Ivan Ramos Estêvão

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestrado (2003) e doutorado (2009) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em teoria e clínica psicanalítica e sua epistemologia e também em saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, Lacan, Freud, neurose e psicose e articulação da psicanálise com as teorias sociais. Atualmente é professor de psicologia na graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), professor do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, membro do Laboratório de Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da USP e membro do Fórum do Campo Lacaniano.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Clínica

2004 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: O Real e a Realidade entre Freud e Lacan.
Miriam Debieux Rosa. Palavras-chave: Psicanálise; Freud; Lacan; Epistemologia da psicanálise; realidade; Simbólico, imaginário e Real. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.

Mestrado em Psicologia Clínica

2001 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: Sobre a Universalidade na Psicanálise: a teoria freudiana do Complexo de Édipo,Ano de Obtenção: 2003
Miriam Debieux Rosa.Palavras-chave: Freud; Metapsicologia; Complexo de Édipo; Universalidade da Psicanálise; Teoria da cultura; Psicanálise. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.

Graduação em Psicologia

1995 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Sobre o Complexo de Édipo: o Universal e o Singular na obra de Freud
Orientador: Miriam Debieux Rosa
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1997 - 1997

Acompanhamento Terapêutico. (Carga horária: 36h). , Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa da Saúde Mental A Casa, CASA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende BemLê Bem.

Italiano

Lê Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Alemão

Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ESTEVAO, I. . II Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade - CONLAPSA. 2015. (Congresso).

ESTÊVÃO, Ivan ; MOCELIN, Valéria ; ZEGGIO, L. . I Simposio de Psiocologia da Uninove. 2008. (Outro).

ESTÊVÃO, Ivan ; MOCELIN, Valéria ; COELHO, Myrna . I Jornada de Saúde Mental e psicologia da UNINOVE. 2008. (Outro).

HERMANN, M. ; Metzger, Clarissa ; ESTÊVÃO, Ivan . I encontro de Acompanhamento Terapêutico de Universidade Metodista. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

50 anos dos Escritos: Violência.As Dimensões da Violência nos Escritos: a violência imaginária. 2016. (Simpósio).

Diálogos do Lacaneando.O Silêncio do Psicanalista. 2016. (Oficina).

IX Encontro Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano e V Encontro Internacional da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. 2016. (Congresso).

V Colóquio Internacional Escrita e Psicanálise e III Colóquio Psicanálise e Sociedade: clínica, cultura e política.Responsabilidade e Indignação: entre Weber e a Psicanálise. 2016. (Encontro).

WORKSHOP do GT Psicanálise, Subjetivação e Cultura Contemporânea (ANPEPP).Metodologia de pesquisa em psicanálise. 2016. (Simpósio).

XVII Encontro Nacional da Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano. Psicanálise e Universidade: o Verso e o Reverso da Crítica.. 2016. (Congresso).

XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio da ANPEPP.A psicanáise como analisador da sociedade: a articulação necessária entre psicologia e teoria social. 2016. (Simpósio).

I Encontro Internacional do GT ANPEPP: Psicanálise, Subjetividade e Cultura Contemporânea: Narcisismo e Sexualidade.Narcisismo Histórico ou Constitutivo: entre a sociedade narcísica e o exercício da singularidade. 2015. (Encontro).

XV Jornada Corpolinguagem/ VII Encuentro OUTRARTE - II Jornada de Investigación: Formación de la Clínica Psicoanalítica.A metáfora dos zumbis como narrativa da atualidade: um estudo psicanalítico. 2015. (Encontro).

I Simpósio em Psicologia Crítica.Sobre ética e psicanálise. 2013. (Simpósio).

VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Debate sobre os temas de pesquisa. 2012. (Congresso).

VII Encontro da Internacional dos Fóruns e Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano. 2012. (Encontro).

I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade (CONLAPSA) e VII Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ. O Sintoma como Articulação do Histórico e do Singular. 2011. (Congresso).

III Encontro de Psicologias: Integrando vertentes.Compulsões em PSicanálise. 2011. (Encontro).

Conferência na Disciplia Filosofia da Psicanálise.A Realidade Psíquica na Neurose e na Psicose. 2010. (Outra).

Mackenzie - II Semana de Psciologia.Um diálogo entre Filosofia e Psicanálise. 2009. (Outra).

I Jornada de saúde Mental e Psicologia da Uninove.Enfermaria Psiquiátrico como Dispositivo da Reforma Anti-manicomial. 2008. (Encontro).

I Simpósio de Psicologia Uninove.Cidade de Deus: uma análise interdisciplinar. 2008. (Simpósio).

