SANDRA MARIA PINTO MAGINA

Sandra Maria Pinto Magina realizou pós-doutoramento na Universidade de Lisboa em 2006. Concluiu o doutorado em Mathematics Education pela University of London em 1994. Foi docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 1994 e 2014, desligando-se dela como professora titular. Foi professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz -- UESC/BA entre o período de 2012 e 2014, quando prestou concurso e atualmente é professora Adjunto da UESC/BA É líder do grupo de pesquisa REPARE (Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão) em Educação Matemática -- REPARE em EdMat. Tem vasta experiência em formação de recursos humanos, tendo orientado 55 dissertações de mestrado, 10 teses de doutorado, além de ter supervisionado 2 pós-doutorados. Também atua formando na graduação, tendo 2 trabalhos de iniciação científica e dezena de trabalhos de conclusão de curso (TCC). Recebeu prêmio CNPq/PIBIC (2005) e prêmio CAPES (2010) como orientadora de projeto IC e de tese de Doutorado respectivamente. Participou de 16 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 10 destes, a maioria deles financiados por agências de fomento a pesquisa. Atualmente participa, como pesquisadora, de outros dois projetos, um (do qual é coordenadora) financiado pela FAPESB. Atua na área de Educação, com ênfase em formação de conceitos. Em suas atividades profissionais interagiu com algo em torno de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem sido parecerista para a CAPES, CNPq, FAPESP e FAPESB, alem de algumas revistas com Qualis entre A1 e B2.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Mathematics Education

1989 - 1994

University of London
Título: Investigating the Factors which Influence the Child's Conception of Angle
Orientador: Celia Hoyles
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Informática Educativa; Conceito de ângulo; Formação de Conceito; Ensino-aprendizagem; Ensino Fundamental; Computador. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Psicologia Cognitiva

1985 - 1988

Universidade Federal de Pernambuco
Título: O Computador como Ferramenta na Aquisição do Conceito de Ângulo em Crianças,Ano de Obtenção: 1988
David W Carraher.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Formação de Conceito; Informática Educativa; Conceito de ângulo; Ensino-aprendizagem; Ensino Fundamental.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva / Especialidade: Educação Matemática. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Psicologia

1979 - 1983

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2006 - 2006

Pós-Doutorado. , Universidade de Lisboa, UL, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

English - Advanced. (Carga horária: 150h). , Language Studies International, LSI, Grã-Bretanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Matemática.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SPINILLO, Alina Galvão ; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos . III Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. 2016. (Congresso).

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos ; ALVES, Alex A. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . 4o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Congresso).

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SOUZA, Getúlio Nunes de ; PIRES, Marcos Cordeiro ; LARUCCIA, Mauro Maia . 1º FÓRUM NACIONAL DE ENSINO EM CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO ?Os Desafios do Ensino de Administração frente a uma Sociedade em Mudança?. 2005. (Congresso).

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tania Maria Mendonça ; PIRES, C. M. C. . Transformações no Ensino de Matemática: A Experiência Positiva dos Professores do Polo 4.. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Processos Cognitivos e Psicologia da Educação Matemática. 2018. (Simpósio).

IV Seminário NUPPEM.Pensamento Algébrico em Crianças,. 2018. (Seminário).

IV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e formação de Professores - UESB.A Pesquisa na Pós-Graduação. 2017. (Outra).

IV Fórum de discussão: Parâmetros balizadores da pesquisa em Educação Matemática no Brasi.A diversidade de investigação no campo da Educação Matemática. 2017. (Outra).

VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática.A INTRODUÇÃO DO RACIOCÍNIO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? Contribuições da Psicologia para o Debate. 2017. (Encontro).

XVII Encontro Baiano de Educação Matemática.A Contribuição das macroavaliações na melhoria da sala de aula. 2017. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Educação Matemática.AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS NO ENSINO BÁSICO: CONTRIBUIÇÕES NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA. 2016. (Encontro).

II Congresso Nacional de Educação. A IMPORTÂNCIA DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS PARA ENSINO BÁSICO: UM OLHAR PSICOLÓGICO. 2015. (Congresso).

Seminário Internacional em Pesquisa em Educação Matemática.As Estratégias de Estudantes dos Anos Iniciais na Resolução de Problema Combinatório. 2015. (Seminário).

1o simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Nordeste.A Importância das Estruturas Multiplicativas para o Ensino Básico: um olhar a partir da Teoria dos Campos Conceituais. 2014. (Simpósio).

I Encontro de Matemática do IFBA - Campus Valença.Contribuição da Psicologia para o Ensino de Matemática: o caso da Função Afim. 2014. (Encontro).

Reunião direcionada a Orientadores de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC).AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. 2014. (Encontro).

VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática - CIBEM. Situações-Problema das Estruturas Multiplicativas sob a ótica do professor que ensina Matemática. 2013. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Educação Matemática.MODELAR A FUNÇÃO AFIM CONSIDERANDO OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. 2013. (Encontro).

XV Encontro Baiano de Educação Matemática (XV EBEM).Teorias da Aprendizagem. 2013. (Encontro).

3o SIPEMAT.Membro da comissão Científica e avaliadora de artigos na categoria Comunicação Científica. 2012. (Simpósio).

II Série de Videoconferências Temática - GESTAR.A contribuição da Teoria dos Campos Conceituais para a Apropriação e Expansão das Estruturas Multiplicativas. 2012. (Outra).

O 3o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática ? SIPEMAT.MESA REDONDA: Ensino e Aprendizagem da Matemática - PALESTRA: A ESTRUTURA MULTIPLICATIVA SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: UMA VISÃO DO PONTO DE VISTA DA APRENDIZAGEM. 2012. (Simpósio).

V SIPEM.O Xadrez e o Estudante: uma relação que pode dar certo na resolução de problemas matemáticos. 2012. (Seminário).

III Semana de Educação Matemática ? III SEEMAT.Matemática: com carinho e com afeto. 2011. (Simpósio).

I Semana de Matemática - UFAC.A FORMAÇÃO DE PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. 2011. (Encontro).

8th International Conference on Teaching Statistics (ICOTS8). A TEACHING EXPERIMENT DEALING WITH STATISTICS IN HIGH SCHOOL. 2010. (Congresso).

II Simpósio em Psicologia da Educação Matemática.A Pesquisa na Sala de Aula de Matemática das Séries Iniciais do Ensino Fundamental a partir de contribuições teóricas da Psicologia. 2010. (Simpósio).

I workshop da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.Metodologia de Pesquisa. 2010. (Outra).

Ciclo de Palestas do Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE.Frações aos olhos de alunos e professores: suas concepções e formas de resolver problemas. 2009. (Outra).

II Seminário da Série Alfabetização Matemática, Estatística e Científica.Referenciais Teóricos-Metodológicos da Pesquisa em Educação Matemática. 2009. (Seminário).

VI CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. O Ensino de Matemática: O Dito e o Feito no Desenvolvimento do Trabalho do Professor de Matemática. 2009. (Congresso).

XII Encontro Baiano de Educação Matemática.Psicologia e Educação Matemática. 2009. (Encontro).

Mesa redonda "Educação Matemática e Tecnológica" no Mestrado em Educação Matemática e Tecnologia da UFPE.A Tecnologia e a Educação Matemática. 2008. (Outra).

XXXI EnANPAD. A Influência da Formação em Administração nas Habilidades e Competência do Administrdor. 2007. (Congresso).

VII Reunião de Didática da Matemática do CONESUL. Que Significados os Professores Polivalentes Dão para a Fração?. 2006. (Congresso).

XI Encontro de Investigação em Educação Matemática.A Fração na Perspectiva do Professor e do Aluno das Séries Iniciais da Escolarização Brasileira. 2006. (Encontro).

1o Forum Nacional de Ensino em Ciências da Administração.Os Desafios do Ensino de Administração na Era Tecnológica. 2005. (Outra).

Educação Matemática no Início do novo Milênio.As Tecnologias no Auxílio da Formação de Conceitos Geométricos e Tratamento da Informação. 2005. (Seminário).

IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM.Pesquisa em Educação Matemática: modos e perspectivas. 2005. (Encontro).

V Congresso Ibero americano de Educação Matemática. Leitura de Gráficos e o Futuro Administrador: O que pode dificultar o bom desempenho na tarefa?. 2005. (Congresso).

V Congresso Ibero americano de Educação Matemática - CIBEM. A fração do ponto de vista do professor não especialista: conceitos e estratégias de ensino. 2005. (Congresso).

XVIII Encontro Regional de Professores de Matemática. A Teoria dos Campos Conceituais: contribuições da Psicologia para a prática docente. 2005. (Congresso).

XVIII Encontro Regional de Professores de Matemática.O desempenho de alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio em Problemas de Fração. 2005. (Encontro).

10 International Conference on Mathematics Education -- 10 ICME. Primary School Teachers´ Concepts of Fractions and Teaching Strategies. 2004. (Congresso).

VIII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. A Pesquisa e a Sala de Aula nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Por que? Para que? Para quem?. 2004. (Congresso).

XII ENDIPE. Avaliando o saber da Sala de Aula de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental a partir da Pesquisa. 2004. (Congresso).

Infom@t 2003.Contribuições da Psicologia para a Educação. 2003. (Encontro).

I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática ? I PEM..Ambientes computacionais: novos contextos na formação de professores que ensinam matemática. 2002. (Simpósio).

PME 26 ? Psychology of Mathematics Education. How to promote children´s understanding of fractions? An exploratory study. 2002. (Congresso).

Ambientes Computacionais: Novos contextos na formação de professores de matemática.Tratamento da Informação em Ambiente Computacional. 2001. (Simpósio).

V EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática.O Ensino Das Operações de Adição E Subtração: Contribuições Da Teoria Dos Campos Conceituais. 2001. (Encontro).

VII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM.Avaliando a Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2001. (Encontro).

22 Psychology of Mathematics Education - PME 22. Using Database to Explore Students'Conceptions of Mean & Cartesian Axis. 1998. (Congresso).

22 Psychology of Mathematics Education - PME 22. Making Sense Of Sine And Cosine Functions Through Alternative Approaches: Computer And 'Experimental World'Contexts. 1998. (Congresso).

7a Conference of British Society for Research into Learning Mathematics.Primary School Children's Understanding of Projection and Coordinates. 1997. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Daiane Venâncio Bitencourt

MERLINI, Vera LuciaMAGINA, Sandra Maria PintoBARBOSA, Gabriela dos Santos. EARLY ALGEBRA NA PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Delia de Oliveira Ladeia

FONSECA, Sónia; NUNES, Cristiane T.;MAGINA, SANDRA. Contribuições da Formação EaD para professores Egressos do Curso de Licenciatura em Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Tania Tegina Leite Santos Figueiredo

LUNA, Ana Virginia;MAGINA, SANDRA; SANTANA, F. C. M.. Os Textos Produzidos por Estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental na Resolução de Situações-Problema de Multiplicação e Divisão. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Nadine Rodrigues da Silva

PESSOA, Cristiane A. S.; CARVALHO, Ana Beatriz;MAGINA, Sandra Maria Pinto; ALVES, T. P.. O USO DO JOGO DE CARTAS DO UNIVERSO TRANSMIDIÁTICO POKÉMON SOB A PERSPECTIVA DAS ESTRUTURAS ADITIVAS E MULTIPLICATIVAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luciana Correia de Amorim

GUSMAO, Tânia Cristina S. R.; MOLL, Vicenç F.; LANDO, Janice C.;MAGINA, Sandra Maria Pinto. A atenção dada às emoções na sala de aula pelo professor de matemática: contribuições dos critérios de idoneidade didática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Mariana Oliveira Santos

MERLINI, Vera LúciaMAGINA, Sandra Maria Pinto; ALVES, Alex A.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: a comparação multiplicativa. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Jéssica Maria Oliveira de Luna

BARBOSA, Gabriela dos SantosMAGINA, Sandra Maria Pinto; SANTOS, Sonia R. Mendes. As Concepções e as Crenças do Professor sobre a Multiplicação e a Divisão para Ensinar Crianças nos Anos Iniciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Herculano Ferreira Freitas

BARBOSA, Gabriela dos SantosMAGINA, Sandra Maria Pinto; SANTOS, Sonia R. Mendes. Frações e o seu ensino: um estudo diagnóstico das concepções dos estudantes de um curso de Pedagogia na modalidade EaD. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jaqueline Santana de Souza Santos

MERLINI, Vera LúciaSANTOS, Aparecido dosMAGINA, Sandra Maria Pinto. Formação de professores com dimensões colaborativas: as estruturas multiplicativas em foco. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Graziele Santos Ferreira

PIRES, Rogério Fernando; SANTOS, Marcelo Camara;MAGINA, Sandra Maria Pinto. A Importância dos Registros de Representação Semiótica para a Aprendizagem de Função Quadrática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Priscila Ferreira de Lima

TELES, Rosinalda A. M.; PESSOA, Cristiane A. S.;MAGINA, Sandra Maria Pinto. ANÁLISE DE PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DA BASE DO CONHECIMENTO DO PROFESSOR. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Débora da Silva Souza

BEZERRA, Francisco J. B.MAGINA, Sandra Maria Pinto; RIBEIRO, Aalessandro J.. A Formação do Professor de Matemática: um estudo sobre o conhecimento pedagógico dos números racionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Veraildes Santos Gomes

FONSECA, Sónia;MAGINA, Sandra Maria PintoBEZERRA, Francisco J. B.. Educação Integral e o Programa Mais Educação na Rede Pública de Ilhéus: uma análise de sua implementação e prática. 2015. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Bruno Pereira Pinheiro

MERLINI, Vera LúciaSANTOS, Aparecido dosMAGINA, Sandra Maria Pinto. As Diferentes Concepções de Fração dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública da Bahia. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Danielly Regina Kaspary dos Anjos

BITTAR, Marilena;MAGINA, Sandra Maria Pinto; FREITAS, José Luiz M.. Uma Análise Paxeológica das Operações de Adição e Subtração de Números Naturais em uma Coleção de Livros Didáticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Nathiele dos Santos Jacovais

KIMURA, Cecilia Fukiko KameiMAGINA, Sandra Maria Pinto; SILVA, Adelmo Carvalho. O Processo de ensino nas Aulas de Informática: um estudo das abodagens teóricas presentes na prática pedagógica dos professores licenciados em computação. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Gresiela Ramos de Carvalho Souza

WIELEWLY, Gladys;MAGINA, Sandra Maria Pinto; Pallaro,L.. Números Racionais: concepções e conhecimento profissional de professores e as relações com o livro didático e a prática docente. 2013. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Evanilson Landim Alves

MAIA, L.; BORBA, Rute E.S.R.;MAGINA, Sandra Maria Pinto. Menos com Menos é Menos ou Mais? Resolução de Problemas de Multiplicação e Divisão de Números Inteiros por Alunos do Ensino Regular da Educação de Jovens e Adultos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Dayse Bivar sa Silva

SELVA, Ana Coelho; GUIMARÃES, Gilda;MAGINA, Sandra Maria Pinto. Analisando a Transformação entre Gráficos e Tabelas por Alunos de 3o e 5o ano do Ensino Fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Márcia Helena Marques Rabelo

CURI, E.;MAGINA, Sandra Maria Pinto; Bento do Santos, Cintia. Questões Envolvendo o Sistema de Numeração Decimal: revelações da Prova Brasil e de Alunos da Rede Pública de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Mirta Grisel García de Kehler

Pallaro,L.; WIELEWLY, Gladys;MAGINA, Sandra Maria Pinto; DARSIE, M. M. P.. Como Números e Operações são Abordados em Livros Didático da Fase de Alfabetização Matemática. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: TATYANE VERAS DE QUEIROZ

LAUTERT, Sintria Labres;SPINILLO, Alina GalvãoMAGINA, Sandra Maria Pinto. Quais Fatores Interferem na Resolução de Problemas de Multiplicação por Crianças Surdas: a Língua ou Suportes de Representação?. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Thiarla Xavier Dal -Cin Zanon

SANTOS-WAGNER, Vania Maria Pereira; CARVALHO, Janete; ALBERNAZ, Jussara; GOMES, Isabel Ribeiro;MAGINA, Sandra Maria Pinto. Formação continuada de professores que ensinam Matemática: o que pensam e sentem sobre ensino, aprendizagem e avaliação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Izauriana Borges Lima

GUIMARÃES, Gilda;MAGINA, Sandra Maria Pinto; SELVA, Ana. Investigando o desempenho de jovens e adultos na construção e interpretação de gráficos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Milka Rossana Guerra Cavalcanti de Albuquerque

GUIMARÃES, Gilda;MAGINA, Sandra Maria Pinto; SELVA, Ana. Como Adultos e Crianças compreendem a escala representada em gráficos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marcio Welker Corrêa

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho; LOPES, Celi Aparecida;MAGINA, Sandra Maria Pinto. O Conhecimento Profissional e a Abordagem do Ensino da Probabilidade: um estudo de caso. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sandra Dourado de Oliveira

Traldi Jr., Armando;MAGINA, Sandra Maria Pinto. Séries Iniciais: um panorama das pesquisas produzidas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação matemática da PUC/SP no período de 1994 a 2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernanda Ivo da Silva

OTTE, Michael; WIELEWLY, Gladys;MAGINA, Sandra Maria Pinto. O Pensamento na Geometria Computadorizada. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Rosita Marina Ferreira Batista

SPINILLO, Alina GalvãoMAGINA, Sandra Maria Pinto; LAUTERT, Sintria Labres. Uma análise do sentido de número a partir do conhecimento sobre medidas. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Grasiele Cristine Moraes da Silva

da SILVA, Maria José Ferreira; GRANDO, Regina Célia;MAGINA, Sandra Maria Pinto. O Ensino e a Aprendizagem de Expressões Numéricas para a 5a Série do Ensino Fundamental com a Utilização do Jogo CONTIG 60R. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gislaine Carvalho Rasi

da SILVA, Maria José Ferreira; Pallaro,L.;MAGINA, Sandra Maria Pinto. Estruturas Multiplicativas: concepções de alunos de Ensino Fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria de Jesus Martinez Viel

Marlene Alves Dias; Laura Calejon;MAGINA, Sandra Maria Pinto. A Importância da Representação Simbólica no Ensino Aprendizagem da Noção Intuitiva de Números Racionais. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Isabella Moreira de Paiva Corrêa

OTTE, Michael; WIELEWLY, Gladys;MAGINA, Sandra Maria Pinto; DARSIE, Marta. Como se fala Matemática?. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Pércio José Soares

Fusco, C. A.; Pallaro,L.;MAGINA, Sandra Maria Pinto. O jogo como recurso didático na apropriação dos números inteiros: uma experiência de sucesso. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Kelly Kett Sacardi

D'AMBRÓSIO, Ubiratan; DOMITE, Maria do Carmo;MAGINA, Sandra Maria Pinto. O Conhecimento Matemático Escolar e as Relações com a Macheteria. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Eduardo Sad da Costa

MACHADO, Silvia Alcantara; LINS, Abigail;MAGINA, Sandra Maria Pinto. as Equações Diofantinas Lineares e o Professor de Matemática do Ensino Médio. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Silvio Alves da Silva

ALMOULOUD, S. A.; MALAGUITTI, P. L. A.;MAGINA, Sandra Maria Pinto. Trigonometria no Triângulo Retângulo: construindo uma aprendizagem significativa. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Simone da Silva Dias Caetano

