Thiago Machado Leitão
Mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios pela Escola Politécnica/UFRJ. Graduado cum laude em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica/UFRJ. Atuação com Engenharia de Produção em projetos como consultor de gestão de processos, professor substituto da área de gestão de produção na Escola Politécnica/UFRJ.Possui interesse nas áreas de Gestão de Processos de Negócio, Gestão de Projetos, Gamificação e Educação Corporativa. Já atuou em projetos em setores como óleo e gás, saúde, inovação e centros de comando e controle.
Informações coletadas do Lattes em 16/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia de Produção
2018 - 2020
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: UM MÉTODO PARA PROJETO E AVALIAÇÃO DE JOGOS SÉRIOS: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO EM UM JOGO PARA ENSINO DE MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
, Ano de Obtenção: 2021.Édison Renato Pereira da Silva.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Gamificação; Jogos Sérios; BPM.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios
2017 - 2019
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Fluzzograma: um jogo sério para aprendizado de modelagem de processos de negócios
Orientador: Édison Renato Pereira da Silva
Graduação em Engenharia de Produção
2013 - 2017
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Proposta de um método neuroergonômico para melhoria de postos de trabalho
Orientador: Roberto Ivo da Rocha Lima Filho
Formação complementar
2019 - 2019
Designer de Games. , SENAC, S_FORN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Organização de eventos
MEIRELLES, L.A. ; LEITÃO, T. M. . XVII Encontro de Engenharia de Produção da UFRJ. 2014. (Congresso).
Participação em bancas
NAVARRO, L.L.L.;LEITÃO, THIAGO MACHADO; Renato Flórido Cameira. Dissolução Conjugal - ITD: Avaliação de desempenho do processo de automação. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA NAVARRO, LEONARDO LUIZ;LEITÃO, THIAGO MACHADO; Renato Flórido Cameira. Automação de Processos e Integração de Equipamentos de Codificação de Produtos: Estudo de caso em linha de produção de óleo lubrificante. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA NAVARRO, LEONARDO LUIZ;LEITÃO, THIAGO MACHADO; Renato Flórido Cameira. Gestão de Fornecedores Indiretos na Indústria: Aplicação de um modelo de referência. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA NAVARRO, LEONARDO LUIZ;LEITÃO, THIAGO MACHADO; Renato Flórido Cameira. Aplicação de Ferramentas da Qualidade na Melhoria de Processo de Contagem Cíclica em uma Indústria de Cosméticos: Um estudo de caso. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA NAVARRO, LEONARDO LUIZ;LEITÃO, THIAGO MACHADO; Renato Flórido Cameira. Análise da Gestão do Conhecimento na Área de Planejamento e Controle da Produção em uma Empresa Farmacêutica. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA NAVARRO, LEONARDO LUIZ;LEITÃO, THIAGO MACHADO; Renato Flórido Cameira. Proposta de um Método para Preservação de Conhecimentos Críticos Aplicado na Construção de Submarinos no Brasil. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA NAVARRO, LEONARDO LUIZ;LEITÃO, THIAGO MACHADO; Renato Flórido Cameira. Análise Comparativa de Metodologias de Desenvolvimento de Software Visando Qualidade no Processo. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA NAVARRO, LEONARDO LUIZ;LEITÃO, THIAGO MACHADO; Renato Flórido Cameira. Aplicação da Técnica REMO em um Processo de Due Diligence de Terceiros em uma Empresa de Grande Porte. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LESSA, M. A.;LEITÃO, THIAGO MACHADO; FLÓRIDO CAMEIRA, RENATO. Um estudo de caso da aplicação da teoria das restrições na proposição de melhorias de processos em uma indústria de balas e confeitos. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LESSA, M. A.;LEITÃO, THIAGO MACHADO; FLÓRIDO CAMEIRA, RENATO. Um estudo de caso de mapeamento e melhoria de processos no departamento de emissão de apólices de uma grande seguradora. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LESSA, M. A.;LEITÃO, THIAGO MACHADO; Renato Flórido Cameira. Um estudo de caso de mapeamento de processos e proposição de melhorias para adequação de uma empresa de pequeno porte do setor imobiliário à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18). 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Maria Alice Ferruccio da Rocha; Carla Martins Cipolla; Renato Flórido Cameira;LEITÃO, T. M.. Uso de Jogos para Aprendizagem: Desenvolvimento de um jogo para ensino da Metodologia Scrum. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Renato Flórido Cameira; LIMA NAVARRO, LEONARDO LUIZ;LEITÃO, THIAGO MACHADO. Análise da aplicação do método Growth Hacking em uma marca do segmento de beleza utilizando machine learning. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FILHO, R.I.R.L.; SANTOS, L.;LEITÃO, T. M.; AQUINO, T. C. N. UMA ESCOLHA DE MODELAGEM ESTATÍSTICA DO PREÇO DE AÇÕES DE EMPRESAS BRASILEIRAS COM FOCO NO SETOR DE UTILITIES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FILHO, R.I.R.L.; AQUINO, T. C. N;LEITÃO, T. M.. OTIMIZAÇÃO DE PORTFOLIO USANDO CVaR COMO MEDIDA DE RISCO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Produções bibliográficas
-
MACHADO LEITÃO, THIAGO ; LIMA NAVARRO, LEONARDO LUIZ ; FLÓRIDO CAMEIRA, RENATO ; SILVA, EDISON RENATO . Serious games in business process management: a systematic literature review. BUSINESS PROCESS MANAGEMENT JOURNAL , v. ahead-of-print, p. 1-37, 2021.
