José Carlos Ribeiro Guimarães
Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1987), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes ? Campos dos Goytacazes -RJ (2019) e Mestre em Engenharia Agrícola na área de engenharia de água e solos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria (2010) onde desenvolveu pesquisas de avaliação de eficiência do uso da água e da energia na agricultura e avaliação da produção de sedimentos na bacia hidrográfica do Lajeado Grande em São Martinho da Serra (RS) utilizando-se medidas de concentração de sedimentos e turbidez, possui, também, graduação a nível de Licenciatura Plena pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica da UFSM (2012). Possui mais de trinta (30) anos de experiência profissional, tendo atuado por mais de vinte (20) anos como engenheiro agrícola e de projetos da Sampatricio Indústria e Comércio Ltda. onde atuou como responsável técnico pela empresa nas áreas de desenvolvimento de produtos, orçamento, projetos, dimensionamento, produção, montagem, manutenção, assistência técnica e comercialização (vendas e pós-vendas) de sistemas de bombeamento com aplicação em irrigação e drenagem com ênfase em eficiência energética nas regiões sul, norte, centro-oeste e nordeste além do Mercosul. Atuou como professor substituto no IFRS-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Sertão (RS) no curso Técnico em Agropecuária na disciplina de Construções Rurais e nos cursos superiores de graduação em Zootecnia, Licenciatura em Ciências Agrícolas e Tecnólogo em Agronegócio nas disciplinas de Construções e Instalações Rurais e Desenho e Topografia e, também, atuou como professor horista na UNICRUZ-Universidade de Cruz Alta ministrando a disciplina de Resistência dos Materiais nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção. Professor Contratado no SENAC ? RS Santa Maria na disciplina de Gerenciamento de Riscos para o curso Técnico em Segurança do Trabalho. Auditor de campo na Kuhlmann Monitoramento Agrícola no controle e fiscalização da execução de testes de transgenia da soja. Atua como profissional autônomo prestando consultoria na área de Engenharia Agrícola e de Segurança do Trabalho e como perito avaliador e assistente técnico judicial.
Informações coletadas do Lattes em 20/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Agrícola
2007 - 2010
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Medidas de Concentração de Sedimentos eTurbidez na Bacia Hidrográfica do Lajeado Grande, São Martinho da Serra (RS),Ano de Obtenção: 2010
João Batista Dias de Paiva.Palavras-chave: Sedimentos; Turbidez; Medição de Vazão; estações de bombeamento; Água; eficiência energética. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo / Especialidade: Irrigação e Drenagem. Setores de atividade: Irrigação e Drenagem; Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com Essas Atividades.
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
2017 - 2019
Universidade Candido Mendes
Título: Análise da aplicação da NR-31 nos sistemas de bombeamento utilizados nas lavouras de arroz do RS
Orientador: Paulo Celso dos Reis Gomes
Graduação em Programa Especial de Graduação de Professores
2010 - 2012
Graduação em Engenharia Agrícola
1981 - 1987
Universidade Federal de Pelotas
Título: Engenheiro Agrícola
Formação complementar
2021 - 2021
Segurança em Máquinas e Equipamentos NR-12. (Carga horária: 8h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Treinamento Gestão de Terceiros. (Carga horária: 6h). , Ludmila Albuquerque, LA, Brasil.
2021 - 2021
Documentação Obrigatória de Segurança do Trabalho. (Carga horária: 8h). , Escola da Prevenção, EDP, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Formação de Perito e Assistente Técnico. (Carga horária: 30h). , Instituto de Aperfeiçoamento em Práticas de Advocacia, IAPA, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento NR - 18. (Carga horária: 6h). , Unimed, UNIMED, Brasil.
2015 - 2015
Consultoria para a Gestão da Fiscalização Ambiental. (Carga horária: 3h). , Instituto Brasileiro de Direito, IBIJUS, Brasil.
2011 - 2011
SolidWorks-2011 Peças e Montagem. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio - RT-14. (Carga horária: 5h). , Comando do Corpo de Bombeiros - 4º RCB, CCB, Brasil.
2010 - 2010
Humberto Maturana:Introdução à Biologia Cultural. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Inglês Básico I - Projeto Línguas no Campus. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
1988 - 1988
Arroz Irrigado. (Carga horária: 30h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (RS), EMBRAPA-CPATB, Brasil.
1988 - 1988
Formação e Aperfeiçoamento de Armazenistas. (Carga horária: 24h). , Associação dos Produtores de Sementes do RS, APASSUL, Brasil.