MAGINA, Sandra Maria Pinto; FRANCHI, Anna; CARVALHO, Dione Lucchesi de. Introduzindo a estatística nas séries iniciais do Ensino Fundamental a partir de material manipulativo: uma intervenção de Ensino. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: João Carlos Passoni

MAGINA, Sandra Maria PintoCAMPOS, Tania Maria Mendonça. Álgebra: Introduzindo os Números Inteiros Negativos. 2002 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes

MAGINA, Sandra Maria Pinto; MAIA, L.;FERREIRA, V. G. G.. As Representações Sociais da Informática na Educação. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rogério da Silva Ignácio

MAGINA, Sandra Maria Pinto; BELLEMAIN, P. M. B.;FERREIRA, V. G. G.. Concepções sobre a Periodicidade em Atividade de Modelagem. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Wanda Silva Rodrigues

RODRIGUES, W. S.;MAGINA, Sandra Maria Pinto; PIRES, C. M. C.; KOF, S.. Base dez: o grande tesouro matemático e sua aparente simplicidade. 2001 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Nancy Cury Andraus Haruna

HARUNA, N. C. A.;MAGINA, Sandra Maria Pinto; ALMOULOUD, S. A.; CARNEIRO, M. T. S.. Teorema de Thales: Uma abordagem do processo ensino-aprendizagem. 2000 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria carolina Cascino da Cunha

CUNHA, M. C. C. DA;MAGINA, Sandra Maria PintoCAMPOS, Tania Maria Mendonça; MENDONÇA, Maria Do Carmo. As operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5º e 7ª séries. 1997 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Lacerda Carvalho

CASTRO FILHO, José Aires; BARRETO, Marcília C.;MAGINA, Sandra Maria Pinto; BARRETO, Aantonio Luiz O.; BARGUIL, Paulo M.. Contribuições do Campo Conceitual Multiplicativo para a formação inicial de professores de Matemática com suporte das tecnologias digitais. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Soraia Silva Cruz

SPINILLO, Alina Galvão; LAUTERT, Sintria Labres; dos SANTOS, Ernani M.;MAGINA, Sandra Maria Pinto; PESSOA, Cristiane A. S.. O Papel Desempenhado pelas Experiências Extraescolares na Construção do Sentido de Número em Crianças. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rogério Fernando Pires

SILVA, Benedito, A.;MAGINA, Sandra Maria Pinto; MARANHÃO, Cristina; OLIVEIRA, Paulo Cesar; PEIXOTO, Magda. Função: Concepções de Professores e Estudantes dos Ensinos Médio e Superior. 2014. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Tereza Cristina Etcheverria

MAGINA, Sandra Maria PintoCAMPOS, Tânia Maria MendonçaHEALY, Lulu; LIMA, Rosana Nogueira; SILVA, Veleida A.. O Ensino das Estruturas Aditivas junto a Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Jacqueline Borges de Paula

OTTE, Michael; DARSIE, M. M. P.; WIELEWLY, Gladys;MAGINA, Sandra Maria Pinto; BARROS, Luiz Gonzaga X.. O Termo 'Axioma' no Tempo, considerando a Relação entre a Filosofia e a Matemática Alicerçada no Pensamento 'Otteano". 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Raquel Factori Canova

CAMPOS, Tânia Maria MendonçaMAGINA, Sandra Maria Pinto; Marlene Alves Dias; SILVA, Angélica; CARVALHO, L. L.. Os Efeitos de Situações no Ensino e Aprendizagem do Conceito de Fração. 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Arlete Aparecida Oliveira de Almeida

PIRES, C. M. C.; Santos, Vinicius Machado; CURI, E.;MAGINA, Sandra Maria PintoBIANCHINI, Barbara. Curriculos de Matemática do Ensino Médio: a polarização entre aplicações práticas e especulações teóricas. 2011. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Francisco José Brabo Bezerra

MAGINA, Sandra Maria Pinto; CARVALHO, Dione Lucchesi de; FIORENTINI, Dario; FONSECA, J. S. P.; MIORIM, Maria Angela. Desafios e Dilemas de Professores de Matemática atuando em Cursos de Administração. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sandra daSilva Santos

FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes;MAGINA, Sandra Maria Pinto; MAIA, L.; CAVALCANTE, P. S.; CRUZ, F. avaliação de Educação a Distância Mediada pela Internet: Um estudo das possibilidades e limitações. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes

MAGINA, Sandra Maria PintoHEALY, Lulu; D'AMBRÓSIO, Ubiratan; ALMOULOUD, S. A.; PENTEADO, Mirian godoy. Das Experiências Sensoriais aos Conhecimentos Matemáticos: uma análise das práticas associadas ao ensino e aprendizagem de alunos cegos e com visão sub-normal numa escola inclusiva. 2008. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Alécio Damico

MAGINA, Sandra Maria Pinto; de MOURA, Manoel Oriosvaldo; de MOURA, Anna Regina L; PIRES, C. M. C.; PASSOS, Laurizete. Uma Investigação sobre a formação inicial de professores de Matemática para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Celso Ribeiro de Campos

Maria Lucia L Wodewotzki;MAGINA, Sandra Maria Pinto; Otávio Roberto Jacobini; Cileda de Queiroz e Silva Coutinho; antonio Carlos Simoes Piao. A educação Estatística: uma investigação acerca dos Aspectos Relevantes à Didática da Estatística em Curso de Graduação. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cecília fukiko Kimura

MAGINA, Sandra Maria Pinto; DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva; FRANCHI, Anna; OTTE, Michael;CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. O Jogo como Ferramenta no Trabalho com Números Negativos: um estudo sob a perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget. 2005. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gladys Denise Wielewski

MAGINA, Sandra Maria Pinto; FRANCHI, Anna; OTTE, Michael; IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo; MIORIM, Maria Angela. Aspectos do Pensamento Matemático na Resolução de Problemas: uma apresentação contextuaizada da obra de Krutetskii. 2005. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Coêlho Vieira Selva

MAGINA, Sandra Maria Pinto; FALCÃO, J. T. R.; MEIRA, Luciano Rogério de Lemos;SPINILLO, Alina Galvão; BELLEMAIN, P. M. B.. "Gráficos de Barras e Materiais Manipulativos: analisando dificuldades e contribuições de diferentes representações no desenvolvimento da conceitualização matemática em crianças de seis a oito anos". 2003 - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Valéria Scomparim de Lima

LIMA, V. S. DE;MAGINA, Sandra Maria Pinto; BRITO, M. R. F.; FINI, L. D. T.; NERI, A. L.; MORO, M. L. F.. Solução de problemas: habilidades matemáticas, flexibilidade de pensamento e criatividade. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Arlete Aparecida Oliveira Almeida

PIRES, C. M. C.; CURI, E.; SANTOS, Vinícus de Macedo;MAGINA, Sandra Maria PintoBIANCHINI, Barbara. Currículos de Maemática do Ensino Médio: a polarização entre aplicações práticas e explorações teóricas. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Francisco José Brabo Bezerra

CARVALHO, Dione Lucchesi de;MAGINA, Sandra Maria Pinto; FONSECA, J. S. P.; FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Angela. A inserção da Matemática nos cursos de Administração de Empresas: o desafio da docência. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cecília Fukiko Kamei Kimura

MAGINA, Sandra Maria Pinto; FRANCHI, Anna; OTTE, Michael;CAMPOS, Tania Maria Mendonça; DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva. O Jogo como Ferramenta no Trabalho com Números Negativos: um estudo sob a perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gladys Denise Wielewski

MAGINA, Sandra Maria Pinto; FRANCHI, Anna; OTTE, Michael; MIORIM, Maria Angela; IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo. Resolução de Problema, Psicologia e Contexto Cultural. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lafayette batista Melo

MAGINA, Sandra Maria Pinto. A Construção Espaço-Temporal nas Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 2002 - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Fred Ney Possidonio dos Santos

ALVES, Sergio Mota;MAGINA, Sandra Maria Pinto; BENTIN, R. M.. MATERIAS MANIPULAVEIS: ENSINO DAS IDENTIDADES ALGÉBRICAS NUMA ESCOLA PUBLICA DO INTERIOR DA BAHIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Joanyr Oliveira De Matos

BENTIN, R. M.;MAGINA, Sandra Maria Pinto; ALVES, Sergio Mota. O ENSINO DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS NUMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MASCOTE-BAHIA : PROBLEMAS E PERSPECTIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Wens Tavares da Silva

HENRIQUES, A.;MAGINA, Sandra Maria Pinto; ALVES, Sergio Mota. Análise Institucional sobre o estudo de congruência no Ensino Superior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Adriana Guerra Ferreira

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos SantosMAGINA, Sandra Maria Pinto. Qualidade do Ensino de Matemática: um estudo comparativo entre o desempenho de alunos da escola e na Prova Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Fernanda Augusta Lima das Chagas

LAUTERT, Sintria Labres;MAGINA, Sandra Maria Pinto; SANTOS, Willher Nogueira. Compreendendo as Estratégias Utilizadas por Crianças para Resolver Problemas de Multiplicação Envolvendo Coleção e não Coleção. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; MALUF, Maria Regina; MAZZOTTI, Alda, J. A.; CAMINO, C.; FRANCO, M. L. B. Concurso Público de Provas e Títulos na área de Psicologia da Educação. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; BARBOSA, M. T. S.; KALID, R. A.. 2o Concurso Público para Docente do Magistério Superior da UFSB. 2015. Universidade Federal do Sul da Bahia.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; MENDONÇA, Maria Do Carmo;CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; NOBRE, Sérgio; MACHADO, Sílvia Alcantara. concurso público para professor Assistente Doutor. 2003. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; MENDONÇA, Maria Do Carmo; NOBRE, Sérgio;CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MACHADO, Sílvia Alcantara. Concurso para professor Assistente Doutor. 2003. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MAGINA, Sandra Maria PintoCAMPOS, Tania Maria Mendonça; MENDONÇA, Maria Do Carmo; MACHADO, Sílvia Alcantara; NOBRE, Sérgio. Professor Assistente Doutor. 2003. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; MENDONÇA, Maria Do Carmo; NOBRE, Sérgio; MACHADO, Sílvia Alcantara;CAMPOS, Tania Maria Mendonça. Professora Assistente Doutora. 2003. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MAGINA, Sandra Maria PintoCAMPOS, Tania Maria Mendonça; MACHADO, Sílvia Alcantara; NOBRE, Sérgio; MENDONÇA, Maria Do Carmo. Professor Assistente Doutor. 2003. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; FALCÃO, J. T. R.; MAIA, L.. Concurso público para professor Adjunto 1. 2002. Universidade Federal de Pernambuco.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; VALENTE, J. A.. concurso público para professor Assistente Doutor. 2001. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; CARZOLA, Irene Mauricio; SANTANA, Claudinei. Promoção de carreira - professor Adjunto. 2010. Universidade Estadual de Santa Cruz.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; CARZOLA, Irene Mauricio; SANTANA, Claudinei. Promoção de carreira - professor Adjunto. 2010. Universidade Estadual de Santa Cruz.

MAGINA, Sandra Maria Pinto. Bolsa de doutorado na Alemanha. 2000. Consulado Alemão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Figueiredo Lima

LIMA, P. F.. Concepções de Adolescentes sobre o Equilíbrio Estático em Situações Cotidianas em Função da Participação Corporal. 1988. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Katiúscia Pereira da Silva Anjos

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) REALIZADO NO CONTEXTO HOSPITALAR; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);

LUANA LEMOS

Early algebra: Ima investigação do raciocínio funcional do 6o ano do Ensino Fundamental; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);

Alex Almeida de Souza

Ealy Algebra: uma formação continuada e o desenvolvimento do pensamento algébrico; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);

Salvador Cardoso Silva Muniz

A inclusão de surdos na aula de matemática a partir da tríade ?professora-surdo-intérprete?; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz,; Coorientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Rozimeire Soares de Oliveira Porto

EARLY ALGEBRA: Prelúdio da Álgebra por estudantes do 3o e 5o anos do Ensino Fundamental; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Andiara Campelo Jeronimo

EUm estudo comparativo entre os desempenhos dos alunos que já estudaram álgebra (9ºano) e os que ainda irão estudá-la formalmente (6º ano); 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Caio Fabio dos Santos de Oliveira

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A EARLY ALGEBRA: uma intervenção híbrida; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Antonio Cesar Nascimento Teixeira

A INTRODUÇÃO DO RACIOCÍNIO FUNCIONAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Taianá Silva Pinheiro

Desempenho e estratégias utilizadas por estudantes do 2º ano do ensino médio ao resolver problemas combinatórios; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Viviane Oliveira de Castro

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL DURANTE A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DE ENSINO; 2016; Dissertação (Mestrado em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual de Santa Cruz,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Mateus Souza de Oliveira

Formação Continuada do Professor de Matemática: O Ensino de funções quadráticas mediado pelas tecnologias digitais; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz,; Coorientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Emília Isabel Rabelo de Souza

Estruturas Multiplicativas: Concepção de professor do Ensino Fundamental; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Maria Luiza Soares Rodrigues

AAlfabetização Matemática na Visão da Professora do 1º Ciclo do Ensino Fundamental; 2015; Dissertação (Mestrado em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual de Santa Cruz,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Márcia Azevedo Campos

CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA O X DO PROBLEMA; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Francis Miller Barbosa Moreira

Os conhecimentos acerca dos conceitos de análise combinatória de professores que ensinam matemática: um estudo diagnóstico; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Ana Paula Perovano

A Concepção de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a Construção do Conceito de Número pela Criaça; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Eduardo Lopes de Macedo

Proporcionalidade a Luz da Teoria dos Campos Conceituais: uma sequência de ensino diferenciada para estudantes da EJA; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Anne Carine Lopes

O jogo de xadrez e o Estudante: uma relação que pode dar certo na resolução de problemas matemáticos; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Fabio Meneses da Costa

Concepções e competencias de professores especialista em matemática em relação ao conceito de fração em seus diferentes significados; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Maria Adriana Pagan

A interdisciplinaridade como Proposta Pedagógica para o Ensino da Estatística na Educação Básica; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Ana Paula Leite

Estimativa das Medidas de Tendência Central ? Uma Intervenção de Ensino; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Claudio Monteiro Veras

A Estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Otávio Yoshio Yamanaya

Estudo das concepções e competências dos professores: a passagem da aritmética à introdução da representação algébrica nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Rogério Fernando Pires

O uso da modelação matemática na construção do conceito de função; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Corina Rodrigues

Generalização Algébrica; Raciocínio Aritmético; Relações Funcionais; Campos Conceituais; Concepções; Competências; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Romeu Mauro dos Reis

O Tratamento da Informação e o ENEM: A Matemática na trama da avaliação; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Daniela Alves Soares

Educação Matemática Critica: contribuições para o debate teórico e seus reflexos nos trabalhos acadêmicos; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Pércio José Soares

O Jogo como Recurso Didático na Apropriação dos Números Inteiros: uma experiência de sucesso; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Claudio Ricardo Augusto

Aprendizagem de função afim: uma intervenção de ensino com auxílio do software Graphmatica; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Alexis Martins Teixeira

O Professor, o Ensino de Fração e o Livro Didático: um estudo investigativo; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Edgard Dias da Silva

Os Conceitos Elementares de Estatística a Partir do Homem Vitruviano: uma experiência de ensino em ambiente virtual; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Coorientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Regina Silva do Nascimento

A formação de conceitos elementares do conteúdo do Tratamento da Informação com auxílio de material concreto: Uma intervenção de ensino; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Maria da Conceiçao de Oliveira Malaspina

O Início do Ensino de Fração: Uma intervenção com alunos da 2a Série do Ensino Fundamental; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

EDGAR ALVES DA SILVA

Introdução do Pensamento Algébrico para Alunos do EJA: uma proposta de ensino; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

José Odair Ribeiro

Leitura e Interpretação de Gráficos e Tabelas: um estudo com Professores; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Paulo Ramos Vasconcelos

Leitura e Interpretação de Gráficos e Tabelas: estudo exploratório com alunos da 8a série do Ensino Fundamental; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Letícia de Castro Araujo

concepções e Competências de um Grupo de Professores Polivalentes Relacionadas à Leitura e Interpretação de Tabelas e Gráficos; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Silvana Pereira

A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma intervenção de ensino; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Humberto Todesco

A Introdução dos Números Inteiros nas Séries Iniciais: Re-aplicação do Estudo de Passoni com alunos da rede Publica; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Ubiratan Barros Arrais

Expressões Aritméticas: crenças, concepções e competências no entendimento do professor polivalente; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Raquel Factori Canova

Crenças, Concepções e Competências dos professores dos 1o e 2o ciclos do Ensino Fundamental com relação à Fração; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Rosana Catarina Rodrigues de Lima

Introduzindo o conceito de média aritmética na 4ª série de Ensino Fundamental; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Aparecido dos Santos

O Conceito de Fração em seus Diferentes Significados: Um estudo diagóstico junto a professores que atuam no Ensino Fundamental; 2005; 196 f; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Vera Lúcia Merlini

O Conceito de Fração em seus Diferentes Significados: Um estudo diagnóstico com alunos da 5a e 6a séries do Ensino Fundamental; 2005; 215 f; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Leonel Valpereiro Moutinho

A Fração e seus diferentes Significados: um estudo com alunos da 4a e 8a séries do Ensino Fundamental; 2005; 194 f; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Simone da Silva Dias Caetano

Introdução a Estatística nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental a partir do Material Manipulativo: uma interveção de ensino; 2004; 229 f; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Marilia Barros de Oliveira

Construindo significados para a linguagem Algébrica com o auxílio do jogo Codificação-Decodificação; 2004; 146 f; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Sandra da Silva Santos

A Formação do Professor não Especialista em Conceitos Elementares do Bloco Tratamento da Informação: Um estudo de caso no ambiente computacional; 2003; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Maritza M

C; Pawlina; O Nível de Estresse dos Servidoresda Secretaria Estadual de Saúde de MT que Trabalham Período Integral Versus Meio Período: Um estudo diagnostico; 2003; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Administração) - faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Maria Auxiliadora Saturnina Régis Sarmento

O Perfil do Servidor Público na Nova Concepção de Modernização do Poder Judiciário; 2003; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Administração) - faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Micheline Rizcallhah Kanaan da Cunha

A Quebra da Unidade e O Número Decimal: Um estudo diagnóstico nas primeiras séries do ensino fundamental; 2002; 144 f; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Inês Esteves

Investigando os fatores que influenciam o raciocinio combinatório em adolescentes de 14 anos - 8ª série do ensino fundamental; 2001; 194 f; Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Eunice Pessin Fábrega

Espaço Representativo: Um estudo das habilidades de alunos da 4ª série; 2001; 143 f; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Francisco José Brabo Bezerra

Introdução do conceito de número fracionário e de suas representações: uma abordagem criativa para a sala de aula; 2001; 180 f; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Elio Mega

Ensino/aprendizagem da rotação na 5ª série; 2001; 193 f; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Roberto Camilo Perrota

O Ensino de Área e Perímetro através de Modelagem; 2001; 150 f; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Luiz de Moura Lindegger

Construindo os conceitos básicos da Trigonometria no Triângulo-Retângulo: Uma Proposta a partir da manipulação de modelos; 2000; 204 f; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Monica Karrer

