Cristina Torres da Silva Ferreira
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001), Graduação em História pelo Centro Universitário Internacional (2020), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Pernambuco (2012), Especialização em Planejamento Educacional Pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO(2003), Atualmente Professora da Educação Básica e Pesquisadora no Programa - PARFOR- FNDE no Curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia do Programa, Coordenadora local do Programa de Formação de Professores da Educação Básica - PROFEBPAR/UFMA Campus de Grajaú. Faz parte do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos em Práticas Educativas e Formação de Professores ? UEMASUL. Tem experiência na área de Educação.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Religião
2011 - 2012
Universidade Católica de Pernambuco
Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO PRESENCIAL DE PEDAGOGIA DO PARFOR;PROFEBPAR- UFMA GRAJAÚ - MA, Ano de Obtenção: 2012
Orientador: FRANCISCO MEDEIROS
Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em GESTÃO PUBLICA MUNICIPAL
2010 - 2012
Universidade Federal do Maranhão
Título: Plano estratégico do Gestor Municipal
Especialização em Formação de Gestores
2009 - 2011
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Gestão Participativa:união com resultados
Especialização em Lingua Portuguesa
2007 - 2008
Universidade Salgado de Oliveira
Título: Leitura:uma questão Social
Especialização em Planejamento Educacional
2002 - 2003
Universidade Salgado de Oliveira
Título: O Prazer da Leitura
Graduação em História
2018 - 2020
Centro Universitário Internacional
Título: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE
Orientador: Maria Silvana Frezarin
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: POR QUE, PARA QUE E COMO FAZER?. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em FORMAÇÃO CONTINUADA DA JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO DO MARANHÃO. (Carga horária: 250h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO, SEDUC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em GESTÃO DE PESSOAS. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em RECURSOS AMBIENTAIS APLICADOS AO TURISMO. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em RELAÇÕES INTERNACIONAIS. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2015 - 2015
PNAIC. (Carga horária: 160h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SEDUC, Brasil.
2011 - 2012
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. (Carga horária: 180h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SEDUC, Brasil.
2008 - 2012
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. (Carga horária: 120h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SEDUC, Brasil.
2010 - 2010
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SEDUC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. (Carga horária: 80h). , PORTAL EDUCAÇÃO, P E, Brasil.
2008 - 2008
EDUCAÇÃO A DISTANCIA. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2007 - 2007
: Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SEDUC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Organização de eventos
FERREIRA, Cristina Torres . I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR CONHECIMENTO CIENTÍFICO: ACESSO, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO. 2012. (Outro).
FERREIRA, Cristina Torres . I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR CONHECIMENTO CIENTÍFICO: ACESSO, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO. 2012. (Outro).
Participação em eventos
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO:LINGUAGEM E TECNOLOGIAS -CELT 2022. 2022. (Congresso).
II EDUREDE - RECONFIGURANDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA. 2022. (Congresso).
I SIMPÓSIO DE HISTÓRIA. 2022. (Simpósio).
I SIMPOSIO DE HISTÓRIA, LITERATURA E RESISTENCIA: NARRATIVAS DE CONFLITOS: HISTORIOGRAFIA E ESCRITAS EM MOMENTOS DE LUTAS. 2022. (Simpósio).
XIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA -FIPED. 2022. (Oficina).
XIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA -FIPED.AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS DE FAZER PESQUISA: EDUCAÇÃO BÁSICA À UNIVERSIDADE. 2022. (Outra).
XIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA -FIPED.INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO:POLITICAS, SABERES,FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2022. (Outra).
XIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA -FIPED. 2022. (Outra).
I ENCONTRO DA DAESP/PARFOR. 2020. (Encontro).
I SIMEPEX. 2019. (Simpósio).
i seminário interdisciplinar curso de pedagogia e história/PROFEBPAR. 2018. (Seminário).
I SEMANA DA CIENCIA E TECNOLOGIA. 2016. (Exposição).
VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. 2016. (Simpósio).
VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. 2016. (Oficina).
II ENZOAGRA: PRODUÇÃO ANINAL E INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL.II ENCONTRO DE ZOOTECNIA DE GRAJAÚ-MA. 2013. (Encontro).
I ENCONTRO DAS CIENCIAS DO ESTADO DO MARANHÃO. 2012. (Encontro).
II collóquio Internacional. 2012. (Outra).
II COLÓQUIO INTERNACIONAL.História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. 2012. (Encontro).
