NIELSON FRANCISCO SILVA GUEDES
Possui graduação em História pela Faculdade Líder (2013); pós-graduado em História e cultura dos povos indígenas pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE).Possui Mestrado em história do Brasil pela UFPE . Tem experiência na área de Brasil Colonial, principalmente na história do Direito e do Crime.
Informações coletadas do Lattes em 02/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em História
2016 - 2018
Universidade Federal de Pernambuco
Título: ?TÃO CHEIA DE CALAMIDADES, TÃO ABUNDANTE DE SOBERBAS E VIOLENTAS MORTES? Violência entre as elites de Pernambuco na segunda metade do século XVII,Ano de Obtenção: 2018
Virgínia Maria Almoêdo de Assis.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.
Especialização em História e Cultura dos povos índigenas
2015 - 2016
Universidade Federal de Pernambuco
Título: ANTÔNIO FILIPE CAMARÃO: EVIDENCIANDO O PROTAGONISMO INDÍGENA NO BRASIL COLONIAL, COMO QUESTIONAMENTOS AO ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA A PARTIR DA LEI nº 11.645/2008
Orientador: Edson Hely Silva
Graduação em História
2009 - 2013
Faculdade Líder
Título: ?Briga de Cachorro grande?: Violência e Criminalidade entre as Elites de Pernambuco na segunda metade do século XVII.
Orientador: Breno Almeida Vaz Lisboa
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Participação em eventos
II Dia do Historiador. "Tardes de Pesquisa". 2017. (Encontro)..Cultura Política na administração portuguesa em Pernambuco na segunda metade do século XVII. 2017. (Encontro).
?A Condição Feminina No Antigo Regime?, promovida pelo Núcleo de Estudos do Mundo Atlântico (NEMAt) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco.. 2016. (Outra).
Aula Inaugural do PPGH/UFPE Estudos comparados e o método comparativo na historiografia brasileira. 2016. (Outra).
Encontro Internacional de História Colonial.VIOLÊNCIA INTERPESSOAL E CRIMINALIDADE EM PERNAMBUCO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVII: A AÇÃO DOS GOVERNADORES NO COMBATE AO CRIME. 2016. (Encontro).
Encontro Internacional de História Colonial (EIHC). 2016. (Encontro).
Probabilismo Jurídico e Justiça no Mundo Ibérico-UFRPE. 2015. (Outra).
Dia do historiador da Faculdade Anglo Líder.Violência interpessoal e criminalidade entre as elites de Pernambuco na segunda metade do século XVII: Caso Leão Falcão. 2012. (Encontro).
IX Encontro estadual de histoória."Briga de cachorro grande": Violência e criminalidade entre as elites de Pernambuco na segunda metade do século XVII. 2012. (Encontro).
II Colóquio de Iniciação Científica da FAL.."Briga de cachorro grande": Violência e criminalidade entre as elites de Pernambuco na segunda metade do século XVII. 2011. (Outra).
Poder e Administração no Brasil Colonial.. 2010. (Outra).
O Integralismo no Brasil(1932-1937). 2009. (Oficina).
O Malunguinho: Identidade, Resistência cultural e Ação afirmativa. 2009. (Outra).
Produções bibliográficas
-
GUEDES, N. F. S. . Violência interpessoal e criminalidade em Pernambuco na segunda metade do século XVII: a ação dos governadores no combate ao crime. In: EIHC- Encontro Internacional de História Colonial, 2016, Salvador- BH. Mundos coloniais comparados: Poder, fronteiras e identidades. Salvador- BH: EDUNEB. v. VI.
-
GUEDES, N. F. S. . Violência interpessoal e criminalidade em Pernambuco na segunda metade do século XVII: a ação dos governadores no combate ao crime. In: EIHC- Encontro Internacional de História Colonial, 2016, Salvador- BH. Mundos coloniais comparados: Poder, fronteiras e identidades. Salvador- BH: EDUNEB, 2016. v. VI.
-
GUEDES, N. F. S. . 'Briga de cachorro grande': Violências entre as elites de Pernambuco na segunda metade do século XVII. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUEDES, N. F. S. . 'Briga de cachorro grande': Violências entre as elites de Pernambuco na segunda metade do século XVII. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
2014 - 2016
Instituto Adventista Pernambucano de EnsinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20
2013 - 2017
Colégio Adventista do recifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20
2012 - 2015
Colégio Anglo LíderVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Metodologia Científica, Carga horária: 20
2011 - 2014
Colégio Santa TerezinhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de NIELSON FRANCISCO SILVA GUEDES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?