Adilson Dias Salles
Monitor de Anatomia, Departamento de Anatomia, Instituto de Ciências Biomédicas, período de 1972 a 1974. Monitor de Cirurgia, Departamento de Cirurgia, Faculdade de Medicina, UFRJ, em 1975. Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Residência e Especialização em Cirurgia Geral, Departamento de Cirurgia/UFRJ (1976/1977). Mestre em Anatomia Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Doutor em Medicina (Ortopedia e Traumatologia) pela Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Professor Associado IV, lotado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Setor de Antropologia Biológica do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia/Departamento de Antropologia, Museu Nacional/UFRJ. Responsável pelas Disciplinas MNA708 ? Pesquisa de Dissertação e MNA808 ? Pesquisa de Tese, oferecidas aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Fórum de Ciência e Cultura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Responsável pela disciplina Tópicos Avançados em Bioarqueologia I, no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional, UFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geologia do Quaternário, Departamento de Geologia e Paleontologia, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Curador das Coleções de Referências/Didáticas do Setor de Antropologia Biológica do Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ. Membro Permanente do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, do Departamento de Antropologia, do Museu Nacional, Fórum de Ciência e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) do Curso de Ciências Biológicas ? Modalidade Médica do Instituto de Ciências Biomédicas, Centro de Ciências da Saúde. Atua nas áreas de Anatomia Humana e de Antropologia Biológica. Membro da Comissão do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Instituto de Ciências Biomédicas, Centro de Ciências da Saúde, UFRJ. PORTARIA N 1339, de 19 de fevereiro de 2019.
Informações coletadas do Lattes em 29/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Medicina (Ortopedia e Traumatologia)
1994 - 1996
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Relações Tarsometatarsais no Pé Humano Fisiológico: Uma Investigação Radiológica
Orientador: Irocy Guedes Knackfuss
Palavras-chave: Pé humano; Ortopedia.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.
Mestrado em Anatomia.Humana
1991 - 1993
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estudo Morfométrico de Vértebras Lombares e sua Aplicação na Análise de Transmissão do Peso Corporal sobre a Coluna Lombar: Estudo de Casos de Uma Amostra Esquelética de População Indígena,Ano de Obtenção: 1993
Milton Melcíades Barbosa Costa..Palavras-chave: vértebra.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Saúde Humana.
Especialização - Residência médica
1976 - 1977
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Residência médica em: Cirurgia AbdominalNúmero do registro: . Palavras-chave: Cirurgia Abdominal.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.
Formação complementar
1975 - 1975
Medicina. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1975 - 1975
Medicina. , Hospital Estadual Getúlio Vargas, HEGV, Brasil.
1974 - 1974
Medicina. , Hospital Estadual Getúlio Vargas, HEGV, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia/Especialidade: Anatomia Humana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Biológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Pré-Histórica.
Organização de eventos
SALLES, A. D. . Resgate de Acervos do Museu Nacional. 2019. (Exposição).
SALLES, A. D. . Estudo dos Ossos na Reconstrução Bioarqueológica. 2018. (Exposição).
SALLES, A. D. . Aproximação Facial: Ernesto De Guaratiba. 2018. (Outro).
SALLES, A. D. . Ciência até os Ossos. 2018. (Outro).
SALLES, A. D. . Argonautika - II Simpósio Internacional de Estudos Comparados. 2017. (Outro).
SALLES, A. D. . II Ciclo de Debates em Arqueologia. 2017. (Outro).
SALLES, A. D. . XII Simposio de Antropología Física "Luis Montané". Anthropos 2015. 2015. (Congresso).
SALLES, A. D. . Laboratório Didático de Biarqueologia: A Ciência até os Ossos". 2015. (Exposição).
SALLES, A. D. . Ciência, História e Cultura na Quinta da Boa Vista. 2014. (Exposição).
SALLES, A. D. . Ciência até os Ossos. 2014. (Exposição).
SALLES, A. D. . Magia Antiga. 2014. (Exposição).
SALLES, A. D. . 8th World Congress on Mummies Studies. 2013. (Congresso).
SALLES, A. D. . Osteobiografia: Ciência, História e Cultura na Quinta da Boa Vista. 2013. (Exposição).
SALLES, A. D. . Organizing Committee in the 8th World Congress on Mummy Studies. 2012. (Congresso).
SALLES, A. D. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; REIS, S. B. ; SILVA, A. L. . Ciência até os Ossos. 2012. (Exposição).
SALLES, A. D. . Mostra Científica em homenagem aos 193 anos do Museu Nacional da UFRJ. 2011. (Exposição).
SALLES, A. D. . Mostra Científica em homenagem aos 192 anos do Museu Nacional da UFRJ. 2010. (Exposição).
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; SILVA, A. L. ; CASTRO, V. R. ; SANTOS, S. F. ; WESKA, T. F. . Mostra Científica em homenagem aos 191 anos do Museu Nacional da UFRJ. 2009. (Exposição).
SALLES, A. D. . Mostra Científica em homenagem aos 190 anos do Museu Nacional da UFRJ. 2008. (Exposição).
Participação em eventos
Sessão de Boas Vindas aos Calouros 2020(1), do Curso de Ciências Biológicas: Modalidade Médica.A Ênfase em Biociência Legal e Estágios. 2020. (Outra).
10ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC) ? 41ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. Formato da Secção Transversal da Região Subtrocantérica da Diáfise Femoral, como Indicador de Mobilidade Terrestre. 2019. (Congresso).
Sessão de Boas Vindas aos Calouros 2019(1), do Curso de Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Instituto de Ciências Biomédicas/UFRJ.?A Ênfase em Biociência Legal e Estágios. 2019. (Encontro).
Sessão de Boas Vindas aos Calouros 2019(2), do Curso de Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Instituto de Ciências Biomédicas/UFRJ.A Ênfase em Biociência Legal e Estágios. 2019. (Encontro).
9ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC) ? 40ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. Ernesto de Guaratiba: Usando Técnicas de Aproximação Facial para Divulgação em Bioarqueologia. 2018. (Congresso).
9ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC) ? 40ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. Osteobiografia: Compreendendo o Passado a Partir sos Ossos. 2018. (Congresso).
Apresentação do Laboratório de Antropologia Biológica aos alunos do Colégio Pedro II (Iniciação Ciettífica Junior).Apresentação do Laboratório de Antropologia Biológica. 2018. (Oficina).
Corando o Sete: Histologia é Ciência, Educação e Arte. Guiando uma Visita ao Museu da Anatomia aos alunos do Colégio Andrews. 2018. (Exposição).
VII Curso de Mediadores no Museu Nacional.VII Curso de Mediadores no Museu Nacional. 2018. (Oficina).
XVIII Semana de Biomedicina UFRJ.Osteobiografia de Um Indivíduo Caçador-Coletor Proveniente do Sambaqui Zé Espinho. 2018. (Oficina).
Atividade Integrada: Osteoporose.OSTEOPOROSE: O QUE A ANATOMIA PODE REVELAR?. 2017. (Seminário).
VI Curso de Formação de Mediadores do Museu Nacional.VI Curso de Formação de Mediadores do Museu Nacional. 2017. (Oficina).
Workshop: ?Sambaqui de Cabeçuda: Arqueologia e Transdisciplinaridade?.Marcadores de Estresse Muscular do Membro Superior: Uma Abordagem Biocultural do Sambaqui de Cabeçuda. 2017. (Encontro).
V Curso de Formação de Mediadores do Museu Nacional.Bioantropologia ? Nos Passos da Humanidade. 2016. (Oficina).
VI PALEOPATHOLOGY ASSOCIATION MEETING IN SOUTH AMERICA. VI CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN DE PALEOPATOLOGÍA EN SUDAMÉRICA. Estimate of femur and tibia length from measurements of their segments: comparing groups and sex. 2015. (Congresso).
VI PALEOPATHOLOGY ASSOCIATION MEETING IN SOUTH AMERICA. VI CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN DE PALEOPATOLOGÍA EN SUDAMÉRICA. Climbing the mountains: a discussion about osteolytic formations in gastrocnemius enthesis. Praia da Tapera series (SC), Brazil. 2015. (Congresso).
XII Congresso de Extensão da UFRJ. Laboratório Didático de Bioarqueologia: Estendendo as Parcerias. 2015. (Congresso).
XII Congresso de Extensão da UFRJ. Arqueologia Funerária: Distanciamento e Familiarização Cultural. 2015. (Congresso).
XII Simposio de Antropología Física "Luis Montané". Anthropos 2015. Alimentos para a Alma: O Festim Funerário como parte do Cuidado com os Mortos. 2015. (Congresso).
XII Simposio de Antropología Física "Luis Montané". Anthropos 2015. Custo Biológico da Mobilidade Terrestre de Grupo Pré-Colonial Litorâneo do Sul do Brasil. 2015. (Congresso).
XII Simposio de Antropología Física "Luis Montané". Anthropos 2015. Estimativa do Comprimento do Fêmur e Tíbia a partir de Medidas de seus Segmentos Comparando População Atual e Antiga. 2015. (Congresso).
XII Simposio de Antropología Física "Luis Montané". Anthropos 2015. Revelando os Mortos: Trazendo a Vida para a Superfície. 2015. (Congresso).
11 Congresso de Extensão da UFRJ. Convidando a Uma Viagem Através do Tempo: A Evolução Humana. 2014. (Congresso).
11 Congresso de Extensão da UFRJ. O Fascínio dos Vasos Gregos. 2014. (Congresso).
11 Congresso de Extensão da UFRJ. Ciência até os Ossos no Mundo do Futebol: Divulgando Ciência nas Redes Sociais. 2014. (Congresso).
Semana de Formação de Mediadores.Bioantropologia: Nos Passos da Humanidade, Exposição de Evolução Humana do Museu Nacional. 2014. (Oficina).
V Seminário do Museu Dom João VI.Luzia: História e Arte na Reconstrução do Passado. 2014. (Seminário).
XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, UFRJ. Construção do Banco de Imagens de Marcadores de Estresse Músculo-Esquelético e Ligamentar em Populações Pré-Históricas Brasileiras: Discussões Preliminares. 2014. (Congresso).
XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. Osteobiografia de Indivíduo Adulto Recuperado no Sítio Arqueológico Duna Grande, Itaipu, Niterói, RJ. 2014. (Congresso).
10 Congresso de Extensão da UFRJ. O Coração: Um Espaço Interditado na Reentrada na Vida. 2013. (Congresso).
8th World Congress on Mummies Studies. Preserving the Human Body: Going Beyond Biology. 2013. (Congresso).
8th World Congress on Mummies Studies. Holding the Heart in your Hands: Science and Social Imaginary. 2013. (Congresso).
da XV Jornada de Estudos da Antiguidade 'Ciro Flamarion Cardoso': A Construção dos Sentidos. O Coração e suas Simbolizações ao Longo da História. 2013. (Congresso).
X Congresso de Extensão da UFRJ. Sambaquis: A Construção Monumental do Passado. 2013. (Congresso).
XV Jornada de Estudos da Antiguidade 'Ciro Flamarion Cardoso': A Construção dos Sentidos. Festim Funerário: Alimento da Alma. 2013. (Congresso).
9 Congresso de Extensão da UFRJ. Trouxe uma Pedrinha para Você: A Educação Patrimonial em Foco. 2012. (Congresso).
9 Congresso de Extensão da UFRJ. A História Sendo Tocada: Uma Experiência Do Museu Nacional. 2012. (Congresso).
9 Congresso de Extensão da UFRJ. Ciência até os Ossos e a Caixa de Escavação. 2012. (Congresso).
Participação no Projeto de Iniciação Científica Júnior ? PICJr (Colégio Pedro II), Museu Nacional, na formação de mediadores na Exposição de Evolução Humana do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.Exposição da Sala de Evolução Humana. 2012. (Oficina).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Sustentabilidade: Mantendo a História Viva. 2012. (Oficina).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Para Toda a Eternidade: a Mumificação e a Desidratação. 2012. (Oficina).
8o Congresso de Extensão da UFRJ. Uma exposição de Antropologia Biológica: Contextualizando o patrimônio biocultural como legado das populações pretéritas. 2011. (Congresso).
8o Congresso de Extensão da UFRJ. Criação de uma coleção didática de ossos e dentes humanos de indivíduos subadultos para treinamento em Bioarqueologia e Antropologia Forense. 2011. (Congresso).
8o Congresso de Extensão da UFRJ. Os ossos humanos como fonte de leitura histórica: Uma apresentação à sociedade (a Feira de Ciência do Museu Nacional). 2011. (Congresso).
II CONGRESO IBEROAMERICANO DE ANTROPOLOGÍA, XI SIMPOSIO DE ANTROPOLOGÍA FÍSICA "LUIS MONTANÉ", VII CONGRESO PRIMATES COMO PATRIMONIO NACIONAL, IV COLOQUIO PRIMATES A TRAVÉS DEL CARIBE, IV COLOQUIO DE ANTROPOLOGÍA "MANUEL RIVERO DE LA CALLE". Trabalhos de Antropologia Biológica. 2011. (Congresso).
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Remanescentes Humanos Recuperados no Sambaqui de Cabeçuda (SC) nas Intervenções Arqueológicas em 2011: Dados Laboratoriais Preliminares. 2011. (Congresso).
7o Congresso de Extensão da UFRJ. Experiência com Alunos do 6o ano de uma Escola Municipal, Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).
Mostra Cientiifica em comemoração aos 25 anos de Fundação do MAST.Oficina: Osteobiografia - a História da Nossa Vida contada a partir dos Ossos. 2010. (Oficina).
Mostra Científica do Museu Nacional.Osteobiografia - Nossa História Escrita nos Ossos. 2009. (Oficina).
VI Congresso de Extensão da UFRJ. A História Escrita nos Ossos: Osteobiografia. 2009. (Congresso).
Mostra da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Evolução e Diversidade - parceria da UFRJ com o Espaço Ciência Viva. 2008. (Oficina).
X Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología Biológica. Esporões de calcâneo e reações ósseas na série esquelética do Sambaqui Zé Espinho, Rio de Janeiro, Brasil. 2008. (Congresso).
X Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología Biológica. O potencial informativo dos remanescentes esqueléticos de indivíduos imaturos na coleção do Sambaqui de Cabeçuda, SC, Brasil. 2008. (Congresso).
X Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología Biológica. Os remanescentes esqueléticos recuperados no Galeão São Paulo, Pernambuco, Brasil. 2008. (Congresso).
Mesa de Redonda: Pós-Graduação em Ensino de Ciências/IBqM/UFRJ.Outros Olhares sobre o Corpo Humano. 2007. (Outra).
Mostra Científica em homenagem aos 189 anos do Museu Nacional.Osteologia Humana. 2007. (Oficina).
Second Paleopathological Association Meeting in South America. Estimating Humeral Length From Measurements of several proximal and distal segments. 2007. (Congresso).
IX Congresso da Associação Latino-americana de Antropologia Biológica/ I Congresso Brasileiro de Antropologia Biológica. Propriedades Geométricas da Diáfise Umeral e a Atividade Física: Estudo de Restos Esqueléticos do Sambaqui da Beriada, Saquarema, Litoral do Rio de Janeiro. 2006. (Congresso).
Mostra Cientifica da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Os Munduruku e as cabeças-troféu. 2006. (Oficina).
First Paleopathology Association Meeting in South America: Human Migrations and Diseases. Facet Tropism and the Relationship to Spine Degenerative Lesions: Investigation on Skeletal Remains of the Furna-do-Estrago Population, Pernambuco State, Brazil. 2005. (Congresso).
First Paleopathology Association Meeting in South America: Human Migrations and Diseases. Musculoskeletal Stress Markers on Skeletal Remains of Cabeçuda Shellmound Population, Laguna, Santa Catarina, Brazil: A Biocultural Approach. 2005. (Congresso).
31st International Geological Congress & International Geological Exhibition. Facing the Past. 2000. (Congresso).
II Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ.O Olhar Microscópico em Paleopatologia Óssea: Desenvolvimento de uma Técnica. 2000. (Outra).
VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropologia Biológica. Aplicação da Análise Espectral de Fourier na Avaliação da Qualidade Óssea em Remanescentes Esqueléticos. 2000. (Congresso).
Paleontologia: O Estudo das Doenças do Passado.Paleontologia: O Estudo das Doenças do Passado. 1998. (Outra).
III Encontro da Associação Latinoamericana de Antropologia Biológica.Morfometria das Vértebras Lombares para Projetar a Transmissão do Peso do Corpo Sobre a Coluna Lombar. Estudo de Caso em Grupo Indígena Pré-Histórico Brasileiro. 1994. (Encontro).
III Encontro da Associação Latinoamericana de Antropologia Biológica.Interpretação do Comportamento de Tigre-Dente-de-Sabre Através de Indicadores de Estresse. 1994. (Encontro).
II Reunião Científica da Sociedade Brasileira de Paleontologia.Morfometria das Vértebras Lombares para Projetar a Transmissão do Peso do Corpo Sobre a Coluna Lombar. Estudo de Caso em Grupo Indígena Pré-Histórico Brasileiro. 1994. (Encontro).
II Reunião Científica da Sociedade Brasileira de Paleontologia.Interpretação do Comportamento de Tigre-Dente-de-Sabre Através de Indicadores de Estresse. 1994. (Encontro).
I Reunião Científica da Sociedade Brasileira de Paleontologia. 1992. (Encontro).
Ensino de Anatomia - Departamento de Anatomia. 1987. (Simpósio).
Participação em bancas
SALLES, A. D.. Mergulhando em Águas Turvas: Desafios para a Preservação dos Sítios Arqueológicos de Naufrágios em Arraial do Cabo/RJ. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.. Efeito das Diferenças das Estratégias de Subsistência e da Mobilidade nas Propriedades Geométricas do Úmero e do Fêmur; Estudo Comparativo de Dois Grupos Pré-Coloniais do Litoral Sul do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.. Museu como Ferramenta de Proteção a Sítios Arqueológicos: O Caso do Sítio Arqueológico Duna Grande e o Museu de Arqueologia de Itaipu. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arqueologia) - Museu Nacional.
SALLES, A. D.CARVALHO, C. R. F.; LIMA, T. A.. Análise dos Remanescentes Esqueléticos Recuperados em Naufrágios da Costa Brasileira: Galeão São Paulo (1652) e Sítio PAPI-01-SC (Nau S.S. Del Pilar - século XVII). 2008. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SALLES, A. D.CARVALHO, C. R. F.; PINTO, A. L.. Trabalho e Convívio Social no Paraíso Insular. Paleopatologia dos Remanescentes Ósseos do Sambaqui do Ilhote do Leste. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.
SALLES, A. D.. Análise de Traumas Agudos nos Esqueletos Humanos do Sítio do Ilhote do Leste/RJ e sua Relação com o Estilo de Vida Sambaquieiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.
SALLES, A. D.. Ensaio Prospectivo de Aplicação de Algoritmo Diagnóstico para Identificação de Broncoaspiração de Origem Neurogênica em Pacientes com Pneumonia Internados no Hospital Clementino Fraga Filho. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências) - Faculda de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SALLES, A. D.. Morfometria Macroscópica da Mandíbula Humana: Mensurações Lineares e Angulares por Método Computadorizado. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Ciências Morfológicas) - Instituto de Ciências Biomédicas.
SALLES, A. D.. Análise Histológica em Ossos de Pterossauros (Archosauria, Reptilia), da Formação Santana, Bacia do Araripe, Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Zoologia) - Museu Nacional.
SALLES, A. D.. Alterações Morfológicas e Patológicas em Esqueletos do Boto-Cinza (Sotalia fluviatillis) (Gervaism 1853), do Litoral do Estado do Rio de Janeiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Zoologia) - Museu Nacional.
SALLES, A. D.. Nem Eva viu a Uva, nem o Índio viu a Cerâmica. Experiências e Análises de Projetos de Educação Patrimonial em Arqueologia. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.; LESSA, A.; OLIVEIRA, M. D. B. G.; BASTOS, M. Q. R.; SOUZA, S. M.. Sambaqui Arapuan de Guapimirim: Novas Perspectivas por meio da Reanálise do Material Coletado pelas Equipes de Campo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.. Arqueologia Social Inclusiva. A Fundação Casa Grande e a Gestão do Patrimônio Cultural da Chapada do Araripe, Nova Olinda, CE, Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.. Vida e Morte e Sambaqui: Análise dos Preparativos Funerários do Sambaqui de Sernambetiba. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.. A Renovatio Aegyptiaca: A Relação entre Roma e o Egito, a partir das Esculturas Egipcianizantes da Villa Adriana. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.CARVALHO, C. R. F.; PINTO, A. L.; SOUZA, S. M.; BOLOGNESE, A. M.. Osteoartrose Temporomandibular em Crânios de Brasileiros e Portugueses de Coleções Históricas. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.
SALLES, A. D.. O que a Bioquímica e a Biologia Molecular têm a dizer sobre as Migrações Humanas?. 2007. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.
SALLES, A. D.. Osteoartrose Temporomandibular: Degenerações Articulares por Problemas de Saúde Bucal em Crânios de Brasileiros e Portugueses da Primeira Metade do Século XX. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.
SALLES, A. D.. Paleoepidemiologia de Traumas Agudos em Grupos Atacamenhos: a Violência sob uma Perspectiva Diacrônica. 2005. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.
SALLES, A. D.. Estudo Clínico e Videofluoroscópico dos Distúrbios Funcionais da Deglutição em Paciente com Sequela de Acidente Vascular Encefálico. 2002. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Radiologia) - Fisioterapia/Faculdade de Medicina/UFRJ.
SALLES, A. D.. Sistematização de Critérios para Diagnóstico Diferencial entre Paleopatologias e Sinais de Alterações Análogas: Fundamentos Teórico-Metodológicos. 1999. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Escola Nacional de Saúde Pública.
SALLES, A. D.; SOUZA, S. M.; LESSA, A.. Sambaqui Arapuan de Guapimirim: Novas Perspectivas por meio da Reanálise do Material Coletado pelas Equipes de Campo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.. Vida e Morte e Sambaqui: Análise dos Preparativos Funerários do Sambaqui de Sernambetiba. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.. Relação entre a Morfologia, Composição Química e Preservação do DNA em Remanescentes Esqueléticos Humanos: Uma Abordagem Tafonômica e suas Implicações Paleopatológicas e Forenses. 2004.
SALLES, A. D.; LESSA, A.; REIS, S. B.. Mergulhando em Águas Turvas: Educação Patrimonial e Turismo Interagindo nos Sítios de Naufrágio de Arraial do Cabo, RJ. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.; WICHERS, C. A. M.; Scheel Ybert, R. Entre as Formas e os Feitios: Análise Morfométrica e Tecno-Funcional de Pontas Líticas Pré-Históricas do Sudoeste de Minas Gerais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.. Corpo, Vida e Morte na Pré-História Tardia da Foz do Rio Amazonas: As Estruturas Funerárias do Sítio Curiaú Mirim I, AP. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.; SILVA, A. L.; RODRIGUES-CARVALHO, C.. Revisitando a Coleção Osteológica do Sambaqui do Arapuã, sob uma Nova Perspectiva. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geologia do Quaternário) - Museu Nacional.
SALLES, A. D.. Geometria do Osso Cortical e a Resistência Mecânica. Estudo a Partir de Seções em Restos Esqueléticos. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização - Ciência e Biologia) - Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.
SALLES, A. D.. Estimativa do Comprimento do Fêmur e da Tíbia Humanos a Partir de Medidas de Seus Fragmentos. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização - Ciência e Biologia) - Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.
SALLES, A. D.. Estado Nutricional e Aspectos Sócio-Econômicos em Escolares do Município de Mesquita, Rio de Janeiro, Brasil. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização - Ciência e Biologia) - Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.
SALLES, A. D.; SALGADO FILHO, L. N.; PEIL, L. M. N.; SILVA, L. A. I.; CARVALHO, D. P.. Membro Titular da Banca de Progressão Funcional de Professor Adjunto I para Professor Adjunto II, de Professor Adjunto II para Professor Adjunto III e de Professor Adjunto III para Professor Adjunto IV da Professora Elizabeth Carvalho Lugão. 2018. Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ).
SALLES, A. D.. Membro Titular da Avaliação da Progressão Funcional da Categoria de Professor Adjunto III para Professor Adjunto IV. 2017. Escola de Educação Física e Desportos.
SALLES, A. D.. Membro Titular da Avaliação da Progressão Funcional da Categoria de Professor Assistente a Professor Adjunto I. 2017. Escola de Educação Física e Desportos.
