Paulo Roberto Mattos da Silva
Concluiu o doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2005. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Fluminense; Coordenador do curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO/UFF; Diretor do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/ICHF/UFF; Coordenador do Programa Permanente "Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica" GSI/HUAP/UFF, desenvolvido desde 1983. Autor do livro "Os Confins da Psicanálise e a Crueldade das Incertezas", EDUFF/Escuta, RJ/SP, 2008. Atua na área de Psicologia com ênfase em Psicanálise. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: Psicanálise em Território Médico, Clínica Psicanalítica, Psicopatologia Fundamental, Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar, Psicossomática, Subjetividade e Iatrogenia Médico-Psicológica .
Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)
2001 - 2005
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Os Confins da Psicanalise e a Crueldade das Incertezas
Manoel Tosta Berlinck. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior Programa de Inc. Palavras-chave: Psicanalise; Psicopatologia Fundamental; Psicossomática.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica / Especialidade: Psicanalise. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica / Especialidade: Psicopatologia Fundamental.
Mestrado em Psicologia - Area Personalidade e Desenvolvimento
1980 - 1983
Fundação Getúlio Vargas
Título: O Espaço Psicoterápico na Psicanálise Freudiana e na Abordagem Centrada na Pessoa,Ano de Obtenção: 1984
Monique Augras.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Processo Psicoterápico; Eficácia Terapeutica.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica / Especialidade: Psicanalise.
Especialização em Psicoterapia
1979 - 1980
Centro de Psicologia da Pessoa
Bolsista do(a): Centro de Psicologia da Pessoa, CPP, Brasil.
Aperfeiçoamento em Seminários de Formação Permanente em Psicanálise
1988 - 1989
Letra Freudiana Escola Psicanálise e Transmissão
Título: -. Ano de finalização: 1989
Graduação em Psicologia
1974 - 1978
Universidade Gama Filho
Bolsista do(a): Entidade Mantenedora da Universidade Gama Filho.
Formação complementar
1988 - 1988
III Curso Internacional em Psicologia Médica. , Centro de Medicina Psicossomática.
1987 - 1987
I Curso Internacional Em Psicologia Médica. , Centro de Medicina Psicossomática.
1986 - 1986
Grupos Um Enfoque Operativo. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1982 - 1982
As Situações Psicóticas e Estados Afins. , Instituto de Medicina Psicológica.
1979 - 1979
A Psicoterapia e a Realidade Brasileira. , Associação Médica do Rio de Janeiro.
1976 - 1976
Psicologia Jurídica. , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
1976 - 1976
Psicologia Preventiva. , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
1974 - 1974
Introdução à Organização e Métodos. , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Psicanalise.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Psicopatologia Fundamental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Psicologia Hospitalar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Psicossomática.
Participação em eventos
XVI Semana de Monitoria.Psicologia e psicanálise em território médico, ensino, pesquisa e extensão. 2013. (Outra).
Debate sobre o filme.Coordenador do debate. 2012. (Outra).
II Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde e I Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Saúde. 2011. (Congresso).
16ª Semana de Extensão da UFF.Coordenador do Trabalho: Psicanálise e Cinema: a experiência de transmissão a partir da utilização de filmografia. 2011. (Outra).
16ª Semana de Extensão da UFF.Coordenador do Trabalho: Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica: sua contribuição à formação acadêmica e à assistência psicológica a pacientes do HUAP ao longo de 25 anos. 2011. (Outra).
Debate sobre o filme "Dogville" promovido pelo LabConfins e o Projeto de Extensão "Os Confins da Psicanálise em Tela".Moderador do Debate. 2011. (Outra).
Debate sobre o filme "Não amarás" promovido pelo LabConfins e o Projeto de Extensão "Os Confins da Psicanálise em Tela".Coordenador do debate. 2011. (Outra).
Debate sobre o filme "Melancholia" promovido pelo LabConfins e o Projeto de Extensão "Os Confins da Psicanálise em Tela".Moderador do Debate. 2011. (Outra).
Debate sobre o filme "Time" promovido pelo LabConfins e o Projeto de Extensão "Os Confins da Psicanálise em Tela".Coordenador do debate. 2011. (Outra).
Debate sobre o filme "Amor à flor da pele", promovido pelo LabConfins e SPAC.Coordenador do debate. 2010. (Outra).
II Jornada da /sociedade Brasileira de Psicologia Oncológica.A Experiência Clínica em Hospital Geral: oncologia e psicologia (co-autor). 2009. (Outra).
III Mostra Regional de Práticas em Psicologia.A Dialética Exclusão/Inclusão Social e a Iatropatogenia Institucionalizada - uma discussão. 2009. (Outra).
XIII Semana de Extensão da "Agenda Acadêmica da Universidade Federal Fluminense-2008".Os Confins da Psicanálise e o Território Médico. 2009. (Outra).
XIII Semana de Extensão.A Textura da Palavra: delineando a vida em Hospital Geral. 2009. (Outra).
XIII Semana de Extensão.Os Confins da Psicanálise em Tela: desdobramentos institucionais. 2009. (Outra).
III Congresso Internacional de Psicologia Fundamental e IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Palestrante do Simpósio O ensino e a pesquisa em Psicopatologia Fundamental. 2008. (Congresso).
Primeira Agenda Acadêmica do Pólo Universitário de Rio das Ostras 2008.Coordenador de mesa-redonda: A formação clínica da psicologia. 2008. (Seminário).
XI Semana de Monitoria.Psicologia e Psicanálise em Território Médico: a Monitoria em Articulação com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. 2008. (Encontro).
V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Reflexões e Produções Clínicas no Âmbito do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática da Universidade Federal Fluminense. 2007. (Congresso).
V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Sobre a Clínica Psicanalítica no Território Instável da Vida. 2007. (Congresso).
Diálogos Transdisciplinares.Reflexões Clínicas: Experiência do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática da UFF. 2007. (Encontro).
IX Encontro Científico da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.Sobre o ensino, a pesquisa e a extensão e seus desdobramentos institucionais: uma experiência em hospital geral em curso. 2007. (Encontro).
XII Semana de Extensão da UFF.A Psicologia e o Hospital Geral: um encontro com multiplas possibilidades. 2007. (Encontro).
XII Semana de Extensão da UFF.Psicanálise e Hospital Geral. 2007. (Encontro).
XII Semana de Extensão da UFF.Psicanálise e Hospital Geral. 2007. (Encontro).
II Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e VIII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Membro da mesa-redonda Psicopatologia Fundamental, psicanálise e psicossomática. 2006. (Congresso).
II Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e VIII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Coordenador e membro de mesa-redonda: Iatropagenia, inclusão perversa e violência em instituição pública de saúde. 2006. (Congresso).
II Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e VIII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Coordenador e membro de mesa-redonda: Psicopatologia Fundamental, psicanálise e psicossomática: o laboratório da UFF. 2006. (Congresso).
Ética e Pesquisa em Ciencias Humanas e Sociais: Singularidades.Organizador de debate: Ética e Pesquisa em Ciencias Humanas e Sociais: Singularidades. 2006. (Simpósio).
I Simpósio de Psicanálise do Instituto Fluminense de Saúde Mental.Psicossomática. 2006. (Simpósio).
XI Semana de Extensão da UFF.Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica. 2006. (Encontro).
Psicanálise em Território Médico.Mesa-redonda: Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática: um desdobramento do SPAC. 2006. (Outra).
Mostra de Monitoria 2005 da UFFF.Orientador do trabalho Monitoria e hospital geral: uma experiência formadora. 2005. (Outra).
Mostra de Monitoria 2005 da UFF.Orientador do trabalho "Perceptoria: a monitoria e sua função na introdução à clínica psi em hospital geral". 2005. (Outra).
Mostra de Monitoria 2005 da UFF.Orientador do trabalho "A monitoria em hospital geral, experiências de transmissão". 2005. (Outra).
