Cristiane Santos Picanço

Mestre em Educação (UFS), Graduada em Formação Pedagógica (PIO DÉCIMO - SE). Especialista em Gestão de Marketing e Vendas (UNIT-SE), Graduada em Administração Hoteleira (CENTEC - BA). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) lotada na Coordenadoria de Hospitalidade e Lazer. Professora pesquisadora do Grupo de Pesquisa Turismo, Educação e Cultura (GPTEC-IFS) vinculado à Coordenadoria do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFS.

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2009 - 2011

Universidade Federal de Sergipe
Título: Desafios da Educação Profissional e Tecnológica: A Experiência do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFS
, Ano de Obtenção: 2011.Ana Maria Freitas Teixeira.Palavras-chave: Trabalho e Educação; Educação profissional e tecnológica; Cursos tecnológicos.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Gestão de Marketing e Vendas

2004 - 2006

Universidade Tiradentes
Título: Plano de Comunicação Integrada de Marketing Pepperoni Pizzaria
Orientador: Adelmo Santos Porto

Graduação em Curso de Ensino Superior de Formação Pedagógica

2019 - 2020

Faculdade Pio Décimo - Campus I
Título: PANORAMA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IFS, CAMPUS ARACAJU
Orientador: Luciana Novais Maciel

Graduação em Tecnólogo Em Administração Hoteleira

1988 - 1993

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DA BAHIA

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Hotelaria.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Gastronomia.

Organização de eventos

PICANÇO ; FAXINA ; ARAUJO, M. C. S. . Semana Acadêmica de Turismo do IFS - SEMATUR. 2018. (Outro).

VILLAR, José Wellington Carvalho ; PICANÇO . Seminário de Saneamento Ambiental - SANEAR-SE. 2018. (Outro).

BRAGHINI, Claudio Roberto ; PICANÇO . Seminário Sergipano de Turismo Cominitário. 2018. (Outro).

SANTOS ; PICANÇO ; ARAUJO, M. C. S. . I Simpósio Regional de Políticas de Turismo e Arranjos Produtivos Locais. 2016. (Outro).

VILLAR, José Wellington Carvalho ; PICANÇO . Seminário Sergipano Geotecnologia em Saneamento Ambiental - SGEOSA. 2016. (Outro).

VILLAR, José Wellington Carvalho ; PICANÇO . II Seminário de Turismo e Desenvolvimento Territorial em Ambientes Costeiros. 2015. (Outro).

PICANÇO ; CUNHA, José Carlos Santos . 2ª Edição do Ciclo de Debates Educação e Trabalho. A Empregabilidade na Gestão Pública do Turismo: Parcerias e Oportunidades. 2013. (Outro).

VIEIRA, L. V. L. ; PICANÇO . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFS. 2013. (Outro).

PICANÇO ; ARAUJO, M. C. S. . Oficina de Hospitalidade em Meios de Hospedagem na Modalidade Cama e Café. 2013. (Outro).

SANTANA, L. ; Cristiane Santos . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFS. 2012. (Outro).

PICANÇO ; VIEIRA, L. V. L. . Ciclo de Debates Educação e Trabalho: Turismo em Sergipe - Relação Educação e Trabalho. 2012. (Outro).

VILLAR, José Wellington Carvalho ; PICANÇO . Seminário Sergipano de Turismo e Desenvolvimento Territorial em Ambientes Costeiros. 2007. (Outro).

Participação em eventos

III Colóquio de Licenciatura em Química: O Futuro dos Institutos Federais no Contexto do Programa do MEC FUTURE-SE 2. 2019. (Outra).

III Encontro Pedagógico Multicampi. Prática Docente Integrada: Concepção, Experiências e Avaliação. 2019. (Encontro).

IV Encontro Pedagógico Multicampi. Currículo Integrado: em Defesa da Permanência e e Êxito na Educação Profissional. 2019. (Encontro).

Jornada Pedagógica 2019.01. 2019. (Outra).

Jornada Pedagógica 2019.02. 2019. (Outra).

II Colóquio Master de Turismo. 2018. (Outra).

II Encontro da Assistência Estudantil do IFS.Estágio: uma relação entre IFS e empresa. 2018. (Encontro).

Semana Acadêmica de Turismo do IFS.A Atuação do Guia de Turismo em um Mercado Competitivo. 2018. (Outra).

