Gustavo Santos Miranda
Graduado em Sistemas de Informação, Gastronomia, Licenciatura plena em Matemática, Artes Visuais e Pedagogia, especialização em Licenciatura pelo Centro Paula Souza, Pós graduação em Gestão em Gastronomia e Hotelaria e Educação Ambiental. Coordenador do Colégio Monteiro Lobato, professor na Etec Dr. Júlio Cardoso (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) a mais de 17 anos. Tem experiência na área de Coordenação Escolar. Sócio Fundador e professor da Primeira Escola Francana de Gastronomia. Mestrando em Tecnologia aplicada a Educação.
Informações coletadas do Lattes em 20/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Tecnologia aplicada a Educação
2023 - Atual
Universidad Europea del Atlántico
Orientador: Jose Maria
Especialização em Educação Ambiental
2018 - 2019
Faculdade de Conchas
Título: Desenvolvimento de App para Educação Ambiental
Orientador: Maria Fernanda Pierri Lima
Especialização em Gestão em Gastronomia e Hotelaria
2014 - 2015
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: Entre os bares do Rio e Belo Horizonte
Orientador: Claudia Haddad
Aperfeiçoamento em Aprendizado Baseado em Projetos
2008 - 2009
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Título: Projeto Esperança é Verde. Ano de finalização: 2009
Orientador: Rosângela Parzewski
Aperfeiçoamento em Museologia
2008 - 2008
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Título: Centro de Memória Prof. Alfredo Licursi. Ano de finalização: 2008
Graduação em Sistemas de Informação
2004 - 2007
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: Sintrans - Sistema de Gerenciamento para sinalização de trânsito municipal
Orientador: Ms. Priscilla Andrade
Formação complementar
2016 - 2016
Ingles. (Carga horária: 120h). , Kaplan International Colleges, KIC, Estados Unidos.
2014 - 2014
Panificação - intensivo. (Carga horária: 46h). , LEVAIN Escola de Panificação e Confeitaria, LEVAIN, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Programação - JAVA. (Carga horária: 2007h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Intensivo de Gestão e Varejo. (Carga horária: 80h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
Projetos de desenvolvimento
-
2011 - Atual
Cinema - StopMotion, Descrição: Oferecer uma formação teoria, crítica do cinema alem da criação do StopMotion. A introdução ao cinema propõe que a aquisição dos conhecimentos seja fundamentada pela compreensão das formas de expressão cinematográfica como historicamente constituídas e capazes de incorporar formas narrativas anteriormente desenvolvidas na literatura, no teatro, nas artes plásticas e na música, entre outras artes. Além disso, propõe que tais formas de expressão encontram-se em processo de constante recriação, despertando no aluno a criatividade e desenvolvendo varias habilidades. A técnica de StopMotion faz parte do gênero cinematrocrafico Animações : StopMotion (movimento parado) é uma técnica de animação frame a frame (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar e bonecos. Muitos contem sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Nos dias de hoje é mais comum utilizar um computador para a edição. Todos os processos mencionados a cima serão desenvolvidos pelos alunos. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador.
-
2010 - Atual
Café Literário, Descrição: Este projeto foi criado a partir do desejo de levar aos alunos do Ensino Médio da Etec. Dr. Júlio Cardoso, obras da Literatura e da Arte em geral que fazem parte na formação de nossa cultura e identidade. Trata-se de um projeto interdisciplinar onde Literatura e Arte estarão engajadas e proporcionharão encontros semanais para a discussão de obras de Arte, Literatura, Música, Teatro, Cinema, Poesia, integrando e permitindo a criação de novos cenários pedagógicos para sala de aula e proporcionando ao aluno adquirir novos conhecimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador.
-
2009 - 2009
Gestão Empresarial, Descrição: Aulas desenvolvidas no 2º ano do Ensino Médio com o objetivo de: Desenvolver espírito empreendedor, através do conhecimento das características básicas, das necessidades, das habilidades, dos valores e experiências de empreendedores. Desenvolver uma idéia e aprender a transforma-la num plano de negócio e promover o treinamento pessoal, a fim de que possa criar e desenvolver uma nova empresa e se transformar num jovem empreendedor. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador.
