Ivan Ramos Estêvão

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestrado (2003) e doutorado (2009) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em teoria e clínica psicanalítica e sua epistemologia e também em saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, Lacan, Freud, neurose e psicose e articulação da psicanálise com as teorias sociais. Atualmente é professor de psicologia na graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), professor do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, membro do Laboratório de Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da USP e membro do Fórum do Campo Lacaniano.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Clínica

2004 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: O Real e a Realidade entre Freud e Lacan.
Miriam Debieux Rosa. Palavras-chave: Psicanálise; Freud; Lacan; Epistemologia da psicanálise; realidade; Simbólico, imaginário e Real. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.

Mestrado em Psicologia Clínica

2001 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: Sobre a Universalidade na Psicanálise: a teoria freudiana do Complexo de Édipo,Ano de Obtenção: 2003
Miriam Debieux Rosa.Palavras-chave: Freud; Metapsicologia; Complexo de Édipo; Universalidade da Psicanálise; Teoria da cultura; Psicanálise. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.

Graduação em Psicologia

1995 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Sobre o Complexo de Édipo: o Universal e o Singular na obra de Freud
Orientador: Miriam Debieux Rosa
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1997 - 1997

Acompanhamento Terapêutico. (Carga horária: 36h). , Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa da Saúde Mental A Casa, CASA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ESTEVAO, I. ; ROSA, M. D. ; ENDO, P. C. . Encontro Preparatório do I Congresso da Rede Interamericana de Pesquisa em Psicanálise e Política. 2018. (Congresso).

ESTEVAO, I. . II Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade - CONLAPSA. 2015. (Congresso).

ESTÊVÃO, Ivan ; MOCELIN, Valéria ; COELHO, Myrna . I Jornada de Saúde Mental e psicologia da UNINOVE. 2008. (Outro).

ESTÊVÃO, Ivan ; MOCELIN, Valéria ; ZEGGIO, L. . I Simposio de Psiocologia da Uninove. 2008. (Outro).

HERMANN, M. ; Metzger, Clarissa ; ESTÊVÃO, Ivan . I encontro de Acompanhamento Terapêutico de Universidade Metodista. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Projeto Desleituras.Deslendo "Desler Lacan". 2019. (Encontro).

50 anos dos Escritos: Violência.As Dimensões da Violência nos Escritos: a violência imaginária. 2016. (Simpósio).

Diálogos do Lacaneando.O Silêncio do Psicanalista. 2016. (Oficina).

IX Encontro Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano e V Encontro Internacional da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. 2016. (Congresso).

V Colóquio Internacional Escrita e Psicanálise e III Colóquio Psicanálise e Sociedade: clínica, cultura e política.Responsabilidade e Indignação: entre Weber e a Psicanálise. 2016. (Encontro).

WORKSHOP do GT Psicanálise, Subjetivação e Cultura Contemporânea (ANPEPP).Metodologia de pesquisa em psicanálise. 2016. (Simpósio).

XVII Encontro Nacional da Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano. Psicanálise e Universidade: o Verso e o Reverso da Crítica.. 2016. (Congresso).

XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio da ANPEPP.A psicanáise como analisador da sociedade: a articulação necessária entre psicologia e teoria social. 2016. (Simpósio).

I Encontro Internacional do GT ANPEPP: Psicanálise, Subjetividade e Cultura Contemporânea: Narcisismo e Sexualidade.Narcisismo Histórico ou Constitutivo: entre a sociedade narcísica e o exercício da singularidade. 2015. (Encontro).

XV Jornada Corpolinguagem/ VII Encuentro OUTRARTE - II Jornada de Investigación: Formación de la Clínica Psicoanalítica.A metáfora dos zumbis como narrativa da atualidade: um estudo psicanalítico. 2015. (Encontro).

I Simpósio em Psicologia Crítica.Sobre ética e psicanálise. 2013. (Simpósio).

VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Debate sobre os temas de pesquisa. 2012. (Congresso).

VII Encontro da Internacional dos Fóruns e Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano. 2012. (Encontro).

I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade (CONLAPSA) e VII Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ. O Sintoma como Articulação do Histórico e do Singular. 2011. (Congresso).

III Encontro de Psicologias: Integrando vertentes.Compulsões em PSicanálise. 2011. (Encontro).

Conferência na Disciplia Filosofia da Psicanálise.A Realidade Psíquica na Neurose e na Psicose. 2010. (Outra).

Mackenzie - II Semana de Psciologia.Um diálogo entre Filosofia e Psicanálise. 2009. (Outra).