Semana Acadêmica de Turismo - SEMATUR. 2018. (Outra).

III Ciclo de Debate de Educação e Trabalho.Turismo, Eventos e Negócios. 2017. (Seminário).

Seminário de Educação Profissional e Tecnológica. 2016. (Seminário).

V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - V TecSoc-Esocite.BR.O Espaço da Tecnologia na Educação Profissional e Tecnológica: A Experiência do Curso de Gestão de Turismo do IFS. 2013. (Simpósio).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Ações Planejadas para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Comunidade da Ilha Mem de Sá em Itaporanga D' ajuda - SE. 2012. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010.Turismo de Estudo e Intercâmbio no Desenvolvimento Econômico e Social do Povoado da Ilha Mem de Sá em Itaporanga D'Ajuda - Sergipe. 2010. (Outra).

5º Encontro de Pós-Graduação.Desafios da Educação Tecnológica na Área de Ciências Sociais Aplicadas: A Experiência do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFS. 2009. (Encontro).

III Ciclo de Conferência Internacional - "O Sofrimento da Escola". 2009. (Outra).

III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Educação Ambiental na Trilha da Porteira: Uma Vivência Lúdica com Estudantes do Ensino Fundamental. 2009. (Outra).

IV CONNEPI - Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. A Educação Patrimonial como uma Estratégia de Marketing Interno para o Fortalecimento do Turismo Local: um estudo no bairro Santo Antonio em Aracaju - SE. 2009. (Congresso).

II Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Educação, Trabalho e Juventude. 2008. (Outra).

III CONEPPI - Congreso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. No Caminho da Ifetização: um Estudo sobre os Cursos de Tecnologia no Âmbito do CEFET-SE. 2008. (Congresso).

VI Semana Nacional de Educação - A Formação do Professor: desafios políticos e pedagógicos.Hotel Escola Ecoturístico: uma Proposta de Educação e Trabalho para o Turismo no Município de Barra dos Coqueiros/SE. 2008. (Encontro).

II CONNEPI - Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. A Educação Ambiental e sua Relação com o Ecoturismo: uma prática na APCEF. 2007. (Congresso).

II Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (ECOUC) e Congresso Nacional de Ecoturismo (CONECOTUR). Uma Experiência de Extensão do CEFET/SE: A Prática de Educação Ambiental e de Ecoturismo na Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal de Sergipe. 2007. (Congresso).

II Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (ECOUC) e Congresso Nacional de Ecoturismo (CONECOTUR). Hotel Escola Ecoturístico: Uma Proposta para o Processo Ensino-Aprendizagem e para o Desenvolvimento do Turismo no Município de Barra dos Coqueiros / SE. 2007. (Congresso).

III Seminário Internacional de Educação.Educação Ambiental: Uma Prática de Inclusão com Alunos de Escola Pública de Aracaju. 2007. (Seminário).

I Fórum Nordestino de Ecoturismo: Ecoturismo e o Combate à Desertificação e a Mitigação dos Efeitos da Seca.Mini-curso. 2006. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Paula da Silva Bödeker

VIEIRA, L. V. L.; VILLAR, José Wellington Carvalho; ABREU;PICANÇO. Turismo de Eventos em Aracaju:Estratégias para a sua Potencialização. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Instituto Federal de Sergipe.

Aluno: CLAUDIA LIMA OLIVEIRA

PERONE, V. M. A.; SILVA, I.;PICANÇO. As evidências físicas e as percepções de pacientes oncológicos Infantojuvenis e sua Influência no tratamento - Um estudo no hospital de câncer de Barretos - SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Tiago dos Santos Mendonça

VILLAR, José Wellington Carvalho;PICANÇO; GONÇALVES. Gestão hoteleira e responsabilidade socioambiental: uma análise do hotel Ibis, Aracaju/SE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.

Aluno: Edvânia Maria dos Santos; Ivanise da Hora Bastos

PICANÇO. O rio Cotinguiba na cidade de Laranjeiras (SE), potencialidade para o turismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe.

Aluno: Daniela de Araújo Menezes Macedo

CUNHA, José Carlos Santos;PICANÇO. Análise do ecoturismo como atividade sustentável para Reserva do Caju em Itaporanga D'Ajuda -SE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe.