UMESP - I Encontro de Acompanhamento Terapêutico da Universidade Metodista.Enfermaria Psiquiátrica e Reforma. 2007. (Encontro).

USP - II Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise.EFEITOS E RUPTURAS DO POSITIVISMO EM FREUD: O IDEAL DE CIÊNCIA E A CIÊNCIA IDEAL.. 2006. (Encontro).

USP - Palestra no Laboratório de Psicanálise e Sociedade.Arqueologia do Complexo de Édipo: Sexualidade e Pulsão em Freud. 2005. (Seminário).

I° Ciclo de Palestras e Exposição de Trabalho em Saúde Mental.FIG - Mesa sobre Psicopatologia e o filme. 2004. (Encontro).

USP - Iº Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise.Cultura e Metapsicologia: uma conjunção necessária na construção psicanalítica.. 2004. (Encontro).

V Fórum Nacional da Associação Fóruns do Campo Lacaniano e III Encontro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.Fórum do Campo Lacaniano - Comunicação: Fantasia e Linguagem entre Freud e Lacan. 2004. (Encontro).

1a Jornada de Cartéis da Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano no Brasil.Fórum do Campo Lacaniano - Comunicação: Psicose e o campo da realidade. 2003. (Encontro).

USP - 8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica.USP - Comunicação: Sobre o Complexo de Édipo e a constituição humana em Freud. 2000. (Simpósio).

Mackenzie - Sessão promovida pelo Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Mackenzie.Mackenzie - Comunicação: Psicanálise, seu objeto e a degradação do ambiente. 1999. (Encontro).

PUC-SP - Semana de Psicologia.PUC-SP - Comunicação: O homem e a degradação do meio ambiente. Uma visão psicanalítica. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Karoline Rochelle Lacerda Peres

ESTEVAO, I.; PRISZKULNIK, L.; IZIQUE, A. B. B.; SANTOS, N. O.. Transtorno de ansiedade social: psiquiatria e psicanálise. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Oliveira Obliziner

ESTEVAO, I.; MOUNTIAN, I.; TORRES, M. G.; BROIDE, E. E.. O sujeito entre o ser e o não-ser: uma teoria do reconhecimento em psicanálise. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila Colás Sabino de Freitas

ESTÊVÃO, Ivan; PRISZKULNIK, L.; SILVA, G. F.; BROIDE, E. E.. "Afinal, por que o paciente não adere ao tratamento?" Considerações psicanalíticas da não adesão em doenças crônicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno Gonçalves Santos

DIONISIO, G. H.; ROSA, A. C.;ESTÊVÃO, Ivan. Autismo, psicose e musicalidade: o faz(s)er do sujeito e sua legitimação no laço osical. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Isabela Cristina Batista Ledo

MORETTO, M. L. T.; BRUNHARI M. V.; SILVA, G. F.;ESTÊVÃO, Ivan. A psicanálise nas instituições de assistência a usuários de álcool e drogas: a construção de um lugar. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thais Cristina de Lima

ESTÊVÃO, Ivan; PACHECO FILHO, R. A.; SANTOS, R. J. V.. Medicalização da infância na educação - uma leitura a partir do discurso do capitalismo de Jacuqes Lacan. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernanda Zacharewicz Frasseto

ESTEVAO, I.; Metzger, Clarissa; IZCOVICH, L.; HERMANN, M. C.. O fim escrito no início - contribuições de Fausto de Goethe à psicanálise. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Danna Paes de Barros de Luccia

ESTÊVÃO, Ivan; PRISZKULNIK, L.; SANTOS, N. O.; IZIQUE, A. B. B.; VITORELLO, D. M.; VICENTE, M. F.. A atuação do psicanalista com grupos e instituições: teoria e relatos d intervenção a partir de Freud e Lacan. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina Campos Gebrim

ESTÊVÃO, Ivan; ROSA, M. D.; YATZIMIRSKY, M. C. S.; KOLTAI, C.; FAUSTINO, D. M.; SAWAIA, B. B.. Psicanálise no front: a posição do analista e as marcas do trauma na clínica com migrantes. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Isabel Tatit

ESTÊVÃO, Ivan; DUNKER, C. I. L.; ROSA, M. D.; COSTA, A.; FARIA, M.. A noção de singularidade na psicanálise lacaniana: aspectos teóricos, clínicos e sociais. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Eduardo Lima Prudente

ROSA, M. D.; FABBRINI, R.; PRADO, J. L. A.;ESTEVAO, I.; VOLTOLINE, R.. Dimensões da Vergonha no Avesso da Psicanálise: uma Contraexperiência Política do Sujeito. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Julia Maciel Soares

ESTÊVÃO, Ivan; LERNER, R.; DANON-BOILEAU, L.; FOURMENT-APTEKMAN, C.; BIDAUD, E.. La notion d?autre ?suffisamment pareil? dans la rencontre intersubjective: implications dans la prise em charge de l?autisme. 2012 - Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse.

