Sótero Araújo Medrado

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador(1984), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração(1995) e aperfeicoamento em Estudos de Língua Latina pelo Seminário Central da Bahia(1984). Atualmente é Conselheiro Suplente da Prefeitura Municipal de Jequié e Professor Auxiliar da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 20/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Psicopedagogia

1995 - 1995

FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS SAGRADO CORAÇÃO

Aperfeiçoamento em Estudos de Língua Latina

1983 - 1984

Seminário Central da Bahia
Ano de finalização: 1984;

Graduação em Licenciatura em Filosofia

1980 - 1984

Universidade Católica do Salvador

Formação complementar

1998 - 1998

Fundamentos da Ética Kantiana em Hebermas. (Carga horária: 16h). , Fundação de Ensino Superior de São João Del Rei.

Participação em eventos

Coordenador do Curso de Extensão sobre Nietzsche.Coordenador do Curso de Extensão sobre Nietzsche - 08 horas. 2004. (Outra).

I Encontro Regiona e XX Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.I Encontro Regiona e XX Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. 2003. (Encontro).

VI Reunião Conjunta do Conselho Estadual de Educação com os Conselhos Municipais de Educação.VI Reunião Conjunta do Conselho Estadual de Educação com os Conselhos Municipais de Educação. 2003. (Outra).

Jornada Pedagógica - O Papel da Universidade na Formação dos Sujeitos: um olhar a partir das humanidades.Jornada Pedagógica - O Papel da Universidade na Formação dos Sujeitos: um olhar a partir das humanidades. 2002. (Outra).

Memória e Representações do Movimento Zapatista no México (EZLN).Memória e Representações do Movimento Zapatista no México (EZLN) - 02 horas. 2001. (Seminário).

Seminário Bate Papo de Despedida: Uma concepção de Academia em uma experiência de vida.Seminário Bate Papo de Despedida: Uma concepção de Academia em uma experiência de vida - 02 horas. 1999. (Seminário).

Palestra: Jeuié: Memórias e Crianção Literária.Palestra: Jeuié: Memórias e Crianção Literária - 04 horas. 1999. (Outra).

Palestra: As Letras In(Ter)Disciplinares.Palestra: As Letras In(Ter)Disciplinares - 04 horas. 1999. (Outra).

Seminário de Planejamento - UESB Campus de Jequié - Perspectivas e Desafios.Seminário de Planejamento - UESB Campus de Jequié - Perspectivas e Desafios - 16 horas. 1998. (Seminário).

Mini-CUrso: O Método Fenomenológico e sua Aplicação Conceitual no Mundo Vivido.Mini-CUrso: O Método Fenomenológico e sua Aplicação Conceitual no Mundo Vivido - 16 horas. 1998. (Encontro).

50ª Reunial Anual da SBPC.50ª Reunial Anual da SBPC. 1998. (Outra).

II Congresso, Âmbito Internacional Filosofia Intercultural. II Congresso, Âmbito Internacional Filosofia Intercultural - 40 horas. 1997. (Congresso).

2º Encontro Nacional de Educação para o Pensar - A Comunidade de Investigação.2º Encontro Nacional de Educação para o Pensar - A Comunidade de Investigação - 20 horas. 1996. (Encontro).

VIII Encontro de Jornalistas no Interior da Bahia.VIII Encontro de Jornalistas no Interior da Bahia. 1995. (Encontro).

VIII Encontro Estadual dos Trabalhadores em Educação. Delegado do VIII Encontro Estadual dos Trabalhadores em Educação. 1994. (Congresso).

Participação em bancas

MEDRADO, Sótero Araújo. Comissão Examinadora da Seleção Pública para Professor Substituto, Edital nº 023/2007 para a Disciplina Filosofia e Metodologia da Pesquisa Científica. 2007. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MEDRADO, Sótero Araújo. Membro da Comissão Examinadora para a Matéria Filosofia na Seleção Pública para Docente de Nível Superior Edital 006/99. 1999. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MEDRADO, Sótero Araújo. Membro da Comissão Examinadora para a Matéria Filosofia na Seleção Pública para Docente de Nível Superior Edital 017/99. 1999. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MEDRADO, Sótero Araújo. Membro da Comissão Examinadora para a Matéria Sociologia da Educação e Filosofia da Educação na Seleção Pública para Docente de Nível Superior Edital 01/98. 1998. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MEDRADO, Sótero Araújo. Membro da Comissão Examinadora para a Matéria Filosofia na Seleção Pública para Docente de Nível Superior Edital 01/98. 1998. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MEDRADO, Sótero Araújo. Membro da Comissão Examinadora para a matéria Filosofia na Seleção Pública para Docentes de Nível Superior - Edital 016/97. 1997. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Orientou

Raimundo André Santos Côrtes

A Escola e a Constituição do Sujeito-Leitor; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Sótero Araújo Medrado;