Aluno: Filipe de Almeida e Freitas e Maisa Kely da Gama Melo

SANTOS;PICANÇO. O crescimento do setor hoteleiro em Aracaju (SE) e a qualidade de trabalho do setor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe.

Aluno: Mônica de Oliveira Salmazo

PICANÇO. Um estudo sobre o turismo de negócios em Aracaju. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Sergipe.

Aluno: Maria Gomes da Silva

PICANÇO. Gastronomia: fator importante para o turismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Sergipe.

Aluno: Adauto Freire Filho

PICANÇO. Religião, patrimônio cultural e turismo de cemitérios. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Sergipe.

Aluno: Paulo Soares da C

PICANÇO. Neto."Turismo e Cinema": uma análise do filme Deus é Brasileiro e suas possibilidades turísticas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Sergipe.

Aluno: Camila Souza Montalvão

PICANÇO. A importância dos eventos nos hotéis de grande porte de Aracaju. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Sergipe.

Aluno: Juliana Ferreira de Oliveira

PICANÇO. Sustentabilidade urbana e dos parques urbanos em Aracaju / SE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Tecnológica em Ecoturismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe.

PICANÇO. Contratação de Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Portaria Nº 418 de 23 de abril de 2010. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.

PICANÇO. Contratação de Professor Substituto - Portaria Nº 115 de 18 de fevereiro de 2009. 2009. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe.

PICANÇO. Contratação de Professores Substitutos das Unidades Sede e Lagarto - Portaria Nº 325 de 08 de junho de 2007. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe.

PICANÇO; CUNHA, José Carlos Santos; ALBUQUERQUE, M. S. S. G.. Concurso Público para Contratação de Professor Substituto, sob a Portaria Nº 49 de 29 de janeiro de 2007. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe.

GONÇALVES;PICANÇO. Banca Examinadora para Realização de Exame de Proficiência. 2018. Instituto Federal de Sergipe.

VILLAR, José Wellington Carvalho; FERREIRA; MATOS, L. B. C.; SAMPAIO JUNIOR, F. C.;PICANÇO; NASCIMENTO. Contratação de Professor Substituto regido pela Portaria nº 245 de 27 de março de 2009. 2009. Instituto Federal de Sergipe.

CARVALHO, Ártemis Barreto de;PICANÇO; TAVARES, I. M. S.. Contratação de Professor Substituto, conforme Portaria nº 303 de 13 de maio de 2008. 2008. Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe.

Orientou

Autran Ávila Pimentel

Processo de Gerenciamento de Qualidade: uma Aplicação da Ferramenta Servqual no Hotel Del Canto, em Aracaju - SE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Maria da Glória Cordeiro de Souza; Tamires Costa Santos

Um Estudo das Evidências Físicas do Atrativo Turístico Mercado Antônio Franco, em Aracaju - SE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Lucivaldo Lima Cruz; Priscilla Santos da Costa e Silva

Motivação da Demanda Turística em Aracaju - SE: uma Pesquisa dos Fatores Push e Pull; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Maria Janicléia Fernandes de Jesus

O Comportamento de Consumo no Atrativo Cânions de Xingó, em Canindé de São Francisco - SE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Aline Andrade Santos; Helen Aparecida Lucas Fontes

Rua de Lazer para Aracaju - SE: uma Proposta de Ressignificação do Espaço Público para Comunidade e Visitantes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Jacqueline Araújo Guedes da Silva

Um Estudo da Comunicação de Marketing de São Cristóvão, um Produto Turístico de Sergipe; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Greice Kelly Conceição Lima

A Comunicação de Marketing do Produto Turístico Aracaju - SE: Um Estudo das suas Estratégias; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Alciane Bomfim Costa; Acácia Bomfim Costa

Um Estudo da Marca do Destino Turístico Sergipe; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

THATIANA CARVALHO SANTOS

Turismo de Base Comunitária: Oportunidades e Desafios para Ponta dos Mangues, Pacatuba -SE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Isis Gabriela de Oliveira Carvalho; Sandy Monteiro Souza

O endomarketing na proposta de promoção turística de Aracaju (SE) e sua influência no turismo local; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Daniela Rocha Santos; Eliane Gomes de Araújo Menezes

Hotel-Escola Ecoturístico: Uma proposta para o processo ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento do turismo no município de Barra dos Coqueiros/SE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Tecnológica em Ecoturismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Laiza da Silva Santos; Thaísa Oliveira Barbosa