Aluno: Camila Colás Sabino de Freitas

ESTÊVÃO, Ivan; PRISZKULNIK, L.; SILVA, G. F.. Doença Crônica e não adesão ao tratamento: contribuições da psicanálise ao campo da saúde. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Julia Maria Borges Anacleto

ESTÊVÃO, Ivan; LAJONQUIERE, L.; VOLTOLINE, R.. As teorias sexuais infantis e a movimentação discursiva no campo do Outro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Danna Paes de Barros de Luccia

ESTEVAO, I.; BROIDE, J.; PRISZKULNIK, L.. Dispositivos grupais e as novas formas de sofrimento na saúde mental: teoria e relatos de intervenção a partir da psicanálise de Freud à Lacan. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Eduardo Lima Prudente

ESTEVAO, I.; VOLTOLINE, R.; ROSA, M. D.. Dimensões da Vergonha. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Psicologia Social PUC-SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Suzana Soares Lopes

ESTÊVÃO, Ivan; DUNKER, C. I. L.; Checchia, M. A.. Entre a indeterminação e a causalidade psíquica: a noção de responsabilidade em Jacques Lacan. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Laura Carrasqueira Bechara

ESTÊVÃO, Ivan; MORETTO, M. L. T.; DARRIBA, V. A.. O ressentimento na psicanálise: hipóteses clínicas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Enzo Cléto Pizzimenti

ESTEVAO, I.; MORETTO, M. L. T.; DORIS, L. R.. Da liberdade como ideologia, ao desejo do analista como operador do tratamento: o encontro entre a ética da psicanálise e as políticas da reforma psiquiátrica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Zaidan

ESTEVAO, I.; CINTRA, E. M. U.; FIGUEIREDO, L. C.. Inconsciente, pulsão e objeto - uma contribuição para a circunscrição da teoria freudiana. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Christopher Rodrigues Anunciação

ESTEVAO, I.; ROSA, MIRIAM DEBIEUX; ALTOÉ, S. E.. O Trabalho do Psicanalista em Instituições de Acolhimento para Crianças e Adolescentes: Tática, estratégia e política como modalidade de formalização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fábio Menezes dos Anjos

ESTÊVÃO, Ivan; COSTA, A.; SANTOS, L. A. R.. A aposentario do futebol: um abordagem psicanalítica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tânia Corgue Veríssimo

ESTÊVÃO, Ivan; ENDO, P. C.; SILVEIRA, P. H. F.. Mal de Arquivo: uma impressão freudiana: contribuições para a psicanálise. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leticia Nolasco Vicente

ESTÊVÃO, Ivan; MOUNTIAN, I.; GALEÃO da SIlva, L. G.. Moradia da existência do ser humano no espaço e a sua referência com a sociedade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Karoline Rochelle Lacerda Peres

PRISZKULNIK, L.;ESTÊVÃO, Ivan; IZIQUE, A. B. B.. Vergonha na Contemporaneidade: o quadro da fobia social. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Oliveira Obliziner

ESTÊVÃO, Ivan; SAFATLE, V. P.; DUNKER, C. I. L.. O reconhecimento como inflexão do sofrimento: de que forma é diferente sofrer sem ser reconhecido. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiane Nascimento Pereira

ESTÊVÃO, Ivan; GRANDINO, P. J.; BERNARDES, M. E. M.. A criança e sua família: uma análise sobre como os pais da geração nascida após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, residentes em São Miguel Paulista, compreendem a educação dos filhos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MUDANÇA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Isabela Cristina Batista Ledo

ESTEVAO, I.; MOUNTIAN, I.; MORETTO, M. L. T.. A psicanálise nas instituições de assistência a usuários de álcool e drogas: a construção de um lugar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thaís Cristina Lima

ESTEVAO, I.; RABELLO, S.; PACHECO FILHO, R. A.. Discurso Capitalista e o processo de patologização no ambiente escolar como sintoma da quebra do laço social. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sabrina Jacques

ESTEVAO, I.. Gênese e Dinâmica dos Borderlines Para Winnicott. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Selma Regina Mascagna

ESTEVAO, I.. Uma análise comparada das narrativas de João Gilberto Noll e Milton Hatoum. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Andressa da Silva Cezária