I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR CONHECIMENTO CIENTÍFICO: ACESSO, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO. 2012. (Seminário).
I CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GRAJAÚ-MA.CONSTRUINDO O SISTEMA NACIONAL ARTICULADO DE EDUCAÇÃO: O plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação. 2009. (Outra).
Participação em bancas
FERREIRA, Cristina Torres; SILVA, A. A.; ALVES, A. C. S.. O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; SILVA, W. S.; ALVES, A. C. S.. O PAPEL DA FAMILIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICIPIO DE GRAJAÚ-MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; SILVA, W. S.; ALVES, A. C. S.. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO POVOADO SAMBAÍBA DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; CASTRO NETO, V. M.; ALVES, A. C. S.. ALFABETIZAÇÃO BILINGUE EM UMA PRÉ-ESCOLA INDÍGENA NO MUNICÍPIO E GRAJAÚ-MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; SILVA, A. A.; ALVES, A. C. S.. A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; SILVA, A. A.; ALVES, A. C. S.. o processo de inclusão do aluno que possui deficiência nas escolas de ensino regular. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, W. S.; SILVA, A. A.;FERREIRA, Cristina Torres. OUSO DOS JOGOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PNAIC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIENCIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, A. C. S.; SILVA, W. S.;FERREIRA, Cristina Torres. O LIVRO DIDÁTICO NA INCLUSÃO DAS PRÁTICAS LUDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BURITICUPÚ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, A. C. S.; SILVA, W. S.;FERREIRA, Cristina Torres. EXPERIÊNCIAS DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, A. C. S.; SILVA, W. S.;FERREIRA, Cristina Torres. RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, P. S. C.; REINALDO, T. B. S.;FERREIRA, Cristina Torres. A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA TENENTEHARA (guajajara) NA EDUCAÇÃO DO POVO DA ALDEIA ARYMY. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, P. S. C.; VERDE, A. P. R.;FERREIRA, Cristina Torres. O USO DAS FONTES HISTÓRICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, P. S. C.; VERDE, A. P. R.;FERREIRA, Cristina Torres. A CULTURA THENETEHARA NA ALDEIA CURURU. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, P. S. C.; VERDE, A. P. R.;FERREIRA, Cristina Torres. O COLONIALISMO E AS NAVEGAÇÕES CONTRIBUINDO PARA A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ NO ESTADO DO MARANHÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, P. S. C.; VERDE, A. P. R.;FERREIRA, Cristina Torres. ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: um estudo a partir da realidade da E. M. Paulo Ferraz de Sousa de Grajaú, MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, P. S. C.; VERDE, A. P. R.;FERREIRA, Cristina Torres. PESQUISA EM HISTORIA: fatos e memórias da primeira escola do município de Grajaú - MA.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, P. S. C.; VERDE, A. P. R.;FERREIRA, Cristina Torres. O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ ? MA: Um estudo de caso na escola Municipal Professor Hilton Nunes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, P. S. C.; VERDE, A. P. R.;FERREIRA, Cristina Torres. CANTIGAS, HISTÓRIAS E IDENTIDADE DOS INDÍGENAS TENETEHARA GUAJAJARA NA FESTA DA MENINA MOÇA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ ? MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, P. A.;FERREIRA, Cristina Torres; SILVA, W. S.. FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL GERAÇÃO DO SABER. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; ALMADA, F. A. C.; SILVA, W. S.. A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO DA CIDADE DE GRAJAÚ MA: uma análise a partir da percepção dos professores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
ALMADA, F. A. C.;FERREIRA, Cristina Torres; SILVA, W. S.. O PAPEL DO GESTOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PARTICIPATIVA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA NO CAMPO DA CIDADE DE GRAJAÚ MARANHÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, W. S.; ALMADA, F. A. C.;FERREIRA, Cristina Torres. EVASÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:ANÁLISE EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE GRAJAÚ-MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
ALCANTARA, R. L. S.;FERREIRA, Cristina Torres; SILVA, D. A. R. S.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM GRAJAÚ: o que os sujeitos têm a dizer sobre isso?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUSA, J. L. S.;FERREIRA, Cristina Torres; SILVA, P. A.. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:uma análise a partir da perspectiva dos professores do AEE no município de Grajaú-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUSA, J. L. S.;FERREIRA, Cristina Torres; SILVA, P. A.. ESCOLA E FAMILIA, UMA PARCERIA NECESSÁRIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; SOUSA, J. L. S.; SILVA, P. A.. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PRÉ-ESCOLA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; ALMADA, M. A. S. C.; AGUIAR, V. S.. O PROFESSOR INDÍGENA COMO AGENTE INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA "NÃO INDÍGENA" NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; ALMADA, M. A. S. C.; AGUIAR, V. S.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ- MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; SILVA, E. F.; ALCANTARA, R. L. S.. A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RAMOS, A. M. M.; ALMADA, F. A. C.;FERREIRA, Cristina Torres. GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
CARVALHO, H. S.; ALMADA, F. A. C.;FERREIRA, Cristina Torres. A LINGUA MATERNA GUAJAJARA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA BACURIZINHO EM GRAJAÚ-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
CARVALHO, H. S.; ALMADA, F. A. C.;FERREIRA, Cristina Torres. A CULTURA INDIGENA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DA ALDEIA BACURIZINHO EM GRAJAU-MA. 2017 - Universidade Federal do Maranhão.