Roteirização Turística em Barra Dos Coqueiros (SE): Integrando Comunidades a partir dos seus Atrativos e Saberes; Uma Análise da Influência do Ambiente de Marketing; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Andrécia Andrade Santos; Jacqueline Araújo Guedes Silva

Estudo da Demanda do Turismo de Base Comunitária na Ilha Mem de Sá em Itaporanga D'ajuda - SE; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Jadiel Cardeal dos Reis

O Planejamento de Marketing na Construção de Estratégias de Comunicação e Distribuição de Produtos Turísticos Locais: o caso da Ilha Mem de Sá em Itaporanga D?Ajuda ? SE; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Emanuella Santos Carvalho; Joyce dos Santos Muricy

Ações Preparatórias para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Ilha Mem de Sá em Itaporanga D'ajuda - SE; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Gabriela Gois Matos; Josevânia Santos Conceição

O Turismo de Estudos e Intercâmbio no Desenvolvimento Econômico e Social do Povoado da Ilha Mem de Sá em Itaporanga D'ajuda -SE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Everton Santos Santana; Kleber Firpo Prado Valença

A Educação Patrimonial como Estratégia de Marketing Interno para o Fortalecimento do Turismo Local: um Estudo no Bairro Santo Antônio em Aracaju -SE; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Jorgenaldo Calazans dos Santos; Jean Bispo dos Santos

A Educação Ambiental e sua Relação com o Ecoturismo: uma Prática da APCEF; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Tamires Alves da Costa

Monitoria da Disciplina Estágio Supervisionado; 2019; Orientação de outra natureza; (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Tamires Costa Santos

Monitoria da Disciplina Estágio Supervisionado; 2018; Orientação de outra natureza; (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Aline Andrade Santos

Monitoria da Disciplina Estágio Supervisionado; 2017; Orientação de outra natureza; (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Jadiel Cardeal dos Reis

Monitoria da Disciplina Marketing Turístico; 2013; Orientação de outra natureza; (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Jadiel Cardeal dos Reis

Monitoria da Disciplina Marketing Turístico; 2012; Orientação de outra natureza; (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Cristiane Santos Picanço;

Produções bibliográficas

  • BRAGHINI, Claudio Roberto ; PICANÇO ; VILAR, J. W. C. ; VIEIRA, L. V. L. . Turismo de Base Comunitária: Reflexões e Práticas na Ilha Mem de Sá - Sergipe. 1. ed. Aracaju: IFS, 2020. 286 p.: il.p .

  • PICANÇO ; GONÇALVES ; MACIEL, L. N. . Panorama do Estágio Supervisionado do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFS. In: Queila Pahim da Silva. (Org.). Turismo: reflexões e desafios. 1ed.Nova Xavantina: Pantanal, 2022, v. II, p. 50-66.

  • BRAGHINI, Claudio Roberto ; PICANÇO . Construção de Conhecimento para o Turismo de Base Comunitária na Ilha Mem de Sá. In: Claudio Roberto Braghini Cristiane Santos Picanço José Wellington Carvalho Vilar Lício Valério Lima Vieira. (Org.). Turismo de Base Comunitária: Reflexões e Práticas na Ilha Mem de Sá - Sergipe. 1ed.Aracaju: IFS, 2020, v. 1, p. 55-90.

  • PICANÇO ; BRAGHINI, Claudio Roberto ; CARVALHO, Emanuella Santos de ; MURICY, Joyce dos Santos . A Importância da Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento do Ecoturismo em Comunidades Locais. In: Claudio Roberto Braghini Cristiane Santos Picanço José Wellington Carvalho Vilar Lício Valério Lima Vieira. (Org.). Turismo de Base Comunitária: Reflexões e Práticas na Ilha Mem de Sá - Sergipe. 1ed.Aracaju: IFS, 2020, v. 1, p. 94-110.

  • SANTOS, T. C. ; PICANÇO ; BRAGHINI, Claudio Roberto . Turismo de base comunitária em Sergipe: lições do Projeto Tainha em Ponta dos Mangues, Pacatuba. In: ENTBL. Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2022, Natal. Novos desafios e propostas para o turismo no Brasil e na América Latina. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, 2022.