ESTÊVÃO, Ivan; GRANDINO, P. J.; ROSA, L. A. O serviço de convivência e o fortalecimento de vínculos: direito a proteção social ao adolescente. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Dulcineia Leite

ESTEVAO, I.; SANDOVAL, S.; PEDRO, F. C.. Mulheres Negras na Política: uma análise dos dados disponíveis. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Política) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Aluno: Dulcineia dos Santos Leite

ESTEVAO, I.; PEDRO, F. C.; SANDOVAL, S.. Levantamento de dados sobre mulheres negras na história da política brasileira em cargos eletivos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Política) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Aluno: Marcos Fabricio Souza Machado

ESTEVAO, I.. Políticas públicas de prevenção do suicídio no Brasil: da agenda e formulação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Aluno: Debora Foratto Martins dos Santos

ESTEVAO, I.. Construção da Identidade Social de Profissionais do Sexo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Beatriz Teixeira Rodrigues

ESTEVAO, I.. O Valor da Sonoridade Para a Vida Psíquica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fernanda Frazao Fracasso

ESTEVAO, I.. A Inserção do Psicólogo Clínico no Mercado de Trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Pedro Henrique Choairy Pinto

ESTÊVÃO, Ivan; RUSCHE, R. J.. Psicanálise e Poesia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Marcio Farias

ESTÊVÃO, Ivan; RUSCHE, R. J.. As Bases Filosóficas do Pensamento de José Bleger. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Arthur Eduardo Elkias Ricardi

ESTÊVÃO, Ivan; RUSCHE, R. J.. A Experiência Religiosa na Umbanda: um Panorama do Cenário Religioso Brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nelson Ernesto Coelho Junior

COELHO JUNIOR, N. E.; ROSA, M. D.; SIMANKE, R. T.. Sobre a Universalidade na Psicanálise: um estudo da teoria freudiana do complexo de édipo. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Richard Theisen Simanke

SIMANKE, R. T.; ROSA, M. D.; COELHO JR, N.. Sobre a universalidade da psicanálise: um estudo da teoria freudiana do complexo de Édipo. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Christian Ingo Lenz Dunker

ROSA, M. D.; Faria, M.R.; Estevão; Costa;DUNKER, CHRISTIAN INGO LENZ. A Noção de Singularidade na Psicanálise Lacaniana: aspectos teóricos, clínicos e sociais. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Christian Ingo Lenz Dunker

ROSA, M. D.; Rudge, A.M.T.P.; Cardoso, I.A.R.; VOLTOLINI, R.;DUNKER, C. I. L.. A Realidade, entre Freud e Lacan. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Ana Maria de Toledo Piza Rudge

DELBIEUX, Miriam; DUNKER, C. I. L.; VOLTOLINI, Rinaldo;RUDGE, A. M.; CARDOSO, I. A. R.. A realidade, entre Freud e Lacan. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Miriam Debieux Rosa

ROSA, M. D.; ESTÊVÃO, I. R.. Universalidade na obra de Freud. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Miriam Debieux Rosa

ROSA, M. D.; CARDOSO, I.A.R.; DUNKER, C. I. L.. O real e a realidade entre Freud e Lacan. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Carolina Escobar de Almeida Prado

O que é um corpo?: Articulações entre Psicanálise e Giorgio Agamben; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Fabio Menezes dos Anlos

Relatos de Esportistas Aposentados sobre o Término da Carreira: uma abordagem psicanalítica; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Enzo Cléto Pizzimenti

Da liberdade como ideologia, à clínica enquanto direção do tratamento: o encontro entre Psicanálise e Reforma Psiquiátrica; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Suzana Suares Lopes

Entre a indeterminação e a causalidade psíquica: a noção de responsabilidade em Jacques Lacan; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Christopher Rodrigues Anunciação

O Trabalho do Psicanalista em Instituições de Acolhimento para Crianças e Adolescentes: Tática, estratégia e política como modalidade de formalização; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Mariana Rodrigues Festucci Grecco

Uma leitura psicanalítica da práxis de Nise da Silveira na clínica das psicoses; Início: 2018; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Camila Colás Sabino de Freitas

"Afinal, por que o paciente não adere ao tratamento?" COnsiderações psicanalíticas da não adesão em doenças crônicas; 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Andressa da Silva Cezária

O serviço de convivência e o fortalecimento de vínculos: direito a proteção social ao adolescente; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Política) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Gabriela Pereira de Napoli

Moda na Infância: o fenômeno dos minifashionistas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Têxtil e Moda) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Marina Gomes Beraldi

O Mal do clown: psicanálise e a caraterização do palhaço assassino; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Têxtil e Moda) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Letícia Bregalenti Gomes