ATAIDE, P. C.; SOUSA, J. L. S.;FERREIRA, Cristina Torres. EVASÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO MARANHENSE:O CASO DA ESCOLA FREI HENRIQUE SOARES DE COIMBRA NO MUNICÍPIO DE AMARANTE-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
ATAIDE, P. C.; ALCANTARA, R. L. S.;FERREIRA, Cristina Torres. A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE LUDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA CRECHE DA CIDADE DE GRAJAÚ-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; CARVALHO, H. S.; MOURA, K. M. P.. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PERSPECTIVADE PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; SOUZA, K. B. F.; ALCANTARA, R. L. S.. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAJAÚ-MA. 2016.
FERREIRA, Cristina Torres; SOUSA, J. L. S.; SOUSA, J. A.. O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE GRAJAU-MA. 2016.
FERREIRA, Cristina Torres; CARVALHO, H. S.; MOURA, K. M. P.. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LEITURA DOS ALUNOS DO QUINTO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICIPIO DE GRAJAÚ-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; CASSEB, S. A.; RAMOS, A. M. M.. A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA PRÉ-ESCOLA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA. 2016.
MELO, S. M. B. A.;FERREIRA, Cristina Torres. ENSINO DE QUÍMICA: dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem na 2ª série do Ensino Médio em escolas públicas de Grajaú ? MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão.
MELO, S. M. B. A.;FERREIRA, Cristina Torres; ATAIDE, P. C.. PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR: parceria que favorece o sucesso escolar de crianças e adolescentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão.
CASSEB, S. A.;FERREIRA, Cristina Torres; ATAIDE, P. C.. O USO DAS REDES SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ ? MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUSA, J. K. C.; MELO, S. M. B. A.;FERREIRA, Cristina Torres. AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA METODOLOGIA DE ENSINO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS/QUÍMICA DA UFMA - CAMPUS DE GRAJAÚ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUSA, J. K. C.; MELO, S. M. B. A.;FERREIRA, Cristina Torres. IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR PILHAS E BATERIAS: VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA. 2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão.
MELO, S. M. B. A.; ROCHA, J. A.;FERREIRA, Cristina Torres. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: o destino dos resíduos sólidos dos serviços de saúde do município de Grajaú/MA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUSA, J. L. S.;FERREIRA, Cristina Torres. Análise do perfil do professor de Química da zona rural do município de Grajaú/Maranhão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão.
OLIVEIRA FILHO, F. A.;FERREIRA, Cristina Torres; OLIVEIRA, J. B.. ALFABETIZAÇÃO MULTISSERIADA: Desafios e possibilidades pedagógicas em duas escolas da zona rural em Grajaú-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
OLIVEIRA FILHO, F. A.;FERREIRA, Cristina Torres; OLIVEIRA, J. B.. ESTÁGIO COMO FUNDAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE GRAJAÚ-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
MELO, S. M. B. A.; SOUSA, J. A.;FERREIRA, Cristina Torres. LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão.
GOMES, S. C. S.;FERREIRA, Cristina Torres; NASCIMENTO, D. F.. ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO ATRAVÉS DAS VISITAS DOMICILIARES:A visão do auxiliar cuidador do paciente portador de doença de alzheimer. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão.
CHAVES, M. E.; NASCIMENTO, D. F.;FERREIRA, Cristina Torres. FATORES DE RISCO PARA A GRAVIDEZ EM ADOLESCENTES DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EUNICE LIMA BRITO EM GRAJAÚ - MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão.