SALLES, A. D.; CLEMENTE, T.; SOUZA, S. M.; COMERFORD, J. C.; SANTOS, M. C.. Membro Titular da Banca de Progressão Funcional de Adjunto III para Adjunto IV, da Professora Andrea de Lessa. 2017. Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.; CASTRO, J. W. A.; SOUZA, S. M.; CARVALHO, M. A.; INIGUEZ, A. M.. Membro Titular da Banca de Progressão Funcional de Adjunto III para Adjunto IV, do Professor Andersen Liryo da Silva. 2017. Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.; CLEMENTE, T.; SOUZA, S. M.; COMERFORD, J. C.; SANTOS, M. C.. Membro Titular da Banca de Progressão Funcional de Adjunto III para Adjunto IV, da Professora Andrea de Lessa. 2017. Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.; CASTRO, J. W. A.; SOUZA, S. M.; CARVALHO, M. A.; INIGUEZ, A. M.. Membro Titular da Banca de Progressão Funcional de Adjunto III para Adjunto IV, do Professor Andersen Liryo da Silva. 2017. Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.. Membro Titular da Comissão de Avaliação do Concurso para Professor Visitante. 2016. Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.; SOUZA, S. M.; CASTRO, J. W. A.. Presidente da Banca para Análise de Progressão Funcional na Categoria de Professor Adjunto do Prof. Andersen Liryo da Silva. 2015. Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.; SOUZA, T. C. C.; SEDA, P. G.. Membro Titular da Banca de Avaliação de Progressão Funcional na Categoria de Professor Adjunto da Prof. Denise Maria Cavalcante Gomes. 2015. Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.; SOUZA, T. C. C.; SEDA, P. G.. Membro Titular da Banca de Avaliação de Progressão Funcional na Categoria de Professor Adjunto da Profa. Andrea Lessa Pinto. 2015. Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
SALLES, A. D.. Resumos de Trabalhos da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, da Artística e Cultural UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CARVALHO, C. R. F.SALLES, A. D.; BRANCAGLION JUNIOR, A.. Concurso de Seleção de Técnico em Arqueologia. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SALLES, A. D.. Banca Examinadora da XV Jornada de Embriologia, do Departamento de Histologia do Instituto de Ciências Biomédicas/UFRJ, registrada na SR-5/UFRJ. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SALLES, A. D.. Banca Examinadora da XI Jornada de Embriologia, do Departamento de Histologia do Instituto de Ciências Biomédicas/UFRJ, registrada na SR-5/UFRJ. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SALLES, A. D.. Banca Examinadora da X Jornada de Embriologia, do Departamento de Histologia do Instituto de Ciências Biomédicas/UFRJ, registrada na SR-5/UFRJ. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
A Aplicação da Teoria de Forrageamento Ótimo e do Modelo de Amplitude de Dieta no Contexto do Sítio Arqueológico Lapa do Santo; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arqueologia) - Museu Nacional/UFRJ; (Orientador);
Biodistância e Análise do Contexto Funerário: Um Estudo Sistemático dos Materiais Esqueletais no Pantanal Mato-Grossense e Sul Mato-Grossense; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arqueologia) - Museu Nacional/UFRJ; (Orientador);
Influência da Morfologia do Segmento Proximal do Fêmur na Robustez Diáfisária; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Instituto de Ciências Biomédicas; (Orientador);
Influência da Morfologia do Segmento Proximal do Fêmur no Formato das Secções Subtrocantéricas: Aplicação desta Relação na Reinterpretação da Robustez Femoral na Mobilidade Terrestre, de Grupos Pré-Coloniais do Litoral do Rio de Janeiro; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Instituto de Ciências Biomédicas; (Orientador);
Criação de Coleção de Referência e Didática para Estudos Bioarqueológicos; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Projeto de Iniciação Científica Júnior) - Setor de Antropologia Bioógica/Departamento de Antropologia/Museu Nacional; (Orientador);
Criação de Coleção de Referência e Didática para Estudos Bioarqueológicos; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Projeto de Iniciação Científica Júnior) - Setor de Antropologia Bioógica/Departamento de Antropologia/Museu Nacional; (Orientador);
Construção do banco de imagens de marcadores de estresse músculo-esquelético e ligamentar em populações pré-históricas brasileiras: discussões preliminares; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Iniciação Científica) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Construção do banco de imagens de marcadores de estresse músculo-esquelético e ligamentar em populações pré-históricas brasileiras: discussões preliminares; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Iniciação Científica) - Museu Nacional, Conselho Nacional de Pesquisa/PIBIC; (Orientador);
Osteobiografia de indivíduo adulto recuperado no sítio arqueológico Duna Grande, Itaipu, Niterói, RJ; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Iniciação Científica) - Museu Nacional, Programa de Iniciação Científica/UFRJ; (Orientador);
Osteobiografia de indivíduo adulto recuperado no sítio arqueológico Duna Grande, Itaipu, Niterói, RJ; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Iniciação Científica) - Museu Nacional, Conselho Nacional de Pesquisa/PIBIC; (Orientador);
Estimativa do comprimento do fêmur a partir das medidas dos seus fragmentos; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II; (Orientador);
Estimativa do comprimento do fêmur a partir das medidas dos seus fragmentos; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II; (Orientador);
Estimativa do comprimento do fêmur a partir das medidas dos seus fragmentos; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II; (Orientador);
Estimativa do comprimento do fêmur a partir das medidas dos seus fragmentos; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II; (Orientador);
Bioarqueologia e Educação Patrimonial; Início: 2012 - Museu Nacional, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);
Bioarqueologia e Educação Patrimonial; Início: 2012 - Museu Nacional, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);
CRIAÇÃO DE UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE OSSOS HUMANOS PARA ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II; (Orientador);
Criação de uma Coleção Didática de Ossos Humanos para Antropologia Biológica; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II; (Orientador);
CRIAÇÃO DE UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE OSSOS HUMANOS PARA ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II; (Orientador);
CRIAÇÃO DE UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE OSSOS HUMANOS PARA ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II; (Orientador);
Ocorrência de Esporões e Reações Ósseas nas Faces Plantares de Calcâneos de Indivíduos Pertencentes a uma População Pré-Histórica do Litoral do Estado do Rio de Janeiro; Início: 2008 - Museu Nacional; (Orientador);
Infância e Saúde na Pré-História: O que Podemos Recuperar a partir das Coleções Osteológicas? Estudo de Caso da Coleção do Sambaqui de Cabeçuda (SC); Início: 2008 - Museu Nacional; (Orientador);
Ocorrência de Esporões e Reações Ósseas nas Faces Plantares de Calcâneos de Indivíduos Pertencentes a uma População Pré-Histórica do Litoral do Estado do Rio de Janeiro; Início: 2008 - Museu Nacional, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Infância e Saúde na Pré-História: O que Podemos Recuperar a partir das Coleções Osteológicas? Estudo de Caso da Coleção do Sambaqui de Cabeçuda (SC); Início: 2008 - Museu Nacional, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Monitoria de Anatomia Humana; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Fisioterapia/Faculdade de Medicina/UFRJ; Pro-Reitoria de Graduação/UFRJ; (Orientador);
Monitoria de Anatomia Humana; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Escola de Educação Física e Desportos; (Orientador);
Monitoria de Anatomia Humana; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Fisioterapia/Faculdade de Medicina/UFRJ; (Orientador);
Monitoria de Anatomia Humana; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Fisioterapia/Faculdade de Medicina/UFRJ; Pro-Reitoria de Graduação/UFRJ; (Orientador);
Monitoria de Anatomia Humana; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Fisioterapia/Faculdade de Medicina/UFRJ; (Orientador);
Monitoria de Anatomia Humana; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Medicina/Faculdade de Medicina/UFRJ; Pro-Reitoria de Graduação/UFRJ; (Orientador);
Monitoria de Anatomia Humana; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Fisioterapia/Faculdade de Medicina/UFRJ; (Orientador);
Monitoria de Anatomia Humana; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Fisioterapia/Faculdade de Medicina/UFRJ; (Orientador);
Monitoria de Anatomia Humana; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Fisioterapia/Faculdade de Medicina/UFRJ; (Orientador);
Monitoria de Anatomia Humana; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Fisioterapia/Faculdade de Medicina/UFRJ; Pro-Reitoria de Graduação/UFRJ; (Orientador);
Monitoria de Anatomia Humana; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Faculdade de Odontologia/UFRJ; (Orientador);
Entre as Formas e os Feitios: Análise Morfométrica e Tecno-Funcional de Pontas Líticas Pré-Históricas do Sudoeste de Minas Gerais; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ,; Orientador: Adilson Dias Salles;
Efeitos das Diferenças das Estratégias de Subsistência e da Mobilidade nas Propriedades Geométricas do Úmero e do Fêmur: Estudo Comparativo de dois Grupos Sambaquieiros do Litoral Sul do Rio de Janeiro; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ,; Orientador: Adilson Dias Salles;
Marcadores de Estresse Músculo-esquelético e Mobilidade Terrestre em Grupos Pré-Coloniais Litorâneos do Sul do Brasil; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arqueologia) - Museu Nacional,; Coorientador: Adilson Dias Salles;
Atividade Física e Comprometimento Osteo-Articular na Série Esquelética do Sambaqui de Cabeçuda, SC; 2010; Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Adilson Dias Salles;
Estudo dos Marcadores de Estresse Musculoesquelético em Restos Esqueléticos do sambaqui de Cabecuda, SC; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Adilson Dias Salles;
Epidemiologia da Dor Lombar de Natureza Ocupacional em Fisioterapeutas do RJ; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estudo dos Processos de Fossildiagênese em Restos Esqueléticos de Sambaquis de Beirada e Moa, Saquarema, RJ; 2001; Dissertação (Mestrado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Adilson Dias Salles;
Sambaqui de Arapuan em Guapimirim: novas perspectivas através da análise dos remanescentes esqueléticos; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Arqueologia) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ,; Orientador: Adilson Dias Salles;
Esportivização da Escola: Repensando a Licenciatura em Educação Física; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização - Ciência e Biologia) - Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur e da Tíbia Humanas, a partir de Medidas de Fragmentos: Uma Análise Multivariada; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
A Geometria e a Resistência Mecânica do Osso Cortical; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
A Geometria do Osso Cortical e a Resistência Mecânica; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Anatomia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Adilson Dias Salles;
O Olhar Microscópico em Paleopatologia Óssea: Desenvolvimento de Uma Técnica; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Paleopatologia, História e Evolução das Doenças Hu) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Adilson Dias Salles;
Influência da Morfologia do Segmento Proximal do Fêmur na Robustez Diáfisária: Estudo em Material Recente e em Restos Esqueléticos de Dois Grupos Pré-Coloniais do Litoral Brasileiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Raça e Desempenho Esportivo: Uma Postura Crítica sobre a Ciência; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Raça e Desempenho Esportivo: Uma Postura Crítica sobre a Ciência; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Hiperplasia Muscular Relacionada do Treinamento; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Dor Lombrar de Natureza Ocupacional no Exercício da Fisioterapia: Uma Abordagem Epidemiológica; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Adilson Dias Salles;
A Arquitetura Óssea e o Contexto Biossocial; Estudo de Casos em dois Grupos Indígenas Brasileiros; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Formato da Secção Transversal da Região Subtrocantérica da Diáfise Femoral, como Indicador de Mobilidade Terrestre; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Estágio em Laboratório) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estudo de um Caso de Fratura do Fêmur em um Indivíduo do Sítio Arqueológico Zé Espinho, Guaratiba, litoral do Rio de Janeiro; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Influência da Morfologia do Segmento Proximal do Fêmur na Robustez Diáfisária; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Ernesto de Guaratiba: Usando Técnicas de Aproximação Facial para Divulgação em Bioarqueologia; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Osteobiografia: Compreendendo O Passado A Partir Dos Ossos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Diferenças Populacionais na Estimativa da Altura dos Indivíduos a partir de Fragmentos dos Ossos Longos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação) - Setor de Antropologia Bioógica/Departamento de Antropologia/Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Construção do Banco de Imagens de Marcadores de Estresse Músculo-Esquelético e Ligamentar em Populações Pré-Históricas Brasileiras: Discussões Preliminares; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Programa de Iniciação Científica) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ, Conselho Nacional de Pesquisa/PIBIC; Orientador: Adilson Dias Salles;
Osteobiografia de Indivíduo Adulto Recuperado no Sítio Arqueológico Duna Grande, Itaipu, Niterói, RJ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Programa de Iniciação Científica) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ, Conselho Nacional de Pesquisa/PIBIC; Orientador: Adilson Dias Salles;
Construção do Banco de Imagens de Marcadores de Estresse Músculo-Esquelético e Ligamentar em Populações Pré-Históricas Brasileiras: Discussões Preliminares; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Programa de Iniciação Científica) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ, Programa de Iniciação Científica/UFRJ; Orientador: Adilson Dias Salles;
Osteobiografia de Indivíduo Adulto Recuperado no Sítio Arqueológico Duna Grande, Itaipu, Niterói; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Programa de Iniciação Científica) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ, Programa de Iniciação Científica/UFRJ; Orientador: Adilson Dias Salles;
Osteobiografia e Diagnóstico Diferencial de um Indivíduo de Cabeçuda, SC; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica Junior) - Museu Nacional, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson Dias Salles;
Análise Tafonômica de Refugo do Material da Região de Confins ? Lagoa Santa, Minas Gerais; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Curadoria do Material Esquelético Recuperado no Sambaqui de Cabeçuda, SC, entre 2010 e 2012; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - Museu Nacional, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson Dias Salles;
Bioarqueologia e Educação patrimonial; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Programa Jovens Talentos (FAPERJ)) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Adilson Dias Salles;
Bioarqueologia e Educação patrimonial; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Programa Jovens Talentos (FAPERJ)) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Adilson Dias Salles;
Bioarqueologia e Educação patrimonial; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica Junior) - Museu Nacional, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Adilson Dias Salles;
Bioarqueologia e Educação patrimonial; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica Junior) - Museu Nacional, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Adilson Dias Salles;
Esporões de Calcâneo e Reações Ósseas nas Séries Esqueléticas do Sambaqui Zé Espinho, Rio de Janeiro; 2009; Iniciação Científica - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
O Potencial Informativo da Área de Fixação do Ligamento Costoclavicular enquanto Marcador de Estresse Físico em Populações Pré-Históricas: Estudo Preliminar; 2009; Iniciação Científica - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Representatividade Esquelética de Indivíduos Imaturos na Coleção Osteológica do Sambaqui de Cabeçuda, SC; 2009; Iniciação Científica - Museu Nacional, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson Dias Salles;
Representatividade Esquelética de Indivíduos Imaturos na Coleção Osteológica do Sambaqui de Cabeçuda, SC; 2009; Iniciação Científica - Museu Nacional, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson Dias Salles;
Esportivização da Escola: Repensando a Licenciatura em Educação Física; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
A Questão Racial e o Desempenho Esportivo: Um Olhar Crítico sobre as Afirmações Científicas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
A Questão Racial e o Desempenho Esportivo: Um Olhar Crítico sobre as Afirmações Científicas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Deixando Pistas para os Arqueólogos do Futuro: Uma Experiência com Estudantes da 5a série do Ensino Fundamental; 2008; Iniciação Científica - Museu Nacional, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson Dias Salles;
Infância e saúde na pré-história: o que podemos recuperar a partir das coleções osteológicas? Estudo de caso da coleção do Sambaqui de Cabeçuda (SC); ; 2008; Iniciação Científica - Museu Nacional, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson Dias Salles;
Ocorrência de esporões e reações ósseas nas faces plantares de calcâneos de indivíduos pertencentes a uma população pré-histórica do litoral do estado do Rio de Janeiro; 2008; Iniciação Científica - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Adaptação da Estrutura Vertebral à Distribuição do Estresse Mecânico na Escoliose II; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Adaptação da Estrutura Vertebral à Distribuição do Estresse Mecânico na Escoliose II; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Adaptação da Estrutura Vertebral à Distribuição do Estresse Mecânico na Escoliose II; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos II; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos II; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos II; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Úmero Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos II I; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Úmero Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos II; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Úmero Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos III; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Úmero Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos III; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos III; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos III; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos III; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Adaptação da Estrutura Vertebral à Distribuição do Estresse Mecânico na Escoliose III; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Adaptação da Estrutura Vertebral à Distribuição do Estresse Mecânico na Escoliose III; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Adaptação da Estrutura Vertebral à Distribuição do Estresse Mecânico na Escoliose III; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Dor Lombar e Tabagismo a Partir do Estudo de uma Amostra de uma Academia de Musculação no Rio de Janeiro; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Dor Lombar e Tabagismo a Partir do Estudo de uma Amostra de uma Academia de Musculação no Rio de Janeiro; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Dor Lombar e Tabagismo a Partir do Estudo de uma Amostra de uma Academia de Musculação no Rio de Janeiro; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano a Partir de Fragmentos Ósseos; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Úmero a partir de Medidas de seus Segmentos Proximal e Distal; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Úmero a partir de Medidas de seus Segmentos Proximal e Distal; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano a Partir de Fragmentos Ósseos; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Adaptação da estrutura Vertebral à Distribuição do Estresse Mecânico na Escoliose I; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Adaptação da estrutura Vertebral à Distribuição do Estresse Mecânico na Escoliose I; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos I; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Adaptação da estrutura Vertebral à Distribuição do Estresse Mecânico na Escoliose I; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos I; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos I; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos I; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano, a Partir das Medidas de seus Fragmentos; Estudo em Restos Esqueléticos I; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Antropologia de Uma Academia de Musculação Um Olhar sobre o Corpo e um Espaço de Representação; 2006; Iniciação Científica - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estudo dos Marcadores de Estresse Musculoesquelético em Restos Esqueléticos de População do Sambaqui de Cabeçuda, Litoral de Santa Catarina, Brasil Uma Abordagem Biocultural; 2006; Iniciação Científica - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Estudo dos Marcadores de Estresse Musculoesquelético em Restos Esqueléticos de População do Sambaqui de Cabeçuda, Litoral de Santa Catarina, Brasil Uma Abordagem Biocultural; 2006; Iniciação Científica - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Tropismo Facetário e sua Relação com Lesões Degenerativas na Coluna Lombar: Estudo em Restos Esqueléticos de um Grupo Pré-Histórico Brasileiro; 2006; Iniciação Científica - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Tropismo Facetário e sua Relação com Lesões Degenerativas na Coluna Lombar: Estudo em Restos Esqueléticos de um Grupo Pré-Histórico Brasileiro; 2006; Iniciação Científica - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Tropismo Facetário e sua Relação com Lesões Degenerativas na Coluna Lombar: Estudo em Restos Esqueléticos de um Grupo Pré-Histórico Brasileiro; 2006; Iniciação Científica - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Os Índios Munduruku e as Cabeças-Troféu: a Respeito do Ritual e do Olhar Antropológico sobre a Simbologia; 2005; Iniciação Científica - Museu Nacional; Orientador: Adilson Dias Salles;
Desenvolvimento de Osso Cortical nas Diáfises Umerais: Um contexto Biocultural - Estudo de Caso em Restos Esqueléticos de Grupo Indígena Pré-Histórico do Litoral do RJ; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Práticas de Anatomia; 2020; Orientação de outra natureza; (Anatomia para Educação Física) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Aulas Práticas de Anatomia; 2019; Orientação de outra natureza; (Anatomia para Educação Física) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Aulas Práticas de Anatomia; 2019; Orientação de outra natureza; (Anatomia para Educação Física) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Práticas de Anatomia; 2019; Orientação de outra natureza; (Anatomia para Educação Física) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Práticas de Anatomia; 2019; Orientação de outra natureza; (Anatomia para Educação Física) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Aulas Práticas de Anatomia; 2018; Orientação de outra natureza; (Anatomia para Educação Física) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Aulas Práticas de Anatomia; 2018; Orientação de outra natureza; (Anatomia para Educação Física) - Instituto de Ciências Biomédicas; Orientador: Adilson Dias Salles;
Ciência até os Ossos no Mundo do Futebol: Divulgando Ciência nas Redes Sociais; 2014; Orientação de outra natureza; (Projeto de Extensão) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Adilson Dias Salles;
Ciência até os Ossos no Mundo do Futebol: Divulgando Ciência nas Redes Sociais; 2014; Orientação de outra natureza; (Projeto de Extensão) - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Adilson Dias Salles;
Ciência até os Ossos no Mundo do Futebol: Divulgando Ciência nas Redes Sociais; 2014; Orientação de outra natureza - Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Adilson Dias Salles;
Projeto: Sambaquis: A Construção Monumental do Passado; 2013; Orientação de outra natureza; (Projeto de Extensão) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Projeto: Sambaquis: A Construção Monumental do Passado; 2013; Orientação de outra natureza - Museu Nacional, PIBEX/Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
O Coração: Um Espaço Interditado na Reentrada na Vida; 2013; Orientação de outra natureza; (Projeto de Extensão) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
O Coração: Um Espaço Interditado na Reentrada na Vida; 2013; Orientação de outra natureza; (Projeto de Extensão) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
O Coração: Um Espaço Interditado na Reentrada na Vida; 2013; Orientação de outra natureza; (Projeto de Extensão) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Adilson Dias Salles;
Produções bibliográficas
-
SALLES, A. D. ; CUNHA, L. O. C. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Sambaqui Arapuan: Novas Intervenções para Reacender esse Espaço. Revista de Arqueologia , v. v.32, p. 136-156, 2021.
