Márcio Felipe da Rocha e Silva

Doutorando e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC), Paraguai, com título de mestrado revalidado pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), em Santos (SP), em 4 de julho de 2025, via Plataforma Carolina Bori. Jornalista graduado e Relações Públicas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Jornalismo e Marketing Político pelo Instituto de Ensino do Piauí (IEMPI) em parceria com a Faculdade Camilo Filho. Bacharel em Turismo pela UNINASSAU. Atua nas áreas de Educação, Comunicação e Marketing, com publicações em revistas acadêmicas no Mercosul e na Europa. Autor de obras literárias e membro titular da cadeira 30 da Academia Piauiense de Poesia (ACAPP). Revisor da Revista Científica Diversitas da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Psicanalista Clínico registrado no Conselho Nacional de Psicanálise (CNP), n 09/3528, sob CBO 2515.50/2002.

Informações coletadas do Lattes em 28/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Maestria en Ciências del la Educación

2014 - 2018

Universidad Tecnológica Intercontinental
Título: O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, DE TERESINA (PI), COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DOS RESULTADOS DA ESCOLA E DA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM..., Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Júlio Cézar Cardozo Rólon
Palavras-chave: tic's; LIES; Qualidade na aprendizagem; Planejamento; Formação continuada; Práticas docentes. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inovação Curricular. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia na educação.

Especialização em Jornalismo e Marketing Político

2010 - 2016

Faculdade Camilo Filho (FCF)
Título: DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO MARKETING POLÍTICO E DA PROPAGANDA ELEITORAL NO BRASIL AO SUCESSO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS
Orientador: Samantha Castelo Branco

Graduação em Relações Públicas

2018 - 2021

Universidade Estadual do Piauí
Título: ANÁLISE DE DISCURTSO COMUNICACIONAL NO INTAGRAN: UMA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DA NOTA DA EMPRESA BEYOUNG NO CASO DUDA REIS
Orientador: Sônia Maria dos Santos

Graduação em Comunicação Social

2014 - 2019

Universidade Estadual do Piauí
Título: Fake News Pelo Olhar de Webjornalistas dos Portais AZ e G1, de Teresina -PI: Percepções Sobre as Noticias Falsas Impactando o Trabalho Jornalístico
Orientador: Sonia Maria dos Santos Carvalho

Graduação em Bacharel em Turismo

2001 - 2009

UNINASSAU/TERESINA (PI)
Título: PUBLICIDADE E DA PROPAGANDA APLICADA AO TURISMO: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DA PIEMTUR EM PROL DO TURISMO PIAUIENSE.
Orientador: Laura Bastos

Curso técnico/profissionalizante

1988 - 1989

Escola Tecnica Estadual Governador Dirceu Mendes Arcoverde

Ensino Médio (2º grau)

1985 - 1987

Colégio Sinopse

Ensino Fundamental (1º grau)

1976 - 1984

Unidade Escolar Meta

Formação complementar

2012 - 2012

Curso de Língua Japonesa. (Carga horária: 60h). , Centro Piauiense de Cultura Japonesa, CPCJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo.

Participação em eventos

Pré XVIII COLOQUIO INTERNCIONAL EN GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICA.Gestión Estratégica y Gobernanza Universitaria Orientada para el Desarrolo Sostenible. 2018. (Simpósio).

II Simpósio Estadual dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Paiuí.II Simpósio Estadual dos Profissionais da educação Básica do Piauí. 2017. (Simpósio).

II SIMPÓSIO INSTITUCIONAL E INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO: PESQUISA CIENTÍFICA SEM FRONTEIRAS (UFPI / UTIC).II Simpósio Institucional e Internacional em Educação Sem Fronteira realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) - Asunción-PY.. 2017. (Simpósio).

I Simposio Internacional de Educação.Tic's Tabus e Paradigmas na Implementação das Mídias INterativas em Sala de Aula. 2017. (Simpósio).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN CIENTIFICA EM LA EA EDUCACIÓN.Investigación Cinetífica en la Educación. 2017. (Simpósio).

I Simposio Internacional Sobre Educação.Tic's Tabus e Paradigmas na Implementação das Mídias Interativas em Sala de Aula. 2017. (Simpósio).

PESQUISA CIENTIFICA SEM FRONTEIRAS.Pesqisa Científica Sem Fronteiras. 2017. (Simpósio).

Ecomex.128º ENCOMEX - ENCONTROS DE COMÉRCIO EXTERIOR. 2008. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • ALBUQUERQUE, J. G. M. ; FREITAS, A. C. ; SILVA, M. F. R. ; PAULO, G. C. R. ; SILVA, S. M. P. ; SOUSA, L. M. S. . As Quadrilhas Juninas e o São João em Sergipe. PSICOLOGIA & SABERES , v. 9, p. 16-26, 2020.

  • SILVA, M. F. R. ; FREITAS, A. C. ; ALBUQUERQUE, J. G. M. ; SOUSA, L. M. S. ; SILVA, S. M. P. . INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO: PRÁTICAS A SEREM CONSTRUÍDAS SIGNIFICADAMENTE. Race Revista de Administração , v. 04, p. 81-91, 2019.

  • SILVA, M. F. R. . Da evolução histórica do marketing político na propaganda eleitoral no Brasil ao sucesso das campanhas presidenciais. REVISTA INTERNACIONAL DE APOYO A LA INCLUSIÓN, LOGOPEDIA, SOCIEDAD Y MULTICULTURALIDAD , v. 4, p. 92-106, 2018.