Logaritmos - Proposta de uma sequencia de ensino utilizando a calculadora; 1999; 191 f; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Nielce lobo da Costa

Funções Seno e Cosseno: Uma sequência de ensino a partir dos contextos do mundo experimental e do computador; ; 1997; 263 f; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Silvia Swan Canoas

O campo conceitual Multiplicativo na perspectiva do professor das series iniciais (1ª a 4ª séries); 1997; 182 f; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Márcia Azevedo Campos

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 6o; ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Aparecido dos Santos

Processo de Formação Colaborativa com foco no Campo Conceitual Multiplicativo: um caminho possível com professoras polivalentes; 2012; Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Aida Carvalho vita

Análise instrumental de uma Maquete Tátil para a Aprendizagem de Probabilidade por alunos cegos; 2012; Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Vera Lúcia Merlini

As Potencialidades de um Processo Formativo para a Reflexão na e sobre a Prática de uma Professora das Séries Iniciais: um estudo de caso; 2012; Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

FRANCIANA CARNEIRO DE CASTRO

O Trabalho do Professor de Matemática: a confluência da experiência profissional com a formação acadêmica; 2010; Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana

Estrutura Aditiva: O Suporte Didático Influencia a Aprendizagem do Estudante?; 2010; Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Maria Carmen Lopes da Silva

A Presença da Matemática na Formação do Professor do Ensino Primário no período de 1893 à 1946; 2008; Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Gabriela dos Santos Barbosa

O teorema fundamental da aritmética: jogos e problemas com alunos do 6º ano do ensino fundamental; 2008; Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Alécio Damico

Uma investigação sobre a formação inicial de Professores de Matemática para o ensino de números racionais no ensino fundamental; 2007; Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Angélica da Fontoura Garcia Silva

O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais do ensino fundamental, tendo como objeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem das frações; 2007; Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo; Coorientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Cecília Fukiko Kamei Kimura

Avaliação do Livro didático de matemática na perspectiva Piageteana; 2005; 253 f; Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Alfredo Dib Abdul Nour

2018; Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Sandra Maria Pinto Magina;

Gabriela Barbosa

2012; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Sandra Maria Pinto Magina;

Irene Maurício Cazorla

2008; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Sandra Maria Pinto Magina;

Adriano Erbolato Melo

Um ~Panorama da auditoria Fiscal em Riscos Ocupacionais na Gerência Executiva do INSS São Paulo - Sul; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Previdenciária) - faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Jose Eduardo Brito Marciel

Quem financia a Seguridade Social e quem Contribui para a Previdência Social?; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Previdenciária) - faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Carlos Augusto M

de Campos; O ENSINO DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Pamera Veluma Santos do Amparo

ANÁLISE DA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Joenderson Lima de Eça

Uma Proposta Didática Para O Ensino de Combinatória por meio do Princípio Multiplicativo em Resolução de Problema; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Sergio da Fonseca Linhares

O Ensino de Combinatória a partir do Princípio de Contagem: Relato de Experiência Didática; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Cristiane Novaes dos Santos

Ensinando Adição e Subtração para Alunos da Educação Infantil por meio de Atividades Lúdica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Elielma Paixão dos Santos

O Ensino da Área e Perímetro com Materiais Manipulativos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Gerônimo Albuquerque de Santana Trindade

Evasão no Ensino Superior: a licenciatura de Matemática da UESC; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Marleide Campos S Costa

Letramento Estatístico no Ensino Fundamental II: uma abordagem teórica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Manoel Edmilson de Souza

A Operação de Divisão: uma análise das estratégias de resolução e principais dificuldades de alunos de 6o ano do Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Joaquim Augusto Figaro Roque

Uma proposta para a introdução da análise combinatória a alunos do 6º ano do ensino fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Karina Bertocco

O livro didático de matemática em braille - avanços e dificuldades; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Alexandre Soares da Paixão

Maquete Tatil Sonora para aprendizagem de Noções de Probabilidade por Alunos Deficientes Visuais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Sandra da Silva Santos

Interpretação de gráficos e diagramas em ambiente computacional de manipulação de dados; 1998; 15 f; Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Lilian da Silva Moreira

Integração do Computador nas aulas de matemática do Ensino Fundamental: Formação de um núcleo de ensino e pesquisa; 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

David William Carraher

; O Computador Como Ferramenta Na Aquisicao e Desenvolvimento do Conceito Dinamico de Angulo Em Criancas; ; 1989; Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: David William Carraher;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; OLIVEIRA, Caio ; MERLINI, Vera Lucia . O RACIOCÍNIO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DEBATE A PARTIR DA VISÃO DE QUATRO ESTUDOS. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA , v. 9, p. 1-23, 2018.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera Lúcia . ESPIRAL RePARe: UM MODELO METODOLÓGICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR CENTRADO NA SALA DE AULA. REVISTA REAMEC , v. 6, p. 238-258, 2018.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos ; CARZOLA, Irene Mauricio . As Estruturas Multiplicativas e a formação de professores que ensinam Matemática na Bahia: um projeto de larga escala. Com a Palavra o Professor , v. 3, p. 33-52, 2018.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; FONSECA, Sónia . Desempenho de estudantes baianos nas estruturas multiplicativas: uma visão quantitativa dos fatos. Com a Palavra o Professor , v. 3, p. 53-72, 2018.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SPINILLO, Alina Galvão ; MELO, Lianny M. S. . A Resolução de Problemas de Produto Cartesiano por Alunos do Ensino Fundamental. EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 43, p. 293-311, 2017.

  • SILVA, Adriana Costa Santos ; PINHEIRO, T.aianá Silva ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Reflexões de uma Professora do 3º Ano do Ensino Fundamental sobre a Realização de uma Atividade multiplicativa no âmbito de uma Formação Continuada baseada na espiral RePARe. Educação Matemática em Revista , v. 22, p. 89-97, 2017.

  • SOUZA, Emilia I. R. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Concepção de Professor do Ensino Fundamental sobre Estruturas Multiplicativas. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 10, p. 797-815, 2017.

  • FONSECA, SÔNIA ; MAGINA, SANDRA . ESTRATÉGIAS DE ENSINO PELA ÓTICA DOS ESTUDANTES: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 15, p. 664-692, 2017.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . III Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática (III SBPEM). JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 10, p. 61-65, 2017.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTANA, Eurivalda R dos ; CAZORLA, I. M. . Lições para Aprender com as Avaliações. REVISTA PÁTIO - ENSINO FUNDAMENTAL , v. 10, p. 6-9, 2017.

  • MERLINI, VERA LUCIA ; SANTOS, A. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Estratégias formativas: um elemento potencializador para ressignificação da prática docente Formation strategies: a potentiation element for resignification the teaching practice. Educação Matemática Pesquisa , v. 19, p. 121-140, 2017.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; FONSECA, Sónia . A APRENDIZAGEM DA MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES A PARTIR DE MATERIAIS DIDÁTICOS DISTINTOS: uma comparação entre duas propostas de ensino. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamearicana , v. 7, p. 1-17, 2016.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTANA, E. R. S. ; CARZOLA, Irene Mauricio . Lições para Aprender com as Avaliações. Pátio: Ensino Fundamental , v. 10, p. 6-9, 2016.

  • PIRES, Rogério Fernando ; MERLINI, Vera Lúcia ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Função: Concepções manifestadas por um grupo de professores.. Educação Matemática em Revista , v. 20, p. 21-29, 2015.

  • VITA, Aida ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CARZOLA, Irene Mauricio . A Probabilidade, a maquete tatil e o cego: uma teia inclusiva construída a partir da análise instrumental. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática , v. 8, p. 55-97, 2015.

  • VITA, A. C. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAZORLA, I. M. . A PROBABILIDADE, A MAQUETE TÁTIL, O ESTUDANTE CEGO: UMA TEIA INCLUSIVA CONSTRUÍDA A PARTIR DA ANÁLISE INSTRUMENTAL. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 8, p. 55-97, 2015.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera Lucia ; SANTOS, Aparecido dos . O raciocínio de estudantes do Ensino Fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 20, p. 517-533, 2014.

  • BARBOSA, Gabriela dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Construindo significado para expressões numéricas Multiplicativas a partir do jogo de mensagem. Zetetike (UNICAMP) , v. 32, p. 9-30, 2014.

  • SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera Lúcia ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos . A Noção de Divisão para quem não Aprendeu a Divisão. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática , v. 7, p. 38-64, 2014.

  • FONSECA, Sónia ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; PAGAN, Adriana . Políticas Públicas Educacionais e o Tratamento da Informação (TI): um estudo compqrativo no curso de Administração. REBAP. Revista Brasileira de Administração Política , v. 7, p. 167-181, 2014.

  • BARBOSA, Gabriela dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O Currículo de Matemática Na Educação de Jovens e Adultos Guarani. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana , v. 5, p. 1-23, 2014.

  • BARBOSA, Gabriela dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O JOGO DO TELEGRAMA COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA A INTRODUÇÃO DA DECOMPOSIÇÃO DE UM NÚMERO EM FATORES PRIMOS. Boletim GEPEM , v. 62, p. 71-85, 2013.

  • BARBOSA, Gabriela dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Atividades lúdicas como um caminho didático apropriado para introduzir conceitos associados ao número primo. Educação Matemática Pesquisa (Online) , v. 14, p. 127-148, 2012.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . A PESQUISA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.: Contribuições teóricas da psicologia. Educar em Revista (Impresso) , v. 1, p. 63-76, 2011.

  • PAGAN, Maria Adriana ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O ensino de Estatística na Educação Básica com foco na Interdisciplinaridade: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , v. 92, p. 723-738, 2011.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CARZOLA, Irene Mauricio ; GITIRANA, Verônica ; GUIMARÃES, Gilda . CONCEPÇÕES E CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE MEDIA: Um estudo comparativo entre professores e alunos do Ensino Fundamental. Educar em Revista (Impresso) , v. 38, p. 59-71, 2010.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos ; CARZOLA, Irene Mauricio ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça . As Estratégias de Resolução de Problemas das Estruturas Aditivas nas Quatro Primeiras Séries do Ensino Fundamental. Zetetike (UNICAMP) , v. 18, p. 15-50, 2010.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera Lúcia . Quando e Como devemos introduzir a divisão nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Contribuição para o debate. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana , v. 1, p. 1-23, 2010.

  • PIRES, Rogério Fernando ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO POR MEIO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA. Revista de Estudos Universitárias (Sorocaba) , v. 36, p. 69-78, 2010.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; BEZERRA, Francisco J. B. ; SPINILLO, A. . Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso) , v. 90, p. 411-432, 2009.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça . A fração nas perspectivas do professor e do aluno dos dois primeiros ciclos do ensino fundamental. Bolema (Rio Claro) , v. 31, p. 23-40, 2008.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Sandra da Silva . Estratégias de Interpretação Gráfica de uma Professora Polivalente ao Manipular Dados no Ambiente Computacional. Bolema (Rio Claro) , v. 29, p. 157-174, 2008.

  • CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAZORLA, Irene ; SANTANA, E. R. S. . As Estruturas Aditivas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo diagnóstico em contextos diferentes. Revista Latinoamericana , v. 10, p. 219-239, 2007.

  • FREITAS, Adriana Gomes de ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; LARUCCIA, Mauro Maia ; NUNES, G. S. ; PIRES, Marcos Cordeiro . Os Trabalhos de Conclusão de Curso e a interdisciplinaridade: da teoria à prática. Pensamento & Realidade , v. 18, p. 74-90, 2006.

  • CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O Professor Polivalente e a Fração: conceitos e estratégias de ensino. Educação Matemática Pesquisa , v. 8, p. 125-136, 2006.

  • SOUZA, Getúlio Nunes de ; PIRES, Marcos Cordeiro ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Um Olhar sobre as Novas Metodologias de Avaliação da Educação Superior: uma contribuição para o debate. Revista ANGRAD , Salvador, v. 5, n.No 4, p. 25-40, 2004.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tania Maria Mendonça . As estratégias dos alunos na resolução de problemas aditivos: um estudo diagnóstico. Educação Matemática Pesquisa , São Paulo, v. 6, n.1, p. 53-71, 2004.

  • SANTOS, Sandra da Silva ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Quando Os Dados Advindos Da Realidade Cotidiana Fazem Sentido Na Interpretação De Gráficos?. Tecnologia Educacional , Rio de Janeiro, v. 30, n.152/153, p. 23-30, 2001.

  • SANTOS, S. S. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Realidade Cotidiana Na Interpretação De Gráficos. Teoria e Prática da Educação , Maringá, v. 4, n.8, p. 93-112, 2001.

  • KARRER, M. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Uma Seqüência de Ensino para a Introdução de Logaritmo: Estudo Exploratório Usando a Calculadora. Bolema (Rio Claro) , Rio Claro, SP, 2000.

  • KARRER, M. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Apropriação Da Ferramenta Logaritmo A Partir De Situações Com Exponenciais Aliada Ao Uso Da Calculadora. Educação Matemática Pesquisa , São Paulo, v. 1, n.2, p. 47-65, 2000.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Computador e o Ensino da Matemática. Tecnologia Educacional , Rio de Janeiro, v. 26, n.140, p. 41-45, 1998.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; CUNHA, M. C. ; CANOAS, S. S. . Composição de Quantidades que Transformam Referentes: Soluções dos Professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , v. 78, n.188/89/190, p. 445-447, 1997.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Como as Crianças Entendem a Noção de Rotação/Ângulo. Em Aberto , v. 62, p. 65-75, 1994.

  • PORTO, Rosimeire ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; FERRER, Germán I. G. . Early Algebra Prelúdio da Álgebra nos anos iniciais da Educação Básica. 1. ed. Riga: Novas Edições Acadêmicas - OmniScriptum Publishing, 2018. v. 1. 84p .

  • CAZORLA, Irene ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; GITIRANA, Verônica ; GUIMARAES, Gilda . ESTATÍSTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 1. ed. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2017. v. 1. 122p .

  • MUNIS, C. ; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; FREITAS, Sueli B. ; VIANNA, Carlos R. . Construção do Sistema de Numeração Decimal. 1. ed. Brasilia: MEC, 2014. v. 1. 88p .

  • GITIRANA, Verônica ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SPINILLO, Alina Galvão . Repensando Multiplicação e Divisão: Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. 1. ed. São Paulo: PROEM, 2014. v. 1. 136p .

  • CARZOLA, I. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; GITIRANA, Verônica ; GUIMARAES, G. . Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 1. ed. Itabuna: Via Literarum, 2011. v. 1. 120p .

  • NUNES, Terezinha ; CAMPOS, Tania Maria Mendonça ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; BRYANT, P. . Educação Matemática: números e operações numéricas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009. v. 1. 206p .

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; NUNES, Terezinha ; GITIRANA, Verônica . Repensando Adição e Subtração: contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. 3. ed. São Paulo: PROEM, 2008. v. 1. 64p .

  • NUNES, Terezinha ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; BRYANT, P. . Educação Matemática: números e operações numéricas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2005. v. 1. 206p .

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tania Maria Mendonça ; NUNES, Terezinha ; FERREIRA, V. G. G. . Repensando Adição e Subtração: Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. 3. ed. São Paulo: PROEM, 2001. v. 1. 74p .

  • NUNES, Terezinha ; CAMPOS, Tania Maria Mendonça ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; BRYANT, P. . Introdução à Educação Matemática: Números e Operações. 1. ed. São Paulo: PROEM, 2001. v. 1. 176p .

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; HEALY, Lulu ; COSTA, Nielce Lobo da ; PIETROPAOLO, R. . Explorando os Polígonos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 1. ed. São Paulo: PROEM Editora, 1999. 95p .

  • TEIXEIRA, Antonia Cesar N. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A POSSIBILIDADE DE SE INTRODUZIR O RACIOCÍNIO FUNCIONAL PARA O ESTUDANTE DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE. In: Paulo César Oliveira. (Org.). Produtos Educacionais: contribuições de pesquisas na Educação Matemática. 1ed.São Carlos: EDUFSCAR, 2018, v. 1, p. 103-122.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera Lucia ; SANTOS, Aparecido dos . A estrutura Multiplicativa à Luz da Teoria dos Campos Conceituais: uma visão com foco na aprendizagem. In: Castro Filho, J.A.; Barreto, M. C.; Barguil, P. M.; Maia, D. L.; Pinheiro, J. L.. (Org.). Matemática, Cultura e tecnologia: perspectivas internacionais. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 65-82.

  • BARBOSA, Gabriela dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos Guarani concebem a Matemática. In: Kelly Russo; Mariana Paladino. (Org.). Ciências, Tecnologias, Artes e Povos Indígenas no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond Ltda, 2016, v. 1, p. 195-210.

  • LAUTERT, Síntria ; MARTINS, Ernani ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Psicologia da Educação Matemática: a constituição de um campo a partir da ANPEPP. In: Ernani Martins; Sintria Lautert. (Org.). Diálogos sobre o Ensino, Aprendizagem e a Formação de Professores. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, v. 1, p. 11-33.

  • CAMPOS, Márcia Azevedo ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; FARIAS, Luiz Márcio S. . A Linguagem e a Representação de Conceitos Matemáticos. In: Anderson Neves; Edmo Carvalho; Luiz Márcio Farias; Marcia Azevedo Campos. (Org.). Ensino e Didática das Ciências. 1ed.Salvador: EDUBA, 2016, v. 1, p. 195-204.

  • CASTRO, Franciana Carneiro de ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Currículo e Atuação Profissional. In: Elizabeth Miranda de Lima; Luciana Marino do Nascimento; Luciete Basto de Andrade Albuquerque. (Org.). Educação e cultura face aos desafios do mundo moderno e contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. 1, p. 196-217.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MALASPINA, Maria da Conceição . A Fração nos Anos Iniciais: uma perspectiva para seu ensino. In: Katia Stocco Smole; Cristiano Alberto Muniz. (Org.). A Matemática em Sala de Aula. 1ed.Porto Alegre: Penso Editora, 2013, v. 1, p. 89-114.

  • BARBOSA, Gabriela dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Construção de Conceitos Matemáticos por alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos Guarani. In: Armando Martins de Barros; Fernanda Munis dos Santos; Gabriela dos Santos Barbosa. (Org.). EJA Guarani: O registro de uma história e perspectivas atuais. 1ed.Rio de Janeiro: e-papers, 2012, v. 1, p. 151-168.

  • PIRES, Rogério Fernando ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A fim de estudar função afim: uma modelação bem sucedida. In: Alina Spinillo, Sintria Lautert. (Org.). A Pesquisa em Psicologia e suas Implicações para a Educação Matemática. 1ed.Recife: Editora Universitária/UFPE, 2012, v. 1, p. 53-88.

  • SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Teoria dos Campos Conceituais - 2o ano. In: Eurivalda Santana; Diná Correia. (Org.). Ensinando adição e subtração : experiências de professores do 2º ano. 1ed.Itabuna: VIA LITTERARUM EDITORA, 2011, v. 1, p. 11-20.

  • SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Teoria dos Campos Conceituais - 3o ano. In: Eurivalda Santana; Diná Correia. (Org.). Ensinando adição e subtração : experiências de professores do 3º ano. 1ed.Itabuna: Via Literarum, 2011, v. 2, p. 11-20.

  • SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Teoria dos Campos Conceituais - 4o ano. In: Eurivalda Santana; Diná Correia. (Org.). Ensinando adição e subtração : experiências de professores do 4º ano. 1ed.Itabuna: Via Literatum, 2011, v. 3, p. 11-20.

  • SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Teoria dos Campos Conceituais - 5o ano. In: Eurivalda Santana; Diná Correia. (Org.). Ensinando adição e subtração : experiências de professores do 5º ano. 1ed.Itabuna: Via Literatum, 2011, v. 4, p. 11-20.

  • VENDRAMINI, Claudette ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Germinação da Sementes. In: CAZORLA, Irene; SANTANA, eurivalda. (Org.). Do Tratamento da Informação ao letramento estatístico. 1ed.Itabuna: Via Litterarum, 2010, v. 1, p. 94-105.

  • SILVA, Cláudia Borim ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SILVA, Edgard Dias da . Homem Vitruviano. In: Irene Cazorla; Eurivalda Santana. (Org.). Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. 1ed.Itabuna: via Literarum, 2010, v. 1, p. 80-94.

  • SANTOS, Sandra da Silva ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Manipulação e Interpretação Gráfica na Visão do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso. In: Marcia Regina Ferreira de Brito. (Org.). Solução de Problemas e a Matemática Escolar. 1ed.Campinas: Alinea, 2006, v. 1, p. 1-286.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SPINILLO, Alina Galvão . Alguns 'mitos'sobre a Educação Matemática e suas consequências para o Ensino Fundamental. In: Regina Maria Pavanello. (Org.). Matemática nas Séries Inicias do Ensino Fundamental: A pesquisa e a sala de aula. 1ed.São Paulo: Ed. SBEM, 2004, v. 2, p. 7-36.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; HOYLES, C. . Children's Understanding children's of Turns and Angle. In: Terezinha Nunes; Peter Bryant. (Org.). Learning and Teaching Mathematics: An International Perspective. Londres: Psychology Press, 1997, v. cap. 5, p. 99-114.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Lição de casa. Cálculo - Matemática para Todos, São Paulo, p. 31 - 34, 01 nov. 2011.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Maravilhas da Modernidade: computador motiva a aprender matemática. , Pesquisa FAPESP - suplemento especial, São Paulo, , v. 68, p. 35 - 35, 09 set. 2001.

  • OLIVEIRA, Caio ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . 1, 1, 2, 3, 5?: Padrões na Formação de Professores. In: XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática - XVIII EBEM, 2019, Ilheus. A Sala de Aula de Matemática e suas Vertentes. Ilheus: SBEM-BA, 2019. v. 1. p. 1-9.

  • OLIVEIRA, Caio ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Os estudos sobre a álgebra no âmbito dos SIPEMAT: o que revelam os anais?. In: 5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018, Belém. Anais do 5o SIPEMAT. BELÉM: SBEM-PA, 2018. v. 1. p. 642-654.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SPINILLO, Alina Galvão ; LAUTERT, Sintria Labres . Os processos cognitivos a partir da resolução de problemas. In: 5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018, Belem. ANAIS DO 5O SIPEMAT. Belem: SBEM-PA, 2018. v. 1. p. 59-72.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; PORTO, Rosimeire . É POSSÍVEL SE TER RACIOCÍNIO FUNCIONAL NO NÍVEL DOS ANOS INICIAIS? UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - VII SIPEM, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XII SIPEM. São Paulo: SBEM-BR, 2018. v. 1. p. 1-12.

  • MERLINI, Vera Lucia ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; TEIXEIRA, Antonia Cesar N. . O QUE SABE SOBRE EQUAÇÃO, EM REPRESENTAÇÃO ICÔNICA, OS QUE FORMALMENTE AINDA NÃO SABEM?. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - VII SIPEM, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do VII SIPEM. São Paulo: SBEM-BR, 2018. v. 1. p. 1-12.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; FONSECA, Sónia . CONSTRUINDO O CONCEITO DE MÉDIA COM MATERIAIS DIDÁTICOS DISTINTOS: COMPARAÇÃO DE DOIS ESTUDOS COM ALUNOS DO 5º ANO. In: Encontro de Combinatória Estatística e Probabilidade nos anos Iniciais, 2016, Recife. Anais do I Encontro de Combinatória Estatística e Probabilidade nos anos Iniciais. Recife: Edumatec, 2016. v. 1. p. 1-12.

  • TEIXEIRA, A. C. N. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera Lúcia . INTRODUÇÃO DO RACIOCÍNIO FUNCIONAL PARA ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. v. 1. p. 1-10.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos ; MERLINI, Vera Lúcia . A incongruência entre as palavras do enunciado do problema e a operação usada para resovê-lo: uma contribuição para o debate. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2015, Tuxtla. Conferencia Interamericana de Educación Matemática. Tuxtla: CIAEM - CME - ICMI, 2015. v. 1. p. 1-11.

  • MERLINI, Vera Lúcia ; SANTOS, Aparecido dos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Processo de formação de docentes com dimensões colaborativas: avanços e limites. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2015, Tuxtla. CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA. Tuxtla, Mexico: CIAEM - CME - ICMI, 2015. v. 1. p. 1-11.

  • BARBOSA, Gabriela dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O desempenho de alunos do 6º ano em questões que envolvem a decomposição de um número em fatores primos e seu uso para simplificar cálculos. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2015, Tuxtla. CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA. Tuxtla: CIAEM - CME - ICMI, 2015. v. 1. p. 1-12.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SPINILLO, Alina Galvão ; MELO, L.ianny M. S. . As Estratégias de Estudantes dos Anos Iniciais na Resolução de Problema Combinatório. In: Seminário Internacional em Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. VI Seminário Internacional em Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015. v. 1. p. 1-12.

  • MERLINI, Vera Lúcia ; SANTOS, Aparecido dos ; TEIXEIRA, Antonia Cesar N. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Processo Formativo Centrado na Escola: As Reflexões da Professora Maria. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. VI Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015. v. 1. p. 1-12.

  • COSTA, Marleide C. S. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE REFLEXO DAS POLITICAS PÚBLICAS BRASILEIRA. In: 4o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - 4o SIPEM, 2015, Ilheus. Educação Matemática e contextos da diversidade cultural. Ilheus: Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? Regional Bahia, SBEM/BA, 2015. v. 1. p. 1672-1683.

  • CAMPOS, Márcia Azevedo ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; FARIAS, Luiz Márcio S. . ANÁLISE COGNITIVA DAS TRANSFORMAÇÕES DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA ÁLGEBRA POR ALUNOS DO 7o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 4o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Ilheus. Educação Matemática e contextos da diversidade cultural. Ilheus: Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? Regional Bahia, SBEM/BA, 2015. v. 1. p. 1996-2006.

  • SOUZA, Emilia I. R. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 4o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Ilheus. Educação Matemática e contextos da diversidade cultural. Ilheus: Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? Regional Bahia, SBEM/BA, 2015. v. 1. p. 2590-2600.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; PIRES, Rogério Fernando . Modelar Função Afim Considerando os Registros de Representações Semióticas. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas. Curitiba: SBEM/PR, 2013. v. 1. p. 1-9.

  • MOREIRA, Francis. M. B. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino-Aprendizagem da Matemática. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas. Curitiba: SBEM/PR, 2013. v. 1. p. 1-14.

  • PEREIRA, Célia S. ; CAMPOS, Márcia Azevedo ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Estudantes Surdos e os Jogos Digitais. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Retrospectivas e Perspectivas. Curitiba: SBEM/PR, 2013. v. 1. p. 1-15.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera Lúcia ; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos . Situações-problema das Estruturas Multiplicativas sob a ótica do professor que ensina Matemática. In: VII Congreso Iberoamericano de Educacíon Matemática, 2013, Montevideu. VII CIBEM. Montevideo: Sociedad de Educacion Matematica Uruguaya, 2013. v. 1. p. 5969-5976.

  • MOREIRA, Francis. M. B. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Análise Combinatória na formação de professores: um estudo diagnóstico. In: VII Congreso Iberoamericano de Educacíon Matemática, 2013, Montevideu. VII CIBEM. Montevideo: Sociedad de Educacion Matematica Uruguaya, 2013. v. 1. p. 4786-4791.

  • SANTOS, Aparecido dos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera Lúcia . O CAMPO CONCEITUAL DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O PROGNÓSTICO DOS PROFESSORES E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. In: VII Congreso Iberoamericano de Educacíon Matemática, 2013, Montevideu. VII CIBEM. Montevideo: Sociedad de Educacion Matematica Uruguaya, 2013. v. 1. p. 2745-2751.

  • FONSECA, Sónia ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O DESEMPENHO DE ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO AO LIDAR COM SITUAÇÕES RELACIONADAS AO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO (TI). In: VII Congreso Iberoamericano de Educacíon Matemática, 2013, Montevideu. VII CIBEM. Montevideo: Sociedad de Educacion Matematica Uruguaya, 2013. v. 1. p. 7449-7456.

  • MOREIRA, Francis. M. B. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Análise Combinatória na formação de professores que ensinam Matemática: um estudo diagnóstico. In: Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória. Anais do XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Vitória: IFES, 2013. v. 1. p. 1-12.

  • AZEVEDO, Márcia Campos. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Construindo Significados para o x do problema.. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitoria. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Vitória: IFES, 2013. v. 1. p. 1-12.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera Lucia ; SANTOS, Aparecido dos . A estrutura Multiplicativa sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. In: 3o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - 3o SIPEMAT, 2012, Fortaleza. 3o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2012. v. 1. p. 1-12.

  • LOPES, Anne ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O XADREZ E O ESTUDANTE: UMA RELAÇÃO QUE PODE DAR CERTO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. V SIPEM. Recife: SBEM Brasil, 2012. v. 1. p. 1-20.

  • PEROVANO, Ana Paula ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PELA CRIANÇA. In: 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza. 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Fortaleza: UFC, 2012. v. 1. p. 1-13.

  • PIRES, Rogério Fernando ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Introduzindo o conceito de função de maneira significativa: A modelação do funcionamento de uma bomba d'água. In: III Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza. III SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Fortaleza: UFC, 2012. v. 1. p. 1-12.

  • PAGAN, Maria Adriana ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A interdisciplinaridade auxiliando o ensino da Estatística na Educação Básica. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 2011, Recife. Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM. Recife: EDUMATEC - UFPE, 2011. v. 1. p. 1-10.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera Lúcia . Comparação multiplicativa: a força que a expressão exerce na escolha das estratégias de resolução dos estudantes. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 2011, Recife. Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM. Recife: EDUMATEC - UFPE, 2011. v. 1. p. 1-13.

  • PIRES, Rogério Fernando ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O uso da modelação matemática na construção do conceito de Função. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 2011, Recife. Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM. Recife: EDUMATEC ? UFPE, 2011. v. 1. p. 1-11.

  • PIRES, Rogério Fernando ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Madelação Matemática na Introdução do Conceito de Função: Uma análise à luz dos registros de representação Semiótica. In: III Encontro Regional em Educação Matemática, 2011, Mossoró. Diálogos de Educação Matemática e Outros Saberes. Mossoro: SBEM-RN, 2011. v. 1. p. 1-10.

  • LOPES, Anne ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Alunos que Jogam Xadrez têm Melhor Desempenho em Resolução de Problemas Matemáticos. Mito ou Realidade?. In: XV EBRAPEM, 2011, Campina Grande. ?EBRAPEM em movimento: desafios e perspectivas. Campina Grande: Realize Editora, 2011. v. 1. p. 1-8.

  • SILVA, Cláudia Borim ; CARZOLA, Irene Mauricio ; KATAOKA, Veronica Yumi ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Exploring relations of Vitruvian Man to develop students? reasoning about variation. In: 8th International Conference on Teaching Statistics, 2010, Ljubljana. Data and Context in Statistics Educationa: Towards an evidence-based society. Voorburg: International Association for Statistics Education, 2010. v. 1. p. 1-4.

  • MERLINI, Vera Lucia ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos . O Desempenho dos estudantes de 4a Série do Ensino Fundamental frente a Problemas de Estrutura Multiplicativa. In: X encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Ilheus: Via Literarum, 2010. v. 1. p. 1-11.

  • LIMA, Rosana Catarina ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O USO DE DIFERENTES ESCALAS NA LEITURA DE GRÁFICOS POR CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2010, Salvador. Educação Matemática, Cultura e diversidade. Ilheus: Via Literarum, 2010. v. 1. p. 1-11.

  • PAGAN, Adriana ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O Ensino de Estatística a Partir da Interdisciplinaridade: Um Estudo Comparativo. In: X encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2010, Salvador. Educação Matemática, cultura e Diversidade. Ilheus: Via Litararum, 2010. v. 1. p. 1-11.

  • SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera Lucia ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Um Estudo das Concepções dos Professores Polivalentes Concernentes ao Campo Conceitual Multiplicativo. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2010, Salvador. Educação Matemática, Cultura e diversidade. Ilheus: Via Literarum, 2010. v. 1. p. 1-11.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CARZOLA, Irene Mauricio ; SILVA, Edgard Dias da . A TEACHING EXPERIMENT DEALING WITH STATISTICS IN HIGH SCHOOL. In: 8th International Conference on Teaching Statistics (ICOTS8), 2010, Ljubljana. Data and context in statistics education: towards an evidence-based society. Ljubljana: International Association for Statistical Education (IASE), 2010. v. 1. p. 1-5.

  • SILVA, Cláudia Borim ; CARZOLA, Irene Mauricio ; KATAOKA, Veronica Yumi ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . EXPLORING RELATIONS OF VITRUVIAN MAN TO DEVELOP STUDENTS? REASONING ABOUT VARIATION. In: 8th International Conference on Teaching Statistics (ICOTS8), 2010, Ljubljana. Data and context in statistics education: towards an evidence-based society. Ljubljana: International Association for Statistical Education (IASE), 2010. v. 1. p. 1-5.

  • CAMPOS, Tania M M ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CANOVA, Raquel Factori ; SILVA, Angélica . Sobre a Pesquisa e oEnsino de Números Racionais na sua Representação Fracionária. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática - X ENEM, 2010, Salvador. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Itabuna: Via Literarum, 2010. v. 1. p. 1-9.

  • SANTOS, Aparecido dos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera Lúcia . Fração ou Razão, quem tem razão? da concepção dos professores às estratégias dos alunos. In: VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009, Puerto Montt. VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Santiago: Sociedade Chilena de Educación Matemática, 2009. v. 1. p. 340-345.

  • CASTRO, Franciana Carneiro de ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O Ensino da Matemática: o dito e o feito no desenvolvimento do trabalho do professor de Matemática. In: VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009, Puerto Montt. VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Santiago: Sociedad Chilena de Educación Matemática, 2009. v. 1. p. 552-557.

  • LEITE, Ana Paula ; PAGAN, Adriana ; CAZORLA, Irene ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O Desempenho dos Estudantes em Problemas de Tratamento da Informação e Matemática: um estudo comparativo. In: VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009, Puerto Montt. VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Santiago: Sociedad Chilena de Educación Matemática, 2009. v. 1. p. 1369-1375.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAZORLA, Irene ; LEITE, Ana Paula ; PAGAN, Adriana . Conversão de Registros na Construção de Tabelas e Gráficos: um estudo comparativo entre alunos do Ensino Básico. In: VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009, Puerto Montt. VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Santiago: Sociedad Chilena de Educación Matemática, 2009. v. 1. p. 1395-1400.

  • ZANOCCO, P. ; VASQUEZ, S. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAZORLA, Irene . Concepciones y competências a cerca de la média aritmética: um estudo comparativo entre alumnos e professores. In: VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009, Puerto Montt. VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Santiago: Sociedad Chilena de Educación Matemática, 2009. v. 1. p. 1388-1392.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; VITA, Aida . A Construção de uma Escola para todos: reflexão sobre a institucionalização do Soroban na escola básica. In: VIII Seminário Nacional da História da Matemática - VIII SNHM, 2009, Belém. VIII SNHM. Natal: SBHMat, 2009. v. 1. p. 1-11.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAZORLA, Irene ; FERREIRA, V. G. G. ; GUIMARAES, G. . Conceptions and misconceptions of average: a comparative study between teachers and students. In: 11 International Congress on Mathematical Education, 2008, Monterrey. The International Congress on Mathematical Education (ICME), 2008. v. 1. p. 1-8.

  • PAGAN, Adriana ; LEITA, Ana Paula ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAZORLA, Irene . A Leitura e Interpretação de Gráficos e Tabelas nos Ensinos Funamental e Médio. In: 2o SIPEMAT, 2008, Recife. Matemática Formal e Matemática não-formal 20 anos depois: sala de aula e outros contextos. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2008. v. 1. p. 1-13.

  • SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CARZOLA, Irene Mauricio ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça . What Relations Can We Make Between Primary Teacher S Conceptions and Students Performance Regarding to Additive Structures? An Analysis of Two Studies in Brazilian Schools. In: International Congress on Mathematical Education - ICME, 2008, Mnterrey. ICME 11, 2008. v. 1. p. 1-10.

  • YAMANAKA, O Y ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Um estudo da ?early algebra? sob a luz da teoria dos 3 Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. In: IX Encontro Paulista de Educação Matemática, 2008, Bauru. IX Encontro Paulista de Educação Matemática - IX EPEM. Bauru: SBEM-SP, 2008. v. 1. p. 1-15.

  • LIMA, R. C. R. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Ler e Interpretar Gráficos Usando as Novas Tecnologias: um estudo com alunos da 4a série do ensino Fundamental. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte: Dantas Projetos Digitais, 2007. v. 1. p. 1-16.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SILVA, Alessandra ; RODRIGUES, C. ; SOUZA, Jediane ; PERENTELLI, Leila ; FERREIRA, Luiz ; FERRAZ, Marcelo ; GUIDINI, Siane ; PEREIRA, Silvana . A Competência da Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio em Resolver Problemas de Área e Perímetro: um estudo diagnóstico. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte: Dantas Projetos Digitais, 2007. v. 1. p. 1-16.

  • FONSECA, J. S. P. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; BRAGA, E. ; OLIVEIRA, I M M . A Influência da Formação em Administração nas Habilidades e Competências do Administrador (atual e futuro). In: XXXI EnANPAD 2007, 2007, Rio de Janeiro. Resumo dos Trabalhos do XXXI EnANPAD. Rio de Janeiro: Gráfica Editora Pallotti, 2007. v. 1. p. 1-15.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça . A FRAÇÃO NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR E DO ALUNO. DO 1O CICLO NO BRASIL. In: XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2006, Monte Gordo. A Investigação na Aprendizagem da Matemática e na Formação de Professores. v. 1. p. 1-18.

  • CANOVA, Raquel Factori ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Que Significados os Professores Polivalentes Dão para a Fração?. In: VII Reunião de Didática da Matemática do CONESUL, 2006, Águas de Lindóia. VII Reunião de Didática da Matemática do CONESUL, 2006. v. 1. p. 1-10.