NASCIMENTO, D. F.; CHAVES, M. E.;FERREIRA, Cristina Torres. HISTERECTOMIA TOTAL: experiencia das mulheres após o procedimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão.
GOMES, S. C. S.; COSTA, F. A. S.;FERREIRA, Cristina Torres. ADESAO AO TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL POR IDOSS NO MUNICIPIO DE GRAJU -MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres. I SIMEPEX - I SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2019. Universidade Federal do Maranhão.
ALMADA, F. A. C.;FERREIRA, Cristina Torres. CONHECIMENTO CIENTIFICO; acesso, desenvolvimento e produção. 2018. Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Cristina Torres; SOUSA, J. K. C.; ROCHA, R. G.. COMISSÃO DE VALIDAÇÃO DE MATRÍCULA. 2012. Universidade Federal do Maranhão.
Orientou
o processo de inclusão do aluno que possui deficiência nas escolas de ensino regular; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
ALFABETIZAÇÃO BILINGUE EM UMA PRÉ-ESCOLA INDÍGENA NO MUNICÍPIO E GRAJAÚ-MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO POVOADO SAMBAÍBA DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
O PAPEL DA FAMILIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICIPIO DE GRAJAÚ-MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO DA CIDADE DE GRAJAÚ MARANHÃO: uma análise a partir da percepção dos professores; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ- MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE GRAJAÚ-MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE GRAJAÚ-MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PRÉ-ESCOLA NO MUNICIPIO DE GRAJAÚ-MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
O PROFESSOR INDÍGENA BILINGUE COMO AGENTE INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA "NÃO INDÍGENA" NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ- MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PUBLICA MUNICIPAL DE GRAJAÚ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA, DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
O PROCESSO DE LEITURA DOS ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PRÉ-ESCOLA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
EDUCAÇÃO DO CAMPO: O PROCESSO DE ENSINO NAS CLASSES MULTISSERIADAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
O ESPORTER COMO FATOR MOTIVACIONAL DE PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE GRAJAÚ -MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PRÉ-ESCOLA NO MUNICÍPIO DE GRAJAU-MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA URBANA NO MUNICIPIO DE GRAJAU -MA SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DOS ALUNOS TENETEHAR DA ALDEIA BACURIZINHO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
A IMPORTANCIA DO ESPAÇO FISICO ESCOLAR PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS, EM DUAS PRÉ-ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE GRAJAU-MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
EDUCAÇÃO DO CAMPO: O processo de alfabetização das crianças de classes multisseriadas em uma escola municipalda região Matos Além no município de Grajaú ? MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
A APLICAÇÃO DA TEORIA DE EMÍLIA FERREIRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PRÉ?ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAJAÚ ? MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
PROGRAMA ESCOLA ATIVA NAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICIPIO DE GRAJAÚ-MA; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
OS BRINQUEDOS E ASOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA; 2012; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2012; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
CONTRIBUIÇÕES DE FREINET NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA; 2012; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
A influ~encia do método de Johann Friedrich Herbart na educação escolar na atualidade; 2012; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
As contribuições de Emília Ferreiro para a educação infantil; 2012; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
Bullying na escola: desafio a ser superado; 2011; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
Escola Semm bullying; 2011; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
A importancia da Orientação Sexual na Escola; 2011; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
Escola Nova:Movimento de Renovação no Ensino; 2011; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
Currículo e gênero; 2011; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA/PROFEBPAR) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Cristina Torres da Silva Ferreira;
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, Cristina Torres . COORDENAÇÃO LOCAL DO Parfor PRESENCIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: PARTE CONSTITUTIVA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 9, p. 170, 2022.
-
FERREIRA, Cristina Torres ; ALVES, J. L. . NARRATIVAS SOBRE O POVOAMENTO DE GRAJAÚ-MA: AS MEMÓRIAS VIVAS. In: Clarice Gayo ; Carla Satler. (Org.). NARRATIVAS SOBRE O POVOAMENTO DE GRAJAÚ-MA: AS MEMÓRIAS VIVAS. 1ed.: , 2022, v. 1, p. 59-67.
-
FERREIRA, Cristina Torres ; FERREIRA, D. G. . Reflexões sobre o ensino remoto no PARFOR: perspectivas desafios e aprendizagens dos estudantes/professores do curso de pedagogia UFMA Grajaú ? MA. Reflexões sobre o ensino remoto no PARFOR: perspectivas desafios e aprendizagens dos estudantes/professores do curso de pedagogia UFMA Grajaú ? MA. 1ed.SÃO LUIS: EDUFMA, 2022, v. 1, p. 1455-1466.
