Marcello Moreira

Possui graduação em Letras Vernáculas e Orientais pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa (1994) e doutorado em Literatura Brasileira pela mesma Universidade (2000). Atualmente é professor pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Desenvolve pesquisa sobre teorias da edição, com ênfase na história e crítica de métodos editoriais dos séculos XIX e XX, como os de Karl Lachmann e de Joseph Bédier. Desenvolve por ora pesquisa sobre as relações entre filologia e campo historiográfico, além de uma outra, com João Adolfo Hansen, sobre a oratória no Império Português - séculos XVI e XVII. Há anos pesquisa a cultura da manuscritura no mundo luso-brasileiro com o fim de descrever práticas e agentes da cultura escribal, assim como o funcionamento de artefatos bibliográficos-textuais, como cancioneiros poéticos e livros de mão de vária natureza. Ganhou com seu livro Critica Textualis in Caelum Revocata? Uma Proposta de Edição e Estudo da Tradição de Gregório de Matos e Guerra (Edusp, 2011) o Prêmio Jabuti na categoria "crítica literária", e também o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críicos de Arte (2015) pela edição e estudo da poesia atribuída a Gregório de Matos e Guerra, em co-autoria com João Adolfo Hansen. Tais edição e estudo foram indicados ao Prêmio Jabuti de 2015.

Informações coletadas do Lattes em 22/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Literatura Brasileira

1995 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Critica textualis in caelum revocata? Prolegômenos para uma edição crítica do corpus poético colonial seiscentista e setecentista atribuído a Gregório de Matos e Guerra
Orientador: João Adolfo Hansen
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: crítica textual; ecdótica; cultura escribal; história social; literatura brasileira; Gregório de Matos e Guerra. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa

1989 - 1994

Universidade de São Paulo
Título: Proposta para a edição crítica das cantigas de Galisteu Fernandes, Ano de Obtenção: 1994
Orientador: Heitor Megale
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: crítica textual; ecdótica; galisteu fernandes; trovadorismo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras Vernáculas e Orientais

1985 - 1988

Universidade de São Paulo

Pós-doutorado

2014

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

2020 - 2021

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Latim

, Lê Bem.

Galego

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Romeno

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Crítica Textual.

Organização de eventos

MOREIRA, M. . V Congresso Internacional de Linguística Histórica. 2021. (Congresso).

SANTOS, H. F. D. ; REIS, F. A. F. ; MOREIRA, M. . I Seminário do Núcleo de Cultura e Acervos Digitais. 2013. (Outro).

MOREIRA, M. ; SANTOS, H. F. D. . Colóquio Retóricas, Poéticas e Preceptivas Artísticas. 2012. (Outro).

MUNIZ, M. R. C. ; MAIA, Maria de Fátima Ribeiro ; MOREIRA, M. . Congresso Internacional da Abraplip. 2009. (Congresso).

ROCHA, M. L. ; MOREIRA, M. ; RICOTTA, L. . IV Seminário de Teoria e História Literária. 2008. (Congresso).

ROCHA, M. L. ; MOREIRA, M. ; RICOTTA, L. . III Seminário de Teria e História Literária. 2007. (Congresso).

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . II Seminário de Teoria e História Literária - SETHIL. 2006. (Congresso).

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. ; PINA, P. K. C. . I Seminário de Teoria e História Literária - SETHIL. 2005. (Congresso).

Participação em eventos

"IV Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - Cultura, Linguagem e Sociedade: conexões e desdobramentos e II Encontro Internacional de Pesquisas em Letras".GÊNERO HISTÓRICO E EXERCÍCIOS RETÓRICOS: UMA ANÁLISE DA ?HISTÓRIA DA PROVÍNCIA DE SANTA CRUZ?, DE PERO DE MAGALHÃES DE GANDAVO. 2023. (Seminário).

III Simpósio Internacional de Língua, Literatura e Interculturalidade (III SIELLI) e XXI Encontro de Letras.Júlia Lopes de Almeida: o papel das mulheres e do feminino no final do século XIX e início do XX. 2023. (Seminário).

III Simpósio Internacional de Língua, Literatura e Interculturalidade (III SIELLI) e XXI Encontro de Letras.Imagens de Índios no Cinema Brasileiro: Uma Análise do Filme Como Era Gostoso O Meu Francês, De Nelson Pereira Dos Santos. 2023. (Seminário).

III Simpósio Internacional de Língua, Literatura e Interculturalidade (III SIELLI) e XXI Encontro de Letras.Imagens de Índios no Cinema Brasileiro: Uma Análise do Filme Como Era Gostoso O Meu Francês, De Nelson Pereira Dos Santos. 2023. (Simpósio).

IV Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - ENAELL.Epitáfio e memória em Melpômene, de Francisco de Quevedo. 2023. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - ENAELL.MEMÓRIA, ETNICIDADE E RECEPÇÃO CRÍTICA NA LITERATURA BARRETIANA. 2023. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - ENAELL e do II Encontro Internacional de Pesquisas em Letras ? ENIPEL.Gênero Histórico e Exercícios Retóricos: Uma Análise da ?História Da Província De Santa Cruz?, de Pero de Magalhães de Gandavo. 2023. (Encontro).

IV Simpósio Nacional de Literaturas de Língua Portuguesa e III Simpósio Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa.MEMÓRIA, LITERATURA E HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES DA ETNICIDADE NAS OBRAS DE LIMA BARRETO. 2023. (Simpósio).

IV Simpósio Nacional de Literaturas de Língua POrtuguesa e III Simpósio Internacional de Literaturas de Língua POrtuguesa.Literatura e identidade nacional: o impacto de Júlia Lopes de Almeida no Brasil dos séculos XIX e XX. 2023. (Simpósio).

XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico.Epitáfio e memória em Melpómene, de Francisco de Quevedo. 2023. (Outra).

XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico.Da mulher escolhida à dominada: o papel feminino no casamento, análise da obra "A Falência" de Júlia Lopes de Almeida. 2023. (Outra).

XIV colóquio nacional VII Colóquio Internacional do Museu POedagógico.Sem fé, lei e rei: a desqualificação das línguas índias na História de Província de Santa Cruz, de Gandavo. 2023. (Outra).

III SIELLI e XXI Encontro de Letras da Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Cora Coralina).Memória e educação: o podcast como ferramenta para discutir representações étnicas a partir da literatura de Lima Barreto. 2022. (Seminário).

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA, LITERATURA E INTERCULTURALIDADE (III SIELLI) e XXI ENCONTRO DE LETRAS: LINGUAGENS, ENSINO E TECNOLOGIAS: DIÁLOGOS INTERCULTURAIS COM A SOCIEDADE..JÚLIA LOPES DE ALMEIDA: O PAPEL DAS MULHERES E DO FEMININO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX. 2022. (Simpósio).

III Webinário Estudos Amadianos (Universidade do Estado da Bahia ? UNEB).De Cacau (1933) a São Jorge dos Ilhéus (1944): a noção de ?memória da recepção crítica? no primeiro ciclo da literatura amadiana. 2022. (Seminário).

I SILECULT - Seminário Internacional de Literatura, Enunciação e Cultura: ?das inscrições do corpo às experiências das e II Seminário de Literatura, Enunciação e Cultura, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Literatura, Enunciação e Cultura (LECult).POR UMA NATUREZA SOCIOLÓGICA DA MEMÓRIA: ANÁLISE DO POEMA ?PROFUNDAMENTE?, DE MANUEL BANDEIRA, À LUZ DA TEORIA DA MEMÓRIA COLETIVA DE MAURICE HALBWACHS. 2022. (Seminário).

I SILECULT - Seminário Internacional de Literatura, Enunciação e Cultura: ?das inscrições do corpo às experiências das e II Seminário de Literatura, Enunciação e Cultura, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Literatura, Enunciação e Cultura (LECult).AS DESCRIÇÕES DA FAUNA E DA FLORA NA ?HISTÓRIA DA PROVÍNCIA DE SANTA CRUZ?, DE PERO DE MAGALHÃES DE GANDAVO. 2022. (Seminário).

Professor Doctor Marcello Moreira. DA mulher escolhida A dominada: o papel do feminino no casamento, análise da obra A Falência, de Júlia Lopes de Almeida. 2022. (Congresso).

Professor Doctor Marcello Moreira. O candomblé de Madrinha Alice: uma expressão da tradição local da cultura afro-brasileira em Maracás. 2022. (Congresso).

XIV colóquio nacional do Museu Pedagógico. Epitáfio e memória em Melpômene, de Francisco de Quevedo. 2022. (Congresso).

XIV colóquio nacional do Museu Pedagógico. Sem fé, lei e rei: a desqualificação das línguas índias na História de Província de Santa Cruz, de Gandavo. 2022. (Congresso).

XIV colóquio nacional do Museu Pedagógico. A memória no campo da ficção: representação do corpo negro em Cemitério dos Vivos. 2022. (Congresso).

Jornadas Duplas de Retórica.Jornadas Duplas de Retórica. 2021. (Encontro).

XV Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.Filologia e estudo das práticas escribais na América Portuguesa nos séculos XVII e XVIII. 2020. (Outra).

Humanidades em Diálogo.Retórica e manuscritura na América Portuguesa. 2019. (Seminário).

9 Colóquio do PPLB, Relações Luso-Brasileiras: Imagens e Imaginários.A composição repentina de sermões sacros no Império Português no século XVII. 2018. (Outra).

Gelne. Comemorações dos 500 anos do Brasil: discursos e representações. 2018. (Congresso).

Gelne. A pregação sacra seiscentista e o teatro sagrado: actio, texto e o problema editorial. 2018. (Congresso).

GELNE: 40 anos de contribuição ao desenvolvimento em linguística e literatura. Acerca da ekphrasis no gênero retrato. 2018. (Congresso).

GELNE: 40 anos de contribuição ao desenvolvimento em linguística e literatura. Efeitos da aplicação da ideia de restitutio nas edições do Cancioneiro da Ajuda. 2018. (Congresso).

I Congresso Nacional do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose. Fusão de povos e culturas sob duas potestates: uma releitura do descobrimento do Brasil 500 anos depois. 2018. (Congresso).

I Panorama de Estudos Retóricos e Poéticos.Que cousa pode ser melhor entre os vivos do que a escrita? O louvor da escrita nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara. 2018. (Outra).

I Panorama de Estudos Retóricos e Poéticos.A damnatio memoriae na poesia satírica portuguesa no século XVII e suas matrizes espanholas. 2018. (Outra).

I Panorama de Estudos Retóricos e Poéticos.Oração inaugural da Academia Brasílica dos Esquecidos e o movimento acadêmico português no século XVIII. 2018. (Outra).

IX Seminário de Estudos Filológicos.Filologia Portuguesa e universalização de preceitos Lachmannianos. 2018. (Seminário).

Jornada de estudos sobre oralidade e escrita.Efeitos de oralidade na escrita dos padres capuchinhos franceses na América do século XVII. 2018. (Outra).

Rumos do Resgate: signos globais da memória cultural brasileira.Manuscritos, escribas e livros de mão no Império Português. 2018. (Seminário).

Seminário Interdisciplinar França Antártica.Locus amoenus, locus horrendus, os índios e a Terra do Brasil em Jena de Léry. 2018. (Seminário).

VII Encontro Internacional de História Colonial.Porto Seguro e o processo de mundialização Ibérica no Brasil. 2018. (Encontro).

XXVI Congresso Internacional da Abraplip. O uso da brevitas como justificativa retorica do esquecimento narrativo nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara. 2018. (Congresso).

Colóquio Internacional Auto da Barca do Inferno.Os autos das barcas e a representalão não-topológica dos lugares de além. 2017. (Outra).

III Colóquio Internacional Mídia e discurso na amazônia.Memória do narrador no romance Noite sobre Alcântara de Josué Montello. 2017. (Outra).

V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico.Os colares sagrados da memória: símbolos de conexão entre África e Brasil no candomblé da Bahia. 2017. (Outra).

X ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Na cozinha de Santo, a memória enquanto patrimônio imaterial do povo de axé. 2017. (Encontro).

64 Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.A tradição cancioneiril de Gregório de Matos e Guerra: livros de mão no Império Português. 2016. (Seminário).

III SEPA- Seminário de Pesquisa em Andamento e V Seminário de Estudos Linguísticos e Literários.As Fontes Primevas do Lachmannismo no Mundo Lusófono no Século XIX. 2016. (Seminário).

VIII Seminário de Estudos Filológicos.Lachmannismo: Primeiras Fontes no Mundo Lusófono. 2016. (Seminário).

V Seminário de Estudos Linguísticos e Literários.Poéticas do Mundo Luso-brasileiro no século XVII. 2016. (Seminário).

XI JNLFLP.Reflexões para a produção de uma história crítica da filologia portuguesa e brasileira. 2016. (Simpósio).

XIV Semana de Letras da UFOP e I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem."Os escólios de um panegírico seiscentista: notas de uma ou para uma leitura? ". 2016. (Simpósio).

XIV Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto e I Simpósio Nacional de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem.Uma crítica à história da Filologia e da Crítica Textual no Mundo Lusófono. 2016. (Simpósio).

XX Seminário de Iniciação Científica da UESB.Invocação, dedicatória e mecenato: o rei como musa da. 2016. (Seminário).

XX Seminário de Iniciação Científica da UESB.Representações do corpo satírico no corpus poético atribuído a Gregório de Matos e Guerra. 2016. (Seminário).

XX Seminário de Iniciação Científica da UESB.Retrato poético: análise do soneto "A hum retrato" atribuído a António Barbosa Barcellar. 2016. (Seminário).

XXVI Ciclo de Estudos Históricos da UESC.'Transgressão feminina na imprensa brasileira: as jornalistas do século XIX". 2016. (Outra).

XXVI Ciclo de Estudos Históricos da UESC."Sociedade e casamento na obra 'Senhora' (1875) de José de Alencar". 2016. (Outra).

IV Colóquio Internacional do Museu Pedagógico.Singularidade plural: a religião dos orixás em seus fundamentos básicos. 2015. (Outra).

Jornada de Estudos Oralidade e Cultura Escrita.Remanejamentos pela Voz de Poemas Pertencentes ao Corpus Poético Atribuído a Gregório de Matos e Guerra. 2015. (Outra).

XI Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional do Museu Pedagógico.Singularidade plural: a religião dos Orixás em seus fundamentos básicos. 2015. (Outra).

Grupo de Estudos Clássicos.Problemas para a edição do corpus poético atribuído a Gregório de Matos e Guerra. 2014. (Seminário).

Seminário de Extensão e Assuntos Estudantis.Agudezas em Poesias de Dom Fracisco Manuel de Merlo. 2014. (Seminário).

X ENECULT.Na cozinha do Santo, a memória enquanto patrimônio imaterial do povo de axé. 2014. (Encontro).

65ª Reunião Anual da SBPC.A Metáfora da Ambição em soneto de Dom Francisco Manuel de Melo. 2013. (Outra).

III Semana de Letras.Poesia, Memória e a Morte do Gênero Épico. 2013. (Outra).

III Semana de Letras.O homem é pó varrido pelo vento: um estudo sobre o uso da agudeza em um poema de Dom Francisco Manuel de Melo. 2013. (Outra).

III Semana de Letras.Ars Moriendi: A Memória da Morte Ininterruptamente Presente na Vida. 2013. (Outra).

III Semana de Letras.'Poesia, memória e a morte do gênero épico'. 2013. (Outra).

II Seminário do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem:.A pesquisa na era dos acervos digitais. 2013. (Seminário).

I Seminário do Núcleo de Cultura Escrita e Acervos Digitais.O lachmannismo e os Lugares-Comuns Críticos na Filologia Brasileira. 2013. (Seminário).

I Seminário do Núcleo de Cultura Escrita e Acervos Digitais.Edições da lírica petrarquista do século XVI. 2013. (Seminário).

I Seminário do Núcleo de Cultura Escrita e Acervos Digitais.A poesia épica entre a memória e a história. 2013. (Outra).

I Seminário do Núcleo de Cultura Escrita e Acervos Digitais.A construção do imaginário americano na Europa do século XVI. 2013. (Outra).

I Seminário do Núcleo de Cultura Escrita e Acervos Digitais.Laudatio funebris: memória e morte nos epitáfios de Pêro de Andrade Caminha. 2013. (Outra).

I Seminário do Núcleo de Cultura Escrita e Acervos Digitais.Quia pulvis es: um estudo sobre a agudeza em poema de Dom Francisco Manuel de Melo. 2013. (Outra).

I Seminário do Núcleo de Cultura Escrita e Acervos Digitais.A brevidade da vida e a fugacidade do tempo no poema Reloj de Campanilla de Francisco de Quevedo. 2013. (Outra).

O Período Colonial: Novas Perspectivas.Livros de Mão do Corpus Poético Atribuído a Gregório de Matos e Guerra. 2013. (Oficina).

X Colóquio Nacional e III Internacional do Museu Pedagógico.Memória e Comemoração no Gênero Épico. 2013. (Outra).

X Colóquio Nacional e III Internacional do Museu Pedagógico.No Limiar do Século XXI, Segredos Bem Guardados: Memória e Tradição na Cozinha de Santo. 2013. (Outra).

X Colóquio Nacional e III Internacional do Museu Pedagógico.NO limiar do século XXI, segredos bem guardados: memória e tradição na cozinha de santo. 2013. (Outra).

X Colóquio Nacional e III Internacional do Museu Pedagógico.Memória e Comemoração no Gênero Épico. 2013. (Outra).

X Colóquio Nacional e III Internacional do Museu Pedagógico intitulado 'A produção do Conhecimento no Limiar do Século XXI: Tendências e Conflitos'.'Memória e Comemoração no gênero épico. 2013. (Outra).

XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UESB."A tópica pulvis es em um soneto de Dom Francisco Manuel de Melo". 2013. (Seminário).

6 Colóquio do PPRLB, Portugal no Brasil: Pontes para o Presente.A Representação da. 2012. (Outra).

I Congresso Internacional de Estudos Filológicos, VI Seminário de Estudos Filológicos. Agudezas em Poesias de Dom Francisco Manuel de Melo. 2012. (Congresso).

I Congresso Internacional de Estudos Filológicos, VI Seminário de Estudos Filológicos a.Perspectivas para a Crítica Textual no Brasil. 2012. (Seminário).

II Semana de Letras.Letras Luso-Brasileiras. 2012. (Outra).

Retóricas, Poéticas e Preceptivas Artísticas.O rumor de uma Língua Quase Selvagem. 2012. (Outra).

Seminário de História Social do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa.Cultura da Manuscritura, Livos de Mão e Prática Editorial. 2012. (Seminário).

Seminário Permanente Arcádia Babélica.Cultura da Manuscritura na América Portuguesa e o Impacto dos estudos dos livros de mão para a prática editorial. 2012. (Seminário).

Tratar, Estudar, Disponibilizar: Um Futuro para as Bibliotecas Particulares.Bibliotecas dos Pobres: Os LIvros Miscelâneos de Mâo do M

VII Seminário de Pesquisa em Estudos Linguísticos.Memória, tradição e discurso preceptivo sobre a recepção da Poética de Aristóteles no século XVI. 2012. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa em Estudos Linguísticos.Ornamentação da Elocução em Poemas de Dom Francisco Manuel de Melo. 2012. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa em Estudos Linguísticos.Ornamento e ensinamento em preceptivas arquitetônicas. 2012. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa em Estudos Linguísticos.Os epitáfios portugueses como exercício de memória. 2012. (Seminário).

VI Simpósio Escravidão e Mestiçagens: Religiões e Religiosidades.Espaços Mestiços e Práticas Religiosas. 2012. (Simpósio).

XVI Seminário de Iniciação Científica da UESB.Lachmannismo e Inverossimilhança nos Critérios Editoriais. 2012. (Seminário).

XVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Uesb.Retórica Epidítica, Poética e Agudeza em Poemas de Dom Francisco Manuel de Melo. 2012. (Seminário).

XVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Uesb.Orbe Celeste: Quatro poemas laudatórios à obra poética de Leonarda Gil da Gama. 2012. (Seminário).

Colóquio Internacional Livros sem Fronteiras.Cultura Escribal na América Portuguesa e a Formação de Cancioneiros. 2011. (Outra).

III Semana de Letras e I Encontro de Literatura Baiana "Linguagens, Leitura e Literatura".Crítica Textual e Crítica Genética. 2011. (Encontro).

III Seminário de Estudos Lingüísticos e Literários.Os Retratos Satíricos no corpus poético atribuído a Gregório de Matos e Guerra. 2011. (Seminário).

III Seminário de Estudos Linguísticos e Literários (SELL).Os Retratos Satíricos no Corpus Poético Atribuído a Gregório de Matos e Guerra. 2011. (Seminário).

II Seminário de Estudos em Linguagem e Educação.A Mimesis da Algaravia dos Índios no Corpus Poético de Gregório de Matos e Guerra. 2011. (Seminário).

IV Colóquio Nacional do Museu Pedagógico.Mafra, Um Palácio de Papel: A Poesia como Agenciadora da Memória Monárquica de Dom João V de Portugal. 2011. (Outra).

IX Colóquio Nacional do Museu Pedagógico.A Crônica da Guiné - Um Projeto de Memória e Esquecimento. 2011. (Outra).

IX Colóquio Nacional do Museu Pedagógico.Paradigma Lachmanniano, Memória Disciplinar e Inércia Intelectual. 2011. (Outra).

IX Colóquio Nacional do Museu Pedagógico.A Apresentação da Memória dos Ilustres nos Poemas Fúnebres de Pero de Andrade Caminha. 2011. (Outra).

O Período colonial: Novas Perspectivas de Pesquisa.A Formação do Corpus Poético atribuído a Gregório de Matos. 2011. (Outra).

Pós-Graduação em Letras/UFBA/DLL/DFEL.Uma proposta de edição e estudo da tradição de Gregório de Matos e Guerra. 2011. (Outra).

VIII Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional do Museu Pedagógico.Memória e Cultura Escrita nos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2011. (Outra).

XV Seminário de Iniciação Científica da UESB.Problemas Centrais do Método de Lachmann. 2011. (Seminário).

III Semana de Letras.O homem é pó varrido pelo vento: um estudo sobre o uso da agudeza em um poema de Dom Francisco Manuel de Melo. 2010. (Outra).

I Jornada do Grupo de Pesquisa Escrvidão e Mestiçagem.Aos Caramurus da Bahia: Nobreza da terra e sangue infecto na sátira seiscentista. 2010. (Outra).

Interfaces entre cultura escrita e oralidade.O Panegírico ao Marques de Marialva: um estudo sobre o louvor e suas modalidades. 2010. (Outra).