  • JESUS, M. J. F. ; PICANÇO ; SANTOS, J. M. C. . Os Cânions de Xingó, em Sergipe: Análise do Atrativo sob a ótica da Demanda Turística. In: XVII Seminário ANPTUR, 2020, São Paulo. Impactos da Pesquisa e da Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade na Sociedade. São Paulo, 2020.

  • SANTOS, Aline Andrade ; FONTES, Helen Aparecida Lucas ; PICANÇO . Rua de Lazer para Aracaju-SE: Uma Proposta de Ressignificação do Espaço Público para Comunidade e Visitantes. In: XII CONNEPI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2019, Recife. XII CONNEPI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Pernambuco 2018.. Recife: IFPE, 2019.

  • PICANÇO . O Espaço da Tecnologia na Educação Profissional e Tecnológica: A Experiência do Curso de Gestão de Turismo do IFS. In: V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - V TecSoc-ESOCITE.BR, 2013, Curitiba. Ciência, Tecnologia e Cultura: Outro Desenvolvimento é Possível?. Curitba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013.

  • PICANÇO ; BRAGHINI, Claudio Roberto ; CARVALHO, Emanuella Santos de ; MURICY, Joyce dos Santos . A importância da educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento do ecoturismo em comunidades locais. In: VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012, Palmas-TO. Sistema Eletrônico de Administração de Conferências. Palmas - TO: Instituto Federal do Tocantis, 2012.

  • PICANÇO ; CARVALHO, Emanuella Santos de ; MURICY, Joyce dos Santos . Ações planejadas para o desenvolvimento do ecoturismo na comunidade Ilha Mem de Sá - Itaporanga D'Ajuda/SE. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2012, Aracaju-SE. Anais da Semana de Ciência e Tecnologia 2012, 2012.

  • PICANÇO ; BONFIM ; VALENCA, Kleber Firpo Prado ; SANTANA, Everton Santos . A Educação Patrimonial e a Valorização da Atividade Turística no Bairro Santo Antônio em Aracaju - SE. In: III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2009, Itabaiana. III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Itabaiana/SE-UFS: Universidade Federal de Sergipe, 2009.

  • PICANÇO ; BRAGHINI, Claudio Roberto ; LIMA, M. F. ; SOUZA . Educação Ambiental na Trilha da Porteira: Uma Vivência Lúdica com Estudantes do Ensino Fundamental. In: III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2009, Itabaiana. III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Itabaiana: Universidade Federal de Sergipe, 2009.

  • PICANÇO ; SANTOS NETO, Amâncio Cardoso dos ; SANTANA, Everton Santos ; VALENCA, Kleber Firpo Prado . A Educação Patrimonial como Estratégia de Marketing Interno para o Fortalecimento do Turismo Local: Um Estudo no Bairro Santo Antônio em Aracaju - SE. In: Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI, 2009, Belém. Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica - IV CONNEPI. Belém: Biblioteca Central do IFPA, 2009.

  • PICANÇO ; NASCIMENTO ; OLIVEIRA, C. M. C. ; LIMA, M. F. . No Caminho da Ifetização: um Estudo sobre os Cursos de Tecnologia no Âmbito do CEFET-SE. In: III CONEPPI, 2008, Fortaleza. Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. Fortaleza: CEFET - CE, 2008. v. III.

  • PICANÇO ; SANTOS, D. R. ; MENEZES, E. G. A. . Hotel Escola Ecoturístico: uma Proposta de Educação e Trabalho para o Turismo no Município de Barra dos Coqueiros/SE. In: VI Semana Nacional de Educação. A Formação do Professor: Desafios Políticos e Pedagógicos, 2008, São Cristóvão. A Formação do Professor: Desafios Políticos e Pedagógicos. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2008.

  • NASCIMENTO ; PICANÇO ; SANTOS, J. B. ; SANTOS, J. C. . Educação Ambiental: Uma Prática de Inclusão com Alunos de Escola Pública de Aracaju. In: III Seminário Internacional de Educação. A pesquisa em educação: abordagens e a questão da inclusão social, 2007, Aracaju. Seminário Internacional de Educação. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2007.

  • NASCIMENTO ; PICANÇO ; SANTOS, J. B. ; SANTOS, J. C. . A Educação Ambiental e sua Relação com o Ecoturismo: uma prática na APCEF. In: Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI, 2007, João Pessoa. II CONEPI 2007 - Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. João Pessoa: Biblioteca Nilo Peçanha CEFET PB, 2007. v. 1.