I Simpósio ABEIS Sobre Disfunções Sexuais de Niterói.Presidente de mesa-redonda: Mitos e Verdades Sobre as Disfunções Sexuais. 2004. (Simpósio).
VI Congresso Brasileiro de Psicopalogia Fundamental. Mesa Redonda: Espacialidade do Phatos. 2002. (Congresso).
II Jornada de Psicologia na Área de Saúde do Rio de Janeiro.Mesa-redonda: Mostra de Trabalho em Saúde. 2000. (Outra).
I Jornada de Psicologia Hospitalar do Rio de Janeiro.Mesa-redonda: A Psicologia nas Instituições de Saúde. 1999. (Outra).
IV Evento da Comissão de Saúde Mental.Mesa-redonda: Perspectivas de Atendimento no Leito em Hospital Geral. 1999. (Outra).
I Seminário de Pesquisa e Extensão: Algumas Trajetórias Psi.Mesa-redonda: Investigações em Hospital Geral. 1997. (Seminário).
III Encontro de Subjetividade: Questões Contemporâneas - Clínica e Crítica.Mesa-redonda: III Encontro de Subjetividade: Questões Contemporâneas - Clínica e Crítica. 1997. (Encontro).
Abordagem Multidisciplinar da Impotência Sexual Masculina.Mesa-redonda: Abordagem Multidisciplinar da Impotência Sexual Masculina. 1995. (Outra).
I Semana de Psicologia.Mesa-redonda: Psicanálise no Hospital Geral. 1992. (Outra).
I Curso de Quimioterapia Antineoplásica.Mesa-redonda: Vivências Junto ao Paciente Submetido a Quimioterapia no HUAP. 1991. (Outra).
VII Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática e I Encontro de Professores de Psicologia Médica. Mesa-redonda: O Psicólogo na Psicossomática. 1990. (Congresso).
XXII Congresso Brasileiro de Urologia. Mesa-redonda: Urologia e Psicologia: Uma Investigação Possível?. 1989. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática. Mesa-redonda: Cirurgia e Psicossomática. 1988. (Congresso).
O Psicótico e seu Tratamento.Simpósio com tema Psicose. 1984. (Simpósio).
I Encontro Regional de Supervisores.Encontro Regional de Supervisores. 1984. (Encontro).
III Encontro Nacional de Psicólogos.Ciclo de Conferências sobre Temas Gerais em Psicologia. 1981. (Outra).
I Simposio Internacional de Psicanálise, Grupos e Instituições.Simposio sobre Psicanálise, Grupos e Institutições. 1979. (Simpósio).
I Simpósio Nacional de Psicologia Clínica.Simposio sobre Psicologia Clínica. 1979. (Simpósio).
II Encontro Nacional de Psicólogos.Ciclo de Conferências sobre Temas Gerais em Psicologia. 1979. (Outra).
Perspectivas Humanistas da Segurança no Trabalho.Ciclo de Conferências. 1978. (Outra).
I Encontro Nacional de Psicólogos.Ciclo de Conferências sobre Temas Gerais em Psicologia. 1977. (Outra).
Ciclo de Conferências sobre Análise do Trabalho.Ciclo de Conferências. 1977. (Outra).
Participação em bancas
MATTOS, P. R.; Lessa, Re; Augusto, Claudio de Farias; Esteves, Julio. Reflexões sobre o Pensamento Social Freudiano - Um Encontro entre o Poder e a Pulsão de Destruição. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. O Medo na Pós-Modernidade: instrumento de hegemonia política?. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Análise das Demandas e Perspectivas de Alunos de Alunos de Pós-Graduação Sobre o Campo da Comunicação em Saúde. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
MATTOS, P. R.; BERLINCK, Manoel Tosta; HISGAIL, Fani. A Clínica e um Clínico no CAPS. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
MATTOS, P. R.. Considerações Sobre uma Abordagem Psicanalítica na Tratamento do Alcoolismo em HG. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. A inserção da Psicanálise no HG: Transferência e Tempo. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Relação Médico-Paciente: Uma Experiência em HG. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Intervenção do Outro sobre o Silêncio dos Órgãos. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. O Inconsciente no Hospital Geral: uma Visão Psicanalítica. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. A Questão da Subjetividade em Hospital Geral: Uma Abordagem Psicanalítica. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Transferência em Hospital Geral. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Psicanálise e Medicina: Um Encontro Possível no Hospital Geral. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Corpo e suas Representações. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Alguns Aspectos da Prática Psicanalítica dentro do Hospital Geral. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Disfunções Sexuais: Um Percurso na Abordagem Psicanalítica. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.; NOVAES, R.; Sbano, V.. Entre os Ideais da Reforma Psiquiátrica e os Limites da Psicose. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto da área de Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia da UFF. 2011. Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.; CURI, P. L.; NOVAES, R.. Banca Examinadora para Seleção de Monitores para o Projeto Psicanálise em Hospital Geral. 2015. Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Membro da Comissão Avaliadores dos Projetos submetidos ao Edital de Bolsas de Extensão 2013. 2013. Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Membro da Comissão Avaliadora dos Projetos submetidos ao Edital de Bolsas de Extensão 2012. 2012. Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Membro da Comissão Avaliadora dos Projetos submetidos ao Edital de Bolsa de Extensão 2011. 2011. Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. III Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira. 2010. Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.
MATTOS, P. R.; SANTOS, Fernando Antônio Feitoza dos; NOVAES, R.. Banca Examinadora do Concurso de Seleção de Monitores. 2010. Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.; SANTOS, Fernando Antônio Feitoza dos; VALENTIM, Jose Henrique. Banca Examinadora de Seleção de Monitores. 2006. Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, P. R.. Banca Examinadora de Exame de Qualificação . 2005. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Orientou
Monografia de Graduação; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Monitoria; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Fluminense; Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Uma Visão Psicológica da Mulher Histerectomizada; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Dos Sintomas à Clínica do Sintoma; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Corpo sob o Olhar da Medicina e da Psicanálise; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Corpo Adoecido; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
As Inserções da Morte no Contexto Hospitalar; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Relação Médico-Paciente: uma experiência em hospital geral; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
A Inserção da Psicanálise no Hospital Geral: transferência e tempo; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
A Intervençaõ do Outro sobre o Silêncio dos Órgãos; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Realidade Tragica: O Desejo se Impoe; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Contribuições do Conceito de Pulsão de Morte na Clinica Psicógica em HG; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
A Temática da Morte: Algumas Considerações; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Psicologia Médica: Análise Crítica de uma Proposta; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Transdisciplinares da Clinica Psicolog) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Vida e Morte: A postura de uma equipe de UTI; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Saber e Poder do Discurso Médico e Psicanalítico em Hospital Geral; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Diagnóstico Psicológico em Hospital Geral: Limites e Possibilidades; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Praticas em Psicologicas em Instituicao) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
CTI: Uma Questão de Vida ou Morte; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Praticas em Psicologicas em Instituicao) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Algumas Considerações Sobre o Campo Teórico da Psicossomática; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Praticas em Psicologicas em Instituicao) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Sintoma e a Fantasia em Hospital Geral; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Praticas em Psicologicas em Instituicao) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
As vicissitudes da situação de internação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
A Moda como Discurso: Sublimação e Criação de valor; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Histeria e Mídia: repercussões na contemporaneidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
O Psicologo no Hospital Geral e a Posição Etica da Psicanalise -Notas sobre narcisismo, castração,recalque e angustia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Psicanalise e Instituição: Por uma Clínica Possível - Experiencias em Hospital Geral; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monografia de Graduação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
A Clínica da Incerteza: A Escuta Psicanalítica e sua Afinidade com a Ética da Crueldade; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Do sofrimento à angústia: a posição do analista no contexto do Hospital Geral; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Psicanálise em Extensão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monografia de Graduação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monografia de Graduação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monografia de Graduação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Amor e Separação em Tela: Diálogo entre o Cinema Contemporâneo e a Psicanálise; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Mito e Psicanálise: Reflexões Acerca dos Mitos Édipo Rei de Sófocles e Totem e Tabu de Freud na Psicanálise; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Ensaio sobre a Liberdade e Teoria Psicanalítica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Reflexões sobre o diagnóstico de depressão no âmbito do hospital geral; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Disciplina Monografia II; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