  • FONSECA, J. S. P. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Influência da Prática do Currículo Oculto nas Aulas de Matemática: Um olhar sobre o curso de Administração. In: III Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, Águas de Lindóia. Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Recife: Sbem, 2006. v. 1. p. 1-19.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; NUNES, Terezinha . A FRAÇÃO DO PONTO DE VISTA DO PROFESSOR NÃO ESPECIALISTA:Conceitos e Estratégias de Ensino. In: V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2005, Porto. Congresso Ibero-americano de Educação Matemática. Porto: Gabinete de Edição da APM - Associação dos Professores de Matemática, 2005. v. 1. p. 1-9.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; PIRES, Marcos Cordeiro ; SOUZA, Getúlio Nunes de . Leitura de Gráficos e o Futuro Administrador: O que pode dificultar o bom desempenho na tarefa?. In: V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2005, Porto. Congresso Ibero-americano de Educação Matemática. Porto: geAPM - Gabinete de Edicação da Associação dos Professores de Matemática, 2005. v. 1. p. 1-12.

  • MERLINI, Vera Lúcia ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos ; MOUTINHO, Leonel Valpereiro . Fração: o Significado Quociente para Professores e Estudantes - um estudo comparativo. In: V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2005, Porto. Congresso Ibero-americano de Educação Matemática. Porto: geAPM - Gabinete de Edição da Associação dos Professores de Matemática, 2005. v. 1. p. 1-12.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera Lúcia ; RODRIGUES, Wilson ; DAMICO, Alécio ; SILVA, Angélica ; MOUTINHO, Leonel Valpereiro ; CANOVA, Raquel . Frações: do Prognóstico dos Professores à Realidade dos Alunos. In: V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2005, Porto. V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2005. v. 1. p. 1-12.

  • KIMURA, Cecilia Fukiko Kamei ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O jogo como ferramenta no trabalho com números negativos: um estudo sob a perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget. In: IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2005, São Paulo. Pesquisa em Educação Matemática e Transformação Social:Perspectivas e interfaces. São Paulo: Gráfica da FEUSP e IMEUSP, 2005. v. 1. p. 1-13.

  • CANOVA, Raquel Factori ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Conhecimento dos Professores Polivalentes a Respeito da Fração e seus Diferentes Significados. In: IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2005, São Paulo. Pesquisa em Educação Matemática e Transformação Social: Perspectivas e Interfaces. São Paulo: Gráfica da FEUSP e IMEUSP, 2005. v. 1. p. 1-14.

  • ARRAIS, Ubiratan Barros ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O Professor Polivalente e a Resolução de Expressões Aritméticas. Contribuições para o Debate. In: IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2005, São Paulo. Pesquisa em Educação Matemática e Transformação Social: Perspectivas e Interfaces. São Paulo: Gráfica da FEUSP e IMEUSP, 2005. v. 1. p. 1-12.

  • MOUTINHO, Leonel Valpereiro ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . As frações e os significados parte todo e quociente: uma análise do desempenho e das estratégias utilizadas no ensino fundamental. In: III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005, Canoas. Anais do III Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: ULBRA, 2005. v. 1. p. 48-1-48-11.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tania Maria Mendonça . Primary School Teachers´ Concepts of Fractions and Teaching Strategies. In: 10th International Congress on Mathematics Education, 2004, Copenhaguem. 10 ICME, 2004. p. 1-5.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MAGINA, Sandra ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça . Avaliando o saber da Sala de Aula de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental a partir da Pesquisa. In: XII Encontro Nacional da Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. XII ENDIPE: Conhecimento Local e Conhecimento Universal. Parana: PUC-PR, 2004. v. 1. p. 7065-7075.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MAGINA, Sandra ; MOUTINHO, Leonel Valpereiro ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera Lucia . O significado do número racional para professores e alunos: um estudo comparativo. In: XII Encontro Nacional da Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. XII ENDIPE: Conhecimento Local e Conhecimento Universal. Curitiba: PUC-PR, 2004. v. 1. p. 4163-4175.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Pesquisa e a Sala de Aula nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Por que? Para que? Para quem?. In: VIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife. VIII ENEM: Compromisso Social. Recife: UFPE, 2004. v. 1. p. 1-11.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CUNHA, Micheline R K da . A Medida e o Número Decimal: Um estudo sobre a elaboração de conceito em crianças do nível fundamental. In: VIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife. Educação Matemática: Um compromisso Social. Recife: UFPE, 2004. v. 1. p. 1-10.

  • SANTOS, Sandra da Silva ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O Professor Generalista e a Interpretação de Gráficos no Ambiente Comutacional. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. II SIPEM, 2003. v. 1. p. 1-19.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MIGUEL, M. I. R. . As Estratégias de Solução de Problemas Combinatórios. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. II SIPEM, 2003. v. 1. p. 1-21.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; JAHN, A. P. ; HEALY, Lulu . Professor, Computador e o Ensino de Matemática: Formar para Integrar ou Formar Integrando?. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2002, Curitiba. I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. Curitiba: Editora da Universidade Tuiti, 2001. v. 1. p. 225-239.

  • SANTOS, Sandra da Silva ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Formação do Professor em Conceitos Básicos de Estatísticas com Auxílio do Ambiente Computacional: Um estudo de caso. In: VI EBRAPEM, 2002, Campinas. VI EBRAPEM. Campinas: Graf.FE, 2002. v. 1. p. 118-124.

  • CUNHA, M. R. K. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A quebra da Unidade e o Número Decimal: um estudo diagnóstico no Ensino Fundamental. In: VI EBRAPEM, 2002, Campinas. VI EBRAPEM. Campinas: Graf.FE, 2002. v. 1. p. 645-651.

  • KIMURA, Cecilia Fukiko Kamei ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O Livro Didático e o Construtivismo. In: VI EBRAPEM, 2002, Campinas. VI EBRAPEM. Campinas: Graf.FE, 2002. v. 1. p. 224-229.

  • BEZERRA, J. F. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . How to promote children´s understanding of fractions? An exploratory study. In: PME 26, 2002, Norwich. Proceedings of the 26th PME. Norwich: UEA, 2002. v. 2. p. 89-96.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; HEALY, Lulu ; JAHN, A. P. . Ambientes computacionais: novos contextos na formação de professores que ensinam matemática. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática ? I PEM., 2002, Curitiba. I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. Curitiba: UTP, 2002. v. 1. p. 225-237.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Núcleo de Ensino Marina Cintra: uma parceria bem sucedida entre escola e universidade. In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte. I Seminário Internacional de Educação. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2001. v. 1. p. 18-18.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; BEZERRA, J. F. . Representação do Número Fracionário: Uma Proposta para a Sala de Aula universidade. In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte. I Seminário Internacional de Educação. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2001. v. 1. p. 23-23.

  • COSTA, Nielce Lobo da ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Making Sense Of Sine And Cosine Functions Through Alternative Approaches: Computer And 'Experimental World'Contexts. In: Psychology of Mathematics Education, 1998, Stalenbosh. Proceedings of the ... PME Conference. Stallenbosh: University of Stallenbosh, 1998. v. 2. p. 224-231.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . O Computador e o Ensino da Matemática. In: 1o encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 1997. 1EEMAT. v. 1. p. 15-16.

  • BIANCHINI, Barbara ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Introdução aos Números Decimais: Um Novo Conceito ou uma Extensão dos Naturais?. In: IV Encontro Paulista de Educação Matemática, 1996, São Paulo. IV EPEN, 1996. v. 1. p. 171-178.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; CUNHA, M. C. ; CANOAS, S. S. . Operações Transformando Referentes: Soluções dos Professores. In: SBPC, 1996, São Paulo. SBPC, 1996. v. 1. p. 346.

  • CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CUNHA, M. C. ; CANOAS, S. S. . Referent Transforming Operations: Teachers'solutions. In: 200 Psychology of Mathematics Education - PME 20, 1996, Valencia, 1996. v. 2. p. 185-192.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . The factors which influence child's concept of angle. In: 19 Psychology of Mathematics Education - PME 19, 1995. PME 19. v. 3. p. 19-26.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; HOYLES, C. . Developing a Map of Children´s Conceptions of Angle. In: XV PME conference, 1991, Assisi. XV Psychology of Mathematics Education Conference. Genova: Universita di Genova, 1991.

  • MERLINE, Vera Lucia ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; PIRES, Rogério Fernando ; TEIXEIRA, Antonia Cesar N. . ALGEBRAIC REASONING BEFORE LEARNING ALGEBRA IN SCHOOL. In: 13 International Congress on Mathematica Education, 2016, Hamburgo. 13 International Congress on Mathematica Education. Hamburgo: 13 ICME, 2016. v. 1. p. 1-4.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Teorias da Aprendizagem e os Conteúdos Matemáticos. In: XV Encontro Baiano de Educação Matemática, 2013, Teixeira de Freitas. Educação Matemática na Formação do Professor: um novo olhar. Teixeira de Freitas: EBEM-BA, 2013. v. 1. p. 1-5.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . TRABALHANDO CONCEITOS BÁSICOS DA ESTATÍSTICA A PARTIR DE SITUAÇÕES E OBJETOS FAMILIARES. In: XIII Encontro Baiano de Educação Matemática - XIII EBEM, 2009, Jequié. XIII EBEM. Itabuna: Via Literarum, 2009. v. 1. p. 1-3.

  • CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SPINILLO, Alina Galvão . COMBINATORIAL REASONING: AN ANALYSIS OF ELEMENTARY STUDENTS? ERRORS. In: 11th International conference on Mathematica Educatino, 2008, Monterry. 11th International conference on Mathematica Educatino - ICME, 2008. v. 1. p. 1-8.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera Lucia ; RODRIGUES, Wilson ; DAMICO, Alécio ; SILVA, Angélica . FRACTION: From Teacher's Prognostics to the Student's Performances. In: 10 International Conference on Mathematics Education, 2004, Copenhagen. 10 International Conference on Mathematics Education, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • MIGUEL, M. I. R. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . As Estratégias de Solução de Problemas Combinatórios: um estudo exploratório. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. II SIPEM, 2003. v. 1. p. 159-159.

  • NAKAMURA, José Kioshi ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Interpretação de Gráficos em Ambientes Computacional e manipulativo. In: VII EBRAPEM, 2003, Rio Claro. VII EBRAPEM. Rio Calro: UNESP-Rio Claro, 2003. v. 1. p. 247-251.

  • LIMA, R. C. R. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Formação dos Conceitos Elementares de Estatística nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Ambiente Computacional. In: VI EBRAPEM, 2002, Campinas. VI EBRAPEM. Campinas: Graf.FE, 2002. v. 1. p. 89-92.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁXIS DOCENTEMATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: CONTRIBUIÇÃO DAS MACROAVALIAÇÕES NA MELHORIA DA SALA DE AULA. In: XVII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2017, Alagoinhas. Matemática, Cultura e Artes. Alagoinhas: SBEM-BA, 2017. v. 1. p. 1-2.

  • LOPES, Anne ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental que jogam xadrez. In: II Seminário de Resolução de Problema, 2011, Rio Claro. II Seminário em Resolução de Problemas. Rio Claro: UNESP, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CARZOLA, Irene Mauricio ; SILVA, Edgard Dias da . A Teaching Experiment dealing with Statistcs in High School. In: 8th International Conference on Teaching Statistics, 2010, Ljubljana. Data and Context in Statistics Education: Towards an evidence-based society. Voorburg, Holanda: International Statistics Institute - ISI permanent Office, 2010. v. 1. p. 152-152.

  • SANTOS, Aparecido dos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera Lúcia . Fração ou Razão, quem tem razão? da concepção dos professores às estratégias dos alunos. In: VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009, Puerto Montt. VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Santiago: Sociedad Chilena de Educación Matemática, 2009. v. 1. p. 132-134.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; VITA, Aida . A Construção de uma Escola para Todos: Reflexões sobre a institucionalização do Soroban na escola básica. In: VIII Seminário Nacional de História da Matemática - SNHM, 2009, Belém. VIII Seminário Nacional de História da Matemática - SNHM. Natal: SBHMat, 2009. v. 1. p. 67-67.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Psicologia e Educação Matemática. In: XIII Encontro Baiano de Educação Matemática -- XIII EBEM, 2009, Jequié. XIII EBEM. Itabuna: Via Literarum, 2009. v. 1. p. 1-2.

  • GUIMARAES, G. ; GITIRANA, Verônica ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CARZOLA, Irene Mauricio . A EVOLUÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES EM INTERPRETAR E CONSTRUIR GRÁFICOS E TABELAS. In: Encuentro Latinoamericano de Educación Estadística, 2008, Monterrey. Encuentro Latinoamericano de Educación Estadística, 2008. v. 9. p. 22-23.

  • GITIRANA, Verônica ; GUIMARAES, G. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAZORLA, Irene . CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE COLUNA: HABILIDADE DE ALUNOS E PROFESSORES. In: Encuentro Latinoamericano de Educación Estadística, 2008, Monterrey. ELEE, 2008. v. 9. p. 20-21.

  • LEITA, Ana Paula ; PAGAN, Adriana ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAZORLA, Irene . Uma Análise sobre o Estudo de Questões Pontuais e Intervalos no Ensino Básico Brasileiro. In: Encuentro Latinoamericano de Educación Estadística, 2008, Monterrey. Hipotesis Alternativa: boletin de IASE para América Latina, 2008. v. 9. p. 24-25.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Pesquisa em Educação Matemática: modos e perspectivas. In: IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2005, São Paulo. Pesquisa em Educação Matemática e Transformação Social: Perspectivas e Interfaces. São Paulo: Gráfica da FEUSP e IMEUSP, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • CANOVA, Raquel Factori ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Conhecimento dos Professores Polivalentes a Respeito da Fração e seus Diferentes Significados. In: IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2005, São Paulo. Pesquisa em Educação Matemática e Transformação Social: Perspectivas e Interfaces. São Paulo: Gráfica da FEUSP e IMEUSP, 2005. v. 1. p. 1.25-1.25.

  • SANTOS, S. S. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O Professor Generalista e a Interpretação de Gráficos no Ambiente Comutacional. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. II SIPEM -- Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003. v. 1. p. 27-27.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Matemática como ferramenta Mediadora entre Homem-Máquina ou a Máquina como Mediadora entre o Homem e o Conhecimento Matemático?. In: AMPEPP - IX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 2002, Águas de Lindóia. - IX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 2002. v. 1. p. 113-114.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Matemática como Ferramenta mediadora entre Homem/Máquina ou a Máquina como Mediadora entre Homem/Conhecimento Matemático?. In: IX ANPEPP, 2002, Águas de Lindóia. ÍX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 2002. v. 1. p. 113-114.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; COSTA, Nielce Lobo da . Interpretação de Diagramas em Ambientes Computacional por Professoras das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: I SIPEM, 2000, Serra Negra. I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2000. v. 1. p. 46-46.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MARANHÃO, M. C. . Using Database to Explore Students'Conceptions of Mean & Cartesian Axis. In: 22 Psychology of Mathematics Education - PME 22, 1998. Proceedings of the ... PME Conference. Bellville: Kwik Kopy Priting. v. 4. p. 272-272.

  • NUNES, Terezinha ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; BRYANT, P. ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça . Primary School Children's Understanding of Projection and Coordinates. In: 7a Conference of British Society for Research into Learning Mathematics, 1997, Oxford, 1997. v. 1. p. 121.

  • CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CUNHA, M. C. ; CANOAS, S. S. . O Professor e as quatro Operações: Um Estudo Diagnóstico. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997. v. 1. p. 229.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; CUNHA, M. C. ; CANOAS, S. S. . Is 'Back to Basic'Teaching more Mathematics to Teachers?. In: 80 International Conference of Mathematics Educations - ICME 8, 1996, Servilha. ICME 8, 1996. v. 1. p. 556.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SOUZA, Getúlio Nunes de ; PIRES, Marcos Cordeiro . Leitura de Gráfico e o Futuro Administrador: O que pode dificultar a tarefa?. Hipótesis Alternativa, Espanha, v. 6, n.2, p. 13-13, 2005.

  • CASTRO, V. ; MAGINA, SANDRA ; FONSECA, Sónia . UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , 2020.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Resolución de situaciones-problema funcionales: Qué hacen los alumnos que no saben?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, SANDRA ; MOLINA, Marta . Cómo resuelven los estudiantes brasileños situaciones que involucran pensamiento funcional?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Pesquisa na Pós-Graduação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, SANDRA . As Estruturas Multiplicativas desde o Início da Escolaridade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, SANDRA . As Estratégias Formativas e a Ação Pedagógica para o Ensino e Aprendizagem da Multiplicação e Divisão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Matemática nas séries iniciais: contribuições para a práxis docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Alfabetização Matemática passa pela Apropriação e Expansão das Estruturas Aditivas e Multiplicativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MERLINI, Vera Lúcia ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; PIRES, Rogério Fernando ; TEIXEIRA, A. C. N. . ALGEBRAIC REASONING BEFORE LEARNING ALGEBRA IN SCHOOL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . PESQUISANDO A GENTE APRENDE: ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS NO ENSINO BÁSICO: Contribuições na perspectiva da psicologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . O papel da pós-graduação na produção do conhecimento e a formação de pesquisadores na Área de Ensino no Contexto da Educação Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Pós-Graduação em Educação Matemática: Perspectivas e Possibilidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Importância da Estruturas Multiplicativas no Ensino Básico: Um olhar psicológico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Contribuições da Psicologia para o Ensino da Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Teorias da Aprendizagem e os Conteúdos Matemáticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Diferentes Perspectivas a Respeito das Contribuições da Psi para Educ Matem - modelar a função Afim considerando os registros de representações semióticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Teoria dos Campos Conceituais: Estruturas Aditivas e Multiplicativas na passagem do 5o para o 6o ano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera Lucia ; SANTOS, Aparecido dos . Situações-problema das Estruturas Multiplicativas sob a ótica do professor que ensina Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera Lúcia . A Estrutura Multiplicativa sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAIA, Madeline Gurgel ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRES, Rogério Fernando ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . INTRODUZINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA: A MODELAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE UMA BOMBA D?ÁGUA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEROVANO, Ana Paula ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . A ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PELA CRIANÇA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, Anne ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . O Xadrez e o Estudante: uma relação que pode dar certo na resolução de problemas matemáticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Como Agem os Alunos dos Anos Iniciais de Escolarização frente a Problemas de Proporção Simples?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Fim de Estudar Função Afim. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera Lúcia . Comparação multiplicativa: a força que a expressão exerce na escolha das estratégias de resolução dos estudantes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera Lúcia . Partição ou cota? Coleção ou não coleção? Um olhar sobre o desempenho de estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos . Um Estudo sobre o Domínio das Estruturas Aditivas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental no Estado da Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Frações aos olhos de alunos e professores: suas concepções e formas de resolver problemas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAGAN, Adriana ; LEITA, Ana Paula ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAZORLA, Irene . A Leitura e Interpretação de Gráficos e Tabelas no Ensino Fundamental e Médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • YAMANAKA, O Y ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Um Estudo da 'Early Algebra' sob a luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Educação Matemática e Tecnologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, J. S. P. ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; BRAGA, E. ; OLIVEIRA, I M M . A Competência da Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio em Resolver Problemas de Área e Perímetro: um estudo diagnóstico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça . A Fração na Perspectiva do Professor e do Aluno das Séries Iniciais da Escolarização Brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Os Campos Aditivos e Multiplicativos: uma reflexão para a sala de aula. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: Contribuições da Psicologia para a prática docente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; NUNES, Terezinha . A Fração do Ponto de Vista do Professor não Especialista: conceitos e estratégias de ensino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; PIRES, Marcos Cordeiro ; SOUZA, Getúlio Nunes de . Leitura de Gráfico e o Futuro Administrador: o que pode dificultar o bom desempenho da tarefa?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tania Maria Mendonça ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera Lúcia ; RODRIGUES, Wilson ; DAMICO, Alécio ; SILVA, Angélica ; MOUTINHO, Leonel Valpereiro ; CANOVA, Raquel . Frações: do Prognóstico dos Professores à Realidade dos Alunos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MERLINI, Vera Lúcia ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos ; MOUTINHO, Leonel Valpereiro . Fração: O Significado Quociente para Professores e Estudantes - um estudo comparativo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Cultura da Informática Educativa em Escolas Públicas: Realidade ou Mito?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça . Concepções e Desempenho de Professores das Séries Iniciais no Campo das Estruturas Aditivas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MAGINA, Sandra ; Repensando as Operações: uma Contribuição da Teoria dos Campos Conceituasi. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça . Prumaty School Teachers´ Concepts of Fractions and Teaching Strategies. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tania ; SANTOS, Aparecido dos ; MOUTINHO, Leonel Valpereiro ; MERLINI, Vera Lúcia ; RODRIGUES, Wilson ; DAMICO, Alecio ; SILVA, Angélica . Fraction: From Teachers´ Prognostics to the Students´ Performance. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MOUTINHO, Leonel Valpereiro ; MERLINI, Vera Lucia ; SANTOS, Aparecido dos . O significado do número racional para professores e alunos: um estudo comparativo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Os Campos Conceituais e o Ensino da Matemática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Os Campos Conceituais e o Ensino da Matemática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; Mazzola,N. ; Baldini,C. ; Chagas,M.C. . Núcleo de Ensino e Pesquisa Marina Cintra: Uma Parceria bem Sucedida. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Estruturas Aditivas: Contribuíções Da Teoria Dos Campos Conceituais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; JAHN, A. P. ; HEALY, Lulu . Ambientes computacionais: novos contextos na formação de professores que ensinam matemática. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; JAHN, A. P. ; HEALY, Lulu . Tratamento da informação em ambiente computacional: Uma experiência com professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Educação Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto ; LIRA, A. K. M. . Ensino de Ciências assistido por Computador. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Ensinando Multiplicação e Divisão do 1o ao 3o ano. Itabuna, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MAGINA, Sandra Maria Pinto . Formação de Professores e as Estruturas Multiplicativas. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - CNPq. 2018.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - CNPq. 2018.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - CNPq. 2016.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . A Matemática para os dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental. 2005.

