Ana Flávia Barros Cruz

Enfermeira sanitarista, graduada pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), possui mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trajetória profissional na gestão do trabalho e educação na saúde no SUS-BA, com experiência em formulação e implementação de políticas, programas e cursos relativos a gestão, humanização do trabalho e saúde do trabalhador no SUS. Atua na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB)/ Superintendência de Recursos Humanos/ Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), no SAMU Metropolitano Salvador e como professora convidada em cursos de atualização, pós-graduação e preparatório para concursos, nos seguintes temas: SUS, Saúde Coletiva, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Enfermagem, Atenção integral a saúde do trabalhador.

Informações coletadas do Lattes em 28/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em SAÚDE COLETIVA

2016 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: DAYLIZA QUINTO PEREIRA
Coorientador: TÂNIA MARIA DE ARAÚJO.

Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Produção de materiais didático-pedagógicos para formação de Comissões Locais de Saúde do Trabalhador da Saúde
Orientador: Ana Tânia Sampaio
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Enfermagem

2006 - 2010

Universidade Católica do Salvador
Título: CONSEQUÊNCIAS DO MULTIEMPREGO SOBRE OS PAPÉIS CONJUGAIS E MATERNOS DAS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Orientador: Telma Dantas Teixeira de Oliveira

Formação complementar

2014 - 2014

Curso Avançado de Formação de Instrutores. (Carga horária: 48h). , Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia, UCS, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Formação de Instrutores. (Carga horária: 40h). , Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia, UCS, Brasil.

2012 - 2012

Atualização em Saúde Coletiva. (Carga horária: 34h). , Universidade Aberta do SUS Bahia, UNASUS BA, Brasil.

2011 - 2011

CONTROLE SOCIAL NA SAÚDE. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2010 - 2010

FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS NACIONAIS. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde do Trabalhador da Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Organização de eventos

CRUZ, A. F. B. ; ANDRADE, REJANE ; BOWES, ÉRICA CRISTINA DA SILVA ; ADORNO, ROSANA ; COELHO, ANA CRISTINA ; FERNANDES, DAMÁSIA . II Mostra Integrada de Humanização e Saúde do Trabalhador do Sus Bahia. 2018. (Exposição).

FERNANDES, D. ; BOWES, ÉRICA CRISTINA DA SILVA ; ADORNO, ROSANA ; COELHO, ANA CRISTINA ; CRUZ, A. F. B. . I Mostra Integrada de Humanização e Saúde do Trabalhador no Sus Bahia. 2017. (Outro).

CRUZ, Ana Flávia Barros ; SILVIA CONCEIÇÃO BONFIM BITTENCOURT ; Conceição, Cíntia Santos . I Fórum de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Estado da Bahia. 2014. (Outro).

BRUNO GUIMARÃES ; MACHADO, M. C. ; MIRANDA, G. ; MONCAO, L. B. ; CRUZ, A. F. B. . OFICINAS DOS NÚCLEOS DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Comemoração da Semana de Enfermagem - COREN/BA. 2009. (Encontro).

II Seminário de Saúde Coletiva. 2009. (Seminário).

Mostra Estadual de Saúde da Família. 2009. (Outra).

Comemoração da Semana de Enfermagem - COREN/BA. 2008. (Encontro).

Simpósio sobre anemias - Faculdade de Medicina UFBA. 2008. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Gisleide Lima Silva

CHAVES, L.;CRUZ, A. F. B.. Participação do Controle Social no planejamento das ações de saúde no município de Itapé/Ba. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nanci Nunes Sampaio Salles

Ferraz, Miralva;CRUZ, Ana Flávia Barros. PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVO: EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS(AS) SECRETÁRIOS(AS) EXECUTIVOS(AS) DE CIR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO DE PROCESSOS FORMATIVOS PARA O SUS) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto de Magalhães Netto.

Aluno: Samira Priscila Pereira Menezes dos Santos

SAAVEDRA, RAMON DA COSTA;CRUZ, A. F. B.. IMPLEMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO MUNICÍPIO DE TERRA NOVA ? BAHIA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto de Magalhães Netto.