I Jornada de saúde Mental e Psicologia da Uninove.Enfermaria Psiquiátrico como Dispositivo da Reforma Anti-manicomial. 2008. (Encontro).

I Simpósio de Psicologia Uninove.Cidade de Deus: uma análise interdisciplinar. 2008. (Simpósio).

UMESP - I Encontro de Acompanhamento Terapêutico da Universidade Metodista.Enfermaria Psiquiátrica e Reforma. 2007. (Encontro).

USP - II Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise.EFEITOS E RUPTURAS DO POSITIVISMO EM FREUD: O IDEAL DE CIÊNCIA E A CIÊNCIA IDEAL.. 2006. (Encontro).

USP - Palestra no Laboratório de Psicanálise e Sociedade.Arqueologia do Complexo de Édipo: Sexualidade e Pulsão em Freud. 2005. (Seminário).

I° Ciclo de Palestras e Exposição de Trabalho em Saúde Mental.FIG - Mesa sobre Psicopatologia e o filme. 2004. (Encontro).

USP - I Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise.Cultura e Metapsicologia: uma conjunção necessária na construção psicanalítica.. 2004. (Encontro).

V Fórum Nacional da Associação Fóruns do Campo Lacaniano e III Encontro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.Fórum do Campo Lacaniano - Comunicação: Fantasia e Linguagem entre Freud e Lacan. 2004. (Encontro).

1a Jornada de Cartéis da Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano no Brasil.Fórum do Campo Lacaniano - Comunicação: Psicose e o campo da realidade. 2003. (Encontro).

USP - 8 Simpósio Internacional de Iniciação Científica.USP - Comunicação: Sobre o Complexo de Édipo e a constituição humana em Freud. 2000. (Simpósio).

Mackenzie - Sessão promovida pelo Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Mackenzie.Mackenzie - Comunicação: Psicanálise, seu objeto e a degradação do ambiente. 1999. (Encontro).

PUC-SP - Semana de Psicologia.PUC-SP - Comunicação: O homem e a degradação do meio ambiente. Uma visão psicanalítica. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Christopher Rodrigues Anunciação

ESTEVAO, I.; VOLTOLINE, R.; ALTOÉ, S. E.. O trabalho do psicanalista em serviços de acolhimento para crianças e adolescentes: táticas, estratégias e a política do psicanalista na instituição. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Enzo Cléto Pizzimenti

ESTEVAO, I.; DORIS, L. R.; FREIRE, A. B.. Tática, estratégia e política da psicanálise: situando caminhos possíveis para a direção do tratamento em saúde mental. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Suzana Soares Lopes

ESTEVAO, I.; GIANESI, A. P. L.; HERMANN, M. C.. Entre a indeterminação e a causalidade psíquica: a noção de responsabilidade em Jacques Lacan. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fábio Menezes dos Anjos

ESTEVAO, I.; COSTA, A.; SANTOS, L. A. R.. Psicanálise e esporte: o mal-estar na carreira de atletas profissionais. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Tereza Piedade Rabelo

LEN, C. A.;ESTEVAO, I.; FARIA, M.; PETRILLI, A. S.. Transitar doente e a dor crônica: laços e desenlaces entre adolescentes, familiares e instituição hospitalar. 2019. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Karoline Rochelle Lacerda Peres

ESTEVAO, I.; PRISZKULNIK, L.; IZIQUE, A. B. B.; SANTOS, N. O.. Transtorno de ansiedade social: psiquiatria e psicanálise. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Oliveira Obliziner

ESTEVAO, I.; MOUNTIAN, I.; TORRES, M. G.; BROIDE, E. E.. O sujeito entre o ser e o não-ser: uma teoria do reconhecimento em psicanálise. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila Colás Sabino de Freitas

ESTÊVÃO, Ivan; PRISZKULNIK, L.; SILVA, G. F.; BROIDE, E. E.. "Afinal, por que o paciente não adere ao tratamento?" Considerações psicanalíticas da não adesão em doenças crônicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno Gonçalves Santos

DIONISIO, G. H.; ROSA, A. C.;ESTÊVÃO, Ivan. Autismo, psicose e musicalidade: o faz(s)er do sujeito e sua legitimação no laço osical. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Isabela Cristina Batista Ledo

MORETTO, M. L. T.; BRUNHARI M. V.; SILVA, G. F.;ESTÊVÃO, Ivan. A psicanálise nas instituições de assistência a usuários de álcool e drogas: a construção de um lugar. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thais Cristina de Lima

ESTÊVÃO, Ivan; PACHECO FILHO, R. A.; SANTOS, R. J. V.. Medicalização da infância na educação - uma leitura a partir do discurso do capitalismo de Jacuqes Lacan. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina Campos Gebrim

GEBRIM, A. C. C.; ROSA, M. D.; FAUSTINO, D. M.; YATZIMIRSKY, M. C. S.;ESTÊVÃO, IVAN RAMOS; KOLTAI, C.; SAWAIA, B. B.. Psychanalyse au front: la position de l'analyste et les traces du trauma dans la clinique avec des migrants. 2019 - Institut National des Langues et Civilisations Orientales.

