedo; Conceituação e realização de uma exposição lomográfica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Morte aos anarquistas: material gráfico para peça de teatro; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Elaboração e Confecção de Artefatos Reutilizando a Garrafa PET; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Vestuário para Crianças Utilizando Algodão Naturalmente Colorido; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Estrutura Articulável e Desmontável para Exposição de Calçados, Acessórios e Confecções em Feiras e Exposições Itinerantes; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Design de Mobiliário Posto de Trabalho para uso de Computador; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Brinquedos Educativos para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Desenvolvimento de Mobiliário a Patir da Biônica da Avestruz; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Luminária Artesanais em Algodão Colorido; 2003; 98 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Redesenho de Aparelho Ortostático; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Bacurejo - Linha de Casacos Femininos com Tecelagem Artesanal de São Bento; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Poéticas do Software; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Católica de Brasília, Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades F; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Poéticas do Hardware; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades F; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Gameduca: Design de interação de games para o ensino da história da arte; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades F; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Circuit Bending: arte e tecnologia com brinquedos eletrônicos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades F; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Gameduca: Design de interação de games para o ensino da história da arte; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Católica de Brasília, Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades F; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Inserção do design dentro das micro e pequenas empresas de calçados; 2001; 50 f; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Programa de Modernização e Competitividade dos Setores Econômicos Trad; , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO; 2012; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades F; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO; 2012; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades F; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO; 2011; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades F; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO; 2011; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades F; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Coleção Outo-Inverno de Sandálias Femininas; 2003; 102 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Catálogo Referencias Estéticas Paraibanas; 2002; 50 f; Orientação de outra natureza - Programa de Modernização e Competitividade dos Setores Econômicos Trad; , Programa Paraíba Design; Orientador: Christus Menezes da Nobrega;
Foi orientado por
Experiencia estetica no objeto Neokitsch; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BA Desenho Industrial) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Wellington Gomes de Medeiros;
PETROBOT: Vida artificial para uma sociedade pós-biológica; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília,; Coorientador: Geovany Araujo Borges;
A imagem de Tereza do Pau e o desenho urbano de Cajazeiras; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
ABREU, BRENO TENÓRIO RAMALHO ; NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . BIOSTUDIO: SERES VIVOS, TECIDOS E INOVAÇÃO. MIX SUSTENTÁVEL (PRINT) , v. 3, p. 87, 2017.
-
NOBREGA, C. M. . livro de cabeceira.... METAgraphias , v. 1, p. 21, 2016.
-
NOBREGA, C. M. . há_bit: utopias do morar, viver, compartilhar. Revista VIS (UnB) , v. 14, p. 56, 2015.
-
NOBREGA, C. M. . Tecnologias Contemporâneas no Ensino das Artes: um estudo de caso da educação a distância na UnB/UAB. Revista VIS (UnB) , v. 8, p. 56, 2009.
-
NOBREGA, C. M. ; AZAMBUJA, R. . Dragão Floresta Abundante: as aventuras de Christus Nóbrega na China. 01. ed. , 2017.
-
NOBREGA, C. M. . Interações(Não)Distantes: residências artísticas no Acre. 1. ed. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013. 230p .
-
NOBREGA, C. M. . Tecnologias Contemporâneas na Escola 3 | Módulo 18. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.
-
NOBREGA, C. M. . Tecnologias Contemporâneas na Escola 2 | Módulo 12. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009.
-
NOBREGA, C. M. . Renda Renascença: uma memória de ofício paraibana. 1. ed. João Pessoa: SEBRAE/PB, 2005. v. 1.000. 218p .
-
NOBREGA, C. M. . Design dá Lucro. 1. ed. Campina Grande: SEBRAE, 2002. v. 2.000. 20p .
-
NOBREGA, C. M. ; S. Tiago Barros Pontes e Silva ; PUGLIESE, V. ; MINARI, L. ; FERREIRA, T. . Gameduca: Design de Jogos Digitais para o Ensino da História da Arte. Projeto TICs. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012, v. , p. -.
-
NOBREGA, C. M. . Tecnologias Contemporâneas na Escola 1. In: Therese Hofmann Gatti. (Org.). Licenciatura em Artes Visuais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010, v. , p. -.
-
NOBREGA, C. M. . Pet Robot: uma discussão sobre a construção de vida artificial. In: Suzete Venturelli. (Org.). Arte e tecnologia: interseções entre arte e pesquisas tecno-científicas. Brasília: Editora PPG - Arte UnB, 2007, v. 1, p. 47-52.
-
NOBREGA, C. M. . LIVR(E/O). FILE, São Paulo, p. 48 - 49.
-
ABREU, B. T. R. ; NOBREGA, C. M. ; LIMA, G. M. S. ; CORREA, G. G. . BioStudio: printing and dyeing using actinobacteria. In: Second Internacional Conference on Natural Fibers, 2015, Ponta Delgada. ICNF 2015 - From nature to market.
-
ABREU, B. T. R. ; NOBREGA, C. M. ; LIMA, G. M. S. ; CORREA, G. G. . BioStudio: Cultivando estampas vivas. In: CONTEXMOD - Congresso Científico Textil e Moda, 2014, São Paulo. CONTEXMOD - Congresso Científico Textil e Moda, 2014.
-
NOBREGA, C. M. ; S. Tiago Barros Pontes e Silva ; PUGLIESE, V. ; MINARI, L. ; FERREIRA, T. . Gameduca: Criação de jogos digitais para o ensino da história da arte. In: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2011. Subjetividades, utopias e fabulações, 2011.
-
NOBREGA, C. M. ; PUGLIESE, V. ; MINARI, L. ; S. Tiago Barros Pontes e Silva ; FERREIRA, T. . História da Arte em jogo. In: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2011. Subjetividades, utopias e fabulações, 2011.
-
NOBREGA, C. M. ; PUGLIESE, V. ; S. Tiago Barros Pontes e Silva ; MINARI, L. . Raízes da abstração no século XX: exposição piloto no objeto de aprendizagem Gameduca. In: Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil, 2011, São Luis. XXI CONFAEB: Anais 2 - Textos Completos. São Luis: Editora da UFMA, 2011.