  • PICANÇO ; SANTOS ; BARBOSA, Thaísa Oliveira . O Turismo em Barra dos Coqueiros (SE): A Apreciação dos Fornecedores de Serviços Turísticos. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2019, Aracaju. Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019. Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. Aracaju: IFS, 2019.

  • PICANÇO ; TEIXEIRA, Ana Maria Freitas . Desafios da Educação Tecnológica na Área de Ciências Sociais Aplicadas: A Experiência do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFS. In: 5º ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO - UFS/CNPQ, 2009, São Cristóvão. 5º Econtro de Pós-Graduação - UFS/ CNPQ, 2009.

  • SANTOS, Aline Andrade ; FONTES, Helen Aparecida Lucas ; PICANÇO . Rua de Lazer para Aracaju (SE): Uma Proposta de Ressignificação do Espaço Público para Comunidade e Visitantes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, José Franco ; PICANÇO . Estágio: uma relação entre IFS e empresa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PICANÇO . Marketing Turístico: Importância e Estratégias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PICANÇO . O Espaço da Tecnologia na Educação Profissional e Tecnológica: A Experiência do Curso de Gestão de Turismo do IFS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PICANÇO . Gestão Hoteleira e Competitividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, E. S. ; MURICY, J. S. ; PICANÇO . A Importância da Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento do Ecoturismo em Comunidades Locais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Cristiane Santos ; BRAGHINI, Claudio Roberto ; LIMA, M. F. ; SOUZA . Educação Ambiental na Trilha da Porteira: Uma Vivência Lúdica com Estudantes do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PICANÇO ; SANTOS NETO, Amâncio Cardoso dos ; SANTANA, Everton Santos ; VALENCA, Kleber Firpo Prado . A Educação Patrimonial como Estratégia de Marketing Interno para o Fortalecimento do Turismo Local: um estudo no Bairro Santo Antônio em Aracaju - SE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PICANÇO ; TEIXEIRA, Ana Maria Freitas . Desafios da Educação Tecnológica na Área de Ciências Sociais Aplicadas: A Experiência do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PICANÇO ; BONFIM ; VALENCA, Kleber Firpo Prado ; SANTANA, Everton Santos . A Educação Patrimonial e a Valorização da Atividade Turística no Bairro Santo Antônio em Aracaju - SE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PICANÇO ; SANTOS, D. R. ; MENEZES, E. G. A. . Hotel Escola Ecoturístico: uma Proposta de Educação e Trabalho para o Turismo no Município de Barra dos Coqueiros/SE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PICANÇO ; NASCIMENTO ; OLIVEIRA, C. M. C. ; LIMA, M. F. . No Caminho da Ifetização: um estudo sobre os cursos de tecnologia no âmbito do CEFET-SE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PICANÇO ; NASCIMENTO . Uma Experiência de Extensão do CEFET/SE: A Prática de Educação Ambiental e de Ecoturismo na Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal de Sergipe. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PICANÇO ; SANTOS, D. R. ; MENEZES, E. G. A. . Hotel Escola Ecoturístico: Uma Proposta para o Processo Ensino-Aprendizagem e para o Desenvolvimento do Turismo no Município de Barra dos Coqueiros / SE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO ; PICANÇO ; SANTOS, J. B. ; SANTOS, J. C. . A Educação Ambiental e sua Relação com o Ecoturismo: uma prática na APCEF. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO ; PICANÇO ; SANTOS, J. B. ; SANTOS, J. C. . III Seminário Internacional de Educação. A Pesquisa em Educação: Abordagens e a Questão da Inclusão Social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

PICANÇO ; SANTOS, J. C. ; SANTOS, A. P. ; MARQUES, D. V. ; MADUREIRA, A. R. ; SILVA, J. L. C. . Lazer e Recreação no Lar Esmeralda. 2013. (Atividade de Extensão).

PICANÇO ; VIEIRA, L. V. L. ; MADUREIRA, A. R. ; SANTOS, E. R. M. ; MARQUES, D. V. ; SILVA, J. L. C. ; SANTOS, A. P. . Oficina de Educação Ambiental. 2013. (Atividade de Extensão).

PICANÇO ; GONÇALVES . Técnicas de Hospitalidade para Pequenas Comunidades com Potencial Ecoturístico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS NETO, Amâncio Cardoso dos ; PICANÇO . Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-SE. 2008 (Cultural).