IV Seminário de Pesquisa em Estudos da Linguagem.A Semântica da Memória: Sobre a Polivalência do Vocábulo Memória nas Letras Ibéricas do Século XVII. 2010. (Seminário).

V Diálogos sobre a poesia portuguesa.Critérios filológicos para uma edição crítica da tradição de Gregório de Matos e Guerra. 2010. (Outra).

V Semana de filologia da USP.O conceito lectio difficilior e a crítica textual neolachmanniana. 2010. (Outra).

V Seminário de Pesquisa em Estudos da Linguagem, SPEL.Coordenador de sessão de comunicação. 2010. (Seminário).

V Seminário de Pesquisa em Estudos Lingüísticos.Uma Crítica à Crítica Textual Neolachmanniana. 2010. (Seminário).

V Seminário de Pesquisa em Estudos Lingüísticos.Uma proposta de edição crítica para o Cancioneiro da Vaticana. 2010. (Seminário).

V Seminário de Pesquisa em Estudos Lingüísticos.a fatura de edições críticas a partir de manuscritos autógrafos. 2010. (Seminário).

I Congresso Nacional de Linguagens e Representações: Linguagens e Leituras. Letras Portuguesas e Leitores Brasileiros. 2009. (Congresso).

I Congresso Nacional de Linguagens e Representações: Linguagens e Leituras. O Panegírico ao Marquês de Marialva, de Manuel Botelho de Oliveira, um estudo sobre o louvor. 2009. (Congresso).

IV Semana de Filologia da USP.A edição dos apógrafos de Santa Rita durão. 2009. (Outra).

IV Seminário de Teoria e HIstória Literária.Naus e Baixéis do Desengano. 2009. (Seminário).

O Brasil de Ferdinand Denis.A fundação do romantismo literário brasileiro. 2009. (Seminário).

O Brasil de Ferdinand Denis.A Fundação do Romantismo Literário Brasileiro. 2009. (Encontro).

VIII Colóquio Nacional do Museu Pedagógico.Autoridade Política e Sanção Simbólica: O Direito de Domínio Português em História da América Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita. 2009. (Outra).

VIII Colóquio Nacional do Museu Pedagógico.Memória e Cultura Escrita nos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2009. (Outra).

VIII Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional do Museu Pedagógico.Memória e Cultura Escrita nos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2009. (Outra).

V Seminário de Teoria e História Literária.Memória e tempo em "Funes, el Memorioso". 2009. (Seminário).

V Seminário de Teoria e História Literária.Vanitas nos Seiscentos e sua reciclagem em Hilda Hilst. 2009. (Seminário).

V Seminário de Teoria e História Literária.Um poema da lembrança e do esquecimento. 2009. (Seminário).

V Seminário de Teoria e História Literária.Um poema da lembrança e do esquecimento. 2009. (Seminário).

V Seminário de Teoria e História Literária.A poesia seiscentista à luz da retórica. 2009. (Seminário).

V Seminário de Teoria e História Literária.O branco e o nada em Orides Fontela. 2009. (Seminário).

V Seminário de Teoria e História Literária.Os proêmios vitruvianos e a retórica demonstrativa. 2009. (Seminário).

V Seminário de Teoria e História Literária.Poesia musaica em Jorge de Lima. 2009. (Seminário).

4 Colóquio do PPRLB.A Produção Nacionalista da Natureza nas Letras do Oitocentos. 2008. (Outra).

60 Reunião Anual da SBPC.As concepções de Retórica e Sinédoque nos Quinhentos e Seiscentos. 2008. (Outra).

60 Reunião Anual da SBPC.O Tratamento da Metonímia no Âmbito da Retórica e seu Emprego em Odes Quinhentistas. 2008. (Outra).

Colóquio Portugal-Brasil: 200 anos de encontros.Aos Caramurus da Bahia: Leitura de Três Sonetos do Corpus Gregoriano. 2008. (Outra).

Dois Dedos de Prosa.Louvor e Vitupério na Sociedade do Rio de Janeiro no Século XIX. 2008. (Oficina).

I Encontro de Estudos sobre o Discurso: Sujeitos Díspares, Identidades Líquidas.Artur Viegas e o Poeta Santa Rita Durão: sobre o Discurso Biográfico no Âmbito da História e da Literatura. 2008. (Encontro).

I Encontro de Estudos sobre o Discurso Sujeitos Díspares, Identidades Líquidas.Arthur Viegas e o Poeta Santa Rita Durão: sobre o Discurso Biográfico nos Âmbitos da História e da Literatura. 2008. (Encontro).

I Encontro de Estudos sobre o Discurso Sujeitos Díspares, Identidades Líquidas.Representação de Ritos Indígenas e a Fé Cristã em História da América Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita. 2008. (Encontro).

III Semana de filologia da USP.A mouvance de Paul Zumthor e a variance de Bernard Cerquiglini: novos paradigmas editoriais. 2008. (Outra).

II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial.A Nacionalização das Letras da América Portuguesa durante o Romantismo. 2008. (Seminário).

IV Encontro Estadual de História - ANPUH/BA.Epopéia como Exercício de Memória. 2008. (Encontro).

IV Encontro Estadual de História - ANPUH-BA.Epopéia como Exercício de Memória. 2008. (Encontro).

IV Semana de Filologia da USP.Critérios de Edição da Poesia Autógrafa Inédita de Santa Rita Durão. 2008. (Outra).

IV Seminário de Teoria e História Literária.Ad Regem: A Dedicatória da Crônica da Guiné, de Gomes Eanes de zurara, e a Retórica Epidítica. 2008. (Seminário).

IV Seminário de Teoria e História Literária.História e Epístola em História da América Portuguesa de Rocha Pita. 2008. (Seminário).

IV Seminário de Teoria e HIstória Literária.A segunda sofística e a poesia laudatória atribuída a Gregório de Matos e Guerra. 2008. (Seminário).

IV Seminário de Teoria e HIstória Literária.Ecfrase e pintura de paisagens no romantismo brasileiro. 2008. (Seminário).

IV Seminário de Teoria e HIstória Literária.O emprego de estruturas metonímicas e metafóricas no âmbito da poesia de Gonçalo Soares da Franca. 2008. (Seminário).

IV Seminário de Teoria e HIstória Literária.Um estudo das excpressões sinedóquicas presentes no soneto de Gregório de Matos e Guerra:. 2008. (Seminário).

IV Seminário de Teoria e HIstória Literária.Epopéia, memória e a constituição de auctoritas: memória dos poetas épicos em preceptivas poéticas dos séculos XVI, XVII e XVIII. 2008. (Seminário).

Oficina de História das Práticas Letradas.Usos Políticos do Louvor e do Vitupério em fins do Século XVIII na América Portuguesa: a Sociedade Literária do R. de Janeiro. 2008. (Oficina).

XI COMPEX. A retórica clássica e os Progymnasmata da segunda sofística: o funcionamento da inventio retórica do Epithalamium. 2008. (Congresso).

XI COMPEX. O emprego de estruturas metonímicas na poesia quinhetista e seiscentista. 2008. (Congresso).

Dois Dedos de Prosa.Sobre a lírica de Camões. 2007. (Outra).

III Seminário de Teoria e História Literária. Teoria da Literatura e Crítica Filológica. 2007. (Congresso).

III Seminário de Teoria e História Literária.tópicas da oração fúnebre e de poemas pertencentes ao gênero vanitas: Antônio Bacelar Barbosa e Andrés Fernández de Andrada. 2007. (Seminário).

III Seminário de Teoria e História Literária.Mulher e família na sociedade oitocentista: O veneno das flores, de Joaquim Manuel de Macedo. 2007. (Seminário).

III Seminário de Teoria e História Literária.Tópicas da oração fúnebre e de poemas pertencentes ao gênero vanitas: Antônio Bacelar Barbosa e Andrés Fernández de Andrada. 2007. (Seminário).

III Seminário de Teoria e História Literária.História da América Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita: o caráter não-neutro do discurso histórico no século XVIII. 2007. (Seminário).

III Seminário de Teoria e História Literária.A medida do tempo: Cronos e vanitas. 2007. (Seminário).

III Seminário de Teoria e História Literária.Oração fúnbre: leitura de um soneto de Violante do Céu. 2007. (Seminário).

III Seminário de Teoria e História Literária.Polêmica quanto ao emprego da mitologia greco-latina na épica moderna. 2007. (Seminário).

III Seminário de Teoria e História Literária.Moralia: leitura de um epitáfio de Francisco de Quevedo. 2007. (Seminário).

III Seminário de Teoria e História Literária.Emprego da refutatio na dedicatória da Crônica da Guiné de Gomes Eanes de Zurara. 2007. (Seminário).

III Seminário de Teoria e História Literária.O retrato satírico no corpus gregoriano e a técnica da pintura a partir do emprego da descrição. 2007. (Seminário).

II Semana de filologia da USP.Codices plurimi e tradições textuais. 2007. (Outra).

X Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão. A Invenção e os Argumentos Persuasivos. 2007. (Congresso).

X Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão. O Emprego da Metonímia em Odes quinhentistas. 2007. (Congresso).

X Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão. A Disposição dos Argumentos em Discursos Laudatórios. 2007. (Congresso).

X CONPEX, Congresso de Pesquisa e Extensão. O emprego da sinédoque na poesia seiscentista. 2007. (Congresso).

XXI encontro da ABRAPLIP.O uso argumentativo dos paradeigmata em odes de Camões. 2007. (Encontro).

3 Colóquio do Polo de Pesquisas em Relações Luso Brasileiras.Luzes e Louvor. 2006. (Outra).

Ad Nobilem Virum: nobilitação e produção do ethos aristocrático na poesia laudatória francesa quinhentista.III Encontro Estadual de História ANPUH - Bahia. 2006. (Encontro).

Escrita, memória e vida material: formas de transmissão da cultura letrada no Império Português. Práticas escribais na América portuguesa: o caso da conjuração de 1798 na cidade da Bahia. 2006. (Congresso).

História em Debate.Literatura e História: usos do discurso ficcional para a escrita da História Cultural e Social. 2006. (Outra).

História em Debate - Ano 1, Ciclo 3.As categorias políticas da ecfrase em Rocha Pita. 2006. (Outra).

I Encontro Norte/Nordeste de Professores/Pesquisadores de Literatura Portuguesa.As odes de Camões: poética quinhentista e retórica epidítica. 2006. (Encontro).

I Encontro Norte/Nordeste de Professores/Pesquisadores de Literatura Portuguesa.Pintura de paisagens: o emprego da topografia em História da américa Portuguesa, de Sebastião da Rocha Pita. 2006. (Encontro).

II Seminário de Teoria e História Literária.VVida: Memória e Ficção em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Memorial de Aires. 2006. (Seminário).

II Seminário de Teoria e História Literária.Perpetuação do amor, perpetuação da morte: poesia e memória em Violante do Céu. 2006. (Seminário).

II Seminário de Teoria e História Literária.Imago vanitatis: a representação da fugacidade da existência em Jean Morin e na poesia contemporânea. 2006. (Seminário).

II Seminário de Teoria e História Literária.Problemas de uma sociedade argentária: A Mão e a Luva, de Machado de Assis. 2006. (Seminário).

II Seminário de Teoria e História Literária.Os epitáfios satíricos de Francisco de Quevedo. 2006. (Seminário).

II Seminário de Teoria e História Literária.A representação do índios em Jean de Léry e a construção do imaginário americano na França do século XVI. 2006. (Seminário).

II Seminário de Teoria e História Literária.Ars docendi: uma leitura da Dedicatória e do Prólogo da Crônica da Guiné, de Gomes Eanes de Zurara. 2006. (Seminário).

II Seminário de Teoria e História Literária.O emprego político da ecfrase na poesia laudatória francesa quinhentista: Du Bellay Anet e Ronsard Saint Cosme. 2006. (Seminário).

II Seminário de Teoria e História Literária.Exórdio e Fides em História da América Portuguesa, de Sebastião da Rocha Pita. 2006. (Seminário).

II Seminário de Teoria e História Literária.Aspectos metalingüísticos do prólogo do Caramuru, de Santa Rita Durão. 2006. (Seminário).

II Seminário de Teoria e História Literária.O servo-senhor: aspectos da sociedade escravocrata oitocentista em Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2006. (Simpósio).

I Semana de filologia da USP.Teorias da Edição e Historicidade de tradições Textuais. 2006. (Outra).

Reconfiguração da Crítica na Retórica Demonstrativa.58ª Reunião Anual da SBPC. 2006. (Outra).

X Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.Estudos filológicos e textuais de práticas letradas coloniais. 2006. (Seminário).

X Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.O emprego da metonímia em odes quinhentistas. 2006. (Seminário).

X Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.A invenção e os argumentos persuasivos. 2006. (Seminário).

I Encontro de Leitura e de Literatura Infanto-Juvenil.A História da América Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita e a Produção do Discurso Histórico no Século XVIII. 2005. (Encontro).

I Encontro Nacional de Leitura e de Literatura Infanto-Juvenil.Morte e riso Exemplar: a Leitura de um Epitáfio de Francisco de Quevedo. 2005. (Encontro).

I Encontro Nacional de Leitura e de Literatura Infanto-Juvenil.Critérios de Legibilidade Seiscentistas para a Leitura da Lírica Laudatória. 2005. (Encontro).

I Encontro Nacional de Leitura e de Literatura Infanto-Juvenil.Metáfora como Agudeza. 2005. (Encontro).

I Encontro Nacional de Leitura e de Literatura Infanto-Juvenil.O Feminino Nada Frágil em Iaiá Garcia. 2005. (Encontro).

I Encontro Nacional de Leitura e de Literatura Infanto-Juvenil.Recuperação de Critérios de Legibilidade do Paradoxo Quinhentista. 2005. (Encontro).

I Encontro Nacional de Leitura e Literatura Infantil e Infanto-Juvenil.A representação do locus horrendus em Caramuru. 2005. (Encontro).

I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa.Poesia Laudatória e Memória em Camões. 2005. (Encontro).

II congresso de Educação. Via de mão dupla: contribuições da literatura para a educação. 2005. (Congresso).

I Seminário de Teoria e História Literária.Letras e memória nacional no pensamento crítico. 2005. (Seminário).

I Seminário de Teoria e História Literária.A Valsa: Lírica e erotismo na representação dos bailes do Segundo Reinado. 2005. (Seminário).

I Seminário de Teoria e História Literária.Louvor e metáfora mitológica na Ode ao Conde do Redondo. 2005. (Seminário).

I Seminário de Teoria e História Literária.A importância das práticas letradas no regime monárquico português do século XVIII: uma leitura de dois sonetos laudatórios a Dom João V. 2005. (Seminário).

I Seminário de Teoria e História Literária.Os africanos na sátira seiscentista atribuída a Gregório de Matos e Guerra. 2005. (Seminário).

I Seminário de Teoria e História Literária.O epitáfio satírico e seu auditório. 2005. (Seminário).

I Seminário de Teoria e História Literária.Caramurus: a sátira à nobreza da terra no corpus gregoriano. 2005. (Seminário).

I Seminário de Teoria e História Literária.Rosa e Anarda: metáfora da efemeridade em dois poemas de Manuel Botelho de Oliveira. 2005. (Seminário).

I Seminário de Teoria e História Literária.Imitatio Naturae: um estudo sobre mimesis no Caramuru de Santa Rita Durão. 2005. (Seminário).

I Seminário de Teoria e História Literária.Vanitas et contemptus mundi: a perenidade do túmulo. 2005. (Seminário).

I Seminário de Teoria e História Literária.Senhora e servo: a transposição da representação das relações senhoriais para o matrimônio em Senhora de José de Alencar. 2005. (Seminário).

I Seminário de Teoria e História Literária.A representação da colonização lusa em História da América Portuguesa. 2005. (Seminário).

IX CONPEX. O paradoxo quinhentista e sua estrutura argumentativa básica. 2005. (Congresso).

IX CONPEX. O História da América Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita: retórica, história e empresa civilizatória lusa. 2005. (Congresso).

XX Encontro de Professores de Literatura Portuguesa.A Poesia Laudatória de Sá de Miranda. 2005. (Encontro).

2 Colóquio do Pólo de Pesquisa do Real Gabinete Português de Leitura.A publicação escribal de obras de D. Francisco Manuel de Melo e de Manuel botelho de Oliveira em códices da tradição de Gregório de Matos e Guerra. 2004. (Outra).

I Seminário sobre Livro e História Editorial.Teorias editoriais e a produção de uma edição hipertextual. 2004. (Seminário).

VII Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. Laudatio Funebris. 2004. (Congresso).

VII Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. Estrutura indicial da lírica laudatória: Manuel Botelho de Oliveira. 2004. (Congresso).

II Congresso de História da Leitura e do Livro. A organização retórica e política do códice poético seiscentista e setecentista e suas implicações para a prática de leitura.. 2003. (Congresso).

V Enconto Internacional de Estudos Medievais.Mosoginia e Representação da Mulher no Sendebar-Espanha- Séc XIII. 2003. (Encontro).

XIX Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa: Imaginário, o não-espaço do real.A poesia encomiástica de Dom Francisco Manuel de Melo e a construção do Estado monárquico português. 2003. (Encontro).

Simpósio Internacional Tempo: História e Literatura.Cultura escribal na América portuguesa na época da Conjuração dos Alfaiates. 2002. (Simpósio).

III Simpósio de História Antiga e Medieval.A Cidade de Deus de Santo Agostinho. 2001. (Simpósio).

VI Congresso de Pesquisa e Extensão. Elementos políticos, teológicos e retóricos constituintes do discurso satírico do Seiscentos. 2001. (Congresso).

IV Congresso Técnico-Científico. Prolegômenos para a Edição Crítica do Corpus Poético Seiscentista Brasileiro Atribuído a Gregório de Matos e Guerra. 1999. (Congresso).

IV Congresso Técnico-Científico. Pesquisa Bibliográfica e Teoria da Edição. 1999. (Congresso).

IV Congresso Técnico-Científico.Bibliografia e Textualidade: O Problema Editorial. 1999. (Seminário).

Ciclo de Estudos: Urbe e Cidadania.A noção de urbis perfecta na cidade de Deus de Santo Agostinho. 1994. (Outra).

V Ciclo de Estudos Históricos: Mulher - História e Historicidade.A mulher vista através da ótica do monaquismo. 1993. (Outra).

I Simpósio de História Antiga e Medieval.A lírica trovadoresca: gênese, tradição e movência.. 1991. (Simpósio).

I Simpósio de História Antiga e Medieval.A literatura medieval na modernidade. 1991. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Roberto da Silva Reis Júnior

MOREIRA, M.; MARTA, F. E. F.; SOUZA, A. S.. Memórias de um conflito: um estudo de caso da narrativa jornalístico-literária de Joe Sacco no livro Notas sobre Gaza. 2019. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Raeltom Santos Munizo

MOREIRA, M.; MUNIZ, M. R. C.; REIS, F. A. F.. Encômio e memória em panegíricos ao Marquês de Marialva. 2018. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Suzany Silva Batista

MOREIRA, M.; MUNIZ, M. R. C.; Ivo, Isnara Pereira. Um passeio poético: a memória como estratégia narrativa em "A noite sobre Alcântara". 2018. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Herlinton Rodrigues Nunes

REIS, I. C. F.; Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.. Memória dos negros na formação do Tambor de Mina em São Luís do Maranhão (1888-1945). 2018. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Evandra Viana de Freitas

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; PAIVA, E. F.. Quem sai aos seus não degenera: Juliano Moreira e a teoria abrasileirada da degenerescência racial. 2018. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Alice Lacerda Pio Flores

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; ANASTASIA, C. J.. Mestres de capoeira: memória e salvaguarda do século XXI. 2017. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Renato Drummond Tapioca Neto

MOREIRA, M.; HANSEN, J. A.; Ivo, Isnara Pereira. O Império e a senhora: memória, sociedade e escravidão em José de Alencar. 2017. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Alice Lacerda Pio Flores

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; ANASTASIA, C. M. J.. Mestres de capoeira: memória e salvaguarda do século XXI. 2017. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: José Robson Gomes de Jesus

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; REIS, I. C. F.. Memória da Cor: Discurso e Representação nos Outdoors dos Programas Assitencialistas de Governo da Bahia. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Luzia Silva Pinto

MOREIRA, M.; HANSEN, J. A.; REIS, F. A. F.. Epitáfios Satíricos e Memória dos Danados em Fracisco de Quevedo. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Lêda Sousa Bastos

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; HUE, S. M.. Sol Oriens in Occiduo: Memória e Louvor a Vasco Fernandes César de Meneses na Academia Brasílica dos Esquecidos. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Ocerlan Ferreira Santos

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; FREIRE, J.. Memórias da escravidão e das mestiçagens no sertão da Bahia. Imperial Vila da Vitória. Século XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Marinês de Jesus Rocha

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; SOUZA, A. S.. Crítica textual neolachmanniana e memória disciplinar: os lugares comuns críticos da filologia brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Manoela Freire Correia

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; HUE, S. M.. A representação do Novo Mundo na Europa do século XVI a partir dos topoi da memória partilhada. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Maurício Massahiro Nishihata

MUHANA, A. F.;MOREIRA, M.; HUE, S. M.. A defesa do camonista Manuel de Faria e Sousa no Tribunal do Santo Ofício de Lisboa. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Joseane Aguiar Novais

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; CARVALHO, M. S. F.. Vanitas: morte e memória nos pomas relojeros de Francisco de Quevedo. 2014. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Madson Mendes dos Santos

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; NEVES, E. F.. Memória sobre os cortes de madeira na capitania-comarca de Ilhéus no século XVIII. 2014. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Luciano Lima Souza

MOREIRA, M.; SOUZA NERY, Maria Salette; Ivo, Isnara Pereira. memória e Tradição no Candomblé Nagô da Bahia: Um Estudo do Ilê Axé Ijexá e do Ilê Axé Alaketu. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Luciano Lima Souza

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; SOUZA NERY, Maria Salette. memória e Tradição no Candomblé Nagô da Bahia: Um Estudo do Ilê Axé Ijexá e do Ilê Axé Alaketu. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Thiago Alves França

FONSECA-SILVA, Maria da Conceição; MUSSALIN, F.;MOREIRA, M.. Discursos sobre o PLC 122/06. 2013. Dissertação (Mestrado em LINGUÍSTICA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Jerry dos Santos Guimarães

MOREIRA, M.; HANSEN, J. A.; CHAGAS, P. D.. Memória e Retórica: "Mouros" e "Negros" na Crônica da Guiné. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Milena Pereira Silva