O corpo como via régia para o inconsciente: um enfoque no caso Michael Jackson; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Rodrigo Luiz Cunha Gonsalves

Um retrato da ontologia negativa em Jacques Lacan; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Júlio Cesar Ferreira Castro

PSicanálise e Histeria Coletiva; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Juliana Procópio Caumo

A Constituição da Estrutura Perversa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Renata Aparecida Ramos

A perversão feminina e a feminilidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Inajara Pereira de Sant'ana

O masoqusimo e a escravidão consentida; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Mariana Uchoa de Oliveira

VIOLÊNCIA E FAMÍLIA: VESTÍGIOS DE UMA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Pedro Henrique Choairy Pinto

As Fantasias no Processo de Adoção; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Felipe Marchiori de Oliveira

A Angústia entre Nietzsche e Freud; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Jocelma Dantas de Oliveira

Trandferência na neurose e perversão segundo a teoria freudiana; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Thalyta Raquel Franchin

Adolescência e escolha profissional; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Edilson Guilhermino da Silva

Um Estudo Psicanalítico sobre as Perversões; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Evanieli Apolinário de Lima

Carcaterísticas Perversas nas Relações Conjugais Comporâneas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Aleksander Giordano da Silva

Sexualidade Feminina: Bissexualidade e Homossexualidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Radiologia Médida) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Déborah Stroebel Andriotta

Transferência na Psicose; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Miriam Debieux Rosa

Sobre a Universalidade na Psicanálise: a teoria freudiana do Complexo de Édipo; 2003; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Miriam Debieux Rosa;

Miriam Debieux Rosa

A realidade, entre Freud e Lacan; 2009; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Miriam Debieux Rosa;

Miriam Debieux Rosa

O Complexo de Édipo e a relação entre singular e universal em Freud até 1910; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Miriam Debieux Rosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GONCALVES, R. ; ESTÊVÃO, Ivan . Lacanian Subversion: psychoanalysis for the post-humanity era. Crisis anda Critique , v. 5.2, p. 85-100, 2018.

  • ROSA, MIRIAM DEBIEUX ; ESTÊVÃO, IVAN RAMOS ; BRAGA, ANA PAULA MUSATTI . CLÍNICA PSICANALÍTICA IMPLICADA: CONEXÕES COM A CULTURA, A SOCIEDADE E A POLÍTICA. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE) , v. 22, p. 359-369, 2017.

  • RATTI, F. ; ESTÊVÃO, Ivan . Violência, acidente e trauma ? a clínica psicanalítica frente ao Real da urgência e da emergência. Ágora ( PPGTP/UFRJ) , v. 19, p. 605-636, 2016.

  • ESTÊVÃO, Ivan ; Metzger, Clarissa . Acompanhamento Terapêutico: tática, estratégia e política. A Peste: Revista de Psicanálise e Sociedade , v. 7, p. 69-79, 2016.

  • ESTEVAO, I. . Psicanálise e Arte como discursos do real: estudos sobre o corpo. Sofia , v. 5, p. 59-78, 2016.

  • RATTI, F. C. ; ESTEVAO, I. . Instituição e o ato do psicanalista em sua extimidade. Opção Lacaniana Online , v. 18, p. 1-12, 2015.

  • ESTEVAO, I. ; RATTI, F. . A Letra Chinesa e a Clínica Lacaniana. Revista Subjetividades , v. 3, p. 395-405, 2014.

  • RATTI, F. ; ESTEVAO, I. . A Letra em Lacan: uma leitura de 'O Monge Negro' de Anton Tchekhov. A Peste: Revista de Psicanálise e Sociedade , v. 5, p. 167-178, 2013.

  • ESTÊVÃO, Ivan . Retorno à querela do Trieb: por uma tradução freudiana. Cadernos de Filosofia Alemã , v. 19, p. 79-106, 2012.

  • RATTI, F. C. ; ESTEVAO, I. . Das entrevistas preliminares ao engaste da transferência. A Peste: Revista de Psicanálise e Sociedade , v. 3, p. 83-90, 2011.

  • ESTEVAO, I. . A Teoria Freudiana do Complexo de Édipo. 1. ed. São Paulo: Escuta, 2017. v. 1. 279p .

  • ESTÊVÃO, Ivan . O Mal-Estar na Democracia. In: DEBIEUX. M. R., COSTA A. M. M., PRUDENTE. S.. (Org.). As escritas do ódio: psicanáise e política. 1ed.São Paulo: Escuta, 2018, v. 1, p. 267-283.