  • LEITE, D. F. C. (Org.) ; SILVA, M. F. R. (Org.) . Antologia De Escritores Contemporâneos: Marlete Dacroce e Convidados. 1. ed. Sinop (MT): Ações Literárias, 2021. v. 19. 120p .

  • GOIS, A. N. P. L. ; SILVA, M. F. R. . Setembro Poético - Antologia. 1. ed. Imperatriz (MA): Ethos, 2017. v. 1. 168p .

  • SILVA, M. F. R. . 7 Chaves e Um Segredo. 1ª. ed. Teresina (Pi): Gráfica Ipanema, 2012. v. 01. 110p .

  • SILVA, M. F. R. . Comunicação e Turismo: Estratégia de Marketing e Desenvolvimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SILVA, M. F. R. . Assessoria ao Cônsul Geral do Japão - Yokio Numata, em visita à Teresina. 2012.

SILVA, M. F. R. . Chefe do Núcleo de Comunicação da Semec - Secretaria Municipal de Educação/Teresina/Piauí/Brazil. 2011.

SILVA, M. F. R. . Parecer de Artigo Científico - Periódico multidisciplinar da Universidade Estadual de Alagoas - Artigo ?Pandemia, Sociedade, Turismo e setor aéreo : breve análise sob o olhar de pensadores contemporâneos?. 2020.

SILVA, M. F. R. . IV CONGRESSO NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO DELTA DO PARNAÍBA - CORUC - UFPI. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, M. F. R. . Café Com Felipe Rocha. 2020; Tema: Informações sobre política, economia, ciências, educação, tecnologia cultura, turismo, meio ambiente e outros.. (Blog).

SILVA, M. F. R. . Artes de Marcio - Semana Mestre das Artes. 2011 (Artes Visuais).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2018

    O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, DE TERESINA (PI), COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DOS RESULTADOS DA ESCOLA E DA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM..., Descrição: A pesquisa descreve ?O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC?s) nos Laboratórios de Informática Educativa (LIE?s) das escolas de ensino médio, da rede pública estadual, de Teresina (PI), como ferramenta de melhoria dos resultados da escola e da qualidade da aprendizagem dos alunos?. Para o desenvolvimento do estudo partiu de uma abordagem quantitativa, com tratamento descritivo, com o objetivo de levantar informações quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação nos Laboratórios de Informática Educativa das escolas da rede pública Estadual, da cidade de Teresina, Piauí, no ano de 2017. O estudo em questão teve como finalidade descrever os aspectos ligados as condições de uso das TIC?s (infraestrutura) e dos laboratórios de informática educativa como ferramenta de melhoria dos resultados da escola e da qualidade da aprendizagem dos alunos, para fins de ampliação dos estudos e informações sobre as novas tecnologias no contexto escola. A consecução dos objetivos da pesquisa partiu de um levantamento teórico e epistemológico sobre TIC, LIE e escola pública, numa perspectiva histórica dos antecedentes legais no Brasil e no estado do Piauí. O referido aporte teórico serviu de base para a abordagem metodológica do tema, com ênfase como processo pedagógico de inovação curricular que, por isso, foi referendado por uma vertente epistemológica com autores que abordam os impactos das tecnologias no ambiente escolar numa sociedade informacional e em constante transformação. A pesquisa mostrou que mesmo com a grande maioria dos docentes concordando que o uso das ferramentas tecnológicas contribui para os estudos e a aprendizagem dos alunos, há uma distância muito grande entre o que está proposto como aparato tecnológico no mercado atual das Tecnologias de Informação e Comunicação e às condições de uso dos laboratórios de informática educativa. A pesquisa mostrou que nas escolas esses aparatos tecnológicos são subutilizados, sem o apoio de uma formação de educadores, em especial no que se refere efetiva integração entre as práticas docentes e a inovação curricular. Outro aspecto preponderante foi à inexistência, na grande maioria das escolas, de um processo consistente de planejamento que incida na diversificação das práticas docentes tendo em vista a instauração de processos de diversificação das novas metodologias de uso de recursos das tecnologias de informação e comunicação, bem como de uso dos laboratórios de informática educativa como ferramentas a mais para melhoria de resultados tanto do aluno qualitativamente quanto da escola pública. Os dados da pesquisa evidencia uma contradição quantitativa, em relação ao que propõe o governo, como concretização das ações de acesso tecnológico nas escolas, via PROINFO, pois, na prática, estas se mostram aquém dos objetivos, metas e necessidades das escolas. A questão da internet é apontada nos resultados dessa pesquisa como uma dificuldade para o trabalho docente, com desafios a superar, em especial no que se refere à formação continuada de professores, para a efetiva integração das TIC na escola e no currículo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Márcio Felipe da Rocha e Silva - Coordenador / Julio Cesar Cardoso Rolon - Integrante.

Prêmios

2012

AMIGO DO FUNDEB, Câmara do FUNDEB/CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - TERESINA (PI).

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2013

Prefeitura Municipal de Teresina

Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Chefe do Núcleo de Comunicação da SEMEC, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Teresina (PI).

2014 - 2018

Universidad Tecnológica Intercontinental

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2005 - 2010

Portal de Noticias AZ

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Blogueiro e apresentador de web-tv, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.