Mailsa Carla Pinto Passos

Possui Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999); Doutorado em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (2004). É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Vice-coordenadora do Laboratório Educação e Imagem, da Faculdade de Educação da UERJ e PROCIENTISTA UERJ, Esteve como Cientista do Nosso Estado da FAPERJ de 2014 a julho de 2018; Esteve como Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ de 2009 a 2014. É membro do Comitê Científico do GT 21 da ANPED. Tem experiência na área da linguagem; currículo e cotidiano; estudos culturais e educação, com ênfase nos repertórios culturais da afrodiáspora. Dedica-se também nas pesquisas que desenvolve à produção de audiovisual. Em 2010, dirigiu e produziu, junto com o grupo que coordena, o vídeo-documentário MAGDALENA SANTOS, A IMAGINAÇÃO TAMBÉM É MINHA, realizado com a artista plástica, empregada doméstica aposentada, Magdalena Santos; em 2013 realizou EUNICE E FABRICE, com narrativas de estudantes estrangeiros africanos e latinoamericanos da pós-graduação em Educação da UERJ; em 2014, DIABOLIN, Costureiras que narra o cotidiano de um artista popular de rua; em 2018, o filme de curta-metragem Costureiras. É membro do conselho editorial da Revista Teias e da Revista da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2000 - 2004

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O jongo, o jogo, a ONG: Um estudo etnográfico sobre a transmissão da prática cultural do jongo em dois grupos do Rio de Janeiro
Orientador: Tania Dauster
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: cultura popular e educação; educação; Transmissão cultural e educação; infância; socialização.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1996 - 1999

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A leitura como prática cotidiana - histórias de leitura de educadores populares,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Nilda Guimarães Alves
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: educação; leitura; formação de leitores; formação de professores.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Português-Literaturas

1981 - 1985

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2005 - 2006

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, I. B. ; PASSOS, Mailsa Carla . IX Seminário Interancional As Redes Educativas e as Tecnologias. 2017. (Congresso).

PASSOS, Mailsa Carla ; OLIVEIRA, I. B. ; SOARES, M. C. S. ; SANTOS, E. ; PEREIRA, R. M. R. . VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação. 2015. (Congresso).

PASSOS, Mailsa Carla ; OLIVEIRA, I. B. . VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e subversões na atualidade. 2013. (Congresso).

PASSOS, Mailsa Carla . 36a Reunião Nacional da ANPED. 2013. (Congresso).

PASSOS, Mailsa Carla ; ESTEBAN, M. T. ; GARCIA, R. L. . IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre diálogos. 2012. (Congresso).

PASSOS, Mailsa Carla . 34a Reunião Anual da ANPED. 2011. (Congresso).

PASSOS, Mailsa Carla ; CARVALHO, C. R. . Imagens da Afrodiáspora: memórias pintadas, memórias narradas. 2010. (Exposição).

ALVES, N. G. ; PASSOS, Mailsa Carla ; OLIVEIRA, I. B. ; PEREIRA, R. R. . V Seminário Internacional As Redes de Conhecimentos e as Tecnologias: os outros como legítimo OUTRO. 2009. (Congresso).

PASSOS, Mailsa Carla . IV Seminário Internacional "As Redes de conhecimentos e tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura". 2007. (Congresso).

PASSOS, Mailsa Carla . Universidade Livre de Petrópolis - Fórum de debates. 2001. (Outro).

PASSOS, Mailsa Carla . IV Seminário de Educação do curso de Pedgogia da FESO. 2001. (Outro).

PASSOS, Mailsa Carla . II Encontro de Leitura e Escrita de Petrópolis - a formação do professor leitor e escritor. 1999. (Congresso).

PASSOS, Mailsa Carla . I Encontro de Leitura e EScrita de Petrópolis - As relações entre leitura, escrita e cidadania. 1998. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1a Conferência Internacional de Educação e Psicologia. Estudos do Cotidiano: Reflexões sobre Educação e Descolonização. 2018. (Congresso).

Jornadas Científicas Estudantis.Educação e descolonização: Reflexões sobre o Cotidiano. 2018. (Encontro).

Seminário das Galés às Galerias: reflexões sobre as relações raciais nas artes visuais. Olhares sobre protagonismos e representções do negro. 2018. (Congresso).

V CONGEAFRO V Congresso sobre Gênero, Educação e Afrodescendência: justiças social e epistêmica na Década dos Povos Afrodescendentes,. AFRODESCENÊNCIA: justiças social e epistêmica na Década dos Povos Afrodescendentes.. 2018. (Congresso).

VIII Seminário Internacional Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão clu.O estudos étnico-raciais, de gênero e dos ;povos indígenas: outros currículos e epistemologias.. 2018. (Seminário).

IV CONGEAFRO. Educação e decolonialidade. 2017. (Congresso).

Colóquio sobre Pesquisa e Educação.Repertórios Culturais de Aforbrasileiros: para uma Pedagogia do Encontro. 2015. (Seminário).

Um dedo de prosa - IPHAN.Artes do fazer: cotidiano, justiça cognitiva e a pesquisa em Educação. 2014. (Oficina).

34a Reunião Nacional da ANPED. Sessão de Trabalhos do GT 21 da ANPED. 2013. (Congresso).

Seminário Pretos Novos e Novos Pretos.Pensando as relações raciais na escola. 2013. (Seminário).

Seminário Pretos Novos e Novos Pretos.Pensar raça/etnia na escola. 2013. (Seminário).

1o ENAPE - Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação. Comunidades de formação e cidadania. 2012. (Congresso).

35a Reunião da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. Sobre maçãs e sobre mangas: notas de um pesquisa em diálogo com crianças afro-brasileiras e com a literatura. 2012. (Congresso).

ENDIPE Encontro Nacional de Ditática e Prática de Ensino. REDISCUTINDO A DIVERSIDADE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES BAKHTINIANAS. 2012. (Congresso).

VII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil - A literatura e o ensino.Projetos de promoção de leitura. 2012. (Seminário).

XXVIII Congresso EStadual e XIII Congresso Estatutário. Gestão Democrática e Ecologia de Saberes. 2012. (Congresso).

10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anpedinha. Diálogos com a afrodiáspora: culturas, identidades e práticas cotidianas. 2011. (Congresso).

34a Reunião Anual da ANPED. Mini-Curso "Arte e Conhecimento da afrodiáspora". 2011. (Congresso).

XVII CONGRESO INTERNACIONAL DEL INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR INTERCULTURAL COMMUNICATION STUDIES: NOSOTROS Y LOS OTROS EN LA COMUNICACIÓN INTERCULTURAL. El encuentro como metodología en una investigación acerca de la afro-diáspora. 2011. (Congresso).

XXVIII Congresso Estadual e XIII Congresso Estatutário "Educação não é mercadoria. Gestão Democrática e Educação. 2011. (Congresso).

Circulando saberes: diálogos entre a graduação e a pós-graduação.Relações étnico-raciais e educação: na fronteira da diferença. 2010. (Outra).

Debates sobre Relações Raciais no Brasil.Mulheres Negras. 2010. (Seminário).

IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares - Diferença nas Políticas de Currículo. Peneiras, palavras e um São Benedito: práticas da diáspora como experiências narráveis. 2009. (Congresso).

Séminaire de recherche/ Axe 2/Laboratoire CIVIIC.Présentation de la recherche. 2009. (Seminário).

Mesa Redonda: "Conhecimento e Ciência: produção e socialização do conhecimento"."Conhecimento e Ciência: produção e socialização do conhecimento". 2008. (Encontro).

XIV ENDIPE -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.O escultor e a narradora: conversas cotidianas sobre memórias e práticas. 2008. (Encontro).

II Curso de Extensão História e Cultura Negra.Produção de Material Didático. 2007. (Outra).

II Curso de EXtensão História e Cultura Negra - II Programa de Formação e Permanência de Afro-brasileiros na UERJ - NEAB UERJ.A produção de Material didático sobre a História e a Cultura Negra. 2007. (Encontro).

II SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DA UFFRRJ - Seropédica.Populações afro-descendentes: identidades. 2007. (Seminário).

IV Seminário Internacioal As Redes de Conhecimentos e a tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura.Três narrativas da memória afro-brasileira: o cotidiano de uma pesquisa. 2007. (Seminário).

29ª ANPED - Educação, cultura e conhecimento na contemporaneidade. Cultura material, cotidianos e práticas culturais afro-brasileiras em diversos espaços educativos, dentro e fora da escola: discutindo as cotas e trazendo perguntas. 2006. (Congresso).

29ª Reunião da ANPED - Educação, Cultura e Conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromisso. Aprendi no Pé da Érica: diálogos, negociações e transformações de uma prática cultural. 2006. (Congresso).

Conciência Negra - Zumbi - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Investigando nossa africanidade. 2006. (Seminário).

ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Livros, leitura e mídia: trajetórias de pesquisa - XIII ENDIPE. 2006. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Atualização Identitária e Memória Cultural em Procssos Curriculares na Formação de Professoras. 2006. (Congresso).

Semana da Consciência Negra - SESC/ Petrópolis.O jongo como prática educativa. 2006. (Outra).

VII Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares. Narrativas da diáspora, cultura e conhecimento nas/das práticas religiosas afro-brasileiras: uma leitura do livro. 2006. (Congresso).

Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre diálogosPesquisa, percurso e percalços: duas ou três palavras sobre o trabalho de campo. Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre diálogos. 2005. (Congresso).

Sobre encontros e negociações: aprendendo a jogar, aprendendo a jongar.III Seminário Internacional - As redes de conhecimento e a tecnologia: professores/professoras, textos imagens e sons. 2005. (Seminário).

Fórum de Educação de Jovens e Adultos.Mesa Redonda: Questões atuais na Educação de Jovens e Adultos. 2004. (Encontro).

I Seminário de Pós-graduandos em Educação da PUC-Rio - A construção do objeto de pesquisa em debate.I Seminário de Pós-graduandos em Educação da PUC-Rio - A construção do objeto de pesquisa em debate. 2003. (Seminário).

1ª Bienal do livro da Região Serrana.1ª Bienal do livro da Região Serrana. 2002. (Encontro).

Caminhos do Pensamento - Horizontes da memória.Caminhos do Pensamento - Horizontes da memória. 2002. (Seminário).

Fórum de debates - Universidade Livre de Petrópolis.Mesa Redonda do Fórum de debates - Universidade Livre de Petrópolis. 2001. (Outra).

Professoras Serranas: trajetória nas construção da autoria e da autonomia.10 Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2000. (Encontro).

IIIHistória de Leitura de Educadores e prática pedagógica.Encontro de Leitura e escrita da Secretaria Municipal de Angra dos Reis - Encontros Estaduais do PROLER. 1999. (Encontro).

Ver televisão é ler?. 12 COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 1999. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Tânia da Costa Gouveia

LIMA, A. G. F.; REIS, G. R. F. S.;PASSOS, Mailsa Carla. Encontros com a docência: diálogos e narrativas na negociação de sentidos das práticas cotidianas". 2019. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raíza Moreira Martins Venas

PEREIRA, R. M. R.; SANTOS, N. A. S.;PASSOS, Mailsa Carla. Tem criança na roda: percepções da infância nas rodas de samba. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Bruno Souza Norbert

Nercolini, Marildo JOSÉ; Enne, Ana Lucia Silva;PASSOS, Mailsa Carla. A escola como (entre) lugar de sujeitos e deslocamento: trajetórias, ruídos e possibilidades. 2018. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana Lima da Mota

PASSOS, Mailsa Carla; ARAUJO, M. S.. Deixa a gira girar: rodas de conversas e processos identitários de mulheres negras em diferentes espaços de formação. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Teresa Cristina Salles Santos

CARVALHO, C. R.; TEIXEIRA JUNIOR, J. C.;PASSOS, Mailsa Carla. Educação quilombola e contemporaneidade: um estudo em diálogo com a Escola Municipal do Quilombo do Campinho. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Paulina de Almeida Martins Miceli

AQUINO, L. L.; MOTTA, F. M. N.;PASSOS, Mailsa Carla. Negritude nas práticas pedagógicas da EEI-UFRJ Estudo das relações etnico-raciais na Escola de Educação Infantil da UFRJ.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Paulina de Almeida Martins Miceli

AQUINO, L. L.; MOTTA, F. M. N.;PASSOS, Mailsa Carla. Negritude nas práticas pedagógicas da EEI-UFRJ. Estudos das relações etnico-raciais na Escola de Educação Infantil da UFRJ. 2017.

Aluno: Adilson Alves Santos

PEREIRA, J. V.;PASSOS, Mailsa Carla; CUPOLILLO, A. V.. João da Cruz e sousa e outras narrativas sobre o racismo brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Castanheira de Freitas

CAPUTO, S. G.; ARAUJO, Cinthia Monteiro de;PASSOS, Mailsa Carla. Mostra sobre diversidade religiosa: frestas e sementes em uma escola da Zona Norte do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Nelson Santiago

SOARES, M. C. S.; FONSECA, J. B.;PASSOS, Mailsa Carla. Tramas entre Educação, Teoria Queer e Cinema: um diálogo com os filmes Febre do rato e Tatuagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Luiz Eduardo Espindola de Souza

GABRIEL, C. T.; LEITE, M. S.;PASSOS, Mailsa Carla. Afirmações e silenciamentos sobre a temática racial no ENEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Roberto da Costa Joaquim Chaua

PASSOS, Mailsa Carla; LEITE, M. S.; BOAKARI, F. M.; CARVALHO, C. R.. Ritos de iniciação como espaçostempos de produção de conhecimentos: narrativas e diálogos em Nampula - Moçambique. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Érika Jennifer Honório Pereira

VASCONCELLOS, V. M. R.;PASSOS, Mailsa Carla; PEREIRA, M. J. J. S.. Tia, existe flor preta? - Educara para as relações etnico-raciais. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Geoésley José Negreiros Mendes

PASSOS, Mailsa Carla; CARVALHO, C. R.; PEREIRA, R. M. R.. Nakirigrafias como potencializadoras de compreensão da escola em/a partir de Guiné Conacri/África. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Marcos Eduardo da Silva Leandro

PASSOS, Mailsa Carla; CAPUTO, S. G.; PEREIRA, J. V.. "Trinta anos do Ilê Omiojuaró: arte, educação e ativismo nas redes de Mãe Beata de Yemonjá. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Catia Maria Souza de Vasconcelos

PAIVA, J.;PASSOS, Mailsa Carla; FAVERO, O.. Professores de EJA e museus: percepções, usos e desusos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Danielle Tudes Pereira Silva

PASSOS, Mailsa Carla; SILVA, R. T.; OLIVEIRA, I. B.. Relações etnico-raciais no cotidiano escolar: o mesmo e o outro da afrodiáspora. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Fernanda de Azevedo Milanez

PEREIRA, R. M. R.;PASSOS, Mailsa Carla; GIRARDELLO, G. E. P.. Abrindo os microfones: revisitando a experiência de um programa radiofônico infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: SènakponFabrice Fidéle Kpholo

OLIVEIRA, I. B.; Müller, Tania Mara Pedroso;PASSOS, Mailsa Carla. Factores demográficos e socioculturais da evasão escolar: o caso da região de Klouekanmé. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Aline Praça Bernar

GARCIA, R. L.;PASSOS, Mailsa Carla; ARAUJO, M. S.; ESTEBAN, M. T.. Infância sem escola, terceira idade na escola:conversas e lembranças sobre o cotidiano escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ludmilla de Lima Almeida

PASSOS, Mailsa Carla; ARAUJO, R. C.; SOARES, M. C. S.. Identidades na roda: diálogos com a Capoeira-angola e com as narrativas de suas/seus praticantes. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: António Kadrenguegue Jololo da Silva

PAIVA, J.;PASSOS, Mailsa Carla; JULIAO, E. F.. Reincidentes da penitenciária de Benguela: prisão e História em Angola. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Anna Carolina Perez Martins

TAVARES, Julio Cesar de Souza;PASSOS, Mailsa Carla; GONÇALVES, Maria das Graças. Aprendendo a ensinar a outra história: relações etnicorraciais em prática no curso de pedagogia. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Rufino Rodrigues Júnior

PASSOS, Mailsa Carla; OLIVEIRA, I. B.; TAVARES, Julio Cesar de Souza; CARVALHO, C. R.. 'Ah, meu filho, o jongo tem suas mumunhas!. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Maria Cristina de Jesus Sampaio

BARZANO, M. L.; CAVALCANTE, L. O. H.;PASSOS, Mailsa Carla; SILVA, A. R. S.. O currículo vivido e os repertórios culturais negros nas escolas municipais da Matinha dos Pretos - BA: diálogos com a lei 10.639/03. 2013. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Martcolino Gomes de Oliveira Neto

PASSOS, Mailsa Carla; SILVA, Paulo Vinícius Baptista; OSINSKI, Dulce Regina Baggio. Arte e silencio: a arte africana e afro-brasileira no currículo e no livro público de artes no Paraná. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fabio de Barros Pereira

PASSOS, Mailsa Carla; OLIVEIRA, I. B.; PEREIRA, J. V.. Abeje Dayo: um ensaio epistemológico-político sobre a democracia na escola pública estadual. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Isabel Cristina Silva Machado

PASSOS, Mailsa Carla; ALVES, N. G.; PEREIRA, J. V.. Professoras negras na UERJ e cotidianos curriculares, a partir dos primeiros tempos do acervo fotográfico J. Vitalino. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Claudia Marques de Oliveira

