Andréia Tourinho Gomes
Licenciada pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM em Manaus/AM no curso de Ciências Naturais (2009-2013). Pesquisadora egressa de iniciação científica - Caracterização hidroquímica nas águas dos rios Negro e Solimões da região próxima da cidade de Manaus - pelo núcleo de pesquisa em Recursos Hídricos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2010-2011). Atuou também como pesquisadora de iniciação científica na área de Botânica - Diversidade arbórea e arbustiva em uma jazida de exploração de solos - (2011-2012) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Atuou como estagiária de iniciação a docência pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID na Escola Estadual Ângelo Ramazzotti com o intuito no desenvolvimento e aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (2012-2013). Participou do - Projeto Circuito da Ciência - no INPA pela COEX como monitora (2011-2012) assim como no - Projeto de Extensão Ciências no Cotidiano - pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM para alunos do Ensino Médio (2013) e também como instrutora/expositora voluntária no - Projeto Extensão Clube de Ciências - (2012-2013). Sempre focada em questões relacionadas a educação, saúde mental e aprendizagem, participou da palestra: Gestão da emoção como fator de sucesso, com o renomado Doutor Augusto Cury (2017) e atualmente cursa pós-graduação/EaD em - Neurociências aplicado à aprendizagem - pela Faculdade Faveni/MG (2022). No momento atua como docente de Ciências do Ensino Fundamental II no Colégio Adventista Paul Bernard - CAPB onde a mesma é conselheira discente em uma das turmas da rede de ensino adventista. No momento atua como docente de Ciências do Ensino Fundamental II no Colégio Adventista Paul Bernard - CAPB onde a mesma é conselheira discente em uma das turmas da rede de ensino adventista. Teve também participação em um dos capítulos do livro do projeto Escolhidos: para marcar uma geração (Departamento de Educação-Literatura Devocional-AAMAR 2023) com o título: Legado. Seu interesse atual é voltado ao desenvolvimento de trabalhos e pesquisas em educação e saúde e estimulação cognitiva, direcionados a promoção da saúde mental e a prevenção de transtornos em alunos, promovendo assim uma gestão mais participativa no ensino público e privado com metodologias na práxis do ensino docente.
Informações coletadas do Lattes em 20/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em NEUROCIÊNCIA APLICADA A APRENDIZAGEM
2022 - Atual
Centro Universitário Venda Nova do Imigrante
Título: SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO NA ESCOLA
Graduação em Ciências Naturais
2009 - 2013
Universidade Federal do Amazonas
Título: Práticas Pedagógicas: um recurso para trabalhar a temática água com os alunos do Ensino Fundamental
Orientador: ALDENIZA CARDOSO DE LIMA
Formação complementar
2023 -
Escola de Evangelistas Voluntário para duplas missionárias e obreiros. , Escola de Evangelistas Voluntários, SELETOS, Brasil.
2023 - 2023
Alerta: Medidas e Contramedidas contra o Atirador Ativo. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2021 - 2021
Bíblia 3D. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2017 - 2019
ENGLISH MULTIMEDIA. (Carga horária: 112h). , EBYTE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EBYTE, Brasil.
2017 - 2019
AUXILIAR ADMINISTRATIVO. (Carga horária: 96h). , EBYTE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EBYTE, Brasil.
2017 - 2018
PACOTE OFFICE FAST. (Carga horária: 41h). , EBYTE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EBYTE, Brasil.
2013 - 2016
ESPAÑOL. (Carga horária: 360h). , IDIOMAS ASLAN AM, ASLAN, Brasil.
2009 - 2010
Inglês intermediário. (Carga horária: 3h). , Fisk English - Español, FISK, Brasil.
2006 - 2007
Informática Básica. (Carga horária: 96h). , Grupo Sucesso - Instituição de Educação e Ensino profissionalizante, GRUPO SUCESSO, Brasil.
Organização de eventos
GOMES, A. T. . Feira de Saúde: Os 8 remédios naturais. 2023. .
Participação em eventos
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO NA ESCOLA. 2023. (Seminário).
Treinamento Seletos. 2023. (Outra).
OFICINA DE LIBRAS DO PROJETO INTEGRADOR. 2018. (Oficina).
GESTÃO DA EMOÇÃO COMO FATOR DE SUCESSO COM AUGUSTO CURY. 2017. (Outra).
MECÂNICA DE SALTO ALTO: NOÇÕES BÁSICAS DE MECÂNICA DE VEÍCULO AUTOMOTOR. 2017. (Outra).
LEAN MANUFACTURING/VALUE CONSULTORIA LEAN. 2016. (Outra).
2º Encontro Nacional dos estudantes de Ciências Naturais & IV semana de Ciências Naturais. 2012. (Encontro).
9° SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO AMAZONAS.EXPOSITORA: ESTAÇÃO CIÊNCIA-UFAM. 2012. (Outra).