PICANÇO . I Festival Gastronômico do CEFET-SE: Sergipe,nossa cultura tem mais sabor. 2004 (Gastronomia).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Roteirização turística em Barra dos Coqueiros (SE): integrando comunidades a partir dos seus atrativos e saberes. Uma análise da influência dos seus atrativos e saberes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cristiane Santos Picanço - Coordenador / Laiza da Silva Santos - Integrante / Thaísa Oliveira Barbosa - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Estudo da Demanda do Turismo de Base Comunitária na Ilha Mem de Sá em Itaporanga D'ajuda - SE, Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PIBIC JR.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cristiane Santos Picanço - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    O Planejamento de Marketing na Construção de Estratégias de Comunicação e Distribuição de Produtos Turísticos Locais: O Caso da Ilha Mem de Sá em Itaporanga D'ajuda -SE, Descrição: Projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cristiane Santos Picanço - Coordenador / Lício Valério Lima Vieira - Integrante.

  • 2011 - 2011

    O Turismo de Estudos e Intercâmbio no Desenvolvimento Econômico e Social do Povoado da Ilha Mem de Sá em Itaporanga D'Ajuda - SE, Descrição: Estudo acerca do segmento de Turismo de Estudos e Intercâmbio como indutor de desenvolvimento local. Objetivos: indicar dados para uma pesquisa macro, já em andamento, resultado da parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe e a Embrapa, a fim de enriquecer as ações que levem ao desenvolvimento participativo da Ilha Mem de Sá, clarificando para a comunidade da Ilha como usar esse segmento de turismo em seu benefício.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cristiane Santos Picanço - Coordenador / Gabriela Gois Matos - Integrante / Josevânia Santos Conceição - Integrante.

  • 2009 - 2009

    A Educação Patrimonial como uma estratégia de marketing interno para o fortalecimento do turismo local: um estudo no bairro Santo Antonio em Aracaju - SE, Descrição: Propor estratégias de educação patrimonial que se configurem como ações de marketing interno, com o intuito de fortalecer a relação de pertencimento da comunidade do bairro Santo Antonio com a sua localidade e com o turismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cristiane Santos Picanço - Coordenador / Amâncio Cardoso dos Santos Neto - Integrante.

Prêmios

2012

2º Colocado na Área de Ciência Humanas com o artigo intitulado "A importância da educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento do ecoturismo em comunidades locais", NUDES Pesquisa / VII CONNEPI.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. , Av. Engenheiro Gentil Tavares da Mota, nº 1166, Getúlio Vargas, 49055260 - Aracaju, SE - Brasil, Telefone: (79) 37113100, Ramal: 3147, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2014

Instituto Federal de Sergipe

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Aracaju.,Linhas de pesquisa

  • 01/2009

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Eventos, Gestão de Meios de Hospedagem, Marketing Turístico

  • 01/2009

    Ensino, Curso Técnico de Hospedagem, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Técnicas Administrativas de Hospedagem, Técnicas Operacionais de Eventos, Técnicas Operacionais de Vendas

  • 02/2016 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Aracaju.,Cargo ou função, Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante, do Curso de Gestão de Turismo.

  • 07/2015 - 11/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Aracaju.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo.

  • 06/2017 - 06/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Aracaju, Campus Aracaju.,Atividade realizada, Organização de Viagem Técnica para Pernambuco e Alagoas. Turmas de Hospedagem e Gestão de Turismo.

  • 12/2015 - 06/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Aracaju.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Hospedagem.

  • 10/2013 - 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Aracaju.,Cargo ou função, Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante, do Curso de Gestão de Turismo.

  • 01/2012 - 04/2014

    Direção e administração, Campus Aracaju.,Cargo ou função, Coordenadora do Escritório Modelo de Turismo.

  • 04/2013 - 04/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Aracaju, Campus Aracaju.,Atividade realizada, Microestágio no Parque Hoteleiro de Sauipe e Salvador - BA.

  • 06/2012 - 10/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Aracaju.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Hospedagem.

  • 03/2012 - 04/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Aracaju.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral do Campus Aracaju para Eleição do Conselho Superior do IFS.

  • 09/2008 - 05/2009

    Direção e administração, Campus Aracaju.,Cargo ou função, Coordenadora de Hospitalidade e Lazer.