  • ESTÊVÃO, Ivan . A metáfora dos zumbis e as dimensões da violência. In: PENHA. R, Gonsalves. R.. (Org.). Ensaios sobre mortos-vivos: the Walking Dead e outras metáforas. 1ed.São Pauo: Aller, 2018, v. 1, p. 55-77.

  • ESTÊVÃO, Ivan . Sobre três eixos da pesquisa em psicanálise: clínica, teoria e extensão. In: FULGÊNCIO, BIRMAN, KUPERMANN, CUNHA. (Org.). Modalidades de Pesquisa em psicanálise: métodos e objetivos. 1ed.São Paulo: Zagodoni, 2018, v. 1, p. 69-79.

  • ESTEVAO, I. ; GONCALVES, R. . Vontade de Potência em Adorno. In: Checchia, Marcelo. (Org.). Combate à vontade de Potência. 1ed.São Paulo: AnnaBlkume, 2016, v. , p. 191-210.

  • ESTÊVÃO, Ivan . Narcisismo histórico ou constitutivo: entre a sociedade narcísica e o exercício da singularidade. In: Joel Birman; Leopoldo Fulgencio; Daniel Kupermann; Eduardo Leal Cunha. (Org.). Amar a si mesmo e amar ao outro. 1ed.São Paulo: Zagodoni, 2016, v. , p. 128-138.

  • ESTEVAO, I. ; ROSA, M. D. ; IMBRINZI, J. . Ética, Moral e Política na Psicanálise. Grandes Temas do Conhecimento Psicologia, São Paulo, p. 58 - 64, 06 abr. 2015.

  • ESTÊVÃO, Ivan . Freud e a Sociedade. Leituras da História, São Paulo, p. 56 - 59, 01 fev. 2010.

  • ESTÊVÃO, Ivan . Transtorno do 'Pânico'.. Psyu! Publicação Independente dos Alunos da Faculdade de Psicologia da PUC/SP, São Paulo, , v. 2, p. 3, 09 abr. 2004.

  • ESTÊVÃO, Ivan . Afinal, a Psicanálise é psicologia?. Psyu! Publicação Independente dos Alunos da Faculdade de Psicologia da PUC/SP, São Paulo, , v. 5, p. 5, 09 set. 2000.

  • ESTÊVÃO, Ivan . Mentira. Uma abordagem psicanalítica. Psyu! Publicação Independente dos Alunos da Faculdade de Psicologia da PUC/SP, São Paulo, , v. 4, p. 2, 20 ago. 2000.

  • ESTÊVÃO, Ivan . Ciúmes. Uma abordagem psicanalítica. Psyu! Publicação Independente dos Alunos da Faculdade de Psicologia da PUC/SP, São Paulo, , v. 3, p. 2, 02 maio 2000.

  • ESTEVAO, I. . O entorno do impossível: psicanálise e universidade. In: V Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, 2013, São Paulo. V Congresso Intenacional de Filosofia da PSicanálise, 2013.

  • ESTÊVÃO, Ivan . EFEITOS E RUPTURAS DO POSITIVISMO EM FREUD: O IDEAL DE CIÊNCIA E A CIÊNCIA IDEAL. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM FILOSOFIA E PSICANÁLISE, 2006, São Paulo. II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM FILOSOFIA E PSICANÁLISE, 2006. p. 37-38.

  • ESTÊVÃO, Ivan . Sobre o Complexo de Édipo e a constituição humana em Freud (até os textos de 1910). In: 8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2000, São Paulo. Reseumos do 8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2000.

  • FULGENCIO, L. ; ESTEVAO, I. ; BARRETTA, J. P. F. . Para se chegar a um lugar, deve-se saber para onde ir: considerações sobre a direção e o objetivo do tratamento psicanalítico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVAO, I. . Psicanálise e Política: ódio, mal-estar, democracia e gênero. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAO, I. . Narcisismo histórico ou constitutivo: entre a sociedade narcísica e o exercício da singularidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ESTEVAO, I. . Psicanálise e Arte como Discurso do Real: Estudos sobre o Corpo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAO, I. . Brote, Crisis y Acompanhamento Terapéutico: Métodos de Tratamiento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAO, I. . Para se chegar a um lugar, deve-se saber para onde ir: considerações sobre a direção e o objetivo do tratamento psicanalítico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVAO, I. ; Metzger, Clarissa . Acompanhamento Terapêutico: Tática, estratégia e política. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAO, I. . Imaginário, simbólico, real e a função da ignorância em Jacques Lacan. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTÊVÃO, Ivan . Jouissance as an Operator of Sociability. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAO, I. . O acompanhamento terapêutico e o problema das drogas pela psicanálise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVAO, I. . A narrativa com zumbis enquanto metáfora do nosso tempo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVAO, I. . Psicanálise e Crítica Social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ESTEVAO, I. . O entorno do impossível: psicanálise e universidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAO, I. . Singularidade, desejo e política: entre a ética social e do desejo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAO, I. . O sofrimento como satisfação: gozo e sociedade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ESTÊVÃO, Ivan . Prefácio de 'Inibição Melancólica: um estudo psicanalítico sobre a dor de existir'. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ESTÊVÃO, Ivan . Membro do Laboratório de Psicanálise e Sociedade do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. 2001 (Pesquisa) .