MOREIRA, M.; CARVALHO, M. S. F.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. Ut architectura poesis: palácios de papel poéticos e arquitetônicos no reinado de Dom João V de Portugal. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Katharine Dantas Viggiato

FONSECA-SILVA, Maria da Conceição;MOREIRA, M.; OLIVEIRA, J. O. N.. Memória, corrupção e o acontecimento discursivo PC Farias espetacularizado na mídia. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Katerine Iraci Brito Sobrinha

RICOTTA, L.;MOREIRA, M.; MUNIZ, M. R. C.. O Visconde de Taunay: memórias, letras e armas no Segundo Império. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Eronildes Teixeira Amaral

MOREIRA, M.; MUNIZ, M. R. C.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. Laudatio funebris: poesia, memória, poder e morte nos epitáfios de Pero de Andrade Caminha. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Wagner José Maurício Costa

CARVALHO, M. S. F.;MOREIRA, M.; CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de. O Gênero Misto nas Comédias de Manuel Botelho de Oliveira. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Áurea Luiza Bedeschi

FRANCO, M. A.;MOREIRA, M.; GARMES, Helder. Memória e História no Teatro de D. João da Câmara. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andreiza Valéria de Oliveira

FRANCO, M. A.;MOREIRA, M.; MORAES, M. A.. Idade Média e Modernidade: a Recepção Crítica e Criativa das Cantigas de Mar de Vigo. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marleide Santana Paes

RICOTTA, L.;MOREIRA, M.; FONSECA, A. S.. A Memória de Tio Antônio à sombra do Conselheiro de Euclides da Cunha. 2010. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MOREIRA, M.; RICOTTA, L.; MUNIZ, M. R. C.. Perpetuação da Memória e Ilustração do Império. 2010. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Anísio justino da Silva Filho

FRANCO, M. A.;MOREIRA, M.; HUE, S. M.. Discursos quinhentistas em Defesa e Ilustração da Língua Portuguesa. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Valdinéia Oliveira dos Santos

ROCHA, M. L.; SOUZA NERY, Maria Salette;MOREIRA, M.. Entre Cultivar a Fé e Colher o Cacau: Memória, Cotidiano e Religião (1950-1990). 2009. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Halysson F

MOREIRA, M.; RICOTTA, L.; MUNIZ, M. R. C.. Dias Santos. Exegi Monumentum Aere Perennius: Poesia Épica e Memória no Caramuru de Santa Rita Durão. 2009. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Heurisgleides Sousa Teixeira

MOREIRA, M.; RICOTTA, L.; FRANCO, M. A.. Concepções de Tempo e Memória em Jorge Luís Borges: Uma Análise dos Contos "Funes, El Memorioso" e "La biblioteca de Babel". 2009. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Assunção de Maria Almondes Leal

BARRETO, J. R. F.; CARVALHO, M. S. F.;MOREIRA, M.. Fundamentos Retóricos de Imitação na Poesia Atribuída a Gregório de Matos e Guerra. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Assunção de Maria Almondes Leal

CARVALHO, M. S. F.;MOREIRA, M.; BARRETO, J. R. F.. Estudo da Lírica de Gregório de Matos e Guerra Consoante a Poesia de Imitação. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Luciana Gama Santos

MOREIRA, M.. O uso argumentativo das 'fontes' no 'prefácio' e nas 'notas' do Caramuru. 2001. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ednaldo Cândido Moreira Gomes

PECORA, A.; FRANCHETTI, P. E. A.; FURTADO, J. P.; BARROS, J. A. M.;MOREIRA, M.. Arte satírica antiga e história literária moderna. 2021. Tese (Doutorado em Teoria e HIstória LIterária) - Fundação Universidade Camponesa.

Aluno: Ednaldo Cândido Moreira Gomes

PECORA, A. A. B.; FURTADO, J. P.; BARROS, J. A. M.; FRANCCHETTI, P. E. A.;MOREIRA, MARCELLO. Arte satírica antiga e história literária moderna ilustradas pela centopeia poético-brasílica do padre mestre José Joaquim Correia de Almeida (1820-1905). 2021. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciano Lima Souza

MOREIRA, M.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição; MUNIZ, M. R. C.; SILVA, E. G.; SOUZA, A. S.. Os colares sagrados da memória: tradição, magia e identidade no candomblé de matriz africana iorubá. 2019. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Jerry dos Santos Guimarães

MOREIRA, M.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição; HUE, S. M.; LACHAT, M.; MAGALHAES, L. D. R.. De qualquer outro povo escrevera seu feito, se o achava em merecimento: memória e esquecimento da "gente miúda" nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara. 2019. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Daiane Graziele Schiavanato

MUNIZ, M. R. C.;MOREIRA, M.; SOUZA, A. S.; CARMO, T. P.; RAMOS, E. S.. As cláusulas métricas em Orator de Cícero: uma proposta de tradução. 2019. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Wellington José Gomes Freire

MUNIZ, M. R. C.;MOREIRA, M.; ORNELLAS, S. S.; LIMA, M. P.; VIEIRA, N. R. F.. Cavalaria do mar: a persistência do imaginário cavaleiresco nas narrativas cronísticas sobre os modos de condução da guerra na expansão imperial portuguesa: séculos XV e XVI. 2019. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maiza Messias Gomes

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; REIS, F. A. F.; MANSO, M. D. B.; MORAES, C. C. P.. Sambas de roda das comunidades negras: memórias coletivas, invenções e reinvenções culturais no município de Guanambi. 2018. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Milena Pereira Silva

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; REIS, F. A. F.; CARVALHO, M. S. F.; HUE, S. M.. As notas históricas no gênero épico. 2017. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Antônio Joaquim Pereira Neto

MOREIRA, M.; REIS, F. A. F.; SILVA, E. G.; HANSEN, J. A.; CARVALHO, M. S. F.. A verossimilhança fantástica, a memória e a ironia no discurso narrativo machadiano. 2017. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Orlando José Ribeiro de Oliveira

CARVALHO, M. R. G.; SOUZA, C. S.; CAMARA, A. S.; ETCHEVARNE, C. A.;MOREIRA, M.. O mercado de folhas na Pedra: produção e circulação de plantas rituais/medicinais na Feira de São Joaquim. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Milena Pereira Silva

MOREIRA, M.; CARVALHO, M. S. F.; Ivo, Isnara Pereira; HUE, S. M.; REIS, F. A. F.. As notas históricas no gênero épico. 2017. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Priscila D'Almeida Ferreira

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; REIS, L. A.; ANASTASIA, C. J.; DIAS, R. S.. Memórias de males e curas: escravidão, doenças e envelhecimento no sertão da Bahia no século XIX. 2017. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Célio Augusto de Oliveira

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição; AMANTINO, M. S.; REIS, I. C. F.. História e Memória da Escravidão no Termo de Santo Antônio da Barra - BA (1860-1888). 2016. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Halysson F

MOREIRA, M.; HANSEN, J. A.; Ivo, Isnara Pereira; HUE, S. M.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. Dias Santos. À Guisa de um Leviatã: a poesia portuguesa e castelhana quinhentista, seiscentista e setecentista, a tradição, o costume, a memória, a técnica, o discurso, a invenção e a crítica no domínio dos estudos literários. 2016. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Luís Cláudio Aguiar Gonçalves

FONSECA-SILVA, Maria da Conceição; SILVA, E. G.;MOREIRA, M.; POSSENTI, S.; MESQUITA, N. C.. Memória e Interpretação no STF: o Controle de Constitucionalidade da Lei da "Ficha Limpa" em Práticas de Subjetivação e Hermenêutica. 2016. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Renailda Ferreira Cazumbá

SILVA, E. G.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição;MOREIRA, M.; MUSSALIN, F.; SANTANA NETO, J. A.. A Pedra do Reinoi como uma Ficção de Arquivo e a Possibilidade de Construção da Memória no Romance. 2016. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Rodrigo Gomes de Oliveira Pinto

MUHANA, A. F.; HANSEN, J. A.; KOSSOVITCH, L.;MOREIRA, M.; BRANDAO, J. J. L.. Doutrina de misto e anatomia do monstro: usos da retórica de Hermógenes entre os séculos XVI e XVIII. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Arivaldo Sacramento de Souza

SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; TELLES, C. M.; SOUZA, R. B.;MOREIRA, M.. Nas tramas de Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá: Crítica filológic ae estudo de sexualidades. 2014. Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniel Padilha Pacheco da Costa

MOUZAT, A. M.; FALEIROS, A. S.; VICENTE, A. L.; HANSEN, J. A.;MOREIRA, M.. Testamento do Vilão: invenção e recepção da poesia de François Villon. 2013. Tese (Doutorado em doutorado - língua e literatura francesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cynthia Elias Leles Vilaça

CAMBRAIA, C. N.; FERES, O. C.; FULGENCIO, L. M. B.;MOREIRA, M.; COHEN, M. A. A. M.. Libro dell'Abate Isaac di Siria. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jaqueson Luiz da Silva

MUHANA, A. F.; HANSEN, J. A.; KOSSOVITCH, L.;MOREIRA, M.; LIMA, L. F. S.. Arquitetura do Quinto Império em Vieira. 2007. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marinês de Jesus Rocha

MOREIRA, M.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição; SILVA, E. G.. História crítica da filologia de língua portuguesa e de seus costumes doutrinais e práticas. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Flávia David Vieira

SILVA, E. G.;MOREIRA, MARCELLO; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. Memória e efeitos de sentido sobre filiação: análise das Constituições Brasileiras e da legislação infraconstitucional. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Flávia David Vieira

SILVA, E. G.;MOREIRA, M.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. Memória e efeitos de sentido sobre filiação: análise das Constituições brasileiras e da legislação infraconstitucuional. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Jerry Santos Guimarães

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; REIS, F. A. F.. Os inominados: memória e esquecimento da "gente miúda" nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Ana Paula Gomes do Nascimento

MUHANA, A. F.;MOREIRA, M.; CARVALHO, M. S. F.. A Prosopopeia (1601) de Bento Teixeira: exemplar de um subgênero dos séculos XVI e XVII. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maiza Messias Gomes

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; REIS, F. A. F.. Sambas de roda das comunidades negras: memórias coletivas, invenções e reinvenções culturais no município de Guanambi-BA. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Luciano Lima Souza

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; SILVA, E. G.. Os colares sagrados da memória. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Daiane Graziele Schiavinato

MUNIZ, M. R. C.;MOREIRA, M.; RAMOS, E. S.. Prosa rítmica e estratégias performativas em Orator de Cícero. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Milena Pereira Silva

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; REIS, F. A. F.. As Notas Históricas no Gênero Épico. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Antônio Joaquim Pereira Neto

MOREIRA, M.; HANSEN, J. A.; REIS, F. A. F.. A verossimilhança fantástica, a memória e a ironia no discurso narrativo machadiano. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Célio Augusto de Oliveira

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; SILVA, E. G.. História e Memória da Escravidão no Termo de Santo Antônio da Barra - BA (1860-1888). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Halysson F

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; REIS, F. A. F.. Dias Santos. Poética, Memória e Temporalidade: A Noção de Tradição e as Práticas Letradas Quinhentistas, Seiscentistas e Setecentistas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Ricardo Martins Valle

HANSEN, J. A.; KOSSOVITCH, L.;MOREIRA, M.. Instituições da Coisa Bélica. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Otávio Monteiro Badaró

MOREIRA, M.; SILVA, E. G.; HUE, S. M.. Recepção e memória em Terras do sem fim, de Jorge Amado. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: José Fernando Sales Gonçalves

MOREIRA, M.; SILVA, E. G.; VALLE, R. M.. Retrato e memória: a arte do retrato poético descritivo na poesia portuguesa do século XVII. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Roberto da Silva Reis Júnior

MOREIRA, M.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição; SILVA, E. G.. Memória de um conflito: um estudo de caso da narrativa jornalística-literária de Joe SDacco no livro Notas sobre Gaza. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Anísio Assis Filho

VALLE, R. M.;MOREIRA, M.; LIMA, M. A. A.. A poesia de Wally Salomão. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Evandra Viana de Freitas

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; REIS, F. A. F.. Quem sai aos seus não degenera: a trajetória de Juliano Moreira e a teoria brasileira da degenerescência. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Pedro Ivo Moreira Gomes

MOREIRA, M.; SILVA, E. G.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. Porto Seguro como território identitário nacional: começos e recomeços da memória indígena. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Raeltom Santos Munizo

MOREIRA, M.; REIS, F. A. F.; Ivo, Isnara Pereira. Encômio e memória em panegíricos seiscentistas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Suzanny Silva Batista

MOREIRA, M.; REIS, F. A. F.; Ivo, Isnara Pereira. Um passeio poético: a memória como estratégia narrativa em "A noite sobre Alcântara". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Herlinton Rodrigues Nunes

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; REIS, F. A. F.. Memória dos negros na formação do Tambor de MIna em São Luís do Maranhão (1888-1945). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Aline Lacerda Pio Flores

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; REIS, F. A. F.. Mestres de Capoeira: Memória em Tempo de Salvaguarda. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Priscila D'Almeida Ferreira

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; REIS, L. A.. Memórias de Males e Curas: Escravidão e Doenças no Sertão da Bahia no Século XIX. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Renato Drummond Tapioca

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; REIS, F. A. F.. A Sociedade Imperial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Ana Elisa Silva Arêdes

DAHER, A.; CHARBEL, F.;MOREIRA, M.. A Noção de Experiência na Epistolografia do Padre Antônoio Vieira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lêda Sousa Bastos

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; REIS, F. A. F.. Sol Oriens in Occiduo: Memória e Louvor a Vasco Fernandes César de Meneses na Academia Brasílica dos Esquecidos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Luzia Silva Pinto

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; REIS, F. A. F.. Epitáfios Satíricos e Memória dos Danados em Fracisco de Quevedo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: José Robson Gomes de Jesus

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; REIS, F. A. F.. Memória da Cor: Discurso e Representação nos Outdoors dos Programas Assitencialistas de Governo da Bahia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Ocerlan Ferreira Santos

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; REIS, F. A. F.. As dinâmicas das mestiçagens no Sertão da Bahia. Século XIX.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Manoela Freire Correia

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; REIS, F. A. F.. A construção do imaginário americano na Europa do século XVI a partir dos topoi da memória partilhada. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Marinês de Jesus Rocha

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; REIS, F. A. F.. Crítica textual neolachmanniana e memória disciplinar: os lugares-comuns críticos da filologia brasileira. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Daniela Silva PIres

CHAGAS, P. D.;MOREIRA, M.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. Romance e Teoria da Evolução: Análise Comparada de O Jogo da Amarelinha, de Julio Cortázar, e Casa Verde, de Mário Vargas Llosa. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Joseane Aguiar Novais

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; CHAGAS, P. D.. Vanitas: Morte, Memória e Precariedade da Vida na Poesia Moral Seiscentista e Sua Reciclagem nas Odes Mínimas de Hilda Hilst. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Madson Mendes dos Santos

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; SILVA, E. G.. Memória sobre os Cortes de Madeira na Capitania-Comarca de Ilhéus no Século XVIII. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Dilma Marta Santos

SANTOS, J. V.; SILVA, E. G.;MOREIRA, M.. Da liberdade à tutela: uma análise semântica do caminho jurídico percorrido por filhos de ex-escravos no pós-abolição. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em LINGUÍSTICA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Joseane Silva Bittencourt

MILANEZ, N.;MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira. A Virilização Discursiva da Candidata Dilma Roussef nas Eleições de 2010. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Milena Pereira Silva

MOREIRA, M.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição; CHAGAS, P. D.. Ut Architectura Poesis: Palácios de Papel Poéticos e Arquitetônicos no Reinado de Dom João V de Portugal. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Ingridd Michelle Lopes Pereira

CHAGAS, P. D.;MOREIRA, M.; RICOTTA, L.. Memória e Teoria do Romance: A Narrativa Latino-Americana do Arquivo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Katerine Iraci de Brito Sobrinha

RICOTTA, L.;MOREIRA, M.; VALLE, R. M.. As Memórias do Visconde de Taunay: Acaso os Heróis Devem Ser Esquecidos?. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Thiago Alves França

FONSECA-SILVA, Maria da Conceição; MUSSALIM, F.;MOREIRA, M.. Discursos sobre o PLC 122-06. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Luciano Lima Souza

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; SILVA, E. G.. Memória e Tradição no Candomblé Nagô da Bahia: Um Estudo do Ilê Axé Ijexá e do Ilê Axé Alaketu. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Thiago Alves França

FONSECA-SILVA, Maria da Conceição; MUSSALIM, F.;MOREIRA, M.. Discursos sobre o PLC 122/06. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em LINGUÍSTICA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Eronildes Teixeira Amaral

MOREIRA, M.; CHAGAS, P. D.; Ivo, Isnara Pereira. Laudatio funebris: poesia, memória, poder e morte nos epitáfios de Pero de Andrade Caminha. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: José Carlos Melo Miranda de Oliveira

FONSECA-SILVA, Maria da Conceição;MOREIRA, M.; ALMEIDA, J. M.. Memória e corrupção política: o político e o jurídico no caso Collor. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Joaquim Antônio de Novais Filho

VALLE, R. M.; RICOTTA, L.;MOREIRA, M.. Dois Pontos de Vista sobre Antônio Conselheiro e Canudos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Aurélio Ricardo Filho

ROCHA, M. L.;MOREIRA, M.; TABAK, F. M.. Gracialinas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Manoela Freire Correia

MOREIRA, M.; VALLE, R. M.; SILVA, C. R. B.. Discursos e sátira na Bahia seiscentista. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Ludmila Mota Santos

MOREIRA, M.; Ivo, Isnara Pereira; Chaves, Cleide de Lima. O Efeito do Real na Ficção do Século XIX: uma Leitura do romance Alencariano. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Cleide da Luz Andrade

RICOTTA, L.;MOREIRA, M.; CHAGAS, P. D.. Chapeuzinho Vermelho: o Tradicional e o Contemporâneo na Perspectiva da Literatura Comparada. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Viviane Gama Lopes

MOREIRA, M.; RICOTTA, L.; CHAGAS, P. D.. Memórias e Memorial: o Memorialista. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Neusa Maria Lima Santos

MOREIRA, M.; Chaves, Cleide de Lima; SOUSA, A. Pereira. O Caráter Verossímil do Romance de Costumes Oitocentista. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Marleide Santana Paes

TABAK, F.;MOREIRA, M.; ROCHA, M. L.. Papéis e Canetas entre Bois e Urubus. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Jerry Santos Guimarães

MOREIRA, M.; ROCHA, M. L.; TABAK, F. M.. Ad Regem: As relações entre retórica e história no prólogo e na dedicatória da Crônica da Guiné. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Daniel dos Santos Andrade

ROCHA, M. L.;MOREIRA, M.; TABAK, F. M.. Questões Contemporâneas da Teoria e História Literária: Proposições de Hans Ulrich Gumbrecht. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MOREIRA, M.; RICOTTA, L.; SILVA, C. R. B.. O Discurso Histórico no História da américa Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Halysson F

MOREIRA, M.; ROCHA, M. L.; SILVA, C. R. B.. Dias Santos. Limites retórico-poéticos e bibliográficos para uma leitura histórica do Caramuru de Frei José Santa Rita durão. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Vanderli Marques da Silva

MOREIRA, M.; ROCHA, M. L.; VALLE, R. M.. Poesia e memória. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Heurisgleides Sousa Teixeira

MOREIRA, M.; RICOTTA, L.; ROCHA, M. L.. A teoriadas narrativas ficcional e histórica e a obra de João Ubaldo Ribeiro. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Sílvia Aline Alves Araújo

MOREIRA, M.; RICOTTA, L.; ROCHA, M. L.. Sousândrade: um caso de exceção na história literária brasileira. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SANTOS, A. M.; MANFROI, E. C.; SANTOS, J. D. F.; SANTOS, J. J.;MOREIRA, M.. Banca para progressão na carreira para professor titular. 2017. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; SANTIAGO, M. M.; XIMENES, E. E.. Banca examinadora para preenchimento de vaga no magistério superior - filologia- UFBA. 2015. Universidade Federal da Bahia.

POMA, P.; ORIONE, E. J. M.; LIMA, L. F. S.; CARVALHO, M. S. F.;MOREIRA, M.; HUE, S. M.. Concurso público para provimento de vaga na área de Literatura Portuguesa. 2014. Universidade Federal de São Paulo.

MOREIRA, M.; VIEIRA, I. F.. Concurso para o Magistério Superior: Área de Filologia. 2014. Universidade Federal da Bahia.

MOREIRA, M.; CAMBRAIA, C. N.; SOUZA, R. B.. Banca Examinadora do Concurso para Docente do Magistério Superior: Filologia Românica e Crítica do Texto. 2013. Universidade Federal da Bahia.

RONCARI, L. D. A.; MOURA, M. M.;MOREIRA, M.; VIEIRA, M. A. C.; BARROS, J. A. M.. Concurso para Uma Vaga de Literatura Brasileira - FFLCH - USP. 2013. Universidade de São Paulo.

MOREIRA, M.; FRANCO, M. A.; HUE, S. M.. Banca para a provisão de posto para professor adjunto: Literatura Portuguesa. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; VALLE, R. M.; SILVA, C. R. B.. Seleção para Professor Substituto: Literatura Portuguesa/Literatura Brasileira. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; MUNIZ, M. R. C.; CAMPOS, M. E. B.. Concurso Público para Docente de Nível Superior. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; OLIVEIRA, H. L. L.; NASCIMENTO, T.. Concurso público para docente do ensino superior. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

LIMA, Francisco;MOREIRA, M.; DAVID, Sérgio Nazar. Banca para Provimento de Cargo de Professor Assistente de Literatura Portuguesa. 2009. Universidade Estadual de Feira de Santana.

MOREIRA, M.; SILVA, C. R. B.; VALLE, R. M.. Banca Examinadora para Seleção de Docente para o Magistério Superior. 2008. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; SILVA, C. R. B.; VALLE, R. M.. Banca Examinadora para Seleção de Docente para o Magistério Superior. 2007. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; MUNIZ, M. R. C.; JUDGLA, C. S.. Concurso Público para o Magistério Superior. 2006. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; MAGALHAES, L. O.; LEMOS, R.. Banca para Seleção de Professor Substituto na Área de História Antiga e Medieval. 2005. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; FONSECA, A. S.; SACRAMENTO, S.. Banca Examinadora do Concurso Público para a Matéria Literatura Brasileira. 2005. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; ARAUJO, J.; NOVAIS, C.. Banca Examinadora do Concurso Público para a Matéria Literatura Brasileira. 2005. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; FONSECA, A. S.; SACRAMENTO, S.. Banca Examinadora para Seleção de Docente para o Magistério Superior. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; FONSECA, A. S.; SACRAMENTO, S.. Banca Examinadora para Seleção de Docente para o Magistério Superior. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; FONSECA, A. S.; SACRAMENTO, S.. Concurso público para seleção de docentes para o magistério superior. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; FONSECA, A. S.; SACRAMENTO, S.. Concurso público para seleção de docentes para o magistério superior. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; GAMA, L.; SANTOS, M. B.. Para Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Para docente de nível superior para a matéria Literatura Brasileira. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SERRA, P. E. G. R.; SUSSEKIND, F.;MOREIRA, M.; ALVES, I. M. S. F.; VIEIRA, M. A. C.. Cancioneiro de Francisco de Sá de Miranda: Leitura da recepção, elogio da variante e ensaio de edição. 2017. Universidade de São Paulo.

