Matías Godio

Licenciado em Sociologia (1994, Universidad de Buenos Aires, UBA), tem Mestrado e Doutorado em Antropologia Social (2005 e 2010, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC). Sua experiência como intelectual concentra-se nos desdobramentos das metodologias de pesquisa qualitativas, com ênfase no desenvolvimento de políticas públicas aplicadas às relações entre trabalho, poder e a construção social de narrativas coletivas. Foi docente na Graduação em Sociologia (UBA) entre 1993 e 2000 nas disciplinas "Teoria Política e Estética" e "Pensamento Social Latino-americano". Em 2010 atuou como Professor Titular Visitante a cargo da disciplina Análise Microsocial na Carreira de Administração e Gestão de Políticas Públicas da Universidade Nacional de Tres de Febrero (UNTREF, Argentina) e continua como pesquisador colaborador nesta universidade coordenando duas pesquisas. Desde 2003, é pesquisador do Núcleo de Antropologia Visual e Grupo de Antropologia Urbana e Marítima (NAVI-GAUM) na UFSC, e colabora ativamente como jornalista do Periódico "Leste da Ilha" (Florianópolis). Suas áreas de pesquisa e divulgação são: política, antropologia visual, trabalho, poder, grupos de elites, pesca, futebol e sociabilidade. Atualmente realiza Por Doutorado no PPGICH-UFSC.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

2005 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: “Somos hombres de platea”. A sociedade dos dirigentes e as formas experimentais do poder e da política no futebol profissional argentino
Dra. Carmen Silvia Rial. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Futebol; Elites; Política; Poder; Antropologia Visual.Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Mestrado em Antropologia Social

2003 - 2005

Universidade Federal de Santa Catarina
Dra. Carmen Silvia Rial.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Trabalho; Política; Pesca; Antropologia Visual.Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Graduação em Sociologia

1989 - 1994

Universidad de Buenos Aires

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011

Pós-Doutorado. , Universidad Federla de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1998 - 1998

Realização Cinematográfica. (Carga horária: 6h). , Sindicato de la Industria Cinematográfica Argentina.

1987 - 1987

Extensão universitária em Francés e civilização francesa. (Carga horária: 8h). , Université de Grenoble III.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia Doméstica / Subárea: Trabalho Informal e Economia Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Retro-prospectiva de uma etnografia visual com pescadores no litoral de Santa Catarina. 2011. (Congresso).

IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Antropologia do Esporte: abordagens teórico-metodológicas do estudo das práticas esportivas. 2011. (Congresso).

II Congreso de Sociólogos de la Provincia de Buenos Aires. Fútbol, violencia e inclusión social. Aportes y perspectivas desde la sociología del deporte en casos nacionales (Argentina, Brasil y Colombia) . 2011. (Congresso).

II Congreso de Sociólogos de la Provincia de Buenos Aires. O Tunel Azul. 2011. (Congresso).

I Coloquio Franco-Brasileiro."No espelho do mar: antropologia do litoral". 2011. (Simpósio).

34 Encontro Anual de ANPOCS. ST 11. Esporte e Sociedade.. 2010. (Congresso).

VIII Reunião de Antropologia do Mercosul. Os clubes “com” futebol como campo forças e interpretação de formas experimentais do poder e da política. 2009. (Congresso).

II Jornada Pesca e Turismo.O Motor. 2009. (Encontro).

Primer Congreso de Sociólogos,La urgencia de la sociología y la intervención profesional de los sociologos en el contexto de la provincia.Os clubes com futebol como. 2009. (Encontro).

Primer Congreso de Sociólogos,La urgencia de la sociología y la intervención profesional de los sociologos en el contexto de la provincia.Notas sobre la interpretación del fútbol e las violencias. 2009. (Encontro).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.Coordenação do GT Futebol: feminilidades e masculinidades em jogo. 2008. (Seminário).

VII RAM Reunião de Antropologia do Mercosul.Aparelhos de captura. Uma reabordagem teórica da etnografia visual realizada com pescadores a motor do litoral sul de Brasil.. 2007. (Outra).

2 Pequeña Muestra de Cine y Video Etnográfico-Documental Brasileroodu.Drigentes en el Fútbol (Video Etnográfico). 2007. (Outra).