-
NOBREGA, C. M. ; S. Tiago Barros Pontes e Silva ; PUGLIESE, V. ; MINARI, L. ; FERREIRA, T. . Gameduca: um jogo para a sala de aula. In: #10Art - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2011, Brasília. #10Art - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
-
NOBREGA, C. M. ; S. Tiago Barros Pontes e Silva ; FERREIRA, T. ; PUGLIESE, V. ; MINARI, L. . Gameduca: Design de interação de games para o ensino da história da arte. In: SBGames, 2011. SBGames 2011, 2011.
-
NOBREGA, C. M. ; S. Tiago Barros Pontes e Silva ; FERREIRA, T. ; PUGLIESE, V. ; MINARI, L. . Gameduca: Design de interação de games para o ensino da história da arte. In: SBGames, 2011. SBGames 2011, 2011.
-
NOBREGA, C. M. ; PUGLIESE, V. ; S. Tiago Barros Pontes e Silva ; MINARI, L. ; FERREIRA, T. . Arte/educação e ensino da história da arte com jogos digitais. In: Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil, 2011. XXI CONFAEB: Anais 2 - Textos Completos. São Luis: Editora da UFMA, 2011.
-
NOBREGA, C. M. . Arte, tecnologia, espaço: reflexões para uma nova configuração espacial do morar. In: #7art, 2008, Brasília. #7art, 2008.
-
NOBREGA, C. M. . Design de Interiores e Cibercultura: reflexões para uma nova configuração espacial. In: P&D Design, 2008, São Paulo. P&D Design, 2008.
-
NOBREGA, C. M. . Arte Robótica: vida artificial para uma sociedade pós-biológica. In: 14 ANPAP, 2005, Goiânia. Cultura Visual e Desafios da Pesquisa em Artes. Goiânia: ANPAP, 2005. v. 2. p. 604-613.
-
NOBREGA, C. M. . Arte Robótica: da representação á construção da máquina. In: Arte e Conhecimento, 2005, Brasília. CoMa - Coletivo do Mestrado em Artes. Brasília: IdA, 2005. p. 155-167.
-
NOBREGA, C. M. . Arte como resistência | Memórias da Ditadura - usos da memória sobre a ditadura civil-militar em sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOBREGA, C. M. . Por que comemos carne humana? Trajetórias da história da arte do Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
NOBREGA, C. M. . Cadastro Industrial do Setor Coureiro Calçadista e Afins do Estado da Paraíba. 2001.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . As pegadas de Christus Nóbrega. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Christus Nóbrega | Labirinto. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Obras de Ana Horta e Christus Nóbrega estão no Palácio das Arte. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Pipa folheada a ouro será prêmio em concurso do CCBB. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A arte de Christus Nóbrega conquistou a CasaCor. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Christus Nóbrega viaja em busca do deserto australiano. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Christus Nóbrega cruza o oceano em mais uma residência artística. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Christus Nóbrega apresenta a coletânea ?Labirinto? para convidados. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . O idioma analítico de Christus Nóbrega. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Christus Nóbrega inaugura instalação inspirada na China. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Referência Galeria apresenta mostra de Christus Nóbrega. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . CCBB do DF recebe mostra de cinema chinês até domingo | Filmes marcaram trajetória do artista Christus Nóbrega, que monta exposição no local até janeiro. Lista inclui curta e animação desta década; meia-entrada custa R$ 5.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Christus Nóbrega | CCBB Brasília. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Christus Nóbrega prepara-se para exposição individual. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . CCBB oferece oficina de Pipas com prêmio avaliado em R$ 200 mil A performance está ligada à exposição ?Dragão Floresta Abundante?, de Christus Nóbrega. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Mostra de filmes chineses acompanha exposição de arte no CCBB Exibição com trabalhos do artista plástico Christus Nóbrega ganha reforço de seis títulos contemporâneos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Três artistas de Brasília disputam a final do prêmio PIPA On-line Agora o público pode escolher o vencedor: premiação varia entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Artistas da capital estão entre os mais votados do Prêmio Pipa On-line Antonio Obá e Christus Nóbrega já foram selecionados para disputar o 2 turno da premiação, que se encerrará no dia 6 de agosto. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A parábola do filho pródigo, segundo Christus Nóbrega. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Referência Galeria de Arte reabre em nova sede com duas exposições O novo espaço, localizado na 202 Norte, possui o dobro do tamanho e conta com duas salas para mostras de arte. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Professor da UnB faz exposição sobre cultura chinesa no CCBB. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . PIPA 2017 | Christus Nóbrega. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Christus Nóbrega abre exposicão | O artista convida o público para sua nova exposição que propõe uma interação entre brinquedo e política. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Christus Nóbrega faz exposição com cerca de 5 mil aviões de papel Para o artista, os aviões dobrados representam um ?objeto belo e do lar, cheio de requinte, romantismo e ingenuidade, mas que pode revelar estados de imperfeição e decomposição?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Christus Nóbrega participa de intercâmbio na China Depois de ir ao Acre em busca de matéria-prima para seu trabalho, o artista plástico e professor da UnB vai trocar ideias sobre arte com os chineses. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Artista faz do próprio sangue matéria-prima Christus Nóbrega leva seu trabalho autorreferencial a um novo espaço para as artes brasilienses. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NOBREGA, C. M. . Portfolio. 2016; Tema: arte contemporânea. (Site).
NOBREGA, C. M. . Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. 2008. (Editoração/Periódico).
NOBREGA, C. M. . Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. 2007. (Editoração/Periódico).
NOBREGA, C. M. . Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. 2006. (Editoração/Periódico).
NOBREGA, C. M. . Corpos Informáticos: arte, corpo, tecnologia. 2006. (Editoração/Livro).
NOBREGA, C. M. . Igrejas Históricas de Salvador. 2006. (Editoração/Livro).
NOBREGA, C. M. . Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. 2006. (Editoração/Periódico).