VIEIRA, M. A. C.; SUSSEKIND, M. F.; SERRA, P. E. R. G.;MOREIRA, M.; ALVES, I.. Banca para exame de Livre-docência. 2017. Universidade de São Paulo.

MOREIRA, M.; GUIMARAES, H. S.; SOUZA, E. M.. Prêmio Literário Biblioteca Nacional. 2018.

Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.. Banca de Seleção de Bolsistas para Projeto de Extensão. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição; CHAGAS, P. D.. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado Acadêmico: Memória e Retórica: Mouros e Negros na Crônica da Guiné. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

RICOTTA, L.;MOREIRA, M.; CHAGAS, P. D.. Banca de Exame de Qualificação: Os Abusos de Memória e de Esquecimento do Modelo Nacional Teleológico de Antônio Cândido. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; CHAGAS, P. D.; FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. Banca de Qualificação de Mestrado Acadêmico - Jerry dos Santos Guimarães. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

RICOTTA, L.;MOREIRA, M.; CHAGAS, P. D.. Banca de Qualificação de Mestrado Acadêmico - Antônio Joaquim Pereira Neto. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

FRANCO, M. A.;MOREIRA, M.; MORAES, M. A.. Banca de Qualificação de Mestrado Acadêmico - Andreiza Valéria Oliveira. 2010. Universidade de São Paulo.

RICOTTA, L.;MOREIRA, M.; CHAGAS, P. D.. Banca de Qualificação de Mestrado Acadêmico - Marleide Santana Paes. 2010. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; RICOTTA, L.; FARIAS, Edson Silva de. Banca de Qualificação de Mestrado Acadêmico - Clara Carolina Souza Santos. 2010. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

FRANCO, M. A.; OLIVEIRA, Paulo Motta;MOREIRA, M.. Banca de Qualificação de Mestrado Acadêmico - Antônio Henrique Montero del Rio. 2009. Universidade de São Paulo.

FRANCO, M. A.;MOREIRA, M.; HUE, S. M.. Banca de Qualificação de Mestrado Acadêmico - Anísio Justino da Silva. 2009. Universidade de São Paulo.

MOREIRA, M.; RICOTTA, L.; CHAGAS, P. D.. Banca de Qualificação de Mestrado Acadêmico - Heurisgleides Souza Texieira. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; RICOTTA, L.; CHAGAS, P. D.. Banca de Qualificação de Mestrado Acadêmico - Heurisgleides Souza Teixeira. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; RICOTTA, L.; CHAGAS, P. D.. Banca de Qualificação de Mestrado Acadêmico - Halysson F. Dias Santos. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; RICOTTA, L.; CHAGAS, P. D.. Banca de Qualificação de Mestrado Acadêmico - Heurisgleides Souza Teixeira. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

FRANCO, M. A.; OLIVEIRA, Paulo Motta;MOREIRA, M.. Saramago: Leitor de Camões. 2008. Universidade de São Paulo.

FRANCO, M. A.; HANSEN, J. A.;MOREIRA, M.. Da Poética Movente: Uma Prática Quinhentista em Diálogo com a Poesia de Herberto Helder. 2008. Universidade de São Paulo.

CARVALHO, M. S. F.;MOREIRA, M.; BARRETO, J. R. F.. Estudo da Lírica de Gregório de Matos e Guerra Consoante a Poesia de Imitação. 2007. Universidade Federal do Piauí.

TABAK, F.;MOREIRA, M.; RICOTTA, L.. Banca para seleção de candidatos para a Especialização em Teoria e História Literária. 2006. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; TEIXEIRA, H. S.. Banca Examinadora para seleção de professores do Programa Universidade Para Todos. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; TEIXEIRA, H. S.. Banca Examinadora pra Seleção de Docentes para o Programa Universidade Paras Todos. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.; ROCHA, M. L.. Banca Examinadora dos candidatos a uma das 15 vagas do Curso de Especialização em Teoria e História Literária. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora de Progressão na Carreira Docente. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora de Progressão na Carreira Docente. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora de Progressão na Carreira Docente. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora de Progressão na Carreira Docente. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora de Progressão na Carreira Docente. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora de discentes em processo de transferência. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora para a Seleçaõ de Professores para o Programa Universidade para Todos. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora para a Seleçaõ de Professores para o Programa Universidade para Todos. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora de discentes em processo de transferência. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca para a Seleção de Monitores do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas - DFCH. 2002. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora de Progressão na Carreira Docente. 2002. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora para Seleção de Bolsistas de Iniciação Científica. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora para Seleção de Bolsista de Iniciação Científica. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora para Seleção de Bolsista de Iniciação Científica. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora de discentes em processo de transferência. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora de discentes em processo de transferência. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca para Seleçaõ de Docente para o Magistéio Superior. 1995. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca Examinadora para Seleção de Docente para o Magistério Superior. 1995. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca examinadora para seleção de docente para o magistério superior. 1994. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MOREIRA, M.. Banca examinadora para seleção de docente para o magistério superior. 1994. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Comissão julgadora das bancas

Leon Kossovitch

KOSSOVITCH, L.; HANSEN, João Adolfo; PÉCORA, Antonio Alcir Bernárdez; TEIXEIRA, Ivan Prado; HÉBRARD, Jean. Crítica Textualis In Caelum revocata? - Prolegômenos para uma Edição Crítica do Corpus Poético Colonial Seiscentista e Setecentista atribuído a Gregório de Matos Guerra. 2001. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Joao Adolfo Hansen

MOREIRA, M.;HANSEN, J. A.; KOSSOVITCH, Leon; PÉCORA, Antônio Alcir Bernárdez; TEIXEIRA, Ivan Prado; HEBRARD, J.. Critica Textualis in Caelum Revocata? Prolegômenos para uma Edição Crítica do Corpus Poético Colonial Seiscentista e Setecentista Atribuído a Gregório de Matos Guerra. 2001. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Antonio Alcir Bernardez Pecora

PECORA, ALCIR. Critica textualis in caelum revocata?. 2001. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Antonio Alcir Bernardez Pecora

PECORA, ALCIR. Critica textualis in caelum revocata?. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Orientou

Edelvito Almeida do Nascimento

Mitos de origem e as singularidades do culto dirigido por Madrinha Alice; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);

Murilo Camelo

Direito e literatura como promoção e efetivação dos direitos humanos; Início: 2021; Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);

Elder Bruno Fernandes Pereira

A MEMÓRIA ENQUANTO MECANISMO PROBLEMATIZADOR DA AXIOLOGIA REPRESENTACIONAL DA RAÇA COMO MARCADOR SOCIAL NAS OBRAS DE LIMA BARRETO ?DIÁRIO DO HOSPÍCIO & O CEMITÉRIO DOS VIVOS; Início: 2021; Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);

Luzia Silva Pinto

Exegi monumentum aere perennius : poesia fúnebre e memória em Melpômene, de Francisco de Quevedo; Início: 2020; Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);

Manoela Freire Correia

História da Província Santa Cruz: verossimilhanças e recepções empíricas; Início: 2020; Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);

José Fernando Sales Gonçalves

Memória e retrato na poesia portuguesa dos séculos XVI e XVII; 2018; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcello Moreira;

Pedro Ivo Moreira Gomes Rodrigues

Porto Seguro, sua representação na Carta de Caminha, e nos discursos sobre o descobrimento; 2017; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Roberto da Silva Reis Júnior

História e ficção em quadrinhos em seu subgênero jornalístico; 2017; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Raelton Santos Munizo

Encômio e memória em panegíricos ao Marquês de Marialva; 2016; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcello Moreira;

Suzany Silva Batista

Um passio poético: a memória como estratégia narrativa em "A noite sobre Alcântara"; 2016; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Marinês de Jesus Rocha

Crítica textual neolachmanniana e memória disciplinar: os lugares comuns da filologia brasileira; 2015; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcello Moreira;

Manuela Freire Correia

A representação do Novo Mundo na Europa do século XVI a partir dos topoi da memória partilhada; 2015; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Renato Drummond Tapioca Neto

A sociedade imperial: casamento e a família em Senhora, de José de Alencar (1875); 2015; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcello Moreira;

Lêda Sousa Bastos

Atos acadêmicos da Academia Brasílica dos Esquecidos e a memória luso-brasileira; 2014; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcello Moreira;

Luzia Silva Pinto

Os epitáfios satíricos de Francisco de Quevedo e os túmulos poéticos: memória talhada em papel; 2014; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Joseane Aguiar Novais

Vanitas: morte e memória nos poemas Relojeros de Francisco de Quevedo; 2014; Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Eronildes Teixeira Amaral

Laudatio funebris: poesia, memória, poder e morte nos epitáfios de Pero de Andrade Caminha; 2011; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcello Moreira;

Milena Pereira Silva

Ut architectura poesis: a constituição da memória através de monumentos arquitetônicos e literários; 2011; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Luciano Souza Lima

memória e Tradição no Candomblé Nagô da Bahia: Um Estudo do Ilê Axé Ijexá e do Ilê Axé Alaketu; 2011; Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Memória e ilustração do Império em História da América Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita; 2010; Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcello Moreira;

Jerry Santos Guimarães

Memória e Retórica: Mouros e Negros na Crônica da Guiné; 2010; Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Halysson Frankleynyelly Dias Santos

Exegi monumentum aere perennius: poesia épica e memória no Caramuru de Santa Rita Durão; 2008; Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Heurisgleides Sousa Teixeira

Concepções de Tempo e Memória em Jorge Luis Borges: uma análise dos contos "Funes, el Memorioso" e "La biblioteca de Babel"; 2008; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Luciano Lima Souza

Os colares sagrados da memória: tradição, magia e identidade no candomblé de matriz africana iorubá; 2019; Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

Marinês de Jesus Rocha

História crítica da filologia de língua portuguesa e de seus costumes doutrinais e práticas; 2016; Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Jerry Santos Guimarães

Os inominados: memória e esquecimento da gente miúda nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara; 2015; Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Milena Pereira Silva

As notas históricas no gênero épico; 2013; Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcello Moreira;

Antônio Joaquim Pereira Neto

A verossimilhança fantástica, a memória e a ironia no discurso narrativo machadiano; 2013; Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Halysson F

Dias Santos; Épica e memória no século XVIII: tradição, costume e memória no Poema Épico do Descobrimento do Brasil; 2012; Tese (Doutorado em Memória: Linguagem, Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Marcello Moreira;

Andréia Batista Lins

A Memória e a Arte do Retrato em uma Poesia Laudatória Atribuída a Gregório de Matos e Guerra; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Viviane Gama

Memórias e Memorial: O Memorialista; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Joseane Aguiar Novais

Vanitas: APrecariedade da Condição Humana nos Poemas Seiscentistas e sua Reciclagem em Hilda Hilst; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

[Nome removido após solicitação do usuário]

O Discurso Histórico no História da américa Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Ludmila Mota Santos

O efeito do real na ficção do século XIX: uma leitura do romance alencariano; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Neusa Maria Lima Santos

O caráter verossímil do romance de costumes oitocentista; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Carlos Leonor Ribeiro de Brito

A prosa poética em Iracema; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Vanderli Marques da Silva

Poesia e memória; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Halysson Frankleynyelly Dias Santos

Limites retórico-poéticos e bibliográficos para uma leitura histórica do Caramuru de Frei José Santa rita Durão; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Jerry Santos Guimarães

Ad Regem: As relações entre retórica e história no prólogo e na dedicatória da Crônica da Guiné; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Manoela Freire Corrêa

Discursos e sátira na Bahia seiscentista: leitura de poemas atribuídos a Gregório de Matos; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Luzia Silva Pinto

Laudatio Funebris: a teoria do louvor e do vitupério aplicada à leitura dos epitáfios; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Kátia Rosane S

P; Guimarães; A mulher na Idade Média: cotidiano e representações - o exemplo do Sendebar; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de História Social: Antiga e Medieval) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Ana Maria Rocha Soares

O feminino nada frágil em Iaiá Garcia; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Milena Alves de Andrade

Matrimônio e Patrimônio nas Letras do Segundo Reinado; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Ana Maria Almeida

Texto e Ilustração: a Leitura de Livros Infantis; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura, Escrita e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Edna Maria Rabelo

As Teorias da Gênese da Poesia Trovadoresca e a Análise Histórica do Corpus Poético Medieval Ibérico; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de História Social: Antiga e Medieval) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Rosana Fonseca de Oliveira Nascimento

A Primeira Partida de Afonso X e Algumas Formas de Controle Legal da Sexualidade Clerical na Península Ibérica no Século XIII; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de História Social: Antiga e Medieval) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Marília Flores Seixas de Oliveira

A lira e o rio: leitura do Guia Lírico de Rio de Contas; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Leitura: Teoria e Práti) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Joyce Xavier Santos

A poesia de agudeza de Manuel Botelho de Oliveira; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Marieta Ghirello Pires

Poesia satírica em livros de mão da tradição de Gregório de Matos e Guerra; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Dener Silva Rocha

Ars Poetica; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Gabriely Santos Brito

Gabriely Santos Brito; 2017; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Steffani Pessoa Mendonça

Poesia cômica de Jerônimo Baía: os poemas ao pintassilgo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Marieta Ghirello Pires

Poesia satírica em livros de mão da tradição de Gregório de Matos e Guerra; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Letícia Soares Barbosa

Estudo da lírica da Fênix Renascida; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Joice Xavier Santos

Estudo das; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Joice Xavier Santos

Estudos Filológicos e textuais de práticas letradas coloniais; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Raquel Alves dos Santos

Estudos Filológicos e textuais de práticas letradas coloniais; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Marieta Ghirello Pires

Estudos Filológicos e textuais de práticas letradas coloniais; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Stefanni Pessoa Mendonça

Estudos Filológicos e textuais de práticas letradas coloniais; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Lettícia Soares Barbosa

Letícia Soares Barbosa; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

William Santos Teixeirra

Estudos Filológicos e textuais de práticas letradas coloniais; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Gabriely Santos Brito

Proposta de uma edição crítica de O Uraguay; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

José Fernando Sales Gonçalves

A arte do retrato na poesia portuguesa do século XVII; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

William Santos Teixeira

O costume do poema heroico em Portugal e os poemetos sobre a Batalha do Canal; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Dener Silva Rocha

Representações do corpo satírico no corpus poético atribuído a Gregório de Matos e Guerra; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de amparo à Pesquisa ao Estado da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Raeltom Santos Munizo

Contrafações do Polifemo de Don Luís de Góngora no XVII Português; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Angélica Moreira de Andrade

Agudeza e poesia ao divino em Violante do Céu; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Leda Souza Bastos

A metáfora da ambição em poemas de Dom Francisco Manuel de Melo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Lorena Pereira Silva

A elocução aguda nos Polifemos da Fênix Renascida; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

Angélica Moreira de Andrade

A poesia freirática de Violante do Céu; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Leda Souza Bastos

A poesia de agudeza no Postilhão de Apolo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Marinês de Jesus Rocha

A edição de poetas do século XVIII publicados em livros de mão; 2012; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Lorena Pereira Silva

Ars Poetica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

Lorena Pereira Silva

Poesia Aguda e Emprego do Verbum Peregrinum no Seiscentos Luso-Brasileiro; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

Angélica Moreira de Andrade

Estudos Filológicos e Textuais de Práticas Letradas Coloniais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Leda Sousa Bsastos

Ars Poetica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

Marinês de Jesus Rocha

Estudos Filológicos e Textuais de Práticas Letradas Coloniais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Marinês de Jesus Rocha

Crítica Textual Aplicada à EdiÇão de A Luneta Mágica de Joaquim Manuel de Macedo; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Milena Pereira Silva

Estudos Filológicos e Textuais de Práticas Letradas Coloniais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Núbia Cleude Santos Lacerda

Estudo do Cancioneiro da Vaticana; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Fernando Marvitor Duque Portela

Proposta de Edição das Poesias de Álvares de Azevedo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Milena Pereira Silva

Exegi Monumentum: As Relações entre Memória e Poesia no Estado Monárquico; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Marinês de Jesus Rocha

Uma proposta de edição crítica de A Luneta Mágica de Joaquim Manuel de Macedo; 2009; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

Daniel Bedoni Italiano

As Funções Políticas e Morais do Epitalâmio; 2009; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Eronildes Teixeira Amaral

Vanitas: poesia, memória e vanidade da vida em poemas do século XVII português; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

Andréia Batista Lins

Estudos Filológicos e Textuais de Práticas Letradas Coloniais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Andréia Batista Lins

O estudo da poesia ecfrástica nos séculos XVI e XVII em Portugal; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Eronildes Teixeira Amaral

Vanitas: poesia, memória e vanidade da vida em poemas do século XVII em português; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

Milena Pereira Silva

Ars Aedificatoria: as relações entre memória e poesia no Estado monárquico e no Antigo Regime; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Daniel Bedoni Italiano

Ars Poetica: A Preceptiva nos Séculos XV, XVI, XVII e XVIII; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcello Moreira;

Eronildes Teixeira Amaral

Vanitas: poesia, memória e vanidade da vida em poemas do século XVII português; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

Andréia Batista Lins

O estudo da poesia ecfrástica nos séculos XVI e XVII em Portugal; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Eronildes Teixeira Amaral

Vanitas: poesia, memória e vanidade da vida em poemas do século XVII em português; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

[Nome removido após solicitação do usuário]

O gênero histórico: análise da História da América Portuguesa de Rocha Pita; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

Polliana Freire dos Anjos

Recuperação de critérios de legibilidade do paradoxo quinhentista; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UESB; Orientador: Marcello Moreira;

Vívian Meira de Oliveira

A representação do processo de colonização lusa na América portuguesa em De Gestiis de Mendi de Saa; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Vanderli Marques da Silva

Proposta de dição crítica de Música do Parnasso; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Marcello Moreira;

Foi orientado por

Eronildes Teixeira Amaral

LAUDATIO FUNEBRIS: POESIA, MEMÓRIA, PODER E MORTE NOS EPITÁFIOS DE PÊRO DE ANDRADE CAMINHA; 2012; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Eronildes Teixeira Amaral;

Eronildes Teixeira Amaral

LAUDATIO FUNEBRIS: PODER E MORTE NOS EPITÁFIOS DE PERO DE ANDRADE CAMINHA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Eronildes Teixeira Amaral;

Joao Adolfo Hansen

Critica Textualis in Caelum Revocata?Prolegômenos para uma Edição Crítica do Corpus Colonial Seiscentista e Setecentista Atribuído a Gregório de Matos Guerra; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Adolfo Hansen;

Joao Adolfo Hansen

2015; Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Joao Adolfo Hansen;

Manuel Losada Gavilanes

Estudo anatômico do eixo vegetativo de Cassia rotundifolia Pers; (Leguminosae); 1991; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Escola Superior de Agricultura de Lavras - ESAL, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Losada Gavilanes;

Manuel Losada Gavilanes

Monitoria junto a Disciplina Histologia e Anatomia Vegetal no DBI-ESAL; 1989; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Escola Superior de Agricultura de Lavras - ESAL; Orientador: Manuel Losada Gavilanes;

Andrea Daher

2019; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Andrea Daher;

Produções bibliográficas

  • BADARO, J. O. ; MOREIRA, M. . De Cacau (1933) a São Jorge dos Ilhéus (1944): a memória da recepção crítica da literatura de Jorge Amado no século XX.. GRAPHOS (JOÃO PESSOA) , v. 24, p. 135-161, 2022.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . As similitudes entre os ofícios da gente miúda e as atividades próprias da gente horada nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara. ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 31, p. 247-268, 2021.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . E isto atéqui tive de vos escrever vosso avisamento\; a atualização do topos hoistoria magistra vitae nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara. PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA , v. 70, p. 1-30, 2021.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . Danação e redenção da memória do Infante D. Pedro nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara. REVISTA DE HISTÓRIA , v. 180, p. 1-36, 2021.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . O louvor da escrita da história como ?remédio para a memória? nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara. REVISTA DE ESTUDOS DE CULTURA , v. 39, p. 331-360, 2021.

  • MOREIRA, M. . Filologia e campo historiográfico (ou uma pequena crítica ao método). Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 23, p. 1-12, 2021.

  • MOREIRA, M. . A composição de retrato da donna segundo preceitos da ars laudandi e sua contrafação em retrato composto com metáforas de doce em Fênix Renascida. CERRADOS , v. 30, p. 78-90, 2021.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . ?Como gente temerosa e desesperada em que não há virtude nem fortaleza?: a atualização do topos do peão covarde nas crônicas de Fernão Lopes, Gomes Eanes de Zurara e Rui de Pina. REVISTA DE ESTUDOS DE CULTURA , v. 6, p. 23-38, 2020.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . O ganho, o proveito e o roubo: o topos da cobiça da gente miúda nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara. ANTARES: LETRAS E HUMANIDADES , v. 12, p. 228-248, 2020.

  • PANTOJA, S. ; MOREIRA, M. . Quando a cidade não passa: memória e patrimônio na poesia baiana. PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP) , v. 16, p. 522-539, 2020.

  • ROCHA, Marinês de Jesus ; MOREIRA, M. . Apropriações do Cancioneiro da Ajuda versus recepção histórica: uma crítica à universalização da restitutio textus nas atualizações da edição michaelina. Fólio - Revista de Letras , v. 12, p. 1-15, 2020.

  • MOREIRA, M. ; BASTOS, L. S. ; PINTO, L. S. . A prática da emulação na poesia luso-brasileira do século XVII: Gregório de Matos Guerra e Tomás Pinto Brandão. CONTEXTO (UFES) , v. 36, p. 1-20, 2019.

  • MOREIRA, M. ; CORREA, M. F. . O Hipupiára e a poética: uma reflexão sobre os limites do verossímil e da autópsia no século XVI. SCRIPTA , v. 23, p. 203-214, 2019.

