MARIA LUISA LANGE
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Recebeu do Ministério da Defesa o Terceiro Lugar no III Concurso de Monografias sobre Defesa Nacional (2017) com a sua monografia denominada "O processo de paz entre o governo de Juan Manuel Santos e as FARC: uma análise à luz da Escola de Copenhague". Foi bolsista Jovens Talentos/CAPES/UFSC no Observatório de Direitos Humanos - UFSC e bolsista da European Forum Alpbach Foundation em 2017. Realizou intercâmbio voluntário na Colômbia (2016) e intercâmbio cultural na Alemanha (2010/2011). Tem interesse pelas seguintes áreas: Segurança Internacional, Segurança Regional, Segurança e Tecnologia, Defesa Nacional, Inteligência, Estudos Estratégicos, Política Externa, Migrações e Gênero. Contato: marialuisalange@gmail.com.
Informações coletadas do Lattes em 22/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Relações Internacionais
2013 - 2017
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O Processo de Paz entre o Governo de Juan Manuel Santos e as FARC: uma análise à luz da Escola de Copenhague
Orientador: Graciela De Conti Pagliari
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2017 - 2017
Pragmatic Alliances and Global Disorder. (Carga horária: 25h). , European Forum Alpbach, EFA, Austria.
2017 - 2017
Timescapes of the 21st century. (Carga horária: 25h). , European Forum Alpbach, EFA, Austria.
2013 - 2014
Alemão Avançado. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2014
Francês Básico e Intermediário. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Segurança Internacional.
Organização de eventos
LANGE, M. L. . IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa. 2016. (Outro).
LANGE, M. L. . Terceiro Congresso Anual do Instituto de Estudos Brasil Europa - IBE. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
European Forum Alpbach 2017.Seminar Week. 2017. (Outra).
IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa. 2016. (Encontro).
VI Semana Acadêmica de Relações Internacionais UFSC. 2016. (Outra).
XIII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. O Brasil frente às novas ameaças: medidas (políticas de defesa) de combate ao narcotráfico na fronteira amazônica. 2016. (Congresso).
5º Encontro Nacional da ABRI. 2015. (Encontro).
Conferência da Juventude Latino-americana sobre Mudanças Climáticas - COY11 FLORIANÓPOLIS. 2015. (Outra).
V Semana Acadêmica de Relações Internacionais UFSC. 2015. (Outra).
XI Curso de Extensão em Defesa Nacional do Ministério da Defesa. 2015. (Outra).
IV Semana Acadêmica de Relações Internacionais UFSC. 2014. (Outra).
V Semana de Direitos Humanos.International Human Rights Law Today. 2014. (Encontro).
12ª SEPEX: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Observatório de Direitos Humanos. 2013. (Exposição).
III Semana Acadêmica de Relações Internacionais UFSC. 2013. (Outra).
III Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio. 2013. (Seminário).
SEPEX.Estande do Observatório de Direitos Humanos. 2013. (Oficina).
Terceiro Congresso Anual do Instituto de Estudos Brasil Europa - IBE. 2013. (Congresso).
XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais - ENERI. 2013. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
LANGE, M. L. . AS FARC E O GOVERNO COLOMBIANO: ENTRE A GUERRA E A PAZ. Politize!, 04 jun. 2017.
-
LANGE, M. L. . Como Reunir Pessoas Incríveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LANGE, M. L. . Inovação para Mulheres. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
LANGE, M. L. . O desafio de transformar um evento internacional com inspiração local. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LANGE, M. L. . Inspiração, Substantivo Feminino. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LANGE, M. L. . Empreendedorismo feminino foi tema de palestra do Mês da Inovação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2016
O Processo de Paz entre o Governo de Juan Manuel Santos e as FARC: uma análise à luz da Escola de Copenhague, Descrição: Monografia submetida ao curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel em Relações Internacionais. O objetivo deste trabalho consiste em analisar, a partir dos conceitos fornecidos pela Escola de Copenhague, como se desenvolveu o processo de paz entre o governo colombiano e as FARC que teve seu início em 2011, durante o primeiro mandato de Juan Manuel Santos. Além disso, almeja-se entender quais são as possíveis consequências desse processo, analisado aqui até a realização do plebiscito de 2016, para a securitização das FARC na Colômbia. A complexidade do conflito, que já dura mais de cinquenta anos, é formada por uma série de atores estatais e não estatais que fazem da população civil refém e desafiam os presidentes do país a encontrarem uma solução. Nesse cenário, o grupo guerrilheiro mais antigo do continente americano, as FARC, tem tido uma atuação relevante, devido não só às estratégias de guerrilha, mas também ao uso de diversas atividades ilícitas para manter sua atuação. Esse emprego de inúmeras atividades criminais levou à sua classificação como grupo terrorista e sua inserção na agenda de Segurança Internacional da Colômbia. Para o combate à guerrilha, o governo colombiano buscou tanto conversas pacíficas, quanto políticas de segurança de linha dura, justificadas a partir da securitização da temática. O presente trabalho propõe-se, portanto, a questionar a manutenção da securitização da guerrilha na Colômbia a partir da realização do processo de paz que teve início em 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Luísa Lange - Coordenador / Graciela De Conti Pagliari - Integrante.
