Fernanda Quixabeira Machado

Possui graduação em História (2003) e Mestrado (2006) em História Contemporânea, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso . Sua primeira atuação profissional foi como alfabetizadora de jovens e adultos, no programa Universidade Solidária em 1999. Também, foi bolsista do CNPq por três anos. Por dois anos trabalhou como pesquisadora no grupo de pesquisa: Educação, Jovens e Democracia, no projeto "Práticas Transgressivas de Jovens de Classe Média e Alternativas Educacionais", coordenado pela professora Dra. Maria Aparecida Morgado e durante o ano de 2003, trabalhou no Projeto de Restauração do Recenseamento de 1890 da cidade de Cuiabá, coordenado pela Professora Dra. Maria Adenir Peraro. No mestrado atuou como pesquisadora do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) e realizou estágio docência supervisionado na Universidade Federal de Mato Grosso. Após concluir o mestrado passou trabalhar no Programa de Expansão Universitária da Universidade de Cuiabá (UNIC) em que ministrou aulas nos cursos de História, Pedagogia e Geografia. No Centro Universitário UNIRONDON foi professora nos cursos de Contabilidade e Biblioteconomia. Ainda no Campo da Educação exerceu a função de coordenadora pedagógica no Centro de Educação de Jovens e Adultos José de Mesquita e de Tutora de Educação à Distância no SESI Escola. É Pós-graduada em Gestão Pública e Gestão de Pessoas pelo Instituto Invest. Atualmente trabalha como Historiadora, exerce a função Coordenadora do setor de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC).

Informações coletadas do Lattes em 12/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História

2004 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso
Ano de Obtenção: 2006;Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Gestão Pública

2013 - 2014

Faculdades Integradas de Cuiabá
Título: Gestão de Bibliotecas Públicas: o caso da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça
Orientador: Cleber Vasconcelos da Silva

Graduação em História

1999 - 2003

Universidade Federal de Mato Grosso
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

1999 - 2000

Extensão universitária em Alfabetização de Jovens e Adultos. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: movimentos socais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Regional do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Organização de eventos

MACHADO, Fernanda Quixabeira . I Seminário do ICHS: Humanidades no Século XXI. 2001. (Congresso).

MACHADO, Fernanda Quixabeira . Seminário de Educação 2000: Educação, Poder e Cidadania. 2000. (Congresso).

MACHADO, Fernanda Quixabeira . I Encontro Regional de História ANPUH/MT: Territorialidades, Memórias e Identidades. 2000. (Congresso).

Participação em eventos

Encontro dos Coordenadores de CEJAS. 2009. (Encontro).

I Seminário dos Centros de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso. 2009. (Seminário).

As áreas do conhecimento e o diálogo interdisciplinar nos CEJA's. 2008. (Oficina).

Formação continuada para professores de EJA e CEJAS. 2008. (Encontro).

Seminário de Educação 2008: 20 anos de Pós-Graduação em Educação.Novos tempos na Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso. 2008. (Seminário).

Seminário Educação 2007: qualidade do ensino na contemporaneidade.. 2007. (Seminário).

I Jornada Interdisciplinar de Serra Acima.Estudantes Mato-Grossenses na Década de 1960: soldados de primeira linha ou inimigos número um da Pátria?. 2005. (Simpósio).

X Seminário de Ensino de História. 2005. (Seminário).

IX Seminário de Ensino de História: ver, ouvir e contar história.IX Seminário de Ensino de História. 2003. (Seminário).

XI Encontro de Iniciação Científica.XI Encontro de Iniciação Científica. 2003. (Encontro).

4 CONED-Congresso Nacional de Educação. 4 CONED - Congresso Nacional de Educação. 2002. (Congresso).

54 Reunião Anual da SBPC: Ciência e Universidade Rompendo Fronteiras. 54 Reunião Anual da SBPC. 2002. (Congresso).

II Encontro Regional de História: História, Memória, Acontecimentos.II Encontro Regional de História. 2002. (Encontro).

I Seminário Temático Sociedade Contêmporânea e Toxicomania: reflexões sobre a educação da juventude.Sociedade Contemporânea e Taxicomania: reflexões sobre a educação da juventude. 2002. (Seminário).

V EPECO Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste.V EPECO Encontro de Pesquisa do Centro Oeste. 2002. (Encontro).

X Encontro de Iniciação Científica.X Encontro de Iniciação Científica. 2002. (Encontro).

53ª SBPC. 53ª SBPC-Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência: Nação e Diversidade. 2001. (Congresso).

IX Encontro de Iniciação Científica.Encontro de Iniciação Científica. 2001. (Encontro).

Seminário: Metodologia de Pesquisa em Movimentos Sociais.Metodologia de Pesquisa em Movimentos Sociais. 2001. (Seminário).