NOBREGA, C. M. . Renda Renascença: uma memória de ofício paraibana. 2005. (Editoração/Livro).
NOBREGA, C. M. . CoMA - Coletivo do Mestrado em Artes. 2005. (Editoração/Anais).
NOBREGA, C. M. . Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. 2005. (Editoração/Anais).
NOBREGA, C. M. . Alfabetização Visual. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NOBREGA, C. M. . Design e Artesanato: Joias em Chifre. 2002. .
NOBREGA, C. M. . Design e Artesanato: Cestaria. 2002. .
NOBREGA, C. M. . Design e Artesanato: Bonecas. 2002. .
NOBREGA, C. M. . Design e Artesanato: Paineis em Palha de Burití. 2002. .
NOBREGA, C. M. . Design e Artesanato: Artigos em Fibra de Bananeira. 2002. .
NOBREGA, C. M. . Design e Artesanato: Tecelagem. 2002. .
NOBREGA, C. M. . Design e Artesanato: Crochê. 2002. .
NOBREGA, C. M. . Design e Artesanato: Artigos em Madeira. 2002. .
NOBREGA, C. M. . Design e Artesanato: Objetos em Cerâmica. 2002. .
NOBREGA, C. M. . Design e Artesanato: Revestimento Cerâmico. 2002. .
NOBREGA, C. M. . Design de Bolsas. 2002. .
NOBREGA, C. M. . Cadastro Industrial do Setor Coureiro-Calçadista do Estado da Paraíba. 2002. (Editoração/Livro).
NOBREGA, C. M. . Cadastro Industrial do Setor Coureiro-Calçadista do Estado da Paraíba. 2002. (Editoração/Outra).
NOBREGA, C. M. . Artesanato Têxtil e Design. 2001. .
NOBREGA, C. M. . Boas Peles Bons Lucros. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Sempre que nos juntamos ficando rindo a bandeiras despregadas / Exposição: Futuro: as Formas da Democracia / Curadoria: Lilia Schwarcz, Márcio Tavares, Rogério Carvalho e Paulo Vieira. 2023. Instalação.
NOBREGA, C. M. . Brasília, Enfim / Exposição Individual (módulo 1) / Curadoria: André Severo / Ocupação no Espaço Oscar Niemeyer, Brasília - DF Brasília, Enfim / Exposição Individual (módulo 1) / Curadoria: André Severo / Ocupação no Espaço Oscar Niemeyer, Brasília - DF. 2023. Fotografia.
NOBREGA, C. M. . Brasília, Enfim / Exposição Individual (módulo 2) / Curadoria: Marília Panitz / Ocupação no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, Brasília - DF. 2023. Fotografia.
NOBREGA, C. M. . Brasília, Enfim / Exposição Individual (módulo 3) / Curadoria: Silvia Badra / Ocupação no Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade), Brasília - DF. 2023. Fotografia.
NOBREGA, C. M. . Floricultura. 2023. Fotografia.
NOBREGA, C. M. . O Carpinteiro. 2023. Instalação.
NOBREGA, C. M. . Gráfica Paraíba / Espaços do Ainda / Curadoria: Luiz Cláudio da Costa. 2023. Instalação.
NOBREGA, C. M. . Brasília, Enfim / Exposição Individual (módulo4) / Ocupação no Espaço Lúcio Costa, Brasília - DF. 2023. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Bibliomancia / Exposição: Espelho Labirinto / Curadoria: Vicente de Mello e Aldones Nino. 2022. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Gráfica Paraíba / Espaços do Ainda / Curadoria: Luiz Cláudio da Costa. 2022. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Série: A Roupa Nova do Rei / Exposição: Atrás da Grande Muralha?Nova Arte Chinesae Brasileira / Centro Cultural Correios / Curadoria: ClayD'Paula. 2022. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Série: A Roupa Nova do Rei / Exposição: Atrás da Grande Muralha?Nova Arte Chinesae Brasileira / Museu de Arte de Brasília - MAB / Curadoria: ClayD'Paula. 2022. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Série: Coleção Vermelho / Exposição: Atrás da Grande Muralha?Nova Arte Chinesae Brasileira / Museu de Arte de Brasília - MAB / Curadoria: ClayD'Paula. 2022. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Série: Coleção Vermelho / Exposição: Atrás da Grande Muralha?Nova Arte Chinesae Brasileira / Centro Cultural Correios / Curadoria: ClayD'Paula. 2022. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Série: A Roupa Nova do Rei / Exposição: Atrás da Grande Muralha?Nova Arte Chinesae Brasileira / Instituto CPFL / Curadoria: ClayD'Paula. 2022. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Série: A Roupa Nova do Rei / Exposição: Atrás da Grande Muralha?Nova Arte Chinesae Brasileira / Instituto CPFL / Curadoria: ClayD'Paula. 2022. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Série: Sigilo / Exposição: Orumor da linha: das iminências do desenho / Curadoria: Gregório Soares. 2022. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Aspirante / Exposição: Brasília em Acervo / Curadoria: SaraSeilert. 2021. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Ateliê aberto / Projeto: BSB Plano das Artes / Curadoria: Cinara Barbosa. 2021. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Muralha / Exposição: Entreligar-se / Curadoria: Karina Santiago. 2020. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Série: Labirinto / Exposição: Sempre é de novo a primeira vez / Curadoria: Marcus lontra 2020. 2020. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Série: Bibliografia / Pinta Miami Fair / Curadoria: Marcus Lontra. 2020. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Série: Diversas / SPFOTO Solo Project / Curadoria: Murilo Castro. 2020. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Sapataria | deCurators | Curadoria: Gisel Carriconde Azevedo. 2019. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . In The Footsteps Of Priscilla (Exposição Individual) | CCAS - Canberra Contemporary Art Space, Canberra ? Austrália | Curadoria: Anni Wawrzynczak e David Broker. 2019. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Fábrica de Pipas (Exposição individual) | Galeria Casa | Expografia: Gero Tavares. 2019. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . In The Footsteps Of Priscilla (Exposição individual) | Galeria Referência | Curadoria: Anni Wawrzynczak e David Broker. 2019. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Roupa Nova do Rei I, III, VII, VIII | CasaCor Belo Horizonte 2019 | CURADORIA: Maluh Amorim (COM CATÁLOGO).. 2019. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Passeio Controlado | CasaCor Belo Horizonte 2019 | CURADORIA: Maluh Amorim (COM CATÁLOGO). 2019. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Experiência Olhos d?água ? processos em residência artística | Galeria Casa | Curadoria. 2019. Outra.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Fábrica de Nuvens | Artes 25: Imagens em Movimento | Centro Cultural do Banco do Brasil / Brasília - CCBB | Curadoria: Antenor Ferreira e Karina Dias (COM CATÁLOGO). 2019. Vídeo.