1988 - 1988
Beneficiamento de Sementes para encarregados de UB. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em Treinamento em Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em Estágio - CRUTAC. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1987 - 1987
Operador de Máquinas Colheitadeiras Automotrizes. (Carga horária: 16h). , Indústria de Máquinas Agrícolas Ideal S.A., IDEAL, Brasil.
1987 - 1987
Assistência Técnica em Máquinas de Plantio. (Carga horária: 16h). , SEMEATO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO, SEMEATO, Brasil.
1987 - 1987
Estágio-Centro de Experimentação de Máquinas. (Carga horária: 204h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1986 - 1987
Estágio em Edificações. (Carga horária: 180h). , Escola Técnica Federal de Pelotas, ETFPEL, Brasil.
1986 - 1986
Tecnologia de Aplicação de Defensivos. (Carga horária: 8h). , Maquinas Agricolas Jacto, JACTO, Brasil.
1986 - 1986
Microcomputadores Pessoais Programação Basic. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1984 - 1984
Coberturas em Fibrocimento. (Carga horária: 8h). , Brasilit S.A., BRASILIT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Segurança do Trabalho.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia de Água e Solo.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Máquinas e Implementos Agrícolas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Irrigação e Drenagem.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica.
Participação em eventos
Encontro das Águas. 2008. (Encontro).
IV Seminário sobre o Uso Intensivo e Sustentável de Áreas de Várzeas. 2008. (Seminário).
Seminário:Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos:cobrança, enquadramento e outorga. 2007. (Seminário).
Encontro Técnico sobre Irrigação na Cultura do Arroz. 1996. (Encontro).
XII CONBEA-Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 1982. (Congresso).
V Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola. 1981. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
BAUMHARDT, U. B. ; DIAS, V. O. ; ALONCO, A. S. ; GUIMARÃES, J. C. R. ; SORIANO, M. M. . Na Medida. Cultivar Máquinas , v. VII, p. 40-42, 2008.
-
SORIANO, M. M. ; GUIMARÃES, J. C. R. ; BAUMHARDT, U. B. . Prevenção na Entresafra. Cultivar Máquinas , v. 1, p. 12-15, 2007.
-
SORIANO, M. M. ; BAUMHARDT, U. B. ; GUIMARÃES, J. C. R. ; PATTA, J. C. . A Agricultura de Informação e as Estações de Bombeamento para o Cultivo do Arroz por Inundação. In: I Simpósio de Recursos Hídricos do Norte e Centro-Oeste, 2007, Cuiabá (MT). Anais do I Simpósio de Recursos Hídricos do Norte e Centro-oeste, 2007.
-
SORIANO, M. M. ; BAUMHARDT, U. B. ; GUIMARÃES, J. C. R. ; PATTA, J. C. ; CAVALHEIRO, I. . FERRAMENTAS DE APOIO AO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE SISTEMAS DE BOMBEAMENTO UTILIZADOS NA IRRIGAÇÃO DO ARROZ (ORYZA SATIVA). In: XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2007, Bonito (MT). Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola,2007, 2007.
-
GUIMARÃES, J. C. R. ; PAIVA, J. B. D. . Medidas de turbidez e vazão na bacia hidrográfica do Lajeado Grande São Martinho da Serra (RS). In: IX Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, 2010, Brasília - DF. Medidas de turbidez e vazão na bacia hidrográfica do Lajeado Grande São Martinho da Serra (RS), 2010.
-
Ribeiro, A.C. da Costa ; GUIMARÃES, J. C. R. . Estudo comparativo da concentração de sedimentos na bacia do Vacacaí Mirim e na bacia do Lajeado Grande. In: 24ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2009, Santa Maria. Estudo comparativo da concentração de sedimentos na bacia do Vacacaí Mirim e na bacia do Lajeado Grande, 2009.
-
GUIMARÃES, J. C. R. . Dimensionamento e Seleção de Equipamentos e Sistemas de Bombeamento para Lavouras de Arroz Irrigado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUIMARÃES, J. C. R. . Dimensionamento e Seleção de Equipamentos e Sistemas de Bombeamento para Lavouras de Arroz Irrigado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
GUIMARÃES, J. C. R. . Sistema Flutuante tipo Anel Retangular em Polietileno Rotomoldado - Cap. 10 ton.. 2016.
GUIMARÃES, J. C. R. . Sistema Flutuante tipo Anel Cilíndrico metálico - Cap. 10 ton.. 1998.
GUIMARÃES, J. C. R. . Sistema Flutuante tipo Catamarã com flutuadores metálicos retangulares - Cap. 10 ton.. 1996.