GOMES, Nilma Lino; GOMES, Ana Maria Rabelo;PASSOS, Mailsa Carla. Cultura afro-brasileira e educação: significados de ser criança negra e congadeira em Pedro Leopoldo em Minas Gerais. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renata Aquino da Silva

PASSOS, Mailsa Carla; GOMES, Nilma Lino; OLIVEIRA, I. B.; CARVALHO, C. R.. Processos identitários e práticas culturais de afrobrasileiros: um estudo sobre os movimentos negros e os negros em movimento. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sonia Maria David Marrafa

PASSOS, Mailsa Carla; PEREIRA, R. R.; CARVALHO, C. R.. Elas por elas: professoras (d)e telenovelas. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Carla Machado Lopes

PASSOS, Mailsa Carla; CARVALHO, C. R.; CONDURU, Roberto LT. Programa de Reflexões e debates para a Consciência Negra - uma expeirência da implementação da Lei 10.639/03. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Catia Regina Gutman

FERNANDES, A. H.; NOVICKI, V.;PASSOS, Mailsa Carla. A oralidade e a escrita no candomblé. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Patricia Gonçalves Nery

PASSOS, Mailsa Carla; TURA, M. L. R.; SOUZA, M. I. F. M.. O fracasso escolar e as práticas educativas de qualidade: um estudo etnográfico. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Ivonice Maria da Rocha

PASSOS, Mailsa Carla; BARRETO, Raquel Goulart; PEIXOTO FILHO, José Pereira. A contribuição do projeto escolas-referência para a incorporação das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano da prática educativa de professores. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Calrrissa Bastos Craveiro

PASSOS, Mailsa Carla; OLIVEIRA, I. B.; MELLO, M. B.. A pesquisa nos/dos/com os cotidianos do Colégio Estadual Fernando Magalhães: pensando as práticas democráticas.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação).

Aluno: Gloria Cecilia de Souza Silva

CONDURU, Roberto LT;PASSOS, Mailsa Carla; DUARTE, Educardo de Assis. Os "fios de contos" de Mãe-Beata de Yemonjá: Mitologia afro-brasileira e educação. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Josemir Almeida Barros

PEREIRA, R. R.;PASSOS, Mailsa Carla; SOUSA, Guaracira Gouvea de. Rádio e Educação: de ouvintes a falantes, processos midiáticos com crianças. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Sonia Regina Vinco

PASSOS, Mailsa Carla; ZACCUR, E. G. S.; GOULART, C.. Formação do leitor: um bicho de quantas cabeças?. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Tardelli

PASSOS, Mailsa Carla; MELLO, M. B.; AQUINO, L. L.. As concepções de infância dos docentes sobre as crianças de 0 a 6. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: André Damasceno Brown Duarte

PASSOS, Mailsa Carla; ALVES, N. G.; PEREZ, C. V.. Histórias em quadrinhos sobre culturas afro-descendentes na educação. 2006.

Aluno: Regina Coeli Moura de Macedo

PASSOS, Mailsa Carla; OLIVEIRA, I. B.; SANCHES, C.. Caminhando por entre as práticas escolares cotidianas: currículo e emancipação nas salas de aula. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sonia Regina Vinco

PASSOS, Mailsa Carla; Guedes, Maristela Gomes de Souza; OSWALD, M. L. M. B.; CARVALHO, C. R.; MARTINS, G. C.. Tornar-se: Literatura infantil e Educação antirracista. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Lygia de Oliveira Fernandes

PASSOS, Mailsa Carla; GOMES, Nilma Lino; PEREIRA, R. M. R.; MELLO, M. B.; CARVALHO, C. R.. "Não falo do lugar dos derrotados": o encontro de saberes e suas potencialidades emancipatórias. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Ediléia de Carvalho Souza

CAndau, Vera Maria Ferrão; Santos Junior, Renato Nogueira; Bonamino, Alicia Maria Catalano;PASSOS, Mailsa Carla; SILVA, Tania Dauster. M. E.. Tornar-se uma escola quilombola: caminhos e descaminhos de uma experiência no quilombo Santa Rita do Bracuí. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Sènakpon Fabrice Fidèle Kpoholo

FREITAS, Maria Teresa de Assunção; SANTOS, E. O.;PASSOS, Mailsa Carla; SANTOS, N. A. S.; MOREIRA, A. R. C. P.. As Áfricas em sala de aula: possibilidades de viagens a partir do cinema africano. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Andréia Cristina Attanazio Silva

OSWALD, M. L. M. B.; PEREIRA, R. M. R.; Müller, Tania Mara Pedroso; CARVALHO, C. R.;PASSOS, Mailsa Carla. Eu quero ser sujeito da minha própria história e, inclusive, dona do meu próprio cabelo. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Monica Rocío Barón Montaño

LEITE, M. S.; VASCONCELLOS, V. M. R.; SOARES DE LIMA, Maria Jaqueline; ESCOBAR, Jorge Jairo Posada;PASSOS, Mailsa Carla. Método de projetos: apropriações e questões na contemporaneidade. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Francilene Brito da Silva

PASSOS, Mailsa Carla; GOMES, Nilma Lino; PEREIRA, R. M. R.; CARVALHO, C. R.; BOAKARI, F. M.. Imagens de mulheres e crianças afrodiaspóricas: narrativas piauienses para além do museu brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Cláudia Alexandre Queiroz

PASSOS, Mailsa Carla; MELLO, M. B.; OLIVEIRA, I. B.; SOARES, M. C. S.; CARVALHO, C. R.. Discursos, imagens e sentidos - diálogos com os heróis do subsolo: uma pesquisa em três atos com os cotidianos em redes educativas. 2016. Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: José Carlos Teixeira Juniro

PASSOS, Mailsa Carla; Araújo Junior, Samuel Mello; SOARES, M. C. S.; AMARAL, A. F. G.; PEREIRA, R. M. R.. Na narrativa dos MJs da Compositor: música, tecnologias e diáspora negra no cotidiano escolar.. 2015. Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: João Marcelo Lanzilloti da Silva

PEREIRA, R. M. R.; OSWALD, M. L. M. B.;PASSOS, Mailsa Carla; BRITO, M. T. A.; SILVA, J. A. S. E.. "Vamos montar uma banda?": um olhar sobre os processos de criação musical de crianças.. 2015. Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Diony Maria Oliveira Soares

PASSOS, Mailsa Carla; TAVARES, Julio Cesar de Souza; PEREIRA, Vitor Hugo Adler; SOVIC, L. R.; LEITE, M. S.. Protagonistas impensáveis; muralhas do quase; prestígio subalterno:uma trilgia inspirada por mulheres negras, visibilidades midiáticas, territórios do Rio. 2014. Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Claudia Regina Ribeiro Pinheiro das Chagas

ALVES, N. G.;PASSOS, Mailsa Carla; Müller, Tania Mara Pedroso; GOMES, Nilma Lino; PEREIRA, J. V.. Mulheres Negras - tecendo identidades com cabelos e artefatos culturais: uma questão para os currículos. 2013. Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Margareth Maria de Melo

ALVES, N. G.; OLIVEIRA, I.; Müller, Tania Mara Pedroso; MACEDO, R. S.;PASSOS, Mailsa Carla. Gerando eus, tecendo redes e trançando nós: ditos e não ditos das professoras e estudantes negras nos cotidianos do curso de pedagogia. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Guedes Rangel Junior

OSWALD, M. L. M. B.; GARCIA, P. B.; VICTORIO FILHO, A.; JUSTINO, L. B.;PASSOS, Mailsa Carla. Juventude paraibana e música popular: contribuições ao campo de estudos das culturas juvenis. 2012. Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Ana Paula Legey de Siqueira

COUTINHO, C. M. L. M.; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini;PASSOS, Mailsa Carla; TEIXEIRA, Gerlinde Agate Platais Brasil. Saberes da área de biologia celular na mídia impressa e na educação formal: avaliação de estratégias de desenvolvimento de jogos para a formação docente. 2009. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa

PASSOS, Mailsa Carla; Neves, Maria Apparecida Campos Mamede; Duarte, Rosalia Maria; SILVA, Tania Dauster. M. E.; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Jovens de Fanfarra: Memórias e Representações. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberto da Costa Joaquim Chaua

PASSOS, Mailsa Carla; CAndau, Vera Maria Ferrão; PEREIRA, R. M. R.. Diálogos em volta da fogueira: Educação, conhecimentos e interculturalidade em Moçambique. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Sonia Regina Vinco

OSWALD, M. L. M. B.; CARVALHO, C. R.; MARTINS, G. C.;PASSOS, Mailsa Carla. Tornar-se: cotidiano escolar, processos identitários e literatura infantil para uma educação antirracista. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Francilene Brito da Silva

CARVALHO, C. R.;PASSOS, Mailsa Carla; PEREIRA, R. R.; MIRANDA, C.. Imagens de mulheres e crianças afrodiaspóricas: narrativas piauienses para além do museu brasileiro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Cláudia Alexandre Queiroz