30 Encontro Anual da ANPOCS.Por uma nova estética na Antropologia/Sociologia Visual?. 2006. (Encontro).

Pequena Mostra de Cine e video etnográfico e documental brasilero.Homens e Mulheres de Mar e Terra. 2006. (Outra).

VI RAM Reunión de Antropología del Mercosur. A sócio-montagem e as consequências da visão. 2005. (Congresso).

24 Reunião Brasileira de Antropologia.Homens de Mar e Terra (Video Etmográfico). 2004. (Outra).

V Reunião de Antropologia do Mercosul. Homens de Terra e Mar - Video Etnografico. 2003. (Congresso).

II Seminário Internacional de Estudos Interdisciiplinares: a questão de gênero. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fábio Lessa

Godio, M.; GIRARDELLO, G.. Reflexões Teórico-metodológicas sobre o trabalho de vídeo com crianças na perspectiva da Mídia-Educação. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elisa Zaguini da Silva

Godio, M.. Quando o negativo revela: uma fotoetnografia de masculinidades prescritas, interditas e relativizadas com um grupo de pescadores da Ilha de Santa Catarina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Silvio Coelho dos Santos

SANTOS, S. C.; RIAL, Carmen Silvia de Moraes; KAIUBI, S.. 500 Quilos: ensaio etnográfico sobre uma sócio-montagem audiovisual com um grupo de trabalhadores da pesca na comunidade da Barra da Lagoa, Florianópolis.. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Mara Coelho de Souza Lago

LAGO, M. C. de S.; RIAL, C. S.; CAIUBY, S.; SANTOS, S. C.. 500 Quilos: Ensaio Etnográfico sobre uma sócio-montagem audiovisual com um grupo de trabalhadores da pesca na comunidade de Barra da Lagoa, Florianópolis. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Rafael José de Menezes Bastos

MENEZES BASTOS, R. J. de. "Somos Hombres de Platea": A Sociedade dos Dirigentes e as Formas Experimentais do Poder e da Política no Futebol Profissional na Argentina. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Alicia Norma Gonzalez de Castells

RIAL, Carmen Sílvia Moraes; GIL, G. J.; DAMO, A. S.; BASTOS, R. J. M.;CASTELLS, A. N. G.; BITENCOURT, F. G.; ROCHA, A. L. C.. "Somos hombres de platea": A sociedade dos dirigentes e as formas experimentais do poder e da politica no futebol profissional em Argentina.. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Carmen Silvia Rial

RIAL, C. S.; NOVAES, S. C.; SANTOS, S. C.;LAGO, M. C. S.. 500 quilos. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Carmen Silvia Rial

Rial, Carmen; DAMO, A. S.; Gil, Gáston; BASTOS, R. J. M.; CASTELLS, A.. ?Somos Hombres de Platea? A Sociedade dos dirigentes e as formas experimentais do poder e da política no futebol profissional em Argentina. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Carmen Silvia Rial

RIAL, C. S.; REIS, M. J.; SEL, S.. Homens de Mar e Terra. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Antropologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Santiago Uliana

Futebol e violencia: o discurso mediático em Argentina; Início: 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Sociais) - Universidad de Buenos Aires; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carmen Silvia Rial

500 quilos: etnografia visual de uma comunidade de pescadores na Barra da Lagoa; 2005; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carmen Silvia Rial;

Carmen Silvia Rial

?Somos Hombres de Platea? A Sociedade dos dirigentes e as formas experimentais do poder e da política no futebol profissional em Argentina; 2010; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carmen Silvia Rial;

Carmen Silvia Rial

Pesca, meio-ambiente e turismo: um estudo sócio-antropológico; 2011; Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Carmen Silvia Rial;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Godio, M. . Con una mano lo acaricias y con la otra lo abofeteas El club de fútbol y sus dirigentes en el imaginario de las profesiones: un campo de fuerzas en las formas experimentales del poder y la política en Argentina. Vibrant (Florianópolis) , v. 6, p. 124-149, 2009.

  • Godio, M. . As consequências da visão: notas para uma sócio-montagem etnográfica. Antropologia em Primeira Mão , v. 83, p. 27, 2006.

