Érica Bernabé Takanashi

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2012 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Zeta Objetivo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

CAPACITA HIS. (Carga horária: 42h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Aula Inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo -2014, proferida pela Professora Juliana Harumi Suzuki, com o tema "Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo Paranaense. 2014. (Outra).

Evento de Extensão "Arte e Cidade III: estudos arquitetônicos das edificações de São Paulo. 2014. (Outra).

XXIII - Encontro Anual de Iniciação Científica.Perguntando ao pó: espaços narrados para a tessitura do moderno imaginário urbano na América. 2014. (Encontro).

Aula Inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM - 2013, proferida pelo Prof. Dr. Alexandre Delijaicov, com o tema "Abordagem conceitual sobre o papel do arquiteto e urbanista na sociedade e a relação dos cidadãos com o espaço". 2013. (Outra).

Evento de Extensão.Trote Solidário "Projetando o Futuro" - Arquitetura e Urbanismo 2013. 2013. (Outra).

Evento de Extensão, na modalidade Palestra, "Warchavchik, Rudofsky e Neutra: três estrangeiros em São Paulo", proferida pelo Professor Dr. José Correia Tavares de Lira. 2013. (Outra).

Evento de Extensão "Arte e Cidade II: estudos arquitetônicos das edificações de São Paulo. 2013. (Outra).

VI Ciclo de estudos em Arquitetura e Urbanismo. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eduardo Verri Lopes

VERRI JUNIOR, A.LOPES, E. V.MACEDO, O. L. C.. Arquitetura do meio-lugar - reurbanização da zona 6. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

Pergunte ao pó: os espaços narrados na moderna literatura ficcional norte-americana; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima;

Eduardo Verri Lopes

Estágio Supervisionado II; 2016; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduardo Verri Lopes;

Eduardo Verri Lopes

Estágio Supervisionado I; 2015; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduardo Verri Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TAKANASHI, É. B. ; LIMA, Adson C. Bozzi R. . Perguntando ao pó: espaços narrados para a tessitura do moderno imaginário urbano na América. In: XXIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina. Anais do XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014.

  • TAKANASHI, É. B. ; LIMA, Adson C. Bozzi R. . Perguntando ao pó: espaços narrados para a tessitura do moderno imaginário urbano na América. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Pergunte ao pó: os espaços narrados na moderna literatura ficcional norte-americana, Descrição: A moderna literatura norte-americana foi extremamente importante no século passado, tendo influenciado algumas gerações de romancistas europeus, como o caso mais que notório do filósofo francês Jean-Paul Sartre. William Faulkner, John dos Passos e Ernest Hemingway são os seus expoentes mais conhecidos, tendo sido os responsáveis pela criação de novas técnicas narrativas, mas há que se abrir algum espaço para comentar os romancistas e os poetas do movimento beatnik, como William Burroughs, Jack Kerouac e John Fante. Ora, se é verdade que a sociedade norte-americana introduziu a comumente intitulada ?sociedade mecanicista? (Giedion, 1980), tendo criado ou popularizado inúmeros elementos ou sistemas que, hodiernamente, fazem parte do nosso cotidiano, não é menos verdade que essa revolução silenciosa não ocorreu sem um contra movimento, e a literatura beatnik fez parte de um amplo ? e difuso ? descontentamento daqueles que viviam em uma sociedade que era percebida cada vez mais como conformista e materialista. O já citado romancista John Fante, se não se tornou tão famoso quanto Kerouac e Burroughs, teve ao menos um livro considerado como uma obra-prima desse movimento literário: o popular Pergunte ao pó, obra na qual uma personagem ? Arturo Bandini, alter ego do autor ? sai do Colorado em direção a Los Angeles, cidade na qual tenta se estabelecer como escritor. A partir das considerações já tecidas, é mister afirmar que esse projeto de pesquisa parte do seu objeto de estudo, o romance Pergunte ao pó, para desvendar algumas nuanças de uma parte da sociedade norte-americana que era avessa à supracitada ?sociedade mecanicista?, tal como isto é passível de ser revelado nesse texto literário. Contudo, a pesquisa se dedicará a apenas uma faceta desse caleidoscópio social, a saber, a produção do espaço. Ora, se é correto a afirmação segundo a qual o espaço produzido revela muito da sociedade que o produziu e o habitou, não estaremos menos corretos se afirmarmos que o espaço é construído e habitado, mas que é, igualmente, narrado. Assim, esse projeto de pesquisa se propõe a estudar os espaços narrados nesse romance com o objetivo de perceber como se desenvolvia uma espécie de ?contracultura? nos anos 1930 (década na qual o livro é ambientado), cotejando a vida daqueles que possuíam os modernos gadjets com o cotidiano incerto dos que apenas tentavam sobreviver em meio a uma sociedade extremamente competitiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Érica Bernabé Takanashi - Integrante / Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Menção Honrosa - Concurso de Projeto ESCOLA DO BRASIL 005, PROJETAR.ORG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante

    Atividades

    • 08/2014 - 07/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2014 - 11/2014

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia, Centro de Tecnologia.,Atividade realizada, Monitoria na disciplina Projeto Arquitetônico I, integralizando 216 horas-aula, sob a responsabilidade do Professor Aníbal Verri Junior, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

  • 2014 - 2016

    Verri & Galvão Arquitetos Ltda.

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16

    Atividades

    • 05/2016 - 12/2016

      Estágios , Verri & Galvão Arquitetos Ltda., .,Estágio realizado, Estágio referente à disciplina Estágio Supervisionado II, ocorrido durante o 9º e 10º semestres. Levantamento; atualização e regularização de projeto; projeto de detalhes construtivos e arquitetônicos; projeto de mobília; acompanhamento de obra..

    • 03/2015 - 11/2015

      Estágios , Verri & Galvão Arquitetos Ltda., .,Estágio realizado, Estágio referente à disciplina Estágio Supervisionado I, ocorrido durante o 7º e 8º semestres. Levantamento; atualização e regularização de projeto; projeto de detalhes construtivos e arquitetônicos; projeto de mobília; acompanhamento de obra..

    • 08/2014 - 12/2014

      Estágios , Verri & Galvão Arquitetos Ltda., .,Estágio realizado, Estágio voluntário, ocorrido durante o 6º semestre. Levantamento; atualização e regularização de projeto; projeto de detalhes construtivos e arquitetônicos; projeto de mobília; acompanhamento de obra..