PASSOS, Mailsa Carla; MELLO, M. B.; PEREIRA, Vitor Hugo Adler; SOARES, M. C. S.. Narrativas e imagens de heróis a partir do subsolo: uma pesquisa com os cotidianos em redes educativas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: João Marcelo Lanzilloti da Silva

PEREIRA, R. M. R.;PASSOS, Mailsa Carla; SANTOS, R. M. S.. "Vamos montar uma banda? Um olhar sobre os processos de criação musical de crianças. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: José Carlos Teixiera Junior

PASSOS, Mailsa Carla; VICTORIO FILHO, A.; Araújo Junior, Samuel Mello; MELLO, M. B.. "E aí, professor, o senhor naõ vai entrar na roda não?" Um diálogo com algumas práticas musicais da diáspora negra.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Diony Maria Oliveira Soares

PASSOS, Mailsa Carla; PEREIRA, Vitor Hugo Adler; TAVARES, Julio Cesar de Souza; BOTELHO, Denise Maria. Mulheres afro-brasileiras, autoria, mídia, o Rio: um estudo sobre invisibilidade e empoderamento. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Margareth Maria de Melo

ALVES, N. G.; CAPUTO, S. G.; BERINO, Aristóteles; EUSTAQUIO, I. O.;PASSOS, Mailsa Carla. Ditos e não ditos da professoras e alunas negras nos cotidianos do Curso de Pedagogia: gerando eus, tecendo redes e desatando nós. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Antonio Guedes Rangel Junior

PASSOS, Mailsa Carla; OSWALD, M. L. M. B.; GARCIA, Pedro Benjamin. Juventude paraibana e música popular: contribuições ao campo das culturas juvenis. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Regina Bortolini de Castro

PASSOS, Mailsa Carla; MONTEIRO, A. M.; XAVIER, L. N.. A pesquisa na formação de professores, um campo e muitas representações. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Martha Cupllillo

ALVES, N. G.;PASSOS, Mailsa Carla; FERRACO, C. E.; CARRANO, P. C. R.. Movimentos de hegemonias e resisitências de corporeidades femininasnas redes educativas cotidianas. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Aluno: Adilson Alves Santos

PEREIRA, J. V.;PASSOS, Mailsa Carla; CUPOLILO, A. V.. A representação do poeta Cruz e Souza e sua obra em livros didáticos do Ensino Médio à luz da Lei 10639/2003. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Neuza Maria Santa'Anna de oliveira

CARVALHO, C. R.;PASSOS, Mailsa Carla; MOTTA, F. M. N.; PEREIRA, J. V.. Mulheres negras e intelectuais da periferia.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Cristina de Jesus Sampaio

PASSOS, Mailsa Carla; BARZANO, M. L.; SILVA, A. R. S.; CAVALCANTE, L. O. H.. Se não acontece na escola acontece na praça: o currículo (vivido) e as práticas pedagógicas nas escolas municipais de Matinha dos Pretos a partir da Lei 10639/03. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Maria Ruth Rocha Godinho

PASSOS, Mailsa Carla; MELLO, M. B.; NOGUEIRA, José Henrique. Entre o sagrado e o profano, o lúdico e o pedagógico: um olhar sobre o pastoril e seus processos de re-significação. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte-Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Eliane da Silva Mendes Lopes

PASSOS, Mailsa Carla; MELLO, M. B.. Brincadeira, Educação Infantil e Conhecimento. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçaõ em Educação Infantil) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Adriane Loureiro Neder

PASSOS, Mailsa Carla. A organização do espaço físico nas instituições de Educação Infantil. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçaõ em Educação Infantil) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: LOREM DA SILVA CORTÁSIO

PASSOS, Mailsa Carla; OLIVEIRA, P. S.. Um olhar sobre a disciplina/indisciplina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sueli Fiorini Soares

PASSOS, Mailsa Carla; OLIVEIRA, P. S.; CARVALHO, C. R.. A formação integral do Educando. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Maria Angélica Barbosa Tomé

PASSOS, Mailsa Carla; BORTOLINI, M. R.. Motivações e Afetividade no Ambiente Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Genilva Otoni Amorim Silva

PASSOS, Mailsa Carla; NUNES, L.; KRETSCHMER, J.. "O cântico dos cânticos": O mais belo poema de amor da poesia hebraica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Lucinéia Pereira de Azevedo Vizani

PASSOS, Mailsa Carla. Inovações temáticas e ideológicas de Mário de Andrade em "Amar verbo intransitivo". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sandreli Gabrich

PASSOS, Mailsa Carla; NUNES, L.; QUEIROZ, M. E.. Artemis Fowl: um herói moderno. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcia Elaine Breta Meirelles

PASSOS, Mailsa Carla. A história do atendimento à infância no Brasil: a roda dos expostos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

PASSOS, Mailsa Carla; SILVA, V. O.; CARVALHO, C. R.. Concurso público para provimento de cargo de professor adjunto do Departamtno de Estudos Aplicados ao Ensino. 2015. Faculdade de Educação da UERJ.

PASSOS, Mailsa Carla. CONCURSO PUBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - ÁREA DE FUNDAMENTAL i. 2013.

PASSOS, Mailsa Carla; RODRIGUES, Tânia Maria Bezerra; OLIVEIRA, Ana Lúcia Machado; AZEVEDO, João Luiz Ferreira; SOUZA, Roberto Acízelo Quelha de. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na área de Literatura Brasileira. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

YUNES, Lucia;PASSOS, Mailsa Carla; LOPES, G. M.. Comissão de Seleção do Programa de Especialização em Patrimônio Histórico do IPHAN. 2007. Museu de Folclore Edison Carneiro.

PASSOS, Mailsa Carla. Programa de Especialização em Patrimônio - IPHAN/UNESCO. 2006. Instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional.

PASSOS, Mailsa Carla; MONTEIRO, A. J. J.; ZACCUR, E. G. S.; FONSECA, L. C. S.; SAMPAIO, C. D. S. S.. Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente na área de alfabetização do curso de Pedagogia do Instituto Multidisciplinar - unidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Nova Iguaçu. 2006. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

PASSOS, Mailsa Carla. Avaliação da 20a SEMIC - Semana de Iniciação Científica na UERJ. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PASSOS, Mailsa Carla. Avaliadora da 17ª Semana de Iniciação Científica ? SEMIC. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PASSOS, Mailsa Carla. Avaliadora da 16ª Semana de Iniciação Científica - SEMIC. 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PASSOS, Mailsa Carla. O COEP E A ESCOLA: caminhando juntos na construção da cidadania - Rede Nacional de Mobilização Social -. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PASSOS, Mailsa Carla; JOAQUIM, C.; PUERTAS, I.; KRETSCHMER, J.; NUNES, L.; ANDRADES, M.; CAMPOS, M.; MILWARD, V.. I Congresso de Cultura Brasileira e Semana de Iniciação Científica. 2004. Universidade Estácio de Sá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Monique Rose Aimee Augras

PASSOS, M. C. P.;AUGRAS, M. R. A.; CANDAU, V. M. F.; SILVA, T. D. M. E.; GUSMÃO, N. M. M.; ALVES, N. G.. O jongo, o jogo, a Ong: um estudo etnográfico sobre a transmissão das práticas culturais do jongo em dois grupos do Rio de Janeiro. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Monique Rose Aimee Augras

PASSOS, M. C. P.;AUGRAS, M. R. A.; DAUSTER, T.; CANDAU, V. M.. A Serrinha e a Serra: o jongo, o jogo a ong. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Vera Maria Ferrão Candau

CANDAU, Vera Maria Ferrão; DAUSTER, Tania; AUGRAS, Monique; GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de; ALVES, Nilda Guimarães. O Jongo, o jogo, a ONG: um estudo etnográfico sobre a transmissão das práticas culturais do jongo em dois grupos do Rio de Janeiro. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Nilda Guimarães Alves

PASSOS, M. C. P.;ALVES, N. G.. O Jongo, o jogo, a ONG: um estudo etnográfico sobre a transmissão das práticas culturais do Jongo em dois grupos do Riop de Janeiro. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Neusa Maria Mendes de Gusmão

GUSMÃO, N. M. M.. O Jongo, o jogo, a Ong: um estudo etnográfico sobre a transmissão das práticas culturais do jongo em dois grupos do Rio de Janeiro. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luciana Lima da Mota

MULHERES NEGRAS E PROCESSOS IDENTITÁRIOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL JÚLIA KUBITSCHEK; ; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ; (Orientador);

Teresa Cristina Salles Santos

lei 10639/03: estudo de caso Quilombo Camoinho da Independencia, Paraty-RJ; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ; (Orientador);

Roberto da Costa Joaquim Chaua

Educação, conhecimentos e intercultura em Moçambique: diálogos intersubjectivos em comunidades escolares de Nampula; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Cleuma Maria Chaves de Almeida

