Karla Queiroz Gontijo
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (2004), pós-graduação em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (2006), mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu (2012) e especialização em Gerontologia pela Universidade Católica do Salvador (2018). Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - campus Uberlândia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura corporal e educação física escolar.
Informações coletadas do Lattes em 02/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social
2010 - 2012
Fundação Visconde de Cairu
Título: O momento e o movimento educativo para o brincar de corpo inteiro: uma experiência com os educandos dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Colmeia, Ano de Obtenção: 2012
Elizete Passos.Palavras-chave: Educação Física; Brincar; Desenvolvimento infantil.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Gerontologia
2004 - 2018
Universidade Católica do Salvador
Título: Práticas corporais e capacidade funcional: relação necessária para o envelhecimento ativo.
Orientador: Luiz Alberto Sepúlveda Tourinho
Especialização em Educação Física Escolar
2004 - 2005
Universidade Gama Filho
Título: Ações Educativas e a Melhoria da Qualidade e Expectativas de Vida
Orientador: Adriano Rosseto Júnior
Formação complementar
2017 - 2018
Formação em Procedimentos Básicos para o AEE. (Carga horária: 165h). , Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
2016 - 2017
Formação Inicial e Ambientação Funcional - Gestão Pública. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
2016 - 2017
Aperfeiçoamento em Didática Aplicada à Educação Profissional e Tecnológica. (Carga horária: 264h). , Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
2008 - 2008
8ª Jornada Internacional de Educação da Bahia. (Carga horária: 28h). , Faculdade Taboão da Serra, FTS, Brasil.
2007 - 2007
7ª Jornada Internacional de Educação da Bahia. (Carga horária: 40h). , Faculdade Taboão da Serra, FTS, Brasil.
2007 - 2007
2º Seminário Internac.-Ensino para a Diversidade. (Carga horária: 12h). , Colmeia - Centro de Estudos, COLMEIA, Brasil.
2002 - 2002
Aprendizagem e Aperfeiçoamento dos Quatro Estilos. (Carga horária: 8h). , Fitness Brasil, FB, Brasil.
1998 - 1998
Informática Básica. (Carga horária: 70h). , Real & Dados, R&D, Brasil.
1994 - 1994
Primeiro Encontro de Qualidade. (Carga horária: 8h). , Banco do Brasil, BB, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação.
Participação em eventos
Curso de capacitação de servidores em Educação Antirracista. 2023. (Outra).
Formação de professores de Educação Física no IFSULDEMINAS: virtudes e lacunas. 2020. (Outra).
I Seminário temático ?Desmistificando a Abolição: o racismo na perspectiva estrutural?. 2020. (Seminário).
Roda de Conversa - IFTM - COVID 19. 2020. (Outra).
Roda de Conversa - IFTM - Crise Sanitária. 2020. (Outra).
Roda de Conversa - IFTM - DCNE's. 2020. (Outra).
Roda de Conversa - IFTM - Desigualdade de Gênero. 2020. (Outra).
Roda de Conversa - IFTM - Gerenciando Finanças. 2020. (Outra).
Seminário Internacional - Treinamento nos Esportes. 2020. (Seminário).
V Semana de Educação Física - UCSal.Jogos Tradicionais da Cultura Popular e Educação Física Escolar. 2019. (Oficina).
21º Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica do Salvador - SEMOC.Metodologias Ativas no Ensino Médio: Educação Física e Educação em Direitos Humanos. 2018. (Outra).
Cine Cultural com relações históricas. 2016. (Oficina).
Mobilizando, Refletindo e Agindo na Construção da Cidadania. 2014. (Seminário).
11º Encontro Acadêmico de Estudantes de Educação Física - UNIME.O Olhar da criança sobre a Educação Física. 2013. (Encontro).
Comemoração do dia Professores - UNIME Salvador.Mesa Redonda: A saúde física, vocal e emocional do professor.. 2011. (Encontro).
Manhã pedagógica - UNIME.Da função do ensinar ao resgate da educação. 2011. (Outra).
I Semana de Educação Física da FacDelta.Educação Física Escolar. 2007. (Oficina).
XIX Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Acompanhamento Nutricional na Reabilitação Cardíaca. 2007. (Congresso).
6ª Fitness Brasil. Atividade Física e Envelhecimento Saudável: uma proposta contemporânea de mudança de comportamento. 2006. (Congresso).
Semana de Educação da UNIRB.Oficina pedagógica: Natação Infantil. 2006. (Oficina).
V Acampamento de Trabalhadoras Rurais da Bahia.Oficina de Educação Física e Saúde. 2005. (Oficina).
VII Jornada Pedagógica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE-BA. 2005. (Outra).
Jornada Luso Brasileira de Medicina Física, Reabilitação e Medicina Esportiva. 2004. (Outra).
Oficina de Jogos Cantados - CRUPELG. 2004. (Oficina).
XVI Congresso de Cardiologia da Bahia. 2004. (Congresso).