Aluno: Tiago Sanches Nogueira

ROSA, M. D.;ESTEVAO, I.; DUNKER, C. I. L.; TATIT, L. A. M.; LOUREIRO, I. R. B.; VIVES, J.. A cançao de si: a música como instrumento de intervenção na clínica do traumático. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Hugo Leonardo Lana dos Santos

DUNKER, C. I. L.;ESTEVAO, I.; FARIA, M.; SANCHES, D. R.; SILVA JUNIOR, N.; MILAN-RAMOS, J. G.. Uma proposta de leitura dos últimos seminários de Lacan e suas consequências teóricas e clínicas. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jonas de Oliveira Boni Júnior

ESTÊVÃO, IVAN RAMOS; TFOUNI, L. V.; FARIA, M.; BAIRRAO, J. F. M. H.; CARREIRA, A. F.; PRATTA, N.. As estruturas clínicas na obra de Jacques Lacan: enodamentos do Real, Simbólico e Imaginário?. 2019. Tese (Doutorado em Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão PReto -USP) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Zacharewicz Frasseto

ESTEVAO, I.; Metzger, Clarissa; IZCOVICH, L.; HERMANN, M. C.. O fim escrito no início - contribuições de Fausto de Goethe à psicanálise. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Danna Paes de Barros de Luccia

ESTÊVÃO, Ivan; PRISZKULNIK, L.; SANTOS, N. O.; IZIQUE, A. B. B.; VITORELLO, D. M.; VICENTE, M. F.. A atuação do psicanalista com grupos e instituições: teoria e relatos d intervenção a partir de Freud e Lacan. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina Campos Gebrim

ESTÊVÃO, Ivan; ROSA, M. D.; YATZIMIRSKY, M. C. S.; KOLTAI, C.; FAUSTINO, D. M.; SAWAIA, B. B.. Psicanálise no front: a posição do analista e as marcas do trauma na clínica com migrantes. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Isabel Tatit

ESTÊVÃO, Ivan; DUNKER, C. I. L.; ROSA, M. D.; COSTA, A.; FARIA, M.. A noção de singularidade na psicanálise lacaniana: aspectos teóricos, clínicos e sociais. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Eduardo Lima Prudente

ROSA, M. D.; FABBRINI, R.; PRADO, J. L. A.;ESTEVAO, I.; VOLTOLINE, R.. Dimensões da Vergonha no Avesso da Psicanálise: uma Contraexperiência Política do Sujeito. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Julia Maciel Soares

ESTÊVÃO, Ivan; LERNER, R.; DANON-BOILEAU, L.; FOURMENT-APTEKMAN, C.; BIDAUD, E.. La notion d?autre ?suffisamment pareil? dans la rencontre intersubjective: implications dans la prise em charge de l?autisme. 2012 - Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse.

Aluno: Thaís da Silva Pereira

MORETTO, M. L. T.;ESTÊVÃO, IVAN RAMOS; PEREIRA, M. E. C.. A psicose no Hospital-Geral: Mal-estar, hostilidade e segregação. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Rodrigues Festucci Grecco

ESTEVAO, I.; GUERRA, A. M. C.; VITORELLO, D. M.. Uma leitura Freud-lacaniana da práxis de Nise da Silveira na clínica das psicoses. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila Colás Sabino de Freitas

ESTÊVÃO, Ivan; PRISZKULNIK, L.; SILVA, G. F.. Doença Crônica e não adesão ao tratamento: contribuições da psicanálise ao campo da saúde. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Julia Maria Borges Anacleto

ESTÊVÃO, Ivan; LAJONQUIERE, L.; VOLTOLINE, R.. As teorias sexuais infantis e a movimentação discursiva no campo do Outro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Danna Paes de Barros de Luccia

ESTEVAO, I.; BROIDE, J.; PRISZKULNIK, L.. Dispositivos grupais e as novas formas de sofrimento na saúde mental: teoria e relatos de intervenção a partir da psicanálise de Freud à Lacan. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Eduardo Lima Prudente