NOBREGA, C. M. . Série: Labirinto / Exposição Individual / Curadoria: Cassandra Lehman. 2019. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Labirinto (Exposição individual) | CCAS - Canberra Contemporary Art Space, Canberra ? Austrália | Curadoria: David Broker. 2018. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Abraço aos Que Me Guardam | CasaCor Brasília 2018 | Curadoria: Walléria Teixeira (COM CATÁLOGO). 2018. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Passeio Controlado | CasaCor Brasília 2019 | CURADORIA: Ney Lima (COM CATÁLOGO). 2018. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Labirinto | CasaCor Brasília 2019 | CURADORIA: Clarissa Braga e Manuella Leite (COM CATÁLOGO). 2018. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Roupa Nova do Rei I | CasaCor Brasília 2018 | CURADORIA: Clay Rodrigues (COM CATÁLOGO).. 2018. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Dragão Floresta Abundante (Exposição Individual) | 25 Bienal de Curitiba | Museu Oscar Niemeyer | Curadoria da Bienal: | Curadoria: Renata Azambuja. 2018. Outra.
NOBREGA, C. M. ; BARBOSA, C. . Labirinto | Exposição Individual | Galeria Referência | Curadoria: Cinara Barbosa. 2017. Outra.
NOBREGA, C. M. . Sudário: Espada de São Jorge I e II (Obra da exposição coletiva Queermuseu | Santander Cultural | Curadoria: Gaudêncio Fidelis - com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Sudário: vídeo É Tudo Nosso | Exposição Coletiva | Casa da America Latina - CAL | Curadoria: Clauder Diniz. 2017. Vídeo.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Muralha (Obra Integrante da Exposição Individual DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE | CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL - CCBB | CURADORIA: RENATA AZAMBUJA (COM CATÁLOGO). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Passeio Controlado (Obra Integrante da Exposição Individual DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE | CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL - CCBB | CURADORIA: RENATA AZAMBUJA (COM CATÁLOGO). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Roupa Nova do Rei I (Obra Integrante da Exposição Individual DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE | CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL - CCBB | CURADORIA: RENATA AZAMBUJA (COM CATÁLOGO). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Dicionário Feminino (Obra Integrante da Exposição Individual DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE | CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL - CCBB | CURADORIA: RENATA AZAMBUJA (COM CATÁLOGO). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . 89 passos. 89 linhas. Desenhos Sobre a Paz. (Obra Integrante da Exposição Individual DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE | CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL - CCBB | CURADORIA: RENATA AZAMBUJA (COM CATÁLOGO). 2017. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Fábrica de Nuvens I (Obra Integrante da Exposição Individual DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE | CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL - CCBB | CURADORIA: RENATA AZAMBUJA (COM CATÁLOGO). 2017. Vídeo.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Fabrica de Nuvens II (Obra Integrante da Exposição Individual DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE | CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL - CCBB | CURADORIA: RENATA AZAMBUJA (COM CATÁLOGO). 2017. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Empório Celestial dos Conhecimentos Benévolos (Obra Integrante da Exposição Individual DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE | CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL - CCBB | CURADORIA: RENATA AZAMBUJA (COM CATÁLOGO). 2017. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Fábrica de Pipas (Obra Integrante da Exposição Individual DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE | CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL - CCBB | CURADORIA: RENATA AZAMBUJA (COM CATÁLOGO). 2017. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Roupa Nova do Rei II (Obra Integrante da Exposição Individual DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE | CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL - CCBB | CURADORIA: RENATA AZAMBUJA (COM CATÁLOGO). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Roupa Nova do Rei III (Obra Integrante da Exposição Individual DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE | CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL - CCBB | CURADORIA: RENATA AZAMBUJA (COM CATÁLOGO). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Roupa Nova do Rei IV (Obra Integrante da Exposição Individual DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE | CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL - CCBB | CURADORIA: RENATA AZAMBUJA (COM CATÁLOGO). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . As Três Irmãs (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Moça (obra integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Menina de Sapato de Boneca (obra integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Freira (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Tia Ieda, I, II, III (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . As Duas Amigas (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Perpétua (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Vídeo.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Janelas (políptico) (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Visita de Tio Gildo à Praia (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Iara, Ieda, Toinho, Gildo e Ione (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Memorial (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Escultura.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Apêndice I, II, III (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Menina Sentada (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Menina com Livro I e II (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Cuidadora de Cães (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Menina ao Vento (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Alaide (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . O lado de Fora (Obra Integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . A Menina e a Moça de Saia Rodada (obra integrante da Exposição Individual LABIRINTO | PALÁCIO DAS ARTES | CURADORIA: CINARA BARBOSA ? com catálogo). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Sudário: Espada de São Jorge III e IV (Obra da exposição coletiva É TUDO NOSSO | CASA DA AMÉRICA LATINA - CAL | Curadoria: Clauber Diniz). 2017. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Aspirante (Obra integrante da Exposição NÃO MATARÁS | Exposição Coletiva | Museu Nacional da República, Brasília | Curadoria Wagner Barja). 2017. Instalação.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . DCU 6 Acervo Duvidoso | Curadoria de Exposição Coletiva na Biblioteca Central da Universidade de Brasília. 2017. Diversas.
