Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra
Possui especialização em Direito Processual pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2008). Atualmente é sócio proprietário - Escritório de Advocacia e professor do Centro de Estudos Superiores de Maceió. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Relações de Consumo e Direito Civil e Processual Civil. Mestre em Análise de Sistemas Ambientais pelo Cesmac.(2020).
Informações coletadas do Lattes em 26/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Análise de Sistemas Ambientais
2018 - 2020
Centro Universitário CESMAC
Título: A APLICAÇÃO DA MEDIAÇÃO JUDICIAL NOS LITÍGIOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS LÍNGUAS NEGRAS DA ORLA DE MACEIÓ-AL: UM INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Jorge Luiz Gonzaga Vieira
Coorientador: Márcio Oliveira Rocha. Palavras-chave: saneamento básico; desenvolvimento sustentável; meio ambiente ecologicamante equilibrado; processo judicial.Grande área: OutrosGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Direito Processual
2007 - 2008
centro de estudos superiores de maceió
Título: O Poder Normativo na Justiça do Trabalho à Luz da Emenda Constitucional n° 45
Orientador: Maria do Socorro Vaz Torres
Graduação em Curso de Direito
2001 - 2005
centro de estudos superiores de maceió
Título: Aspectos Punitivos da Emissão de Cheque Sem Fundos no Ambito Administrativo e Penal
Orientador: Carlos Alberto Alves de Melo
Formação complementar
2010 - 2010
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 45h). , Centro de Estudos Superiores de Maceió, CESMAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito do Trabalho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.
Participação em eventos
1ª Formação Continuada Docente 2021. 2021. (Seminário).
2ª Formação Continuada Docente 2021. 2021. (Seminário).
V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR. Uma Abordagem Sobre a Gestão Ambiental e Resolução do Conselho Nacional de Justiça N 201/2015: Um Olhar Sobre o Plano Logístico Sustentável nos Tribunais. 2019. (Congresso).
II Cemeia. Crescimento econômico x sustentabilidade ambiental: do antagonismo à confluência. 2018. (Congresso).
1 Seminário de Direitos Fundamentais.1 Seminário de Direitos Fundamentais. 2012. (Seminário).
Participação em bancas
BEZERRA, R. T. O.; CORDEIRO, C. P. B. S.. A Usucapião por Abandono Familiar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
BEZERRA, R. T. O.; CORDEIRO, C. P. B. S.. Aposentadoria por Idade e o Aumento da Expectativa da Sobrevida do Brasileiro. 2018.
BEZERRA, R. T. O.; CORDEIRO, C. P. B. S.. Feminicídio: Uma Resposta Eficaz para Prevenir e Punir a Violência de Gênero. 2018.
BEZERRA, R. T. O.. O aborto em fetos anencefalos: A inconstitucionalidade da legalização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
BEZERRA, R. T. O.. Crimes hediondos: Legalidade e Constitucionalidade da Progressão de Regime. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
BEZERRA, R. T. O.. (Im)Prescindibilidade da extinção da obrigação na fase de cumprimento de sentença. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
BEZERRA, R. T. O.. O Enem à luz do princípio da isonomia material. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
BEZERRA, R. T. O.. Dano moral decorrentes de assédio no ambiente de trabalho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
BEZERRA, R. T. O.. Responsabilidade civil por abandono afetivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
Orientou
Crimes contra a Previdência Social; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
A proteção da gestante e lactante no ambiente de trabalho insalubre à luz da Lei 13467/2017 e da ADI 5938; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
A (in)constitucionalidade do fim da incorporação da gratificação de função na reforma trabalhista; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