II ENCONTRO REGIONAL DA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS. 2012. (Encontro).
II FEIRA TECNOLOGICA E CIENTIFICA DA DRE IV/ SEMED. 2012. (Outra).
I Simpósio Prodeca: Quebrando os muros do silêncio. 2012. (Simpósio).
MINICURSO: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E CIDADANIA: PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO EM AULA-II ENCONTRO REGIONAL DA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS. 2012. (Outra).
OFICINA: AS RELAÇÕES INTERATIVAS PROFESSOR-ALUNO A SALA DE AULA-II ENCONTRO REGIONAL DA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS. 2012. (Oficina).
OFICINA: O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SERIES INICIAIS--II ENCONTRO REGIONAL DA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS. 2012. (Oficina).
PROJETO CIRCUITO DA CIÊNCIA-INPA. Circuito da Ciência: Clube de Ciências - INPA. 2012. (Exposição).
AGRICULTURA NO SÉCULO XXI: SUBSTITUINDO O PATERNALISMO DOS GOVERNOS PELO PROFISSIONALISMO DOS AGRICULTORES. 2011. (Outra).
CLUBE DE CIÊNCIAS: UNIVERSALIZANDO O SABER CIENTÍFICO DA INTERAÇAÕ A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE ESCOLAR.Clube de Ciências UFAM. 2011. (Outra).
I ENCONTRO REGIONAL DA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS. 2011. (Encontro).
IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE ÁREAS DE PRÁTICA DE JOGO DE XADREZ NO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.Implantação e estruturação de áreas de práticas jogo de xadrez no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas. 2011. (Outra).
MONITORIA: PROJETO CIRCUITO DA CIÊNCIA-INPA. Circuito da Ciência: Clube de Ciências UFAM. 2011. (Exposição).
ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS. 2010. (Encontro).
I MOSTRA E INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA. I MOSTRA E INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA-MONITORIA. 2010. (Exposição).
MONITORIA: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE DA AMAZÔNIA.I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE DA AMAZÔNIA. 2010. (Seminário).
AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS: O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUAS INTERFACES NO ESTADO DO AMAZONAS... 2009. (Outra).
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS SUSTENTAVÉIS: UTÓPIA OU REALIDADE- XXII Semana de Biologia. 2009. (Oficina).
GENÉTICA DE ANUROS AMAZÔNICOS - PET BIOLOGIA. 2009. (Exposição).
OFICINA DE MALABARES-XXII SEMANA DE BIOLOGIA. 2009. (Oficina).
PALESTRA "TARTARUGAS DA AMAZÔNIA E PROJETO PÉ DE PINCHA"-PET BIOLOGIA. 2009. (Exposição).
Produções bibliográficas
-
RETAMERO, F. P. A. ; GOMES, A. T. . Legado. In: Fabiana Paulino Alexandre Retamero, funcionários educação adventista. (Org.). Escolhidos: para marcar uma geração. 1°ed.Manaus: Associação Amazonas Roraima-AAMAR, 2023, v. I, p. 46-46.
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
PIBIC-Diversidade Arbórea e Arbustiva em uma jazida de exploração de solos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréia Tourinho Gomes - Coordenador / Francisca de Almeida Matos - Integrante / IÊDA LEÃO DO AMARAL - Integrante.
-
2010 - 2011
PIBIC-Caracterização hidroquímica nas águas do rio Negro e Solimões próximo a cidade de Manaus, Descrição: XX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - INPA - RECURSOS HÍDRICOS Caracterização hidroquímica nas águas do rio Negro e Solimões próximo a cidade de Manaus. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréia Tourinho Gomes - Coordenador / Hillandia Brandão da Cunha - Integrante / Sergio Luiz da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Colégio Adventista Paul bernardVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora De Ciências, Carga horária: 27
Outras informações:
Atua como professora de Ciências na Rede Adventista para os alunos do Ensino Fundamental II. Também colabora em eventuais ministrações às demais turmas do Ensino fundamental e médio, quando necessário.
2010 - 2012
Instituto Nacional de Pesquisas da AmazôniaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de iniciação científica durante o período de 2010 a 2012 em duas áreas, a primeira em Recurso Hídricos e a segunda na área da Botânica.
Atividades
-
01/2011
Estágios , Coordenação de Pesquisas em Botânica.Estágio realizado, Diversidade arbórea e arbustiva em uma jazida de exploração de solos.
-
01/2010
Estágios , Coordenação de Pesquisas em Clima e Recursos Hídricos.Estágio realizado, Caracterização hidroquímica nas águas dos rios Negro e Solimões da região próxima da cidade de Manaus.
2018 - 2018
Dafruta Indústria e ComércioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recepção do setor administrativo, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Araguari/MG
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andréia Tourinho Gomes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?