NOBREGA, C. M. . Vértice - Coleção Sérgio Carvalho | Exposição Coletiva | Centro Cultural Correios, São Paulo | Curadoria Marília Panitiz. 2016. Livro de Artista.
NOBREGA, C. M. . Da Pintura | Exposição Coletiva | Galeria Referência. 2016. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Que Comam Brioches I (Obra integrante da Exposição Onde Anda a Onda | Exposição Coletiva | Museu Nacional da República, Brasília | Curadoria Wagner Barja). 2016. Fotografia.
NOBREGA, C. M. . Atelier Remix | Exposição Coletiva | Galeria Ponto, Brasília | Curadoria Christus Nóbrega. 2016. Diversas.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES ; BARBOSA, C. . Brinquedo de Papel | Exposição Individual | Centro Cultural Elefante | Curadoria: Cinara Barbosa (com catálogo). 2016. Outra.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . UNE (Obra integrante da Exposição Onde Anda a Onda | Exposição Coletiva | Museu Nacional da República, Brasília | Curadoria Wagner Barja). 2016. Fotografia.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Situação de Voo II (Obra integrante da Exposição Onde Anda a Onda | Exposição Coletiva | Museu Nacional da República, Brasília | Curadoria Wagner Barja). 2016. Instalação.
NOBREGA, C. M. ; BARBOSA, C. . Distância das dimensões paralelas | Exposição Individual | Galeria GPS | Curadoria Cinara Barbosa. 2015. Outra.
NÓBREGA, CHRISTUS MENEZES . Sudário: Tronco (Obra Integrante da Exposição Rio Setecentista, Quando o Rio Virou Capital | Exposição Coletiva | MAR - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro | Curadoria Paulo Hekenroff). 2015. Fotografia.
NOBREGA, C. M. . Mostra Nordeste de Artes Visuais | Exposição Coletiva | Estação das Artes, João Pessoa ? PB | Curadoria de José Rufino. 2015. Fotografia.
NOBREGA, C. M. ; DIAS, K. . Retina | Exposição Coletiva | Museu Nacional, Brasília ? DF | Curadoria Karina Dias. 2015. Fotografia.
NOBREGA, C. M. . Vértice: Coleção Sérgio Carvalho | Exposição Coletiva | Centro Cultural Correios, Brasília ? DF | Curadoria Marília Panitiz. 2015. Fotografia.
NOBREGA, C. M. . Vértice ? Coleção Sérgio Carvalho | Exposição Coletiva | Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro ? RJ | Curadoria de Marília Panitiz. 2015. Livro de Artista.
NOBREGA, C. M. ; PANITZ, M. . O Enforcado | Exposição Individual | Curadoria Marília Panitiz | Galeria Amarelo Negro (RJ). 2014. Outra.
NOBREGA, C. M. . Christus Nóbrega | Exposição Individual | Galeria K2O | Curadoria Karla Osório. 2014. Outra.
NOBREGA, C. M. . Entre Copas | Exposição Coletiva | Curadoria Wagner Barja | Museu Nacional da República. 2014. Outra.
NOBREGA, C. M. . Mostra Nordeste de Artes Visuais | Exposição Coletiva | Curadoria José Rufino | Museu Assis Chateaubriand. 2014. Outra.
NOBREGA, C. M. . Mostra Nordeste de Artes Visuais | Exposição Coletiva | Curadoria José Rufino | Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes. 2014. Outra.
NOBREGA, C. M. . Mostra Nordeste de Artes Visuais | Exposição Coletiva | Curadoria José Rufino | Centro Cultural do Banco do Nordeste, Fortaleza ? CE.. 2013. Outra.
NOBREGA, C. M. . Mostra Nordeste de Artes Visuais| Curadoria José Rufino | Pinacoteca, Natal ? RN. 2013. Outra.
NOBREGA, C. M. . Mostra Nordeste de Artes Visuais| Exposição Coletiva | Curadoria José Rufino | Museu Murillo La Greca, Recife ? PE. 2013. Outra.
NOBREGA, C. M. . Duplo Olhar | Exposição Coletiva | Curadoria de Denise Mattar | Paço das Artes, São Paulo ? SP. 2013. Outra.
NOBREGA, C. M. . Entre Corpos e Espelhos | Exposição Coletiva | Curadoria Maco Antonio | ECCO, Brasília ? DF. 2013. Outra.
NOBREGA, C. M. . Artista convida ? José Rufino convida Christus Nóbrega. Galeria Amarelo Negro, Rio de Janeiro ? RJ.. 2013. Outra.
NOBREGA, C. M. ; VENTURELLI, S. . Modos Eletrônicos | Exposição Individual | Curadoria de Suzete Venturelli | Museu da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Arte. 2009. Outra.
NOBREGA, C. M. . Rodapé. 2008. Instalação.
NOBREGA, C. M. . ?Se Liga?: Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Santander Cultural, Exposição Coletiva | Porto Alegre ? RS.. 2008. Outra.
NOBREGA, C. M. . Please. 2007. Instalação.
NOBREGA, C. M. . Índio. 2007. Instalação.
NOBREGA, C. M. . Maria-vai-com-as-outras. 2007. Instalação.
NOBREGA, C. M. . Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Oi Futuro, Rio de Janeiro ? RJ. 2007. Outra.
NOBREGA, C. M. . Ágoragora | Exposição Coletiva | Curadoria Bia Medeiros e Malu Fragoso | Galeria do STJ, Brasília ? DF. 2007. Outra.
NOBREGA, C. M. . LIVR(E/O). 2006. Instalação.
NOBREGA, C. M. . Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. FIESP, São Paulo ? SP. 2006. Outra.
NOBREGA, C. M. . ROHL. 2005. Outra.
NOBREGA, C. M. . Humano Pós-Humano | Exposição Coletiva | Curadoria Suzete Venturelli | CCBB, Brasília ? DF. 2005. Outra.
NOBREGA, C. M. . 18o. Prêmio do Museu da Casa Brasileira. Museu da Casa Brasileira, São Paulo ? SP. 2004. Outra.