  • ESTÊVÃO, Ivan . Monitor da disciplina 'Introdução a Jacques Lacan', Graduação do Curso de Psicologia da PUC-SP. 2001 (Monitoria) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    A Psicanálise como Analisador da Sociedade: A articulação Necessária entre Psicologia e Teoria Social, Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo fazer um mapeamento dos avanços pós-freudianos em termos da injunção entre psicanálise e sociedade, produzindo uma análise do que foi feito sobre isso até o momento. Isso implica em sair do campo de Freud e Lacan para acompanhar o caminho feito por outros estudiosos da psicanálise. Temos aí dois grupos, amplos: de um lado os psicanalistas que trabalham nessa vertente, que são muitos, dando preferência ? mas não exclusividade ? aos de leitura lacaniana; de outro, os não psicanalistas, que se valem da psicanálise como instrumento para se pensar o social. Optamos por nos focar no conceito de pulsão e gozo como norteador da leitura destes autores e nos focarmos em dois autores em especial, a saber, Slavoj Zizek e Axel Honneth. Pretendemos traçar a apreensão e uso que estes autores fazem da psicanálise tendo como foco a ideia de pulsão e gozo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - Atual

    O que se satisfaz com o sofrimento: desejo, pulsão e gozo na psicanálise, Descrição: A atual pesquisa tem como objetivo traçar as articulações entre os conceitos de desejo, pulsão e gozo tanto na obra de Sigmund Freud como na de Jacques Lacan. Em seguida, apontar as possibilidade de se pensar o conceito de gozo como um operador das formas de sociabilidade a partir dos quatro discursos. Como hipótese, supomos que há uma lógica que rege as formas de gozo e que o trabalho final da teorização lacaniana é um esforço para se extrair essa lógica. Formulamos uma pergunta central pela qual será pautada nossa pesquisa: qual a lógica que se pode derivar do conceito de gozo? Essa pergunta surge em função da querela paradigmática entre a ideia de uma causalidade (etiologia) organicista em relação às psicopatologias e também aos comportamentos em geral em contraposição a uma teoria da causa que prescinde do organicismo em prol das formas de experiência humana (os três registros) ao qual o sujeito está envolvido. Assim, o conceito de gozo, vetor principal de nossa pesquisa, é supostamente um efeito do sujeito dentro dos registros e da sociabilidade e não um resto de uma suposta "animalidade" hereditária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2011 - 2013

    Psicanálise e agressividade: consequências no laço social, Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo traçar o desenvolvimento do conceito de agressividade na obra de Jacques Lacan. O conceito de agressividade é importante tanto como um operador no entendimento da constituição do sujeito como também a partir das relações do sujeito com a sociedade. Ele pode ser visto como efeito da interdição e do gozo como também algo que opera sobre o laço social e os discursos. Trata-se de estudar a reconstituição da teoria do narcisismo e do imaginário em Lacan focando a agressividade; o desenvolvimento do registro do simbólico à luz da castração e da interdição; o surgimento e evolução do conceito de gozo como um dos correlatos do registro do real e como uma das ?causas? da agressividade. Por fim, a partir do Seminário XVII, a articulação entre gozo e os quatro discursos que possibilitam o laço social e sua implicação para a compreensão da agressividade. Pretende-se realizar essa pesquisa no prazo de três anos e depois avançar no sentido de se pensar a agressividade na psicanálise em conjunção com a teoria do reconhecimento proposta por Axel Honneth.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. , Av. Arlindo Béttio, 1000, Ermelino Matarazzo, 03828-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 30911027, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2011

    Instituto Language

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

  • 2016 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador do Programa de Pós-Grad

    Outras informações:
    rofessor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica

  • 2015 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor e orientador, Enquadramento Funcional: Professor e orientador do Curso de Especializ

  • 2011 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2012

      Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia, educação e Temas Contemporâneos (PET)

    • 04/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , USP Leste, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2015 - 05/2015

      Extensão universitária , USP Leste, .,Atividade de extensão realizada, Professor da Pós-Graduação Latu-Senso em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais na disciplina Psicologia Política da Socialização e Educação Política.