A LITERATURA INFANTIL NEGRA NA PRÁTICA METODOLÓGICO-PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO UMA SUBJETIVIDADE AFRO-BRASILEIRA; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ; (Orientador);

Geoésley Negreiros Mendes

Fotonakigrafias e imagens de África em escolas: na travessia entre Guiné e Maranhão; Início: 2016; Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Sonia Regina Vinco

Tornar-se: Cotidiano escolar, processos identitários e literatura infantil para uma educação antirracista; ; Início: 2015; Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ; (Orientador);

Lygia de Oliveira Fernandes

Saberes do jongo e o espaço-tempo da universidade: processos de negociação cultural; Início: 2015; Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ; (Orientador);

Teresa Cristina Salles Santos

Educação Quilombola e contemporaneidade; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Lucio Bernard Sanfilippo

Agueré: caminhos de transbordamento na afro-diáspora; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Geoésley José Negreiros Mendes

NAKIRIGRAFIAS COMO POTENCIALIZADORAS DE COMPREENSÃO DA ESCOLA EM/A PARTIR DE GUINÉ CONACRI/ÁFRICA?; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Roberto da Costa Joaquim Chaua

Ritos de iniciação como espaçostempos de promoção de conhecimento: narrativas, diálogos em Nampula - Moçambique; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Danielle Tudes Pereira Silva

Relações etnico-raciais e cotidiano escolar: o mesmo e o outro da afrodiáspora; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ,; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Ludmilla de Lima Almeida

Identidades na roda: diálogos com a Capoeira-angola e com as narrativas de suas/seus praticantes; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ,; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Luiz Rufino Rodrigues Júnior

"Ah, meu filho, o jongo tem suas mumunhas!": Um estudo com os jongueiro e suas narrativas; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Doris Regina de Barros Silva

Os contos e os pontos: o lugar do saber e os saberes que têm lugar nas rodas da pedagogia griô; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ,; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Sonia Regina dos Santos

TIA, A SENHORA É NEGRA PORQUE QUER": NARRATIVAS QUE BORDAM MEMÓRIA E IDENTIDADES; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Cláudia Alexandre Queiroz

De uma chuva de manga ao funk de Lelê: imagens da afrodiáspora em uma escola de Acari; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Luiz Rufino Rodrigues Júnior

Narrativas, Memórias e Processos Identitários de Mulheres Negras na Cultura do Jongo; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Renata Aquino da Silva

Processos identitários e práticas culturais de afrobrasileiros: um estudo sobre os movimentos negros e os negros em movimento; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Renata Aquino da Silva

Memórias de formação de mulheres afro-brasileiras; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Renata Bastos dos Santos Champliau

En route pour Alger: Um estudo sobre as imagens nos livros didáticos de língua francesa destinados a norte-africanos da escola colonial na Argélia; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Sonia Regina Vinco

Tornar-se: Literatura infantil e Educação anti; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ,; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Francillene Brito da Silva

Imagens de mulheres e crianças afrodiaspóricas: narrativas piauienses para além do museu brasileiro; ; 2017; Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ,; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Luiz Rufino Rodrigues Júnior

Exu e a Pedagogia das encruzilhadas; 2017; Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Cláudia Alexandre Queiroz

Discursos, imagens e sentidos - diálogos com os heróis do subsolo: uma pesquisa em três atos com os cotidianos em redes educativas; 2016; Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

José Carlos Teixeira

Na narrativa dos DJs da compositor: música, tecnologias e diáspora negra no cotidiano escolar; 2015; Tese (Doutorado em Douturado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ,; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Diony Maria Oliveira Soares

?PROTAGONISTAS IMPENSÁVEIS; MURALHA DE QUASE; PRESTÍGIO SUBALTERNO: UMA TRILOGIA INSPIRADA POR MULHERES NEGRAS, VISIBILIDADES MIDIÁTICAS, TERRITÓRIOS DO RIO?; ; 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Maria Ruth Rocha Godinho

Entre o sagrado e o Profano, o lúdico e o pedagógico: Um olhar sobre o pastoril e seus processos de re-significação; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte-Educação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Eliane da Silva Mendes Lopes

Brincadeira, Educação Infantil e Conhecimento; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçaõ em Educação Infantil) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Adriane Guimarães Loureiro Neder

Reconfigurando a Educação Infantil: um olhar para as possibilidades de espaço; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçaõ em Educação Infantil) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Danielle Christina do Nascimento Oliveira

"UERJ resiste!" Processos identitários de educadoras negras a partir do encontro com a UERJ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Estella Saraiva Longa

O corpo nas práticas culturais afro-brasileiras: uma experiência na Escola Municipal Compositor Luiz Gonzaga; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Pablo Christhesen de Andrade Henrique Ferreira

A relação de um menino com o candomblé: aprendendo, ensinando e reforçando laços identitários; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Nilton Fernandes Martins

A Lei 10; 639/03: um estudo para a educação das diferenças; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UERJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Luiz Rufino Rodrigues Júnior

A infância como lugar de memória no contexto do jongo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Débora Jorge Mendes

"Narrativas do Cotidiano :trajetória profissional de uma professora da Educação Infantil"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Pablo Christhesen de Andrade Henrique Ferreira

A relação de um menino com o candomblé: aprendendo, ensinando e reforçando laços identitários; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UERJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Fabiana da Silva

O cotidiano da Comunidade do Parque das Missões: as narrativas femininas em destaque; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UERJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Glicia Ribeiro Lins

O hip hop como espaçotempo de meória e conhecimento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UERJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Fabiana da Silva

"Aprendendo e ensinando no cotidiano da comunidade do Parque das Missões: as narrativas de mulheres e crianças negras e suas práticas"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Leda Nepomuceno da Costa

"Currículo e Educação Infantil"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Ozineide Borges de Brito

"A formação do sujeito leitor"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Elaine Lima dos Santos

A cor da cultura afro-brasileira: um estudo introdutório; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Carla Cristina M

Chermaut; A literatura infantil na formação do leitor; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Jacqueline de S

Castelo Branco; Formando leitores na Educação Infantil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

MARIA ANGÉLICA M

Merlin; Dificuldades de aprendizagem na alfabetização: um estudo de caso; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Maria da Penha Gonçalves

O uso da mitologia indígena como recurso pedagógico; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Vanderleia da Silva

O lugar da literatura na sala de aula; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Martha Auxiliadora Cunha Ferrone

Era uma vez; ; ; conte outra vez: o mundo encantado de Monteiro Lobato; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Fabiana da Silva

Memórias e narrativas de mulheres negras de uma comunidade da Baixada Fluminense; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Elaine da Silva Neves

Ações Afirmativas: A experiência com a universidade através das narrativas de afro-brasileiros; 2009; Iniciação Científica - Faculdade de Educação da UERJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Luiz Rufino Rodrigues Júnior

Os pontos de jongo como prática educativa: investigando a cultura popular; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Glicia Ribeiro Lins

O hip-hop como contexto educativo; 2008; Iniciação Científica - Faculdade de Educação da UERJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Fabiana da Silva

Memórias e narrativas de mulheres negras em uma comunidade da Baixada Fluminense; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Rosana França Ribeiro

Jongo, tecnologia e conhecimento: registro de uma prática cultural afro-brasileira; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Tania Dauster Magalhães e Silva

O Jongo, o Jogo, a ONG: um estudo etnográfico sobre a transmissão das práticas culturais do jongo em dois grupos do Rio de Janeiro; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Dauster Magalhães e Silva;

Nilda Guimarães Alves

2005; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Nilda Guimarães Alves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PASSOS, Mailsa Carla ; PEREIRA, R. M. R. ; SILVA, V. O. . Costureiras: alinhavos de histórias e memórias. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica , v. 1, p. 1155-1167, 2019.

  • PASSOS, Mailsa Carla ; CAPUTO, S. G. ; MEDEIROS, G. . Imagens e deslocamentos: fotografias como enunciação de saberes, culturas e afetos. Revista Visualidades , v. 14, p. 24-44, 2016.

  • OLIVEIRA, I. B. ; PAIVA, J. ; PASSOS, Mailsa Carla . ?Currículo em EJA: práticas culturais, direito de aprender por toda vida e ecologia de saberes?. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (UFRN. IMPRESSO) , v. 54, p. 112-136, 2016.

  • PASSOS, Mailsa Carla . Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação. Educar em Revista (Impresso) , v. 1, p. 227-242, 2014.

  • RUFINO JUNIOR, L. R ; PASSOS, Mailsa Carla . Sobre educação, narrativas e ecologia de saberes. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 6, p. 120, 2014.

  • RODRIGUES JUNIOR, L. R. ; PASSOS, Mailsa Carla . Sobre Educação, Narrativas e Ecologia de saberes. Debates em Educação , v. 6, p. 120, 2013.

  • PASSOS, Mailsa Carla . Da arte de iluminar em rede: uma narrativa sobre coisas que a gente aprende com uma amiga. Teias (Rio de Janeiro. Impresso) , v. 13, p. 81, 2012.