  • PEREIRA NETO, ANTÔNIO JOAQUIM ; MOREIRA, MARCELLO . A insanidade crônica: ironia e indeterminação em -O alienista-, de Machado de Assis / The Chronic Insanity: Irony and Indeterminacy in -The Alienist-, by Machado de Assis. O EIXO E A RODA (UFMG) , v. 28, p. 199-222, 2019.

  • CHARTIER, ROGER ; GUIMARÃES, HÉLIO DE SEIXAS ; MOREIRA, MARCELLO . Uma história das práticas letradas: homenagem a Andrea Daher. TOPOI (RIO DE JANEIRO) , v. 20, p. 268-301, 2019.

  • MOREIRA, M. ; PINTO, L. S. . Epitáfio satírico de Dom Francisco de Quevedo a a escritura como damnatio memoriae. REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE) , v. 1, p. 49-58, 2019.

  • MOREIRA, M. ; GONCALVES, J. F. S. . O retrato reverso da donna: retrato satírico em metáforas de doce em Fênix Renascida. Caligrama: Revista de Estudos Românicos , v. 29, p. 105-123, 2019.

  • SOUZA, L. L. ; MOREIRA, M. . The sacred necklaces of memory: candomble's sacred threads from African Yoruba matrix. International Journal for Development Research , v. 9, p. 32369-32373, 2019.

  • PEEIRA NETO, A. J. ; MOREIRA, M. . verossimilhança do gênero fantástico em 'O segredo do Bonzo' de Machado de Assis. MACHADO DE ASSIS EM LINHA , v. 25, p. 1-18, 2018.

  • MOREIRA, M. . Imitação e emulação nas lestras luso-brasileiras: Francisco Rodrigues Lobo, Gregório de Matos e Guerra e Tomás Pinto Brandão. TERESA (USP) , v. 19, p. 37-58, 2018.

  • NOVAIS, J. A. ; MOREIRA, M. . A morte em Hilda Hilst. Revista do GEL , v. 14, p. 12-26, 2017.

  • MOREIRA, M. . Livros de mão da tradição de Gregório de Matos e Guerra: a encenação de referenciais discursivos no aparato didascálico e a legibilidade doutrinal dos poemas. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 46, p. 615-624, 2017.

  • MOREIRA, M. ; SILVA, Milena Pereira . A arte de traduzir: traduções e o debate sobre gramáticas, línguas clássicas, vernáculos europeus, puritas, escritura e costume letrado no Portugal dos séculos XVI a XVIII. Estudos da Língua(gem) , v. 15, p. 131-152, 2017.

  • MOREIRA, M. . A sátira a todas as ordens do reino no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende. REVISTA CONVERGÊNCIA LUSÍADA , v. 38, p. 16-27, 2017.

  • SILVA, Milena Pereira ; MOREIRA, M. . De verbo ad verbum: reflexões seiscentistas acerca dos modos de traduzir nos textos liminares da Arte Histórica de Luciano Samossateno. ITINERARIOS (UNESP. ARARAQUARA) , v. 45, p. 119-135, 2017.

  • MOREIRA, M. . Uma carta de José de Anchieta como gênero misto: listas temáticas, bestiários, herbários e dicionários enciclopédicos na Europa dos séculos XVI e XVII. Politéia (UESB) , v. 15, p. 1-32, 2016.

  • HANSEN, J. A. ; MOREIRA, M. . O elogio da perfeição da Virgem. Cadernos do IEB , v. 8, p. 1-22, 2016.

  • HANSEN, J. A. ; MOREIRA, M. . Sermão da Conceiçam da Virgem Maria Nossa Senhora. Cadernos do IEB , v. 8, p. 22-60, 2016.

  • HANSEN, J. A. ; MOREIRA, M. ; SOUZA, C. C. E. . Notas sobre a 'Sátira geral a todo o Reino, e governo de Portugal'. Teresa , v. 16, p. 167-190, 2016.

  • MOREIRA, M. . Diálogos catequéticos: cena textual versus performance. Topoi (Online): revista de historia , v. 2237-101X, p. 01-19, 2016.

  • TAPIOCA, R. D. ; MOREIRA, M. . Esposa autônoma, marido submisso: casamento, dote e escravidão no romance Senhora, de José de Alencar. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online) , v. 8, p. 37-61, 2016.

  • MOREIRA, M. . Texto movente: instabilidade textual na tradição de Gregório de Matos e Guerra. Estudos Linguísticos e Literários , v. 51, p. 1-18, 2015.

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . Poética, retórica, política e memória nos epitáfios do poeta português Pêro de Andrade Caminha. Revista do GEL , v. 11, p. 51-72, 2014.

  • MOREIRA, M. . Os negros boçais na sátira atribuída a Gregório de Matos e Guerra. Matraga (Rio de Janeiro) , v. 33, p. 70-90, 2013.

  • MOREIRA, M. . Reflexão Inicial para a Produção de uma Edição Crítica da Lírica de Luís de Camões. Convergência Lusíada , v. 27, p. 1-6, 2012.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . Ad regem: usos da retórica epidítica e judicial na dedicatória da Crônica da Guiné (século XV). Esboços , v. 19, p. 1-15, 2012.

  • MOREIRA, M. . Caramurus da Bahia: a Tópica Natio e Procedimentos Descritivos na Composição de Retratos Satíricos do Corpus Poético Atribuído a Gregório de Matos e Guerra. Contexto (UFES) , v. 22, p. 293-354, 2012.

  • MOREIRA, M. . O louvor ao Marquês de Marialva: um estudo sobre o panegírico. Revista USP , v. 88, p. 183-193, 2011.

  • MOREIRA, M. . Uma Crítica a Spaggiari e Perugi. Tágides, Revista de Literatura, Cultura e Arte Portuguesas , v. 1, p. 111-131, 2011.

  • MOREIRA, M. . O Conceito Lectio Difficilior: Problemas para Sua Operacionalização. Convergência Lusíada , v. 26, p. 1-14, 2011.

  • MOREIRA, M. . Edição Crítica da Écloga Piscatória ou Um Pequeno Ensaio Filológico. Cultura (Lisboa) , v. 28, p. 23-66, 2011.

  • MOREIRA, M. . Algaravia: O Uso da Palavra Peregrina e do Solecismo na Representação de Caracteres e de Sua Fala na Sátira SAtribuída a Gregório de Matos e Guerra. Estudos da Língua(gem) (Impresso) , v. 9, p. 139-188, 2011.

  • MOREIRA, M. . LITTERAE MANENT: LOUVOR, VITUPÉRIO E POLÍTICA NA SOCIEDADE LITERÁRIA DO RIO DE JANEIRO. REEL. Revista Eletrônica de Estudos Literários , v. 4, p. 1-15, 2009.

  • MOREIRA, M. . Edição Crítica da Écloga Piscatória de Santa Rita Durão (ou um pequeno ensaio filológico). REEL. Revista Eletrônica de Estudos Literários , v. 5, p. 1-44, 2009.

  • MOREIRA, M. . A carta, o louvor, a lei: a problemática da carta a el-rei D. João III. Floema (UESB) , v. II 4, p. 85-108, 2008.

  • MOREIRA, M. . Exempla (I): pesquisa sobre o emprego de exemplos no corpus camoniano. Estudios Portugueses , v. 7, p. 105-126, 2007.

  • MOREIRA, M. . Ad Parnasum - expansão, colonização e empresa civilizatória lusa em Música do Parnasso. Revista USP , v. 70, p. 141-151, 2006.

  • MOREIRA, M. . Ut Architectura Poesis: uma leitura de Du Bellay, Anet, Ronsard, Saint Cosme, e Manuel Botelho de Oliveira, Para um Edifício de Colunas e Arcos. Floema (UESB) , v. I/2, p. 59-100, 2006.

  • MOREIRA, M. . As armas e os barões assinalados: poesia laudatória e política em Camões. Revista Camoniana , Bauru, v. 17, p. 77-104, 2005.

  • MOREIRA, M. . Publicação escribal de obras de Manuel Botelho de Oliveira em códices da tradição de Gregório de Matos e Guerra: estrutura dos cancioneiros e leitura. Convergência Lusíada , Rio de Janeiro, v. 21, p. 186-198, 2005.

  • MOREIRA, M. . As armas e os barões assinalados: poesia laudatória e política em Camões. Revista Camoniana , Bauru, v. 16, p. 129-164, 2004.

  • MOREIRA, M. . Litterae Adsunt: cultura escribal e os profissionais produtores do manuscrito sedicioso na Bahia do século XVIII. Politéia (Vitória da Conquista) , Vitória da Conquista, v. 4, n.1, p. 105-133, 2004.

  • MOREIRA, M. . Ut Pictura Poesis: análise bibliográfico-textual de dois membros da Tradição de Gregório de Matos e Guerra. Revista USP , São Paulo, v. 57, p. 86-103, 2003.

  • MOREIRA, M. . Litterae Occident: Apontamentos Bibliográficos sobre Documentos Relativos à Conjuração dos Alfaiates. Politéia (Vitória da Conquista) , Bahia, v. 1, p. 161-178, 2001.

  • MOREIRA, M. . Propostas para a edição de textos críticos. Manuscrítica, São Paulo, v. 6, p. 113-122, 1996.

  • MOREIRA, M. . Gregório de Matos: Poemas do Manuscrito Lamego. 1. ed. São Paulo: Folha de São Paulo, 2023. v. 1. 368p .

  • BADARO, J. O. (Org.) ; MOREIRA, M. (Org.) . E-BOOK III Webinário Estudos Amadianos ? 110 anos de nascimento. 1. ed. Cachoeira: Portuário Ateliê Editorial, 2022. v. 1. 18p .

  • HANSEN, J. A. ; MOREIRA, M. . Sermão da Conceiçam da Virgem Maria Nossa Senhora, que pregou o R. Padre Antônio de Sá da Companhia de Jesus na Igreja Matriz do Recife de Pernambuco. 1. ed. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 2016. v. 1. 60p .

  • HANSEN, J. A. ; MOREIRA, M. . Gregório de Matos. Poemas Atribuídos: Códice Asensio-Cunha. 1. ed. Belo Horizonte: Capes-PROEX - Autêntica, 2013. v. 5. 543p .

  • HANSEN, J. A. ; MOREIRA, M. . Gregório de Matos. Poemas Atribuídos: Códice Asensio-Cunha - Vol. II. 1. ed. Belo Horizonte: Capes-PROEX - Autêntica, 2013. v. 5. 398p .

  • HANSEN, J. A. ; MOREIRA, M. . Gregório de Matos. Poemas Atribuídos: Códice Asensio-Cunha - Vol. III. 1. ed. Belo Horizonte: Capes-PROEX - Autêntica, 2013. v. 5. 494p .

  • HANSEN, J. A. ; MOREIRA, M. . Gregório de Matos. Poemas Atribuídos: Códice Asensio-Cunha - Vol. IV. 1. ed. Belo Horizonte: Capes-PROEX - Autêntica, 2013. v. 5. 429p .

  • HANSEN, J. A. ; MOREIRA, M. . Para que todos entendais. Letrados, manuscritura, retórica, autoria, obra e público na Bahia dos séculos XVII e XVIII. 1. ed. Belo Horizonte: Capes-PROEX - Autêntica, 2013. v. 5. 588p .

  • MOREIRA, M. . Critica Textualis in Caelum Revocata? Uma Proposta de Edição e Estudo da Tradição de Gregório de Matos e Guerra. 1. ed. São Paulo: Edusp, 2011. v. 1. 612p .

  • FRANCO, M. A. (Org.) ; MOREIRA, M. (Org.) . Tágides: Revisão da História da Literatura & Nova Filologia. 1. ed. São Paulo: Programa de Pós-Graduaçã em Literatura Portuguesa - FFLCH-USP e Lumme Editor, 2011. v. 1. 280p .

  • ABREU, Márcia (Org.) ; MOREIRA, M. (Org.) . Floema: Caderno de Teoria e História Literária, Dossiê: O Romance no Século XIX. 09. ed. Edições UESB: Vitória da Conquista, 2011. v. 1. 497p .

  • MOREIRA, M. ; RICOTTA, L. (Org.) ; ROCHA, M. L. (Org.) ; TABAK, F. M. (Org.) . História do Livro e da Leitura (Floema Especial 5 A). 5A. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2010. v. 1. 137p .

  • TABAK, F. (Org.) ; RICOTTA, L. (Org.) ; MOREIRA, M. (Org.) ; ROCHA, M. L. (Org.) . Floema Especial Joan Ramon Resina. 1. ed. Vitória da Conquistw: Edições UESB, 2008. v. 1. 180p .

  • ROCHA, M. L. (Org.) ; MOREIRA, M. (Org.) ; RICOTTA, L. (Org.) . Floema: Caderno de Teoria e História Literária/Kleist por Hans Ulrich Gumbrecht. 1. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008. v. 1. 97p .

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. (Org.) . Anais do I SETHIL. 1. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. 511p .

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. (Org.) . Floema Especial Luiz costa Lima. 2B. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. 84p .

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. (Org.) ; VALLE, R. M. (Org.) . Floema Especial João Adolfo Hansen - Caderno de Teoria e História Literária. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. 222p .

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. (Org.) . Floema: As Letras no Império Marítimo Lusitano II. I/2. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. I. 193p .

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. (Org.) . Dossiê As Letras no Império Marítimo Lusitano I. 1/I. ed. Vitória da conquista: Edições UESB, 2005. v. I. 106p .

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. (Org.) . Floema. Caderno de Teoria e História Literária. n I A, Especial Hans Ulrich Gumbrecht. 1A. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. I. 105p .

  • MOREIRA, M. . Edição do Códice BNRJ 50,64. 1. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2004. v. 1. 326p .

  • MOREIRA, M. . Edição do Códice 145 da Coleção Lamego. 1. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2004. v. 1.

  • MOREIRA, M. ; GAMA, L. (Org.) . Dossiê Brasil Colônia. 1. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003. v. 1. 251p .

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . O elogio da gente miúda nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara. In: MOREIRA, Maria Eunice; OLIVEIRA, Amanda da Silva; NASCIMENTO, Fábio Varela. (Org.). Escritas e leituras contemporâneas II: estudos de literatura. 1ed.Porto Alegre: EdiPUC, 2020, v. 1, p. 163-172.

  • SOUZA, L. L. ; MOREIRA, M. . Segredos da floresta: memória e rituais de cura entre o povo de axé. In: Editora CRV. (Org.). Relações étnico-raciais, diversidades e educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 1-15.

  • MOREIRA, M. . O emprego da "amenidade" como lugar de descrição da natureza e dos homens em Jena de Léry. In: Sheila Hue; Maria Berbara; Renato Menezes. (Org.). França Antártica: ensaios interdisciplinares. 1ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2020, v. 1, p. 91-106.

  • LIMA, L. S. ; MOREIRA, M. . Escravidão, povos, spoderes e legados. In: Isnara Pereira Ivo ; Paulo Guedes. (Org.). Os colares sagrados do candomblé de matriz iorubá: trânsitos culturais e ressignificações. 1ed.São Paulo: Alameda, 2020, v. 1, p. 213-239.

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Tempora mutantur: notas sobre a emergência do conceito moderno de arte. In: Elton Moreira Quadros & Halysson Dias Santos. (Org.). Do belo ao ético. 1ed.Salvador: Eduneb, 2019, v. 1, p. 51-99.

  • MOREIRA, M. . A composição 'repentina' de sermões ni Império Português no século XVII. In: Ida Alves & Gilda Santos. (Org.). Relações luso-brasileiras: Imagerns e imaginários. 1ed.Rio de Janeiro: Oficina/Capes, 2019, v. 1, p. 42-56.

  • MOREIRA, M. . Composição de poemas pela técnica de combinação, encaixe e remanejamento no corpus poético atribuído a Gregório de Matos e Guerra. In: Andrea Daher. (Org.). Oral por escrito: A oralidade na ordem da escrita, da retórica à literatura. 1ed.São Carlos: Argos/Editora UFSC, 2018, v. 1, p. 87-136.

  • MOREIRA, M. . Manuscritura, retórica e decoro em livros poéticos de mão. In: DUHÁ, Alícia LOse & SACRAMENTO, Arivaldo. (Org.). Paleografia e suas interfaces. 1ed.Salvador: Memória e Arte, 2018, v. 1, p. 185-194.

  • MOREIRA, M. . O Labirinto Cúbico de Peafiel e o Homo Quadratus. In: Marcelo Lachat; Natali F. da Costa e Silva. (Org.). Ficção e memória: estudos de poética, retórica e literatura. 1ed.Macapá: Unifap, 2017, v. 1, p. 43-60.

  • MOREIRA, M. . A purification on Atlantic shores: Bahia's Casa da Torre and Gorée Maison des Esclaves. In: Mona Suhrbier. (Org.). Between Land and Sea: Transatlantic Art. 1ed.Berlin: Kerber Verlag, 2017, v. 1, p. 38-44.

  • MOREIRA, M. . Reinigung an atlantischen Küsten. In: Mona Suhrbier. (Org.). Zwischen Erde und Meer: transatlantische Kunst. 1ed.Berlin: Kerber Verlag, 2017, v. 1, p. 38-43.

  • MOREIRA, M. . O códice de J. Cunha: livro santo da cor. In: Danillo Barata. (Org.). O universo de J. Cunha. 1ed.SALVADOR: Corrupio, 2016, v. 1, p. 17-19.

  • MOREIRA, M. . Os "poetas maldizentes" na Primeira Lição de Benedetto Varchi sobre a Poética. In: Dexter Zavalza Hough-Snee; Eduardo Viana da Silva. (Org.). Estudios de sátira hispanoamericana colonial & Estudos da sátira do Brasil Colônia. 1ed.Madrid: Iberoamericana, 2015, v. , p. 189-222.

  • MOREIRA, M. . Ayrson Heráclito e a reunião das margens atlânticas. In: Nuno Ferreira de Carvalho. (Org.). Ângela Ferreira, Ayrson Heráclito, Edson Chagas - Novo Photo Banco 2015. 1ed.Lisboa: Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo, 2015, v. 1, p. 53-55.

  • MOREIRA, M. ; FERREIRA, A. H. N. . Marcello Moreira - Ayrson Heráclito - Diálogo. In: Nuno Ferreira de Carvalho. (Org.). Ângela Ferreira, Ayrson Heráclito, Edson Chagas - Novo Photo Banco 2015. 1ed.Lisboa: Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo, 2015, v. 1, p. 59-68.

  • MOREIRA, M. . Três javalis e um coelho: caça, privança, poesia e matéria civil. In: Germana Maria Araújo Sales, Marlí Tereza Furtado, Sérgio Nazar David. (Org.). Interpretação do Texto: Leitura do Contexto. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013, v. 1, p. 217-250.

  • MOREIRA, M. . O rumor de uma língua quase selvagem em diálogos catequéticos na América portuguesa. In: Ángel Marcos de Dios. (Org.). Aula Bilingüe II: Uso del castellano y competencias plurilingües en el sistema literario peninsular. 1ed.Salamanca: Luso-Espaola de Ediciones, 2013, v. 1, p. 161-176.

  • MOREIRA, M. . Bibliotecas Particulares dos Pobres: Os Livros de Mão Miscelâneos no Mundo Luso-Brasileiro. In: Vanda Anastácio. (Org.). Tratar, Estudar, Disponibilizar: Um Futuro para as Bibliotecas Particulares. 1ed.Lisboa: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2013, v. 1, p. 107-124.

  • MOREIRA, M. . A Aplicação do Usus Scribendi e Sua Validade Como Procedimento de Análise Morfológica. In: Célia Marques Telles; Rosa Borges dos Santos. (Org.). Filologia, Críticas e Processos de Criação. 1ed.Curitiba: Annris, 2012, v. 1, p. 221-228.

  • MOREIRA, M. . Ferdinand Denis, Almeida Garrett, Gonçalves de Magalhães e algumas notas sobre a descrição na literatura brasileira do século XIX. In: Tânia Maria Bessone, Gilda Santos, Ida Alves, Madalena Vaz Pinto, Sheila Hue. (Org.). D. João e o Oitocentismo. Rio de Janeiro: Contra Capa/Faperj, 2011, v. 1, p. 191-204.

  • MOREIRA, M. . Notas sobre crítica textual: mouvance, variance. In: Luiz Lindo, Marcia Maria de Arruda Franco. (Org.). Atas da III Semana de filologia na USP. São Paulo: FFLCH-USP, 2010, v. 1, p. 159-188.

  • MOREIRA, M. . A pintura de paisagem na narrativa do século XIX. In: Márcia Abreu, Aníbal Bragança. (Org.). Impresso no Brasil. São Paulo: Editora da Unesp, 2010, v. 1, p. -.

  • MOREIRA, M. . O problema das teorias da edição. In: José Rodrigues Seabra Filho; Luiz Antônio Lindo; Marcia Arruda Franco. (Org.). Atas da II Semana de Filologia da USP. São Paulo: FFLCH - USP, 2009, v. , p. 96-115.

  • MOREIRA, M. . Práticas escribais na américa portuguesa: o caso da conjuração de 1798 na cidade da Bahia. In: Leila Mezan algranti e Ana Paula Torres Megiani. (Org.). Império por Escrito: formas de transmissão da cultura letrada no mundo ibérico - séculos XVI - XIX. São Paulo: Alameda, 2009, v. 1, p. 122-134.

  • MOREIRA, M. . Louvor e História em Prosopopéia. In: Ivan Teixeira. (Org.). Multiclássicos Épicos. São Paulo: EDUSP, 2008, v. , p. 95-117.

  • MOREIRA, M. . Edição de Prosopopéia de Bento Teixeira. In: Ivan Teixeira. (Org.). Multiclásscos Épicos. São Paulo: EDUSP, 2008, v. , p. 119-155.

  • MOREIRA, M. . Uma proposta neolachmanniana de edição para o corpus gregoriano?. In: Lindo, Luiz. (Org.). Atas da I Semana de Filologia. 1ed.São Paulo: FFLCH - USP, 2007, v. 1, p. 130-154.

  • MOREIRA, M. . Materiam superabat opus: recuperação de critérios setecentistas de legibilidade da poesia atribuída a Gregório de Matos e Guerra. In: Márcia Abreu e Nelson Schapochnik. (Org.). Cultura Letrada no Brasil: Objetos e Práticas. São Paulo: Mercado de Letras/ALB/FAPESP, 2005, v. 1, p. 117-134.

  • MOREIRA, M. . Gregório de Matos Revisitado. Carta na Escola, São Paulo, p. 36 - 39.