-
VALDEVINO, TAIANE DA SILVA ; LEITÃO, THIAGO MACHADO ; CAMEIRA, RENATO FLÓRIDO ; NAVARRO, LEONARDO LUIZ LIMA . APLICAÇÃO DA TÉCNICA REMO DE MODELAGEM E ELICITAÇÃO DE REQUISITOS PARA AUTOMAÇÃO DE UM PROCESSO DE PREVISÃO DE RESULTADOS. In: ENEGEP 2022 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2022, FOZ DO IGUACU/SP - BRASIL, 2022.
-
MEDEIROS, MUNIQUE ALVES ; FERNANDES, FÁBIO BARROZO PINTO ; LEITÃO, THIAGO MACHADO ; CAMEIRA, RENATO FLÓRIDO ; NAVARRO, LEONARDO LUIZ LIMA . MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DADOS: ESTUDO EM UMA EMPRESA DE INSPEÇÃO DE DUTOS. In: ENEGEP 2022 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2022, FOZ DO IGUACU/SP - BRASIL, 2022.
-
CALDEIRA, GABRIELA DOS SANTOS PINELLI ; LEITÃO, THIAGO MACHADO ; CAMEIRA, RENATO FLÓRIDO ; NAVARRO, LEONARDO LUIZ LIMA . UMA REVISÃO DA LITERATURA BRASILEIRA DE GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO (BPM) ÁGIL. In: ENEGEP 2022 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2022, FOZ DO IGUACU/SP - BRASIL, 2022.
-
ANGSTMANN, J.G. ; FILHO, R.I.R.L. ; LEITÃO, T. M. . Previsões de séries temporais utilizando um modelo hibrido ARIMA-KNN baseado na decomposição DWT aplicado ao mercado energético espanhol. In: XX ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO INTERNACIONAL E MEIO AMBIENTE, 2018, São Paulo. XX ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO INTERNACIONAL E MEIO AMBIENTE, 2018. v. 20.
-
LEITÃO, T. M. ; FILHO, R.I.R.L. ; MOTA, B.M. ; INÁCIO, B. C. . PROPOSTA DE UM MÉTODO NEUROERGONÔMICO PARA MELHORIA DE POSTOS DE TRABALHO. In: XXXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2018, Maceió. XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP 2018), 2018.
-
ANGSTMANN, J.G. ; LEITÃO, T. M. . ESTIMAÇÃO DE DEMANDA E PREVISÃO DE PREÇOS NO SETOR DE ENERGIA ESPANHOL UTILIZANDO HIBRIDO ARIMA E KNN. In: XIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão & IV INOVARSE 2017, 2017, Rio de Janeiro. XIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão & IV INOVARSE 2017, 2017.
-
LEITÃO, T. M. ; FILHO, R.I.R.L. . ESTIMAÇÃO DE DEMANDA E PREVISÃO DE PREÇOS NO SETOR DE ENERGIA ESPANHOL. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO & III INOVARSE 2016, 2016, Rio de Janeiro. XII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO & III INOVARSE 2016, 2016. v. 12.
-
BARCELOS, F.T. ; TRESS, E.H.H. ; LEITÃO, T. M. . APLICAÇÃO DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE POTENCIAL DE ATRATIVOS TURÍSTICOS NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO PENHASCO DOIS IRMÃOS NO RIO DE JANEIRO (RJ). In: XIV Seminário ANPTUR, 2017, Balneário Camburiú. Anais do Seminário da ANPTUR 2017, 2017. v. 14.
Outras produções
LEITÃO, T. M. . ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS DE CONSULTORIA DE GESTÃO PARA EMPRESA JÚNIOR FLUXO CONSULTORIA EM ENGENHARIA. 2018.
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2016
Estimação de demanda e previsão de preços no setor de energia ibérico e brasileiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thiago Machado Leitão - Coordenador / João Guilherme Angstmann - Integrante / Roberto Ivo da Rocha Lima Filho - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, Petróleo Brasileiro - Petrobras. , Avenida Henrique Valadares - até 138/139, Centro, 20231030 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 969402116
Experiência profissional
2022 - Atual
Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - MatrizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Produção, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação nas áreas de: Revisão de Projetos; Educação Corporativa.
2021 - 2022
DhekaVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Consultor de Processos Pleno, Carga horária: 40
Outras informações:
Consultor e analista de processos, atuando com gestão de projetos, projetos de BPM LGPD, benchmarking em BPM no Brasil, treinamentos e capacitações em BPM.
2019 - 2021
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Substituto das Disciplinas "Organização das Indústrias" , "Humanidades e Ciências Sociais" e "Engenharia de Métodos", do Departamento de Engenharia Industrial da Poli/UFRJ
2019 - 2019
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 4
Outras informações:
Instrutor da disciplina Engenharia de Métodos, do curso de Engenharia de Produção
2014 - 2014
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina Engenharia de Métodos, Carga horária: 8
Atividades
-
04/2020
Ensino, Engenharia e Gestão de Processos de Negócios, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thiago Machado Leitão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?