  • PASSOS, Mailsa Carla ; CHAMPLIAU, R. B. S. . O colonizado vai à escola do colonizador: reflexões sobre as imagens em um livro didático da escola colonial francesa na Argélia. Revista teias (UERJ. Online) , v. 11, p. 1-10, 2010.

  • PASSOS, Mailsa Carla . Museus, ruas e mercados: processos identitários e alianças da diáspora. Currículo sem Fronteiras , v. 10, p. 146-156, 2010.

  • PASSOS, Mailsa Carla ; PEREIRA, R. R. . Transvendo a cultura, a linguagem e a produção do conhecimento. Currículo sem Fronteiras , v. 10, p. 1-8, 2010.

  • PASSOS, Mailsa Carla ; CAPUTO, S. G. . Cultura e conhecimento em terreiros de candomblé: lendo e conversando com Mãe Beata de Yemonjá. Currículo sem Fronteiras , v. 1, p. 1, 2007.

  • PASSOS, Mailsa Carla . Jongo e jogo social: considerações sobre a presença da infância em uma prática cultural afro-brasileira. Revista de Educação AEC (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-5280 Revista de Educação ANEC) , v. 1, p. 97-103, 2007.

  • PASSOS, Mailsa Carla . Tem criança na roda: um estudo etnográfico sobre a infância na prática cultural do jongo. Revista Pedagógica (Chapecó) , Santa Catarina - Vale do Conte, v. 1, p. 25-43, 2005.

  • PASSOS, Mailsa Carla . Jongo da Serrinha: transformações de uma prática cultural. Cultura Vozes , Petrópolis, v. 97, p. 78-81, 2003.

  • PASSOS, Mailsa Carla . Era uma vez nessa escola... uma história sobre leitura e sobre leitores. Revista de Educação. AEC , Brasília, v. 1, n.127, p. 104-114, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PASSOS, Mailsa Carla . Avaliador Interno na Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2009.

PASSOS, Mailsa Carla . Consultor Interno na Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2009.

PASSOS, Mailsa Carla . Consultor Interno na Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2008.

PASSOS, Mailsa Carla ; SILVA, V. O. . Vídeo documentário 'Diabolin'. 2013.

PASSOS, Mailsa Carla ; QUEIROZ, Claudia Alexandre ; RODRIGUES JUNIOR, L. R. ; SANTOS, S. R. ; FRANCISCA, L. ; CARVALHO, C. R. . Magdalena Santos: A imaginação também é minha. 2010.

PASSOS, Mailsa Carla . Comitê Científico do GT 21 da ANPED. 2016.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista Revista Ensaio. 2015.

PASSOS, Mailsa Carla . Membro do Comitê interno do PIBIC UERJ. 2014.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista ad hoc na SELEÇÃO DOS BOLSISTAS NO PROGRAMA DE PROFESSOR VISITANTE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2013.

PASSOS, Mailsa Carla . Membro do Comitê interno do PIBIC - UERJ. 2013.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista ad hoc da Revista Educação e Sociedade. 2012.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista ad hoc na SELEÇÃO DOS BOLSISTAS NO PROGRAMA DE PROFESSOR VISITANTE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2012.

PASSOS, Mailsa Carla . Membro do Comitê interno do PROCIÊNCIA - UERJ. 2012.

PASSOS, Mailsa Carla . Membro do Comitê interno do PIBIC - UERJ. 2012.

PASSOS, Mailsa Carla . Membro do Comitê Institucional do PIBIC - Avaliadora. 2011.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista Ad Hoc GT Educação e Relações étnico-raciais ANPED. 2010.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista Ad Hoc XV ENDIPE. 2010.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista Cadernos de Educação UFPel. 2010.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista Ad Hoc Iniciação Científica Universidade do Estado da Bahia - UNEB. 2010.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista Ad Hoc GT Currículo ANPED. 2009.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista INTERCIENCIA - Revista de Ciencia y Tecnología de América. 2009.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista do XIV ENDIPE -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008.

PASSOS, Mailsa Carla . Avaliador Interno na Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2008.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista do IV Seminário Internacional As Redes de Conhecimentos e as Tecnologias. 2007.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista Ad Hoc GT Currículo ANPED. 2006.

PASSOS, Mailsa Carla . Parecerista ad hoc - Gt de Currículo - ANPED. 2005.

PASSOS, Mailsa Carla . Oficina: Cultura e conhecimento na Educação de Jovens e Adultos. 2004.

PASSOS, Mailsa Carla ; SILVA, A. R. S. ; FIGUEIREDO, O. V. A. . Educação e Relações Étnico-Raciais: culturas, diversidade e cotidiano. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PASSOS, Mailsa Carla ; BATISTA, M. R. ; ASSUNCAO, L. C. ; AZEVEDO, A. A. . Comunidades de formação e cidadania. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PASSOS, Mailsa Carla . UM Salto Para o Futuro - Série Cotidiano, Imagens e Narrativas. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PASSOS, Mailsa Carla . Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. 2013. (Editoração/Periódico).

PASSOS, Mailsa Carla . Revista Teias - PrOPED/UERJ. 2013. (Editoração/Periódico).

PASSOS, Mailsa Carla . Revista Teias - PROPED/UERJ. 2012. (Editoração/Periódico).

PASSOS, Mailsa Carla . DIÁLOGOS E ENCONTROS ENTRE SUJEITOS AFRO-BRASILEIROS E SUAS PRÁTICAS CULTURAIS.. 2012. (Relatório de pesquisa).

PASSOS, Mailsa Carla ; CARVALHO, C. R. . Arte e conhecimento da afrodiáspora. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PASSOS, Mailsa Carla . DIÁLOGOS E ENCONTROS ENTRE SUJEITOS AFRO-BRASILEIROS E SUAS PRÁTICAS CULTURAIS.. 2011. (Relatório de pesquisa).

PASSOS, Mailsa Carla . Narrativas, imagens e processos identitários de crianças afro-brasileiras em uma escola pública do Rio de Janeiro.. 2011. (Relatório de pesquisa).

PASSOS, Mailsa Carla . A literatura e a produção de conhecimento em Educação. 2011. (Palestra).

PASSOS, Mailsa Carla . Gestão Educacional e Cotidiano - desafios para o PNE. 2011. (Palestra).

PASSOS, Mailsa Carla ; ESTEBAN, M. T. ; PAIVA, J. . Políticas de inclusão e ingresso escolar. 2011. (Palestra).

PEREIRA, R. R. ; PASSOS, Mailsa Carla . Identidade Diversidade: práticas culturais em pesquisa. 2010. (Editoração/Livro).

PASSOS, Mailsa Carla . Narrativas, memórias e imagens da diáspora: práticas culturais afro-brasileiras em escolas públicas do Rio de Janeiro e seus praticantes.. 2009. (Relatório de pesquisa).

PASSOS, Mailsa Carla . Gênero, Raça e Educação. 2008. (Palestra).

PASSOS, Mailsa Carla . Refletindo sobre a diáspora africana: Práticas, identidades e conhecimento. 2008. (Palestra).

PASSOS, Mailsa Carla . INTERVENÇÕES NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ? A LITERATURA E A CULTURA POPULAR. 2007. .

PASSOS, Mailsa Carla ; CARVALHO, C. R. ; NUNES, L. . II Curso de extensão em História e Cultura Negra - a produção de material didático. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PASSOS, Mailsa Carla ; CAPUTO, S. G. . Jornal Eletrônico do Laboratório de Educação e Imagem. 2007. (Editoração/Periódico).

GALLO, S. ; GASSE, S. ; PASSOS, Mailsa Carla . Práticas educativas cotidianas: a questão da inclusão. 2007. (Coordenação de mesa-redonda).

PASSOS, Mailsa Carla ; CAPUTO, S. G. . Imagens da população afro-descendente: pesquisas em redes educativas. 2007. (Exposição Fotográfica).

PASSOS, Mailsa Carla . As redes de conhecimento nas práticas culturais de sujeitos afro-descendentes: imagens, sons e práticas educativas. 2006. (Relatório de pesquisa).

PASSOS, Mailsa Carla . III Seminário Internacional As redes de conhecimento e a tecnologia. 2005. (Coordenação de sessão de comunicações).

PASSOS, Mailsa Carla . Até que enfim é sexta-feira. 2005. (Debate sobre o filme de Ruy Guerra, Estorvo, sobre romance homônimo de Chico Buarque).

PASSOS, Mailsa Carla . Os significados da infância na prática cultural do jongo. 2005. (Palestra).

PASSOS, Mailsa Carla . Planejamento e Currículo na Educação Infantil. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PASSOS, Mailsa Carla . Imagens da Infância na Literatura Infantil. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PASSOS, Mailsa Carla . História Cultural da Infância. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PASSOS, Mailsa Carla . Seminário de Orientação de Monografia. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PASSOS, Mailsa Carla . Na Roda da Vida. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

PASSOS, Mailsa Carla ; MEDEIROS, A. . Bendito é o surto. 2005. Teatral.