Seminário de Educação 2001.Seminário de Educação 2001:A Educação e as Novas Tecnologias. 2001. (Seminário).

Seminário do ICHS 2001.Seminário do ICHS 2001: Humanidades no Século XXI. 2001. (Seminário).

VII Seminário de Ensino de História.VII Seminário de Ensino da História. 2001. (Seminário).

I Encontro Regional de História-ANPUH/MT: Territorialidades, Memórias e Identidades.Territorialidades, Memórias e Identidades. 2000. (Encontro).

IIª Semana de Ciências Sociais.IIª Semana de Ciêncisa Socais-Ética e Sociedade. 2000. (Seminário).

Internacionalização do Saber: um de consumo.Internacionalização do Saber: um bem de consumo. 2000. (Outra).

Seminário de Educação 2000.Seminário de Educação 2000:Educação, Poder e Cidadania. 2000. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Cheila Auxiliadora Macedo de Oliveira

MACHADO, Fernanda Quixabeira; CUNHA, Vera Lúcia Fernandes da; ROSA, Francisco de Andrade. A EJA na Cadeia Pública do Capão Grande: um novo desafio para os educadores.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ricardo Luiz Moura

MACHADO, Fernanda Quixabeira; BRAZ, Maria Luzenira; CORBALAN, Kleber Roberto. Processo de avaliação dos alunos do 1 Ano do Ensino Médio do Proeja. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Mato Grosso.

Aluno: Cristiane Regina Silva Paim

MACHADO, Fernanda Quixabeira; PERARO, Maria Adenir; COSTA, Soares Cândida. Lei 10.639/03: o processo histórico e educação, um diálogo entre historiografia e o ensino da História dos Afro-Descendentes.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Uniselva.

Aluno: Benedito Januário da Silva Júnior

MACHADO, Fernanda Quixabeira; PENNA FILHO, P.; SAMPAIO, Maildes Delgado. Bolívia: o nacionalismo e a questão energética.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Uniselva.

Aluno: Márcia Gomes Freire

MACHADO, Fernanda Quixabeira; PENNA FILHO, P.; PERARO, Maria Adenir. Diáspora brasileira em território africano: vivencias e experiencias dos exilados do Golpe de 1964. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Antônio Vieira da Silva

MACHADO, Fernanda Quixabeira; PENNA FILHO, P.; SANTOS, H. A.. Futebol e Cuiabá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Orientou

Antonio Vaz Guimarães

A construção do currículo do Proeja do CEJA José de Mesquita; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Mato Grosso; Orientador: Fernanda Quixabeira Machado;

Denilson José de Paiva

Perfil dos alunos matriculados no segundo segmento terceira fase do CEJA José de Mesquita-Cuiabá-MT; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Mato Grosso; Orientador: Fernanda Quixabeira Machado;

Produções bibliográficas

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira . Por uma História da Juventude Brasileira. Extensão e Cultura (UFG) , Goiânia- GO, v. VI, p. 06-74, 2004.

  • SIQUEIRA, E. M. ; MACHADO, F. Q. ; AVILA, L. P. ; MACHADO, Fernanda Quixabeira . O Brasil pelos Brasileiros: relatórios científicos da Comissão Rondon. 1. ed. Cuiabá: Carlini Caniato, 2016. v. 1. 144p .