A Ótica da Psicologia sobre os Impasses da Medicina; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Metamorfoses do Feminino: o corpo na medicina e na psicanálise; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Psicanálise e Hospital Geral; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
A Psicanálise e as Perspectivas Psicológicas no Campo das Disfunções Sexuais; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
A Demanda da Clínica Andrológica no Campo Psi; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
As Neuroses Atuais e a Psicossomática; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
A Psicanálise e o Atendimento à Pacientes Oncológicos; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Demanda de Amor: As Particularidades do Discurso Feminino e do Discurso Masculino; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Considerações sobre uma Prática Psicológica em Hospital Geral; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Discursos de Homens sobre a Masculinidade e a Feminilidade; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
As Formações do Inconsciente e seus Efeitos na Área de Saúde; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
O Tratamento Quimioterápico: (Trans) Formações; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
As Formas de Representação do Trabalho Psicológico em Equipes de Saúde; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
As Formações do Inconsciente e seus Efeitos na Área de Saúde; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
As Formações do Inconsciente e seus Efeitos na Área de Saúde; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
As Formações do Inconsciente e seus Efeitos na Área de Saúde; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Um Percurso no Hospital Geral; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Tratamento Quimioterápico: (Trans) Formações; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsa de Extensão; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsa de Extensão; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Curricular; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsa de Extensão; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsa de Extensão; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio Não Curricular; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Extensão; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Extensão; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Extensão; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Extensão; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Extensão; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monitoria; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monitoria; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsa de Extensão; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsa de Extensão; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsa de Extensão; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monitoria; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsa de Extensão; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsa de Extensão; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Estágio curricular; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monitoria; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
O Impacto do Estudo da Psicanálise em Psicologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Prefeitura Municipal de Rio das Ostras; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsista de Extensão; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsista de extensão; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsista de extensão; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monitoria; 2007; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monitoria da disciplina Estágio em Psicoclogia Clínica I e II; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsista do Projeto de Extensão Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Bolsista de Trabalho no Projeto Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Hospital Universitário Antônio Pedro; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monitoria do Departamento de Psicologia; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Monitora do Departamento de Psicologia; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Trabalho Psicológico em Hospital Geral: Múltiplas Abordagens e seus Efeitos; 1999; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Considerações sobre uma Prática Psicológica numa Enfermaria de Ginecologia; 1998; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Efeitos de um Estágio em Psicologia Hospitalar na Formação Acadêmica; 1998; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Questões da Masculinidade em Tempo de Tecnologia Sexual; 1998; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica; 1995; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;
Produções bibliográficas
-
MATTOS, P. R. ; ROCHA, M. S. . O Ato Médico e a Subjetividade. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , v. 11, p. 69-81, 2008.
-
MATTOS, P. R. ; Algumas considerações sobre um dispositivo de assistência à saúde. Mudancas (IMS) , v. 16, p. 10-15, 2008.
-
MATTOS, P. R. ; Os Confins da Psicanálise e a Crueldade das Incertezas. Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo) , São Paulo, v. 186, p. 118-122, 2006.
-
MATTOS, P. R. ; Discurso da solenidade de inauguração do Laboratório da UFF de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática. Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo) , São Paulo, v. 183, p. 170-173, 2005.
-
MATTOS, P. R. ; Sob o Olhar Psicanalítico: Um Espaço Mal-Assombrado ou Considerações sobre a Psicopatologia da Instituição Hospitalar. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , São Paulo, v. VI, n.03, p. 110-119, 2003.
-
MATTOS, P. R. ; Algumas Reflexões sobre os Confins da Psicanálise. Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo) , São Paulo, v. 156, p. 13-19, 2002.
-
MATTOS, P. R. ; Uma Perspectiva de Estudos: A Psicopatologia dos Fenômenos Psicossomáticos e os Confins da Clínica Psicanalítica. Correio da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre/RS, n.95, p. 19-25, 2001.
-
MATTOS, P. R. ; O Psicologo e o Hospital: Trabalho ou Ilusao ?. Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo) , Sao Paulo, v. 120, n.ano XII, p. 20-26, 1999.
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique ; CARVALHO, M. S. . O Atendimento Psicológico em Hospital Público a Pacientes de Classes Populares. Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo) , São Paulo, n.120, p. 27-35, 1999.
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . Psicanálise e Hospital Geral: Algumas Considerações sobre o Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica do HUAP. Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo) , São Paulo, n.120, p. 14-19, 1999.
-
MATTOS, P. R. ; SANTOS, Andréia Pinto dos . As Formações do Inconsciente e seus Efeitos na Ärea de Saúde. Cadernos do Ceg , Niteroi/RJ, n.6, p. 25-29, 1998.
-
MATTOS, P. R. ; SANTOS, Leandro Alberto Pinto dos ; SANTOS, A. D. . Questões sobre o Masculino na Clínica Andrológica. Cadernos do Ceg , Niteroi/RJ, n.6, p. 31-32, 1998.
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique ; VALLE, G. . Aspectos Psicológicos da Obesidade: Considerações Parciais. Cadernos do Ceg , Niteroi/RJ, n.6, p. 19-49, 1998.
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . Implantação do Serviço de Atendimento Psicológico ao Paciente Cirúrgico. Cadernos do Ceg , Niteroi/RJ, n.6, p. 13-18, 1998.
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . Psicanálise e Hospital Geral: Uma Experiência no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense. Revista de Psicologia Hospitalar, Rio de Janeiro, n.2, p. 48-52, 1997.
-
MATTOS, P. R. ; O Psicólogo na Psicossomática. Revista do Departamento de Psicologia (UFF) , Niteroi/RJ, n.3/4, p. 85-87, 1992.
-
MATTOS, P. R. ; Trabalho Psicologico em Hospital Geral: Uma Leitura Possivel. Cadernos do Ichf, Niteroi/RJ, n.27, p. 01-11, 1990.
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique ; SANTOS, Fernando Antônio Feitoza dos . A Psicologia no Hospital Geral. Cadernos do Ichf, Niteroi/RJ, n.27, p. 12-23, 1990.
-
MATTOS, P. R. ; Os Confins da Psicanálise e a Crueldade das Incertezas. 01. ed. São Paulo/Niteroi: Escuta/EdUFF, 2008. v. 01. 159p .
-
MATTOS, P. R. ; SENOS, Claudio Roberto Pereira ; CURI, P. L. . O Sintoma em Freud sob uma Visão Psicanalítica no Hospital. In: XII Semana de Extensão e XVI Jornada de Iniciação Científica - 2014, 2014, Niterói. Revista de Trabalhos Acadêmicos da Universo, 2014. v. II.
-
MATTOS, P. R. ; SANTOS, Fernando Antônio Feitoza dos . Corpo e Estranheza: a tarefa crítica de habitar o próprio corpo. In: V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2012, Fortaleza. Anais do V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2012.
-
MATTOS, P. R. ; SANTOS, Fernando Antônio Feitoza dos ; Souza, D. E. de ; Matta, R. R. da . Anorexia: questões sobre a feminilidade. In: V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2012, Fortaleza. Anais do V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2012.
-
MATTOS, P. R. ; SANTOS, Fernando Antônio Feitoza dos ; Ramos, P. da C. . O Inconsciente como Corpo no Diálogo de Nietzsche com a Psicanálise. In: V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2012, Fortaleza. Anais do V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2012.
-
MATTOS, P. R. ; QUINTELLA, Rogério Robbe . Psicanálise em território médico e psicossomática. In: II Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e VIII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2006, Belém. DVD II Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental/06. Belém: TV MED, 2006. v. 02.