  • CAMELO, M. ; MOREIRA, M. . DA mulher escolhida A dominada: o papel do feminino no casamento, análise da obra A Falência, de Júlia Lopes de Almeida. In: XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2023, Vitória da Conquista. Anais do XIV colóquio nacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2023. v. 1. p. 1-5.

  • CAMELO, M. ; MOREIRA, M. . JÚLIA LOPES DE ALMEIDA: O PAPEL DAS MULHERES E DO FEMININO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX. In: III Simpósio Internacional de Língua, Literatura e Interculturalidade (III SIELLI) e XXI Encontro de Letras, 2023, Campus Cora Coralina. Anais do III Simpósio Internacional de EStudos sobre Língua, Literatura e Interculturalidade. Campus Cora Coralina: SEm título, 2023. v. 1. p. 1-5.

  • CORREA, M. F. ; MOREIRA, M. . Sem fé, lei e rei: a desqualificação das línguas índias na História de Província de Santa Cruz, de Gandavo. In: XIV colóquio nacional VII Colóquio Internacional do Museu POedagógico, 2023. Anais do XIV colóquio nacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: edições Uesb, 2023. v. 1. p. 27472752-2752.

  • PINTO, L. S. ; MOREIRA, M. . Epitáfio e memória em Melpômene, de Francisco de Quevedo. In: XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2023, Vitória da Conquista. Anais do XIV colóquio nacional do Museu Pedagógico. Edições UESB: Professor Doctor Marcello Moreira, 2023. v. 1. p. 1273-1278.

  • CORREIA, M. F. ; MOREIRA, M. . Imagens de Índios no Cinema Brasileiro: Uma Análise do Filme Como Era Gostoso O Meu Francês, De Nelson Pereira Dos Santos. In: III Simpósio Internacional de Língua, Literatura e Interculturalidade (III SIELLI) e XXI Encontro de Letras, 2023, Campus Cora Coralina. https://anais.ueg.br/index.php/sielli/article/view/15602/12563. Goiânia: https://anais.ueg.br/index.php/sielli/issue/view/411?fbclid=PAAaYlUygh6y_BDC89VQZUZD0mVtvKSPox7Q989f, 2023. v. 1. p. 1-19.

  • CORREIA, M. F. ; MOREIRA, M. . Sem fé, lei e rei: a desqualificação das línguas índias na História de Província de Santa Cruz, de Gandavo. In: XIV colóquio nacional do Museu Pedagógico, 2022, Vitória da Conquista. Anais do XIV colóquio nacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2022. v. 1. p. 2747-2752.

  • PINTO, L. S. ; MOREIRA, M. . Epitáfio e memória em Melpômene, de Francisco de Quevedo. In: XIV colóquio nacional do Museu Pedagógico, 2022, Vitória da Conquista. XIV Colóquio Nacional do MUseu Pedagógico. Vitória da Conquista: Professor Doctor Marcello Moreira, 2022. v. 1. p. 1273-1278.

  • CAMELO, M. ; MOREIRA, M. . DA mulher escolhida à dominada: o papel do feminino no casamento, análise da obra A Falência, de Júlia Lopes de Almeida. In: Professor Doctor Marcello Moreira, 2022, Vitória da Conquista. Anais do XIV colóquio nacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2022. v. 1. p. 925-930.

  • NASCIMENTO, E. A. ; MOREIRA, M. . O candomblé de Madrinha Alice. In: Professor Doctor Marcello Moreira, 2022, Vitória da Conquista. Anais do XIV colóquio nacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2022. v. 1. p. 2053-2057.

  • GONCALVES, J. F. S. ; MOREIRA, M. . Acerca da ekphrasis no gênero retrato. In: GELNE: 40 anos de contribuição ao desenvolvimento em linguística e literatura, 2018, Vitória da Conquista. Língua, texto e ensino: descrições e aplicações. Recife: Pipa Comunicações, 2018. v. 1. p. 495-506.

  • ROCHA, Marinês de Jesus ; MOREIRA, M. . Efeitos da aplicação da ideia de restitutionnas edições do Cancioneiro da Ajuda. In: GELNE: 40 anos de contribuição ao desenvolvimento em linguística e literatura, 2018, Vitória da Conquista. Língua, texto e ensino: descrições e aplicações. Recife: Pipa Comunicações, 2018. v. 1. p. 727-735.

  • ROCHA, Marinês de Jesus ; MOREIRA, M. . Filologia Portuguesa e universalização de preceitos Lachmannianos. In: IX Seminário de Estudos Filológicos, 2018, Salvador. Caderno de Resumos do IX SEF. Salvador: Memória e Arte, 2018. v. 1. p. 137-138.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . O uso da brevitas como justificativa retorica do esquecimento narrativo nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara. In: XXVI Congresso Internacional da Abraplip, 2018, Curitiba. Anais do XXVI Congresso Internacional da Abraplip. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2018. v. 1. p. 789-797.

  • ROCHA, Marinês de Jesus ; MOREIRA, M. . Reflexões para a produção de uma história crítica da filologia portuguesa e brasileira. In: XI JNLFLP, 2016, Rio de Janeiro. Revista Philologus / Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016. v. 22. p. 01.

  • BASTOS, L. S. ; MOREIRA, M. . Agudezas em Poesias de Dom Fracisco Manuel de Melo. In: I Congresso Internacional de Estudos Filológicos, VI Seminário de Estudos Filológicos, 2012, Salvador. Anais do I Congresso Internacional de Estudos Filológicos, VI Seminário de Estudos Filológicos. Salvador: Edufba, 2012. v. 1. p. 1-12.

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Memória e Cultura Escrita nos Séculos XVI, XVII e XVIII. In: VIII Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2011, Vitória da Conquista. Anais do VIII Colóquio Nacional e do I colóquio Internacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2011. v. 1. p. 1-10.

  • SILVA, Milena Pereira ; MOREIRA, M. . Mafra, Um Palácio de Papel: A Poesia como Agenciadora da Memória Monárquica de Dom João V de Portugal. In: IV Colóquio Nacional do Museu Pedagógico, 2011, Vitória da Conquista. Anais do IX Colóquio Nacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Museu Pedagógico Edições UESB, 2011. v. 1. p. 17.

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . A Apresentação da Memória dos Ilustres nos Poemas Fúnebres de Pero de Andrade Caminha. In: IX Colóquio Nacional do Museu Pedagógico, 2011, Vitória da Conquista. Anais do IX Colóquio Nacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Museu Pedagógico Edições UESB, 2011. v. 1. p. 1-10.

  • ROCHA, Marinês de Jesus ; MOREIRA, M. . Paradigma Lachmanniano, Memória Disciplinar e Inércia Intelectual. In: IX Colóquio Nacional do Museu Pedagógico, 2011, Vitória da Conquista. Anais do IX Colóquio Nacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Museu Pedagógico Edições UESB, 2011. v. 1. p. 1-10.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . A Crônica da Guiné - Um Projeto de Memória e Esquecimento. In: IX Colóquio Nacional do Museu Pedagógico, 2011, Vitória da Conquista. Anais do IX Colóquio Nacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Museu Pedagógico Edições UESB, 2011. v. 1. p. 1-10.

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . A Semântica da Memória: Sobre a Polivalência do Vocábulo Memória nas Letras Ibéricas do Século XVII. In: IV Seminário de Pesquisa em Estudos da Linguagem, 2010, Vitória da Conquista. Anais do IV Seminário de Pesquisa em Estudos Linguísticos. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2010. v. 1. p. 222-229.

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Memória e Cultura Escrita nos Séculos XVI, XVII e XVIII. In: VIII Colóquio Nacional do Museu Pedagógico, 2009, Vitória da Conquista. Anais do VIII Colóquio do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Museu Pedagógico Edições UESB, 2009. v. 1. p. 1-10.

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . Autoridade Política e Sanção Simbólica: O Direito de Domínio Português em História da América Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita. In: VIII Colóquio Nacional do Museu Pedagógico, 2009, Vitória da Conquista. Anais do VIII Colóquio do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Museu Pedagógico Edições UESB, 2009. v. 1. p. 1-6.

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Arthur Viegas e o Poeta Santa Rita Durão: Sobre o Discurso Biográfico nos Âmbitos da História e da Literatura. In: I Encontro de Estudos sobre o Discurso Sujeitos Díspares, Identidades Líquidas, 2008, Vitória da Conquista. Anais do I Encontro de Estudos sobre o Discurso: Sujeitos Díspares, Identidades Líquidas. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008. v. 1. p. 1-7.

  • MOREIRA, M. . Ad nobilem virum: nobreza, nobilitação e produção do ethos aristocrático na poesia laudatória francesa quinhentista. In: III Encontro Estadual de História ANPUH - Bahia, 2006, Caetité. Livro de Resumos: II Encontro Estadual de História: Poder, Cultura e Diversidade. Salvador: Associação Nacional de História Seção Bahia - UNEB, 2006. v. 1. p. 61-61.

  • ANJOS, P. F. ; MOREIRA, M. . Estudos filológicos e textuais de práticas letradas coloniais. In: X Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2006, Vitória da Conquista. Anais. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 70-72.

  • ANJOS, P. F. ; MOREIRA, M. . Estudos filológicos e textuais de práticas letradas coloniais. In: X Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2006, Vitória da Conquista. Anais. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 70-72.

  • MOREIRA, M. . O louvor, a carta, o espelho de príncipes: a problemática da Carta a El-Rei D. João III. In: XX Encontro de professores brasileiros de literatura portuguesa, 2005, Niterói. "No limite dos sentidos": Anais. Niterói: Editora da UFF, 2005. p. 1-9.

  • ANDRADE, M. A. ; MOREIRA, M. . A valsa: lírica e erotismo na representação dos bailes do Segundo Reinado. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Anais do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 374-384.

  • CORREA, M. F. ; MOREIRA, M. . A representação do índio na Europa quinhentista e seiscentista: discurso e sástira na Cidade da Bahia. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Anais do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 288-309.

  • ANJOS, P. F. ; MOREIRA, M. . Luz e louvor: uma leitura de dois sonetos laudatórios a Dom João V. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Anais do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 403-412.

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . A representação da colonização lusa em História da América Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Anais do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 102-114.

  • MOREIRA, M. . Odem como petitio: discussão das relações entre lírica laudatória e retórica epidítica em Portugal no século XVI. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Anais do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 310-321.

  • PINTO, L. S. ; MOREIRA, M. . Laudatio funebris: a "teoria" do louvor e do vitupério aplicada à leitura de epitáfios satiricos. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Anais do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 279-287.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . Os africanos na sátira seiscentista atribuída a Gregório de Matos e Guerra. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Anais do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 218-234.

  • SILVA, V. M. ; MOREIRA, M. . Rosa e Anarda: metáfora da efemeridade em dois poemas de Manoel Botelho de Oliveira. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Anais do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 491-503.

  • SOARES, A. M. R. ; MOREIRA, M. . Senhora e servo: a transposição da representação das relações senhoriais para o matrimônio em Senhora de José de Alencar. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Anais do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 32-48.

  • MOREIRA, M. . A publicação escribal de obras de D. Francisco Manuel de Melo e de Manuel Botelho de Oliveira em códices da tradição de Gregório de Matos e Guerra. In: 2 Colóquio do Pólo de Pesquisas do Real Gabinete Português de Leitura, 2004, Rio de Janeiro. Anais do 2 Colóquio do Pólo de Pesquisas do Real Gabinete. Rio de Janeiro, 2004.

  • MOREIRA, M. . Teorias Editoriais e a Produção de uma Edição Hipertextual da Tradição de Gregório de Matos e Guerra. In: I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial, 2004, Rio de Janeiro. www.livroehistoriaeditorial.pro.br. Rio de Janeiro: LIHED, 2004. v. j-m. p. 1-18.

  • MOREIRA, M. . Teorias editoriais e a produção de uma edição hipertextual de Gregório de Matos e Guerra. In: I Seminário sobre Livro e História Editorial, 2004, Rio de Janeiro. I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial. Rio de Janeiro: LIHED, 2004. v. 1. p. 1-17.

  • MOREIRA, M. . A publicação escribal de obras de D. Francisco Manuel de Melo e de Manuel botelho de Oliveira em códices da tradição de Gregório de Matos e Guerra. In: 2 Colóquio do Pólo de Pesquisa do Real Gabinete Português de Leitura, 2004, Rio de Janeiro. Atas do 2 Colóquio do PPRLB. Rio de Janeiro: PPRLB, 2004. v. 1. p. 1-13.

  • MOREIRA, M. . A poesia encomiástica de Dom Francisco Manuel de Melo e a construção do Estado Monárquico português. In: XIX Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa - ABRAPLIP: Imaginário, o não-espaço do real, 2003, Curitiba. Imaginário - o não-espaço do real. Curitiba: Edições da UFPR, 2003. v. I. p. 613-618.

  • ITALIANO, D. B. ; MOREIRA, M. . A Retórica Clásica e os Progymnasmata da Segunda Sofística: O Funcionamnto da Inventio Retórica no Epithalamium. In: XI COMPEX, 2008, Itapetinga. IX Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008. v. 1. p. 1-2.

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . O emprego de Estruturas Metonímicas na Poesia Quinhentista e Seiscentista. In: XI COMPEX, 2008, Itapetinga. IX Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão Anais. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008. v. 1. p. 1-3.

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . Pintura e História: Emprego da Ecfrase em História da América Portuguesa. In: XI COMPEX, 2008, Itapetinga. XI Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008. v. 1. p. 1-2.

  • LINS, A. B. ; MOREIRA, M. . Uma Análise Retórica do Tropo Sinédoque na Poesia Seiscentista. In: XI COMPEX, 2008, Itapetinga. XI Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008. v. 1. p. 1-3.

  • ITALIANO, D. B. ; MOREIRA, M. . A Invenção e os Argumentos Persuasivos. In: X Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão, 2007, Vitória da Conquista. X Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 1-3.

  • PEREIRA, E. B. F. ; MOREIRA, M. . Representação do corpo negro em Cemitério dos Vivos. In: Professor Doctor Marcello Moreira, 2022. Anais do XIV Colóquio Nacional do Meseu Pedagógico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2022. v. 1. p. 387391-391.

  • BASTOS, L. S. ; MOREIRA, M. . Oração inaugural da Academia Brasílica dos Esquecidos e o movimento acadêmico português no século XVIIII. In: I Panorama de Estudos Retóricos e Poéticos, 2018, São Paulo. I Panorama de Estudos Retóricos e Poéticos: Resumos das sessões de comunicação. São Paulo: Unifesp, 2018. v. 1. p. 1-1.

  • PINTO, L. S. ; MOREIRA, M. . A damnatio memoriae na poesia satírica portuguesa no século XVII e suas matrizes espanholas. In: I Panorama de Estudos Retóricos e Poéticos, 2018, São Paulo. I Panorama de Estudos Retóricos e Poéticos: Resumos das Sessões de Comunicação. São Paulo: UNIFESP, 2018. v. 1. p. 1-1.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . Que cousa pode ser melhor entre os vivos do que a escrita? O louvor da escrita nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara. In: I Panorama de Estudos Retóricos e Poéticos, 2018, São Paulo. Caderno de Resumos do I Panorama de Estudos Retóricos e Poéticos. São Paulo: Unifesp, 2018. v. 1. p. 22-23.

  • LINS, A. B. ; MOREIRA, M. . Um Estudo das Expressões Sinedóquicas Presentes no soneto de Gregório de Matos e Guerra:. In: IV Seminário de Teoria e HIstória Literária, 2009, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do IV SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 6-7.

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . História e Epístola em História da América Portuguesa de Rocha Pita. In: IV Seminário de Teoria e HIstória Literária, 2009, Vitória da Conquista. História e Epístola em História da América Portuguesa de Rocha Pita. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 9-10.

  • ITALIANO, D. B. ; MOREIRA, M. . A segunbda sofística e a poesia laudatória atribuída a Gregório de Matos e Guerra. In: IV Seminário de Teoria e HIstória Literária, 2009, Vitória da Conquista. Cadernos de Resumo do IV SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 12-12.

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . O emprego das estruturas metonímicas e metafóricas no âmbito da poesia de Gonçalo Soares da Franca. In: IV Seminário de Teoria e HIstória Literária, 2009, Vitória da Conquista. O emprego das estruturas metonímicas e metafóricas no âmbito da poesia de Gonçalo Soares da Franca. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 16-16.

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Epopéia, memória e a constituição de auctoritas: memória dos poetas épicos em preceptivas poéticas dos séculos XVI, XVII e XVIII. In: IV Seminário de Teoria e HIstória Literária, 2009, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do IV SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 20-21.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . Ad Regem: a dedicatória da Crônica da guiné, de Gomes Eanes de Zurara, e a retórica epidítica. In: IV Seminário de Teoria e HIstória Literária, 2009, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do IV SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 23-23.

  • CORREA, M. F. ; MOREIRA, M. . Metáfora: companheiras indivisíveis do engenho no século XVII. In: IV Seminário de Teoria e HIstória Literária, 2009, Vitória da Conquista. Cadernos de Resumo do IV SETHIL, 2009. v. 1. p. 31-32.

  • MOREIRA, M. . Ecfrase e pintura de paisagens no romantismo brasileiro. In: IV Seminário de Teoria e HIstória Literária, 2009. Cadernos de Resumo do IV SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 32-32.

  • LINS, A. B. ; MOREIRA, M. . A poesia seiscentista à luz da retórica. In: V Seminário de Teoria e História Literária, 2009, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do V SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 2-2.

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . Naus e Baixéis do Desengano. In: IV Seminário de Teoria e HIstória Literária, 2009, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do V SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 18-18.

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Um poema da lembrança e do esquecimento. In: V Seminário de Teoria e História Literária, 2009, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do V SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 22-23.

  • TEIXEIRA, H. S. ; MOREIRA, M. . Memória e tempo em "Funes, el Memorioso". In: V Seminário de Teoria e História Literária, 2009, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do V SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 23-23.

  • PEREIRA, Ingridd M. L. ; MOREIRA, M. . O branco e o nada em Orides Fontela. In: V Seminário de Teoria e História Literária, 2009, Vitória da Conquista. Cadernos de Resumo do V SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 23-24.

  • NOVAIS, Joseane Aguiar ; MOREIRA, M. . Vanitas nos Seiscentos e sua reciclagem em Hilda Hilst. In: V Seminário de Teoria e História Literária, 2009, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do V SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 26-27.

  • SILVA, Milena Pereira ; MOREIRA, M. . Os proêmios vitruvianos e a retórica demonstrativa. In: V Seminário de Teoria e História Literária, 2009, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do V SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 40-41.

  • PINTO, Samile S. ; MOREIRA, M. . Poesia musaica em Jorge de Lima. In: V Seminário de Teoria e História Literária, 2009, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do V SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009. v. 1. p. 48-49.

  • LINS, A. B. ; MOREIRA, M. . Um estudo das expressões sinedóquicas presentes no soneto de Gregório de Matos e Guerra: "Aos Braços do Menino Jesus Quando Apareceo". In: IV Seminário de Teoria e HIstória Literária, 2008, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do IV SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008. v. 1. p. 6-7.

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . O emprego das estruturas metonímicas e metafóricas no âmbito da poesia de Gonçalo Soares da Franca. In: IV Seminário de Teoria e HIstória Literária, 2008, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do IV SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008. v. 1. p. 16-16.

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Epopéia como Exercício de Memória. In: IV Encontro Estadual de História - ANPUH-BA, 2008, Vitória da Conquista. IV Encontro Estadual de História Anphu-BA, Livro de Resumos. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008. v. 1. p. 180-180.

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . História da América Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita: o caráter não-neutro do discurso histórico no século XVIII. In: III Seminário de Teoria e História Literária, 2007, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do III SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1.

  • ITALIANO, D. B. ; MOREIRA, M. . Tópicas da oração fúnebre e de poemas pertencentes ao gênero vanitas: Antônio Bacelar Barbosa e Andrés Fernández de Andrada. In: III Seminário de Teoria e História Literária, 2007, Vitória da Conquista. Cadernos de Resumo do III SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 21-22.

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Polêmica quanto ao emprego da mitologia greco-romana na épica moderna. In: III Seminário de Teoria e História Literária, 2007, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do III SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 31-31.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . Emprego da refutatio na dedicatória da Crônica da Guiné de Gomes Eanes de Zurara. In: III Seminário de Teoria e História Literária, 2007, Vitória da Conquista. Cadernos de Resumo do III SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 38-38.

  • PINTO, L. S. ; MOREIRA, M. . Moralia: leitura de um epitáfio de Francisco de Quevedo. In: III Seminário de Teoria e História Literária, 2007, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do III SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 48-48.

  • CORREA, M. F. ; MOREIRA, M. . O retrato satírico no corpus gregoriano e a técnica da pintura a partir do emprego da descrição. In: III Seminário de Teoria e História Literária, 2007, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do III SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 49-49.

  • MOREIRA, M. . Teoria da Literatura e Crítica Filológica. In: III Seminário de Teoria e História Literária, 2007, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do III SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 50-51.

  • ANDRADE, M. A. ; MOREIRA, M. . Mulher e família na sociedade oitocentista: O veneno das Floes, de Joaquim Manuel de Macedo. In: III Seminário de Teoria e História Literária, 2007, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do III SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 59-59.

  • SILVA, N. O. ; MOREIRA, M. . A medida do tempo: Cronos e vanitas. In: III Seminário de Teoria e História Literária, 2007, Vitória da Conquista. Caderno de Reumos do III SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 62-62.

  • ANJOS, P. F. ; MOREIRA, M. . Oração fúnebre: leitura de um soneto de Violante do Céu. In: III Seminário de Teoria e História Literária, 2007, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do III SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 67-67.

  • LINS, A. B. ; MOREIRA, M. . O Emprego da Sinédoque na Poesia Seiscentista. In: X CONPEX, Congresso de Pesquisa e Extensão, 2007, Vitória da Conquista. X Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 1-2.

  • ANJOS, P. F. ; MOREIRA, M. . A Disposição dos Argumentos em Discursos Laudatórios. In: X Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão, 2007, Vitória da Conquista. X Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 1-2.

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . O Emprego da Metonímia em Odes Quinhentistas. In: X Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão, 2007, Vitória da Conquista. X Conpex, Congresso de Pesquisa e Extensão - Anais. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1. p. 1-2.

  • MOREIRA, M. . Luzes e louvor. In: 3 Colóquio do Polo de Pesquisa das Relações Luso-Brasileiras - Real Gabinete Português de Leitura, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do 3 Colóquio do PPRLB. Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, 2006. p. 4.

  • MOREIRA, M. . O emprego político da ecfrase na poesia laudatória francesa quinhentista: Du Bellay Anet e Ronsard Saint Cosme. In: II Simnário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do II SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 33-33.