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; ORMOND, Mônica da Silva . Novos tempos na educação educação de jovens e adultos em Mato Grosso. In: Seminário de Educação 2008: 20 anos de Pós-Graduação em Educação, 2008, Cuiabá. Seminário Educação 2008, 2008.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira . Ascensão Jovem nos Anos 1950. In: XVII Encontro Regional de História: o lugar da história, 2004, Campinas- SP. O Lugar da História, 2004.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira . Nós somos jovens. In: V Seminário do Instituto de Ci~encias Humanas e Sociais/UFMT, 2005, Cuiabá. Desigualdade Social e o Papel da Universidade. Cuiabá: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2005. v. I.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira . A Propaganda Comercial na História: Cenas da Década de 1950. In: X Seminário de Ensino de História: Pesquisa histórica e práticas de ensinar, 2004, Cuiabá. X Seminário de Ensino de História: Pesquisa Histórica e Práticas de Ensinar. Cuiabá: PROEG, 2004. v. 02. p. 02-26.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira . Cuiabá nas décadas de 1950 e 1960: entre o antigo e o moderno. In: 56 Reunião Anual da SBPC, 2004, Cuiabá. Anais 56 Reunião Anual da SBPC, 2004.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; PERARO, Maria Adenir . Heranças da Guerra com o Paraguai em Cuiabá. In: XI Encontro de Iniciação Científica-Cuiabá-MT 2003, 2003, Cuiabá. XI Encontro de Iniciação Cientifica. Cuiabá: Ed. UFMT, 2003. p. 10-127.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira . A Histórica Luta dos Estudantes brasileiros pela democracia. In: 4 Congresso Nacional de Educação, 2002, São Paulo. Educação, Democracia e Qualidade Social. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002. p. 1-150.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira . Manifestações Estudantis em Cuiabá na Década de 1950. In: V EPECO-Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2002, Uberlândia. V EPECO. Uberlândia: Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, 2002. v. 05. p. 11-214.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; MORGADO, M.A . Rebeldes com causa: a outra face da juventude cuiabana na década de 1950. In: 54 ª Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiânia. 54 Reunião Anual da SBPC. Giânia: Sonopress Rimo, 2002.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; MORGADO, M.A . A juventude na década de 1950: entre a trangressão e a mobilização política. In: X Encontro de Iniciação Científica-Cuiabá-MT 2001, 2002, Cuiabá. X Encontro de Iniciação Cientifica. Cuiabá: Ed. UFMT, 2002. p. 11-291.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; MORGADO, M.A . Mobilização estudantil nos anos dourados. In: Seminário educação 2002: relações raciais e educação, 2002, Cuiabá. Seminário Educação 2002. Cuiabá: ED. UFMT, 2002. p. 09-223.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; MORGADO, M.A . Transgressões e oportunidades educacionais de jovens da classe média de Cuiabá- MT na Década de 50 do Século XX. In: 53 ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001. v. 53.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; MORGADO, M.A . Juventude Cuiabana: perspectivas educacionais educacionais e transgressões na década de 50.. In: Seminário educação 2001, 2001, Cuiabá. Anais do Semonário Educação 2001: A Educação e as Novas Tecnologias, 2001.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; MORGADO, M.A . Perspectivas Educacionais de jovens da classe média cuiabana na década de 50 do século XX e transgressão. In: IX Encontro de Iniciação Científica-Cuiabá-MT 2001, 2001, Cuiabá. Anais do IX Encontro de Iniciação Científica. Cuiabá -MT 2001. Cuiabá: Editora Universitária da UFMT, 2001.

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; ORMOND, Mônica da Silva . Novos tempos na educação de jovens e adultos em Mato Grosso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira . Estudantes mato-grossenses na década de 1960: soldados de primeira linha ou inimigos número um da pátria?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; PENNA FILHO, P. . Nós somos jovens. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira . A Juventude Transgressora em Cuiabá 1960. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira . A Invenção da Juventude no Século XX. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira . Ascensão jovem nos anos 1950. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; PENNA FILHO, P. . Cuiabá nas décadas de 1950 e 1960: entre o antigo e o moderno. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira . A propaganda comercial na história: cenas da década de 1950. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; PERARO, Maria Adenir . Heranças da Guerra com o Paraguai em Cuiabá. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; MORGADO, M.A . Rebeldes com causa: a outra face da juventude cuiabana na década de 1950. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, Fernanda Quixabeira ; MORGADO, M.A . Transgressões e oportunidades educacionais de jovens de classe média de Cuiabá na década de 50. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MACHADO, Fernanda Quixabeira . Estudo Eleitoral Brasileiro. 2002.

MACHADO, Fernanda Quixabeira ; PERARO, Maria Adenir . CD ROM A População Urbana de Cuiabá em 1890. 2005.

MACHADO, Fernanda Quixabeira ; PERARO, Maria Adenir . Levantamento de Fonte Censitária de 1890: doenças, profissão, nacionalidade e instrução da população da freguesia de São Gonçalo de Pedro II. 2003.

MACHADO, Fernanda Quixabeira . Relatório parcial de bolsa de iniciação científica. 2002.

MACHADO, Fernanda Quixabeira . Pesquisa Social Brasileira. 2002.

MACHADO, Fernanda Quixabeira . Perspectivas educacionais de jovens da classe média cuiabana na década de 50 do século XX e transgressão. 2001.

MACHADO, Fernanda Quixabeira . Relatório parcial de bolsa de iniciação científica 2001. 2001.

MACHADO, Fernanda Quixabeira . O cinema vai a escola. 2007. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Secretaria Estadual de Cultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Historiadora, Carga horária: 40

2006 - 2007

Universidade de Cuiabá

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 28

2012 - Atual

Faculdades Integradas Cândido Rondon

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

2010 - 2012

SESI - Departamento Regional de Mato Grosso

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora de Educação à Distância, Carga horária: 30

2007 - 2010

Centro de Educação de Jovens Adultos José de Mesquita

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação de Jovens e Adultos, Carga horária: 30