-
MATTOS, P. R. ; Os confins da psicanálise e a crueldade das incertezas. In: II Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e VIII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2006, Belém. DVD II Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental/06. Belém: TV MED, 2006. v. 02.
-
MATTOS, P. R. ; QUINTELLA, Rogério Robbe . A Psicossomática nos confins da Psicanálise: Por uma Via (Im)possível. In: Simpósio de Psicoterapia e Psicanálise no Campo da Saúde Mental / CEPUERJ, 2005, Rio de Janeiro, 2005.
-
MATTOS, P. R. ; LOYOLA, Vinícius Ferreira . Atendimento Psicologico ao Paciente Cirúrgico: Subjetividade e Sofrimento no Cenário Hospitalar. In: X Semana de extensao da Universidade Federal Fluminense e Mostra de Monitoria, 2005, Niteroi, 2005.
-
MATTOS, P. R. ; RODRIGUES, I. de A. ; CURI, P. L. . Agora, você? Considerações sobre a Clínica. In: XII Semana de Extensão e XVI Jornada de Iniciação Científica - 2014, 2014, Niterói. Revista de Trabalhos Acadêmicos da Universo, 2014. v. II.
-
MATTOS, P. R. ; BARBOSA, K.B. ; CURI, P. L. . Literatura e Psicanálise. In: XIISemana de Extensão e XVI Jornada de Iniciação Científica - 2014, 2014, Niterói. Revista de Trabalhos Acadêmicos da Universo, 2014. v. II.
-
MATTOS, P. R. ; BAPTISTA, J.G.B. ; CURI, P. L. . O Olhar Clínico no Ponto de Tensão entre Cinema e Psicanálise. In: XII Semana de Extensão e XVI Jornada de Iniciação Científica -2014, 2014, Niterói. Revista de Trabalhos Acadêmicos da Universo, 2014. v. II.
-
MATTOS, P. R. ; Rodrigues, A.C.F. ; CURI, P. L. . O Projeto Extensionista Os Confins da Psicanálise em Tela: a mulher, o corpo, o amor e a morte. In: XII Semana de Extensão e XVI Jornada de Iniciação Científica - 2014, 2014, Niterói. Revista de Trabalhos Acadêmicos da Universo, 2014. v. II.
-
MATTOS, P. R. ; SENOS, Claudio Roberto Pereira ; CURI, P. L. . O Sintoma no Hospital. In: XII Semana de Extensão e XVI Jornada de Iniciação Científica - 2014, 2014, Niterói. Revista de Trabalhos Acadêmicos da Universo, 2014. v. II.
-
MATTOS, P. R. ; CURI, P. L. ; GAMA, T.M.N. da . Possibilidades frente ao Corpo que carrega a marca da transitoriedade. In: XII Semana de Extensão e XVI Jornada de Iniciação Científica - 2014, 2014, Niterói. Revista de Trabalhos Acadêmicos da Universo, 2014. v. II.
-
MATTOS, P. R. ; Reflexões acerca de um caso clínico. In: XII Semana de Extensão e XVI Jornada de Iniciação Científica - 2014, 2014, Niterói. Revista de Trabalhos Acadêmicos da Universo, 2014. v. II.
-
MATTOS, P. R. ; Os Confins da Psicanálise, o Território Médico e a Psicopatologia Fundamental. In: III Congresso Internacional de Psicologia Fundamental e IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2008, Niterói. Anais do Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e Concresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental (Online)., 2008.
-
MATTOS, P. R. ; A Psicopatologia no Hospital-Geral: o Poder do Discurso e seus Efeitos no Sujeito. In: III Congresso Internacional de Psicologia Fundamental e IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2008. Anais do III Congresso Internacional de Psicopatologia e IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2008.
-
MATTOS, P. R. ; Ambientes Virtuais 3D na Prática Educacional de Criança com Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade. In: III Congresso Internacional de Psicologia Fundamental e IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2008, Niterói. Anais do III Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2008.
-
MATTOS, P. R. ; Inclusão Perversa na Esfera da Assistência Pública de Saúde. In: III Congresso Internacional de Psicologia Fundamental e IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2008, Niterói. Anais do III Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2008.
-
MATTOS, P. R. ; ROCHA, M. S. . Reflexões e Produções Clínicas no Âmbito do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática da Universidade Federal Fluminense. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais Coruripe, 2007.
-
MATTOS, P. R. ; Sobre a Clínica Psicanalítica no Território Instável da Vida. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais Coruripe, 2007.
-
MATTOS, P. R. ; O Tratamento da Obesidade em Hospital Geral: Possibilidades e Atravessamentos. In: II Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 1999, Belo Horizonte, 1999.
-
MATTOS, P. R. ; LINS, Adriana Farias ; EGGER, F. . Questoes sobre a Formacao do Psicologo Direcionado para o Trabalho em Hospital Geral. In: VIII Encontro Nacional dos Psicologos da Area Hospitalar, 1999, Curitiba, 1999.
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . Hospital Geral e Psicanalise: Interlocuções. In: VIII Encontro Nacional dos Psicologos da Area Hospitalar, 1999, Curitiba, 1999.
-
MATTOS, P. R. ; Trabalho Psicológico em Hospital Geral: Múltiplas Abordagens e seus Efeitos. In: 9º Seminário de Iniciação Científica e Premio Vasconcellos Torres, 1999, Niteroi. Anais do 9º Seminário de Iniciação Científica e Premio Vasconcellos Torres, 1999.
-
MATTOS, P. R. ; As Formas de Representação do Trabalho Psicológico em Equipes de Saúde. In: 9º Seminário de Iniciação Científica e Premio Vasconcellos Torres de Ciencia e Tecnologia, 1999, Niteroi. Anais do 9º Seminário de Iniciação Científica e Premio Vasconcellos Torres de Ciencia e Tecnologia, 1999.
-
MATTOS, P. R. ; Considerações Sobre uma Prática Psicológica Numa Enfermaria de Ginecologia. In: 9º Seminário de Iniciação Científica e Premio Vasconcellos Torres de Ciencia e Tecnologia, 1999, Niteroi. Anais do 9º Seminário de Iniciação Científica e Premio Vasconcellos Torres de Ciencia e Tecnologia, 1999.
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . Desdobramentos Atuais do Projeto Permanente - Atendimento Psicológico ao Paciente Cirúrgico - GSI/HUAP (Servico de Psicologia da Area Cirurgica). In: II Semana de extensao da Universidade Federal Fluminense, 1998, Niteroi. A extensão na Universidade Federal Fluminense. Niterói: Pro-Reitoria de Extensão, 1998.
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . Implantação do Serviço de Atendimento ao Paciente Cirúrgico. In: I Seminário de Pesquisa e Extensão: Algumas Trajetórias Psi, 1997, Niteroi. Cadernos de Resumos, 1997.
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . Aspectos Psicológicos da Obesidade. In: I Seminário de Pesquisa e Extensão: Algumas Trajetórias Psi, 1997, niteroi. Cadernos de Resumo, 1997.
-
MATTOS, P. R. ; Contexto Inicial do Trabalho Psicológico em Hospital Geral. In: VII Encontro Nacional dos Psicologos da Area Hospitalar, 1997, Brasília. Anais do VII Encontro Nacional dos Psicologos da Área Hospitalar, 1997.
-
MATTOS, P. R. ; As Formações do Inconsciente e seus Efeitos na Área de Saúde. In: I Seminário de Pesquisa e Extensão: Algumas Trajetórias Psi, 1996, Niteroi. Cadernos de Resumos, 1997.
-
MATTOS, P. R. ; As Formações do Inconsciente e seus Efeitos na Área da Saúde. In: VII Seminário de Iniciação Científica e Premio Vasconcellos Torres de Ciencia e Tecnologia, 1996, Niteroi, 1996.
