Vilsa Roselí Lopes da Costa Corrêa

Vilsa Roselí Lopes da Costa Corrêa, professora, exerço atividades docentes em escolas estaduais do Estado do RS e da rede particular de ensino, assim como ministrando cursos de Literatura, Língua Portuguesa e Redação em cursinhos preparatórios para o Enem, vestibulares e concursos, conforme a minha formação acadêmica: Graduação ? Letras/ Inglês ? Língua Portuguesa e Literatura; Pós-graduação Lato Sensu? Literatura e Docência Universitária; Mestrado ? Docência Universitária (Scricto Sensu). No processo ensino e aprendizagem, possuo experiência internacional através da prática educativa realizada nas cidades de Salto e Paysandu - Uruguai - momentos em que apliquei provas orais de Língua Portuguesa para educandos espanhóis, avaliei os graus de aprendizagem dos alunos, sendo que a partir do parecer mencionado, os referentes teriam avanço nos módulos de ensino. Nesta trajetória educativa, fui acumulando experiências na docência e coordenação pedagógica e institucional; exercendo cargo de coordenação escolar, nos turnos da tarde e noite, vice- diretora na rede estadual de ensino, atuei como coordenadora pedagógica; coordenação de estágio supervisionado ? Magistério, instrutora em cursinhos de preparação de concursos e pré-vestibulares, ministrante de cursos profissionalizantes promovidos pelo SENAC e SEG. Na educação, procuro diversificar, ministrando palestras, cursos, seminários, publicações, projetos e o exercício da constante atualização, vinculando a vida diária à participação de cursos ( Língua Espanhola , Inglesa) oficinas de teatro, redação, bem como a busca pela visão de mundo, propiciada no cinema, teatro, periódicos, bons livros, relações humanas, convívio familiar e o exercício do constante processo de comunicação.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado em Docência Universitária

2009 - 2014

UNIVERSIDAD TECNOLOGICA NACIONAL. Facultad Regional Mendoza
Título: Dificultades de la formación pedagógica y su impacto en el proceso de enseñanza y aprendizajeen los cursos de graduación y en la Andragogia Universitaria de las instituciones privadas Franciscanas y Palotinas, Ano de Obtenção: 2014
Dr. Evandro Caldeira.Coorientador: Evandro Caldeira.

Especialização em especialização em Docência Universitária

2009 - 2014

Universidad Tecnologica Nacional
Título: Necesidad de reconstruir una licenciatura en plan de estudios para la inclusión de la lengua materna como asignatura obligatoria, tiendo en vista una iminência de la profesoralidade
Orientador: Fernando Napoli

Especialização em Pós-graduação - literatura

1998 - 1999

Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: O lirismo na poesia de Luis Menezes
Orientador: Leonor Scheneider

Graduação em Marketing

2021 - 2023

Universidade Norte do Parana

Graduação em Letras - Português/Inglês

1988 - 1991

Centro Integrado de Ensino Superior de Alegrete
Título: Linguagem na Educação Infantil
Orientador: Carlos Barros

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Organização de eventos

corrêa, V.R.L.C.C . Encontro com os Escritores Moacyr Scliar e Nadja Boelter. 2001. (Outro).

Participação em eventos

Curso de Capacitação de Tutores.Expansão e Interiorização da Educação Superior. 2016. (Outra).

Formação continuada: O professor e seu cotidiano.Formação para professores. 2014. (Encontro).

Gêneros Textuais.Redação para o vestibular da UFSM. 2014. (Outra).

Proeja para o Sistema Prisional.Proeja para o Sistema Prisional. 2013. (Outra).

Formação continuada.Formação para professores. 2012. (Encontro).

Lições do rio Grande.Referencial Curricular. 2010. (Outra).

Curso de Formação de profissionais da educação: A Escola que Protege.Formação de Profissionais da Educação. 2009. (Outra).

Fórum da educação. Descobrindo e fazendo literatura. 2009. (Congresso).

Feira do Livro em Santa Maria. Leitura: Entre o Fascínio e o Pensamento em Santa Maria. 2008. (Feira).

Fórum Mundial de Educação.redação para vestibular. 2008. (Oficina).

Fórum Mundial de Educação.Educação: Economia Solidária e Ética Planetária. 2008. (Outra).

Fórum Mundial de Educação.Literatura para o vestibular. 2008. (Outra).

Curso: o Plano ode Trabalho do Professor - um instrumento crítico reflexivo.plano de Trabalho do Professor. 2007. (Outra).