2013 - 2014

Ministério da Educação

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Avaliador

Outras informações:
Avaliação de Unidades de Ensino que ofertam o Pronatec / Bolsa-Formação - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Atividades

  • 11/2013 - 11/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.,Cargo ou função, Avaliadora das Unidades de Ensino do Pronatec/Bolsa-Formação no Município de Sete Lagoas - MG, de 24 a 30 de novembro de 2013.

  • 10/2013 - 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.,Cargo ou função, Avaliadora das Unidades de Ensino do Pronatec/Bolsa-Formação no Município de Canoas - RS, de 20 a 26 de outubro de 2013.

2005 - 2008

Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2004

Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2006 - 05/2009

    Direção e administração, Coordenadoria de Ecoturismo.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Ecoturismo.

  • 12/2005 - 05/2009

    Ensino, Curso de Graduação Tecnológica em Ecoturismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing Turístico, Turismo e Inclusão Social

  • 03/2008 - 07/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenadoria de Ecoturismo, Coordenadoria de Ecoturismo.,Atividade realizada, Presidência de Grupo de Trabalho para Adequação do Curso de Ecoturismo ao Catálogo dos Cursos Superiores de Tecnologia do MEC.

  • 01/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Coordenadoria de Ecoturismo.,Linhas de pesquisa

  • 01/2005

    Ensino, Curso Técnico de Turismo e Hospitalidade, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Compras e almoxarifado, Gestão de alimentos e bebidas, Governança, Oficina de alimentos e bebidas, Organização de eventos, Recepção, Restauração

  • 07/2002 - 07/2004

    Ensino, Curso Técnico de Turismo e Hospitalidade, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Compras e Almoxarifado, Gestão em Alimentos e Bebidas, História e Matriz de classificação hoteleira, Marketing Hoteleiro, Organização de Eventos, Recepção Hoteleira

  • 07/2002 - 10/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenadoria do Curso Técnico de Turismo e Hospitalidade, Coordenadoria do Curso Técnico de Turismo e Hospitalidade.,Atividade realizada, Participação da Elaboração do Projeto Integrador do Curso de Turismo e Hospitalidade.

2004 - 2006

Faculdade de Sergipe

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14

Atividades

  • 08/2004 - 12/2006

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização de Eventos, Gestão de Meios de Hospedagem, Marketing Turístico, Atividades Complementares II, Teoria Geral do Turismo I, Turismo Internacional

2004 - 2007

SENAI - Departamento Nacional

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

  • 10/2004 - 03/2007

    Ensino, Assistente Administrativo Industrial, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Qualidade no atendimento, Empreendedorismo, Introdução ao Marketing, Marketing Turístico

2004 - 2004

Faculdade Sergipana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Agenciamento, Hotelaria I

2004 - 2004

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Atividades

  • 09/2004 - 09/2004

    Ensino, Camareira, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Aperfeiçoamento para Camareiras

2001 - 2004

Óticas Santana

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 40

2000 - 2001

Flytour Viagens e Turismo Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Executiva de Contas, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2000 - 09/2001

    Direção e administração, Privado, Sergipe.,Cargo ou função, Executiva de Contas.

1998 - 2000

Celi Praia Hotel

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Eventos, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/1998 - 08/2000

    Direção e administração, Privado, Sergipe.,Cargo ou função, Coordenadora de Eventos.

1996 - 1997

Delmar Hotel

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente da Gerêncial Geral, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/1996 - 07/1997

    Direção e administração, Privado, Sergipe.,Cargo ou função, Assistente da Gerência Geral.

1993 - 1995

Hotel Catharina Paraguaçu

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Vendas, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/1993 - 09/1995

    Direção e administração, Privado, Bahia.,Cargo ou função, Gerente de Vendas.

1991 - 1993

Golden Park Hotel

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Encarregada de Reservas, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/1991 - 10/1993

    Direção e administração, Privado, Bahia.,Cargo ou função, Encarregada de Reservas.

1990 - 1991

Manhattan Apart Hotel

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Governanta, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1990 - 08/1991

    Direção e administração, Privado, Bahia.,Cargo ou função, Governanta.

1986 - 1988

Externato Mater et Magistra

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1986 - 06/1988

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português,Matemática, Ciências, História e Geografia