NOBREGA, C. M. . Fragil. 2001. Outra.
NOBREGA, C. M. . Diariademente. 1999. Outra.
NOBREGA, C. M. . MUVAP - Museu Virtual de Arte Popular. 2006 (Projeto de difusão artistica - Lei Rouanet/PETROBRAS).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Talvez Deserto: processos de criação em residência artística, Descrição: "Talvez Deserto" é um projeto multidisciplinar inserido no campo das artes visuais, que explora a interseção entre arte, cultura e questões sociais contemporâneas. Originado de uma residência artística de três meses no deserto australiano, o pesquisador percorreu os mesmos 3.000 km da jornada do filme "Priscilla: a Rainha do Deserto", realizando performances e coletando uma variedade de materiais - fotos, vídeos, objetos, documentos, relatos - para investigar as estéticas, representações e experiências da comunidade LGBTQIA+ na Austrália, estabelecendo paralelos com o Brasil e incluindo a perspectiva da comunidade aborígene transexual drag queen. O projeto visa iluminar aspectos estéticos, poéticos, políticos e históricos da cultura LGBTQIA+, porém, sem reduzir a criação artística ao expediente das discussões identitárias, sendo uma oportunidade também para discutir à problemática da "comercialização da identidade" e do tokenismo" nas artes visuais. O objetivo é investigar como a viagem e a residência artística podem influenciar e transformar a prática artística, refletindo sobre as identidades LGBTQIA+ em diferentes contextos culturais. Inspirado pelo impacto cultural do filme "Priscilla" e pela experiência pessoal do proponente, que pesquisa a interconexão entre arte, viagem, residência artística e alteridades no PPGAV da UnB, o projeto adotará uma abordagem multidisciplinar. Combinará métodos da Research-Based Art Practice, Storytelling, (auto)etnografia, Estudos Culturais e Experimentação Material para fundamentar a análise e transformação dos materiais coletados, visando criar obras em diversas linguagens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christus Menezes da Nobrega - Coordenador.
-
2017 - Atual
Métodos de Pesquisa em Residência Artística, Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo da Residência Artística como método de produção em arte contemporânea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christus Menezes da Nobrega - Coordenador / Raísa Curty Carvalheira Sobral - Integrante / Thaís Kury - Integrante.
-
2016 - 2018
Vaga-mundo: Poéticas nômades, Descrição: Descrição: O Grupo de Pesquisa Vaga-Mundo: Poéticas Nômades (CNPq) reúne artistas-pesquisadores, mestrandos e doutorandos ligados ao Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Realizando pesquisas poéticas em diversas linguagens artísticas (instalação, vídeo, livro de artista, desenho, pintura, fotografia e instalação sonora), o que reúne os membros do grupo é o desejo de investigar as relações entre o homem e a paisagem, entre a imensidão dos espaços e a singularidade daquele que os percorre. Para tanto, algumas noções são fundamentais e norteiam toda a pesquisa: horizonte, paisagem, olhar, viagem, geopoética, escrita, entre outras. Aliando a prática artística, a reflexão teórica e a experiência em espaços-extremos, nossa intenção é construir uma poética nômade surgida do movimento, de nossos deslocamentos a partir de expedições artísticas em vários lugares do mundo. Desse movimento surgem as nossas coordenadasvaga-mundo: expedição, exposição e escrita.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christus Menezes da Nobrega - Integrante / Geraldo Orthof - Integrante / Karina Dias - Coordenador / Iracema Barbosa - Integrante.
-
2016 - 2018
Escritos e Ditos : a noção de trabalho em poéticas artísticas distintas, Descrição: Descrição: Através de uma série de entrevistas gravadas com artistas visuais, este projeto pretende expor diferentes noções do que seja trabalho. Articulando a pratica atual do atelier a saberes ancestrais e/ou novas tecnologias. Observando como os artistas conjugam a atividade de criação com as de ensino e pesquisa na univerisdade. Refeltindo sobre a inserção do trabalho artistico na sociedade contemporânea.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christus Menezes da Nobrega - Integrante / Iracema Barbosa - Coordenador.
-
2014 - 2015
Expedição Outono, Descrição: No Brasil, desde a chegada dos primeiros exploradores no século XVI, artistas viajantes foram contratados pelos governos locais para percorrerem o território nacional com o objetivo de registrar por meio de pinturas e desenhos a fauna, flora e os povos que aqui viviam. Dentre os muitos artistas viajantes que passaram pelo Brasil, cabe destacar Albert Eckhout (1610-1666), Frans Post (1612-1680) e Jean-Baptiste Debret (1768-1848) que juntos produziram um dos mais expressivos acervo iconográfico do Brasíl colônia. Passados alguns séculos, já na atualidade, a arte continua mantendo interesse pela viagem como método de pesquisa. Aventurar-se pelo território desconhecido, resignificar o próprio espaço praticado cotidianamente e colocar-se em confronto com o outro são preocupações recorrentes no pensamento de muitos artistas contemporânes. Entre tantos, podemos citar os franceses do Internacional Situacionista e o brasileiro Nazareno que sustentam suas produções com a prática da deriva Assim, tendo a viagem exploratória como premissa para produção artística, propomos o projeto de pesquisa e extensão Expedição Outono. O projeto objetiva realizar uma expedição na floresta Amazônica para procurar e colher, de forma sustentável, folhas gigantes de árvores centenárias da região, que podem chegar até 2,5 metros de comprimento como as já identificadas pelo especialista em florística e fitossociologia Dr. Carlos Alberto Cid Ferreira, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - IMPA. Após serem coletadas e catalogadas, as folhas passarão por tratamento que lhes permitirão ser utilizadas como suporte para impressão de fotografias (ver anexo 1). Sobre essas folhas serão impressas imagens de álbuns de diversas família. Essas imagens serão selecionadas por meio de convocatória pública utilizando-se das redes sociais como principal mecanismo de agenciamento. Com o resultado da pesquisa estima-se a produção de uma exposição e um livro intitulados de "museu natural da pessoa". A expedição partirá de duas cidades do Acre (Cruzeiro do Sul e Sena Madureira) e ocorrerá tanto por via terrestre como fluvial. Em cada cidade será realizado um workshop para alunos e ex-alunos do curso de licenciatura em Artes Visuais da UnB, sendo também aberto para demais interessados da comunidade. O workshop tratará da arte e suas relações com a viagem, memória, botânica e o ato fotográfico contemporâneo. Nessa etapa, serão selecionados os integrantes que irão compor juntamente com a equipe de pesquisa o grupo para a expedição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Christus Menezes da Nobrega - Coordenador / Ludmila Corrêa - Integrante / Marx Lamare Felix - Integrante / Kabe Rodriguez - Integrante / Eudaldo Silva Lima Sobrinho - Integrante / Renato Perotto - Integrante.