ESTEVAO, I.; VOLTOLINE, R.; ROSA, M. D.. Dimensões da Vergonha. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Psicologia Social PUC-SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernando Alberto Pozetti Filho

SANTANNA, D. B.;ESTEVAO, I.; SCHIAVON, J. P.. A obra do tempo na psicanálise. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Wedney Moreira

MEZAN, R.;ESTEVAO, I.; SILVA, P. J. C.. A evolução do significado da melancolia: da filosofia à psicanálise. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carolina Escobar de Almeida Prado

ESTEVAO, I.; FARIA, M.; ENDO, P. C.. O que é um corpo?: Articulações entre a psicanálise e Giorgio Agamben. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Suzana Soares Lopes

ESTÊVÃO, Ivan; DUNKER, C. I. L.; Checchia, M. A.. Entre a indeterminação e a causalidade psíquica: a noção de responsabilidade em Jacques Lacan. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Laura Carrasqueira Bechara

ESTÊVÃO, Ivan; MORETTO, M. L. T.; DARRIBA, V. A.. O ressentimento na psicanálise: hipóteses clínicas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Enzo Cléto Pizzimenti

ESTEVAO, I.; MORETTO, M. L. T.; DORIS, L. R.. Da liberdade como ideologia, ao desejo do analista como operador do tratamento: o encontro entre a ética da psicanálise e as políticas da reforma psiquiátrica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Zaidan

ESTEVAO, I.; CINTRA, E. M. U.; FIGUEIREDO, L. C.. Inconsciente, pulsão e objeto - uma contribuição para a circunscrição da teoria freudiana. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Christopher Rodrigues Anunciação

ESTEVAO, I.; ROSA, MIRIAM DEBIEUX; ALTOÉ, S. E.. O Trabalho do Psicanalista em Instituições de Acolhimento para Crianças e Adolescentes: Tática, estratégia e política como modalidade de formalização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tânia Corgue Veríssimo

ESTÊVÃO, Ivan; ENDO, P. C.; SILVEIRA, P. H. F.. Mal de Arquivo: uma impressão freudiana: contribuições para a psicanálise. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leticia Nolasco Vicente

ESTÊVÃO, Ivan; MOUNTIAN, I.; GALEÃO da SIlva, L. G.. Moradia da existência do ser humano no espaço e a sua referência com a sociedade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fábio Menezes dos Anjos

ESTÊVÃO, Ivan; COSTA, A.; SANTOS, L. A. R.. A aposentario do futebol: um abordagem psicanalítica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Karoline Rochelle Lacerda Peres

PRISZKULNIK, L.;ESTÊVÃO, Ivan; IZIQUE, A. B. B.. Vergonha na Contemporaneidade: o quadro da fobia social. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Oliveira Obliziner

ESTÊVÃO, Ivan; SAFATLE, V. P.; DUNKER, C. I. L.. O reconhecimento como inflexão do sofrimento: de que forma é diferente sofrer sem ser reconhecido. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiane Nascimento Pereira

ESTÊVÃO, Ivan; GRANDINO, P. J.; BERNARDES, M. E. M.. A criança e sua família: uma análise sobre como os pais da geração nascida após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, residentes em São Miguel Paulista, compreendem a educação dos filhos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MUDANÇA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Isabela Cristina Batista Ledo

ESTEVAO, I.; MOUNTIAN, I.; MORETTO, M. L. T.. A psicanálise nas instituições de assistência a usuários de álcool e drogas: a construção de um lugar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thaís Cristina Lima

ESTEVAO, I.; RABELLO, S.; PACHECO FILHO, R. A.. Discurso Capitalista e o processo de patologização no ambiente escolar como sintoma da quebra do laço social. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sabrina Jacques

ESTEVAO, I.. Gênese e Dinâmica dos Borderlines Para Winnicott. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Selma Regina Mascagna

ESTEVAO, I.. Uma análise comparada das narrativas de João Gilberto Noll e Milton Hatoum. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Andressa da Silva Cezária

ESTÊVÃO, Ivan; GRANDINO, P. J.; ROSA, L. A. O serviço de convivência e o fortalecimento de vínculos: direito a proteção social ao adolescente. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Dulcineia Leite

ESTEVAO, I.; SANDOVAL, S.; PEDRO, F. C.. Mulheres Negras na Política: uma análise dos dados disponíveis. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Política) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Aluno: Dulcineia dos Santos Leite

ESTEVAO, I.; PEDRO, F. C.; SANDOVAL, S.. Levantamento de dados sobre mulheres negras na história da política brasileira em cargos eletivos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Política) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Aluno: Marcos Fabricio Souza Machado

