Joel Gomes de Abreu

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2009), graduando em Letras pela Faculdade Campos Elíseos(2020). Possui experiência em bibliotecas acadêmicas, bibliografias de cursos e avaliação externa (MEC). Experiência em bibliotecas escolares do fundamental ao médio, formação de leitores. Domínio de atividades técnicas: catalogação, classificação, desenvolvimento de coleções, estudo de usuários, aquisições. Conhecimento em Pergamum, BibLivre e outros. Coordenador de equipe e gestão de recursos humanos. Também atua na prestação de serviços de consultoria para novos negócios educacionais e desenvolvimento de bibliotecas.

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Letras R2 (148317)

2020 - Atual

Faculdade Campos Elíseos

Graduação em Biblioteconomia

2005 - 2009

Universidade Estadual de Londrina
Título: Organização virtual dos universos sonoro e visual no ciberespaço
Orientador: Silvana Drumond Monteiro

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Biblioteconomia, Ética, Responsabilidade Social e Cidadania. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2020

Uma Introdução aos Direitos Humanos. (Carga horária: 12h). , Academia de Direitos Humanos, ADH, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Formação de Mediadores de Leitura. (Carga horária: 160h). , Universidade Aberta do Nordeste da Fundação Demócrito Rocha, UAN, Brasil.

2012 - 2013

Star Adults. (Carga horária: 88h). , Lone Star School, LSS, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Divisão de Atendimento ao Público. (Carga horária: 51h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em PROGRAD/DAG. Divisão de Processos Técnicos. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Divisão de Atendimento ao Público. (Carga horária: 68h). , Biblioteca Pública Municipal de Londrina, BPML, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Divisão de Processos Técnicos Áudio Visuais. (Carga horária: 68h). , Casa de Cultura José Gonzaga Vieira, CCJGV, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Divisão de Processos Técnicos. (Carga horária: 480h). , Biblioteca Virtual Comunitária do Jardim Franciscato, BVCJF, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em BSCH/UEL. Divisão de Circulação. (Carga horária: 177h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em BC/UEL. Divisão de Circulação. (Carga horária: 172h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2003 - 2003

Áudio Visual - TV Universitária. (Carga horária: 180h). , Fundação de Ensino Municipal de Assis-SP, FEM, Brasil.

2000 - 2000

Noções contábeis: orientação para crédito e market. (Carga horária: 8h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Araçatuba (SP), SEBRAE, Brasil.

1999 - 1999

Palestra: entusiasmo no trabalho. (Carga horária: 8h). , Serviço Social do Comercio de Araçatuba (SP), SESC, Brasil.

1999 - 1999

Modelagem de calçados. (Carga horária: 18h). , Professor Gabriel, PROF, Brasil.

1998 - 1998

Computação gráfica: Corel Draw. (Carga horária: 48h). , Centro de Ensino Micro Way, CEMW, Brasil.

1994 - 1994

Informática Básica: Windows, Word, Excell.. (Carga horária: 83h). , Centro de Ensino Micro Lins - Birigui SP, CEML, Brasil.

1993 - 1993

Desenho à mão livre. (Carga horária: 60h). , Centro Comunitário Educativo de Araucária, CCEA, Brasil.

1992 - 1992

Datilografia. (Carga horária: 45h). , Escola Padre Azevedo Birigui SP, EPA, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.

Participação em eventos

Museus na era digital em busca de interação com Ricardo Pedrosa. 2018. (Outra).

Palestra "Qualidade do Atendimento e Empreendedorismo em Bibliotecas", ministrada pela Profa. Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit.. 2017. (Outra).

V Encontro da SBB de Pessoas com Deficiência Visual em Curitiba, com a palestra ?Um vida de Gratidão?, ministrada pelo professor Clodoaldo Veríssimo de Oliveira.. 2017. (Outra).

XIX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: interatividade com sinergia.Da lógica clássica de organização do conhecimento às folksonomias. 2010. (Encontro).

III SECIN SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.A organização do conhecimento no universo pós-moderno do ciberespaço. 2009. (Seminário).

XVIII EAIC PIBIC/CNPq ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Conhecimento na pós-modernidade, considerações acercade sua pragmática de organização. 2009. (Encontro).