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes ; MEIRA, Luciano Rogério de Lemos . Consultoria Ad hoc para seleção dos relatos de experiência a serem apresentados no SEMINÁRIO CULTURA DIGITAL NA ESCOLA. 2005.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - CNPq. 2003.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista ad hoc para o CNPq - Julgamento de Bolsa Produtividade de Pesquisa Nível 2, 09/2018. 2018.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - Edital Universal. 2018.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc da Revista Em TEIA - Reevista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana. 2018.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc da Revista BOLEMA. 2018.

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; ALVARENGA, F. G. ; CHRISPINO, A. ; GAZIRE, E. S. ; GIONGO, I. M. ; ROSSIT, R. A. S. ; SOUSA, I. C. . Coordenadora da Comissão de Análise e Julgamento do Prêmio CAPES de Tese Edição 2018. 2018.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - Edital Universal nível 2. 2018.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista ad hoc para avaliaçõ de manuscrito para a revista Zetetike. 2017.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - julgamento projeto de pesquisa Edital Universal. 2016.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - Apoio à Participação em Eventos Científicos no Exterior. 2016.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - julgamento projeto de pesquisa Edital Universal. 2016.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista ad hoc da Revista Perspectivas da Educação Matemática. 2016.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista ad hoc para o CNPq - julgamento de bolsa produtividade (Pq). 2016.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista ad hoc para o CNPq - julgamento de bolsa produtividade (Pq). 2016.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista ad hoc para o CNPq - Julgamento de Bolsa Produtividade de Pesquisa Nível 2. 2016.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Matemática Pesquisa. 2015.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc da Revista Em TEIA - Reevista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana. 2015.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc do periódico Educar em Revista - UFPR. 2015.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - julgamento de bolsa de produtividade (PQ). 2015.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista do 4o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para o periódico BOLEMA. 2014.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - julgamento de bolsa de produtividade (PQ). 2014.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - julgamento de bolsa doutorado no Exterior. 2014.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - julgamento projeto de pesquisa Edital Universal. 2014.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - julgamento de bolsa de produtividade (PQ). 2014.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - julgamento projeto de pesquisa Edital Universal. 2014.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - julgamento projeto de pesquisa Edital Universal. 2014.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - julgamento projeto de pesquisa Edital Universal. 2014.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc para CNPq - julgamento de bolsa doutorado no Exterior. 2014.

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; FALCÃO, J. T. R. . Avalidora externa na seleção de bolsista para o PNPD do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE. 2013.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc da Revista Em TEIA - UFPE. 2013.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc do XVI ENEM. 2013.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc do XV EBEM. 2013.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc do periódico Educação Matemática Pesquisa -- PUC/SP. 2013.

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos . Avaliação do Caderno de Alfabetização Matemática -- SSE/BA. 2013.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecer Científico para o III SIPEMAT. 2012.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista Ad Hoc da Revista Em TEIA - UFPE. 2012.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecer de artigo científico para o periódico Quadrante. 2011.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecer de artigo científico para Cadernos IAT. 2011.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecer de artigo científico para o periódico Educação Matemática Pesquisa. 2011.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecer de artigo para o periódico Educação Matemática Pesquisa. 2009.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecer de artigo para o periódico Educar em Revista. 2009.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista FAPESP para avaliação e acompanhamento do mérito de projeto de pesquisa. 2008.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Avaliação de Livros didáticos de Matemática das séries iniciais - PNLD. 2008.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecer de artigos para o Periódico Educação Matemática Pesquisa. 2008.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecer de Artigos para o periódico Educar em Revista. 2008.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista FAPESP para avaliação e acompanhamento de projetos científicos na área de Educação de Educação Matemática. 2007.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Quadrante. 2006.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Journal For Research in Mathematics Education. 2006.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista FAPESP para avaliação e acompanhamento de projetos científicos na área de Educação de Educação Matemática. 2006.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Journal for Research in Mathematics Education - JRME. 2005.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Parecerista para participação de pesquisador em evento internacional - FAPESP. 2005.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Manipulação de Dados & Interpretação Gráfica: o comportamento de Graduandos e Graduados em Administração diante dessa Representação. 2005.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . CAPES. 2004.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . FACEPE - Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. 2003.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Integração Do Computador Nas Aulas De Matemática Do Ensino Fundamental: Formação E Desenvolvimento De Um Núcleo Ensino-Pesquisa. 2002.

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tania Maria Mendonça ; PIETROPAOLO, R. C. ; JAHN, A. P. ; HEALY, Lulu ; COSTA, Nielce Lobo da . Integração Do Computador Nas Aulas De Matemática Do Ensino Fundamental: Formação E Desenvolvimento De Um Núcleo Ensino-Pesquisa. 2000.

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça ; PIRES, C. M. C. . Curso de Especialização em Matemática para Professores de Ensino Médio e/ou Fundamental em Exercício na Rede Pública Estadual de São Paulo. 1999.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Interpretação de gráficos e diagramas em ambiente computacional de manipulação de dados. 1998.

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tania Maria Mendonça ; NUNES, Terezinha ; HOYLES, C. ; NOSS, R. ; HEALY, Lulu . Computadores e Educação Matemática. 1995.

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Editoração do Número Temático do Peródico Com a Palavra o Professor. 2018. (Editoração/Periódico).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Relatório Tecnico final. 2018. (Relatório de pesquisa).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Número especial do periódico Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM. 2017. (Editoração/Periódico).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . 2o Relatório Técnico parcial de pesquisa. 2016. (Relatório de pesquisa).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . 1o Relatório Técnico parcial de pesquisa. 2015. (Relatório de pesquisa).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Relatorio final de projeto de pesquisa. 2012. (Relatório de pesquisa).

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera Lúcia ; SANTOS, Aparecido dos . Relatório Científico Final. 2010. (Relatório de pesquisa).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . RAFI on-line. 2008. (Editoração/Periódico).

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAZORLA, Irene ; VASQUEZ, S. ; ZANOCCO, P. . Visita de curta duração à Universidade Católica de Chile - sede Villarrica. 2008. (Visita Acadêmica).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Relatório Científico Final. 2007. (Relatório de pesquisa).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Relatório científico final. 2007. (Relatório de pesquisa).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Repensando as quatro operações a partir da abordagem ação-reflexão-ação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . RAFI - Revista de Administração da FAESP.IPCA. 2005. (Editoração/Periódico).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Relatorio científico final. 2005. (Relatório de pesquisa).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Ensinar é Construir. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAGINA, Sandra Maria Pinto ; BIANCHINI, Barbara ; CAMPOS, Tania Maria Mendonça . Formação continuada de professores polivalentes em Matemática. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para formação de professor).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Relatório científico Final. 2004. (Relatório de pesquisa).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Metodologias de Ensino dos Componentes Curriculares do Ciclo 1 do Ensino Fundamental: Matemática. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . RAFI - Revista de Administração da FAESP.IPCA. 2003. (Editoração/Periódico).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Relatório Científico Final. 2002. (Relatório de pesquisa).

MAGINA, Sandra Maria Pinto . Relatório Científico Final. 2000. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Raciocínio Matemático de Estudantes do Ensino Fundamental: contribuições para seu desenvolvimento, Descrição: A proposta deste projeto consiste em estudar, de maneira sistemática, os efeitos que a realização de oficinas de matemática experimental pode ter na aquisição de habilidades cognitivas e de afeto pela matemática. As oficinas consistem em sessões de 1h30m, quando os alunos realizarão atividades em grupo de discussão e resolução de problemas. Para a confecção destas oficinas serão selecionados tópicos e problemas em áreas da Matemática que foram tema de pesquisas matemáticas nos séculos XIX e XX, assim como tópicos que ainda o são convenientemente adaptados e contextualizados para servirem como temas estimulantes de discussão, situações problema e campo de experimentação. Assim, o objetivo principal deste estudo é avaliar o potencial que estas oficinas de matemática experimental têm para estimular e desenvolver o interesse e a curiosidade por problemas de matemática em estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental, assim como o espírito de investigação e habilidades para resolver problemas e validar as soluções obtidas. Nesta direção, temos como objetivos específicos pretendemos investigar o potencial destas oficinas de matemática experimental nos seguintes aspectos: 1) Desenvolvimento da autoconfiança e da segurança dos estudantes na própria capacidade para enfrentar problemas difíceis e construir conhecimentos; em outras palavras, estímulo no desenvolvimento da autoestima e da perseverança na busca de soluções; 2) Estimulo no avanço de habilidades de interação de forma cooperativa com colegas na busca de soluções para problemas propostos; 3) Crescimento da capacidade de geração, teste e validação/descarte de hipóteses. 4) Desenvolvimento de raciocínio dedutivo, indutivo, intuitivo, por analogia e por estimativa; habilidades de alto valor em qualquer atividade científica; 5) Avanço nas habilidades meta-cognitivas de validação de estratégias e resultados; e desta. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Vera Lúcia Merlini - Integrante / Nestor Castañeda Centurión - Integrante / Carlos Luidi Bião dos Reis - Integrante / Larissa Brito Oliveira - Integrante / German Ignácio Gomero Ferrer - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    O Raciocínio Algébrico no Âmbito dos Estudantes e dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Descrição: Este projeto de pesquisa tem três objetivos entrelaçados, os quais serão atingidos por meio de três estudos. Entendemos que eles se complementam, permitindo a construção de uma ampla visão sobre a EA nos anos iniciais do EF, tanto do ponto de vista do raciocínio e da aprendizagem, por parte dos estudantes, quanto da concepção e possibilidades de ensino por parte do professor. O primeiro objetivo, relacionado ao que chamaremos de estudo α, é diagnosticar as competências e raciocínios de estudantes do EF ao lidarem com situações que envolvem conceitos da álgebra elementar. Para tanto pretendemos elaborar e aplicar um instrumento diagnóstico em estudantes do 1o ao 7o ano EF. O segundo objetivo, relacionado ao estudo β, é identificar e analisar as crenças, concepções e competências dos professores dos anos iniciais do EF sobre conceitos da álgebra elementar Para tanto, serão aplicados dois instrumentos diagnósticos, sendo que um solicitará do professor a elaboração de seis problemas envolvendo conceitos algébricos; e o outro apresentará situações-problema acompanhadas das resoluções de um hipotético estudante para que o professor as comentes. Por fim, o terceiro objetivo, identificado com o estudo γ, tem a ver com investigar a prática pedagógica adotadas pelos professores dos anos iniciais do EF no ensino de conceitos elementares da ágebra, a partir de uma formação continuada, de viés colaborativo. Essa formação se baseia na metodologia reflexão-planejamento-ação-reflexão (RePARe), cuja meta é promover o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem a apropriação e expansão dos conceitos referentes à early algebra (EA). O modelo metodológico RePARe, pauta-se pela reflexão na e sobre a prática (SHON, 2000), potencializada por um processo com dimensões colaborativas e requer pelo menos, três premissas, quais sejam: (a) a escola, como lócus de formação, constitui-se em um espaço privilegiado para formar e se formar, em que a formação continuada pode ser vivenciada e integrada ao cotidiano da escola e dos professores. É no cotidiano das unidades educacionais, diante dos seus problemas e dilemas práticos, que a articulação coletiva de diversos saberes pode se dar, impulsionando as mudanças necessárias; (b) os professores, na perspectiva da colaboração, se constituem em sujeitos que possuem conhecimento e experiência sobre o ensino, sobre a sala de aula, sobre as atividades que realizam com seus estudantes e que são capazes de refletir sobre esses aspectos; e (c) uma formação em termos circulares (e não retilíneo), em que a teoria e a prática, sempre imbricadas, retornem ao centro das discussões cada vez com mais profundidade e propriedade. Alinhadas a cada um dos objetivos estão as questões de pesquisa, a saber: Questão de pesquisa 1: Que competências e raciocínio os estudantes do 1o ao 7o ano EF apresentam ao lidar com situações que envolvem conceitos da EA? Questão de pesquisa 2: Quais as crenças, concepções e competências dos professores dos anos iniciais do EF sobre conceitos da EA? Questão de pesquisa 3: Que práticas pedagógicas professores dos anos iniciais do EF utilizam após, a partir de uma formação continuada, de viés colaborativo?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Caio Oliveira - Integrante / Rosimeire Porto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2017 - Atual

    A Early Algebra no Ensino Fundamental: mapeamento e diagnóstico, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vera Lucia Merlini em 19/11/2018., Descrição: Este projeto de pesquisa tem dois objetivos os quais serão atingidos por meio de dois estudos. O primeiro objetivo, relacionado ao estudo (a) , diz respeito a realização de um mapeamento das pesquisas nacionais que investigaram sobre o ensino ou a aprendizagem da introdução da álgebra (comumente chamada por Early Algebra) na última década. O segundo objetivo, referente ao estudo ( ) trata da aplicação de um questionário com vistas a diagnosticar as competências, concepções e estratégias de estudantes do Ensino Fundamental ao lidarem com situações que envolvem o raciocínio algébrico. Do ponto de vista metodológico para realização do estudo (b) será feita uma revisão da literatura sob dois viéses: as dissertações, teses por um lado e os periódicos nacionais com extratos A1, A2, B1 e B2 por outro. Já para o desenvolvimento do estudo ( ) será aplicado um instrumento diagnóstico baseado em resolução de problemas em que os estudantes resolverão situações relacionadas à álgebra. Utilizaremos como embasamento além dos estudos relacionados a Early Algebra, em especial Carraher, Schliemann, a teoria dos Campos Conceituais. É esperado que com esses dois estudos seja possível construir uma visão alargada desse objeto no cenário escolar brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Alina Galvão Spinillo - Integrante / Aparecido dos Santos - Integrante / Vera Lucia Merlini - Coordenador / Ana Virginia de Almeida Luna - Integrante / Gabriela dos Santos Barbosa - Integrante / Antonio Cesar Nascimento Teixeira - Integrante / German Ignácio Gomero Ferrer - Integrante / Eurivalda R dos Santana - Integrante.

  • 2016 - Atual

    APLICAÇÃO DE TAREFAS DE PROBABILIDADE NO CONTEXTO DA MAQUETE TÁTIL A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: INVESTIGAÇÕES À LUZ DE TEORIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Descrição: O projeto tem por objetivo investigar o uso da maquete tátil para a exploração de conceitos básicos de Probabilidade (cbP) por alunos cegos (que precisam do código Braille na escrita) e videntes (utilizam a visão) a luz de teorias da Educação Matemática. Os aportes teóricos utilizados são: Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud e a Teoria da Instrumentação (TI) de Rabardel, mais especificamente utilizando o Modelo das Situações de Atividades Coletivas Instrumentalizadas (S.A.C.I.). Tem-se como objetivos específicos: investigar os esquemas utilizados por alunos cegos e videntes ao resolverem tarefas envolvendo os cbP; avaliar as interações entre os alunos cegos e videntes (S) e os pesquisadores (P) durante a aplicação das tarefas, relação [S-P]; analisar as interações entre os alunos cegos e videntes e a maquete tátil (I); entre os alunos e os cbp (O) ; e entre os alunos e cbP mediado pela maquete, isto é, as relações [S-I], [S-O] e [S-(I)-O], a partir dos esquemas utilizados pelos os alunos; identificar as potencialidades e limitações da maquete tátil para abordar os cbP, ou seja, investigar a relação [I-O]. Essa maquete tátil é composta por peças (tabuleiro, objetos, porta-copos, fichas de EVA, colmeia e campainha) e tarefas, para explorar os cbP, do jogo Os Passeios Aleatórios do Coelhinho e da Sequência de Ensino Passeios Aleatórios do Jefferson. Os cbP envolvidos são: espaço amostral, evento simples e compostos, probabilidade de eventos simples e compostos, situação determinística, experimento aleatório, frequências esperada e observada, padrões esperados e observados. Os sujeitos dessa pesquisa serão 200 alunos cegos e videntes de turmas regulares de escolas públicas, sendo que as tarefas serão aplicadas em cinco encontros de duas horas/aula. Os dados serão coletados por meio de filmagens (áudio gravação) e fotos dos gestos, falas e ações dos alunos; bem como as suas respostas escritas. Os resultados serão analisados de forma qualitativa, utilizando utilizaremos o conceito de esquemas da TCC para investigar as respostas dos alunos, bem como as categorias de análise das interações entre os polos do modelo S.A.C.I., a saber as relações: [S-P], [S-I], [S-O], [S-(I)-O] e [I-O]. Esperamos que essa pesquisa realizada em sala de aula regular com alunos cegos e videntes na resolução de tarefas envolvendo os cbP mediados pela maquete tátil, possa propiciar condições sociais favoráveis à aprendizagem desses conceitos, de forma não discriminada, contribuindo assim para o desenvolvimento do letramento probabilístico desses aluno.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Lulu Healy - Integrante / Cláudia Borim da Silva - Integrante / Verônica Yumi Kataoka - Integrante / Mirian Godoy Penteado - Integrante / Irene Mauricio Carzola - Integrante / Aida Vita - Coordenador / Solange Hassan Ahmad Ali Ferandes - Integrante.