PASSOS, Mailsa Carla ; PEREIRA, R. M. R. ; SILVA, V. O. . Costureiras. 2018. Filme.

PASSOS, Mailsa Carla ; SILVA, V. O. . Diabolin. 2014. Filme.

PASSOS, Mailsa Carla . Fabrice e Eunice. 2014. Vídeo.

PASSOS, Mailsa Carla ; MEDEIROS, A. . História de amor Winzip. 2004 (Figurino de Esquete Teatral).

PASSOS, Mailsa Carla ; MEDEIROS, A. . Ela é tão ciumenta. 2002.

PASSOS, Mailsa Carla ; VINCO, S. R. . A Horta Maluca. 2000 (Texto de Literatura Infanto-Juvenil).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Encontros com a afrodiáspora em ambientes educativos: estética, dialogia e enunciação, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Mailsa Carla Pinto Passos - Coordenador / José Carlos Teixeira Junior - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Culturas, sonoridades e processos identitários afrodiaspóricos na comunidade escolar Compositor Luiz Gonzaga, Descrição: O presente projeto está articulado à pesquisa ?Artes do Fazer: Diálogos e Alianças da Afrodiáspora em Redes Educativas? - que tem financiamento do CNPq através do Edital Universal de 2012, e do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, - desenvolvida pelo grupo ?Culturas e Identidades no Cotidiano? no âmbito do Laboratório Educação e Imagem da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). A proposta que ora apresentamos consiste em um trabalho a ser desenvolvido em diálogo com os processos identitários dos sujeitos da afrodiáspora, tendo como base autores pós-coloniais como Homi Bhabha, Paul Gilroy e Stuart Hall. Em sintonia com o processo de implantação da Lei Federal n 10.639/2003 (que prevê a inclusão da temática História e Cultura afro-brasileiras no currículo oficial das Redes de Ensino), nosso projeto tem como objetivo a criação e a gestão participativa de uma rádio na Escola Municipal Compositor Luiz Gonzaga, localizada em Jacarepaguá, Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro. É importante ressaltar que educadores e educandos da referida escola já vêm realizando um trabalho neste sentido e que a viabilização deste projeto possibilitará a ampliação e o fortalecimento desta e outras práticas educacionais que possuem como principal característica o estreito diálogo com as práticas musicais presentes na comunidade escolar. Os recursos financeiros oriundos do presente edital irão subsidiar o, basicamente, seguinte: a) compra de equipamentos e materiais necessários para o funcionamento da rádio; b) realização de oficinas como, por exemplo, de som, de gravação e edição, de DJ, dentre outras; c) coordenação, planejamento e avaliação deste projeto por parte de nosso grupo de pesquisa e da comunidade escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mailsa Carla Pinto Passos - Coordenador / Luiz Rufino Rodrigues Junior - Integrante / Claudia Alexandre Queiroz - Integrante / José Carlos Teixeira Junior - Integrante / Danielle Tudes - Integrante / Danielle Oliveira - Integrante / Ludmilla Almeida - Integrante / Geoésley Medeiros - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Artes do fazer: diálogos e alianças da afrodiáspora em redes educativas, Descrição: O presente projeto de pesquisa consiste no desdobramento de dois outros projetos. O primeiro deles - Diálogos e encontros entre sujeitos afro-brasileiros e suas práticas culturais - começou a ser realizado no ano de 2009, contemplado pelo Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, e pelo Edital Universal, do CNPq. É um desdobramento ainda do projeto Narrativas, imagens e processos identitários de crianças afro-brasileiras em uma escola pública do Rio de Janeiro, contemplado pelo Programa Apoio à Melhoria do ensino nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro, pela Faperj, em 2010. Nesta pesquisa pretendemos conhecer e registrar as formas de apropriação e usos das práticas culturais ? em especial as práticas artísticas ? bem como as relações entre essas práticas e os processos identitários, entendendo os ambientes educativos como espaçostempos polifônicos, de emergência de saberes e de memórias. Esperamos assim contribuir para a produção de conhecimento em torno das práticas e dos processos identitários da afrodiáspora, promovendo o encontro entre jovens e crianças com artistas populares afrobrasileiros. Encontros que nos ajudarão a compreender como se estabelecem as alianças e os pactos identitários da afrodiáspora, através do diálogo destes sujeitos em torno do fazer artístico. Pressupomos que no Brasil os estudos que têm como foco as relações raciais não podem satisfazer-se com a mera constatação do racismo, mas principalmente contribuir na reparação social do que ele vem causando historicamente, o que pode ser realizado através da socialização/divulgação dos fazeres de sujeitos afrobrasileiros considerados referências éticas e estéticas. A pesquisa tem como uma das metas a produção de material audiovisual a partir dos encontros realizados. Nossa fundamentação teórico-metodológica conta com autores como Boaventura de Sousa Santos, Paul Gilroy, Mikhail Bakhtin, Stuart Hall, Muniz Sodré, Edward Said, dentre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Mailsa Carla Pinto Passos - Coordenador / Luiz Rufino Rodrigues Junior - Integrante / Sonia Regina dos Santos - Integrante / Claudia Alexandre Queiroz - Integrante / Diony Maria Soares - Integrante / José Carlos Teixeira Junior - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Curriculo, Práticas Culturais e Educação Continuada, Descrição: Projeto de Cooperação acadêmica 2012 da Universidade Federal de Alagoas - Ufal; Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Procad. O objetivo do projeto em tela é formular uma proposta de cooperação acadêmica no âmbito da Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/CAPES - Ação Transversal n 06/2011 do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica PROCAD, entre pesquisadores integrantes dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidades: UFAL; UFRN e UERJ. Busca-se, por meio desse projeto, interlocução entre as respectivas Universidades, para realizar atividades de pesquisa, de ensino e de formação de recursos humanos no âmbito da pós-graduação, cujas ações serão orientadas pelo eixo temático: CURRÍCULO E PRÁTICAS CULTURAIS. As atividades de pesquisa envolverão estudos sobre essa temática, com a preocupação de possibilitar formação mais consolidada do ponto de vista individual e profissional dos atores sociais envolvidos. Mais ainda, consolidar perspectivas epistemológicas afins sobre o eixo temático e um olhar investigativo para questões relativas à categoria em tela. No que concerne a atividades de ensino, contaremos com a colaboração dos professores partícipes desse Projeto para ministrar disciplinas que compõem os Programas integrantes da Cooperação Acadêmica. Por meio de missões, no campo da pesquisa e da docência, atuaremos, coletivamente, em seminários e minicursos, promovidos por cada um dos Programas, possibilitando relação dialógica significativa, sobretudo na perspectiva acadêmica, entre os pares dos Programas de Pós-Graduação cooperados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mailsa Carla Pinto Passos - Integrante / Inês Barbosa de Oliveira - Integrante / Jane Paiva - Integrante / Marinaide Lima de Queiroz Freitas - Coordenador / Nadja Naira Aguiar Ribeiro - Integrante / Maria Auxiliadora Cavalcante - Integrante / Rosa Aparecida Pinheiro - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Narrativas, imagens e processos identitários de crianças afro-brasileiras em uma escola pública do Rio de Janeiro., Descrição: O presente projeto está articulado à pesquisa ?Diálogos e encontros entre sujeitos afro-brasileiros e suas práticas culturais? - que tem financiamento FAPERJ através do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado - e é desenvolvida pelo grupo ?Narrativas, memórias e atualização identitária em contextos educativos?, pertencente ao Laboratório Educação e Imagem , da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd/UERJ). Temos com ele o objetivo de desenvolver na Escola Municipal J. I Ana de Barros Câmara, situada Complexo de Acari - que abrange os bairros de Pavuna, Fazenda Botafogo e adjacências ? um conjunto de oficinas pedagógicas e um trabalho de produção de vídeos de animação, cuja temática central gira em torno das relações raciais no Brasil e os processos identitários de afro-brasileiros. As educadoras da escola já vêm desenvolvendo um trabalho neste sentido e a viabilização deste projeto consiste na possibilidade de ampliação e sistematização do trabalho que já vem emergindo daquele cotidiano escolar. Os recursos financeiros oriundos do presente edital irão subsidiar a compra de equipamentos e outros materiais necessários para a produção dos vídeos; a implementação de oficinas de literatura e ainda a coordenação, orientação e organização do trabalho pedagógico por parte de nosso grupo de pesquisa. Nossa intenção é ? no diálogo com as educadoras da escola ? introduzir no currículo discussões sobre os processos identitários e o lugar das populações negras e mestiças na sociedade brasileira, a partir do trabalho com a literatura infantil, os vídeos de animação e as artes plásticas. Estaremos assim realizando aquilo que Milton Santos sugere em relação à produção de conhecimento sobre as relações raciais no Brasil. Segundo o pensador, essas pesquisas devem avançar da pura constatação do racismo para servir aos processos de reparação social dos danos causados por ele ao longo da história do Brasil. Para. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Mailsa Carla Pinto Passos - Coordenador / Carlos Roberto de Carvalho - Integrante / Luciane Nunes - Integrante / Sonia Regina dos Santos - Integrante / Antonia de Oliveira Cazuza da Silva - Integrante / Flavia Aguiar Cardoso Morgado - Integrante / Claudia Alexandre Queiroz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    DIÁLOGOS E ENCONTROS ENTRE SUJEITOS AFRO-BRASILEIROS E SUAS PRÁTICAS CULTURAIS., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mailsa Carla Pinto Passos - Coordenador / Carlos Roberto de Carvalho - Integrante / Luciane Nunes - Integrante / Renata Bastos dos Santos - Integrante / Renata Aquino da Silva - Integrante / Elaine Regina Maurício de Souza - Integrante / Luiz Rufino Rodrigues Junior - Integrante / Fabiana da Silva - Integrante / Glicia Ribeiro Lins - Integrante / Sonia Regina dos Santos - Integrante / Claúdia Queiroz - Integrante / Elaine da Silva Neves - Integrante / Pablo Christhesen de Andrade Henrique Ferreira - Integrante / Doris Regina Barros da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Memórias imagéticas: artefatos culturais, cotidiano escolar e pesquisa em educação, Descrição: O projeto apresentado tem como objetivo principal:Organizar e criar condições de preservação de acervos imagéticosdiversos articulados a processos narrativos sobre esses acervos, em um Banco de Imagens, dentro do Laboratório Educação e Imagem (www.lab-eduimagem.pro.br), para uso das equipes de pesquisa ligadas ao Laboratório e disponibilização a todos os pesquisadores interessados.Em torno desses acervos e desse Banco, os diferentes subprojetos buscam compreender a tessitura desses processos narrativos em torno das imagens tendo os seguintes objetivos específicos:EIXO 1 - Memórias do cotidiano escolar em imagens1. O trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental: imagens do cotidiano escolar , coordenadora: Inês Barbosa de OliveiraObjetivo: Estruturar um banco de imagens fotográficas a partir de imagens produzidas nas pesquisas realizadas pelo grupo e de acervos pessoais de professores, alunos e ex-alunos das escolas pesquisadas no período 2001 2007.EIXO 2 - Memórias imagéticas em novas tecnologias educacionais2. Personagens infantis nas novelas de horário nobre: um estudo das concepções de infância na teledramaturgia brasileira , coordenadora: Rita RibesObjetivo: Este estudo é um recorte da pesquisa 'Infância, mídia, educação: perspectivas de pesquisa e intervenção', voltada à compreensão das relações que as crianças mantém com as telenovelas, gênero televisivo muito apreciado pela audiência infantil. Tem por objetivo fazer um levantamento dos modos como os personagens infantis foram sendo construídos ao longo da história da telenovela brasileira.3. Gibiteca Armando Sgarbi , coordenador: Paulo Sgarbi Objetivos: Organizar e preservar o acervo de Armando Sgarbi composto de histórias em quadrinhos e outras revistas de produção de imagens, desde o início até o final do século XX, digitalizando as publicações para se constituir em um espaço de consulta para pesquisadores, no Banco de Imagens; estudar o uso de histórias em quadrinhos, tirinhas, cartuns.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mailsa Carla Pinto Passos - Integrante / Inês Barbosa de Oliveira - Coordenador / Rita Ribes Pereira - Integrante / Paulo Sérgio Sgarbi - Integrante.