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2012
Disponibilidade e autodepuração de corpos hídricos Na Região Central -RS - MIRIM, Descrição: Este projeto é o projeto específico da UFSM, no Projeto Integra, rede cooperativa de pesquisa em disponibilidade hídrica e auto depuração dos cursos hídricos, objeto da Chamada Pública MCT/FINEP/CT-Hidro IGRH 01/2007. Tem por objetivo: 1. Desenvolver e analisar metodologias de avaliação da disponibilidade hídrica, com base em dados de monitoramento de pequenas bacias hidrográficas na região central do Rio Grande do Sul, embutidas nas bacias dos rios Vacacaí Mirim, Vacacaí e Ibicuí Mirim, para apoiar ações de planejamento, gestão e regulação de recursos hídricos. 2. Estudo da capacidade de autodepuração de corpos hídricos através do estudo de metodologias para avaliação de cargas difusas, dos coeficientes de desoxigenação k1 e de reaeração k2, calibração e aplicação de modelos de qualidade da água tendo em vista a outorga de direito de uso dos recursos hídricos e a diluição de efluentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Carlos Ribeiro Guimarães - Integrante / João Batista Dias de Paiva - Integrante / Maria do Carmo Cauduro Gastaldini - Integrante / Gelson Lauro Dalforno - Integrante / Eloiza Maria Cauduro Dias de Paiva - Coordenador / José Astério Rosa do Carmo - Integrante / Alcides Sartori - Integrante / José Luiz Silvério da Silva - Integrante / Alessandro de Ávila Noal - Integrante / Thiago Formentini - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2016
Universidade de Cruz AltaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 8
Atividades
-
07/2015
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Resistência dos Materiais
-
07/2015
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Resistência dos Materiais
2012 - 2013
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2012
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Construções e Instalações
-
09/2012
Ensino, Agronegócio, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho e Topografia
-
09/2012
Ensino, Ciências Agrícolas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho e Topografia
-
09/2012
Ensino,,Disciplinas ministradas, Construções Rurais
2008 - 2012
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
2017 - 2017
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina Gerenciamento de Riscos para o curso Técnico de Segurança do Trabalho
1998 - 2008
Sampatricio Indústria e Comércio LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1999 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Setor de Engenharia e Comercial do Mercosul.,Serviço realizado, Prospecção comercial, levantamentos, projetos, lay-out, otimização, fabricação, montagem e comercialização de sistemas de bombeamento para cultura do arroz irrigado nos países do MERCOSUL (Uruguai, Argentina e Paraguai).
-
01/1999 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Setor de Engenharia e Comercial -Região Nordeste.,Serviço realizado, Projetos, fabricação, montagem, aferição e assitência técnica em estações de bombeamento para abastecimento de fazendas de carcinicultura.
-
08/1998 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Setor de Engenharia.,Serviço realizado, Responsável Técnico.
-
08/1998 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Setor de Engenharia.,Serviço realizado, Elaboração de Projetos, lay-out de instalações de bombeamento, coordenação de produção, acompanhamento e orientação de montagem de sistemas, assitência técnica e pós-venda.
2016 - 2016
KUHLMANN SERVIÇOS DE CLASSIFICAÇÃO LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auditor III, Carga horária: 40
Outras informações:
Auditoria de campo e Monitoramento Agrícola no controle e fiscalização da execução de testes de transgenia da soja.
2018 - 2018
Kuhlmann Monitoramento Agricola LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auditor III, Carga horária: 40
Outras informações:
Auditoria de campo e Monitoramento Agrícola no controle e fiscalização da execução de testes de transgenia da soja
2016 - 2016
Foco Construções Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Obras, Carga horária: 40
Outras informações:
Supervisão da execução de obras de reformas em agências bancárias.
2017 - 2018
Garcia, Rabaioli e Cia LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo, Carga horária: 40
1994 - 1994
Sampatricio Projetos Engenharia e Comércio LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrícola, Carga horária: 40
Outras informações:
Encarregado do setor técnico
1991 - 1992
Sampatricio Comercial de Materiais Elétricos LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrícola, Carga horária: 40
Outras informações:
Encarregado do setor Técnico-comercial
1991 - 1991
Construtora Sampatricio LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor de Marketing, Carga horária: 40
Outras informações:
Estágio no setor comercial
1988 - 1989
Granjas 4 Irmãos S.A.Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrícola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Encarregado de Unidade de Beneficiamento de Sementes e Supervisor de comercialização de Sementes e Adubo
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Carlos Ribeiro Guimarães e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?