ESTEVAO, I.. Políticas públicas de prevenção do suicídio no Brasil: da agenda e formulação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Aluno: Debora Foratto Martins dos Santos

ESTEVAO, I.. Construção da Identidade Social de Profissionais do Sexo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Beatriz Teixeira Rodrigues

ESTEVAO, I.. O Valor da Sonoridade Para a Vida Psíquica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fernanda Frazao Fracasso

ESTEVAO, I.. A Inserção do Psicólogo Clínico no Mercado de Trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Pedro Henrique Choairy Pinto

ESTÊVÃO, Ivan; RUSCHE, R. J.. Psicanálise e Poesia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Arthur Eduardo Elkias Ricardi

ESTÊVÃO, Ivan; RUSCHE, R. J.. A Experiência Religiosa na Umbanda: um Panorama do Cenário Religioso Brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Marcio Farias

ESTÊVÃO, Ivan; RUSCHE, R. J.. As Bases Filosóficas do Pensamento de José Bleger. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nelson Ernesto Coelho Junior

COELHO JUNIOR, N. E.; ROSA, M. D.; SIMANKE, R. T.. Sobre a Universalidade na Psicanálise: um estudo da teoria freudiana do complexo de édipo. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Ana Maria de Toledo Piza Rudge

DELBIEUX, Miriam; DUNKER, C. I. L.; VOLTOLINI, Rinaldo;RUDGE, A. M.; CARDOSO, I. A. R.. A realidade, entre Freud e Lacan. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Christian Ingo Lenz Dunker

ROSA, M. D.; Faria, M.R.; Estevão; Costa;DUNKER, CHRISTIAN INGO LENZ. A Noção de Singularidade na Psicanálise Lacaniana: aspectos teóricos, clínicos e sociais. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Christian Ingo Lenz Dunker

ROSA, M. D.; Rudge, A.M.T.P.; Cardoso, I.A.R.; VOLTOLINI, R.;DUNKER, C. I. L.. A Realidade, entre Freud e Lacan. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Miriam Debieux Rosa

ROSA, M. D.; ESTÊVÃO, I. R.. Universalidade na obra de Freud. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Miriam Debieux Rosa

ROSA, M. D.; CARDOSO, I.A.R.; DUNKER, C. I. L.. O real e a realidade entre Freud e Lacan. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Richard Theisen Simanke

SIMANKE, R. T.; ROSA, M. D.; COELHO JR, N.. Sobre a universalidade da psicanálise: um estudo da teoria freudiana do complexo de Édipo. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adriana Gaião Martins

Eu Ideal e Ideal de Eu nos Esquemas de Jacques Lacan; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Guilherme Secotte Nogueira

Polícia e policial militar: produção e efeitos de sofrimentos a partir da perspectiva da psicanálise; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Elaine Taminato Hara

A escrita japonesa e a psicanálise: Os japoneses precisam de análise ou a psicanálise precisou dos japoneses?; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Carolina Escobar de Almeida Prado

O que é um corpo?: Articulações entre Psicanálise e Giorgio Agamben; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Rodrigo Luiz Cunha Gonsalves

Os desdobramentos do Infamiliar em Freud e Lacan; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Estanislau Alves da Silva Filho

REGRAS PARA O PARQUE LACANIANO x CONTRAINTES DE UM DISCURSO PSICANALÍTICO; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Luiz Fellipe de Almeida Santos

Sexuação em Lacan: possibilidades do sujeito; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Enzo Cléto Pizzimenti

A situação do Sofrimento Psíquico no Brasil: um estudo acerca da acumulação de significantes em torno da Saúde Mental; Início: 2019; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mariana Rodrigues Festucci Grecco

Uma leitura psicanalítica da práxis de Nise da Silveira na clínica das psicoses; Início: 2017; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Suzana Soares Lopes

Entre a indeterminação e a causalidade psíquica: a noção de responsabilidade em Jacques Lacan; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Enzo Cléto Pizzimenti

Tática, estratégia e política da Psicanálise: situando caminhos possíveis para a direção do tratamento em Saúde Mental; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Christopher Rodrigues Anunciação

O trabalho do psicanalista em serviços de acolhimento para crianças e adolescentes: táticas, estratégias e a política do psicanalista na instituição; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Fábio Menezes dos Anjos

Psicanálise e esporte: o mal-estar na carreira de atletas profissionais; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Camila Colás Sabino de Freitas