  • Godio, M. . Antropologia e sociologia. Revista Pistas, Buenos Aires, 2005.

  • Godio, M. . Cine, pasajes y algunas fabulaciones desde Deleuze. El Residuo, 2004.

  • Godio, M. . El tercer mundo de las capitales. El Residuo, 2004.

  • Godio, M. . Conceptualizaciones, malestares sobre el PT y sobre su rol actual en la política. El Residuo, 2003.

  • Godio, M. . Marginalidad Urbana: un enfoque qualitativo. El Color Purpura, Buenos Aires, v. 14, p. 6-9, 1996.

  • Godio, M. . El motín de un sueño. El Color Purpura, Buenos Aires, v. 8, p. 8, 1994.

  • Godio, M. . Diez años no es nada. Politicón, Buenos Aires, v. 4, p. 3, 1992.

  • Godio, M. (Org.) ; ULIANA, S. (Org.) . Fútbol y sociedad. Prácticas locales e imaginarios globales. 1. ed. Buenos AIres: EDUNTREF, 2011. v. 1000. 272p .

  • Godio, M. (Org.) ; RIAL, C. (Org.) . Peca e Turismo. Etnografias da globalização no litoral do Atlântico Sul. 1. ed. Florianópolis: NUPPe-UFSC, 2006. v. 500. 240p .

  • Godio, M. ; LAFLEUR, Alejandro . Operación Sarli: una crónica del conurbano bailantero. Buenos Aires: Corregidor, 1999. v. 1000. 78p .

  • Godio, M. . Los clubes de fútbol y sus dirigentes. Un campo de fuerzas de las formas experimentales del poder y la política en Argentina. In: Godio, Matias & Uliana, Santiago. (Org.). Fútbol y sociedad. Prácticas locales e imaginarios globales. Buenos Aires: EDUNTREF, 2011, v. , p. -.

  • RIAL, C. ; Godio, M. . Visualizando a antropologia: estética e autoconsciência cinemática. In: Vânia Zikán Cardoso. (Org.). Diálogos transversais em antropologia. Florianópolis: UFSC-Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2008, v. , p. 91-110.

  • Godio, M. . Aparelhos de captura: uma reabordagem teórica da etnografia visual realizada com pescadors de barco a motor. In: Matias Godio e Carmen Rial. (Org.). Pesca e Turismo. Etnografias da globalizaçõa no litoral do Atlântico Sul. Florianópolis: NUPPe-UFSC, 2006, v. , p. 159-180.

  • Godio, M. . Notas para una antropologia politica de la imagen popular. In: Horacio González, Eduardo Rinesi. (Org.). Decorados: una historia social del cine argentino. 1ed.Buenos Aires: Manuel Suarez Editor, 1996, v. 1, p. 73-84.

  • Godio, M. . Pesca da Tainha: Movimenta Pescadores e comunidade. Leste da Ilha, Florianópolis, p. 11 - 11, 29 maio 2011.

  • Godio, M. . Como el fútbol, el peronismo es polifónico. Diario Rio Negro, General Roca, , v. 22244, p. 26 - 26, 23 jul. 2010.

  • Godio, M. . Batalla de identidades en el planeta fútbol. Página 12, Buenos Aires, , v. 7797, p. 31 - 31, 11 jul. 2010.

  • Godio, M. . Pesca da tainha. Leste da Ilha, Florianópolis, p. 10 - 10, 01 abr. 2008.

  • Godio, M. . La derecha es el verdadero enigma nacional. Revista Other News, Argentina, 11 mar. 2008.

  • Godio, M. . Dos saberes do pescador. Jornal Leste da Ilha, Florianópolis, p. 11 - 11, 01 mar. 2008.

  • Godio, M. . A importância do segredo. Leste da Ilha, Floranópolis, p. 10 - 10, 01 out. 2007.

  • Godio, M. . Do trapiche. Leste da Ilha, Floranópolis, p. 6 - 6, 01 ago. 2007.

  • Godio, M. . Os clubes com futebol como campo forças e interpretação de formas experimentais do poder e da política1. In: VIII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2009, Buenos Aires. VIII Reunión de Antropologia del Mercosur. Buenos AIres: Universidad Nacional de San Martin, 2009.