  • 2013 - 2018

    As estruturas multiplicativas e a formação de professores que ensinam Matemática na Bahia, Descrição: Trata-se de um projeto que visa a realização de uma pesquisa desenvolvida por meio dois estudos inter-relacionados, com o objetivo de investigar a prática dos professores no ensino das Estruturas Multiplicativas. Para tanto propõe desenvolver a pesquisa no âmbito de rede, envolvendo seis núcleos de pesquisa, a saber: Universidade Estadual de Santa Cruz (núcleo proponente), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia? Campus Vitória da Conquista (núcleo UESB-Conquista), Universidade do Estado da Bahia, Campus Senhor do Bonfim (núcleo UNEB-Bonfim), Universidade Estadual de Feira de Santana (núcleo UEFS-Feira), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (núcleo UFRB-Amargosa) e Grupo Educação Matemática em Foco (núcleo ENFoco-Salvador), cada um, por sua vez, trabalhando em parceria com pelo menos uma escola pública (de acordo com as normas do Edital, só poderão ser registrada como parceiras oficiais do projeto no máximo quatro delas, as demais atuarão como parceiras voluntárias) A pesquisa se baseia na metodologia reflexão-planejamento-ação-reflexão do professor (MAGINA 2008), a fim de promover o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem a expansão e apropriação deste campo conceitual pelos estudantes. Em última análise podemos afirmar que o objetivo geral desse projeto de pesquisa é contribuir com a socialização, divulgação e implementação da pesquisa científica em escolas públicas do Estado da Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Aparecido dos Santos - Integrante / Vera Lúcia Merlini - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Integrante / Dina da Silva Correia - Integrante / Ana Paula Perovano - Integrante / Gabriela dos Santos Barbosa - Integrante / Ana Virgínia de Almeida Luna - Integrante / Alayde ferreira dos Santos - Integrante / Gilson Bispo de Jesus - Integrante / José Walber de souza Ferreira - Integrante / Elda Vieira Tramm - Integrante / Emília Isabel Rabelo de Souza - Integrante / Antônio Cesar Nascimento Teixeira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 2

  • 2013 - 2017

    Um estudo sobre o domínio das Estruturas Multiplicativas no Ensino Fundamental, Descrição: Descrição: O presente projeto de pesquisa, proposto para ser realizado em rede, envolvendo três estados nordestinos (Bahia, Pernambuco e Ceará), tem por objetivo investigar e intervir na prática de professores do Ensino Fundamental no que tange às Estruturas Multiplicativas, baseados no modelo de formação ação-reflexão-planejamento-ação . Para atingir esse propósito, realizaremos três estudos. O Estudo 1 voltar-se-á para uma análise minuciosa da Prova Brasil, uma macroavaliação de nacional; o Estudo 2 elaborará, com base na análise do Estudo 1, um instrumento diagnóstico nos alunos das escolas parceiras no projeto. Por fim, o Estudo 3 investigará uma formação continuada com os professores, tendo por ponto de partida os resultados que seus alunos obtiveram no Estudo 2. O projeto envolverá quatro escolas parceiras por estado, sendo duas atuando nos anos iniciais e duas nos anos finais do Ensino Fundamental. As Estruturas Multiplicativas têm sido estudadas por Vergnaud (1983, 1988, 1994,2009) dentro da sua Teoria dos Campos Conceituais. Elas fazem parte de um campo que envolve diversos conceitos, tais como os de razão, 4ª proporcional, Combinação, relação um para muitos, divisão como partição, divisão como cota, entre outros. E esses conceitos podem ser trabalhados dentro de situações de proporcionalidade simples, múltiplas, comparação multiplicativa, produto de medida e pode, ainda, haver misturas entre essas situações. Focados na pesquisa colaborativa, na formação continuada e na metodologia ação-reflexão-planejamento-ação do professor, buscaremos promover o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem a apropriação e expansão deste Campo Conceitual por seus alunos. Assim, o projeto oferece como produto mais abrangente (para além das Estruturas Multiplicativas) colaborar no desenvolvimento profissional dos professores, facilitando a reflexão de suas ações, seguido pelo planejamento reflexivo de suas novas ações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Alina Galvão Spinillo - Integrante / Aparecido dos Santos - Integrante / Vera Lucia Merlini - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Coordenador / Sintria Labres Lautert - Integrante / José Aires de Castro Filho - Integrante / Claudia Roberta Araújo Gomes - Integrante / Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - Integrante / Marcilia Chagas Barreto - Integrante / Ernani Martins dos Santos - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2013 - 2017

    Uso de uma maquete tátil na aprendizagem de Probabilidade por alunos cegos e videntes, Descrição: O presente estudo objetiva investigar a aprendizagem de conceitos básicos de Probabilidade (cbP), mediada pelo uso da maquete tátil, de alunos cegos(que precisam do código Braille na escrita) e vidente (utilizam a visão). Tem-se como objetivos específicos: identificar as potencialidades do uso do material didático do tipo maquete tátil para abordar os cbP; analisar as interações entre os alunos cegos e videntes e os cbP mediadas pela maquete tátil. Essa maquete foi desenvolvida por Vita (2012) e utilizada com alunos cegos, em sala de recurso multifuncional. Essa maquete tátil é composta por tarefas de reconhecimento tátil do instrumento, tarefas da sequência de ensino Passeios Aleatórios do Jefferson (SE PAJ) e artefatos (um tabuleiro 3D, cinco formas plásticas com base retangular contendo 54 compartimentos quadrados organizados em 9 linhas e 6 colunas que denominamos por colméia; 240 cartas de 2,5 cm x 2,5 cm em emborrachado EVA com textura atoalhado e liso; e 300 brinquedos, sendo 60 bonecas, 60 ioiôs, 60 apitos, 60 anéis e 60 presilhas; duas tampas e um carrinho). A SE PAJ aborda os cbP no contexto de uma experimentação aleatória para determinar qual amigo Jefferson deve visitar, sendo que os conceitos envolvidos são: espaço amostral, eventos, probabilidade de eventos simples, diferenças entre situação determinística e experimento aleatório, estimativa de probabilidades por meio da frequência relativa, cálculo da probabilidade teórica a partir da árvore de possibilidades, análise de padrões observados e esperados; bem como a construção de tabelas e gráficos. Os sujeitos dessa pesquisa serão alunos cegos e videntes de turmas regulares do ensino médio de escolas públicas dos municípios baianos de Itabuna e de Ilhéus. Os instrumentos utilizados serão: teste diagnóstico dos ?pré-conceitos? dos alunos em relação aos cbP; tarefas de usabilidade da maquete tátil e as tarefas da SE PAJ. Salienta-se que o teste, bem como todas as tarefas serão transcritas do alfabeto convencional para o Braille. Os dados serão coletados por meio de filmagens da aplicação das tarefas; registros escritos dos alunos e audiogravação dos diálogos. Os resultados serão analisados de forma qualitativa tendo como base teórica o modelo de letramento probabilístico de Gal (2005), os níveis de resposta da taxonomia SOLO (BIGGS e COLLIS, 1991), a Abordagem Instrumental de Rabardel (1995). Esperamos que essa pesquisa realizada em sala de aula regular com alunos cegos e videntes na resolução de tarefas envolvendo os cbP mediados pela maquete tátil, possa propiciar condições sociais favoráveis à aprendizagem desses conceitos, de forma não discriminada, contribuindo assim para o desenvolvimento do letramento probabilístico desses alunos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Verônica Yumi Kataoka - Integrante / Irene Mauricio Carzola - Integrante / Aida Vita - Coordenador / Solange Hassan Ahmad Ali Ferandes - Integrante / Lulu Healy - Integrante.

  • 2012 - 2014

    O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: Quando e como se revela e se desenvolve esse raciocínio nos estudantes da Educação Básica?, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana em 27/08/2013., Descrição: Pretende-se com o presente projeto de pesquisa investigar o raciocínio combinatório de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Para tanto, serão realizados dois estudos, ambos de caráter descritivo, em que serão investigados os desempenhos, as estratégias, os tipos de raciocínios e as concepções de estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio, ao resolverem problemas que envolvem o conteúdo de Análise Combinatória. Com o primeiro estudo investigar-se-á os desempenhos e a classificação dos esquemas de resolução utilizados por estudantes da região Sul e Extremo Sul da Bahia que estejam cursando os anos acima mencionados. Serão feitas aplicações coletivas, com resolução individual, de um instrumento diagnóstico. O segundo estudo voltar-se-á a identificação das concepções e dos níveis de raciocínios que esses estudantes apresentam no que tange à Análise Combinatória. Este último estudo, visto como uma complementação do primeiro é de cunho exclusivamente qualitativo e será realizado com uma população que corresponda ao percentual de 10% do número total de participantes do primeiro estudo. O suporte teórico está pautado nos estudos realizados por Piaget (1951), no que se refere aos acontecimentos aleatórios e a ideia de combinação, com crianças, cujas idades variaram de 5 a 14 anos. A outra sustentação teórica é a Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1990; 1994; 2001), que permite explorar, minuciosamente o Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas. As situações-problema que envolvem a Análise Combinatória pertencem ao campo das Estruturas Multiplicativas, e que faz parte de um campo que envolve diversos conceitos, tais como: razão, 4ª proporcional, combinação, arranjo, permutação, relação de um para muitos, divisão como partição, divisão como cota, entre outros. Esses conceitos podem ser desenvolvidos por meio de situações de proporcionalidade simples, comparação multiplicativa, produto cartesiano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Francisco José Brabo Bezerra - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Coordenador / Alexis Martins Teixeira - Integrante / Dina da Silva Correia - Integrante / Aida Vita - Integrante / Francis Miller Barbosa Moreira - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2012 - Atual

    A investigação de formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos sob a ótica do REPARE ? refletir, planejar, agir, refletir: uma espiral dialética., Descrição: O objetivo deste projeto é estudar os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior. O foco do projeto está em desenvolver pesquisas no âmbito do bloco de conteúdo "números e operações", abordando tanto os aspectos relativos ao estudante quanto ao professor, além dos aspectos que dizem respeito a construção de ferramentas didáticas (tecnológicas, manipulativas). Por ?números e Operações? estamos contemplando, os conteúdos matemáticos desde a aritmética, passando pela álgebra e aportando nas funções, envolvendo os diversos tipos de números (números naturais, negativos, racionais e irracionais). Os objetivos específicos do Projeto é desenvolver pesquisas que enfoquem: ? Formação e desenvolvimento de conceitos; ? Investigação de diferentes metodologias de ensino; ? Elaboração e testagem de ferramentas didáticas; ? Concepção e competência nos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos Matemáticos; ? Formação, inicial e continuada, de professor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Aparecido Santos - Integrante / Vera Lucia Merlini - Integrante / Rogerio Fernando Pires - Integrante / Márcia Azevedo Campos - Integrante / Bruno Pereira Pinheiro - Integrante / Caio Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2012

    Numeros e Operações na perspectiva REPARE ? refletir, planejar, agir, refletir ? em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos., Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. O interesse particular do projeto está em desenvolver pesquisas sobre "números e operações", focando tanto os aspectos relativos ao estudante quanto ao professor e, ainda, os aspectos que dizem respeito a construção de ferramentas didáticas (tecnológicas, manipulativas). É importante esclarecer que com o campo dos ?números e Operações? estamos contemplando, os conteúdos matemáticos desde a aritmética, passando pela álgebra e aportando nas funções. Seguimos, portanto, na mesma direção do documento PCN, que explicita como pertencente ao bloco de conteúdo Números e Operações os ?diversos tipos de números (números naturais, negativos, racionais e irracionais) bem como de seus diferentes significados, à medida que deparar com situações-problema envolvendo operações ou medidas de grandezas,? (BRASIL, 1998, p. 50) . Esse documento ainda especifica conteúdos Algébricos como fazendo parte desse bloco de conteúdos ?generalizar padrões aritméticos, estabelecer relação entre duas grandezas, modelizar, resolver problemas aritmeticamente difíceis [...], representar problemas por meio de equações e inequações (diferenciando parâmetros, variáveis, incógnitas, tomando contato com fórmulas [...], a partir da generalização de padrões, bem como o estudo da variação de grandezas possibilita a exploração da noção de função? (BRASIL 1998, 0.50-51) Os objetivos específicos do Projeto é desenvolver pesquisas que enfoquem: ? Formação e desenvolvimento de conceitos; ? Investigação de diferentes metodologias de ensino; ? Elaboração e testagem de ferramentas didáticas; ? Concepção e competência na aprendizagem de conceitos Matemáticos; ? Concepção e competência no ensino de conceitos Matemáticos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Francisco José Brabo Bezerra - Integrante / Franciana Carneiro de Castro - Integrante / Ana Paula Perovano - Integrante / Rogerio Fernando Pires - Integrante / joaquim Augusto Fígaro Roque - Integrante / Fábio Meneses Costa - Integrante / Eduardo Lopes Macedo - Integrante / Gabriela dos Santos Barbosa - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 7

  • 2009 - 2012

    (Re)construção do Campo Conceitual Trigonométrico a partir da Ação-Reflexão-Planejamento-Ação, Descrição: Este projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar a prática dos professores no ensino da trigonometria, baseados no modelo de formação ?ação-reflexão-planejamento-ação? do professor, com vistas a avaliar o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem a expansão e apropriação deste Campo Conceitual pelos estudantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Luzia Pallaro - Coordenador / Vinicius Machado dos Santos - Integrante / William Vieira Gonçalves - Integrante / Demilson Benedito do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2012

    O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica, Descrição: O objetivo deste projeto é investigar sobre os processos de ensino e de aprendizagem dos conceitos elementares da Estatística. Desse ponto de visata, interessa-no investigar não apenas por meio de ações experimentais, bem como descritivas, nas quais seja possível construir um quadro sobre as competências e concepções dos alunos a partir da aplicação e análise de instrumentos diagnósticos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Sandra da Silva Santos - Integrante / Jose Francisco Bezerra - Integrante / Corina Rodrigues - Integrante / Silvana Pereira - Integrante / Aida Vita - Integrante / LIMA, Rosana Catarina - Integrante / Karina Bertocco - Integrante / Romeu Mauro dos Reis - Integrante., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 6

  • 2008 - 2011

    UM ESTUDO SOBRE O DOMÍNIO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DA BAHIA, Descrição: A presente pesquisa trata de uma proposta interinstitucional envolvendo os oito núcleos de pesquisa da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Bahia SBEM-BA: Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências - GPEMEC, que coordena a pesquisa e atua na região de Ilhéus-Itabuna; Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Núcleo de Pesquisas em Modelagem Matemática - NUPEMM; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Grupo de Estudos em Educação Matemática - GEEM em Vitória da Conquista e o Grupo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática, Cultura e Contemporaneidade em Jequié; Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Grupo Representações Sociais, Imaginário e Educação Contemporânea, do Campus VII de Senhor de Bonfim, Núcleo de Pesquisa de Barreiras, Campus IX, e de Paulo Afonso, Campus VII; e a Universidade Católica de Salvador UCSAL, EmFoco, na cidade de Salvador. E a pesquisadora colaboradora Dra. Sandra Magina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esta parceria tem como fim a consolidação dos grupos de pesquisas, dos pesquisadores e de sua produção científica. Contribuindo na busca de soluções para a construção de uma escola-cidadã. Para atingirmos esses propósitos estamos propondo dois estudos. O primeiro é uma pesquisa diagnóstica e tem como objetivo mapear os estágios de desenvolvimento do Campo Conceitual Aditivo de estudantes e seus respectivos professores, das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas do Estado da Bahia. Espera-se ter um mapeamento de 320 professores e dez mil estudantes. O segundo estudo é uma pesquisa colaborativa de formação de professores em serviço, cujo objetivo é investigar a prática dos professores no ensino das Estruturas Aditivas, propiciando a reflexão da ação, a fim de desenvolver estratégias de ensino que possibilitem a expansão e apropriação deste Campo Conceitual pelos estudantes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Coordenador / Alexis Martins Teixeira - Integrante / Dina da Silva Correia - Integrante / Ana Virginia de Almeida Luna - Integrante / Maria Celeste Souza de Castro - Integrante.

  • 2008 - 2010

    (Re)Significar as Estruturas Multiplicativas a partir da Formação ?Ação-Reflexão-Planejamento-Ação? do Professor, Descrição: Este projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar a prática dos professores no ensino das Estruturas Multiplicativas, baseados no modelo de formação ?ação-reflexão-planejamento-ação? do professor, com vistas a avaliar o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem a expansão e apropriação deste Campo Conceitual pelos estudantes. Como segundo objetivo, não menos importante, pretendemos construir um panorama amplo, que permita uma visão integral e detalhada, dos desempenhos e estratégias de alunos do Ensino Fundamental a cerca quatro operações básicas, propostas dentro do bloco de conteúdo ?Números e Operações? contido no documento dos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN). Tal objetivo, na verdade, será atingido a partir da intersecção dos resultados obtidos no presente projeto com aqueles encontrados no projeto ?(Re)significar as estruturas aditivas a partir da ação-reflexão-planejamento-ação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Aparecido dos Santos - Integrante / Vera Lucia Merlini - Integrante / Gabriela S. Barbosa - Integrante / Maria José Ferreira da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

  • 2008 - 2010

    Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico - AVALE, Descrição: Descrição: O objetivo é o desenvolvimento de um ambiente computacional virtual interativo voltado para o ensino e aprendizagem de Probabilidade e Estatística (PE)para a Educação Básica no Estado da Bahia, baseado na web, inteiramente baseado em ambientes computacionais de código aberto (open-source). Os conteúdos de PE a serem trabalhados no AVALE estarão pautados nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, definidos pelo Ministério de Educação MEC (BRASIL, 1997, 1998, 2002 e 2006), levando em consideração sua estreita relação com os conteúdos da própria Matemática, que lhe dão suporte, bem como a necessária interdisciplinaridade com as outras ciências. Nesse sentido, os conteúdos conceituais e procedimentais de Estatística serão apresentados através de temas transversais, na perspectiva do Letramento Estatístico de Gal (2002) e Watson e Callingham (2003), isto é, a Estatística deve possibilitar a formação para a cidadania, desenvolvendo a capacidade da leitura das informações estatísticas que permeiam o mundo moderno, mobilizando os conteúdos escolares para a solução dos problemas cotidianos; bem como da perspectiva da pesquisa científica de Rumsey (2002), isto é, a coleta e descrição de dados serão norteados por questões de pesquisa, buscando evidências empíricas necessárias para a validação dessas questões. O AVALE será construído e validado por três equipes multidisciplinares. A primeira formada por Estatísticos e Ciência da Computação (ECC); a segunda, por Educadores Estatísticos (EE) e, a terceira, por Professores Colaboradores (PC) das escolas públicas da Educação Básica da Bahia, trabalhando de forma colaborativa. Receberá, adicionalmente, a colaboração de pesquisadores colaboradores internacionais (PCI). A equipe ECC será responsável pelo desenvolvimento computacional do AVALE, a equipe EE será responsável pela definição e formato do conteúdo, validação e implementação nas escolas, isto é, fará a ponte entre a sala de aula e a equipe ECC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Cazorla, Irene - Integrante / José Cláudio Faria - Coordenador / Cláudia Borim da Silva - Integrante / Verônica Yumi Kataoka - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    REPARE ? refletir, planejar, agir, refletir ? em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos., Descrição: Este grupo de pesquisa tem por objetivo investigar os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. O interesse particular do grupo centra-se em pesquisas sobre números e operações (estruturas aditiva e multiplicativa) e sobre a Tecnologia da Informação, estudando tanto os aspectos relativos ao aluno quanto ao professor e, ainda, os aspectos que dizem respeito às ferramentas de ensino (tecnológicas, manipulativas e didáticas). Dentro dessas duas áreas de interesse, o grupo tem por objetivos específicos, desenvolver pesquisas que enfoquem: ? Formação e desenvolvimento de conceitos; ? Investigação de diferentes metodologias de ensino; ? Elaboração e testagem de ferramentas de ensino; ? Crença, concepção e competência na aprendizagem de conceitos; ? Crença, concepção e competência no ensino de conceitos. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Francisco José Brabo Bezerra - Integrante / Aparecido dos Santos - Integrante / Vera Lúcia Merlini - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Integrante / Josefa Sônia Pereira da Fonseca - Integrante / Cazorla, Irene - Integrante / Sonia Vasquez - Integrante / Pierina Zanocco - Integrante / Gabriela S. Barbosa - Integrante / Otávio Y. Yamanaya - Integrante., Número de orientações: 6