-
SCHERER, L. Z. ; LESSA, A. ; SALLES, A. D. . Alterações Entésicas e Mobilidade Terrestre em Grupos Pré-coloniais Litorâneos do Sul do Brasil. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia , v. 25, p. 21-44, 2015.
-
REIS, S. B. ; BASTOS, M. Q. R. ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. . Projeto Ciência até os Ossos: Primeiras Atividades e Desafios. Ciências & Cognição (UFRJ) , v. 15, p. 111-120, 2010.
-
SALLES, A. D. ; PEREIRA, T. C. ; Souza, Glaucia Sampaio . Racialização do Esporte: Como os Estudantes de Educação Física Entendem essa Relação?. Arquivos em movimento (UFRJ. Online) , v. 6, p. 77-100, 2010.
-
Santos, SF ; SALLES, A. D. . Antropologia de uma Academia de Musculação: Um olhar sobre o Corpo e um Espaço de Representação Social. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , v. 23, p. 87-102, 2009.
-
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; Silva, D. M. ; Santana, L. A. . Reconstruction of humeral length from measurements of its proximal and distal fragments. Revista Brasileira de Ciências Morfológicas , v. 26, p. 55-61, 2009.
-
COSTA, M. M. B. ; DeBonis, R ; Pamplona, D ; SALLES, A. D. . The Open Mouth Mechanism: Anatomical and Videofluoroscopic Study. Brazilian Journal of Morphological Sciences , v. 24, p. 229-238, 2007.
-
Santos, SF ; SALLES, A. D. ; Souza, SMFM ; Nascimento, FR . Os Munduruku e as "cabeças-troféu". Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia , v. 17, p. 365-380, 2007.
-
Braz, VS ; Rodrigues-Carvalho, C. ; SALLES, A. D. . A Arquitetura Óssea e o Contexto Biocultural: Estudo de Caso em Restos Esqueléticos. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 13, p. 439-458, 2005.
-
SALLES, A. D. ; Braz, VS . Osteoporose e a Remodelação do Osso. Revista Fisio&terapia , v. V, p. 15-16, 2001.
-
Braz, VS ; SALLES, A. D. . Avaliação Espectral da Qualidade Óssea em Vértebras Lombares Humanas. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica , v. 17, p. 109-120, 2001.
-
SALLES, A. D. ; COSTA, M. M. B. . Body Weight Transmission Routes through Lumbar Spine: Morphometric Analysis in a Pre-Historic Indigenous Group. Brazilian Journal of Morphological Sciences , v. 15, p. 59-65, 1998.
-
SALLES, A. D. ; Braz, VS . Osteoporose: Um Novo Olhar - Processamento Digital de Imagens Radiográficas. Radiologia Brasileira , v. 31, p. 369-373, 1998.
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; MERAT, A. A. ; CARVALHO, C. R. F. . Luzia: História e Arte na Reconstrução do Passado. In: Ana Maria Tavares Cavalcanti; Marize Malta; Sonia Gomes Pereira. (Org.). Coleções de Arte: Formação, Exibição, Ensino. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Rio Books, 2015, v. 00, p. 125-136.
-
SALLES, A. D. . Sistema Neurolocomotor: O Esqueleto como História e não como Geografia. Corpo Humano I. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 2, p. 149-182.
-
SALLES, A. D. . Uma Galinha não Voa Sobre o Abismo: A dinâmica dos Nossos Músculos. Corpp Humano I. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 2, p. 183-210.
-
SALLES, A. D. . Uma Questão de Qualidade: O Controle Motor do Cérebro. Corpo Humano I. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 2, p. 211-261.
-
SALLES, A. D. . Descendo a Rua da Ladeira ou como Todos os Caminhos levam à Medula. Corpo Humano I. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 2, p. 263-296.
-
SALLES, A. D. . De Harvey a Noel Rosa, O Sangue que Circula. Corpo Humano I. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 3, p. 113-148.
-
SALLES, A. D. . Os Estreitos Labirintos do Ar. Corpo Humano II. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 1, p. 7-38.
-
SALLES, A. D. . De Hipócrates aos Transplantes: Do Sangue à Urina. Corpo Humano II. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 1, p. 161-181.
-
SALLES, A. D. . Uma Luz ao Longo do Túnel: O Sistema Digestivo. Corpo Humano II. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 2, p. 91-111.
-
SALLES, A. D. . Onde Foi Parar a Minha Salada? A Mastigação e a Deglutição. Corpo Humano II. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 2, p. 113-150.
-
SALLES, A. D. . Os Alimentos em uma Câmara Fumegante: O Estômago na Digestão. Corpo Humano II. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 2, p. 151-193.
-
SALLES, A. D. . O Encontro das Águas: A Bile e o Suco Pancreático do Duodeno. Corpo Humano II. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 2, p. 195-241.
-
Alessandra Alves Thole ; SALLES, A. D. . Como o Organismo Masculino se Organiza para Perpetuar a Espécie. Corpo Humano II. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 3, p. 175-209.
-
Alessandra Alves Thole ; SALLES, A. D. . Como o Organismo Feminino se Estrutura para Perpetuar a Espécie. Corpo Humano II. 2ed.Rio de Janeiro: Alessandra Alves Thole, 2008, v. 3, p. 211-242.
-
SALLES, A. D. . O que Ocorre ao Longo dos Sete Metros de Intestinos. Corpo Humano II. 2ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2008, v. 2, p. 243-294.
-
SALLES, A. D. ; Souza, SMFM ; Braz, VS . Reconstruindo Faces: Revendo a História. Nossa Origem: O Povoamento das Américas: Visões multidisciplinares. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006, v. 1, p. 171-185.
-
Souza, SMFM ; SALLES, A. D. . Conteúdo de Pré-História no Ensino do Terceiro Grau: Um desafio Também na Área Biomédica. In: Maria Cristina Tenório e Teresa Cristina Franco. (Org.). Seminário para a implantação da Temática Pré-História Brasileira no Ensino do 1, 2 e 3 Graus. RJ: UFRJ, 1994, v. 1, p. 31-34.
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. . Os Ossos Humanos Como Fonte De Leitura Histórica: Convidando A Sociedade A Uma Nova Viagem Pela Anatomia. Revista Bio ICB, Rio de Janeiro, p. 00 - 00, 01 nov. 2011.
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; SOUZA, S. M. ; NASCIMENTO, F. . As ?cabeças-troféu? dos Munduruku. Revista BIO ICB, Rio de Janeiro, p. 00 - 00, 03 fev. 2009.
-
SALLES, A. D. . Medicina: Uma História em Construção. Revista BIO ICB, Rio de Janeiro, 03 dez. 2008.
-
SALLES, A. D. ; Kormann, ML ; REIS, S. B. ; CARVALHO, C. R. F. . Mediação em Antropologia Biológica:O Projeto Ciência até os Ossos. Boletim de Extensão da UFRJ, PR5-Pró-Reitoria de Extensão d.
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; SANTOS, S. F. ; MERAT, A. A. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Revelando os Mortos: Trazendo a Vida para a Superfície. In: XII Simposio de Antropología Física 'Luis Montané'. Anthropos 2015, 2015, Havana. Anais do XII Simposio de Antropología Física "Luis Montané". Anthropos 2015. Havana: Universidade de Havana, 2015. v. 00. p. 1000-1015.
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; Rodrigues-Carvalho, C. ; SILVA, E. C. . Divulgação Científica em Antropologia Biológica: O Projeto Ciência até Ossos. In: II CONGRESO IBEROAMERICANO DE ANTROPOLOGÍA, XI SIMPOSIO DE ANTROPOLOGÍA FÍSICA "LUIS MONTANÉ", VII CONGRESO PRIMATES COMO PATRIMONIO NACIONAL, IV COLOQUIO PRIMATES A TRAVÉS DEL CARIBE, IV COLOQUIO DE ANTROPOLOGÍA "MANUEL RIVERO DE LA CALLE", 2011, Havana. Anais do II CONGRESO IBEROAMERICANO DE ANTROPOLOGÍA, XI SIMPOSIO DE ANTROPOLOGÍA FÍSICA "LUIS MONTANÉ", VII CONGRESO PRIMATES COMO PATRIMONIO NACIONAL, IV COLOQUIO PRIMATES A TRAVÉS DEL CARIBE, IV COLOQUIO DE ANTROPOLOGÍA "MANUEL RIVERO DE LA CALLE". Universidade de Havana, 2011. v. 1. p. 2922-2927.
-
SALLES, A. D. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; CARBALLO, C. B. ; LIMA, D. S. P. S. . Estimativa do Comprimento do Fêmur em Material Fragmentado. In: II CONGRESO IBEROAMERICANO DE ANTROPOLOGÍA, XI SIMPOSIO DE ANTROPOLOGÍA FÍSICA "LUIS MONTANÉ", VII CONGRESO PRIMATES COMO PATRIMONIO NACIONAL, IV COLOQUIO PRIMATES A TRAVÉS DEL CARIBE, IV COLOQUIO DE ANTROPOLOGÍA "MANUEL RIVERO DE LA CALLE", 2011, Havana. Anais do II CONGRESO IBEROAMERICANO DE ANTROPOLOGÍA, XI SIMPOSIO DE ANTROPOLOGÍA FÍSICA "LUIS MONTANÉ", VII CONGRESO PRIMATES COMO PATRIMONIO NACIONAL, IV COLOQUIO PRIMATES A TRAVÉS DEL CARIBE, IV COLOQUIO DE ANTROPOLOGÍA "MANUEL RIVERO DE LA CALLE". Havana: Universidade de Havana, 2011. v. 1. p. 2928-2940.
-
SALLES, A. D. ; FREITAS, E. C. B. ; PEREIRA, T. C. ; COELHO, A. F. . Raça e Desempenho Esportivo: O Olhar dos Estudantes de Educação Física. In: II CONGRESO IBEROAMERICANO DE ANTROPOLOGÍA, XI SIMPOSIO DE ANTROPOLOGÍA FÍSICA, 2011, Havana. Anais do II CONGRESO IBEROAMERICANO DE ANTROPOLOGÍA, XI SIMPOSIO DE ANTROPOLOGÍA FÍSICA. Havana: Universidade de Havana, 2011. v. 1. p. 3002-3014.
-
SILVA, R. M. G. E. ; SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; SILVA, E. C. . Da Participação de Alunos do Ensino Médio nos Trabalhos do Setor de Antropologia Biológica do Museu Nacional/UFRJ. In: II CONGRESO IBEROAMERICANO DE ANTROPOLOGÍA, XI SIMPOSIO DE ANTROPOLOGÍA FÍSICA "LUIS MONTANÉ", VII CONGRESO PRIMATES COMO PATRIMONIO NACIONAL, IV COLOQUIO PRIMATES A TRAVÉS DEL CARIBE, IV COLOQUIO DE ANTROPOLOGÍA "MANUEL RIVERO DE LA CALLE", 2011, Havana. Anais do II CONGRESO IBEROAMERICANO DE ANTROPOLOGÍA, XI SIMPOSIO DE ANTROPOLOGÍA FÍSICA "LUIS MONTANÉ", VII CONGRESO PRIMATES COMO PATRIMONIO NACIONAL, IV COLOQUIO PRIMATES A TRAVÉS DEL CARIBE, IV COLOQUIO DE ANTROPOLOGÍA "MANUEL RIVERO DE LA CALLE". Havana: Universidade de Havana, 2011. v. 1. p. 199-199.