"Afinal, por que o paciente não adere ao tratamento?" COnsiderações psicanalíticas da não adesão em doenças crônicas; 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Andressa da Silva Cezária

O serviço de convivência e o fortalecimento de vínculos: direito a proteção social ao adolescente; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Política) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Gabriela Pereira de Napoli

Moda na Infância: o fenômeno dos minifashionistas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Têxtil e Moda) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Marina Gomes Beraldi

O Mal do clown: psicanálise e a caraterização do palhaço assassino; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Têxtil e Moda) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Letícia Bregalenti Gomes

O corpo como via régia para o inconsciente: um enfoque no caso Michael Jackson; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Rodrigo Luiz Cunha Gonsalves

Um retrato da ontologia negativa em Jacques Lacan; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Juliana Procópio Caumo

A Constituição da Estrutura Perversa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Renata Aparecida Ramos

A perversão feminina e a feminilidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Inajara Pereira de Sant'ana

O masoqusimo e a escravidão consentida; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Mariana Uchoa de Oliveira

VIOLÊNCIA E FAMÍLIA: VESTÍGIOS DE UMA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Pedro Henrique Choairy Pinto

As Fantasias no Processo de Adoção; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Felipe Marchiori de Oliveira

A Angústia entre Nietzsche e Freud; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Júlio Cesar Ferreira Castro

PSicanálise e Histeria Coletiva; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Jocelma Dantas de Oliveira

Trandferência na neurose e perversão segundo a teoria freudiana; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Thalyta Raquel Franchin

Adolescência e escolha profissional; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Edilson Guilhermino da Silva

Um Estudo Psicanalítico sobre as Perversões; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Evanieli Apolinário de Lima

Carcaterísticas Perversas nas Relações Conjugais Comporâneas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Aleksander Giordano da Silva

Sexualidade Feminina: Bissexualidade e Homossexualidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Radiologia Médida) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Déborah Stroebel Andriotta

Transferência na Psicose; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ivan Ramos Estêvão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Miriam Debieux Rosa

Sobre a Universalidade na Psicanálise: a teoria freudiana do Complexo de Édipo; 2003; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Miriam Debieux Rosa;

Miriam Debieux Rosa

A realidade, entre Freud e Lacan; 2009; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Miriam Debieux Rosa;

Miriam Debieux Rosa

O Complexo de Édipo e a relação entre singular e universal em Freud até 1910; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Miriam Debieux Rosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PIZZIMENTI, E. C. ; ESTEVAO, I. ; SILVA, I. G. . Da queda livre ao encontro com o outro nas redes sociais. TRIVIUM , v. 11, p. 85-98, 2019.

  • LOPES, S. S. ; ESTÊVÃO, Ivan . Elementos para uma compreensão da responsabilidade do sujeito em Lacan. REVISTA DE PSICOLOGIA DA UNESP , v. 18, p. 49-64, 2019.

  • GONCALVES, R. ; ESTÊVÃO, Ivan . Lacanian Subversion: psychoanalysis for the post-humanity era. Crisis anda Critique , v. 5.2, p. 85-100, 2018.

  • ROSA, MIRIAM DEBIEUX ; ESTÊVÃO, IVAN RAMOS ; BRAGA, ANA PAULA MUSATTI . CLÍNICA PSICANALÍTICA IMPLICADA: CONEXÕES COM A CULTURA, A SOCIEDADE E A POLÍTICA. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE) , v. 22, p. 359-369, 2017.

  • RATTI, F. ; ESTÊVÃO, Ivan . Violência, acidente e trauma ? a clínica psicanalítica frente ao Real da urgência e da emergência. Ágora ( PPGTP/UFRJ) , v. 19, p. 605-636, 2016.

  • ESTÊVÃO, Ivan ; Metzger, Clarissa . Acompanhamento Terapêutico: tática, estratégia e política. A Peste: Revista de Psicanálise e Sociedade , v. 7, p. 69-79, 2016.

  • ESTEVAO, I. . Psicanálise e Arte como discursos do real: estudos sobre o corpo. Sofia , v. 5, p. 59-78, 2016.

  • RATTI, F. C. ; ESTEVAO, I. . Instituição e o ato do psicanalista em sua extimidade. Opção Lacaniana Online , v. 18, p. 1-12, 2015.

  • ESTEVAO, I. ; RATTI, F. . A Letra Chinesa e a Clínica Lacaniana. Revista Subjetividades , v. 3, p. 395-405, 2014.

  • RATTI, F. ; ESTEVAO, I. . A Letra em Lacan: uma leitura de 'O Monge Negro' de Anton Tchekhov. A Peste: Revista de Psicanálise e Sociedade , v. 5, p. 167-178, 2013.