-
MATTOS, P. R. ; SANTOS, Fernando Antônio Feitoza dos ; VIANNA, M. B. ; SCHEINKMAN, J. . Paciente Urológico: Sintomas e Implicações Psíquicas. In: I Encontro Nacional de Professores de Psicologia Médica e VII Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática, 1990, Belo Horizonte, 1990.
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique ; SANTOS, Fernando Antônio Feitoza dos . Interconsulta: Análise e Proposição de um Modelo. In: I Encontro Nacional de Professores de Psicologia Médica e VII Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática, 1990, Belo horizonte, 1990.
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . Implantação de um Serviço de Psicologia em Hospital Geral. In: I Encontro Nacional de Professores de Psicologia Médica e VII Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática, 1990, Belo Horizonte. Resumo de Temas Livres, 1990.
-
MATTOS, P. R. ; BRITO, Fernanda ; MEIRELLES, Roberta Freire Cardoso ; VALENTIM, José Henrique . Atendimento Psicológico ao Paciente Cirúrgico: Aspectos Psicológicos do Tratamento de Diabéticos do Tipo I - SPAC/GSI/HUAP. Revista do Departamento de Psicologia da UFF , Niterói/RJ, v. 17, n.2, p. 129-135, 2005.
-
MATTOS, P. R. ; As Formações do Inconsciente e seus Efeitos na Área de Saúde. Cadernos de Resumos do I Seminario de Pesquisa e Extensão, Niteroi/RJ, 1997.
-
MATTOS, P. R. ; ROCHA, M. S. . O ato médico e a subjetividade. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , 2007.
-
MATTOS, P. R. ; Reflexõs Clínicas a partir do Filme Time, de Kim Ki-duk. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; CURI, P. L. ; SENOS, Claudio Roberto Pereira ; BARBOSA, K.B. ; BARROS, I.M.F. de ; Rodrigues, A.C.F. ; RODRIGUES, I. de A. ; GAMA, T.M.N. da ; SANTOS, L.A. ; BAPTISTA, J.G.B. . A Prática Psicológica e a Formação Clínica: Programa Extensionista Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; CURI, P. L. ; Rodrigues, A.C.F. ; BARROS, I.M.F. de ; SENOS, Claudio Roberto Pereira ; RODRIGUES, I. de A. ; BARBOSA, K.B. ; GAMA, T.M.N. da ; BAPTISTA, J.G.B. ; SANTOS, L.A. . Cinema e Psicanálise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; SILVA, J.P.M. da ; CURI, P. L. . O Trabalho Psi no Hospital: considerações sobre uma Prática Clínica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; BARROS, I.M.F. de ; CURI, P. L. . Psicanálise em Território Médico: o trabalho do monitor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; BARROS, I.M.F. de . Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica do Hospital Universitário Antônio Pedro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; CURI, P. L. . Submundo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Santos, T. F. dos . A Sétima Arte como Aposta Didática nos Estudos Psicanalíticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; RODRIGUES, I. de A. . A Prática Psicológica em Hospital Geral e a Foramação Clínica: programa extensionista Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; BARADAT, M.D.C.G. . O Lugar do Corpo no Dispositivo Clínico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; SANTOS, Fernando Antônio Feitoza dos ; Silva, L. D. da . A Contribuição do Cinema como Dispositivo Complementar de Formação Clínica em Psicanálise. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; SANTOS, Fernando Antônio Feitoza dos ; RODRIGUES, I. de A. . Os Cuidados Psicológicos em Território Médico e a Formação Clínica: programa extensionista Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica Ano XXVII. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; Ensaio sobre o que se escuta e o que faz em Instituição de Saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Prelúdio aos desavisados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; A subjetividade - o órgão fantasma que assombra a medicina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Os confins da psicanálise em tela - projeto de extensão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; Quando o amor é uma dor - MADA - Mulheres que Amam Demais Anônimas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Cinema e Psicanálise. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; O amor e algumas de suas inscrições no cinema e na literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; transferência e poder: algumas reflexões. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Caso Severino e as peculiaridades do trabalho psicanalítico em âmbito hospitalar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; O pathos e a ação clínica no contexto da instituição hospitalar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Do fascínio à devastação: o enigma do materno em Camille Claudel. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; Buscando sintonia: uma experiência da psicologia nos cuidados paliativos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; O amor, o cinema e a questão da transmissão em psicanálise. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; Algumas Considerações sobre um Dispositivo de Assistência à Saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; A Psicopatologia no Hospital-Geral: o Poder do Discurso e seus Efeitos no Sujeito. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; Ambientes Virtuais 3D na Prática Educacional de Criança com Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; Inclusão Perversa na Esfera da Assistência Pública de Saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; A Formação Clínica da Psicologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATTOS, P. R. ; O ensino e a Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Os Confins da Psicanálise, o Território Médico e a Psicopatologia Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; Laboratório de Psicologia Fundamental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática: um desdobramento do SPAC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; BOTELHO, Michelle Bizzo . Precptoria: A monitoria e a Função do Monitor na Introdução à Clínica em Hospital Geral. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; VIIRA, Érica dos Santos . Monitoria e Hospital Geral: uma experiência formadora. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, P. R. ; Atendimento Psicologico ao Paciente Cirurgico: Subjetividade e Sofrimento no Cenário Hospitalar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; LINS, Adriana Farias ; TOMAZ, Waldelânia da Silva . Incursões à Luz da Psicopatologia Fundamental em Território Médico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; MIGUEL, Cintia Alves . Atendimento Psicológico ao Paciente Cirurgico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; TOMAZ, Waldelânia da Silva ; SILVA, C. H. ; VALENTIM, José Henrique ; PALA, Á. C. S. ; REALEIRO, J. C. T. ; SIQUEIRA, P. R. . Atendimento Psicológico ao Paciente Cirurgico - Patologia Orgânica e Psiquismo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique ; MEIRELES, R. F. C. ; RODRIGUES, M. D. ; GONÇALVES, C. P. . Atendimento Psicológico ao Paciente Cirurgico - Um Percurso Crítico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique ; MARTINS, R. S. ; COSTA, C. F. ; PINTO, B. O. S. . Atendimento Psicológico ao Paciente Cirúrgico - A Contribuição Psicanalítica ao Trabalho em Hospital Geral. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique ; BRITO, Fernanda ; MEIRELES, R. F. C. . Atendimento Psicológico ao Paciente Cirúrgico - Aspectos Psicológicos do Tratamento de Diabéticos do Tipo I. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Espacialidade do Pathos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique ; FARIA, A. C. . Representações do Paciente Acerca do Adoecer e sobre o que Pensa sua Família de sua Condição de Enfermo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique ; MOURA, J. S. . Os Signos da Feminilidade Atravessados pelo Câncer Ginecológico: Como Nomear-se Mulher e as Consequências sobre sua Vida Afetiva. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique ; LACERDA, G. G. . A Transferencia no Hospital Geral. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; Atendimento Psicológico em HG como Modalidade de Formação e Educação para a Saúde. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; ARAÚJO, C. M. M. . Formas de Representação do Trabalho Psicológico em Equipes de Saúde. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; A Subjetividade em Hospital Geral e a Qualidade do Atendimento Multidisciplinar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Clínica sob o Viés da Psicanálise. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; ARAÚJO, C. M. M. . Formas de Representação do Trabalho Psicológico em HG - pilloto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; Perspectivas de Atendimento no Leito em Hospital Geral. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Algumas Reflexões Teórico-Clínicas sobre o Trabalho em Hospital Geral. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . O Tratamento da Obesidade em Hospital Geral: Possibilidades e Atravessamentos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; LINS, Adriana Farias ; EGGER, F. . Questões sobre a Formação do Psicólogo Direcionado para o Trabalho em Hospital Geral. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . Hospital Geral e Psicanálise: Interlocuções. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . Desdobramentos Atuais do Projeto Permanente - Atendimento Psicológico ao Paciente Cirúrgico - GSI/HUAP (Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica). 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique ; CARVALHO, M. S. . O Atendimento Psicológico em Hospital Público a Pacientes de Classes Populares. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; SANTOS, Leandro Alberto Pinto dos . Questões da Masculinidade em Tempo de Tecnologia Sexual. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Investigações em Hospital Geral. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; O Contexto Inicial do Trabalho Psicológico em Hospital Geral. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; BARBOSA, C. M. ; BELLEI, M. S. ; CABRAL, M. ; BERNARDES, M. M. . Violência: Banalização da Morte. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Perspectivas Futuras do Tratamento Multidisciplinar das Disfunções Sexuais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Vicissitudes do Trabalho Psicológico em Hospital Geral. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Aspectos Psicossociais do Tratamento da Obesidade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; SANTOS, Andréia Pinto dos . As Formações do Inconsciente e seus Efeitos na Área de Saúde. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Limites e Possibilidades do Trabalho Psicológico em Hospital geral. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Parâmetros Teórico-Éticos na Constituição de um Dispositivo PSI em Hospital Geral. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Andrologia e Psicanálise. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Algumas Considerações sobre a Atuação do Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica . 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; O Psicólogo e o Hospital Geral: Trabalho ou Ilusão?. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; Estrutura e Funcionamento do Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica do Hospital Universitário Antônio Pedro. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Dor Renal sem Causa Aparente: Valor do Tratamento Psicológico Associado. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Psicologia, Psicanálise e Hospital Geral. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; O Ato Clínico e o Hospital Geral. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; A Questão da Transmissão: Um Delírio Quase Compartilhado. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Decisão para Desobstrução Extrínseca do Ureter Terminal: Aspectos Psicológicos. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Perspectivas do Trabalho Transdisciplinar. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Interconsulta: Análise de Proposição de um Modelo. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . Implantação de um Serviço de Psicologia em Hospital Geral. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; Paciente Urológico: Sintomas e Implicações Psíquicas. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; Um Percurso. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Interconsulta: Um Estudo de Caso. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; O Paciente, o Médico e a Morte. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; Subjetividade e Hospital Geral. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Psicanálise e Hospital Geral. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; A Criança, o Médico, o Sofrimento e a Morte. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Realidade Psíquica e Realidade Hospitalar. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Psicologia Hospitalar. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; VALENTIM, José Henrique . Implantação do Serviço de Atendimento Psicológico ao Paciente Cirúrgico. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Cirurgia e Destino: Algumas Considerações. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, P. R. ; A Morte (In) Vertida. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATTOS, P. R. ; A Assistência Psicológica no Hospital Geral e sua Implantação no Hospital Universitário Antônio Pedro. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, P. R. ; Psicologia Hospitalar. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MATTOS, P. R. ; Consultor ad hoc da Revista Aletheia. 2008.
MATTOS, P. R. ; Consultor ad hoc da Revista Ciência e Profissão. 2008.
MATTOS, P. R. ; Consultor ad hoc da Pulsional Revista de Psicanálise. 2007.
MATTOS, P. R. ; Consultor ad hoc da Pulsional Revista de Psicanálise. 2007.
MATTOS, P. R. ; Consultor ad hoc da Revista do Departamento de Psicologia - UFF. 2007.
MATTOS, P. R. ; Consultor ad hoc da Biblioteca EdUFF 2006. 2006.
MATTOS, P. R. ; Consultor ad hoc da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. 2005.
MATTOS, P. R. ; Consultor ad hoc da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. 2005.
MATTOS, P. R. ; Consultor ad hoc da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. 2002.
MATTOS, P. R. ; Gêneros do domínio jornalístico em materiais de ensino de Português do Brasil para Estrangeiros: inclusão, abordagens e representações. 2014.
MATTOS, P. R. ; Parecerista ad-hoc da revista Psicologia: Ciencia e Profissão. 2009.
MATTOS, P. R. ; II Prêmio Monográfico Margarete de Paiva Simões Ferreira. 2009.
MATTOS, P. R. ; Premio Monográfico Margarete de Paiva Simões Ferreira. 2008.
MATTOS, P. R. ; Atendimento, Supervisão Clínica e Interconsulta no Hospital Universitário Antônio Pedro da UFF (inicio 1987). 2005.
MATTOS, P. R. ; Psicanálise em Território Médico. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTOS, P. R. ; Psicanálise e hospital geral: a questão dos confins. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATTOS, P. R. ; Os Confins da Psicanálise e a Crueldade das Incertezas. 2004. (Exame de Qualificação).
MATTOS, P. R. ; O Trabalho Psicológico em Hospital Geral. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATTOS, P. R. ; O Trabalho Psicológico em Hospital Geral. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATTOS, P. R. ; O Trabalho Psicológico em Hospital Geral. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATTOS, P. R. ; Fundamentos Transdisciplinares da Clínica Psicológica em Hospital Geral. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATTOS, P. R. ; Fundamentos Transdisciplinares da Clínica Psicológica em Hospital Geral. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATTOS, P. R. ; Teorias e Práticas Psicológicas em Instituições Públicas - Área Atendimento Hospitalar. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATTOS, P. R. ; Psicologia em Hospital Geral. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTOS, P. R. ; Teorias e Práticas Psicológicas em Instituições Públicas - Área Atendimento Hospitalar. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATTOS, P. R. ; Teorias e Práticas Psicológicas em Instituições Públicas - Área Atendimento Hospitalar. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATTOS, P. R. ; O Trabalho Psicológico em Hospital Geral - Escuta e Intervenção. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATTOS, P. R. ; Psicologia Hospitalar. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTOS, P. R. ; O Trabalho Psicológico em Hospital Geral - Teoria e Prática. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATTOS, P. R. ; O Trabalho Psicológico em Hospital Geral - O Confronto com a Morte. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATTOS, P. R. ; O Trabalho Psicológico em Hospital Geral - A Situação Cirúrgica. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATTOS, P. R. ; O Trabalho Psicológico Em Hospital Geral - Limites e Possibilidades. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2010 - Atual
CONFINS: lugar de trabalho clínico e de pesquisa em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental, Descrição: O grupo CONFINS é constituído como desdobramento do grupo de pesquisa Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática, passando a ser concedida ênfase substantiva às vicissitudes da clínica e à fundamentação rigorosa. O significante trabalho passa a dar condição de pertinência ao grupo e seu sentido está voltado para a sua materialização em texto e ato implicados continuamente e, ainda, a troca sustentada entre seus membros pela presença incômoda do corpo, lócus privilegiado de inscrição do real do sexo, nas atividades estabelecidas em calendário próprio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Paulo Roberto Mattos da Silva - Coordenador / Paula Land Curi - Integrante.
-
2005 - Atual
Laboratório de Psicopatolgia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática, Descrição: Projeto de Extensão permanente que congrega os Departamentos de Psicologia e Ciência Política criado no âmbito do Insituto de Ciências Humanas e Filosofia e localizado no Hospital Universitário Antônio Pedro visando o desenvolvimento de pesquisas em termos de psiocopatologia fundamental, psicanálise e psicossomática. Acolhe pesquisadores de todo o estado aceitando como tal desde alunos de iniciação científica até doutores da própria Universidade Federal Fluminense ou de outras instituições. Está vinculado à Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, Instituição que reune diversos Laboratórios com abrangência nacional e internacional.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto Mattos da Silva - Coordenador / José Henrique Valentim - Integrante / Gisálio Cerqueira Filho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3
Prêmios
2012
Presidente de Honra do V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental 2012, Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.
2003
I Prêmio de Extensão Josué de Castro - 1º Lugar na Área de Saúde, Universidade Federal Fluminense - Agenda Acadêmico-Científica UFF/2003 - VIII Semana de Extensão.