-
QUADROS, B. M. ; SALLES, A. D. . Formato da Secção Transversal da Região Subtrocantérica da Diáfise Femoral, como Indicador de Mobilidade Terrestre. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica ? 41ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2019, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da 9ª Semana de Integração Acadêmica ? 41ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural/UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 259-259.
-
SALLES, A. D. ; PINHO, M. F. C. ; RIBEIRO, I. G. S. S. ; EMENES, J. S. ; OLIVEIRA, L. C. A. ; FONSECA, M. B. ; VICTORINO, M. ; COSTA, L. O. ; FREITAS, V. G. ; BITTAR, V. S. ; REIS, S. ; BASTOS, M. Q. R. ; CARVALHO, C. R. F. . Osteobiografia: Compreendendo o Passado a partir dos Ossos. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica ? 40ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da 9ª Semana de Integração Acadêmica ? 40ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018. v. 00. p. 24-24.
-
SALLES, A. D. ; GOMES, L. S. B. ; TINOCO, R. L. R. ; BASTOS, M. Q. R. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Ernesto de Guaratiba: Usando Técnicas de Aproximação Facial para Divulgação em Bioarqueologia. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica ? 40ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da 9ª Semana de Integração Acadêmica ? 40ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018. v. 00. p. 22-23.
-
SALLES, A. D. ; LESSA, A. ; TONOMURA, ET ; KONSKIER, M. . Postcranial Robusticity of Two Precolonial Brazilian Coastal Shellmound Builders Groups Relative to Differences on Daily Activities and Mobility. In: 86th Annual Meeting of the American Association of Physical Anthropologists, 2017, New Orleans, LA. American Journal of Physical Anthropology. Texas: Book Review Editor, 2017. v. 162. p. 342-342.
-
SALLES, A. D. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; BASTOS, M. Q. R. ; SALADINI, A. . Mortuary practices among shell mound builders in Rio de Janeiro and Santa Catarina States, Brazil. In: Eighth World Archaeology Congress. Kyoto, Japan, 2016, Kyoto, Japan. Abstract of the Eighth World Archaeology Congress. Kyoto, Japan. Kyoto, Japan: Sansei Printing,Co., Ltd, 2016. p. 172-172.
-
SALLES, A. D. ; SCHERER, L. Z. ; LESSA, A. . Custo Biológico da Mobilidade Terrestre de Grupo Pré-Colonial Litorâneo do Sul do Brasil. In: XII Simposio de Antropología Física 'Luis Montané'. Anthropos 2015, 2015, Havana. Anais do XII Simposio de Antropología Física "Luis Montané". Anthropos 2015. Havana: Universidade de Havana, 2015. v. 00. p. 268-268.
-
SALLES, A. D. ; ALCANTARA, A. O. ; REIS, S. B. ; LESSA, A. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Estimativa do Comprimento do Fêmur e Tíbia a partir de Medidas de seus Segmentos Comparando População Atual e Antiga. In: XII Simposio de Antropología Física 'Luis Montané'. Anthropos 2015, 2015, Havana. Anais do XII Simposio de Antropología Física "Luis Montané". Anthropos 2015. Havana: Universidade de Havana, 2015. v. 00. p. 281-281.
-
SALLES, A. D. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; REIS, S. ; LESSA, A. . Estimate of femur and tibia length from measurements of their segments: comparing groups and sex. In: VI PALEOPATHOLOGY ASSOCIATION MEETING IN SOUTH AMERICA. VI CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN DE PALEOPATOLOGÍA EN SUDAMÉRICA, 2015, Buenos Aires. Anais do VI PALEOPATHOLOGY ASSOCIATION MEETING IN SOUTH AMERICA. VI CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN DE PALEOPATOLOGÍA EN SUDAMÉRICA, 2015. v. 00. p. 182-184.
-
SALLES, A. D. ; LESSA, A. ; SCHERER, L. Z. . Climbing the mountains: a discussion about osteolytic formations in gastrocnemius enthesis. Praia da Tapera series (SC), Brazil. In: VI PALEOPATHOLOGY ASSOCIATION MEETING IN SOUTH AMERICA. VI CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN DE PALEOPATOLOGÍA EN SUDAMÉRICA, 2015, Buenos Aires. Anais do VI PALEOPATHOLOGY ASSOCIATION MEETING IN SOUTH AMERICA. VI CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN DE PALEOPATOLOGÍA EN SUDAMÉRICA. Buenos Aires, 2015. v. 00. p. 221-223.
-
SALLES, A. D. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; SANTOS, S. F. ; LESSA, A. ; REIS, S. ; MERAT, A. A. . Arqueologia Funerária: Distanciamento e Familiarização Cultural. In: XII Congresso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XII Congresso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.
-
SALLES, A. D. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; SILVA, A. L. ; BASTOS, M. Q. R. ; BITTAR, V. S. ; ANDRADE, V. S. ; FARIA, L. B. . Laboratório Didático de Bioarqueologia: Estendendo as Parcerias. In: XII Congresso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XII Congresso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.
-
SALLES, A. D. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; REIS, S. ; FREITAS, V. G. . A Probable Case of Treponematosis in Cabeçuda Shell Mound, Santa Catarina, Brazil. In: 41st Annual North American Meeting. Paleopathology Association, 2014, Calgary, Alberta, Canada. Annals of the 41st Annual North American Meeting. Paleopathology Association. Alberta, Canada: Paleopathology Association, 2014. p. 29-29.
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. ; FREITAS, V. G. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . To Grow Strong: Health Analysis of the Children from the Cabeçuda Shellmound, Santa Catarina State, Brazil. In: 41st Annual North American Meeting. Paleopathology Association, 2014, Calgary, Alberta, Canada. Annals of the 41st Annual North American Meeting. Paleopathology Association. Alberta, Canada: Paleopathology Association, 2014. p. 44-44.
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. . Entre Múmias e Dinossauros: O Fascínio dos Vasos Gregos. In: 11 Congresso de Extensão da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais do 11 Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. v. 00. p. 173-173.
-
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; REIS, S. B. . Convidando a Uma Viagem Através do Tempo: A Evolução Humana. In: 11 Congresso de Extensão da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais do 11 Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. v. 00. p. 179-179.
-
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; REIS, S. B. ; MERAT, A. A. ; ANDRADE, V. S. . Ciência até os Ossos no Mundo do Futebol: Divulgando Ciência nas Redes Sociais. In: 11 Congresso de Extensão da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais do 11 Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. v. 00. p. 191-191.
-
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; REIS, S. B. ; BASTOS, M. Q. R. ; NUNES, R. A. ; FREITAS, V. G. . Construção do Banco de Imagens de Marcadores de Estresse Músculo-Esquelético e Ligamentar em Populações Pré-Históricas Brasileiras: Discussões Preliminares. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. v. 00. p. 20-20.
-
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; REIS, S. B. ; NUNES, R. A. ; FREITAS, V. G. . Osteobiografia de Indivíduo Adulto Recuperado no Sítio Arqueológico Duna Grande, Itaipu, Niterói, RJ. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. v. 00. p. 22-22.
-
SALLES, A. D. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; REIS, S. B. ; FREITAS, V. G. . Osteobiografia e Diagnóstico Diferencial de um Indivíduo de Cabeçuda, SC.. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. v. 00. p. 05-05.
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, V. M. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; SILVA, A. L. ; REIS, S. B. . Análise Tafonômica de Refugo do Material da Região de Confins ? Lagoa Santa.. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. v. 00. p. 05-05.
-
SALLES, A. D. ; CASTRO, V. R. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; REIS, S. . Curadoria do Material Esquelético Recuperado no Sambaqui de Cabeçuda, SC, entre 2010-2012. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. v. 00. p. 13-14.
-
SCHERER, L. Z. ; LESSA, A. ; SALLES, A. D. . Marcadores de Estresse Músculo-Esquelético e Mobilidade Terrestre em Grupos Pré-Coloniais Litorâneos do Sul do Brasil. In: XVII Congresso da Sociedade de Antropologia Biológica, 2013, Aracajú. Anais do XVII Congresso da Sociedade de Antropologia Biológica. Aracajú: Sociedade de Antropologia Brasileira, 2013. v. 00. p. 66-66.
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Holding the Heart in your Hands: Science and Social Imaginary. In: do 8th World Congress on Mummies Studies, 2013, Rio de Janeiro. Annals of do 8th World Congress on Mummies Studies. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. v. 00. p. 83-83.
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; AMARAL, J. C. O. . Preserving the Human Body: Going Beyond Biology. In: 8th World Congress on Mummies Studies, 2013, Rio de Janeiro. Annals of 8th World Congress on Mummies Studies. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. v. 00. p. 83-83.
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . O Coração e suas Simbolizações ao Longo da História. In: da XV Jornada de Estudos da Antiguidade 'Ciro Flamarion Cardoso': A Construção dos Sentidos, 2013, Niteroi. Anais da da XV Jornada de Estudos da Antiguidade "Ciro Flamarion Cardoso": A Construção dos Sentidos. Niteroi: Universidade Federal Fluminense, 2013. v. 00. p. 44-45.
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Festim Funerário: Alimento da Alma. In: XV Jornada de Estudos da Antiguidade 'Ciro Flamarion Cardoso': A Construção dos Sentidos, 2013, Niteroi. Anais do XV Jornada de Estudos da Antiguidade "Ciro Flamarion Cardoso": A Construção dos Sentidos. Niteroi: Universidade Federal Fluminense, 2013. v. 00. p. 45-45.
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, V. M. ; Alessandra Alves Thole ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . O Coração: Um Espaço Interditado na Reentrada na Vida. In: X Congresso de Extensão da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. v. 00. p. 73-73.
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. B. ; SANTOS, V. M. ; ANDRADE, V. S. ; CARDOSO, V. C. ; CARVALHO, C. R. F. . Sambaquis: A Construção Monumental do Passado. In: X Congresso de Extensão da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. v. 00. p. 68-68.
-
SALLES, A. D. . Ciência até os Ossos: A Caixa de Escavação. In: 9 Congresso de Extensão da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 9 Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. v. 01. p. 77-77.
-
SALLES, A. D. . Trouxe uma Pedrinha para Você: A Educação Patrimonial em Foco. In: 9 Congresso de Extensão da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 9 Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. v. 01. p. 69-69.
-
SALLES, A. D. . A História Sendo Tocada: Uma Experiência Do Museu Nacional. In: 9 Congresso de Extensão da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 9 Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. v. 01. p. 67-67.
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; SANTOS, S. F. ; Ferreira, SG ; ALVES, L. R. . Os ossos humanos como fonte de leitura histórica: Uma apresentação à sociedade (a Feira de Ciência do Museu Nacional). In: 8o Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 8o Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. v. 01. p. 146-146.
-
SALLES, A. D. ; SILVA, A. L. ; NUNES, R. A. . Criação de uma coleção didática de ossos e dentes humanos de indivíduos subadultos para treinamento em Bioarqueologia e Antropologia Forense. In: 8o Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 8o Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. v. 01. p. 182-182.
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; Kormann, ML ; Vieira, JF ; Silva, LA . Uma exposição de Antropologia Biológica: Contextualizando o patrimônio biocultural como legado das populações pretéritas. In: 8o Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 8o Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. v. 01. p. 152-152.
-
RODRIGUES-CARVALHO, C. ; SALLES, A. D. ; OLIVEIRA, M. D. B. G. ; SILVA, E. C. ; CASTRO, V. R. ; PICALUGA, R. L. F. . Remanescentes Humanos Recuperados no Sambaqui de Cabeçuda (SC) nas Intervenções Arqueológicas em 2011: Dados Laboratoriais Preliminares. In: XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais da Remanescentes Humanos Recuperados no Sambaqui de Cabeçuda (SC) nas Intervenções Arqueológicas em 2011: Dados Laboratoriais Preliminares. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. v. 01. p. 9-9.
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. B. ; SILVA, A. L. ; CARVALHO, C. R. F. . Convite a uma Viagem ao Passado: Experiência com Alunos do 6o ano de uma Escola Municipal, Rio de Janeiro. In: 7o Congresso de Extensão da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do 7o Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. v. 00. p. 124-124.
-
SANTOS, S. F. ; SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; CARVALHO, C. R. F. . O Museu e suas Possibilidades ainda Insuspeitas: A Bioarqueologia no Ensino Fundamental. In: 7o Congresso de Extensão da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do 7o Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. v. 00. p. 251-251.
-
REIS, S. B. ; Vieira, JF ; Silva, LA ; Kormann, ML ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. . Divulgação Científica em Antropologia Biológica: O Projeto Ciência até os Ossos no Aniversário de 192 anos do Museu Nacional. In: 7o Congresso de Extensão da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do 7o Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. v. 00. p. 253-253.
-
PICALUGA, R. L. F. ; CASTRO, V. R. ; CARVALHO, C. R. F. ; SALLES, A. D. ; MACHADO, S. ; Cerqueira, FC . Reconstrução Espacial dos Remanescentes Esqueléticos Humanos Recuperados no Sambaqui de Cabeçuda, Santa Catarina, SC. In: XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. Anais da XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. v. 00. p. 8-8.
-
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; SILVA, A. L. ; SANTOS, S. F. ; BASTOS, M. Q. R. . A História Escrita nos Ossos: Osteobiografia. In: VI Congresso de Extensão da UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. v. 1. p. 30-30.
-
WESKA, T. F. ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. . Atividade Física e Comprometimento Osteoarticular na Série Esquelética do Sambaqui de Cabeçuda, SC. In: XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2009, Belém, PA. Anais do XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Belém, PA: Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2009. p. 155-155.
-
PICALUGA, R. L. F. ; CARVALHO, C. R. F. ; SALLES, A. D. . Esporões de Calcâneo e Reações Ósseas nas Séries Esqueléticas do Sambaqui Zé Espinho, Rio de Janeiro. In: XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2009, Belém, PA. Anais do XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Belém, PA: Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2009. p. 149-149.