  • ESTÊVÃO, Ivan . Retorno à querela do Trieb: por uma tradução freudiana. Cadernos de Filosofia Alemã , v. 19, p. 79-106, 2012.

  • RATTI, F. C. ; ESTEVAO, I. . Das entrevistas preliminares ao engaste da transferência. A Peste: Revista de Psicanálise e Sociedade , v. 3, p. 83-90, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ESTEVAO, I. ; QUIROGA, A. . Psicanalista fala sobre os impactos do isolamento social. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ESTEVAO, I. . Colocações de psicanálise, política e o início da REDIPPOL. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ESTÊVÃO, Ivan . Membro do Laboratório de Psicanálise e Sociedade do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. 2001 (Pesquisa) .

ESTÊVÃO, Ivan . Monitor da disciplina 'Introdução a Jacques Lacan', Graduação do Curso de Psicologia da PUC-SP. 2001 (Monitoria) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    A Psicanálise como Analisador da Sociedade: A articulação Necessária entre Psicologia e Teoria Social, Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo fazer um mapeamento dos avanços pós-freudianos em termos da injunção entre psicanálise e sociedade, produzindo uma análise do que foi feito sobre isso até o momento. Isso implica em sair do campo de Freud e Lacan para acompanhar o caminho feito por outros estudiosos da psicanálise. Temos aí dois grupos, amplos: de um lado os psicanalistas que trabalham nessa vertente, que são muitos, dando preferência ? mas não exclusividade ? aos de leitura lacaniana; de outro, os não psicanalistas, que se valem da psicanálise como instrumento para se pensar o social. Optamos por nos focar no conceito de pulsão e gozo como norteador da leitura destes autores e nos focarmos em dois autores em especial, a saber, Slavoj Zizek e Axel Honneth. Pretendemos traçar a apreensão e uso que estes autores fazem da psicanálise tendo como foco a ideia de pulsão e gozo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Ramos Estêvão - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    O que se satisfaz com o sofrimento: desejo, pulsão e gozo na psicanálise, Descrição: A atual pesquisa tem como objetivo traçar as articulações entre os conceitos de desejo, pulsão e gozo tanto na obra de Sigmund Freud como na de Jacques Lacan. Em seguida, apontar as possibilidade de se pensar o conceito de gozo como um operador das formas de sociabilidade a partir dos quatro discursos. Como hipótese, supomos que há uma lógica que rege as formas de gozo e que o trabalho final da teorização lacaniana é um esforço para se extrair essa lógica. Formulamos uma pergunta central pela qual será pautada nossa pesquisa: qual a lógica que se pode derivar do conceito de gozo? Essa pergunta surge em função da querela paradigmática entre a ideia de uma causalidade (etiologia) organicista em relação às psicopatologias e também aos comportamentos em geral em contraposição a uma teoria da causa que prescinde do organicismo em prol das formas de experiência humana (os três registros) ao qual o sujeito está envolvido. Assim, o conceito de gozo, vetor principal de nossa pesquisa, é supostamente um efeito do sujeito dentro dos registros e da sociabilidade e não um resto de uma suposta "animalidade" hereditária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Ramos Estêvão - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Psicanálise e agressividade: consequências no laço social, Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo traçar o desenvolvimento do conceito de agressividade na obra de Jacques Lacan. O conceito de agressividade é importante tanto como um operador no entendimento da constituição do sujeito como também a partir das relações do sujeito com a sociedade. Ele pode ser visto como efeito da interdição e do gozo como também algo que opera sobre o laço social e os discursos. Trata-se de estudar a reconstituição da teoria do narcisismo e do imaginário em Lacan focando a agressividade; o desenvolvimento do registro do simbólico à luz da castração e da interdição; o surgimento e evolução do conceito de gozo como um dos correlatos do registro do real e como uma das ?causas? da agressividade. Por fim, a partir do Seminário XVII, a articulação entre gozo e os quatro discursos que possibilitam o laço social e sua implicação para a compreensão da agressividade. Pretende-se realizar essa pesquisa no prazo de três anos e depois avançar no sentido de se pensar a agressividade na psicanálise em conjunção com a teoria do reconhecimento proposta por Axel Honneth.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Ramos Estêvão - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. , Av. Arlindo Béttio, 1000, Ermelino Matarazzo, 03828-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 30911027, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - 2011

Instituto Language

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

2016 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador do Programa de Pós-Grad

Outras informações:
rofessor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica

2015 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor e orientador, Enquadramento Funcional: Professor e orientador do Curso de Especializ

2011 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2012

    Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia, educação e Temas Contemporâneos (PET)

  • 04/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , USP Leste, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2015 - 05/2015

    Extensão universitária , USP Leste, .,Atividade de extensão realizada, Professor da Pós-Graduação Latu-Senso em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais na disciplina Psicologia Política da Socialização e Educação Política.

