Fernando Santos de Sena
Mestrando em Ficologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Integrante do Laboratório de Algas Marinhas "Édison José de Paula" (LAM). Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Paulista - UNIP. Tem interesse pelas áreas de Educação Ambiental e principalmente Ecologia Marinha com ênfase no Ecossistema Manguezal. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a diversidade de macroalgas, voltada para o monitoramento da qualidade ambiental dos manguezais da Ilha Barnabé (Baixada Santista), SP, Brasil.
Informações coletadas do Lattes em 20/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ciências Biológicas (Botânica)
2013 - Atual
Universidade de São Paulo
Valéria Cassano.Palavras-chave: macroalgas; DNA barcode.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Ficologia. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Molecular.
Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado)
2009 - 2012
Universidade Paulista
Orientador: Dr. Ricardo Palamar Menghini
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos.
Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura)
2009 - 2011
Universidade Paulista
Orientador: Lilia Ransan Gouvea
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos.
Formação complementar
2011 - 2011
Montagem, Coleta e conservação de Insetos. (Carga horária: 10h). , Borboletario Municipal de Osasco.
2010 - 2010
Curso Teórico de Técnicas Moleculares. (Carga horária: 20h). , Universidade Nove de Julho.
2010 - 2010
Enriquecimento Ambiental. (Carga horária: 4h). , Instituto Aquário de São Paulo.
2009 - 2009
Manejo de Serpentes não peçonhentas. (Carga horária: 5h). , Instituto Pró Répteis.
2000 - 2000
Curso técnico Web Designer I. (Carga horária: 40h). , SENAI - Horácio Augusto de Oliveira.
1999 - 1999
Montagem, Configuração, Manutenção de Computadores. (Carga horária: 40h). , ACR - Centro de Treinamento em Informática.
1994 - 1995
Curso Integrado de Processamento de Dados. (Carga horária: 96h). , Orion - Cursos de Computação.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Manguezal.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Taxonomia de Criptógamos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Biologia Molecular de Algas Marinhas.
Participação em eventos
Encontro Científico - Ciências Biológicas UNIP. 2012. (Encontro).
Workshop de Biologia Vegetal 2012.Macroalgal Community of Pneumatophores in a Mangrove of Barnabé Island (Baixada Santista), SP, Brazil: Preliminary Analysis. 2012. (Outra).
Semana da Biologia - Universidade Paulista - UNIP campus Marquês. 2011. (Encontro).
Semana da Biologia - Universidade Paulista - UNIP campus Marquês. 2010. (Outra).
VII Ciclo de Palestras do MZUSP - Darwin: Evolução para todos. 2009. (Outra).
Semana da Biologia - Universidade Paulista campus Marquês. 2009. (Outra).
Ciclo de Palestras e Profissões - Universidade Paulista campus Marquês.Ciências Biológicas. 2009. (Outra).
Palestra - Finalismo e geração orgânica na época das luzes. 2009. (Outra).
VI Ciclo de Palestras do MZUSP - Crise da Biodiversidade: a natureza ameaçada. 2009. (Outra).
Produções bibliográficas
-
Sena, FS ; Menghini, RP ; Cassano, V ; Sebastiani, R . Macroalgal Community of Pneumatophores in a Mangrove of Barnabé Island (Baixada Santista), SP, Brazil: Preliminary Analysis. In: I Workshop de Biologia Vegetal 2012, 2012, Rio Claro. Special Issue Annals of Event - I Workshop of Plant Biology IB/UNESP, 2012. v. 2. p. 149-151.
Outras produções
SENA, F. S. . Alternativa Produções. 2010. (Website).
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Diversidade de espécies de macroalgas associadas aos manguezais da Ilha Barnabé, SP, Brasil com base em DNA Barcode, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Valéria Cassano em 25/03/2013., Descrição: O presente projeto propõe a utilização de marcadores moleculares do tipo DNA barcode para auxiliar a caracterização de espécies de macroalgas associadas a manguezais. A identificação de espécies de algas com base exclusivamente em dados morfológicos é dificultada em virtude de sua morfologia relativamente simples, plasticidade fenotípica e convergência morfológica. Em vista disso, propomos a utilização da técnica de DNA barcoding , que permite a identificação das espécies crípticas e fornece dados que ajudam a entender a diversidade biológica e os mecanismos envolvidos nos processos de especiação. A técnica de DNA barcoding é baseada na amplificação por PCR de um seguimento relativamente curto de DNA, gerando uma grande quantidade de dados que organizados em um banco eletrônico poderá servir de base para uma gama de estudos acerca do conhecimento da biodiversidade. O projeto é inédito no Brasil e pretende contribuir para ampliar o conhecimento da biodiversidade de macroalgas associadas a manguezais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Santos de Sena - Integrante / valéria cassano - Coordenador.
-
2011 - 2012
Distribuição vertical das macroalgas aderidas em pneumatóforos de Avicennia schaueriana STAPF & LEECHMAN no manguezal da ilha barnabé (Baixada Santista), SP, Brasil, Descrição: O objetivo deste trabalho é caracterizar a distribuição vertical das macroalgas aderidas em pneumatóforos de Avicennia schaueriana stapf & leechman no manguezal da Ilha Barnabé (Baixada Santista), com o intuito de avaliar a qualidade ambiental desta região e observar parâmetros para o monitoramento ambiental em áreas de manguezal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Santos de Sena - Coordenador / Ricardo Palamar Menghini - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências. , Rua do Matão, 277, Butantã, 05508090 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30917547, URL da Homepage:
Experiência profissional
Sem data
Universidade de São PauloAtividades
-
01/2013
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Biociências, Departamento de Botânica.,Atividade realizada, Biologia e utilização de algas.
2011 - 2012
Instituto de Biociências da Universidade de São PauloVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10
2009 - 2012
Universidade PaulistaVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: nenhum, Carga horária: 5
Atividades
-
03/2012
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, Campus Marques.,Atividade de extensão realizada, Monitoria na disciplina de Botânica (criptógamos).
-
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Integrante do grupo de pesquisa 'Biodiversidade, biogeografia e conservação', atuando na linha de pesquisa: Ecologia de comunidades.
-
03/2011 - 06/2011
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, Campus Marques.,Atividade de extensão realizada, Monitoria na disciplina de Ecologia.
2011 - 2011
Borboletário de OsascoVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2011 - 12/2011
Estágios , Borboletario Municipal de Osasco, .,Estágio realizado, Coleta de material biológico do criadouro (jardim das borboletas); Enumeração e controle de lotes de lepidópteros; Manejo de insetos; Observação e elaboração de relatórios; Preenchimento de planilhas e demais documentos; Manutenção da vegetação do cr.
2009 - 2011
Alternativa Produções LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Aux. Técnico, Carga horária: 40
2011 - 2011
Escola Estadual Martin Egidio DamyVínculo: Apoio técnico, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Santos de Sena e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?