I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas - Ciência, educação e Transversalidade.Descobrindo e fazendo Literatura. 2007. (Oficina).

Jornada da Faculdade União das Américas.Descobrindo e fazendo Literatura. 2007. (Oficina).

A Língua na educação do surdo - Nível i.A Língua na Educação do Surdo -nível I. 2006. (Outra).

Curso de Capacitação docente em Informática pra Professores do ensino Médio do estado do rio Grande do sul.Informática Educativa. 2006. (Outra).

Curso de Qualificação pra professores estaduais de Ensino Médio de Abrangência da 6a Coordenadoria regional de Educação na área sócio-linguística.Qualificação para Professores. 2006. (Outra).

Primeira jornada de Educação, Saúde e Gestão organizacional.Desenvolvimento Humano: Integrando Sociedade, saúde, valores e a aprendizagem no mundo contemporâneo. 2006. (Outra).

Formatos Brasil.Formatos Brasil. 2005. (Outra).

Jornada pedagógica de Sinimbu.Expressão corporal e o lúdico em sala de aula. 2005. (Encontro).

5o Congresso estadual do Cepers/ Sindicato. Congresso do Cepers/ Sindicato. 2004. (Congresso).

VI Curso de Aperfeiçoamento Pedagógico.Aperfeiçoamento Pedagógico. 2004. (Outra).

Contadores de histórias.Contadores de histórias. 2003. (Oficina).

Espanhol - Básico - Nível I.Espanhol Básico. 2003. (Outra).

Espanhol Básico - Nível II.Espanhol Básico. 2003. (Outra).

Xi Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-graGrandense / XII F´rum da Educaçãonse.A sala de aula como recanto possível da poesia. 2003. (Seminário).

As competências para ensinar no século 21 - A formação dos professores e o desafio da evaliação os.Formação dos professores e o desafio da avaliação. 2001. (Seminário).

III Curso de Aperfeiçoamento Pedagógico.Aperfeiçoamento Pedagógico. 2001. (Outra).

IV Semana Acadêmica do Curso de Letras da Unisc.A função poética da linguagem. 2001. (Encontro).

VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC.O lirismo na poesia de Luiz Menezes. 2001. (Seminário).

Oficina de informática.Oficina de Informática. 2000. (Oficina).

Concurso Cultural "Viagem Nestlé pela Literatura".O sabor do cotidiano revelado no percurso das obras literárias em relação às manifestações socioculturais brasileiras presentes e passadas. 1999. (Outra).

Construção do projeto político Pedagógico do Município de Vera Cruz.Projeto Político Pedagógico. 1999. (Outra).

III Jornada Pedagógica.Descobrindo e fazendo Literatura. 1999. (Oficina).

III Jornada Pedagógica " A universalização e a Qualidade do Ensino Público Municipal"..Descobrindo e fazendo Literatura. 1999. (Oficina).

Pensando o Ensino Fundamental.Literatura Infantil. 1999. (Oficina).

VSeminário estadual de Língua portuguesa e Literatura Rio-Grandense e 5a Feira do livro do escritor Gaúchovro.Seminário estadual de língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense. 1991. (Seminário).

Curso American English Course.American English Course. 1990. (Outra).

IV Seminário Estdual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e 4a feira do livro do escritor gaúcho.Iv Feira Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Riio-Grandense. 1990. (Seminário).

1o Ciclo de estudos da Literatura rio-Grandense.1o Ciclo de estudos da Literatura Rio-Grandense. 1989. (Outra).

Curso de Técnicas e Recursos de Ensino para Séries Iniciais.Técnicas e Recursos. 1985. (Outra).

Curso de cálculos aplicados.Cálculos aplicados. 1984. (Outra).

Participação em bancas

corrêa, V.R.L.C.C. Português para estrangeiros. 1994. Instituto Técnico de Enseñanza Moderna.

corrêa, V.R.L.C.C. Português para estrangeiros. 1993. Instituto Técnico de Enseñanza Moderna.

Produções bibliográficas

  • corrêa, V.R.L.C.C . Novos Talentos 97. 1. ed. Casca: Koinonia, 1997. 63p .

  • corrêa, V.R.L.C.C . Projeto Realidade Consciente. Revista Acontece, 08 set. 2005.

  • corrêa, V.R.L.C.C . Poesia Céu. A Voz do Poeta, 10 jun. 1998.

  • corrêa, V.R.L.C.C . O professor no contexto social. Folha de Quaraí, jornal, 17 out. 1996.