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Psicologia Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Sujeito, o Social e o Político em Freud e Lacan

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Resolução de Problemas I

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos (PET), Estudos Diversificados II

  • 04/2011 - 06/2011

    Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Resolução de Problemas I

2009 - 2011

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22

Atividades

  • 02/2009

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia, Psicanálise I, Supervisão de Estágio Básico em Pesquisa II, Supervisão de Psicoterapia Breve Adulto, Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicodinâmicas

2001 - 2011

Clínica Psicanalítica

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicanalista, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2001

    Serviços técnicos especializados , Clínica Psicanalítica, .,Serviço realizado, Psicanálise.

2005 - 2009

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Clínica Psicanalítica, Estágio Básico, Estágio Profissionalizante Clínica, Psicanálise 4 - Freud

  • 01/2008 - 06/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico III, Estágio Profissionalizante em Instituições de Saúde, Estágio Profissionalizante em Organizações de Saúde, Métodos de Investigação e Pesquisa em Psicanálise, Psicanálise 1 - Freud, Psicanálise 2 - Freud, Psicanálise 3 - Freud

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Nutrição

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise I - Freud, Psicanálise II - Freud, Estágio Básico IV, Estágio Profissionalizante

  • 01/2007 - 06/2007

    Ensino, Radiologia Médida, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Saúde

  • 01/2007 - 06/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Investigação e Pesquisa em Psicologia - Psicanálise, Estágio Básico III, Psicanálise I - Freud, Psicanálise III - Freud

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Investigação e Pesquisa em Psicologia - Psicanálise, Sexualidade e Psicanálise, Psicanálise IV - Freud, Psicanálise II - Freud, Estágio Básico II, Métodos de Investigação e Pesquisa em Psicologia - Psicologia Social

  • 01/2006 - 06/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Investigação e Pesquisa em Psicologia - Psicanálise, Psicanálise I - Freud, Estágio Básico I, Bases Epistemológicas da Psicologia

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Comportamento do Consumidor

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Formação de Opinião

2002 - 2005

Hospital Geral do Pirajussara Unifesp

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2002 - 08/2005

    Serviços técnicos especializados , Psiquiatria, Enfermaria Psiquiátrica.,Serviço realizado, Atendimento, diagnóstico e encaminhamento de pacientes.

2004 - 2005

Faculdades Integradas de Guarulhos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia aplicada à Saúde

1998 - 1999

Hospital das Clinicas

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Supervisão do Prof. Dr. Alexandre Saaded.

Atividades

  • 06/1998 - 09/1999

    Estágios , Centro de Reabilitação e Hospital Dia do Instituto de Psiquiatria, .,Estágio realizado, Acompanhante terapêutico de pacientes psicóticos e organização de grupos de pacientes..

1997 - 1997

Casa de Apoio à Criança Com Cancer Maria Helena Paulino

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

Outras informações:
Supervisão da psicanalista lacaniana Aída Scwab.

Atividades

  • 03/1997 - 08/1997

    Estágios , Clínica, .,Estágio realizado, Apoio psicológico aos pacientes residentes na Casa.

2000 - 2000

Centro de Atendimento Psico Social Prof Luís Rocha Cerqueira

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

Outras informações:
Supervisão da Psicóloga Alessandra Monachesi Ribeiro. Núcleo de Psicologia Clínica da Faculdade de Psicologia da PUC/SP.

Atividades

  • 03/2000 - 12/2000

    Estágios , Centro de Atendimento Psico Social Prof Luís Rocha Cerqueira, .,Estágio realizado, Atendimento.

2000 - 2000

Clínica Psicológica Ana Maria Poppovich

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

Outras informações:
Supervisão da Profª. Drª. Maria Cecília Faria. Núcleo de Psicologia Clínica da Faculdade de Psicologia da PUC/SP.

Atividades

  • 03/2000 - 12/2000

    Estágios , Clínica Psicológica Ana Maria Poppovich, .,Estágio realizado, Atendimento.

2015 - Atual

Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro CDDDHD

Outras informações:
Comissão Assessora de Defesa da Diversidade, Direitos Humanos e Democracia da EACH Membro Titular, nomeada pela direção em Janeiro de 2015