  • PINTO, L. S. ; MOREIRA, M. . A monumentalização do escarmento e do riso. In: II Simnário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do II SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 32-32.

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . Ars docendi: uma leitura da Dedicatória e do Prólogo da Crônica da Guiné, de Gomes Eanes de Zurara. In: II Simnário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do II SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 25-25.

  • CORREA, M. F. ; MOREIRA, M. . A representação dos índios em Jean de Léry e a construção do imaginário americano na França do século XVI. In: II Simnário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do II SETHIL. vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 33-33.

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . Exórdio e Fides em História da América Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita. In: II Simnário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do II SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 12-12.

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Aspectos metalingüísticos do prólogo do Caramuru, de Santa Rita Durão. In: II Seminário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do II SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 20-20.

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Aspectos metalingüísticos do prólogo do Caramuru, de Santa Rita Durão. In: II Seminário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do II SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 20-20.

  • MOREIRA, M. . As odes de Camões: poética quinhentista e retórica epidítica. In: I Encontro Norte?Nordeste de Professores/Pesquisadores de Literatura Portuguesa, 2006, Feira de Santana. Caderno de Resumos do I Encontro Norte/Nordeste de Professores/Pesquisadores de Literatura Portuguesa. Feira de Santana: UEFS/NEP, 2006. v. 1. p. 31-31.

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . Pintura de paisagens: o emprego da topografia em História da América Portuguesa, de Sebastião da Rocha Pita. In: I Encontro Norte/Nordeste de Professores/Pesquisadores de Literatura Portuguesa, 2006, Feira de Santana. Caderno de Resumos do I Encontro Norte/Nordeste de Professores/Pesquisadores de Literatura Portuguesa. Feira de Santana: UEFS/NEP, 2006. v. 1. p. 21-21.

  • SOARES, A. M. R. ; MOREIRA, M. . O servo-senhor: aspectos da sociedade escravocrata oitocentista em Memórias Póstumas de Brás Cubas. In: II Seminário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do II SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 6-6.

  • ANDRADE, M. A. ; MOREIRA, M. . Problemas de uma sociedade argentária: A Mão e a Luva, de Machado de Assis. In: II Seminário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do II SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 40-40.

  • SILVA, N. O. ; MOREIRA, M. . Imago vanitatis: a representação da fugacidade da existência em Jean Morin e na poesia contemporânea. In: II Seminário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do II SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 43-43.

  • ANJOS, P. F. ; MOREIRA, M. . Perpetuação do amor, perpetuação da morte: poesia e memória em Violante do Céu. In: II Seminário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do II SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 46-46.

  • GAMA, V. ; MOREIRA, M. . Vida: memória e ficção em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Memorial de Aires. In: II Seminário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do II SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 59-59.

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . As categorias políticas da ecfrase em Rocha Pita. In: História em Debate - Ano 1, Ciclo 3, 2006, Vitórtia da Conquista. Caderno de Resumos de História em Debate. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 1. p. 21-21.

  • MOREIRA, M. . Poesia Laudatória e Memória em Camões. In: I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa, 2005, São Paulo. Caderno de Resumos do I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa. São Paulo: FFLCH - USP, 2005. p. 60-60.

  • MOREIRA, M. . A Poesia Laudatória de Sá de Miranda. In: XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, 2005, Niterói. XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa. Niterói: Instituto de Letras da UFF, 2005. v. 1. p. 78-78.

  • MOREIRA, M. ; GUIMARAES, J. S. . Os africanos na sátira seiscentista atribuída a Gregório de Matos e Guerra. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 30-30.

  • MOREIRA, M. ; CORREA, M. F. . Caramurus: a sátira à nobreza da terra no corpus gregoriano. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 41-41.

  • MOREIRA, M. ; PINTO, L. S. . O epitáfio satírico e seu auditório. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 40-41.

  • MOREIRA, M. ; SILVA, V. M. . Rosa e Anarda: a metáfora da efemeridade em dois poemas de Manuel Botelho de Oliveira. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1.

  • MOREIRA, M. ; SANTOS, H. F. D. . Imitatio naturae: o estudo sobre mimesis no Caramuru de Santa Rita Durão. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1.

  • MOREIRA, M. ; NASCIMENTO, L. P. . Vanitas et contemptus mundi: a perenidade do túmulo. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 38-39.

  • MOREIRA, M. ; SOARES, A. M. R. . Senhora e Servo: a transposição das relações senhoriais para o matrimônio em Senhora de José de Alencar. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 8-8.

  • MOREIRA, M. ; ANDRADE, M. A. . A Valsa: lírica e erotismo na representação dos bailes do Segundo Reinado. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 55-55.

  • MOREIRA, M. ; GAMA, V. . Letrass e memória nacional no pensamento crítico. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 71-71.

  • MOREIRA, M. . Louvor e metáfora mitológica na Ode ao Conde do Redondo. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 41-41.

  • MOREIRA, M. ; ANJOS, P. F. . A importância das práticas letradas no regime monárquico português do século XVIII: um aleitura de dois sonetos laudatórios a dom João V. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB. v. 1. p. 60-60.

  • MOREIRA, M. ; ANJOS, P. F. . A importância das práticas letradas no regime monárquico português do século XVIII: um aleitura de dois sonetos laudatórios a dom João V. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 60-60.

  • MOREIRA, M. ; SANTOS, C. C. S. . A representação da colonização lusa em História da América Portuguesa. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 15-15.

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Imitatio naturae: um estudo sobre imitatio no Caramuru de Santa Rita Durão. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 26-26.

  • MOREIRA, M. ; PINA, P. K. C. ; ROCHA, M. L. . Letras e memória nacional no pensamento crítico. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 71-71.

  • PEREIRA, L. N. ; MOREIRA, M. . Vanitas et contemptus mundi: a perenidade do túmulo. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005. Caderno de Resumos do I SETHIL. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 38-39.

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . O História da América Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita: retórica, história e empresa civilizatória lusa no século XVIII. In: IX CONPEX, 2005, Vitória da Conquista. Anais do IX CONPEX. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 136-136.

  • ANJOS, P. F. ; MOREIRA, M. . O paradoxo quinhentista e sua estrutura argumentativa básica. In: IX CONPEX, 2005, Vitória da Conquista. Anais do IX CONPEX. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005. v. 1. p. 145-145.

  • MOREIRA, M. . Docere et delectare: uma leitura das obras de Juan R. del Padrón. In: 2 Simpósio Nacional de História Cultura: História e Linguagens, 2004, Rio de Janeiro. 2 Simpósio Nacional História Cultural. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Minc, 2004. p. 76-76.

  • MOREIRA, M. . Estrutura indicial da lírica laudatória. In: VII CELL, 2004, Feira de Santana. Caderno de Resumos: VII CELL, 2004.

  • MOREIRA, M. ; PINTO, L. S. . Laudatio Funebris: a teoria do louvor e do vitupério aplicada à composição de epitáfios. In: VII CELL, 2004, Feira de Santana. Caderno de Resumos: VII CELL, 2004.

  • MOREIRA, M. . Teorias editoriais e a produção de uma edição hipertextual. In: I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial, 2004, Rio de Janeiro. Livro do Seminário. São Paulo: EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo, 2004. v. I. p. 84-85.

  • MOREIRA, M. ; OLIVEIRA, V. M. . Didascália: elemento operacionalizador do sentido dos poemas coloniais seiscentistas e setecentistas, a partir de seu funcionamento como protocolos de leitura das poesias reunidas em códices poéticos. In: VI Seminário de Iniciação Científicada UESB, 2002, Vitória da Conquista. Anais do VI Seminário de Iniciação Científica. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2002. v. 1. p. 283-284.

  • MOREIRA, M. ; TEIXEIRA, H. S. ; OLIVEIRA, M. S. ; SILVA, V. M. . Pesquisa bibliográfica e teoria da edição. In: IV Congresso Técnico-Científico, 1999, Vitória da Conquista. Anais do IV Congresso Técnico-Científico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 1999. v. 1. p. 242-242.

  • MOREIRA, M. ; NASCIMENTO, R. F. O. . A Primeira Partida de Afonso X e a delação como forma de controle legal da sexualidade clerical na Península Ibérica no século XIII.. In: IV Congresso Técnico-Científico, 1999, Vitória da Conquista. Anais do IV Congresso Técnico-Científico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 1999. v. 1. p. 243-243.

  • MOREIRA, M. . Prolegômenos para a Edição Crítica do Corpus Poético Seiscentista brasileiro Atribuído a Gregório de Matos e Guerra. In: IV Congresso Técnico-Científico, 1999, Vitória da Conquista. Anais do IV Congresso Técnico-Científico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 1999. v. 1. p. 245-245.

  • MOREIRA, M. ; PEREIRA, K. R. S. . Sexualidade e misoginia na Península Ibérica no século XIII. Produção poética e letrada na corte afonsina: a Primeira Partida e o Sendebar.. In: IV Congresso Técnico-Científico, 1999, Vitória da Conquista. Anais do IV Congresso Técnico-Científico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 1999. v. 1. p. 249-249.

  • MOREIRA, M. ; PEREIRA, K. R. S. . A sexualidade no Ocidente Medieval: mecanismos de controle e formas de resistência. In: 3 Congresso Técnico-Científico, 1998, Vitória da Conquista. Anais do III Congresso Técnico-Científico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 1998. v. 1. p. 81-81.

  • MOREIRA, M. . Uma carta de José de Anchieta como gênero misto: listas temáticas, bestiários, herbários e dicionários enciclopédicos na Europa dos séculos XVI e XVII. Ellipsis (Print) , 2014.

  • MOREIRA, M. . Elogio do céu: sonetos encomiásticos ao astrolábio do padre Stancel no Império Português. Politéia (UESB) , 2013.

  • CAMELO, M. ; MOREIRA, M. . Literatura e identidade nacional: o impacto de Júlia Lopes de Almeida no Brasil dos séculos XIX e XX. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CORREA, M. F. ; MOREIRA, M. . Imagens de Índios no Cinema Brasileiro: Uma Análise do Filme Como Era Gostoso O Meu Francês, De Nelson Pereira Dos Santos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOREIRA, M. . Crítica de textos e costume poético. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, M. . Luciano de Samósata: dois procedimentos de tradução e a querela gramatical dos séculos XVI e XVII. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BATISTA, S. S. ; MOREIRA, M. . A memória do narrador no romance: A noite sobre Alcântara, de Josué Montello. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. L. ; MOREIRA, M. ; ASSIS, D. L. M. . Os colares sagrados da memória: símbolos de conexão entre África e Brasil no candomblé da Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. L. ; MOREIRA, M. ; ASSIS, D. L. M. . Os colares sagrados da memória: símbolos de resistência no candomblé da Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Marinês de Jesus ; MOREIRA, M. . As Fontes Primevas do Lachmannismo no Mundo Lusófono no Século XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, Marinês de Jesus ; MOREIRA, M. . Lachmannismo: Primeiras Fontes no Mundo Lusófono. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, Marinês de Jesus ; MOREIRA, M. . Reflexões para a produção de uma história crítica da filologia portuguesa e brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOREIRA, M. ; MUNIZO, R. . 'Os escólios de um panegírico seiscentista: notas de uma ou para uma leitura?'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAPIOCA NETO, R. D. ; MOREIRA, M. . 'Sociedade e casamento na obra 'Senhora' (1875) de José de Alencar'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, L. L. ; MOREIRA, M. . Singularidade plural: a religião dos Orixás em seus fundamentos básicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, L. S. ; MOREIRA, M. . Na cozinha do Santo, a memória enquanto patrimônio imaterial do povo de axé. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Milena Pereira ; MOREIRA, M. . 'Poesia, memória e a morte do gênero épico'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Milena Pereira ; MOREIRA, M. . 'Memória e Comemoração no gênero épico'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, M. . Bibliotecas dos Pobres: Os Livros Miscelâneos de Mão do Mundo Luso-Brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, M. . A Representação da Nobreza da Terra no Corpus Poético Atribuído a Gregório de Matos e Guerra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Memória e Cultura Escrita nos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Milena Pereira ; MOREIRA, M. . Mafra, Um Palácio de Papel: A Poesia como Agenciadora da Memória Monárquica de Dom João V de Portugal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . A Apresentação da Memória dos Ilustres nos Poemas Fúnebres de Pero de Andrade Caminha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Marinês de Jesus ; MOREIRA, M. . Paradigma Lachmanniano, Memória Disciplinar e Inércia Intelectual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . A Crônica da Guiné - Um Projeto de Memória e Esquecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTELA, Fernado M. D. ; MOREIRA, M. . A fatura de edições críticas a partir de manuscritos autógrafos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, Marinês de Jesus ; MOREIRA, M. . Uma Crítica à Crítica Textual Neolachmanniana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, Núbia C. S. ; MOREIRA, M. . Uma proposta de edição crítica para o Cancioneiro da Vaticana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . A Semântica da Memória: Sobre a Polivalência do Vocábulo Memória nas Letras Ibéricas do Século XVII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LINS, A. B. ; MOREIRA, M. . Um Estudo das expressões sinedóquicas preswentes no soneto de Gregório de Matos e Guerra:. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . História e Epístola em História da américa Portuguesa de Rocha Pita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ITALIANO, D. B. ; MOREIRA, M. . A segunda sofística e a poesia laudatória atribuída a Gregório de Matos e Guerra. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . O emprego das estruturas metonímicas e metafóricas no âmbito da poesia de Gonaçlo Soares da Franca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Epopéia, memória e a conmstituição de auctoritas: memória dos poetas épicos em preceptivas poéticas dos séculos XVI, XVII e XVIII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . Ad Regem: a dedicatória da Crônica da Guiné, de Gomes Eanes de Zurara, e a retórica epidítica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORREA, M. F. ; MOREIRA, M. . Metáforas: companheiras indivisíveis do engenho no século XVII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, M. . Ecfrase e pintura de paisagens no romantismo brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LINS, A. B. ; MOREIRA, M. . A poesia seiscentista à luz da retórica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . Naus e Baixéis do Desengano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Um poema da lembrança e do esquecimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TEIXEIRA, H. S. ; MOREIRA, M. . Memória e Tempo em "Funes, el Memorioso". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Ingridd M. L. ; MOREIRA, M. . O branco e o nada em Orides Fontela. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOVAIS, Joseane Aguiar ; MOREIRA, M. . Vanitas nos Seiscentos e sua Reciclagem em Hilda Hilst. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Milena Pereira ; MOREIRA, M. . Os proêmios vitruvianos e a retórica demonstrativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, Samile S. ; MOREIRA, M. . Poesia musaica em Jorge de Lima. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Memória e Cultura Escrita nos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . Autoridade Política e Sanção Simbólica: O Direito de Domínio Português em História da América Portuguesa de Sebastião da Rocha Pita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, M. . Ecfrase e Pintura de Paisagens no Romantismo Brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . O Tratamento da Metonímia no Âmbito da Retórica e seu Emprego em Odes Quinhentistas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LINS, A. B. ; MOREIRA, M. . As Concepções de Retórica e Sinédoque nos Quinhentos e Seiscentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ITALIANO, D. B. ; MOREIRA, M. . A Segunda Sofística e a Poesia Laudatória Atribuída a Gregório de Matos e Guerra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARAES, J. S. ; MOREIRA, M. . Ad Regem: A Dedicatória da Crônica da Guiné, de Gomes Eanes de Zurara, e a Retórica Epidítica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Epopéia, Memória e Constituição de Auctoritas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . História e Epístola em História da América Portuguesa de Rocha Pita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORREA, M. F. ; MOREIRA, M. . Metáforas: companheiras Indivisíveis do Engenho no Século XVII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . O emprego de Estruturas Metonímicas e Metafóricas no Âmbito da Poesia de Gonçalo Soares da Franca. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LINS, A. B. ; MOREIRA, M. . Um Estudo das Expressões Sinedóquicas Presentes em Soneto de Gregório de Matos e Guerra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ITALIANO, D. B. ; MOREIRA, M. . A retórica clássica e os Progymnasmata da segunda sofística: o funcionamento da inventio retórica do Epithalamium. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . O emprego de estruturas metonímicas na poesia quinhetista e seiscentista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Epopéia como Exercício de Memória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORREA, M. F. ; LINS, A. B. ; MOREIRA, M. . Um estudo das expressões sinedóquicas presentes no sonetop de Gregório de Matos e Guerra: "Aos Braços do Menino Jesus Quando apareceo". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . O papel das estruturas metonímicas e metafóricas no âmbito da poesia de Gonçalo Soares da Franca. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Epopéia como Exercício de Memória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Arthur Viegas e o Poeta Santa Rita Durão: Sobre o discurso Biográfico nos Âmbitos da História e da Literatura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, H. F. D. ; MOREIRA, M. . Arthur Viegas e o Poeta Santa Rita Durão:Sobre o discurso Biográfico nos Âmbitos da História e da Literatura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, M. . Pintura e História: Emprego da Ecfrase em História da América Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LINS, A. B. ; MOREIRA, M. . Uma Análise Retórica do Tropo Sinédoque na Poesia Seiscentista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ITALIANO, D. B. ; MOREIRA, M. . A Invenção e os Argumentos Persuasivos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LINS, A. B. ; MOREIRA, M. . O Emprego da Sinédoque na Poesia Seiscentista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, P. F. ; MOREIRA, M. . A Disposição dos Argumentos em Discursos Laudatórios. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, E. T. ; MOREIRA, M. . O Emprego da Metonímia em Odes Quinhentistas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, M. . Bibliografia e Textualidade: O Problema Editorial. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, M. . Pesquisa Bibliográfica e Teoria da Edição. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, M. . Prolegômenos para a Edição Crítica do Corpus Poético Seiscentista Brasileiro Atribuído a Gregório de Matos e Guerra. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCO, M. A. ; MOREIRA, M. . Apresentação a Floema Literatura e Filologia. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2016 (Editorial).

  • MOREIRA, M. . Apresentação a Crítica Textual Neolachmaniana. Niemcy, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MOREIRA, M. . Cantantes Palácios de Papel. Saarbrücken, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FRANCO, M. A. ; MOREIRA, M. . Revisão da História da Literatura & Nova Filologia. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da FFLCH-USP e Lumme Editor, 2011 (Editorial para número especial de Tágides sobre a Nova Filologia).

  • ABREU, Márcia ; MOREIRA, M. . Floema: Caderno de Teoria e História Literária, Dossiê: O Romance no Século XIX. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2011 (Editorial).

  • MOREIRA, M. . TEIXEIRA, Ivan Prado. O Altar e o Trono. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2011 (Resenha).

  • MOREIRA, M. ; RICOTTA, L. ; ROCHA, M. L. ; TABAK, F. M. . Editorial Floema História do Livro e da Leitura. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2010 (Editorial).

  • MOREIRA, M. . Editorial para Floema V/5, Estudos Medievais. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2010 (Editorial).

  • TABAK, F. M. ; RICOTTA, L. ; MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Editorial para Floema Especial Joan Ramon Resina. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008 (Editorial).

  • ROCHA, M. L. ; MOREIRA, M. ; RICOTTA, L. . Editorial para Floema Especial 4 A, Kleist por Hans Ulrich Gumbrecht. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008 (Editorial).

  • MOREIRA, M. . Hispanismo e Estsdo: o crepúsculo das filologias nacionais. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008. (Tradução/Artigo).

  • MOREIRA, M. . O ventre de Barcelona. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008. (Tradução/Artigo).

  • MOREIRA, M. . BARROS, José d'Assunção. Cidade e História. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007 (Resenha).

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. ; VALLE, R. M. . Editorial para floema Especial João Adolfo Hansen 2 A. vitória da Conquista: Edições UESB, 2006 (Editorial).

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Editorial Floema Especial Hans Ulrich Gumbrecht. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006 (Editorial).

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Editorial Floema Especial Luiz Costa Lima 2 B. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006 (Editorial).

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Dossiê As Letras no Império Marítimo Português I. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005 (Editorial).

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Editorial para o Dossiê As Letras no Império Marítimo Português II. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2005 (Editorial).

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Editorial. Vitória da Conquista, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Editorial. Vitória da Conquista, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Editorial. vitória da Conquista, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MOREIRA, M. . FERREIRA, Júnia Furtado. Chica da Silva e o contratador de diamantes.. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2003 (Resenha).

  • MOREIRA, M. . MONTEIRO, Rodrigo Bentes. O rei no espelho.. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2002 (Resenha).

Outras produções

MOREIRA, M. . Emissão de parecer para a Revista Inventário da UFBA. 2019.

MOREIRA, M. . Emissão der parecer para a Revista Convergência Lusíada. 2019.

MOREIRA, M. . Parecer emitido para a Revista o Eixo e a Roda da UFMG. 2019.

MOREIRA, M. . Consultoria para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp. 2018.

MOREIRA, M. . Consultoria opara concessão de bolsa em nível de mestrado acadêmico. 2018.

MOREIRA, M. . Consultoria para emissão de parecer para concessão de bolsa em nível de pós-doutorado. 2018.

MOREIRA, M. . Consultoria sobres solicitações de fomento científico. 2018.

MOREIRA, M. . Consultor para prjetos e solicitações de fomento da Fapesp. 2017.

MOREIRA, M. . Consultor para prjetos e solicitações de fomento da Capes. 2017.

MOREIRA, M. . Assessor para projetos e solicitações de fomento da FAPESP. 2016.

MOREIRA, M. . Assessoria para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.

MOREIRA, M. . Assessoria para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.

MOREIRA, M. . Assessor para projetos e solicitações de fomento da FAPESP. 2015.

MOREIRA, M. . Parecer para a concessão de bolsa de mestrado. 2014.

MOREIRA, M. . Parecer para a concessão de bolsa de mestrado - 2. 2014.

MOREIRA, M. . Parecer para a concessão de bolsa de mestrado - 3. 2014.

MOREIRA, M. . Parecer para a concessão de bolsa de doutorado - 1. 2014.

MOREIRA, M. . Parecer para a concessão de bolsa de doutorado - 2. 2014.

MOREIRA, M. . Parecer para a concessão de bolsa de pós-doutorado - 1. 2014.

MOREIRA, M. . Parecer para a concessão de viagem ao exterior. 2014.

MOREIRA, M. . Parecer para concessão de financiamento de evento científico. 2014.

MOREIRA, M. . Assessor para projetos e solicitações de fomento da FAPESP. 2013.

MOREIRA, M. . Assessor para projetos e solicitações de fomento da FAPESP. 2012.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para outorga de financiamento para publicação de livro no Brasil. 2011.