  • Godio, M. . Notas sobre la interpretación del fútbol e las violencias. In: Primer Congreso de Sociólogos,La urgencia de la sociología y la intervención profesional de los sociologos en el contexto de la provincia, 2009, La Plata. Primer Congreso de Sociólogos de la Provincia de Buenos Aires. La Plata: Colegio de Sociologos de la Provincia de Buenos Aires, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • Godio, M. . Aparelhos de captura. Uma reabordagem teórica da etnografia visual realizada com pescadores a motor do litoral sul de Brasil.. In: VII RAM Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007, Porto Alegre. VII RAM Reunião de Antropologia do Mercosul Desafios Antropológicos. Porto Alegre: Univversidade Federal do Rio Grande do Sul/PPGAS, 2007.

  • Godio, M. . Os clubes com futebol como campo de forças e de interpretação sócio-antropologica. In: Primer Congreso de Sociólogos,La urgencia de la sociología y la intervención profesional de los sociologos en el contexto de la provincia, 2009, Buenos Aires. Primer Congreso de Sociólogos, La urgencia de la sociologia y la intervención en el contexto de la provincia de Buenos Aires ci. Buenos Aires: Colegio de Sociologos de la Provincia de Buenos Aires, 2009. v. 1.

  • Godio, M. . A sócio-montagem e as consequências da visão. In: VI Reunião de Antropologia do Mercosul, 2005, Montevideu. VI RAM Reunião de Antropologia do Mercosul, 2005.

  • Godio, M. . Caminhos da comunidade. In: XXIV Reuniao Brasileira de Antropologia, 2004, Recife. XXIV Reuniao Brasileira de Antropologia. Recife, 2004.

  • Godio, M. . Homens de Mar e terra. In: Reuniao de Antropologia do Mercosul, 2003, Florianópolis. Anais da V Reuniao de Antropologia do Mercosul. Florianópolis, 2003.

  • Godio, M. . Hinchadas en tránsito. Violencia, memoria e identidad en > una hinchada de un club del interior (resenha). Etnografías Contemporáneas , 2011.

  • Godio, M. . O Motor.Retro-prospectiva da etnografia visual com pescadores de bote a motor na Ilha de Santa Catarina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Godio, M. . Pesca e meioambiente: uma micro-política das tecnologias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Godio, M. . A arena política dos dirigentes no futebol profissional argentino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Godio, M. ; MELO, M. . O túnel azul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Godio, M. . O Motor (Video Etnográfico). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Godio, M. . Notas sobre la interpretación del fútbol e las violencias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Godio, M. . Os clubes com futebol como "campo de forças" e de interpretación socio-antropológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Godio, M. . A ponte (Vídeo Documentário). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Godio, M. ; SIQUEIRA, M. . Brasilio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Godio, M. . Os clubes com futebol como campo forças e de interpretaçãosócio-antropológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Godio, M. . Dirigentes no Futebol (Video Etnográfico). 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Godio, M. . Aparelhos de captura. Uma reabordagem teórica da etnografia visual realizada com pescadores a motor do litoral sul de Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Godio, M. ; RIAL, C. . Imagens e sentidos: a produção de conhecimento em ciências sociais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Godio, M. ; RIAL, C. . Por uma nova estética na Antropologia /Sociologia Visual?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Godio, M. . Aparelhos de captura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Godio, M. . A sócio-montagem e as consequências da visão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Godio, M. . Homens de Mar e Terra (Video Etnográfico). 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Godio, M. . Homens de Terra e Mar (Video Etnográfico). 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Godio, M. ; ULIANA, S. . De las plazas y los parques a las canchas de fútbol. Buenos Aires: Efdeportes, 2011 (Adiovisual).

  • Godio, M. ; OLIVARES, S. . "Se em todos os anos a safra fosse boa, o emprego de pescador seria o melhor que tem". Florianópolis: Leste da Ilha, 2011 (Entrevista).