Produções bibliográficas

  • MEDRADO, Sótero Araújo . Sociedade & Bem-Estar - Mercado e Educação em Parcelas. Jornal A Tarde, 02 jun. 2013.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . Fragmentos de um Movimento Paredista. Jornal Tribuna da Bahia, 03 ago. 2012.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . Sociedade & Bem-Estar - Política: Missão ou Profissão?. Jornal A Tarde, 21 jul. 2010.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . Novamente a Lista Tríplice. Jornal Tribuna da Bahia, 31 maio 2010.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . Bandeiras Perdidas. Jornal Tribuna da Bahia, 13 maio 2010.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . Do portão pra fora. In: Jornal Tribuna da Bahia, 2006. Jornal Tribuna da Bahia. Jequié-BA.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . A política como devia ser. In: Jornal Tribuna da Bahia, 2006. Jornal Tribuna da Bahia. Jequié-BA.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . Medium in virtus est (I). In: Jornal Tribuna da Bahia, 2006. Jornal Tribuna da Bahia. Jequié-BA.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . O PT e o espelho. In: Jornal Tribuna da Bahia, 2006. Jornal Tribuna da Bahia. Jequié-BA.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . Aqui se instrui, não se atormenta. In: Jornal Tribuna da Bahia, 1995. Jornal Tribuna da Bahia. Jequié-Ba.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . O ronco conservador das urnas. In: Jornal Tribuna da Bahia, 1994. Jornal Tribuna da Bahia. Jequié-Ba.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . A sublocação do voto I. Jornal Tribuna da Bahia, Salvador-BA, 2006.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . A educação mercantilista. Jornal Tribuna da Bahia, Salvador-BA, p. 12-12, 2004.

  • MEDRADO, Sótero Araújo . Anúncio tenebroso. Jornal Tribuna da Bahia, Salvador-BA, 2004.

Outras produções

MEDRADO, Sótero Araújo . Palestrante do Seminário - Filosofia das Diferenças. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEDRADO, Sótero Araújo . Educação Municipal em Novas Perspectivas: Educar para a Competência (Palestrante). 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEDRADO, Sótero Araújo . Seminário Paulo Freire: Um Marco na Transição Milenar. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEDRADO, Sótero Araújo . Tema: Relatórios e Trabalhos Acadêmicos . 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEDRADO, Sótero Araújo . Curso de Capacitação da Polícia Militar - Tema: Ética Moral: Uma Abordagem Filosófica - Projeto Polícia Cidadã. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEDRADO, Sótero Araújo . VIII Semiário de Ciências e Matemática. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEDRADO, Sótero Araújo . Mini-Curso - O Construtivismo em Piaget . 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEDRADO, Sótero Araújo . Concurso Público de Provas e Títulos para Magistério Superior na Classe de Auxiliar - Aprovado. 1996 (Concurso Público) .

MEDRADO, Sótero Araújo . Concurso Público para Docentes Nível 3 e 5 . 1992 (Concurso Público) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciências Humanas e Letras, Campus de Jequié. , Av. José Moreira Sobrinho, s/n, Jequiezinho, 45206190 - Jequie, BA - Brasil, Telefone: (73) 35289600, URL da Homepage:

Experiência profissional

2000 - 2000

Prefeitura Municipal de Jequié

Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 07/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação Cultura Lazer e Esporte, Jequié Ba.,Cargo ou função, Conselheiro Suplente do Conselho Municipal de Educação de Jequié.

  • 08/2000 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação Cultura Lazer e Esporte, Jequié Ba.,Cargo ou função, Conselheiro do Conselho Municipal de Educação.

1995 - Atual

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Professor Auxiliar, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas e Letras, .,Cargo ou função, Membro da Editoria Científica da Revista Saberes em Perspectiva - Online.

  • 07/2006

    Ensino, Licenciatura e Bacharelado em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Filosofia da Ciência

  • 02/2006

    Ensino, Enfermagem e Obstetrícia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

  • 02/2006

    Ensino, Bacharelado em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

  • Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

  • 09/2005 - 09/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas e Letras, Campus de Jequié.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética e Pesquisa.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas e Letras, .,Cargo ou função, Membro da Comissão que exarou parecer com vistas à concessão de Incentivo Funcional por Produção Científica da Profª Laura Maria Caetano.

  • 02/2006 - 02/2006

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

  • Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação à Metodologia Científica

  • Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História, Filosofia da Ciência e o Ensino de Ciências

  • Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação I

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas e Letras, Campus de Jequié.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Plano Estratégico do DCHL.

  • 09/1999 - 10/1999

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas e Letras, Campus de Jequié.,Cargo ou função, Diretor Substituto do Departamento de Ciências Humanas e Letras.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas e Letras, Campus de Jequié.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

  • Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas e Letras, Campus de Jequié.,Cargo ou função, Coordenador dos: Workshop e Curso sobre Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar.

1985 - 1987

Colégio Cenecista de Itagibá

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 09/1985 - 02/1987

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia e Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau, Estrutura e