  • corrêa, V.R.L.C.C . Criança. Folha de Quaraí, Jornal, 11 out. 1996.

  • corrêa, V.R.L.C.C . Metamorfose. Folha de Quaraí, 01 out. 1996.

  • corrêa, V.R.L.C.C . Ser Professor. Jornal de Quaraí, 02 ago. 1996.

  • corrêa, V.R.L.C.C . Literatura para o vestibular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • corrêa, V.R.L.C.C . O Lúdico em Sala de Aula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • corrêa, V.R.L.C.C . Pedagogia de Projetos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • corrêa, V.R.L.C.C . Poesia: Leitura e Técnica no Ensino da Literatura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • corrêa, V.R.L.C.C . O lirismo na Poesia de Luiz Menezes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • corrêa, V.R.L.C.C . Descobrindo e Fazendo Literatura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

Villsa corrêa ; corrêa, V.R.L.C.C . Laboratório de redação. 2014; Tema: Laboratório de Redação. (Rede social).

corrêa, V.R.L.C.C . Técnico administrativo e Contábil. 2011. .

corrêa, V.R.L.C.C . Segurança do trabalho. 2011. .

corrêa, V.R.L.C.C . Técnico Administrativo e Contábil. 2010. .

corrêa, V.R.L.C.C . Técnico Administrativo e Contábil. 2010. .

corrêa, V.R.L.C.C . Segurança do trabalho. 2010. .

corrêa, V.R.L.C.C . Farmácia. 2010. .

corrêa, V.R.L.C.C . Radiologia. 2010. .

corrêa, V.R.L.C.C . Transações Imobiliárias. 2010. .

corrêa, V.R.L.C.C . Técnico Administrativo e contábil. 2009. .

corrêa, V.R.L.C.C . Segurança do trabalho. 2009. .

corrêa, V.R.L.C.C . Assistente em Recursos Humanos. 2005. .

corrêa, V.R.L.C.C . Menor Aprendiz. 2005. .

corrêa, V.R.L.C.C . Secretária. 2005. .

corrêa, V.R.L.C.C . Menor Aprendiz. 2004. .

corrêa, V.R.L.C.C . Práticas Administrativas. 2004. .

corrêa, V.R.L.C.C . Assistente em recursos Humanos. 2004. .

corrêa, V.R.L.C.C . Práticas Administrativas. 2003. .

corrêa, V.R.L.C.C . Práticas Administrativas. 2002. .

corrêa, V.R.L.C.C . Descobrindo e fazendo Literatura Infantil. 1999. .

corrêa, V.R.L.C.C . Qualificação Profissional do Educador Leigo que atua na Educação Infantil. 1999. .

corrêa, V.R.L.C.C . Português Instrumental. 1988. .

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Laboratório de Redação, Descrição: Preparar os alunos do Ensino Médio para a escritura redacional. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vilsa Roseli Lopes da Costa Corrêa - Coordenador.

  • 2005 - 2005

    Literatura é Socialização, Descrição: Trabalho coordenado e desenvolvido a partir das aulas de Literatura, aplicado aos pacientes hospitalizados no Hospital Santa Cruz. Uma parceria com o assistente social e psicólogo do hospital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vilsa Roseli Lopes da Costa Corrêa - Coordenador.

Prêmios

1997

Poesia"tempo", Editora Kainonia ltda.

1997

Poesia"céu", Revista Literária "A voz do poeta".

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa. , Rua Appel, 805, Nossa Senhora de Fátima, 97015030 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (055) 32224311

Experiência profissional

2011 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora do Curso Pré-vestibular Universidade Já - promovido pela FAPEU (UFSC)

2011 - Atual

Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Permaneço neste educandário até o momento - 2014.

2009 - 2011

Sistema Educacional Galileu

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2007 - 2010

Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O vínculo empregatício em Escolas Estaduais duram a cerca de 20anos, junto à Secretaria de educação do Estado do Estado do Grande do sul, práticas docentes em diferentes regiões e escolas do estado/RS

2003 - 2003

Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2001 - 2002

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de ensino médio, Carga horária: 6

Outras informações:
Secretaria de educação deo estado rio grande do sul Prefeitura Municipal de Quaraí Senac Instituto de ensenãnza del uruguay

2000 - 2006

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horísta, Carga horária: 5

2002 - Atual

Colegio Sagrado Coração de Jesus - Filial Tocantins

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

2008 - Atual

Gedes Professores Associados LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

2011 - Atual

FOCO MULTICURSOS

Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10