-
FERREIRA, Cristina Torres . O PARFOR NA UFMA: DA UTOPIA A REALIZAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS TENETEHARA DE GRAJAÚ -MA. In: MARIA DA GLORIA GUIMARÃES CORREIA; TELMA BONIFÁCIO DOS SANTOS REINALDO. (Org.). CHÃO DA ESCOLA: HISTÓRIA E MEMÓRIAS. 1ed.SÃO LUIS: GRÁFICA VALE, 2019, v. 1, p. 29-44.
-
FERREIRA, Cristina Torres ; FERREIRA, D. G. . Reflexões sobre o ensino remoto no PARFOR: perspectivas desafios e aprendizagens dos estudantes/professores do curso de pedagogia UFMA Grajaú ? MA. In: Reflexões sobre o ensino remoto no PARFOR: perspectivas desafios e aprendizagens dos estudantes/professores do curso de pedagogia UFMA Grajaú ? MA, 2022. https://drive.google.com/file/d/1VU3qv6Bebmxkd0-NjFwEq1TkEI7FAT_1/view. SÃO LUIS: EDUFMA. v. 1.
-
FERREIRA, Cristina Torres . FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO ATUAL: DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL AO ENSINO HÍBRIDO. In: XIII FIPED 2022 : FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2022, ALTAMIRA -PA. XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática, 2022.
-
FERREIRA, Cristina Torres . CONCEPÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR NO ESTADO DO MARANHÃO. In: I EBCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - Seção Maranhão, 2013, IMPERATRIZ. I EBCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - Seção Maranhão, 2013.
-
FERREIRA, Cristina Torres . CURSOS PRESENCIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ? MA, A PARTIR DA DÉCADA DE 1990. In: VIII FIPED, 2016, IMPERATRIZ MA. FORUM INTERNACIONAL DA PEDAGOGIA, 2016.
-
FERREIRA, Cristina Torres . EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA CURRICULAR. In: XIII FIPED 2022 : FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2022, ALTAMIRA -PA. XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática, 2022.
-
FERREIRA, Cristina Torres . EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:O ENSINO BILINGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES, 2022, DIADEMA -SP. CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES: CADERNO DE RESUMOS ON-LINE. DIADEMA -SP: V&V EDITORA, 2022.
-
FERREIRA, Cristina Torres ; FERREIRA, D. G. . REFLEXÃO SOBRE O ENSINOREMOTO NO PARFOR : PERSPECTIVAS, DESAFIOS E APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES/PROFESSORES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA UFMA GRAJAÚ-MA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, Cristina Torres ; VERDE, A. P. R. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA DIANTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: ENTRE A DIDÁTICA TÉCNICA E DIDÁTICA MULTIDIMENSIONAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, Cristina Torres ; ALVES, J. L. . NARRATIVAS SOBRE O POVOAMENTO DE GRAJAÚ ? MA: AS MEMÓRIAS VIVAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, Cristina Torres . SABERES DOCENTES NA PRÁTICA: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, Cristina Torres . SABERES DOCENTES NA PRÁTICA: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, Cristina Torres . CURSOS PRESENCIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ? MA, a partir da década de 1990. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, Cristina Torres . CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PARFOR NO ESTADO DO MARANHÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, Cristina Torres . HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
FERREIRA, Cristina Torres . O LUGAR DA FALA NA UNIVERSIDADE. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERREIRA, Cristina Torres . EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERREIRA, Cristina Torres ; REINALDO, T. B. S. . A HISTORIOGRAFIA DE GRAJAÚ: CONHECENDO SEUS CANTOS E ENCANTOS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERREIRA, Cristina Torres . Praticando Conhecimento. 2011; Tema: Praticando Conhecimento. (Blog).
Projetos de desenvolvimento
-
2008 - Atual
Centro de Acompanhamento no Contraturno - CAC, Descrição: Projeto desenvolvido para atender os alunos da rede publica de ensino na Cidade de Grajau -MA no contraturno escolar com atividades de leitura e produçao de texto, atividades de recreaçao e inclusao da familia na vivencia educacional dos alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristina Torres da Silva - Coordenador.