O prevalecimento do negociado sobre o legislado como violação aos princípios, da legalidade, da norma mais favorável e da adequação setorial negociada; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
O atraso salarial como causa de rescisão indireta do contrato de trabalho; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
Aspectos processuais da Reforma Trabalhista: "Beneficiário da Justiça Gratuita": Sucumbência de Honorários Periciais, Advocatícios e Custas Processuais; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
O CONTRATO DE TRABALHO DO ATLETA ELETRÔNICO E A NECESSIDADE DE SUA REGULAMENTAÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
A RESPONSABILIZAÇÃO DO EMPREGADOR EM RAZÃO DO ACIDENTE DE TRABALHO OCORRIDO NO TELETRABALHO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
ATIVISMO JUDICIAL, HÁ INTERFERÊNCIA DIRETA DA SUPREMA CORTE BRASILEIRA NO PODER LEGISLATIVO NO ÂMBITO DAS DECISÕES DA ADI 5889, HC124306 E ADI 4275; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
COMPLIANCE TRABALHISTA NAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE E OS REFLEXOS DA PANDEMIA DO COVID-19; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA EM TEMPOS DE COVID-19: A utilização da Lei 13; 979/2020 em detrimento da coletividade; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
A APLICABILIDADE DA ARBITRAGEM NO PROCESSO DO TRABALHO À LUZ DA LEI N 13; 467/2017; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
Competencia para Apreciação de Ações Decorrentes de Contratos Temporários; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
Privatiização do presídios; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
A atuação do Ministério Público do Trabalho na Erradicação do Trablho Infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra;
Produções bibliográficas
-
CORDEIRO, C. P. B. S. ; BEZERRA, R. T. O. . ACORRUPÇÃOSOBUMPRISMAHISTÓRICO-SOCIOLÓGICO:ANÁLISEDESUASPRINCIPAISCAUSASEEFEITOS. Revista Eletrônica Direito e Conhecimento , v. 1, p. 67, 2024.
-
BEZERRA, R. T. O. ; AGUIAR, D. M. S. ; MENEZES, J. T. L. ; CORDEIRO, C. P. B. S. . A PARASSUBORDINAÇÃO EM UM ESTUDO DE DIREITO COMPARADO: EM BUSCA DA CONSOLIDAÇÃO DO CONCEITO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Revista Eletrônica Direito e Conhecimento , v. 7, p. 201, 2024.
-
CORDEIRO, C. P. B. S. ; BEZERRA, R. T. O. . ARESPONSABILIDADEDOCIDADÃONODESENVOLVIMENTODA VIDA EM COMUNIDADE ATRAVÉS DA VIRTUDE DA JUSTIÇA: ANÁLISE SOB O PRISMA DA ÉTICA ARISTOTÉLICA. Revista Eletrônica Direito e Conhecimento , v. 1, p. 131, 2024.
-
BEZERRA, R. T. O. ; AGUIAR, D. M. S. ; MENEZES, J. T. L. ; CORDEIRO, C. P. B. S. . PARASSUBORDIÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Revista Eletrônica Direito e Conhecimento , v. 1, p. 22, 2023.
-
BEZERRA, R. T. O. ; FERREIRA, V. M. G. ; ANDRADE, I. A. ; GONCALVES, S. B. H. . Ativismo Judicial e Supremocracia - Protagonismo da Justiça e Casos Contoversos. Revista Eletrônica Direito e Conhecimento , v. 1, p. 81, 2023.
-
BEZERRA, R. T. O. ; LEAL, T. T. . A (IN)CONSTITUCINALIDADE DO FIM DA INCORPORAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO NA REFORMA TRABALHISTA: UMA ANÁLISE DO ART. 468, 2 DA CLT, SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS SOCIAIS. Revista Eletrônica Direito e Conhecimento , v. 1, p. 215, 2022.
-
BEZERRA, R. T. O. ; MATOS, J. N. ; TORRE, R. M. . A SEGURANÇA JURÍDICA E O EFEITO MODULADOR NO PROCESSO DE ACUMULAÇÃO DE ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. Revista Eletrônica Direito e Conhecimento , v. 1, p. 124, 2018.
-
BEZERRA, R. T. O. ; VIEIRA, V. B. ; VIEIRA, W. B. . A UTILIZAÇÃO DA JURIMETRIA NOS CURSOS DE DIREITO: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS. In: XI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2023, Marabá. Anais do XI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Diversidade e Resistência na Ciência: diálogos e desafios interdisciplinares sobre crises sistêmicas, 2023.