1996
Prêmio Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia - 3º Lugar, Universidade Federal Fluminense - VI Seminário de Iniciação Científica - Programa PIBIC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia. , Av Marques de Paraná, 303/ 3º andar, Centro, 24033900 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26299024, Fax: (21) 99764647, URL da Homepage:
Experiência profissional
1985 - 1988
Hospital Geral da Santa Casa da Misericordia do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 6
Atividades
-
01/1987
Direção e administração, Centro de Medicina Psicossomática, .,Cargo ou função, Coordenador Geral das Enfermarias de Cirurgia ligadas ao Centro de Medicina Psicossomática.
-
01/1986
Direção e administração, Centro de Medicina Psicossomática, .,Cargo ou função, Supervisor da 15ª Enfermaria de Cirurgia.
1984 - 1989
faculdade Celso LisboaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 8
Atividades
-
08/1984 - 06/1989
Ensino, Psicologia Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias Humanistas Existenciais, Supervisão
1982 - 1985
Centro de Psicologia da PessoaVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 8
Atividades
-
03/1982 - 12/1985
Ensino, Psicoterapia de Adultos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Coordenação de Grupos, Orientação de Trabalhos monográficos, Supervisão Clínica
-
06/1985 - 06/1985
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cpp, Cpp.,Cargo ou função, Membro de Comissão Julgadora do I Concurso de Monografias sobre Psicologia Existencial-Humanista.
1979 - 1982
Fundação Getúlio VargasVínculo: Boslista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
1977 - 1978
Fundação Getúlio VargasVínculo: Bolsista estagiário, Enquadramento Funcional: estagiario, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1980
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais Isop, Centro Brasileiro de Ergonomia e Cibernética.,Linhas de pesquisa
-
07/1977 - 01/1979
Estágios , Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais Isop, Centro de Estudos e Pesquisas Psicológicas Aplicadas Ao Trabalho.,Estágio realizado, Análise do Trabalho.
-
10/1977 - 12/1978
Estágios , Serviço de Psicologia Aplicada Spa, Psicologia Clínica.,Estágio realizado, Estágio Especializado em Psicologia Clínica (Psicoterapia de Adolescentes).
-
07/1977 - 12/1978
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais Isop, Centro de Estudos e Pesquisas Psicológicas Aplicadas Ao Trabalho.,Linhas de pesquisa
2012 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2012
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2010
Universidade Federal FluminenseVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2008
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado I, Regime: Dedicação exclusiva.
1986 - 2006
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto de I a IV, Regime: Dedicação exclusiva.
1983 - 1986
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Avançados em Psicologia I, Clínica, Corpo e Discurso Médico
-
12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro Efetivo do Colegiado do Curso de Psicologia.
-
06/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Médicas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro titular do Colegiado do Curso de Psicologia.
-
01/2006
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Os Confins da Psicanálise em Tela: A Mulher, O Corpo, O Amor e A Morte.
-
05/2005
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática.
-
03/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa
-
03/1991
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenador do Projeto Permanente.
-
08/1987
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Médicas, Departamento de Psicologia.,Serviço realizado, Atendimento, Supervisão Clínica e Interconsulta no Hospital Universitário Antônio Pedro da UFF (inicio 1987).
-
08/1987
Extensão universitária , Departamento de Psicologia, Hospital Universitário Antônio Pedro.,Atividade de extensão realizada, Projeto Permanente Atendimento Psicológico ao Paciente Cirúrgico-GSI/HUAP (Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica).
-
05/2015 - 05/2015
Extensão universitária , Departamento de Psicologia, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador da Ação de Extensão "Os Confins da Psicanálise em tela: a mulher, o corpo, o amor e a morte".
-
04/2015 - 04/2015
Extensão universitária , Departamento de Psicologia, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador da Ação de Extensão "Os Confins da Psicanálise em tela: a mulher, o corpo, o amor e a morte".
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado Específico II, Estágio Supervisionado Específico IV, Estudo em Psicologia Hospitalar I
-
09/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado do Curso de Graduação em Psicologia.
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II - Psicólogo, Psicologia Hospitalar I, Tópicos Especiais em Psicologia I
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Hospitalar I, Estágio Supervisionado II - Psicólogo, Tópicos Especiais em Psicologia I
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Psicologia I, Psicologia Hospitalar I, Estágio Supervisionado I - Psicólogo
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Hospitalar I, Estágio Supervisionado I - Psicólogo, Tópicos Especiais em Psicologia I
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Psicologia I
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III - Psicólogo, Tópicos Especiais em Psicologia I
-
04/2011 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsa de Extensão/2011 para avaliar os projetos submetidos ao Edital de Bolsa de Extensão 2011 - DTS PROEX 04/2011, de 15/04/2011.
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II - Psicólogo, Tópicos Especiais em Psicologia I
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV - Psicólogo, Tópicos Especiais em Psicologia I
-
02/2010 - 07/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III - Psicólogo, Estudos Avançados em Psicologia Clínica V
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III - Psicólogo, Estágio Supervisionado II - Psicólogo, Estudos Avançados em Psicologia Clínica V, Estudos Avançados em Psicologia Clínica IV, Teorias Psicanalíticas
-
08/2007 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Puro Polo Universitário de Rio das Ostras, .,Cargo ou função, Integrante da Comissão de avaliação de Desempenho Docente no ambito do PURO.
-
07/2007 - 11/2009
Direção e administração, Puro Polo Universitário de Rio das Ostras, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
06/2007 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Puro Polo Universitário de Rio das Ostras, .,Cargo ou função, Integrante do Grupo de Trabalho para elaboração do Projeto Acadêmico do PURO.
-
04/2007 - 11/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Puro Polo Universitário de Rio das Ostras, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa
-
02/2009 - 07/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III - Psicólogo, Tópicos Especiais em Psicologia I
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III - Psicólogo, Tópicos Especiais em Psicologia I
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Hospitalar II, Estudos Avançados em Psicologia Clínica V, Estágio Supervisionado III _ Psicólogo
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Hospitalar II, Estudos Avançados em Psicologia III, Estágio Supervisionado I - Psicólogo
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Hospitalar II, Estudos Avançados em Psicologia Clínica II, Estágio Supervisionado II - Psicólogo, Aconselhamento Psicológico III, Psicologia Hospitalar I
-
07/2005 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Médicas, Hospital Universitário Antônio Pedro.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa /DTS 014 de 10 de outubro de 2005.
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Hospitalar II, Estudos Avançados em Psicologia Clínica II, Estágio Supervisionado III - Psicólogo, Teorias e Sistemas Psicológicos IV
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Psicologia I, Estágio Supervisionado II - Psicólogo, Teorias e Sistemas Psicológicos IV
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Avançados em Psicologia Clínica I, Estágio Supervisionado IV - Psicólogo
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Avançados em Psicologia II, Estágio Supervisionado II - Psicólogo
-
03/1993 - 04/2003
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu.
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Hospitalar II, Psicologia Hospitalar I, Temas em Psicossomática I
-
03/1998 - 11/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa
-
02/2000 - 07/2000
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Hospitalar II, Psicologia Hospitalar I, Temas em Psicossomática I
-
10/1997 - 10/1999
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunidade e Cidadania.
-
02/1999 - 07/1999
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III - Psicólogo, Estudos Complementares em Estágio Supervisionado III
-
11/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Departamental de Apoio para elaboração do Projeto de Pós-Graduação Stricto-Sensu.
-
11/1998 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia Hospitalar I.
-
08/1998 - 12/1998
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Hospitalar II, Psicologia Hospitalar I, Estudos Complementares em Estágio Supervisionado I, Estudos Complementares em Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado I - Psicólogo
-
02/1998 - 07/1998
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Hospitalar I, Psicologia Hospitalar II
-
04/1996 - 04/1998
Ensino, Funds. Transdisciplinares da Clínica Psi. em H.G., Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estagio supervisionado em psicologia hospitalar I e II, Monografia, Psicologia, psicanalise e instituicao hospitalar II, Seminario clinico I e II, Seminario literario I e II, Extra-curso
-
11/1997 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia Hospitalar I.
-
11/1997 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Estágio Supervisionado em Psicologia Hospitalar.