-
CUNHA, L. O. C. ; SALLES, A. D. ; SILVA, A. L. ; CARVALHO, C. R. F. . Bioarqueologia dos Remanescentes Esqueléticos Humanos recuperados no Galeão São Paulo. In: XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2009, Belém, PA. Anais do XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Belém, PA: Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2009. p. 51-51.
-
CUNHA, L. O. C. ; SALLES, A. D. ; LOCKS, M. ; CARVALHO, C. R. F. . Os Remanescentes Esqueléticos recuperados do Sitio PAPI-01-SC. In: XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2009, Belém, PA. Anais do XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Belém, PA: Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2009. p. 51-51.
-
PICALUGA, R. L. F. ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. . O Potencial Informativo da Área de Fixação do Ligamento Costoclavicular enquanto Marcador de Estresse Físico em Populações Pré-Históricas: Estudo Preliminar. In: XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2009, Belém, PA. Anais do XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Belém, PA: Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2009. p. 104-104.
-
CASTRO, V. R. ; TOLEDO, P. S. ; CARVALHO, C. R. F. ; SALLES, A. D. . Representatividade Esquelética de Indivíduos Imaturos na Coleção Osteológica do Sambaqui de Cabeçuda, SC. In: XXXI Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. Anais da XXXI Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009. p. 29-29.
-
LOURENCO, T. R. ; TAVARES, S. M. B. ; SALLES, A. D. . Esportivização da Escola: Repensando a Licenciatura em Educação Física. In: Anais da XXXI Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. XXXI Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009. p. 472-472.
-
PICALUGA, R. L. F. ; SALLES, A. D. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . The costoclavicular ligament as an indicator of general worload: preliminary investigation. In: Workshop in Musculoskeletal Stress Markers (MSM): Limitations and achievements in the reconstruction of past patterns, 2009, Coimbra. Anais do Workshop in Musculoskeletal Stress Markers (MSM): Limitations and achievements in the reconstruction of past patterns. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2009. v. 01. p. 37-37.
-
COELHO, A. F. ; PEREIRA, T. C. ; FREITAS, E. C. B. ; SALLES, A. D. . A Questão Racial e o Desempenho Esportivo: Um Olhar Crítico sobre as Afirmações Científicas. In: XXX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais da XXX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008. p. 176-176.
-
TOLEDO, P. S. ; PICALUGA, R. L. F. ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. . Infância e saúde na pré-história: o que podemos recuperar a partir das coleções osteológicas? Estudo de caso da coleção do Sambaqui de Cabeçuda (SC).. In: XXX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais da XXX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008. p. 24-24.
-
PICALUGA, R. L. F. ; TOLEDO, P. S. ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. . Ocorrência de Esporões e Reações Ósseas nas Faces Plantares de Calcâneos de Indivíduos Pertencentes a uma População Pré-Histórica do Litoral do Estado do Rio de Janeiro. In: XXX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais da XXX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008.
-
CUNHA, L. O. C. ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. . Os remanescentes esqueléticos recuperados no Galeão São Paulo, Pernambuco, Brasil. In: X Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología Biológica, 2008, La Plata, Argentina. Anales do X Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología Biológica. La Plata, Argentina: Asociación Latinoamericana de Antropología Biológica, 2008.
-
SANTOS, S. F. ; SALLES, A. D. . Deixando Pistas para os Arqueólogos do Futuro: Uma Experiência com Estudantes da 5a série do Ensino Fundamental. In: XXX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais da XXX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008. p. 175-175.
-
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; SOUZA, S. M. . Estimating Humeral Length From Measurements of several proximal and distal segments. In: Second Paleopathological Association Meeting in South America, 2007, Santiago, Chile. Anais do X Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología Biológica. Santiago, Chile: South American Paleopathological Association, 2007. v. 1. p. 48-48.
-
OLIVEIRA, A. C. G. ; ROSA, A. O. D. ; PACHECO, F. G. ; SALLES, A. D. ; SILVA, H. P. ; ALEXANDRE, D. J. A. . Dor Lombar e Tabagismo a Partir do Estudo de uma Amostra de uma Academia de Musculação no Rio de Janeiro. In: XXIX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. Anais da XXIX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2007. p. 3-3.
-
CARBALLO, C. B. ; LIMA, D. S. P. S. ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; SOUZA, S. M. . Estimativa do Comprimento do Fêmur Humano a Partir de Fragmentos Ósseos. In: XXIX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. Anais da XXIX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2007. p. 6-6.
-
Santana, L. A. ; Silva, D. M. ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; SOUZA, S. M. . Estimativa do Comprimento do Úmero a partir de Medidas de seus Segmentos Proximal e Distal. In: XXIX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. Anais da XXIX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2007. p. 6-6.
-
SANTOS, S. F. ; SALLES, A. D. ; SILVA, H. P. . Antropologia de Uma Academia de Musculação Um Olhar sobre o Corpo e um Espaço de Representação. In: XXVIII Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Anais da XXVIII Jornada de Iniciação Científica e XVIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2006. p. 252-252.
-
ROSA, A. O. D. ; Santana, L. A. ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; SOUZA, S. M. . Estudo dos Marcadores de Estresse Musculoesquelético em Restos Esqueléticos de População do Sambaqui de Cabeçuda, Litoral de Santa Catarina, Brasil Uma Abordagem Biocultural. In: XXVIII Jornada de Iniciação Científica e XVIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Anais da XXVIII Jornada de Iniciação Científica e XVIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2006. p. 60-60.
-
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; SILVA, H. P. ; SOUZA, S. M. ; TONOMURA, E. T. . Propriedades Geométricas da Diáfise Umeral e a Atividade Física: Estudo de Restos Esqueléticos do Sambaqui da Beirada, Saquarema, Litoral do Rio de Janeiro. In: IX Congresso da Associação Latino-americana de Antropologia Biológica/ I Congresso Brasileiro de Antropologia Biológica, 2006, Ouro Preto, MG. Anais do IX Congresso da Associação Latino-americana de Antropologia Biológica/ I Congresso Brasileiro de Antropologia Biológica. Ouro Preto, MG: Associação Latino-americana de Antropologia Biológica, 2006.
-
SALLES, A. D. ; SOUZA, S. M. ; CARVALHO, C. R. F. ; CARBALLO, C. B. ; LIMA, D. S. P. S. ; Silva, D. M. . Tropismo Facetário e sua Relação com Lesões Degenerativas na Coluna Lombar: Estudo em Restos Esqueléticos de um Grupo Pré-Histórico Brasileiro. In: XXVIII Jornada de Iniciação Científica e XVIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Anais da XXVIII Jornada de Iniciação Científica e XVIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2006. p. 7-7.
-
SALLES, A. D. ; SOUZA, S. M. ; ALEXANDRE, D. J. A. ; TEIXEIRA, A. ; ARAUJO, R. . Facet Tropism and the Relationship to Spine Degenerative Lesions: Investigation on Skeletal Remains of the Furna-do-Estrago Population, Pernambuco State, Brazil. In: Annals of the First Paleopathology Association Meeting in South America: Human Migrations and Diseases, 2005, Rio de Janeiro. Annals of the First Paleopathology Association Meeting in South America: Human Migrations and Diseases. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Oswaldo Cruz, 2005. p. 49-49.
-
SALLES, A. D. ; TEIXEIRA, A. ; ALEXANDRE, D. J. A. ; ARAUJO, R. . Musculoskeletal Stress Markers on Skeletal Remains of Cabeçuda Shellmound Population, Laguna, Santa Catarina, Brazil: A Biocultural Approach. In: First Paleopathology Association Meeting in South America: Human Migrations and Diseases, 2005, Rio de Janeiro. Annals of the First Paleopathology Association Meeting in South America: Human Migrations and Diseases. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Oswaldo Cruz, 2005. p. 49-49.
-
SANTOS, S. F. ; SALLES, A. D. ; SOUZA, S. M. ; NASCIMENTO, F. . Os Índios Munduruku e as Cabeças-Troféu: a Respeito do Ritual e do Olhar Antropológico sobre a Simbologia. In: XXVII Jornada de Iniciação Científica e XVII Jornada de Iniciação Artística e Cultural do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. Anais da XXVII Jornada de Iniciação Científica e XVII Jornada de Iniciação Artística e Cultural do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2005. p. 114-114.
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Holding the Heart in your Hands: Science and Social Imaginary. Proceedings of the VI World Congress on Mummy Studies , 2015.
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Preserving the Human Body: Going Beyond Biology. Proceedings of the VI World Congress on Mummy Studies , 2015.
-
SCHERER, L. Z. ; LESSA, A. ; SALLES, A. D. . Alterações Entésicas e Mobilidade Terrestre em Grupos Pré-coloniais Litorâneos do Sul do Brasil. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia , 2015.
-
SALLES, A. D. . Humanidades Médicas: Anatomia no Primeiro Passo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Dor Lombar: Correlação Anatomo-Clínica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Humanidades Médicas: Anatomia no Primeiro Passo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. ; GARRIDO, R. . A Ênfase em Biociência Legal e Estágios. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Dor Lombar: Correlação Anatomo-Clínica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Humanidades Médicas: Anatomia no Primeiro Passo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Arqueologia Forense: Trauma, Violência e Morte ao Longo da História. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. ; GARRIDO, R. . Ênfase em Biociência Legal e Estágios. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Arqueologia Funerária. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. ; GARRIDO, R. . Ênfase em Biociência Legal e Estágios. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Arqueologia Funerária. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Humanidades Médicas: Anatomia no Primeiro Passo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Dor Lombar: Correlação Anátomo-Clínica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Dor Lombar: Correlação Anátomo-Clínica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. . Bioantropologia ? Nos Passos da Humanidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Humanidades Médicas: Anatomia no Primeiro Passo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Humanidades Médicas: Anatomia no Primeiro Passo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Arqueologia Funerária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Arqueologia Funerária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Dor Lombar: Correlação Anátomo-Clínica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Bipedalismo: Ajustes Anatômicos e Biomecânicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SALLES, A. D. . Dor Lombar: Correlação Anátomo-Clínica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . O que há, de fato, no subsolo? Iniciando a prática médica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Introdução à Biomecânica Articular e Cinesiologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Arqueologia Funerária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Arqueologia Forense: Trauma, Violência e Morte ao Longo da História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . OSTEOPOROSE: O QUE A ANATOMIA PODE REVELAR?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Arqueologia Funerária: A Anatomia em Novos Espaços. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Introdução à Biomecânica Articular e Cinesiologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . O que há, de fato, no subsolo? Iniciando a prática médica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Dor Lombar: Correlação Anátomo-Clínica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Arqueologia Funerária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Dor Lombar: Correlação Anátomo-Clínica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . O que há, de fato, no subsolo? Iniciando a prática médica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Introdução à Biomecânica Articular e Cinesiologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Introdução à Paleopatologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Osteologia Aplicada à Paleopatologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Osteobiografia: A História Contada nos Ossos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . O que há, de fato, no subsolo? Iniciando a prática médica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Apresentação do Trabalho: 'Estimate of femur and tibia length from measurements of their segments: comparing groups and sex'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SALLES, A. D. . Apresentação do Trabalho: 'Climbing the mountains: a discussion about osteolytic formations in gastrocnemius enthesis. Praia da Tapera series (SC), Brazil'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SALLES, A. D. . Evolução Humana: O Bipedalismo e seus Ajustes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Sistema Locomotor e Bioarqueologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Osteobiografia: Bases para as Análises Paleopatológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Osteologia: Bases para as Análises Paleopatológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Introdução à Biomecânica Articular e Cinesiologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Introdução à Biomecânica Articular e Cinesiologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . O que há, de fato, no subsolo? Iniciando a prática médica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . A Anatomia além dos Corpos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; SILVA, A. L. ; BASTOS, M. Q. R. ; BITTAR, V. S. ; ANDRADE, V. S. ; FARIA, L. B. . Laboratório Didático de Bioarqueologia: Estendendo as Parcerias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; Santos, SF ; LESSA, A. ; REIS, S. B. ; MERAT, A. A. . Arqueologia Funerária: Distanciamento e Familiarização Cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. . Bipedalismo Humano: Ajustes Anatômicos e Funcionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . O que há, de fato, no subsolo? Iniciando a prática médica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Dor Lombar: Correlação Anátomo-Clínica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Introdução à Biomecânica Articular e Cinesiologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; REIS, S. B. . Convidando a Uma Viagem Através do Tempo: A Evolução Humana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. . Entre Múmias e Dinossauros: O Fascínio dos Vasos Gregos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; REIS, S. B. ; MERAT, A. A. ; ANDRADE, V. S. ; FARIA, L. B. . Ciência até os Ossos no Mundo do Futebol: Divulgando Ciência nas Redes Sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. . O que há, de fato, no subsolo? Iniciando a prática médica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Dor Lombar: Correlação Anátomo-Clínica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Reflexões sobre o Anatômico: Iniciando o Curso de Enfermagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Introdução à Biomecânica Articular e Cinesiologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Osteologia Aplicada à Paleopatologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; MERAT, A. A. ; CARVALHO, C. R. F. . Luzia: História e Arte na Reconstrução do Passado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Holding the Heart in your Hands: Science and Social Imaginary. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; AMARAL, J. C. O. . Preserving the Human Body: Going Beyond Biology. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SALLES, A. D. ; Santos, SF ; REIS, S. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . O Coração e suas Simbolizações ao Longo da História. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Festim Funerário: Alimento da Alma. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. B. ; SANTOS, V. M. ; ANDRADE, V. S. ; CARDOSO, V. C. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . O Coração: Um Espaço Interditado na Reentrada na Vida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, V. M. ; Alessandra Alves Thole ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Sambaquis: A Construção Monumental do Passado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. . Introdução à Biomecânica Articular e Cinesiologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Introdução à Biomecânica Articular e Cinesiologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . O que há, de fato, no subsolo? Iniciando a prática médica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Bipedia: Ajustes Anatômicos e Funcionais do Esqueleto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Osteologia Aplicada à Paleopatologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALLES, A. D. . Ciência até os Ossos: A Caixa de Escavação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. . Trouxe uma Pedrinha para Você: A Educação Patrimonial em Foco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. . A História Sendo Tocada: Uma Experiência Do Museu Nacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; SANTOS, S. F. ; Kormann, ML ; BITTAR, V. S. ; FREITAS, V. G. ; SANTOS, V. M. . Sustentabilidade: Mantendo a História Viva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; SANTOS, S. F. ; BITTAR, V. S. ; SANTOS, V. M. ; Kormann, ML ; FREITAS, V. G. . Para Toda a Eternidade: a Mumificação e a Desidratação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; SILVA, E. C. ; SILVA, R. M. G. E. . Projeto Ciência até os Ossos: Primeiras Atividades e Desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. ; CARBALLO, C. B. ; LIMA, D. S. P. S. . Estimativa do Comprimento do Fêmur em Material Fragmentado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; FREITAS, E. C. B. ; PEREIRA, T. C. ; COELHO, A. F. . Raça e Desempenho Esportivo: O Olhar dos Estudantes de Educação Física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. B. ; Ferreira, SG ; ALVES, L. R. . Os ossos humanos como fonte de leitura histórica: Uma apresentação à sociedade (a Feira de Ciência do Museu Nacional). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; SILVA, A. L. ; NUNES, R. A. . Criação de uma coleção didática de ossos e dentes humanos de indivíduos subadultos para treinamento em Bioarqueologia e Antropologia Forense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WESKA, T. F. ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. . Atividade Física e Comprometimento Osteoarticular na Série Esquelética do Sambaqui de Cabeçuda, SC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PICALUGA, R. L. F. ; CARVALHO, C. R. F. ; SALLES, A. D. . Esporões de Calcâneo e Reações Ósseas nas Séries Esqueléticas do Sambaqui Zé Espinho, Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CUNHA, L. O. C. ; SALLES, A. D. ; SILVA, A. L. ; CARVALHO, C. R. F. . Bioarqueologia dos Remanescentes Esqueléticos Humanos recuperados no Galeão São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CUNHA, L. O. C. ; SALLES, A. D. ; LOCKS, M. ; CARVALHO, C. R. F. . Os Remanescentes Esqueléticos recuperados do Sitio PAPI-01-SC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PICALUGA, R. L. F. ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. . O Potencial Informativo da Área de Fixação do Ligamento Costoclavicular enquanto Marcador de Estresse Físico em Populações Pré-Históricas: Estudo Preliminar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; CARVALHO, C. R. F. ; SILVA, A. L. ; BASTOS, M. Q. R. . A História Escrita nos Ossos: Osteobiografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CUNHA, L. O. C. ; SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. . Os remanescentes esqueléticos recuperados no Galeão São Paulo, Pernambuco, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; SOUZA, S. M. . Estimating Humeral Length From Measurements of several proximal and distal segments. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; CARVALHO, C. R. F. ; SILVA, H. P. ; SOUZA, S. M. ; TONOMURA, E. T. . Propriedades Geométricas da Diáfise Umeral e a Atividade Física: Estudo de Restos Esqueléticos do Sambaqui da Beirada, Saquarema, Litoral do Rio de Janeiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; SOUZA, S. M. ; ALEXANDRE, D. J. A. ; TEIXEIRA, A. ; ARAUJO, R. . Facet Tropism and the Relationship to Spine Degenerative Lesions: Investigation on Skeletal Remains of the Furna-do-Estrago Population, Pernambuco State, Brazil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. ; TEIXEIRA, A. ; ALEXANDRE, D. J. A. ; ARAUJO, R. . Musculoskeletal Stress Markers on Skeletal Remains of Cabeçuda Shellmound Population, Laguna, Santa Catarina, Brazil: A Biocultural Approach. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALLES, A. D. . Revisão Técnica - Anatomia, Sobotta ? O Livro Didático. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2018. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Revisão Técnica - Paulsen ? Sobotta, Atlas Prático de Dissecção de Anatomia Humana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Revisão Técnica - Netter Atlas de Anatomia Humana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Avaliação e Consultoria - Grays Surface Anatomy and Ultrasound. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2017. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Atlas de Cirurgia Oral e Maxilofacial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Atlas de Anatomia Pélvica e Cirurgia Ginecológica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Potter - Fundamentos de Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Diagnóstico de Imagem: O Cérebro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Cleland - Netter Exame Clínico Ortopédico. Elsevier, 2016. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Trauma Ortopédico: Gerenciando Fraturas na Emergência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Atlas de Anatomia em Imagens. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Endossonografia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Reumatologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Gastroenterologia. Correlações Endoscópicas e Patológicas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Livro Texto da Coluna Cervical. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Guia de Exame Físico para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Atlas de Trauma e Técnica Cirúrgica em Emergência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Gray Anatomia Clinica para Estudantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Anatomia e Acessos Cirúrgicos do Netter. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Diagnóstico por Ultrassom: Musculoesquelético. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Murray & Nadel Tratado de Medicina Respiratória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Guyton & Hall Fundamentos de Fisiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Curso Intensivo de Medicina Baseada em Evidências. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Cummings Otorrinolaringologia: Cabeça e Pescoço. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Nelson Tratado de Pediatria. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Cirurgia Plástica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Terapia Abrangente com Medicamentos de Uso Dermatológico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Netter Atlas de Anatomia Humana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Netter Coleção de Ilustrações Médicas ? Sistema Cardiovascular. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Netter Anatomia Clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Netter Coleção de Ilustrações Médicas: Sistema Musculoesquelético. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2014. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Cirurgia Plástica da Mama. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2014. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Park Cardiologia Pediátrica. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2014. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Transtornos da Homeostase do Cálcio e do Fósforo no Recém-Nascido e no Lactente. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2014. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Creasy & Resnick ? Medicina Materno Fetal. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2014. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Klaus & Fanaroff, Alto Risco em Neonatologia. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2013. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Fenichel Neurologia Clínica Pediátrica: Sinais e Sintomas e Abordagem dos Sintomas. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2013. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Imagens do Cérebro. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2013. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Netter Coleção de Ilustração Médicas.. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Gray Anatomia Básica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Grays Anatomia para Estudantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. (Tradução/Outra).
-
SALLES, A. D. . Insall & Scott Cirurgia do Joelho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Urden, Prioridades em Cuidados Críticos de Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Revisão Técnica - Dângelo e Fattini Anatomia Sistêmica e Segmentar. Rio de Janeiro: Atheneu, 2011. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Wheeler - Anatomia Dental Fisiologia e Oclusão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. (Tradução/Outra).
-
SALLES, A. D. . McMinn Atlas Colorido de Anatomia da Cabeça e Pescoço. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Bloqueios de Nervos Periféricos e Alívio da Dor Peri-Operatória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. (Tradução/Outra).
-
SALLES, A. D. . Cirurgia do Trauma Ortopédico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Netter Flash Cards Anatomia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. (Tradução/Outra).
-
SALLES, A. D. . Netter Atlas de Anatomia Humana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Atlas de Anatomia Humana por Imagens. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. (Tradução/Outra).
-
SALLES, A. D. . Revisão Técnica - Sobotta Atlas de Anatomia Humana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Grays Anatomia: A Base Anatômica da Prática Clínica. Philadelfia: Ed. Churchill Livingstone - Elsevier, 2010. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Gray - Revisão de Anatomia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Revisão Técninca - Wurzinger Anatomia, 2009. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Material Web - Netter Atlas de Anatomia Humana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. (Tradução/Outra).
-
SALLES, A. D. . Revisão Técnica - Gilroy, Atlas de Anatomia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Costanzo - Fisiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Revisão Técnica - Prometheus Atlas de Anatomia. Cabeça e Neuroanatomia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Revisão Técnica - Prometheus Atlas de Anatomia. Pescoço e Órgãos Internos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Revisão Técnica - Prometheus Atlas de Anatomia. Anatomia Geral e Aparelho Locomotor. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Revisão Técnica - Atlas de Anatomia Aplicada dos Animais Domésticos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Biologia PNLEM 2007 - Volume II - Biologia dos Organismos (Revisão Técnica). São Paulo: Editora Moderna, 2005 (Tradução (Revisão Técnica)).
-
SALLES, A. D. . Biologia PNLEM 2007 - Volume I - Biologia das Células (Revisão Técnica). São Paulo: Editora Moderna, 2005 (Tradução (Revisão Técnica)).
-
SALLES, A. D. . Revisão Técnica - Anatomia: Atlas e Texto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. (Tradução/Livro).
-
SALLES, A. D. . Biomecânica Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993. (Tradução/Livro).
Outras produções
SALLES, A. D. . Curador das Coleções de Referência e Didáticas do Setor de Antropologia Biológica do Museu Nacional/UFRJ. 2013.
SALLES, A. D. . Escavação do sítio arqueológico: Sambaqui Cubatão I, para fins de Análise Paleodemográfica, Paleopatológica e Bioarqueológica. 2007.
SALLES, A. D. . Pergunte ao Professor. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SALLES, A. D. ; SILVA, A. L. ; BASTOS, M. Q. R. . Antropologia Biológica: Uma Leitura do Passado. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. . Bioantropologia: Nos Passos da Humanidade, Exposição de Evolução Humana do Museu Nacional. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALLES, A. D. . Nos Passos da Humanidade: A Evolução do Homem. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Textos e Imagens de Divulgação Científica).
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. . Bioantropologia: Nos Passos da Humanidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALLES, A. D. . Osteobiografia: A História Contada nos Ossos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. . Osteobiografia: A História Escrita nos Ossos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. . Anatomia na Reconstrução Bioarqueológica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. . Bioantropologia: Nos Passos da Humanidade, Exposição de Evolução Humana do Museu Nacional. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALLES, A. D. ; REIS, S. B. ; BITTAR, V. S. ; BASTOS, M. Q. R. ; SANTOS, S. F. ; SILVA, A. L. ; FACURI, C. P. ; BRANCAGLION JUNIOR, A. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Por dentro das múmias: mumificação e técnicas não invasivas de estudo. Exposição virtual Rio de Janeiro: Museu Nacional. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Textos e Imagens de Divulgação Científica).
SALLES, A. D. ; BITTAR, V. S. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. B. ; BRANCAGLION JUNIOR, A. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Estudo de Caso: Sha-Amun-em-su. In: Por dentro das múmias: mumificação e técnicas não invasivas de estudo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Textos e Imagens de Divulgação Científica).
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; BASTOS, M. Q. R. ; SILVA, A. L. ; REIS, S. B. . Uso de imagens em investigações Bioarqueológicas. In: Por dentro das múmias: mumificação e técnicas não invasivas de estudo.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Textos e Imagens de Divulgação Científica).
SALLES, A. D. ; BITTAR, V. S. ; REIS, S. B. ; RODRIGUES-CARVALHO, C. . Estudo de caso: Bloco da Lapa do Caetano. In: Por dentro das múmias: mumificação e técnicas não invasivas de estudo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Textos e Imagens d eDivulgação Científica).
SALLES, A. D. . Bipedia: Ajustes Anatômicos e Funcionais do Esqueleto. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SALLES, A. D. . Parecer em Artigo Científico. 2012. (Parecer em Artigo Científico).
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. B. . Uma Viagem ao Passado: Analisando a Cultura Sambaqui. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, C. R. F. ; SALLES, A. D. ; SILVA, A. L. ; REIS, S. B. . Introdução à Antropologia Biológica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. ; REIS, S. B. . Uma Viagem ao Passado: Analisando a Cultura Sambaqui. 2010. (Projeto de Extensão).
SALLES, A. D. . Curso de Imagenologia Aplicada à Clínica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. . Ressignificando o Passado: Antropologia e História. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, C. R. F. ; SALLES, A. D. ; SOUZA, S. M. ; SILVA, A. L. ; BASTOS, M. Q. R. ; SANTOS, J. R. L. ; REIS, S. ; SILVA, L. G. L. ; CARVALHO, L. F. ; RODRIGUES, M. D. . Ciência até os ossos. Divulgação e estímulo à ciência a partir dos estudos bioantropológicos/bioarquelógicos do esqueleto. 2009. (Projeto de Extensão).
SALLES, A. D. . A Coluna Vertebral e o Estresse Mecânico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. ; SANTOS, S. F. . Um Encontro com o Passado: A Respeito dos Sambaquis. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. . Noções de Anatomia Óssea e Osteologia para os Estudos Arqueológicos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALLES, A. D. . Outros Olhares sobre o Corpo Humano. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SALLES, A. D. . Biomecânica da Marcha. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. . I Curso Prático Internacional de Instrumentação em Coluna Vertebral. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. . Propriedades geométricas do osso cortical: uma abordagem bioantropológica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALLES, A. D. . Criação de textos sobre Corpo Humano para o Projeto Ensino à Distância. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Textos Didáticos).
SALLES, A. D. . Anatomia por Imagens. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. . Biomecânica do Sistema Locomotor. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. . Biomecânica do Sistema Locomotor. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. . Biomecânica da Marcha. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALLES, A. D. . Biomecânica do Sistema Locomotor. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Bioarqueologia Estilos de Vida, Saúde e Morte em Perspectiva Biocultural, Descrição: As pesquisas realizados pelo grupo tem como objetivo principal conhecer o estilo de vida (atividades cotidianas e rituais, relações intra e intergrupais, dieta, mobilidade, saúde e demografia) de populações pretéritas através da associação de dados biológicos, arqueológicos e ambientais. O desenvolvimento das pesquisas em remanescentes humanos vem subsidiando novos aportes teóricos principalmente no âmbito da arqueologia/bioarqueologia de grupos litorâneos, assim como novos aportes metodológicos aplicados aos estudos paleoepidemiológicos em geral. Desta forma, vem contribuindo há mais de uma década para a consolidação da Bioarqueologia brasileira no meio acadêmico nacional e internacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Adilson Dias Salles - Integrante / Sheila Mendonça de Souza - Integrante / Murilo Quintans RIbeiro Bastos - Integrante / Silvia Barreiros dos Reis - Integrante / Claudia Rodrigues-Carvalho - Integrante / Victor de Souza Bittar - Integrante / Luciane Zanenga Scherer - Integrante / Andrea Lessa - Coordenador / Guadalupe do Nascimento Campos - Integrante / João Gustavo Alves Chá Chá - Integrante / Osvaldo Paulino da Silva - Integrante / Paula Ribeiro Ciochetto - Integrante / SimonPierre Noel Robert Gilson - Integrante / Veronica Wesolowski de Aguiar e Santos - Integrante.