Aluno: Márcio José Vieira Guimarães

CRUZ, Ana Flávia Barros; ANDRADE, Selma Maria da Silva. O IPTU COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO URBANO: O CASO DE MATA DE SÃO JOÃO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: ADRIANA DO NASCIMENTO SANTOS

ANDRADE, Selma Maria da Silva;CRUZ, A. F. B.. GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA: O Caso do Município de Cícero Dantas/Ba. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Edinei Menezes de Souza

CRUZ, A. F. B.; CHAVES, L.. Plano de Ação do HIPERDIA para melhoria do acesso na Unidade Básica de Saúde. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MICROPOLÍTICA DA GESTÃO E DO TRABALHO EM SAÚDE) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aline de Souza Laranjeira

CHAVES, L.;CRUZ, A. F. B.. Apoio Institucional integrado: uma proposta de organização do processo de trabalho. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MICROPOLÍTICA DA GESTÃO E DO TRABALHO EM SAÚDE) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juscilane Pereira Andrade

CHAVES, L.;CRUZ, A. F. B.. Gerenciamento de resíduos sólidos de unidades públicas de saúde: possibilidades de intervenção. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MICROPOLÍTICA DA GESTÃO E DO TRABALHO EM SAÚDE) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Aparecida Ribeiro Santana

CHAVES, L.;CRUZ, A. F. B.. Monitoramento e Avaliação dos casos de dengue dos municípios da microrregião de Porto Segura/Ba: uma proposta de intervenção. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MICROPOLÍTICA DA GESTÃO E DO TRABALHO EM SAÚDE) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sônia Carvalho

CHAVES, L.;CRUZ, A. F. B.. As barreiras da Integralidade na Atenção Básica de Itapé/Ba. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MICROPOLÍTICA DA GESTÃO E DO TRABALHO EM SAÚDE) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Edneuza Araújo dos Santos

CHAVES, L.;CRUZ, A. F. B.. A importância do acolhimento para melhorar o acesso e reorganizar o atendimento no hospital e maternidade Vereador Rômulo J. Almeida. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MICROPOLÍTICA DA GESTÃO E DO TRABALHO EM SAÚDE) - Universidade Federal Fluminense.

CRUZ, A. F. B.. Elaboração e validação de instrumento de triagem para consulta de enfermagem em serviços de Saúde do Trabalhador.. 2018. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

CRUZ, Ana Flávia Barros; BOWES, E. C.. I MOSTRA DE HUMANIZAÇÃO E SAÚDE DO TRABALHADOR DO SUS-BA. 2017. Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Orientou

Rita Janaína da Silva Fiscina

PLANO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COM VISTAS À COMUNICAÇÃO DIALÓGICA ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA) - ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PÚBLICA DA BAHIA; Orientador: Ana Flávia Barros Cruz;

AYMÊ SOBRINHO DE OLIVEIRA

Motivação e satisfação no serviço público brasileiro: uma revisão de literatura; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ana Flávia Barros Cruz;

MICHELE CORSETE TERSO VITÓRIA ALMEIDA

USO CONSCIENTE DE MEDICAMENTOS NA ADOLESCÊNCIA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof; Francisco Peixoto de Magalhães Netto; Orientador: Ana Flávia Barros Cruz;

ANDREIA CERQUEIRA DOS SANTOS

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA: UMA DEFICIÊNCIA FÍSICA? Percepções de usuários e trabalhadores de um serviço de terapia renal substitutiva; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof; Francisco Peixoto de Magalhães Netto; Orientador: Ana Flávia Barros Cruz;

Produções bibliográficas

  • CRUZ, A. F. B. ; Almeida, Bruno Guimarães de ; Conceição, Cíntia Santos ; GOIABEIRA, F. S. L. ; Mora, Luciano de Paula ; MOURA, L. P. . Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Prêmio InovaSUS 2015: valorização de boas práticas e inovação na Gestão do Trabalho na Saúde. MS, Brasília, 2017.. In: Ministério da Saúde. (Org.). Promovendo a saúde do trabalhador do SUS: uma experiência de implantação do Protocolo n 008 da MNP/SUS. 1ed.Salvador: Ministério da Saúde, 2017, v. , p. 120-131.

  • CRUZ, Ana Flávia Barros ; Conceição, Cíntia Santos ; AZEVEDO, C. M. C. ; Tiara, J.A. ; ELOY, L. V. M. S. ; COPQUE, V. S. . Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da SESAB: da concepção ao voo.. In: Jorge José Santos Pereira Solla. (Org.). Estratégias da Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde: Experiências da Bahia. 1°ed.Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA, 2014, v. , p. 65-76.