I Semana de Educação Física da UNIME. 2003. (Oficina).
I Semana de Educação Física da UNIME.Capacidade Funcional em Idosos. 2003. (Outra).
Participação em bancas
GONTIJO, K. Q.. Meireles, Jamison S. Borges, Thomaz de A.S. Santos.O papel da Educação Física Escolar frente ao problema da obesidade em adolescentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (PARFOR)) - Universidade do Estado da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. Santos, Júlio César J. Santana, Adilton S. Silva.A ginástica rítmica e o desenvolvimento motor nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma relação necessária.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (PARFOR)) - Universidade do Estado da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. Educação Física Escolar: implicações pedagógicas do lúdico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. Bonfim Muniz.Percepção dos alunos do ensino fundamental sobre as aulas de Educação Física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal da Bahia.
GONTIJO, K. Q.; BADARO, A. R.. Q. Neres; Itana L. C. Santos; Jaira M. S. Santana.As contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo em crianças na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
GONTIJO, K. Q.; BADARO, A. R.. V. Santos; Magnólia C. Araújo; Odailma M. Santos.Os jogos na educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. Jogos e brincadeiras de rua tratados nas aulas de Educação Física Escolar: realidade e desafios pedagógicos para o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. Educação Física Escolar e os desafios no processo ensino-aprendizagem da Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. Brincar: uma necessidade da criança na Educação Infantil a partir de uma proposta em Educação Física Escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. Jogo e Educação Física Infantil: considerações pedagógicas significativas ao ensino-aprendizagem da Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. Futsal e cultura corporal: realidade e possibilidades pedagógicas em aulas de Educação Física Escolar para o Ensino Fundamental II. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. O trato do esporte e a cultura corporal: aspectos teórico-metodológicos para o ensino-aprendizagem em Educação Física Escolar para o Ensino Fundamental II. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. O ensino-aprendizagem do handebol na Educação Física Escolar a partir do Método Parcial: realidade de possibilidades pedagógicas no Ensino Fundamental II. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. Jogos e Educação Física Infantil: Desafios pedagógicos para uma proposta significativa em Educação Física no âmbito escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. Crianças e brincadeiras: Educação Física e o resgate da cultura lúdica infantil a partir de considerações teóricas e possibilidades pedagógicas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
SILVA, A. A.;GONTIJO, K. Q.. A importância da Educação Física na Educação Infantil de 3 a 6 anos: segundo as contribuições dos principais estudos no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
RAMOS, E. S.;GONTIJO, K. Q.. Jogos nas aulas de Educação Física da Educação Infantil: segundo as contribuições dos principais estudos do Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
CONCEIÇÃO, A. de S.;GONTIJO, K. Q.. Produção do conhecimento do ensino-aprendizagem da natação na escola: realidade e possibilidades a partir das referências dos estudos no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
NÉRI, T. C.;GONTIJO, K. Q.. A realidade da capoeira na escola: uma abordagem cultural nas aulas de Educação Física, segundo uma revisão dos estudos no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. Educação Física Escolar: realidades e contribuições de uma abordagem crítica para a prática pedagógica do ensino-aprendizagem da Educação Infantil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
GONTIJO, K. Q.. A prática pedagógica e o trato com o conhecimento da cultura corporal: princípios curriculares e fundamentos para as aulas de Educação Física Escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
COSTA, C. T.;GONTIJO, K. Q.. Influência da atividade física na melhoria da auto-estima de mulheres no programa de ginástica e reabilitação do município de Camaçari. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
AMORIM, V. B. P.;GONTIJO, K. Q.. Atividade Física e Capacidade Funcional: uma relação necessária para o envelhecimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
Orientou
As contribuições do esporte da escola para a socialização dos educandos dos Anos Finais do Ensino Fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (PARFOR)) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Karla Queiroz Gontijo;
Os jogos cooperativos e suas contribuições para a formação humana; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (PARFOR)) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Karla Queiroz Gontijo;
Contribuições da Educação Física Escolar para o desenvolvimento integral dos educandos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (PARFOR)) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Karla Queiroz Gontijo;
Q; Neres; Itana L; C; Santos; Jaira M; S; Santana; AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Karla Queiroz Gontijo;
V; Santos; Magnólia C; Araújo; Odailma M; Santos; Os jogos na educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Karla Queiroz Gontijo;
Jogos e brincadeiras de rua tratados nas aulas de Educação Física Escolar: realidade e desafios pedagógicos para o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia; Orientador: Karla Queiroz Gontijo;
Crianças e brincadeiras: Educação Física e o resgate da cultura lúdica infantil a partir de considerações teóricas e possibilidades pedagógicas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia; Orientador: Karla Queiroz Gontijo;
A prática pedagógica e o trato com o conhecimento da cultura corporal: princípios curriculares e fundamentos para as aulas de Educação Física Escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia; Orientador: Karla Queiroz Gontijo;
Produções bibliográficas
-
DA SILVA CUNHA, KÁTIA ; ANDRE SILVA JUNIOR, CARLOS ; LUCAS BELIZÁRIO DE OLIVEIRA, TALITA ; CAIXETA LISBOA, FERNANDO ; QUEIROZ GONTIJO, KARLA . EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA PARA O ENSINO DE ARTES: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Científica Semana Acadêmica , v. 11, p. 1-12, 2023.