-
2011 - Atual
Gente, plantas e bichos: uma investigação multidisciplinar sobre o ritual funerário em dois importantes sambaquis do sul de Santa Catarina (Jabuticabeira-II e Cabeçuda), Descrição: Este projeto visa investigar o ritual funerário em dois sambaquis de grande porte localizados no litoral Sul de Santa Catarina, a partir de escavações em áreas funerárias dos sambaquis Jabuticabeira-II e Cabeçuda. Esta iniciativa prevê dar continuidade a estudos em sambaquis do litoral de Santa Catarina, para os quais existe a hipótese de que estes sítios monumentais seriam espaços relacionados principalmente ao sepultamento dos mortos. Através de estudos multidisciplinares integrando a prática arqueológica a análises específicas como a antracologia, o estudo de micro-restos vegetais, a bioarqueologia e a zooarqueologia, espera-se contribuir não só para uma melhor compreensão do ritual funerário, como apresentar novas informações sobre o sistema de subsistência, o modo de vida dos sambaquieiros e sua relação com o meio, a partir de indicadores de paisagem, de uso de vegetais e da fauna e das variações de saúde nos construtores de sambaqui. Além disso, espera-se obter dados mais consistentes sobre uso de vegetais em contexto ritual funerário sambaquieiro e sobre a utilização de alimentos de origem vegetal e animal no ritual funerário dos sítios estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adilson Dias Salles - Integrante / Renata Lara Fontenelle Picaluga - Integrante / Verônica Reis de Castro - Integrante / Maria Dulce Barcellos Gaspar de Oliveira - Integrante / Elisabeth Christina da Silva - Integrante / Claudia Rodrigues-Carvalho - Integrante / Rita Scheel Ybert - Coordenador / Ana Paula Teixeira de Mello - Integrante / Camila De Mattos Lins Vaz - Integrante / Caroline Fernandes Caromano - Integrante / Celia H. Boyadjian - Integrante / Daniela Magalhães Klokler - Integrante / Gina Faraco Bianchini - Integrante / Juliana Da Silva Coelho - Integrante / Leandro Matthews Cascon - Integrante / Lilian Cardoso E Silva Costa Pinto - Integrante / Mariana De Beauclair D De Oliveira - Integrante / Paulo Antonio Dantas Deblasis - Integrante / Silvia Alves Peixoto - Integrante / Sabine Eggers - Integrante / Sabrina Queiroz de Farias - Integrante / Thaís Alves Pereira Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2010 - Atual
Antropologia Física e Coleções de Referência: Estudo e Recuperação de Séries Esqueléticas Históricas oriundas de Exumações de Cemitérios Urbanos, Descrição: Este projeto procura reunir documentação e informação relativa a coleções esqueléticas cemiterais do setor de Antropologia Biológica do Museu Nacional/UFRJ, constituídas principalmente por crânio, para entender quais os motivos que levaram os antropólogos físicos a montarem estas coleções em meados do séc. XX, época na qual a craniologia/craniometria já estava ultrapassada. Espera-se que a partir deste projeto seja possível revitalizar estas coleções, conferindo-lhes o potencial de coleções de referência, e contribuir para a discussão das perspectivas dos antropólogos físicos/biológicos ao longo da história da instituição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adilson Dias Salles - Integrante / Andersen Liryo da Silva - Coordenador / Sheila Mendonça de Souza - Integrante / Claudia Rodrigues-Carvalho - Integrante.
-
2009 - Atual
Biometria. Agrupando Dados na Variabilidade Brasileira, Descrição: A falta de um banco de informações a respeito dos dados biométricos da população brasileira tem criado dificuldades na definição de parâmetros referenciais sobre as mensurações do corpo. Não raras vezes usamos parâmetros estranhos à população brasileira na definição de padrões de normalidade corporal. Os prontuários de hospitais dispõem de dados sobre uma série de medidas de pacientes ambulatoriais ou internados e as forças armadas abrigam, em seus registros, informações biométricas sobre o seu contingente. Contudo, se no primeiro caso os dados se restringem a pessoas doentes ou com lesões, no segundo, as informações não se distribuem amplamente em relação a sexo e idade. Assim, surgem as academias de musculação ou de ginástica como uma fonte potencial de dados a respeito de medidas corporais, em um grupo composto por pessoas normais de ambos os sexos e dispostas em uma faixa etária mais ampla. Nesse viés, o nosso projeto propõe a construção de um banco de dados a partir de informações oriundas de arquivos de academias do Rio de Janeiro, criando possibilidades de iniciar a construção de parâmetros de referências sobre as principais medidas corporais de uma população sadia e a correlação desses dados entre si, respaldadas por um referendum das comissões de ética em pesquisa que analisam os trabalhos produzidos a partir de informações de arquivos desativados. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adilson Dias Salles - Coordenador.
-
2008 - Atual
Revisitando a coleção osteológica humana do Sambaqui de Cabeçuda, SC: recuperação de informações, produção de novos dados e reconstrução de seu potencial informativo., Descrição: Recuperar o potencial informativo da coleção do Sambaqui de Cabeçuda. Espera-se que através de pesquisa bibliográfica, documental e iconográfica; de análises diretas no material osteológico (datações, revisões detalhadas dos remanescentes, investigações bioarqueológicas etc.) e vistorias no sítio seja possível reconstruir parte significativa do contexto original dessa coleção, permitindo a delimitação de uma ou mais séries de grande valor informativo, para a bioarqueologia, a arqueologia funerária e os estudos dos grupos construtores de sambaqui em geral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adilson Dias Salles - Integrante / Renata Lara Fontenelle Picaluga - Integrante / Verônica Reis de Castro - Integrante / Pedro Sucupira de Toledo - Integrante / Maria Dulce Barcellos Gaspar de Oliveira - Integrante / Claudia Rodrigues-Carvalho - Coordenador.
-
2004 - Atual
Saúde e estilos de vida em populações pré-históricas, Descrição: Trata-se de grande projeto de investigação, a partir do qual, diferentes subprojetos foram concebidos a fim de recuperar informações relevantes para a reconstrução de padrões de estilos de vida e saúde/doença na pré-história. As investigações se dão através da análise de diferentes marcadores osteológicos pré-selecionados em restos esqueléticos humanos de populações recuperadas em contexto arqueológico. Encontra-se em desenvolvimento investigações referentes a crescimento e desenvolvimento/físico, paleoepidemiologia de infecções, saúde bucal e marcadores de estresse ocupacional. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adilson Dias Salles - Integrante / Renata Lara Fontenelle Picaluga - Integrante / Andersen Liryo da Silva - Integrante / Verônica Reis de Castro - Integrante / Pedro Sucupira de Toledo - Integrante / Sheila Mendonça de Souza - Integrante / Murilo Quintans RIbeiro Bastos - Integrante / Claudia Rodrigues-Carvalho - Coordenador / Maria Cristina Tenório de Oliveira - Integrante / Dalila Ferreira Brito - Integrante / Juliana Machado de Carvalho - Integrante / Jan Ptak Gerep - Integrante.
Prêmios
2019
Homenageado pelo Instituto de Ciências Biomédicas/UFRJ, pela dedicação ao ensino e à pesquisa ao longo da carreira acadêmica, por ocasião da passagem dos 70 anos de idade, em 04 de setembro de 2019., Instituto de Ciências Biomédicas/Centro de Ciências da Saúde/UFRJ.
2018
Menção Honrosa na 9ª Semana de Integração Acadêmica ? 40ª jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2016
Homenageado pelos formandos do 2o semestre de 2012 docurso de Licenciatura em Educação Física, no evento de colação de grau da Escola de Educação Física e Desportos, da UFRJ, em 14 de outubro de 2016., Escola de Educação Física e Desportos/UFRJ.
2013
Menção Honrosa no X Congresso de Extensão da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2012
Menção Honrosa pelo Trabalho de Extensão: História sendo Tocada -Uma Experiência do Museu Nacional. Área temática: Cultura, 9 Congresso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR-5).
2008
Homenageado pelos formandos do 1o semestre de 2008 do curso de Licenciatura da Escola de Educação Física da UFRJ., Escola de Educação Fìsica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2007
Homenageado pelos formandos do 1o semestre de 2007 do curso de Licenciatura da Escola de Educação Física da UFRJ, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Biomédicas. , Avenida Carlos Chagas Filho, 373 - CCS, Bloco F, sala 13, Ilha do Fundão, 21941-902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25626461, Fax: (21) 22900587
Experiência profissional
2016 - Atual
Instituto de Ciências BiomédicasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia do Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Anatomia para Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia para Educação Física (Licenciatura)
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia do Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Anatomia para Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia para Educação Física (Licenciatura)
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia do Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MNA 808 - Pesquisa de Tese de Doutorado
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia do Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Anatomia para Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia para Educação Física (Licenciatura)
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Anatomia para Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia para Educação Física (Licenciatura)
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia do Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Educação Física (Licenciatura), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia do Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
03/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina BMWU03 - Estágio de Laboratório de Antropologia Biológica (Museu Nacional) na Área Integrativa
-
03/2018 - 06/2018
Ensino, Educação Física (Licenciatura), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana
-
03/2018 - 06/2018
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia do Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
08/2016 - 01/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia do Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia do Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia do Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia do Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina BMW125 ? Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Estágio em Laboratório, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina BMWU03 - Estágio de Laboratório de Antropologia Biológica (Museu Nacional) na Área Integrativa
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BM125 Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Estágio em Laboratório, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BMWU03 - Estágio de Laboratório de Antropologia Biológica - Área Integrativa
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia para Educação Física (Licenciatura)
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia para Educação Física (Licenciatura)
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Medicina MI (Anatomia Humana)
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programa Curricular Interdepartamental de Sistema Nervoso (Medicina)
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Laboratório (Área Integrativa): Antropologia Biológica
-
03/2013 - 06/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia para Educação Fisica (Licenciatura)
-
03/2013 - 06/2013
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aparelho Locomotor e Antropologia Biológica
-
03/2013 - 06/2013
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Medicina MI (Anatomia Humana)
-
03/2013 - 06/2013
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programa Curricular Interdepartamental de Sistema Nervoso (Medicina)
-
03/2013 - 06/2013
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Laboratório (Área Integrativa) - Antropologia Biológica
-
01/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia para o Curso de Licenciatura em Educação Física (turma B)
-
01/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Biológicas: Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana e Antropologia Biológica
-
01/2012 - 12/2012
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia MI
2010 - Atual
Museu NacionalVínculo: Outro (Pesquisador), Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro do Departamento de Antropologia, Museu Nacional, UFRJ. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, do Departamento de Antropologia, Museu Nacional, UFRJ. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geologia do Quaternário, Departamento de Geologia e Paleontologia, Museu Nacional, UFRJ. Cedido pelo Instituto de Ciências Biomédicas ao Museu Nacional, com uma carga de 20 horas semanais em cada Instituição. Curador das Coleções de Referências/Didáticas do Setor de Antropologia Biológica do Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
Atividades
-
03/2013
Ensino, Mestrado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina MNQ735 - Estudos Dirigidos em Bioarqueologia II
-
03/2013
Ensino, Geologia do Quaternário, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MNG-609 Evolução Humana - Bipedia: Ajustes Anatômicos e Funcionais
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MInistrou a Diisciplina MNA 808 - Pesquisa de Tese de Doutorado da aluna Gislaine Freitas Costa (matrícula 116083685) no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, do Museu Nacional/UFRJ
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para o aluno Carlos Eugênio Libano Soares (matrícula 118083615), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para a aluna Gisele Negreiros dos Santos (matrícula 117020957), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para a aluno Jasiel Alves (matrícula 118015256), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para o aluno José Maurício da Silva (matrícula 118015183), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para a aluna Leidiana Alves da Mota (matrícula 117074192), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para o aluno Leonardo Judice Amatuzzi (matrícula 116085904), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para o aluno Lucas Braga da Silva (matrícula 117107042), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para a aluna Luciana Zanenga Scherer (matrícula 117021015), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para o aluno Marcos Davi Duarte da Cunha (matrícula 118015109), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para o aluno Marcos Paulo de Melo Ramos (matrícula 117019582), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para o aluno Pedro Luiz Diniz von Seehausen (matrícula 117021068), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para a aluna Pollyana Calado de Freitas (matrícula 119010429), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para o aluno Carlos Eugênio Libano Soares (matrícula 118083615), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a Disciplina MNA 808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado para o aluno Flavio André Gonçalves da Silva (matrícula 118015167), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Museu Nacional/UFRJ.
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MNA808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado, Ministrou a Disciplina MNA808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado, para a aluna Gabriela Sartori Mingatos (matrícula 17074045), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, do Departamento de Antropologia, do Museu Nacional/UFRJ
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MNA708 ? Pesquisa de Dissertação de Mestrado, Ministrou a Disciplina MNA708 ? Pesquisa de Dissertação de Mestrado, para a aluna Ana Flávia Barbosa Rosa (matrícula 117019613), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, do Departamento de Antropologia, do Museu Nacional/UFRJ
-
07/2018 - 11/2018
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MNA808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado (aluna: Gabriela Sartori Mingatos)
-
07/2018 - 11/2018
Ensino, Mestrado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MNA 708 Pesquisa de Dissertação de Mestrado (aluna: Ana Flávia Barbosa Rosa)
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MNA808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado (aluno Luiz Octávio de Castro Cunha)
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MNA808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado (aluno: Rafael Lemos de Souza)
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MNA808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado, Ministrou a disciplina MNA808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado, para o aluno Luiz Octávio de Castro Cunha (matrícula 113135572), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, do Departamento de Antropologia, do Museu Nacional, UFRJ
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Doutorado em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MNA808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado, Ministrou a Disciplina MNA808 ? Pesquisa de Tese de Doutorado, para o aluno Rafael Lemos de Souza (matrícula 116005962), no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, do Departamento de Antropologia, do Museu Nacional, UFRJ
-
03/2014 - 06/2014
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MNA 776 - Leituras em Antropologia Biológica
2016 - 2016
Faculda de Medicina da Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional:
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adilson Dias Salles e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?