MOREIRA, M. . Avaliação de relatório científico concernente à conclusão de bolsa de auxílio doutoramento pela Fapesp. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para concessão de bolsa de mestrado acadêmico pela Fapesp. 2012.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para projeto de pesquisa Fapesp. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para outorga de bolsa de iniciação científica Fapesp. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para outorga de bolsa de iniciação científica Fapesp. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para outorga de auxílio para participação em reunião científica no exterior. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para concessão de bolda de doutoramento pela Fapesp. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para outorga de bolsa de iniciação científica pela Fapesp. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para outorga de bolsa de mestrado pela Fapesp. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoo para a Revista Letras - ISSN 0100-0888. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc com vistas à publicação de artigo. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc sobre relatório final concernente a recebimento de bolsa de iniciação científica. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc sobre relatório final concernente a recebimento de bolsa de doutorado. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para concessão de ajuda de custo para viagem de pesquisa ao exterior. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para concessão de ajuda de custo para viagem de pesquisa ao exterior. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para concessão de renovação de bolsa de mestrado no Brasil. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para reconsideração de parecer anteriormente emitido para concessão de bolsa de mestrado. 2011.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc Fapesp 01. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 02 para projeto de pesquisa Fapesp. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 03 para projeto de pesquisa Fapesp. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 04 para projeto de pesquisa Fapesp. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 05 para projeto de pesquisa Fapesp. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 06 para projeto de pesquisa Fapesp. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 06 para projeto de pesquisa Fapesp. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 07 para projeto de pesquisa Fapesp. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 09 para projeto de pesquisa Fapesp. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 08 para projeto de pesquisa. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 10 para projeto de pesquisa Fapesp. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer 02 para avalição de artigo submetido a Moara, Revista do Mestrado em Letras da UFPA. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer 01 para avaliação de artigo submetido a Moara, Revista do Mestrado em Letras da UFPA. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer 03 para avaliação de artigo submetido a Moara, Revista do Mestrado em Letras da UFPA. 2010.

MOREIRA, M. . Núcleo de Estudos do Estado Monárquico. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer Ad hoc para a Revista Eletrônica Cadernos de História, edição temática Religião, Identidade e Cultura. 2010.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 01 para projeto de pesquisa Fapesp. 2009.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 02 para projeto de pesquisa Fapesp. 2009.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 03 para projeto de pesquisa Fapesp. 2009.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 04 para projeto de pesquisa Fapesp. 2009.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 05 para projeto de pesquisa Fapesp. 2009.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc para projeto de pesquisa Fapesp. 2009.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 06 para projeto de pesquisa Fapesp. 2009.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 07 para projeto de pesquisa Fapesp. 2009.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 01para avaliação de artigo submetido a Labirintos, Revista do Núcleo de Estudos Portugueses da Universidade de Feira de Santana. 2009.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 02 para avaliação de artigo submetido a Labirintos, Revista do Núcleo de Estudos Portugueses da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2009.

MOREIRA, M. . Parecer ad hoc 03 para avaliação de artigo submetido a Labirintos, Revista do Núcleo de Estudos Portugueses da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2009.

MOREIRA, M. . Núcleo de Estudos do Estado Monárquico. 2009.

MOREIRA, M. . Normalização Técnica dos anais do III SETHIL. 2008.

MOREIRA, M. . Revisão de Linguagem dos Anais do III SETHIL. 2008.

MOREIRA, M. . Núcleo de Estudos do Estado Monárquico. 2008.

MOREIRA, M. . Estudos sobre a Poesia de Língua Portuguesa. 2008.

MOREIRA, M. . Núcleo de Estudos do Estado Monárquico. 2008.

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. ; VALLE, R. M. ; TABAK, F. ; SILVA, C. R. B. . O hipertexto da tradição de Gregório de Matos e Guerra. 2007.

MOREIRA, M. . Normalização técnica dos Anais do I SETHIL. 2007.

MOREIRA, M. . Revisão de Linguagem dos Anais do I SETHIL. 2007.

MOREIRA, M. . O hipertexto da tradição de Gregório de Matos e Guerra. 2006.

MOREIRA, M. ; TABAK, F. . Núcleo de Estudos de Cultura dos Países Lusófonos. 2006.

MOREIRA, M. . Núcleo de Estudos do Estado Monárquico. 2006.

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. ; PINA, P. K. C. . Núcleo de Estudos de Cultura dos Países Lusófonos. 2005.

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. ; PINA, P. K. C. . I Seminário de Teoria e História Literária. 2005.

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Organização de Entrevista com João Adolfo Hansen. 2005.

MOREIRA, M. . Parecer para artigo Revista Fólio: Palavra e memória nos homens-livros de Fahrenheit 451. 2005.

MOREIRA, M. . Parecer para publicação de artigo: Joaquim Norberto e sua contribuição à edição de textos e à crítica literária. 2005.

MOREIRA, M. . Parecer para a publicação de artigo: O cônego Fernandes Pinheiro na história da literatura brasileira. 2005.

MOREIRA, M. . O hipertexto da tradição de Gregório de Matos e Guerra. 2004.

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Caderno de Teoria e História Literária: Floema. 2004.

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Curso de Especialização em Teoria e História Literária. 2004.

MOREIRA, M. . Curso de Especialização em Teoria e História Literária. 2003.

MOREIRA, M. . Parecer para o livro Questões de Linguagem, publicado pelas Edições UESB. 2001.

MOREIRA, M. . Manuscritura, escribas, retórica, poética e os livros de mão da tradição de Gregório de Matos e Guerra. 2015. .

MOREIRA, M. . Floema Especial História do Livro e da Leitura. 2011. (Revisão de Linguagem).

MOREIRA, M. . Revisão de Linguagem para Floema - Caderno de Teoria e História Literária (Dossiê: Literatura e Viagem). 2011. (Revisão de Linguagem).

MOREIRA, M. . Revisão de Linbguagem de Floema: Caderno de Teoria e História Literária (O romance no Século XIX). 2011. (Revisão de Linguagem).

MOREIRA, M. . Floema - Caderno de Teoria e História Literária (Dossiê: Camões). 2011. (Revisão de Linguagem).

MOREIRA, M. ; RICOTTA, L. ; ROCHA, M. L. ; TABAK, F. M. . Floema Especial História do Livro e da Leitura no Brasil. 2010. (Editoração/Periódico).

MOREIRA, M. . Floema Estudos Medievais. 2010. (Revisão de Linguagem).

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. ; RICOTTA, L. . Caderno de Resumos do IV SETHIL. 2008. (Editoração/Outra).

ROCHA, M. L. ; MOREIRA, M. ; RICOTTA, L. . Floema Especial 4 A Kleist por Hans Ulrich Gumbrecht. 2008. (Editoração/Periódico).

MOREIRA, M. . Floema Especial Kleist por Hans Ulrich Gumbrecht. 2008. (Revisão de Linguagem).

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Anais do I SETHIL. 2007. (Editoração/Anais).

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. ; RICOTTA, L. . Caderno de Resumos do III SETHIL. 2007. (Editoração/Outra).

ROCHA, M. L. ; MOREIRA, M. ; RICOTTA, L. . Floema Especial 3 A, Joan Ramon Resina. 2007. (Editoração/Periódico).

MOREIRA, M. . Floema Especial Joan Ramon Resina. 2007. (Revisão de Linguagem).

MOREIRA, M. . Retóric ae Poética nos séculos XVI, XVII e XVIII. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, M. . Aspectos da poética: versificação e figuras de dicção. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Caderno de Resumos do II SETHIL. 2006. (Editoração/Outra).

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. ; VALLE, R. M. . Floema Especial 2 A, João Adolfo Hansen. 2006. (Editoração/Periódico).

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Floema Especial Luiz Costa Lima. 2006. (Editoração/Periódico).

MOREIRA, M. . Floema Especial Luiz Costa Lima. 2006. (Revisão de linguagem).

MOREIRA, M. . Floema Especial João Adolfo Hansen. 2006. (Revisão de Linguagem).

MOREIRA, M. . Floema: dossiê As Letras no Império Marítimo Lusitano II. 2006. (Revisão de linguagem).

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Caderno de Resumos do I SETHIL. 2005. (Editoração/Outra).

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Floema Especial 1 A, Hans Ulrich Gumbrecht. 2005. (Editoração/Periódico).

MOREIRA, M. ; ROCHA, M. L. . Floema Especial 1 A, Hans Ulrich Gumbrecht. 2005. (Editoração/Periódico).

MOREIRA, M. . Floema: Dossiê As Letras no Império Marítimo Lusitano I. 2005. (Revisão de linguagem).

MOREIRA, M. . Floema Especial Hans Ulrich Gumbrecht. 2005. (Revisão de Linguagem).

MOREIRA, M. . Gêneros Poéticos da Lírica Trovadoresca. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, M. . Introdução à Crítica Textual. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Memória e práticas letradas no império português: séculos XV-XIX, Descrição: Objetiva-se investigar as práticas letradas no Império português e como elas se articulam com a produção sobretudo de uma memória monárquica e dinástica, que se faz presente das crônicas dos Quatrocentos à prosa e à poesia já produzidas no século XIX. Visa-se a compreender os diferentes usos civis dos vários gêneros discursivos ? crônica, história, sermões, drama, poesia laudatória, poemas heróicos, dentre outros ? então em voga e como cada um deles articula uma memória estatal, política, administrativa, dinástica e biográfica que estará a serviço da construção, a médio prazo, do Estado-nação. Propõe-se, outrossim, a recuperação do horizonte de expectativa do público primeiro a que as obras se destinavam, por meio da leitura de preceptivas retóricas e poéticas, que regravam a produção dos vários gêneros discursivos. Embora tal proposta restrinja a recuperação do horizonte de expectativas do público primeiro a grupos minoritários do Império Português, como os letrados e cortesãos, possibilita ao menos circunscrever para os referidos grupos formas de apropriação da cultura escrita e maneiras de inteligibilidade muita vez estranhas aos usos coetâneos. A proposta ora apresentada almeja também relacionar os códigos lingüísticos com os códigos bibliográficos, já que sem estes últimos não se pode pensar, em uma cultura fortemente centrada no manuscrito e no impresso, como é aquela do Império Português, em uma relação entre cultura letrada e memória.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Marcello Moreira - Coordenador / Jerry Santos Guimarães - Integrante / Eronildes Teixeira Amaral - Integrante / Milena Pereira Silva - Integrante / Antônio Joaquim Pereira Neto - Integrante.

  • 2004 - Atual

    O Campo Literário: Poéticas e Teorias Críticas da Modernidade e da Contemporaneidade, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (5) . , Integrantes: Marcello Moreira - Integrante / Heurisgleides Santos Teixeira - Integrante / Marília Librandi rocha - Coordenador / Andréa Silva Santos - Integrante / Verônica Dias Castro - Integrante / Aurélio Ricardo Filho - Integrante / Sílvia Aline de Araújo - Integrante / Soleane Rodrigues Barbosa - Integrante / Daniel dos Santos Andrade - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - Atual

    Ars Poetica: a preceptiva poética nos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, Descrição: Visa-se ao estudo da relação entre poesia, monumento, memória e filosofia política e moral do século XV ao século XVIII. Objetiva-se compreender como a poesia e as artes participam da construção das correntes dóxicas que dão sustentação à política imperialista dos Estados monárquicos europeus durante sua fase expansionista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) . , Integrantes: Marcello Moreira - Coordenador / Cássio Roberto Borges da Silva - Integrante / Márcia Arruda Franco - Integrante / Andréia Batista Lins - Integrante / Eronildes Teixeira Amaral - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 1999 - Atual

    Estudos filológicos e textuais de práticas letradas coloniais, Descrição: Visa-se ao estudo da produção literária quinhentista e seiscentista, na América portuguesa, centrando-se atenção nas relações entre poética, retórica e política no Estado monárquico português e em seus desdobramentos coloniais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (5) . , Integrantes: Marcello Moreira - Coordenador / Vívian Meira de Oliveira - Integrante / Clara Carolina Souza Santos - Integrante / Jerry Santos Guimarães - Integrante / Ricardo Martins Valle - Integrante / Cássio Roberto Borges da Silva - Integrante / Márcia Arruda Franco - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 45

Prêmios

2015

Grande Prêmio da Crítica (Associação Paulista de Críticos e Arte - APCA), APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.

2015

Prêmio Jabuti: Indicação ao Prêmio: Menção Honrosa, Câmara Brasileira do Livro.

2012

Prêmio Jabuti, .

1996

Prêmio Nascentes, Universidade de São Paulo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários. , Estrada do Bem Querer, Km 4, Campus Universitário, 45083-900 - Vitoria da Conquista, BA - Brasil, Telefone: (77) 4248600, Ramal: 8659, Fax: (77) 4241059, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Ministrante de mini-curso, Enquadramento Funcional: Visitante, Carga horária: 12

Outras informações:
Minicurso oferecido aos alunos do Mestrado em Letras da Unifesp, intitulado "A manuscritura na Europa moderna e a tradição cancioneiril".

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 60

Outras informações:
Oferta de disciplina no Programa de Pós-Graduação em História (mestrado e doutorado): Preceitos retóricos, poéticos e técnicos em substituição a categorias estilísticas

2009 - 2009

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 30

Outras informações:
Minitrei a disciplina Teoria Literária I - Século XVI ao XVIII, no curso de Especialização em Literatura Brasileira: formação do Cânome e Contrapontos Críticos

2007 - 2007

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 15

Outras informações:
Ministrante da Disciplina "Seminário I: Estudos da Tradição de Gregório de Matos"!, entre os dias 1o e 13 de abril de 2007 a convite da Prof.a Dr.a Maria do Socorro Fernandes de Carvalho.

1992 - Atual

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2018

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Retórica e Poética

  • 03/2006

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Latina

  • 03/2006

    Ensino, Especialização em Teoria e História Literária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Historiografia e História Literária

  • 03/2006

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa I

  • 09/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Editoria Executiva do Caderno de Teoria e História Literária Floema.,Cargo ou função, Editor Executivo.

  • 08/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão / CONSEPE.,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 09/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Editorial da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 06/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro.

  • 07/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Editoria Científica de Politeia.,Cargo ou função, Parecerista Responsável por Estudos sobre Literatura e Socieade.

  • 10/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários.,Linhas de pesquisa

  • 10/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários.,Linhas de pesquisa

  • 10/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários.,Linhas de pesquisa

  • 10/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários.,Linhas de pesquisa

  • 10/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários.,Linhas de pesquisa

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II (mestrado)

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada III (Mestrado)

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Estudos em Memória II (Mestrado)

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I (Mestrado)

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I (Mestrado)

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I (Mestrado)

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada III (Mestrado)

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada IV (Doutorado)

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada IV (Doutorado)

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Letras do Império Luso II

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada IV (Doutorado)

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória e Teoria da Narrativa Ficcional e Histórica

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II (Doutorado)

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada IV (Doutorado)

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória Social e Literatura

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Estudo em Memória I

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I (Mestrado)

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Retórica e Poética

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada III (Doutorado)

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada IV (Doutorado)

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II (Doutorado)

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Estudos em Memória I

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I (Doutorado)

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I (Mestrado)

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Letras do Império Luso I

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Mímeses, Sociedade e Memória

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II (Mestrado)

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Estudos em Memória II

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Estudos em Memória I

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II (Doutorado)

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada III (Doutorado)

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada IV (Doutorado)

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada V (Doutorado)

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I (Mestrado)

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Estudos em Memória II

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada III (Doutorado)

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada III (Doutorado)

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II (Doutorado)

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Literária I

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Estudo em Memória I

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Literatura Portuguesa II, Prática de Análise Literária II

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Literatura Portuguesa II, Prática de Análise Literária II

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Memória

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Retórica e Poética

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Produção de Memória Social

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Narrativa Ficcional e Histórica

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Retórica e Poética

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Literatura Portuguesa I, Prática de Análise Literária I, Trabalho Monográfico Orientado III

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Produção de Memória Social

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Literatura Portuguesa II, Prática de análise Literária II

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Literatura Portuguesa I, Prática de Análise Literária I, Tópicos de Literatura Portuguesa V

  • 07/2009 - 12/2009

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Produção de Memória Social

  • 07/2009 - 12/2009

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de História da Literatura Brasileira II< Tópicos de História da Literatura Brasileira X, Tópicos de História da Literatura Brasileira XIII

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Literatura Portuguesa I, Prática de Análise Literária I

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Mímeses, Sociedade e Memória

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Literatura Portuguesa I

  • 09/2007 - 02/2008

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de História da Literatura Brasileira I (2 turmas)

  • 09/2007 - 02/2008

    Ensino, Especialização em Teoria e História Literária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História Literária

  • 05/2006 - 02/2007

    Direção e administração, Colegiado do Curso de Letras.,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho Monográfico Orientado II, Prática em análise Literária I, Tópicos de Literatura Portuguesa I

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Literária I

  • 05/2006 - 12/2006

    Extensão universitária , Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários.,Atividade de extensão realizada, Núcleo de Estudos de Cultura dos Países Lusófonos.

  • 05/2006 - 12/2006

    Extensão universitária , Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários.,Atividade de extensão realizada, Grupo de Estudos do Estado Monárquico.

  • 05/2006 - 10/2006

    Extensão universitária , Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários.,Atividade de extensão realizada, II Seminário de Teoria e História Literária.

  • 05/2006 - 10/2006

    Extensão universitária , Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários.,Atividade de extensão realizada, Literatura e Outras Artes.

  • 05/2005 - 04/2006

    Extensão universitária , Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários.,Atividade de extensão realizada, Núcleo de Estudos de Cultura dos Países Lusófonos.

  • 08/2004 - 04/2006

    Direção e administração, Colegiado do Curso de Letras.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 06/2004 - 04/2006

    Extensão universitária , Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários.,Atividade de extensão realizada, Produção do hipertexto da tradição de Gregório de Matos e Guerra.

  • 09/2005 - 01/2006

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Literária, Literatura Latina

  • 09/2005 - 01/2006

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Literária

  • 09/2005 - 01/2006

    Ensino, Especialização em Teoria e História Literária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Historiografia e História Literária

  • 05/2005 - 10/2005

    Extensão universitária , Departamento de Estudos Lingüisticos e Literários.,Atividade de extensão realizada, I Seminário de Teoria e História Literária - SETHIL.

  • 02/2005 - 08/2005

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura V

  • 02/2005 - 08/2005

    Ensino, Especialização em Teoria e História Literária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Laudatio Funebris: a teoria do louvor aplicada à leitura da oração fúnebre, Retórica e Poética

  • 02/2005 - 08/2005

    Ensino, Especialização em Teoria e História Literária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Retórica e Poética

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Curso de Formação de Professores - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira II

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I, Teoria da Literatura IV

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Especialização em Leitura, Escrita e Sociedade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Cultura Escribal do Antigo Regime

  • 11/2003 - 12/2004

    Direção e administração, Colegiado do Curso de Especialização em Teoria e História Literária.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura VI

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Especialização em Teoria e História Literária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Historiografia e História Literária

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Curso de Formação de Professores - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Curso de Formação de Professores - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I

  • 10/2001 - 12/2003

    Direção e administração, Comissão para Implantação do Bacharelado em Lingüística.,Cargo ou função, Presidente de Comissão.

  • 10/2001 - 12/2003

    Direção e administração, Comissão de Reforma Curricular, Comissão para a Implantação do Bacheralado em Letras.,Cargo ou função, Presidente da Comissão.

  • 10/2001 - 10/2003

    Direção e administração, Comissão de Reforma Curricular, Comissão de Reforma Curricular da Licenciatura em Inglês/Português.,Cargo ou função, Presidente da Comissão.

  • 10/2001 - 10/2003

    Direção e administração, Colegiado do Curso de Letras.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para Implantação da Licenciatura em Português e Espanhol.

  • 10/2001 - 10/2003

    Direção e administração, Comissão de Reforma Curricular, Comissão de Reforma Curricular da Licenciatura em Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão.

  • 06/2001 - 08/2003

    Direção e administração, Colegiado do Curso de Letras.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 07/2001 - 07/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão / CONSEPE.,Cargo ou função, conselheiro.

  • 12/2002 - 06/2003

    Direção e administração, Câmara de Graduação do CONSEPE.,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 12/2002 - 06/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Graduação do CONSEPE.,Cargo ou função, conselheiro.

  • 06/2001 - 06/2003

    Direção e administração, Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão / CONSEPE.,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 04/2002 - 10/2002

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Latina, Literatura Brasileira I

  • 02/2002 - 06/2002

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura VI, Literatura Latina

  • 11/2001 - 02/2002

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira V, Língua Latina II

  • 05/2001 - 09/2001

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I, Língua Latina I

  • 09/1999 - 06/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Letras.,Cargo ou função, conselheiro.

  • 10/2000 - 04/2001

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira IV, Literatura Brasileira II

  • 03/2000 - 09/2000

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira III, Literatura Brasileira I

  • 07/1999 - 06/2000

    Direção e administração, Colegiado do Curso de Especialização em Literatura Brasileira.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 08/1999 - 11/1999

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira V

  • 01/1997 - 01/1997

    Ensino, Lingüística Aplicada ao ensino do Português, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Morfologia da Língua Portuguesa

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa IV, Língua Portuguesa II

  • 04/1992 - 07/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Letras.,Cargo ou função, conselheiro.

  • 10/1994 - 02/1995

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Latina II, Literatura Latina

  • 05/1994 - 09/1994

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II, Língua Latina II, Língua Latina I

  • 11/1993 - 04/1994

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Latina II, Literatura Latina

  • 03/1993 - 07/1993

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Latina, Língua Latina II

  • 09/1992 - 01/1993

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Latina II, Língua Latina I

  • 04/1992 - 09/1992

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Latina

2014 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 120

Outras informações:
Professor de Literatura Brasileira V, Letras Coloniais, na Cadeira de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no primeiro semestre de 2014, nos turnos matutino e noturno.

2015 - 2015

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Ministrante de mini-curso, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Outras informações:
Curso ministrado durante a ocorrência da I Abralic Verão, intitulado: Manuscritura, escribas, retórica, poética e os livros de mão da tradição de Gregório de Matos e Guerra

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 4

Outras informações:
Aulas e pesquisa realizadas no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, dentre os meses de novembro de 2015 e abril de 2016.

2016 - 2016

Universidade Federal do Amapá

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 6

Outras informações:
Curso ministrado aos alunos da Universidade Federal do Amapá intitulado "Manuscritura, escribas, voz, performance e a poesia lírica no Império Português", a convite do Prof. Dr. Marcelo Lachat.