-
2013 - 2014
A realidade dos direitos das mulheres na América Latina: a efetividade da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Descrição: Na Conferência Mundial de Direitos Humanos de junho de 1993, os esforços de ativistas dos direitos das mulheres do mundo todo foram reconhecidos quando o descaso histórico de violações de direitos humanos contra as mulheres transformou-se na expansão da agenda internacional sobre direitos humanos, que passou a incluir violações específicas de gênero. No âmbito da América Latina, o debate sobre o reconhecimento de direitos das mulheres passou pelo Encontro Regional da América Latina, pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos e, em 1994, institucionalizou-se na Convenção de Belém do Pará, que visa a prevenção, punição e erradicação da violência contra a mulher - abrangendo todo o tipo de violência física, sexual e/ou psicológica. O propósito dessa pesquisa é realizar um histórico, após a ratificação da Convenção de Belém do Pará, de 9 de junho de 1994, de todos os acordos da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e casos na Corte Interamericana de Direitos Humanos a respeito dos direitos das mulheres e, posteriormente, fazer uma análise da eficácia de tais acordos e sentenças, além de mapear as organizações e instituições de defesa aos direitos das mulheres na região e a sua influência nos casos de violação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Luísa Lange - Coordenador / Juliana Lyra Viggiano Barroso - Integrante.
-
2013 - Atual
Esfera Internacional e Interações Estatais: um estudo da Defensoría de Pueblo da Colômbia, Descrição: O presente estudo busca analisar o impacto da dimensão internacional nas relações estado-sociedade por meio da investigação de uma instituição, a Defensoría del Pueblo da Colômbia. Reconhecida como uma Instituição Nacional de Direitos Humanos pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, como membro do Comitê Internacional de Coordenação das Instituições Nacionais para a Promoção e Proteção dos Direitos Humanos e da Rede das Américas, a Defensoría tem por responsabilidade monitorar a proteção dos direitos humanos e civis no contexto nacional. Dotada de autonomia administrativa, essa agência consiste em uma interface institucional entre sociedade, estado e o cenário internacional. Esse trabalho procura identificar de que forma as normas internacionais e a formalização institucional da participação da Defensoría na esfera internacional contribuem para a dinâmica de interação que se estabelece entre estado e sociedade. Procurando, portanto, contribuir para a melhor compreensão dos mecanismos de interação entre as esferas nacional e internacional, esse trabalho se apóia igualmente nos estudos sobre o impacto doméstico das normas internacionais e nos estudos sobre interfaces sócio-estatais para desenvolver sua argumentação... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria Luísa Lange - Integrante / Juliana Lyra Viggiano Barroso - Coordenador.
Prêmios
2017
III Concurso de Monografias sobre Defesa Nacional, Ministério da Defesa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2016
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Membro Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 15
Outras informações:
Membro voluntário do Grupo de Estudos em Segurança e Defesa - GESED, coordenado pela Profa. Dra. Graciela De Conti Pagliari e pelo Prof. Dr. Lucas Pereira Rezende. Atividades desenvolvidas: 1) Pesquisa em Defesa Nacional; 2) Pesquisa em Segurança Internacional; 3) Apresentação do artigo 'O Brasil frente às novas ameaças: medidas (políticas de defesa) de combate ao narcotráfico na fronteira amazônica' no XIII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional
2013 - 2014
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisadora Jovens Talentos da CAPES no Observatório de Direitos Humanos com orientação da Profª. Drª. Juliana Lyra Viggiano Barroso. Atividades desenvolvidas: Pesquisa documental sobre 'Esfera Internacional e Interações Estatais: um estudo da Defensoría de Pueblo da Colômbia'. Pesquisa própria sobre direitos humanos, direitos das mulheres e a efetividade da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Atividades
-
03/2016 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Departamento de Economia e Relações Internacionais.,Linhas de pesquisa
-
08/2013 - 07/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
2016 - 2016
Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et CommercVínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Voluntária no Sendero Verde Esmeralda (Chivor, Colômbia)
2013 - 2015
Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et CommercVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora de Gestão de Talentos, Carga horária: 30
2014 - Atual
TEDxBlumenauVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Curadora e Coorganizadora
Outras informações:
Preparação de palestrantes, gestão executiva do time de organizadores voluntários
2016 - 2016
Fundação EstudarVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária em Sourcing, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MARIA LUISA LANGE e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?