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Psicologia Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Sujeito, o Social e o Político em Freud e Lacan

    • 02/2012 - 06/2012

      Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Resolução de Problemas I

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos (PET), Estudos Diversificados II

    • 04/2011 - 06/2011

      Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Resolução de Problemas I

  • 2009 - 2011

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22

    Atividades

    • 02/2009

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia, Psicanálise I, Supervisão de Estágio Básico em Pesquisa II, Supervisão de Psicoterapia Breve Adulto, Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicodinâmicas

  • 2001 - 2011

    Clínica Psicanalítica

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicanalista, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2001

      Serviços técnicos especializados , Clínica Psicanalítica, .,Serviço realizado, Psicanálise.

  • 2005 - 2009

    Universidade Nove de Julho

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

    Atividades

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Clínica Psicanalítica, Estágio Básico, Estágio Profissionalizante Clínica, Psicanálise 4 - Freud

    • 01/2008 - 06/2008

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico III, Estágio Profissionalizante em Instituições de Saúde, Estágio Profissionalizante em Organizações de Saúde, Métodos de Investigação e Pesquisa em Psicanálise, Psicanálise 1 - Freud, Psicanálise 2 - Freud, Psicanálise 3 - Freud

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Nutrição

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise I - Freud, Psicanálise II - Freud, Estágio Básico IV, Estágio Profissionalizante

    • 01/2007 - 06/2007

      Ensino, Radiologia Médida, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Saúde

    • 01/2007 - 06/2007

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Investigação e Pesquisa em Psicologia - Psicanálise, Estágio Básico III, Psicanálise I - Freud, Psicanálise III - Freud

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Investigação e Pesquisa em Psicologia - Psicanálise, Sexualidade e Psicanálise, Psicanálise IV - Freud, Psicanálise II - Freud, Estágio Básico II, Métodos de Investigação e Pesquisa em Psicologia - Psicologia Social

    • 01/2006 - 06/2006

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Investigação e Pesquisa em Psicologia - Psicanálise, Psicanálise I - Freud, Estágio Básico I, Bases Epistemológicas da Psicologia

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Comportamento do Consumidor

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Formação de Opinião

  • 2002 - 2005

    Hospital Geral do Pirajussara Unifesp

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20

    Atividades

    • 10/2002 - 08/2005

      Serviços técnicos especializados , Psiquiatria, Enfermaria Psiquiátrica.,Serviço realizado, Atendimento, diagnóstico e encaminhamento de pacientes.

  • 2004 - 2005

    Faculdades Integradas de Guarulhos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 03/2004 - 07/2004

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia aplicada à Saúde

  • 1998 - 1999

    Hospital das Clinicas

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Supervisão do Prof. Dr. Alexandre Saaded.

    Atividades

    • 06/1998 - 09/1999

      Estágios , Centro de Reabilitação e Hospital Dia do Instituto de Psiquiatria, .,Estágio realizado, Acompanhante terapêutico de pacientes psicóticos e organização de grupos de pacientes..

  • 1997 - 1997

    Casa de Apoio à Criança Com Cancer Maria Helena Paulino

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Supervisão da psicanalista lacaniana Aída Scwab.

    Atividades

    • 03/1997 - 08/1997

      Estágios , Clínica, .,Estágio realizado, Apoio psicológico aos pacientes residentes na Casa.

  • 2000 - 2000

    Centro de Atendimento Psico Social Prof Luís Rocha Cerqueira

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Supervisão da Psicóloga Alessandra Monachesi Ribeiro. Núcleo de Psicologia Clínica da Faculdade de Psicologia da PUC/SP.

    Atividades

    • 03/2000 - 12/2000

      Estágios , Centro de Atendimento Psico Social Prof Luís Rocha Cerqueira, .,Estágio realizado, Atendimento.

  • 2000 - 2000

    Clínica Psicológica Ana Maria Poppovich

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Supervisão da Profª. Drª. Maria Cecília Faria. Núcleo de Psicologia Clínica da Faculdade de Psicologia da PUC/SP.

    Atividades

    • 03/2000 - 12/2000

      Estágios , Clínica Psicológica Ana Maria Poppovich, .,Estágio realizado, Atendimento.

  • 2015 - Atual

    Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro CDDDHD

    Outras informações:
    Comissão Assessora de Defesa da Diversidade, Direitos Humanos e Democracia da EACH Membro Titular, nomeada pela direção em Janeiro de 2015