  • Godio, M. ; ULIANA, S. . Presentación. Buenos Aires, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Godio, M. ; RIAL, C. . Apresentação. Florianópolis, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Godio, M. . Un campeón desparejo. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Godio, M. . Programa Falação Esportiva. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Godio, M. . A Hora do Mané. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Godio, M. . Introdução à Antropologia Visual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Godio, M. ; ULIANA, S. . La seguridad y los estadios de fútbol en la Argentina. 2010. (Relatório de pesquisa).

Godio, M. . Antropologia Visual: A pesquisa com fotografia e videos etnográficos. 2006. .

Godio, M. ; SIQUEIRA, M. . Curso de Antropologia Visual. 2006. .

Godio, M. ; MELO, M. . O Túnel Azul. 2009. Vídeo.

Godio, M. . Dirigentes en el fútbol. 2007. Vídeo.

Godio, M. ; OLIVARES, S. . O Mutirão de Limpeza da Barra da Lagoa. 2006. Vídeo.

Godio, M. ; RIAL, C. . Simpósio Pesca e Turismo I. 2006. Vídeo.

Godio, M. ; RIAL, C. . Antropólogos da Ilha. Silvio Coelho.. 2006. Vídeo.

Godio, M. ; SIQUEIRA, M. . Brasilio. 2005. Vídeo.

Godio, M. . Antropólogos que passaram pela ilha. A. Carlos Diegues. 2005. Vídeo.

Godio, M. . Caminhos da Comunidade. 2004. Vídeo.

Godio, M. ; SIQUEIRA, M. . Vocês estão preparados?. 2004. Vídeo.

Godio, M. . A Ponte. 2004. Vídeo.

Godio, M. . Homens de Mar e Terra. 2003. Vídeo.

Godio, M. ; MELO, M. . O Túnel Azul (Video Documentário). 2009.

Godio, M. ; SIQUEIRA, M. . Brasilio (Video Etnográfico). 2007.

Godio, M. . Dirigentes en el Fútbol ( Video Etnográfico). 2007.

Godio, M. ; SIQUEIRA, M. . Brasilio (Video Etnográfico). 2006.

Godio, M. ; SIQUEIRA, M. . Brasílio (Video Etnográfico). 2006.

Godio, M. . Homens e Mulheres de Mar e Terra (Video Etnográfico). 2006.

Godio, M. . Homens e Mulheres de Mar e Terra. 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Producción y sustentabilidad: la perpsectiva de los trabajadores de la pesca en Argentina y Brasil. Una etnografia visual., Descrição: O projeto tem como objetivo realizar um estudo comparativo das práticas, conhecimentos e representações presentes nas relações entre produção e sustentabilidade meio-ambiental nas comunidades de trabalhadores da pesca não industrial na Argentina y no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Matías Godio - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Expressões de gênero numa comunidade de pescadores artesanais de Florianópolis, SC: masculinidades, travestilidades e outras performances de genero entre trabalhadores da pesca, Descrição: Se trata de uma pesquisa antropológica a ser realizada entre pescadores artesanais do litoral de Santa Catarina. Com foco nas relações e performances de gênero em uma comunidade integrada maioritariamente por trabalhadores da pesca, se pretende utilizar as ferramentas audiovisuais com o objetivo de produzir um conhecimento critico compartilhado sobre esta dimensão social e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Matías Godio - Integrante / Carmen Rial - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2012