III FÓRUM DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.Paradigma Semiótico dos Mecanismos de Busca. 2008. (Outra).

XVII EAIC PIBIC/CNPq ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Paradigma semiótico dos mecanismos de busca no ciberespaço. 2008. (Encontro).

I ENCONTRO ESTADUAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA SETI. 2007. (Encontro).

II SECIN SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.Comissão de apoio. 2007. (Seminário).

IX EREBD SUL ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA REGIÃO SUL. 2007. (Encontro).

MINICURSO: LEITURA, MEDIAÇÃO E MEDIADOR. 2007. (Oficina).

FORMAÇÃO, PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 2006. (Outra).

II FÓRUM DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 2006. (Outra).

V ENCONTRO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DO PARANÁ. 2006. (Encontro).

FEIRA DAS PROFISSÕES. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. ESTANDE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA.Agente de divulgação. 2005. (Outra).

VI EREBD SE/CO ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E GESTÃO A INFORMAÇÃO DAS REGIÕES SUDESTE E CENTRO-OESTE. 2005. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • ABREU, Joel Gomes de ; MONTEIRO, Silvana Drumond . Matrizes da linguagem e a organização virtual do conhecimento.. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ONLINE) , v. 39, p. 9-26, 2010.

  • ABREU, Joel Gomes de ; MONTEIRO, Silvana Drumond . O pós-moderno e a organização do conhecimento no ciberespaço: agenciamentos maquínicos. Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 10 n.6, p. 1-7, 2009.

  • ABREU, Joel Gomes de . A organização do conhecimento no universo pós-moderno do ciberespaço. In: III SECIN SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2009, Londrina. Anais.... Londrina: UEL, 2009.

  • MONTEIRO, Silvana Drumond ; ABREU, Joel Gomes de ; CURTYS, R. G. ; ARAUJO, Nelma Câmelo ; GIRALDES, M. J. ; MULLER, R. . As categorias dos mecanismos de busca: objeto em construção e em permanente modificação. In: III SECIN SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2009, Londrina. Anais.... Londrina: UEL, 2009.

  • ABREU, Joel Gomes de . Da lógica clássica de organização do conhecimento às folksonomias. In: XIX EAIC, 2010, Guarapuava - PR. XIX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: interatividade com sinergia. Guarapuava - PR, 2010.

  • ABREU, Joel Gomes de . Conhecimento na pós-modernidade, considerações acercade sua pragmática de organização. In: XVIII EAIC PIBIC/CNPq ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2009, Londrina. Anais.... Londrina: UEL, 2009.

  • ABREU, Joel Gomes de . Paradigma semiótico dos mecanismos de busca no ciberespaço. In: XVII EAIC PIBIC/CNPq ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2008, FOZ DO IGUAÇU. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). FOZ DO IGUAÇU: UNIOESTE, 2008.

  • ABREU, Joel Gomes de . PARADIGMA SEMIÓTICO DOS MECANISMOS DE BUSCA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

ABREU, Joel Gomes de . Organização e desenvolvimento de coleções da biblioteca do Centro de Promoção de Agentes de Transformação (CEPAT).. 2018.

ABREU, Joel Gomes de . Treinamento de equipe para uso do Sistema Pergamum (Atendimento ao usuário), Sociedade Paranaense de Ensino e Informática - SPEI. 2017.

ABREU, Joel Gomes de . Organização da biblioteca do Centro de Promoção de Agentes de Transformação (CEPAT), integração à rede de bibliotecas ASAV.. 2017.

ABREU, Joel Gomes de . Organização da Biblioteca para Credenciamento Institucional de IES - Faculdades Malipe. 2016.

ABREU, Joel Gomes de . Visita técnica - Biblioteca da Instituto Educacional Malipe. 2015.

ABREU, Joel Gomes de . Organização coletiva do conhecimento em redes sociais no ciberespaço. 2010. (Relatório de pesquisa).

ABREU, Joel Gomes de . Conhecimento na pós-modernidade: considerações acercade sua pragmática de organização. 2009. (Relatório de pesquisa).