-
BEZERRA, R. T. O. ; VIERA, V. B. ; VIEIRA, W. B. . A JURIMETRIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERRA, R. T. O. . A pesquisa jurídica em tempos de pandemia e a importância dos cursos de pós-graduação como tempo de atividade jurídica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BEZERRA, R. T. O. . Ações antrópicas e Etnociência - uma abordagem legal. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BEZERRA, R. T. O. ; FERREIRA, V. M. G. ; ROCHA, M. O. . Direito em tempo de pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BEZERRA, R. T. O. . Sustentabilidade nos Tribunais de Justiça, Plano Logístico e Sustentável e a Agenda 2030.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, R. T. O. ; ANDRADE, I. A. ; MIRANDA, P. R. B. ; ANDRADE, B. A. ; VANGASSE, C. A. V. ; MELO, M. C. A. . Uma analise sobre as boas práticas de sustentabilidade aplicadas nos tribunais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERRA, R. T. O. ; MELO, M. C. A. ; MEDEIROS, A. S. ; NASCIMENTO, V. X. ; ARAUJO, E. S. ; ANDRADE, I. A. . Vantagens e Desafios da Inserção do Sistema Solar Fotovoltaico na Matriz Energética do Brasil : Uma Revisão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERRA, R. T. O. ; ANDRADE, I. A. . Uma Abordagem Sobre a Gestão Ambiental e Resolução do Conselho Nacional de Justiça N 201/2015: Um Olhar Sobre o Plano Logístico Sustentável nos Tribunais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERRA, R. T. O. . Reflexões das Relações Trabalhistas sob a Ótica Constitucional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BEZERRA, R. T. O. ; BRITO, F. A. . A MEDIAÇÃO COMO MEIO PROCESSUAL DE ABREVIAÇÃO DOS LITÍGIOS AMBIENTAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERRA, R. T. O. . Crescimento econômico x sustentabilidade ambiental: do antagonismo à confluência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERRA, R. T. O. ; ANDRADE, I. A. ; ARAUJO, E. S. ; FREITAS, R. C. S. ; FRANCO, S. P. B. ; TORRES, Y. S. Q. . ANALISE DA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO SALA VERDE NAS REGIÕES DO BRASIL NO PERÍODO DE 2010 À 2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
BEZERRA, R. T. O. . Reforma Trabalhista - Fim do Imposto Sindical. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
BEZERRA, R. T. O. . Reforma Trabalhista - Alterações na Atividade Insalubre. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Análise da Discriminação Direta ou Intencional do Empregador na Seleção de Emprego: O Direito à Igualdade de Oportunidade Versus à Livre Seleção e Contratação do Empregado, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra - Coordenador / Bruno Sarmento Barbosa - Integrante.
-
2017 - Atual
A Parassubornação em um Estudo de Direito Comparado: Em Busca da Consolidação do Conceito no Ordenamento Jurídico Brasileiro, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra - Coordenador / Bruno Sarmento Barbosa - Integrante.
-
2016 - 2017
A Mediação nos Processos Trabalhistas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra - Coordenador / Thomé Rodrigues de Pontes Bomfim - Integrante.
-
2016 - 2017
A Segurança Jurídica e o Efeito Modulador no Processo de Acumulação de Adicionais de Insalubridade e Periculosidada, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra - Coordenador / Thomé Rodrigues de Pontes Bomfim - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro de Estudos Superiores de Maceió. , Rua Iris Alagoense, Farol, 57050-000 - Maceio, AL - Brasil
Experiência profissional
2009 - Atual
centro de estudos superiores de maceióVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor de Processo do Trabalho em Arapiraca- Al, e professor de Direito das Relaçõs de Consumo em Maceió-Al.
2006 - Atual
Escritorio de AdvocaciaVínculo: Advogado, Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na Area Trabalhista, Civil e Tributária
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?