-
2014 - 2015
Per Capita, Descrição: Per capita é uma expressão do latim que significa por cabeça. Frequentemente empregada no campo da estatística para indicar uma média por pessoa de um dado valor; por exemplo, a renda. O projeto consiste em pesquisar as questões poéticas em torno da identidade de gênero, fronteiras do corpo, relações de poder, exploração, relacionando-a ao oficio artesanal da renda renascença dentro do contexto das cidades do cariri paraibano e suas relações globalizantes. Contexto da Pesquisa: Há dez anos, em junho de 2004, estive em expedição pelo cariri paraibano. Durante algumas semanas transitei por cinco cidades entrevistando um grande grupo de rendeiras da região. Buscava reconstruir a história da chegada da Renda Renascença na Paraíba. Naquela ocasião, as entrevistas resultaram em um livro que documentou a memória de ofício de quase mil mulheres que viviam dessa manufatura no Estado. Dez anos depois de ter publicado o livro, em junho de 2014, voltei à região querendo envolver as rendeiras em um novo projeto; dessa vez, em uma ação performática. Falei à cidade sobre as minhas atuais intenções por meio de cartazes que espalhei pelas ruas, pelos panfletos que distribuí com os transeuntes e pelos anúncios que coloquei nos carros de som e nas difusoras da pequena cidade. Depois de um dia de ação na região todos já sabiam porque eu havia voltado; estava anunciando meu interesse em comprar cabelos de rendeiras. Mas, não queria apenas os cabelos, desejava que as rendeiras fizessem também rendas com suas próprias madeixas. Assim, fui batendo de porta em porta na condição de negociante tentando achar rendeiras dispostas a vender seus fios e com eles tecer o delicado artesanato. Minha meta era achar dez mulheres abertas a tal desafio. Coloquei como regra que quando chegasse a esse número partiria imediatamente da cidade. Enquanto não o alcançasse permaneceria na região indefinidamente. Assim, meu tempo de permanência no cariri paraibano dependeria exclusivamente de minha capacidade de barganha. Cheguei dia 29 de junho na cidade de Monteiro e parti duas semanas dias depois. Até o segundo dia havia conseguido fechar apenas um negócio. Só Vitória, a filha de oito anos de Paula foi suficientemente corajosa para vender seus fios. Como a menininha ainda não sabia rendar, na negociação ficou acertado que sua mãe era quem iria fazê-lo. Dois dias depois Paula me procurou. Tinha conversado com o marido que autorizara a esposa também a se desfazer dos cabelos. Assim, Paula teria sobre sua responsabilidade duas rendas para feitura; a sua e a de sua filha. Aos poucos fui encontrando mais e mais mulheres dispostas ao corte. Com cada corte uma história. Para cada uma das dez mulheres com a qual negociei, pedi que selecionassem os cinco objetos mais importantes de suas vidas. Conversei e tomei nota sobre a história de cada artefato. Na sequência, fotografei-os com uma pequena Polaroid. Depois fiz mais cinco fotos de seus rostos. Três antes de cortar seus cabelos (de frente, de perfil e de costas), uma do ato do corte e a última já de cabelos curtos segurando seus próprios fios. No dia 12 de julho havia conseguido cortar dez mulheres. Com cada uma combinei uma data para que finalizasse a encomenda e as enviasse para minha casa em Brasília. Parti da cidade sem me despedir, deixando propositadamente uma incerteza sobre meu retorno, tanto pra elas como para mim. Recebi as rendas em casa quatro meses depois.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Christus Menezes da Nobrega - Coordenador / Odinaldo da Costa Silva - Integrante / Marx Lamare Felix - Integrante / Kabe Rodriguez - Integrante.
-
2014 - 2014
Design de Interface / Moodle, Descrição: Design da interface da Plataforma Moodle para o curso de Licenciatura em Artes Visuais ofertado na modalidade a distância pelo Programa Universidade Aberta do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Christus Menezes da Nobrega - Coordenador / Daniela Fávaro Garrossini - Integrante / Luisa Vieira - Integrante / Allan Mendes - Integrante.
-
2012 - 2012
Memória VIS/UAB, Descrição: Resgate da memória do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UnB/UAB, a partir de pesquisa em diferentes fontes historiográficas, tais como documentos, fotografias e entrevistas com alunos, professores e administradores do curso e dos polos. Essa ação pretende recuperar, conservar e socializar informações, emoções, lembranças e os demais elementos que compõem a história do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UnB/UAB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christus Menezes da Nobrega - Coordenador / Maria Goretti Vulcão - Integrante / Josinaldo Oliveira - Integrante / Ludmila Corrêa - Integrante / Kelly Ramos de Souza - Integrante., Financiador(es): Universidade Aberta do Brasil - Bolsa.