  • 2006 - 2011

    A MATEMÁTICA ESCOLAR: CONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO SABER MATEMÁTICO, Descrição: O projeto de pesquisa ora apresentado é fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e no quadro teórico desenvolvido por Nunes no que se refere às operações multiplicação e divisão. A equipe de pesquisadores é constituída por professores do pós-graduação em Educação Matemática da PUCSP e do pós-graduação em Educação da UFPE (que já desenvolvem pesquisas conjuntas no âmbito do programa de cooperação científica da Capes), além de contar com a colaboração de professores da UESC-BA. Tem como objetivo geral analisar a origem e desenvolvimento dos conceitos envolvidos no campo conceitual multiplicativo, em particular nas operações multiplicação e divisão. Os objetivos específicos são os que se seguem: realizar estudos diagnósticos, com alunos do Ensino Fundamental, para identificar suas competências em lidar com as diversas situações envolvendo as operações multiplicação e divisão; oferecer ao professor instrumentos para avaliação do aluno quanto ao seu desenvolvimento na compreensão dessas operações; realizar intervenções de ensino com situações problema da multiplicação e divisão com o objetivo de favorecer a compreensão dos alunos do Ensino Fundamental sobre os invariantes pertencentes a este campo. Trata-se de uma pesquisa experimental, cujos dados serão tratados qualitativamente e quantitativamente. Será desenvolvido em quatro etapas, a saber: estudo diagnóstico - aplicação de um teste constituído de 12 questões para aproximadamente 600 crianças do Ensino Fundamental da rede pública; intervenção; análise de intervenção; discussão de resultados e redação de artigos. Espera-se como resultados: a produção e divulgação de documentos visando contribuir para o trabalho pedagógico do professor no campo das estruturas multiplicativas; a proposição de situações de intervenção específicas sobre multiplicação e divisão que favoreçam a compreensão e ampliação do conhecimento dos alunos sobre este campo conceitual; elaboração de material sobre estruturas mult. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Tânia Maria Mendonça Campos - Coordenador / Lulu Healy - Integrante / Ruy Cesar Pietropaolo - Integrante / Jorje Tarcísio da Rocha Falcão - Integrante / Lícia Maia - Integrante / Alina Galvão Spinillo - Integrante / Paula Moreira Baltar Bellemain - Integrante / Verônica Gitirana Gomes Ferreira - Integrante / Raquel Factori Canova - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Integrante / Ana Coêlho Vieira Selva - Integrante / Gilda Guimarães - Integrante / Paulo Figueiredo - Integrante / Irene Carzola - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    O papel da Representação Gráfica na Formação do Administrador: Uma intervenção de ensino, Descrição: O presente projeto tem por objetivo avaliar uma proposta de ensino para trabalhar com manipulação e interpretação de gráficos com alunos do curso de Administração. O Projeto foi elaborado a partir dos resultados obtidos no projeto "manipulação de Dados e Interpretação Gráfica: o comportamento de graduandos e graduados em Administração diante dessa Representação", o qual apontou que alunos do curso de Administração apresentavam dificuldades em interpretar gráficos de coluna simples e de utilizar conceitos elementares estatísticos, tais como 'media artimentica simples. A pesquisa centrar-se-á em uma intervenção de ensino com vistas a discutir com os alunos apenas os conteúdos que compõem o chamando "letramento" estatístico. A verificação de efeito da intervenção será medida por meio de pré e pós-testes. Palavras-chaves: Interpretação gráfica, "letramento" estatístico, intervenção de ensino, Ensino Superior, curso de Administração. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Getúlio Nunes de Souza - Coordenador / Adriana Gomes de Freitas - Integrante., Financiador(es): faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    A Formação, Desenvolvimento e Ensino do Conceito de Frações nos Níveis Fundamental, Médio e Superior, Descrição: Trata-se de um projeto de cooperação internacional, envolvendo o Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e o Psychology Department Child Learning da Oxford Brookes University. Os objetivos do projeto são criar um instrumento de diagnóstico da compreensão de frações adaptado à realidade brasileira, abrangendo os níveis de ensino fundamental, médio e superior, e desenvolver e avaliar um programa de intervenção para melhoria do ensino e aprendizagem do ensino de frações. O trabalho será de natureza comparativa, analisando dados obtidos na Inglaterra e no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Terezinha Nunes - Integrante / Peter Bryant - Integrante / Tania Maria Mendonça Campos - Integrante / Aparecido dos Santos - Integrante / Alécio Damico - Integrante / Leonel Moutinho - Integrante / Wilson Rodrigues - Integrante / Angélica Silva - Integrante / Vera Lucia Merlini - Integrante / Raquel Canova - Integrante., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 8

  • 2004 - 2005

    A Monografia e a interdisciplinaridade: da teoria à prática, Descrição: Esta pesquisa está inserida dentro da linha de pesquisa multidisciplinar "Aprendizagem e Desenvolvimento de Práticas Administrativas" e faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado "O Desenvolvimento de Práticas Administrativas e a Interdisciplinaridade no Trabalho de Conclusão de Curso". O objetivo desta pesquisa é investigar o grau de interdisciplinaridade existente nas monografias de conclusão de na graduação em Administração em São Paulo. Para tanto são analisadas 45 monografias elaboradas por alunos concluintes do curso de Administração de três IES particulares da cidade de São Paulo. O estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: Qual o grau de interdisciplinaridade existente nas monografias de conclusão de curso de graduação em Administração de Empresas?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Getúlio Nunes de Souza - Integrante / Marcos Cordeiro Pires - Integrante / Adriana Gomes de Freitas - Coordenador / Mauro Maia Laruccia - Integrante., Financiador(es): faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - 2007

    A Formação de Conceitos de Números e Operações nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Descrição: Este projeto de pesquisa encontra-se inserido dentro do Projeto Temático "O PENSAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: formação de núcleos de ensino-aprendizagem e pesquisa". Justifica-se pela necessidade de se trabalhar com uma classificação de estruturas aditivas e multiplicativas que seja capaz de ajudar tanto os professores - no diagnóstico, na interpretação dos processos usados por seus alunos ao resolverem problemas de adição e subtração, e na compreensão das dificuldades que esses alunos encontram - quanto os alunos - na formação e desenvolvimento dos campos conceituais aditivo e multiplicativo. Tem por objetivo inicialmente elaborar e aplicar instrumentos diagnósticos que permitam traçar perfis precisos sobre as duas populações acima referidas e, num segundo momento, desenvolver estudos intervencionistas capazes de promover mudanças qualitativas no processo ensino aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Tânia Maria Mendonça Campos - Integrante / Ubiratan Barros Arrais - Integrante / Maria da Conceição Malaspina - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Integrante., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1

  • 2003 - 2004

    Manipulação de Dados & Interpretação Gráfica: o comportamento de Graduandos e Graduados em Administração diante dessa Representação, Descrição: Descrição: Trata-se de um projeto multidisciplinar desenvolvido por professores doutores contratados pela FAESP, os quais vem se constituindo um grupo de pesquisa, o qual vem sendo desenvolvido dentro da linha de pesquisa "Aprendizagem e Desenvolvimento de Práticas Administrativas. O objetivo do projeto é Investigar estratégias construídas pelos estudantes para interpretar as informações através de diferentes representações de um banco de dados. Para tanto o projeto será desenvolvido em duas etapas, a saber: Etapa 1: realização de um estudo diagnóstico piloto, aplicado em alunos ingressantes no curso de Administração, para levantar as primeiras hipóteses. Etapa 2. Depuração do instrumento diagnóstico do estudo piloto e construção, aplicação e análise de um segundo instrumento diagnóstico, este já inserido no estudo principal. A população alvo esse instrumento também será os alunos ingressantes no curso de Administração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Getúlio Nunes de Souza - Integrante / Marcos Cordeiro Pires - Integrante., Financiador(es): faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2002

    Integração Do Computador Nas Aulas De Matemática Do Ensino Fundamental: Formação E Desenvolvimento De Um Núcleo Ensino-Pesquisa, Descrição: O presente projeto teve por objetivo a criação e desenvolvimento de um núcleo de pesquisas e ensino-aprendizagem, construído a partir da parceria universidade-escola, o qual foi montado no espaço físico da escola EEPG Marina Cintra. A meta do projeto foi buscar a integração do computador como ferramenta poderosa nas aulas de Matemática. Para tanto o núcleo pretendeu ser um espaço aberto para formação de professores e alunos, atuando através de oficinas, seminários, grupos de estudos, produção de material didático e na realização de pesquisas, sendo sua prioridade pesquisas voltada para os dois ciclos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto almejou responder a 3 questões de pesquisa principais, quais Foram: 1. Que suportes são necessários para que os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental integrem o computador em suas aulas de Matemática? 2. Quais são os fatores que interferem na formação de conceitos geométricos e estatísticos ? tanto dos professores quanto de seus alunos? E qual o papel do computador durante a formação? 3. Como disseminar os resultados obtidos na escola embrião do núcleo de maneira a atingir outras instituições A metodologia utilizada foi a de ação-reflexão-ação e foram utilizados tanto os critérios de avaliação quantitativos (testes diagnósticos) quanto qualitativos (entrevista, estudo de caso). O projeto obteve dados suficientes para responder primeira questão, tanto no que tange a formação dos professores quanto dos alunos. A segunda questão ficou comprometida na parte de Geometria, no que tange a formação dos alunos, o que implicou em resposta parcial. A terceira questão de pesquisa foi discutida a luz da parceria universidade-escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Nielce lobo da Costa - Integrante / Lulu Healy - Integrante / Ruy Pietropaolo - Integrante / Sandra da Silva Santos - Integrante / Ana Paula Jahn - Integrante / Rosana Catarina Rodrigues de Lima - Integrante / Lilian da Silva Moreira - Integrante / Nair Mazzola - Integrante / Cristiane Baldini - Integrante / Marcia Cristina Chagas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 1

  • 1998 - 2000

    Interpretação de gráficos e diagramas em ambiente computacional de manipulação de dados, Descrição: Este projeto propôs investigar as estratégias utilizadas e constuídas pelos estudantes na interpretação de gráficos e diagramas ao explorarem um banco de dados em ambiente computacional. A investigação levou em conta duas linhas de pesquisas: uma que argumenta que pessoas mesmo sem conhecimento escolar interpretam gráficos a partir de dados do cotidiano e outra que argumenta que a interpretação gráfico pressupõe o entendimento do sistema de representação gráfica. Buscamos entender as estratégias geradas pelos estudantes dada a familiarização com os dados gerados a partir da manipulação de dados em programas computacionais. O estudo foi experimentado sob duas metodologias, na forma de estudo de caso, trabalhando com pares de estudantes: uma realizado em laboratório pelo grupo da UFPE, e outra simulando uma intervenção em sala de aula, realizada pelo grupo da PUC/SP. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Sandra da Silva Santos - Integrante / Veronica Gitirana Gomes Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 1995 - 1999

    Computador e Educação Matemática, Descrição: O projeto de cooperação internacional entre a PUC/SP e as instituições inglesas teve por objetivos gerais viabilizar o intercâmbio entre pesquisadores dos dois paises no sentido de permitir o desenvolvimento de projetos interintitucionais de pesquisas conjuntas. Sob essa ótica, os objetivos específicos do projeto foram: . Organizar um programa integral de visitas cooperativas entre os membros das três instituições para conduzir seminários e programas de treinamentos, visando a valorização intelectual dos membros participantes; . Implementar fluxo constante de pesquisa conjunta que possibilite, conforme o caso, a utilização econômica comum dos resultados científicos e tecnológicos; . Estreitar o relacionamento interinstitucional nacional e internacional através de publicações conjuntas e programas de Pós-Doutoramento;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Terezinha Nunes - Integrante / Peter Bryant - Integrante / Celia Hoyles - Integrante / Lulu Healy - Integrante / Richard Noss - Integrante / Tania Maria Mendoça Campos - Coordenador / Cristina Maranhão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação / Conselho Britânico - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    A Estatística na escola básica: inovações para a sala de aula, Descrição: O presente projeto, classificado como de desenvolvimento, é uma variante de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado "O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na Escola Básica". Ele se encontra circunscrito na linha de atuação "Ações de difusão da Educação Matemática para professores e alunos da educação básica". Esta, por sua vez, relaciona-se com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores". O projeto tem por objetivo elaborar intervenções de ensino que auxiliem na introdução dos conceitos elementares da Estatística. Seu foco é a sala de aula do ensino básico. Para tanto, as intervenções de ensino voltar-se-ão tanto para o estudante, como para o professor. A meta do projeto é elaborar sequências de ensinos que possam ser testadas tanto na sala de aula -- quando esta for desenvolvida pensando no estudante -- quanto em cursos de formação em serviço -- quando o foco for o professor. Dessa forma, entendemos que os produtos oriundos desse projeto estarão efetivamente vinculados à sala de aula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos conteúdos estatísticos que são trabalhos nos ensinos fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / eDGARD dIAS DA sILVA - Integrante / Adriana Pagan - Integrante / LEITE, Ana Paula - Integrante / Paulo Avelino dos Santos - Integrante / Claudio Monteiro Veras - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Menção honrosa (como orientadora) na edição 2011 melhor tese, CAPES.

2001

Supervisão do Melhor Trabalho (Ciências Humanas- Educação), 10o Encontro de Iniciação Científica PIBIC-CEPE (PUC-SP).

1999

Orientação do trabalho que recebeu Menção Honrosa, VIII Encontro de Iniciação Científica PIBIC-CEPE (PUC-SP).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciencias Exatas e Tecnológicas. , Rodovia Jorge Amado, Km 16, Salobrinho, 45662900 - Ilhéus, BA - Brasil, Telefone: (73) 36805303

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual de Santa Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2014

    Universidade Estadual de Santa Cruz

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2011

    Universidade Estadual de Santa Cruz

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaboradora Campos Conceituais, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Tive a primeira relação com a UESC no período entre 2008-2012, por meio do projeto AVALE no qual era colaboradora e, ainda, entre 2008 e 2011 no projeto de pesquisa sobre as Estruturas Aditivas, no qual também fui colaboradora. Com a recente abertura do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática dessa instituição, fui convidada a vir integrar o grupo com vistas a contribuir para a sua consolidação.

  • 2008 - 2010

    Universidade Estadual de Santa Cruz

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora-colaboradora em Educação Estatís, Carga horária: 5

    Atividades

    • 04/2014 - 12/2017

      Direção e administração, Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Conselheira.

    • 04/2014 - 12/2017

      Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM.,Atividade realizada, Coordenadora.

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

    • 08/2013 - 12/2014

      Ensino, Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Educação Matemática

    • 03/2014 - 06/2014

      Ensino, Mestrado Profissional em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Pedagógica em Educação Matemática

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa no Ensino da Matemática I, Didática da Matemática

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem, Metodologia da Pesquisa em Educação Matemática

    • 02/2013 - 07/2013

      Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Matemática

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Matemática, Pesquisa 1

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 2012 - 2014

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Tempo referente ao período de licença sem vencimentos

  • 1994 - 2014

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Licença sem vencimentos entre o 2o semestre de 2012 até final do 1o semestre de 2014

    Atividades

    • 08/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, .,Linhas de pesquisa

    • 08/1994 - 07/2012

      Ensino, Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Cognitivos da Educação Matemática, Seminários longitudinais: Tendências da Educação Matemática, Teorias da Aprendizagem

    • 08/1994 - 12/2011

      Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento, Ciência e Cidadania, Educação Matemática II, Educação Matemática III, Informática na Educação Matemática, Introdução à Computação

    • 08/1999 - 12/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, Departamento de Matemática.

    • 07/1995 - 06/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, Departamento de Matemática.

    • 03/1995 - 02/1997

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, Departamento de Matemática.

  • 2004 - 2012

    Faculdade Campos Elíseos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestora de Pós-Graduação e Pesquisa e docente, Carga horária: 10

    Outras informações:
    A Faculdade Campoes Elíseos ? FCE ? é a antiga Faculdade de Administração de empresas do Estado de São Paulo, a qual a partir de dezembro de 2004 mudou o nome para FCE. Portanto, continuo exercendo na FCE as minhas antigas funções de gestora de pós-graduação e pesquisa, sendo a coordenadora do NUPECA (Núcleo de Pesquisa no Ensino da Ciência da Administração). Faço ainda parte do corpo docente da graduação, já tendo ministrado as disciplinas "Introdução ao Pensamento Cientifico I e II". Sou editora responsável pelo periódico "Revista de Administração da FAESP.IPCA ? RAFI ? ISSN 1678-6289, a qual teve seu primeiro número publicado em abril/maio de 2003, com regularidade anual. A partir de 2008 a RAFI passou a ser publicada on-line ? ISSN 1981-5840 ? com periodicidade semestral.

  • 2004 - 2011

    Faculdade Campos Elíseos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do NUPECA, Carga horária: 5

    Outras informações:
    O Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciencia da Administração -- NUPECA -- existe desde 2001, quando a Faculdade Campos Elíseos (FCE) chamava-se FAESP. Dessa forma sou coordenadora desse núcleo desde a sua criação.

  • 2001 - 2004

    FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Parcial, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Sou Gestora de pós-graduação e pesquisa e também coordenadora do NUPECA. Faço parte do corpo docente da graduação, já tendo ministrado as disciplinas "Introdução ao Pensamento Cientifico I e II". Sou editora responsável pelo periódico "Revista de Administração da FAESP.IPCA -- RAFI -- ISSN 1678-6289, a qual teve seu primeiro número publicado em abril/maio de 2003, cuja regularidade é anual.

    Atividades

    • 03/2003 - 02/2005

      Ensino, Gestão Previdenciária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa

    • 02/2004 - 12/2004

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Pensamento Científico

    • 01/2002 - 11/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Pos-Graduação, .,Linhas de pesquisa

  • 2007 - 2007

    Universidade Bandeirante de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

  • 2009 - 2012

    Faculdade São Luís de França

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Educacional e Professora de Pós-gr, Carga horária: 15

  • 2009 - 2012

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora, Carga horária: 5