-
FERREIRA, HEIDI JANCER ; MIOTTO, KEILA ; PEREIRA, JUSCÉLIA CRISTINA ; LOPES, JOSUÉ ; GONTIJO, KARLA QUEIROZ ; PEREIRA, CLAUDIA CATARINO ; KLEHM, RENATA BEATRIZ ; SANTOS, WAGNER EDSON FARIAS . E A EDUCAÇÃO FÍSICA? NARRATIVAS DE PROFESSORES-PESQUISADORES SOBRE AS AULAS REMOTAS EM INSTITUTOS FEDERAIS. Revista Movimento , v. 27, p. e27070, 2021.
-
GONTIJO, K. Q. . A morte: esse grande mistério. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GONTIJO, K. Q. . V Semana de Educação Física da Universidade Católica do Salvador. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONTIJO, K. Q. . Desenvolvimento da Consciência Corporal e a Promoção da Saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONTIJO, K. Q. . Educação Física e Saúde. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, Heidi Jancer ; LOPES, Josué. ; KAWASHITA, Ieda. ; MIOTTO, Keila. ; PEREIRA, Juscelia Cristina. ; GONTIJO, KARLA QUEIROZ ; SANTOS, Wagner Edson Faria. ; PEREIRA, Cláudia Catarino. . LABORATÓRIO VIRTUAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pouso Alegre: IFSULDEMINAS, 2021 (Relato de experiência).
Outras produções
GONTIJO, K. Q. . Brincamos Assim na Educação Infantil. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia. , Fazenda Sobradinho S/Nº, Zona Rural, 38400970 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32338800, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Instituto Federal do Triângulo MineiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2016
Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato GrossoVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2016
Universidade Católica do SalvadorVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 9
Outras informações:
Docente das disciplinas:
Jogo, Brinquedo e Brincadeira;
Introdução à Educação Física;
Crescimento e Desenvolvimento Humano.
2003 - 2004
Universidade Católica do SalvadorVínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 8
2007 - 2016
União Metropolitana de Educação e CulturaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 22
Outras informações:
Docente do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Disciplinas ministradas desse período:
Aprendizagem, Crescimento e Desenvolvimento Humano
Crescimento e Desenvolvimento Motor
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Psicologia da Aprendizagem
Estágio Supervisionado I, II, e III
Didática
Didática do Ensino da Educação Física III
Metodologia do Ensino das Atividades Aquáticas I
Metodologia do Ensino do Basquetebol
Metodologia do Ensino do Voleibol
Introdução à Educação Física
Educação Física Escolar: Prática Pedagógica I e II
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
Tópicos Especiais em Práticas Corporais
Teoria e Prática do Lazer
No curso de Pedagogia:
Ludologia
Psicomotricidade e Educação
No registro na carteira de trabalho ainda consta o nome fantasia - FACDELTA
2013 - 2015
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 15
Outras informações:
Atuação no Curso de Licenciatura em Educação Física do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UNEB, nos Municípios de Barreiras/BA, Euclides da Cunha/BA e Serrinha/BA.
Componentes Curriculares Ministrados: Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino do Basquetebol; Educação Física Escolar II; Trabalho de Conclusão de Curso; Teoria VI e Prática III.
2010 - 2016
Clubinho das LetrasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 5
Outras informações:
Atuação: Educação Infantil e Primeiro Ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
2006 - 2015
Escola ColmeiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 15
Outras informações:
Professora de Educação Física do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano)
2007 - 2011
Faculdade Regional da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações:
Docente da Disciplina Estágio Supervisionado I
Docente da Disciplina Estágio Supervisionado III
Docente da Disciplina Fundamentos e Concepções da Educação Física e do Esporte
Docente da Disciplina Educação Física Escolar II - 1º ao 5º Ano
Docente da Disciplina Atividade Física e Envelhecimento
2004 - 2007
Colégio Mendel VilasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora de Educação Física da Educação Infantil.
No período de Fev/2001 à Jun/2004 - Estágio remunerado, não obrigatório, como professora de natação (bebê, infaltil e adulto).
2005 - 2007
Escola A chave do tamanhoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de Natação Infantil
2005 - 2005
Ministério do Esporte e Comitê Olímpico BrasileiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica da Equipe de Natação da Bahia
Outras informações:
Participação nos Jogos Estudantis Brasileiros (JEB'S) como técnica de Natação da equipe Baiana, a convite da Federação Baiana de Esporte Escolar - FEBRE.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Karla Queiroz Gontijo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?