  • CRUZ, A. F. B. ; Alves, Arlene ; Menezes, Angélica ; Conceição, Cíntia Santos ; Brabosa, Elaci Miranda Pitanga ; Mora, Luciano de Paula ; Silva, José Carlos da ; Katayose, Rosângela Regis Duarte ; OLIVEIRA, T. D. T. . Dimensionamento da Força de Trabalho nas Unidades Assistenciais da Rede Própria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - SESAB. In: Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde.. (Org.). Prêmio Inovasus: Valorização de boas práticas e inovação na gestão do trabalho na saúde. 1ed.Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2013, v. , p. 117-123.

  • CRUZ, A. F. B. ; Almeida, Bruno Guimarães de ; Conceição, Cíntia Santos ; MIRANDA, G. ; MONCAO, L. B. ; Mora, Luciano de Paula . Núcleos de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. In: Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde.. (Org.). Prêmio Inovasus: Valorização de boas práticas e inovação na gestão do trabalho na saúde. 1°ed.Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2013, v. , p. 149-158.

  • CRUZ, A. F. B. ; OLIVEIRA, T. D. T. . MULTIEMPREGO NA ENFERMAGEM: QUAIS OS CUSTOS PARA A MATERNIDADE?. In: XIII Semana de Mobilização Científica - SEMOC, 2010, Salvador. XIII SEMOC - Economia e Vida: Convergências e Divergências. Salvador: UCSAL, 2010.

  • CRUZ, A. F. B. ; OLIVEIRA, T. D. T. . A ASSISTÊNCIA RECEBIDA NO PERIOPERATÓRIO DE URGÊNCIA E O PRECONIZADO NA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: Percepções de um usuário. In: XIII Semana de Mobilização Científica - SEMOC, 2010, sALVADOR. XIII SEMOC - Economia e Vida: Convergências e Divergências. Salvador: UCSAL, 2010.

Outras produções

CRUZ, A. F. B. ; LAÍSE ANDRADE ; NILDA IVO ; OLIVEIRA, T. D. T. . APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO PARA ENFERMEIROS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM NO SUS-BA. 2012.

CRUZ, A. F. B. ; BRUNO GUIMARÃES ; CÍNTIA CONCEIÇÃO ; FREIRE, A. P. ; LAÍSE ANDRADE ; MACHADO, M. C. ; MIRANDA, G. ; MONCAO, L. B. ; OLIVEIRA, T. D. T. . NÚCLEOS DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE. 2011.

CRUZ, A. F. B. ; BRUNO GUIMARÃES ; BOWES, E. C. ; Menezes, Angélica ; MOURA, L. P. ; BULCÃO, CAMILA MOITINHO DE ARAGÃO . PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19 PARA TRABALHADORES DA SESAB. 2020.

CRUZ, A. F. B. ; FERNANDES, M.C. ; NASCIMENTO, C. C. C. ; BARBOSA, A. C. C. ; MAIA, F. H. R. ; MENDES, T. T. M. ; MONTEIRO, A. C. D. ; LIMA, M. A. G. ; BASTOS NETO, O. A. ; REIS, E. J. F. B. ; NEVES, R. F. ; CARVALHO, M. R. S. ; CARIBE, J. S. . NOTA TÉCNICA APH MÓVEL DURANTE COVID-19: ALTO E MUITO ALTO RISCO. 2020.

CRUZ, A. F. B. ; BRUNO GUIMARÃES ; PAULA, L. ; BOWES, E. C. . BOLETIM INFORMATIVO COVID-19 Trabalhadores da Saúde. 2020.

CRUZ, A. F. B. ; CÍNTIA CONCEIÇÃO . MANUAL DE IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA TRABALHADORA E DO TRABALHADOR DA SESAB (PAIST). 2014.

CRUZ, A. F. B. . NÚCLEOS DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE. 2011.

CRUZ, Ana Flávia Barros . CURSO DE FORMAÇÃO DE COMISSÃO LOCAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CRUZ, Ana Flávia Barros ; Conceição, Cíntia Santos . Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia: Documento Base. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LIVRO).

