Arminda Maria Prado
Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade de Sorocaba (1977), graduação em História pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Moema (1980) e graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Botucatu (1993). É Mestre pela Universidade Estadual de Campinas - área de concentração Filosofia e História da Educação.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional
Informações coletadas do Lattes em 16/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2009 - 2012
Universidade Estadual de Campinas
Prof.a Dra. Maria Cristina Menezes.
Especialização em Gestão Educacional
2005 - 2007
Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Antonio Carlos Rodrigues de Amorin
Especialização em Especialização em Psicopedagogia
1994 - 1995
Universidade de Sorocaba
Orientador: Leila Sara José Chamat
Formação complementar
2008 - 2008
La Educación e la Construción da Argentina. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2008 - 2008
La reforma em la Universidad de Cordoba. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Do Ápice do social a reinvenção da comunidade. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução aos estudos de África. (Carga horária: 49h). , Universidade de São Paulo.
2005 - 2005
Extensão universitária em Literatura e Autoritarismo. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo.
2005 - 2005
Introdução ao Folclore. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
XIII - Fórum Estadula de Educação. (Carga horária: 30h). , UDEMO-Sindicato de Especialistas de Educação de SP.
2004 - 2004
O lugar da História. (Carga horária: 30h). , Associação Nacional de História - Seção Mato Grosso do Sul.
2003 - 2003
Tópicos Especiais em História-L2. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Circuito Gestão. (Carga horária: 180h). , CENP-Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.
1997 - 1997
Jogos na Construção da Aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo.
1997 - 1997
Construtivismo e suas Aplicações. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo.
1996 - 1996
Para uma psicopedagogia construtivista. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo.
1995 - 1995
A Formação Social da Crianaça. (Carga horária: 30h). , Serviço Social do Comércio de São Paulo.
1990 - 1990
Sorocaba de ontem e de hoje.. (Carga horária: 16h). , Museu Histórico Sorocabano.
1987 - 1987
A crise do sistema escravista/queda da monarquia. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Produções bibliográficas
-
PRADO, A. M. . CONSTRUIR UM ARQUIVO, CONSTRUIR UMA ESCOLA: A PASSAGEM DA MEMÓRIA DO GRUPO ESCOLAR DA RHODIA PARA A EE FRANCISCO ÁLVARES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PRADO, A. M. . O ensino de História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2009 - Atual
Construir um arquivo, construir uma escola: a passagem da memória do Grupo Escolar da Rhodia para EE Prof. Francisco Alvares., Descrição: O objetivo desse trabalho foi iniciar a organização do arquivo histórico de um antigo Grupo Escolar, a Escola Estadual Professor Francisco Álvares, para que possa oferecer a possibilidade de um estudo sobre a sua história. Essa escola nasceu no interior de uma indústria química, a Rhodia do Brasil, e, por isso, conta com uma história peculiar. A Rhodia se constituiu ao longo do tempo como idealizadora e mantenedora do Grupo Escolar, e, também, como propiciadora da educação da infância para a comunidade do entorno. O projeto buscou a preservação dos documentos a partir de práticas de conservação, tais como a desinfestação, higienização, identificação, visando à descrição e a disponibilização do acervo documental, após acondicionamento apropriado. As atividades desenvolvidas pela bolsista, que incidiram, sobretudo, na organização do espaço e do ambiente do arquivo, no qual foram selecionados e separados diversos materiais. Resultou na classificação e na identificação, em especial, dos livros das décadas de 60, 70 e 80, do século XX, e organização de prontuários de antigos professores e funcionários da escola, com a elaboração de pastas e subpastas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2012
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Contrato por tempo determinado. Aulas no curso de Especialização: Psicopedagogia - Educação Inclusiva - Faculdade Anhanguera - Unidade III - Campinas _ SP
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Arminda Maria Prado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?