  • 2007 - Atual

    Narrativas, memórias e imagens da diáspora: práticas culturais afro-brasileiras nas escolas públicas do Rio de Janeiro e seus praticantes, Descrição: Este projeto consiste no desdobramento de minha tese de doutoramento. Nela realizei um estudo etnográfico junto a dois grupos de jongo do Estado do Rio de Janeiro ? trabalho no qual me propunha a compreender a transmissão de valores, concepções e práticas presentes no universo cultural dos jongueiros. Um dos resultados dessa pesquisa é hoje meu principal pressuposto: o de que toda prática cultural está enredada a um conjunto de outras práticas, relacionadas a universos sócio-culturais diversificados, em um constante processo de negociação. Por isso importa menos nomear e inventariar as práticas culturais, e mais compreender os modos de apropriação das mesmas pelos sujeitos, nesse constante diálogo intercultural. Sempre em negociação, é neste movimento de circularidade ? como nos ensinam Bakhtin e Ginzburg ? que os sujeitos-praticantes ?re-inventam?, ?transformam? e ?atualizam? a todo o tempo a cultura, estabelecendo um constante diálogo entre os saberes e os fazeres. Especificamente no caso das práticas culturais afro-brasileiras, os modos de apropriação pelos sujeitos consistem nas diferentes formas de compreendê-las, sobretudo na construção do que poderíamos chamar de mecanismos de identificação. Não os entendemos como identidades fixadas, mas antes como processos de socialização vividos pelos sujeitos que se sentem parte de um determinado universo cultural. A partir do trabalho com educadoras e educadores, nossa proposta é compreender como as noções de conhecimento, infância, prática educativa e socialização presentes nas práticas culturais afro-brasileiras ? e invisibilisadas ? articulam-se com outras diferentes formas de ser e de estar no mundo, em especial com algumas noções presentes no ambiente escolar. Para isso temos como base teórica as obras de Michel de Certeau, Mikhail Bakhtin, Carlo Ginzburg, Roger Chartier e Michel Agier. Consta ainda como meta nesta pesquisa, a construção de um banco de imagens cujo objetivo seria o de subsidiar educadores e pesqu. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Mailsa Carla Pinto Passos - Coordenador / Carlos Roberto de Carvalho - Integrante / Luciane Nunes - Integrante / Renata Bastos dos Santos - Integrante / Renata Aquino da Silva - Integrante / Luiz Rufino Rodrigues Junior - Integrante / Fabiana da Silva - Integrante / Glicia Ribeiro Lins - Integrante / Sonia Regina dos Santos - Integrante / Claúdia Queiroz - Integrante / Elaine da Silva Neves - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    As redes de conhecimento nas práticas culturais de sujeitos afro-descendentes: imagens, sons e práticas educativas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mailsa Carla Pinto Passos - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. , Av. São Francisco Xavier 524 sala 12037, Maracanã, 20550-012 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25877188

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2010

Université de Rouen

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: enseignant invite

2009 - 2009

Université de Rouen

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: enseignant invite, Carga horária: 40

2006 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsa PROCIÊNCIA a partir de agosto de 2008

2005 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista PRODOC/CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2007

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Eletiva - Estudos de linguagem, ciência e ficção

  • 02/2007

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa I

  • 06/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino.,Linhas de pesquisa

  • 03/2011 - 12/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica

  • 04/2007 - 11/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.,Cargo ou função, Comissão de Seleção do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ - ProPEd.

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica III

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica III

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Culturais III

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fórum de Pesquisa I

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa III

  • 04/2007 - 04/2007

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.,Serviço realizado, Parecerista do IV Seminário Internacional - As redes de Conhecimentos e as Tecnologias.

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Culturais II

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II e IV

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Linguagem e Educação

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura infanto-juvenil e formação do educador (eletiva)

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica II

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Culturais

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, cidadania e exclusão

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa I

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa III

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias Educacionais

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cineclube ll

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa IV

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II

2001 - 2008

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 3

Atividades

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, cultura brasileira

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, cultura e infância

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Docência em Educação Infantil I

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Docência em Educação Infantil II

  • 08/2003 - 07/2004

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, cultura brasileira

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, literatura infanto-juvenil

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, antropologia e educação

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, literatura infanto-juvenil

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, cultura brasileira

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, cultura brasileira

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, literatura infanto-juvenil

  • 02/2002 - 07/2002

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, cultura brasileira

  • 09/2001 - 12/2001

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, cultura brasileira

2001 - 2004

Fundação Educacional Serra dos Órgãos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Titular, Carga horária: 15

Atividades

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, literatura infanto-juvenil

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, didática

  • 01/2003 - 12/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, literatura infanto-juvenil

  • 02/2002 - 12/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, literatura infanto-juvenil

  • 02/2001 - 12/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, estrutura e funcionamento do ensino

1997 - 2000

Universidade Católica de Petrópolis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2003 - 09/2003

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação de Curso de Extensão em Educação Infantil.

  • 08/2003 - 08/2003

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Palestra sobre Imagens da Infância na Literatura Infantil.

  • 05/2003 - 05/2003

    Ensino, Especializaçaõ em Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Planejamento e Currículo na Educação Infantil

  • 02/2003 - 03/2003

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, metodologia de pesquisa

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, história cultural da infância

  • 02/1997 - 01/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino de 1 e 2 graus