CRUZ, Ana Flávia Barros ; Conceição, Cíntia Santos . Manual de Implantação e Funcionamento do Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da SESAB (PAIST). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

CRUZ, A. F. B. . CONFERÊNCIA DE SAÚDE - GESTÃO DO SUS - FINANCIAMENTO/ PACTO PELA SAÚDE/ GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CRUZ, A. F. B. . CONFERÊNCIA DE SAÚDE - GESTÃO DO SUS - FINANCIAMENTO/ PACTO PELA SAÚDE/ GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    ANÁLISE DE MODELOS E ESTRATÉGIAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA PANDEMIA DO COVID-19 (2020-2022), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Flávia Barros Cruz - Coordenador / Angélica Menezes - Integrante / Bruno Guimarães de Almeida - Integrante / Luciano de Paula Moura - Integrante / ERICA CRISTINA BOWES - Integrante / CAMILA MOITINHO DE ARAGÃO BULCÃO - Integrante / ISABELA CARDOSO PINTO - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - Atual

    GUIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA TRABALHADORA E DO TRABALHADOR DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, Descrição: O guia está dividido em três eixos nos quais estão distribuídos projetos já executados pontualmente em uma ou outro Serviço de Saúde da rede própria sob gestão direta da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, voltados para promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho. O objetivo é divulgar e propiciar a multiplicação das experiências e a realização de trocas entre os atores, ao oferecer-lhes uma "caixa de ferramentas" para este fim. Trata-se de um guia aberto, como um portfólio, onde novos projetos podem ser construídos e/ou remodelados e inseridos no Guia que fica disponível por meio digital para qualquer interessado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Prêmios

2015

INOVASUS: PROMOÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR DO SUS: EXPERIÊNCIA DO PAIST/SESAB, MINISTÉRIO DA SAÚDE.

2011

INOVASUS - Projeto: NUCLEOS DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE, MINISTÉRIO DA SAÚDE / SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE/ DGERTS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAJIA, DIRETORIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE. , CAB, CAB, 40000000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31154397, Fax: (71) 31154171, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2011

Hospital sagrada familia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 44

Outras informações:
Área de Atuação: Centro obstétrico - Gestão e assistência.

2010 - Atual

Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 30

Outras informações:
Área de atuação: Gestão do Trabalho Ações desenvolvidas: - Dimensionamento da força de Trabalho em Saúde da SESAB; - Implantação/ Implementação de Núcleos de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (NUGTES); - Processo de elaboração e implantação do Programa Integral de Saúde do Trabalhador da SESAB (PAISTS); - Projeto de qualificação de profissionais de enfermagem para média e alta complexidade no SUS-BA; Apoio ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da SESAB.

Atividades

  • 11/2014 - 12/2019

    Direção e administração, Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalhador da Saúde.,Cargo ou função, Coordenador.

2004 - 2010

Hospital Universitário Professor Edgar Santos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: AUX. DE ENFERMAGEM, Carga horária: 30

Outras informações:
Observação: Cedida à Secretaria Estadual de Saúde. Atuando na Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na saúde desde dezembro de 2010, em tempo integral.

2017 - 2017

Atualiza Cursos de Pós-graduação em Saúde

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DOCENTE ESPECIALIZAÇÃO

Outras informações:
Ministrou disciplina "Introdução à Enfermagem do Trabalho", 25h/aula, em turma de pós graduação de Enfermagem do Trabalho.

2016 - 2016

Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto de Magalhães Netto

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: TEMPORÁRIO

Outras informações:
Disciplina: Saúde do Trabalhador, 5h, no Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde.

Atividades

  • 01/2020 - 01/2020

    Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde do Trabalhador

  • 01/2019

    Ensino, FORMAÇÃO DE COMISSÃO LOCAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, HÍSTÓRICO DA SAÚDE DO SUS E DA SAÚDE TRABALHADOR; LEGISLAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR; COMISSÃO LOCAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR: IDENTIDADE E PROPÓSITO; PLANEJAMENTO E PARTICIPAÇÃO; NEGOCIAÇÃO COLETIVA.

  • 01/2018

    Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE

  • 01/2018

    Ensino, SAÚDE DO TRABALHADOR APLICADA AOS SERVIÇOS INTEGRADOS DA SESAB, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR; LEGISLAÇÃO APLICADA A SAÚDE DO TRABALHADOR; NOTIFICAÇÃO E GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR.

  • 01/2018

    Ensino, SAÚDE DO TRABALHADOR APLICADA AOS SERVIÇOS INTEGRADOS DA SESAB, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR; LEGISLAÇÃO APLICADA A SAÚDE DO TRABALHADOR; NOTIFICAÇÃO E GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR.

2017 - 2018

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EAD, Carga horária: 10

Outras informações:
TUTORA EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL, VINCULADO A FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DA BAHIA.

2012 - Atual

Secretaria Municipal de Saúde de Salvador/ SAMU

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 30

Outras informações:
Plantões de 24 horas a cada 6 dias.