ABREU, Joel Gomes de . Organização do conhecimento do ciberespaço: uma introdução ao estudo dos mecanismos de busca. 2008. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

ESCOLA METROPOLITANA ARAUCÁRIA LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Bibliotecário, Carga horária: 10

Outras informações:
Responsável pelo planejamento estrutural da biblioteca do Colégio Metropolitana de Araucária (PR):Layout, estantes, balcão de atendimento, equipamentos, mobiliários e materiais de consumo, aquisição e seleção de acervos para o desenvolvimento de coleções, seleção e instalação de software de gestão dos acervos, catalogação e preparo físico dos acervos, atendimento ao usuário (empréstimos e devoluções), coleta de dados para estatísticas de uso da biblioteca e seus serviços, planejamento anual e relatório de atividades.

2018 - 2018

Conselho Regional de Biblioteconomia 9a. Região (PR)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente de fiscalização, Carga horária: 30

Outras informações:
Prestar atendimento e orientação aos profissionais e instituições por telefone ou pessoalmente. Vistoriar, fiscalizar e orientar as instituições de ensino e demais entidades, tanto no interior como na capital, informando os procedimentos legais de atuação do profissional de biblioteconomia; subsidiar com informações e pareceres a Comissão de Fiscalização e Comissão de Ética; elaborar relatórios e prestação de contas de suas atividades; participar de reuniões, tanto da Diretoria como das Comissões sempre que solicitado; receber denúncias e tomar as providências cabíveis; contribuir na elaboração de planejamentos visando à melhoria e a racionalização nos procedimentos e métodos administrativos. Conhecer a legislação de Biblioteconomia, bem como as normas pertinentes aos procedimentos de fiscalização; realizar visitas de fiscalização nos estabelecimentos e atividades inerentes a biblioteconomia, de acordo com as normas aplicáveis; lavrar os competentes termos de fiscalização, infração e multa; preparar os relatórios necessários à área de fiscalização; elaborar mapas e planilhas necessários aos procedimentos de fiscalização; orientar os responsáveis técnicos de estabelecimentos sobre o cumprimento de normas e a adoção de procedimentos legais; assessorar o CFB nos procedimentos de fiscalização; estabelecer planejamento para os procedimentos de fiscalização sempre em consonância com a Comissão de Fiscalização; definir metas de execução de fiscalização. Elaborar controle de visitas; orientar parcerias nos procedimentos de fiscalização com outros órgãos, organizar e disponibilizar conteúdos informacionais na internet; orientar quanto a processos administrativos e informar a localização dos mesmos; preservar o patrimônio documental e executar outras atividades definidas em normas internas relacionadas com os serviços de fiscalização de acordo com a orientação do CFB e da Comissão de Fiscalização do CRB9. Participar de cursos, palestras em universidades ou outros ór

2016 - 2017

Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Bibliotecário, Carga horária: 20

Outras informações:
Administração da biblioteca e da equipe de auxiliares, controle de ponto e distribuição de tarefas. Manutenção da página web da biblioteca (Word press). Manutenção do sistema de gestão de acervos (Pergamum). Renovação e novos convênios entre bibliotecas. Novos projetos para difusão da cultura científica e formação de leitores. Treinamento da equipe de atendimento da biblioteca, orientação aos usuários, treinamento em bases de dados científicas, catalogação na fonte e normalização de trabalhos acadêmicos. Apresentação de relatórios e projetos. Trabalho em equipe.

2016 - 2016

ESTACAO BUSINESS SCHOOL -EBS

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Bibliotecário, Carga horária: 10

2015 - 2016

Faculdades Integradas Camões

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Bibliotecário, Carga horária: 30

Outras informações:
Bibliotecário Responsável pela coordenação geral das atividades e dos auxiliares da biblioteca. Manutenção da base de dados (Matheus Acadêmico). Catalogação e classificação dos acervos. Avaliação de coleções e levantamento da bibliografia dos cursos para avaliação externa do MEC. Cotação e aquisição de materiais bibliográficos. Plano e relatório anual de atividades e prestação de resultados para Direção Acadêmica. Planejamento e implementação de produtos e serviços de informação.

2009 - 2010

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2009 - 2009

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2007 - 2008

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2007 - 2007

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20