-
03/1995 - 11/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa
-
11/1996 - 12/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Estágio Supervisionado em Psicologia Hospitalar.
-
11/1996 - 12/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia Hospitalar I.
-
03/1996 - 12/1996
Direção e administração, Centro de Ciências Médicas, Hospital Universitário Antônio Pedro.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Psicologia do Programa Multidisciplinar de Investigação e Tratamento de Pacientes Diabéticos.
-
01/1996 - 12/1996
Direção e administração, Centro de Ciências Médicas, Hospital Universitário Antônio Pedro.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pesquisa.
-
01/1995
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Vice-Coordenador Geral de Cursos de Pós-Graduação.
-
11/1995 - 12/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia Hospitalar I.
-
11/1995 - 12/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Estágio Supervisionado em Psicologia Hospitalar.
-
03/1993 - 11/1995
Ensino, Teorias e Praticas em Psicologicas em Instituicao, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estagio supervisionado em psicologia hospitalar, Grupo de producao de referencias, Parametros e estrategias de intervencao I, II e III, Psicologia, psicanalise e instituicao hospitalar I e II, Psicanalise e psicossomatica
-
01/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica da Pesquisa: Constituição do Sujeito na Teoria Psicanalítica de Jacques Lacan do Prof. Luiz Moreira.
-
01/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Suplente do Colegiado do Curso de Psicologia.
-
11/1994 - 12/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia Hospitalar I.
-
11/1994 - 12/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica I.
-
01/1994
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador da Área de Psicologia do Grupo Interdisciplinar de Transplantes de Órgãos.
-
11/1993 - 12/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade III.
-
11/1993 - 12/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade II.
-
03/1993 - 12/1993
Direção e administração, Centro de Ciências Médicas, Hospital Universitário Antônio Pedro.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Psicologia do Programa Interdisciplinar de Investigação e o Tratamento de Pacientes com Disfunção Sexual.
-
01/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica da Pesquisa: História do Sujeito na Psicologia do Prof. Valmir Sbano.
-
01/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Titular do Colegiado dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
-
11/1992 - 12/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade I.
-
11/1992 - 12/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade II.
-
01/1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão de Elaboração de Proposta para o Regimento do Serviço de Psicologia Aplicada.
-
11/1991 - 12/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade III.
-
11/1991 - 12/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade II.
-
11/1991 - 12/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade I.
-
11/1991 - 12/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia do Desenvolvimento II.
-
01/1991
Direção e administração, Centro de Ciências Médicas, Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Psicologia do Grupo Interdisciplinar responsável pelo Projeto de Realização de Transplantes de Córneas.
-
01/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Suplente do Colegiado do Curso de Serviço Social.
-
11/1990 - 12/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade III.
-
11/1990 - 12/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade II.
-
11/1990 - 12/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia do Desenvolvimento I.
-
11/1990 - 12/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia do DesenvolvimentoII.
-
01/1990
Direção e administração, Centro de Ciências Médicas, Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Psicologia do Grupo Interdisciplinar Responsável pelo Projeto de Realização de Transplantes de Pulmão.
-
01/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica da Pesquisa: Psicodinâmica aos Mitos na Psicanálise e na Literatura: Uma Investigação Comparativa do Prof. Cid Marcial.
-
01/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Suplente do Colegiado do Curso de Serviço Social.
-
11/1989 - 12/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade II.
-
01/1989
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenador dos Projetos Desenvolvidos junto ao Hospital Universitário Antônio Pedro, como representante do GSI.
-
01/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Banca Examinadora de Concurso Público.
-
01/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica de Relatório de Pesquisa: A Histerectomia e Possíveis Alterações Sexuais da Prof. Guemia Bunechaft.
-
01/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica de Artigo: Ruptura e Criatividade na Tratamento Psiquiátrico Institucional ou Aspirações de uma Comunidade Terapeutica do Prof. Raldo Bonifácio.
-
01/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica do Artigo: Elaboração de uma Metodologia para Avaliação Curricular dos Profs. José Henrique Valentim e Silvia Josephson.
-
01/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Suplente do Colegiado do Curso de Serviço Social.
-
11/1988 - 12/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade II.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora, encarregada de elaborar, aplicar e corrigir as provas de seleção para transferência de alunos para o Curso de Psicologia.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica do Projeto de Pesquisa: A Histerectomia e Possíveis Alterações Sexuais da Prof. Guemia Bunchaft.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica do Artigo: Pensamento Contemporâneo e Psicologia da Prof. Margarida Gouveia.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica do Artigo: Pensamento Operatório e Aleximia: Um Estudo Teórico Clínico do Prof. Cid Marcial.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica do Artigo: Os Caminhos da Psicologia Escolar no Rio de Janeiro da Prof. Cecília Coimbra.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica do Projeto de Extensão: Relatório de Atividades de Extensão Realizadas no CIAC da Prof. Angela Fernandes.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica da Dissertação: A Postura Existencial-Humanista e a Prática do Psicólogo do Trabalho da Prof. Lúcia Adriana Anhel.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica do Artigo: Análise Institucional no Rio de Janeiro: Subversão ou Modismo? da Prof. Cecília Coimbra.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Suplente do Colegiado do Curso de Serviço Social.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Titular do Colegiado do Curso de Psicologia.
-
11/1987 - 12/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade II.
-
01/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora, encarregada de elaborar, aplicar e corrigir as provas de seleção para transferência de alunos para o Curso de Psicologia.
-
01/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avalição Técnica do Artigo: A Questão da Prevenção em Psicologia Escolar: Notas Para Reflexão da Prof. Regina Benevides.
-
01/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica do Projeto do "Curso de Extensão Teórico-Prático em Psicologia Hospitalar" da Prof. Vera Chaon.
-
01/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Câmara de Avaliação Técnica do Artigo: Revendo é que se Repensa da Prof. Cecília Coimbra.
-
01/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Titular do Colegiado do Curso de Psicologia.
-
01/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Titular do Colegiado do Curso de Serviço Social.
-
01/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Suplente do Colegiado do Curso de Ciências Contábeis.
-
11/1986 - 12/1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para Seleção de Monitor da disciplina Psicologia da Personalidade I.
-
01/1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Titular do Colegiado do Curso de Ciências Contábeis.
-
01/1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Suplente do Colegiado do Curso de Serviço Social.
-
01/1985 - 06/1985
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão de Elaboração do Projeto "Reestruturação das Sessões Clínicas do Serviço de Psicologia Aplicada".
-
01/1985
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora, encarregada de elaborar, aplicar e corrigir as provas de seleção para transferência de alunos para o Curso de Psicologia.
-
06/1984 - 12/1984
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão de Avaliação das Reuniões Clínicas do Setor de Psicologia Clínica do SPA.
-
08/1983 - 12/1983
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aconselhamento II, Estagio supervisionado em psicologia clinica I, Estagio supervisionado em psicologia clinica II, Estagio supervisionado em psicologia clinica III, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica IV, Estudos Avançados em Clínica I, Estudos Avançados em Clínica II, Estudos Avançados em Psicologia Clínica II, Estudos Avançados em Psicologia Clínica V, Estudos complementares I, Estudos complementares II, EstudosAvançados em Psicologia Clínica I, Introducao a Psicologia IV, Monografia I, Monografia II, Personalidade II, Personalidade III, Psicologia hospitalar I, Psicologia hospitalar II, Teorias e Sistemas Psicológicos IV - Psicanálise (PURO/Pólo Universitário de Rio das Ostras), Tópicos Especiais em Psicologia I
1989 - 1991
Associação brasileira de Medicina PsicossomáticaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
01/1990
Direção e administração, Regional Rio de Janeiro, .,Cargo ou função, Presidente.
-
01/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Regional Rio de Janeiro, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reforma Estatutária.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo Roberto Mattos da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?