-
2010 - 2011
MUSEU VIRTUAL: construção de um espaço para arquivo, indexação e estudo da arte eletrônica, Descrição: Os museus sempre foram importantes instrumentos utilizados pelas instituições de ensino para educação em artes. Em um museu o estudante de arte tem contato com o mais importante objeto de estudo de sua prática profissional, ou seja, a própria arte em sua dimensão histórica, estética, poética e técnica. Atualmente, com a popularização da internet e das tecnologias digitais (softwares, scanners, máquinas fotográficas, computadores etc.), importantes acervos museológicos estão sendo digitalizados e disponibilizados em sites específicos, dando origem a um tipo particular de museu virtual. Estes espaços digitais para apreciar e ver arte vêm facilitando muito o acesso a informações por estudantes e pesquisadores em todo mundo. Porém, paralelamente a criação de museus virtuais a partir da digitalização de acervos reais, há uma outra categoria museológica digital emergente, são os museus criados exclusivamente para arquivar um tipo de produção artística contemporânea, a arte digital, que congregam categorias como webart, gameart, imagem interativa, realidade virtual e aumentada, fotografia digital, vídeo arte, performance em telepresença e em rede, música eletrônica etc. O museu virtual tem assim um importante papel para que a arte digital possa ser armazenada, indexada e apresentadas à comunidade. No contexto da exposição artística, a Universidade de Brasília (UnB) através do Instituto de Artes vem cumprindo com sua função de extensão e educação mantendo ativa hoje galerias que são ocupadas regularmente por exposições temporárias, muito visitadas por estudantes e a comunidade em geral. Porém, a instituição carece de um espaço museológico exclusivamente virtual destinado a arquivar e expor a produção artística eletrônica dos professores e estudantes da própria universidade, bem como, de artistas independentes. A criação de um espaço virtua) para este fim, além de ser um importante ambiente para que a comunidade de uma maneira em geral tenha acesso à produção e pesquis. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christus Menezes da Nobrega - Coordenador / Tiago Barros Pontes e Silva - Integrante / Vera Pugliese - Integrante / Lisa Minari - Integrante.
-
2010 - 2011
GAMEDUCA: ensino da história da arte em jogos digitais, Descrição: Para a pedagogia cultural os processos de educação se dão além dos espaços formais da escola, podendo ser igualmente considerados como ambientes de aprendizagem o espaço mediático da TV, do cinema, da publicidade e de diversas outras mídias onde destacamos, para fim desta proposta de pesquisa, o universo dos jogos digitais (STEINBERG, 1997:102). Por sua rápida disseminação e facilidade de acesso (disponíveis na internet, em celulares ou em consoles tradicionais) os games estão cada vez mais atuantes na educação e formação da subjetivação de crianças e jovens. O maior problema desse fenômeno é que os componentes curriculares dos jogos comerciais, em sua grande maioria, educam para a violência, para o consumo, para a supervalorização da aparência, para a cristalização de estereótipos etc. Logo, se reconhecermos o fato de que os jogos educam, e que seus conteúdos são livremente definidos por uma indústria com interesses próprios, verificamos que é urgente que as Instituições de Ensino atentem para essa mídia e comecem a pesquisá-la e sejam também capazes de desenvolver jogos alinhados com os seus interesses pedagógicos. Em A ludicidade como ciência (2001), Tania Ramos Fortuna afirma que a criação de uma atmosfera lúdica em sala de aula facilita a aprendizagem, já que durante o brincar nos colocamos em um estado interior fértil e aberto. Além disso, jogando desenvolvemos a socialização, a comunicação, a expressão, o raciocínio lógico e as habilidades motoras. O jogo estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Quando jogamos vivenciamos os conteúdos apresentados e por isso torna-se mais fácil de apreendê-los, pois em um jogo une-se teoria e prática. Dentro deste contexto, este projeto de pesquisa tem como objetivo pesquisar e desenvolver um jogo digital, de alta complexidade, que possa ser utilizado como instrumento didático para o ensino da história da arte, em cujo ambiente al. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christus Menezes da Nobrega - Coordenador / Tiago Barros Pontes e Silva - Integrante / Vera Pugliese - Integrante / Lisa Minari - Integrante.
Prêmios
2017
Indicação ao PIPA - Prêmio Investidor Profissional de Arte, PIPA.
2017
Programa de Patrocínio 2017/2018 ? Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil.
2015
Programa de Residência Artística do Ministério das Relações Exteriores do Brasil | Residência ocorrida na Central Academy of Fine Arts (Pequim/China), Ministério das Relações Exteriores do Brasil - Itamaraty.
2009
Petrobras Cultural, Petrobras.
2005
Petrobras Cultural, Petrobras.
2004
Design de Superfície, Museu da Casa Brasileira.
1998
Móvel premiado para participação no Salão Latino Americano - Movel Sul, MOVELSUL.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Brasília. , Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910-900 - Brasilia, DF - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - 2008
UNIBRASILIAVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2007
Ensino, Bacharelado em Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Multimídia, Computação Gráfica
-
02/2007
Ensino, Bacharelado em Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Gráfica I, Metodologia Visual I
2007 - Atual
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2008
Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias Contemporâneas na Escola II, Tecnologias Contemporâneas na Escola I
2010 - Atual
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2009
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais | Programa Pós-Graduação em Artes.,Linhas de pesquisa
-
01/2013
Extensão universitária , Instituto de Artes.,Atividade de extensão realizada, Interações(Não)Distantes II.
-
01/2012
Extensão universitária , Instituto de Artes.,Atividade de extensão realizada, Interações(Não)Distantes I.
-
03/2006 - 06/2009
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDD - Museografia Digital, FOTOGRAFIA E VIDEO, História da Arte e da Tecnologia, OFICINA DE FOTOGRAFIA, Programação Visual 3
2003 - 2005
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor substituto / Departamento de Desenho Industrial
Atividades
-
01/2003 - 01/2005
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Aplicada ao Design, Criatividade, Desenho de Observação, Eco-Design, Percepção da Forma, Projeto Profissional, Técnicas de Representação Bidimensional
-
02/2004 - 07/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Departamento de Artes.,Atividade de extensão realizada, Curso - Fashion Design.
2000 - 2002
Programa de Modernização e Competitividade dos Setores Econômicos Trad.Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1998 - 1999
Programa de Modernização e Competitividade dos Setores Econômicos Trad.Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: designer, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Você é Christus Menezes da Nobrega?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Christus Menezes da Nobrega e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?