    "Pesca, meio-ambiente e turismo: estudo sócio-antropológico", Descrição: O projeto "Pesca, meio-ambiente e turismo: estudo sócio-antropológico" propõe aprofundar a perspectiva da articulação entre território, trabalho, memória e imaginário, com ênfase na questão da mobilidade social em comunidades pesqueiras e sua relação com as práticas de turismo, através de um atravessamento temático entre a dimensão cultural do trabalho, a comunicação, o consumo, o poder, a antropologia urbana e as praticas criadoras de identidade. Pretende-se, desta forma, desenvolver um estudo sobre essas populações partir das questões que foram explicitadas, envolvendo a atividade pesqueira e as relações que ela estabelece com outras esferas da vida social e cultural, como sustentabilidade, meio ambiente, políticas de preservação sócio-ambiental e de desenvolvimento econômico, modo de vida e saberes tradicionais, conflitos e formas de mobilização social. A utilização de oficinas e a produção visual tem como objetivos específicos seguintes procedimentos: 1) Analisar, através de literaturas e interação com especialistas, aspectos éticos e estéticos envolvidos na fotografia e cinematografia antropológica desempenhada nos estudos do campo da etnoecologia; 2) Desenvolver, a partir dos resultados audiovisuais, material de educação ambiental e divulgação científica destinado aos acervos públicos, às escolas, ao turismo, aos contadores de histórias e ao público geral sobre a pesca artesanal do litoral paranaense, particularmente a pesca da tainha por meio do arrastão de praia; 3) Realizar registros fotográficos e cinematográficos do ambiente e da prática pesqueira; 4) Promover interação entre Universidade e comunidades pesqueiras tradicionais com eixo em metodologia audiovisuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Matías Godio - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    Homens e Mulheres de Mar e Terra, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo indagar na utilização das ferramentas audiovisuais em comunidades pesqueiras artesanais do litoral de Santa Catarina. Com o objetivo de discutir categrias e conceitos da bibliografia sobre pescadores foram utilizadas pesquisas em andamento de varios antropólogos que trabalharam com pescadores nesta região. Foram realizadas um total de cinco documentários, numerosas apresentações com discussão nas comunidades e em dezembro de 2005 se realizou o Primeiro Simposio de Pesca e Turismo. as apresentações deste Simposio deram como resultado a publicação de um livro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Matías Godio - Integrante / Carmen Rial - Coordenador / Marcia Calderipe - Integrante / Anamaria Alves de Souza - Integrante / Alejandro Labale - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2001 - 2003

    Trabajo Informal: pautas de desarrollo para una economia solidaria o social, Descrição: O projeto de pesquisa consistiu em um trabalho basicamente qualitativo sobre diversos sectores informais da economia que tiveram um grande crescimento nos últimos anos na Argentina, e apresentação de propostas relativas à sua insersão no mercado formal.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Matías Godio - Coordenador., Financiador(es): Jefatura de Gabinete de Ministros - Remuneração.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Feferal de Santa Catarina. , Campus Universitário, Trindade, 88040-900 - Florianopolis, SC - Brasil, Telefone: (048) 37219714, Fax: (048) 37219714

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2011

    Universidad Nacional de Tres de Febrero, UNTreF

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 6

  • 2010 - Atual

    Universidad Federla de Santa Catarina

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Atividades

    • 09/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Antropologia Visual, .,Linhas de pesquisa

  • 1993 - 2000

    Universidad de Buenos Aires

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 08/1993 - 08/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , UBA/Cátedra de Teoria Estética e Politica, .,Linhas de pesquisa

    • 08/1993 - 06/2000

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Estética e Teoria Politica

    • 08/1993 - 12/1995

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Buenos Aires/Ministério del Trabajo, .,Linhas de pesquisa

  • 2002 - 2003

    Jefatura de Gabinete de Ministros

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/2002 - 06/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidad de Desarrollo y Política Estratégica, .,Linhas de pesquisa

  • 1993 - 1994

    Ministerio de Trabajo y Seguridad Social

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 20

  • 1996 - 1996

    Oficina Internacional do Trabalho

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Investigador, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Participação como pesquisador na programação do "Observatório Laboral del Mercosur". Projeto realizado pela OIT/ACT-TRAV

    Atividades

    • 01/1998 - 12/1998

      Serviços técnicos especializados , Oficina Internacional del Trabajo - OIT, .,Serviço realizado, Compilação de dados sobre "Observatório Laboral no Mercosul".

    • 01/1997 - 12/1997

      Outras atividades técnico-científicas , Oficina Internacional del Trabajo - OIT, .,Atividade realizada, Pesquisa Documental "La Situación Laboral en los Documentos del Mercosur"(Convênio entre OIT e Facultad de Ciencias Sociales da UBA) (e a Realização T.

    • 05/1996 - 08/1996

      Estágios , Oficina Internacional del Trabajo - OIT, .,Estágio realizado, Participação no desenvolvimento do "Observatorio Laboral del Mercosur".Projeto realizado pela OIT/ACT-ATRAV.