-
2008 - Atual
Centro de Acompanhamento no Contraturno - CAC, Descrição: Projeto desenvolvido para atender os alunos da rede publica de ensino na Cidade de Grajau -MA no contraturno escolar com atividades de leitura e produçao de texto, atividades de recreaçao e inclusao da familia na vivencia educacional dos alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristina Torres da Silva Ferreira - Coordenador.
-
2008 - Atual
Centro de Acompanhamento no Contraturno - CAC, Descrição: Projeto desenvolvido para atender os alunos da rede publica de ensino na Cidade de Grajau -MA no contraturno escolar com atividades de leitura e produçao de texto, atividades de recreaçao e inclusao da familia na vivencia educacional dos alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristina Torres da Silva Ferreira - Coordenador.
-
2008 - Atual
Centro de Acompanhamento no Contraturno - CAC, Descrição: Projeto desenvolvido para atender os alunos da rede publica de ensino na Cidade de Grajau -MA no contraturno escolar com atividades de leitura e produçao de texto, atividades de recreaçao e inclusao da familia na vivencia educacional dos alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristina Torres da Silva Ferreira - Coordenador.
-
2008 - Atual
Centro de Acompanhamento no Contraturno - CAC, Descrição: Projeto desenvolvido para atender os alunos da rede publica de ensino na Cidade de Grajau -MA no contraturno escolar com atividades de leitura e produçao de texto, atividades de recreaçao e inclusao da familia na vivencia educacional dos alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristina Torres da Silva Ferreira - Coordenador.
-
2008 - Atual
Centro de Acompanhamento no Contraturno - CAC, Descrição: Projeto desenvolvido para atender os alunos da rede publica de ensino na Cidade de Grajau -MA no contraturno escolar com atividades de leitura e produçao de texto, atividades de recreaçao e inclusao da familia na vivencia educacional dos alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristina Torres da Silva Ferreira - Coordenador.
-
2008 - Atual
Centro de Acompanhamento no Contraturno - CAC, Descrição: Projeto desenvolvido para atender os alunos da rede publica de ensino na Cidade de Grajau -MA no contraturno escolar com atividades de leitura e produçao de texto, atividades de recreaçao e inclusao da familia na vivencia educacional dos alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristina Torres da Silva Ferreira - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Grajaú, Secretaria Municipal de Educação. , Rua Frei Benjamin de Borno, n.° 05, Centro, 65940000 - Grajaú, MA - Brasil, Telefone: (99) 91697028
Experiência profissional
2017 - 2019
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 40
2012 - 2014
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora Substituta na área de Fundamentos da Educação
2010 - Atual
PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAJAÚVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord.Local do PROFEBPAR-UFMA, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora dos Cursos Presenciais do Programa de Formação de Professores da Educação Básica-PROFEBPAR da Universidade Federal doMaranhão - UFMA.
1998 - Atual
PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAJAÚVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 20
2006 - 2010
PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAJAÚVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora ministrando as disciplinas: Dídática, Prática de Ensino, Estrutura e Funcionamento do Ensino.
2006 - 2009
PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAJAÚVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagogica, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenadora Geral do Centro de Acompanhamento do Contraturno- CAC
2001 - 2002
PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAJAÚVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 20
Outras informações:
Orientadora Educacional no Telecurso 2 Grau da Fundação Roberto Marinho
2011 - 2014
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PARFOR Professor Pesquisador Formador I
Outras informações:
Professora Pesquisadora, Formador I , conforme a Resolução n 13, de maio de 2010 do FNDE, no Curso de Pedagogia Primeira Licenciatura.
ministrando as disciplinas:
I SEMINÁRIO DE PESQUISA - 30h Período : dezembro 2011
TEORIAS DE ENSINO - 60h Julho 2012 (intensivo)
TEORIAS DE ENSINO - 60h setembro a novembro 2012
II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAS - 30h dezembro 2012
TEORIAS DE ENSINO - 60h janeiro (intensiva) 2013
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE - 60h Julho 2013
NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO:
EDUCAÇÃO DO CAMPO - 120h Janeiro 2014 ( intensiva)
NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO:
EDUCAÇÃO DO CAMPO - 120h Julho 2014 ( intensiva)
2006 - 2008
Faculdade Evangêlica do Meio NorteVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Outras informações:
CURSO: Licenciatura em Filosofia
ÁREA: Teoria do Conhecimento
2006 - 2010
centro de ensino amaral raposoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
2002 - 2004
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40
2001 - 2002
Fundação Roberto MarinhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cristina Torres da Silva Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?