-
2007 - 2009
Memória do Trabalho, da Técnica e do Ensino Profissional, Descrição: O Projeto do Centro de Memória da Etec Dr. Júlio Cardoso, iniciado em 2000, vem a cada ano, desenvolvendo atividades relevantes que procuram atender aos objetivos propostos, sendo assim, o espaço além de realizar atividades relacionados às normas da arquivística e restauração, traz propostas que vão concretizar o sonho de se tornar realmente um centro cultural de referência para Franca e região. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador / Joana Célia de Oliveira Borini - Integrante / Maria Medianeira Nouer Achutti Monteiro - Integrante.
-
2006 - 2009
RECRIAR Uma Forma Criativa que Possibilita Novas Oportunidades, Descrição: A idéia do projeto surgiu em novembro de 2006, quando nós professoras do Projeto OGE - Organização e Gestão Empresarial, entramos em contato com a Cooperativa dos Catadores de Reciclados de Franca - SP, a fim de convidá-los para fazerem parte do projeto Recriar, que teve como principal objetivo, oferecer serviços que promoveria uma melhoria na qualidade de vida dos cooperados da Cooperfran, através do cursos: de inclusão digital (Word, Excel, Internet) e diversos cursos que pudessem acrescentar rendimento ao orçamento dos familiares dos envolvidos no projeto. Como tivemos um resultado muito positivo, e as reivindicações de muito mais pessoas querendo participar do projeto, resolvemos pedir a sua continuidade. O projeto envolverá os pais e alunos do Ensino Médio, 30 cooperados da Cooperfran, seus familiares e alguns funcionários de nossa escola. Esperamos que no mínimo 60% dos envolvidos estejam participando ativamente do projeto até dezembro de 2009. Quebrar barreiras, vencer preconceitos e possibilitar a inclusão social e digital é um desafio. A possibilidade de oferecer cursos rápidos, que venha gerar trabalho e renda, confirmará a idéia de que tudo é possível quando se acredita, inclusive para aqueles que se consideram também excluídos pela sociedade. Para reverter este quadro de exclusão, necessitamos de tempo e muito trabalho. Pretendemos envolver diretamente 240 alunos do Ensino Médio, bem como os seus pais, 30 cooperados da Cooperfran (Cooperativa dos Catadores de Reciclados de Franca-SP), e famílias dos envolvidos no projeto, até o final de 2009. Ofereceremos serviços que promovam melhoria na qualidade de vida dos cooperados da Cooperfran e seus familiares, e devido a grande procura, estamos incluindo nos cursos, se houver vagas, os pais dos alunos e alguns funcionários da limpeza da nossa escola. Na primeira etapa do projeto proporcionaremos a essas famílias diversos cursos,que aos poucos irão capacitando, desenvolvendo habilidades a essa g. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador / Joana Célia de Oliveira Borini - Integrante / Gabriela Engler - Integrante.
-
2011 - Atual
Cinema - StopMotion, Descrição: Oferecer uma formação teoria, crítica do cinema alem da criação do StopMotion. A introdução ao cinema propõe que a aquisição dos conhecimentos seja fundamentada pela compreensão das formas de expressão cinematográfica como historicamente constituídas e capazes de incorporar formas narrativas anteriormente desenvolvidas na literatura, no teatro, nas artes plásticas e na música, entre outras artes. Além disso, propõe que tais formas de expressão encontram-se em processo de constante recriação, despertando no aluno a criatividade e desenvolvendo varias habilidades. A técnica de StopMotion faz parte do gênero cinematrocrafico ?Animações?: StopMotion (movimento parado) é uma técnica de animação frame a frame (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar e bonecos. Muitos contem sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Nos dias de hoje é mais comum utilizar um computador para a edição. Todos os processos mencionados a cima serão desenvolvidos pelos alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador.
-
2010 - Atual
Café Literário, Descrição: Este projeto foi criado a partir do desejo de levar aos alunos do Ensino Médio da Etec. Dr. Júlio Cardoso, obras da Literatura e da Arte em geral que fazem parte na formação de nossa cultura e identidade. Trata-se de um projeto interdisciplinar onde Literatura e Arte estarão engajadas e proporcionharão encontros semanais para a discussão de obras de Arte, Literatura, Música, Teatro, Cinema, Poesia, integrando e permitindo a criação de novos cenários pedagógicos para sala de aula e proporcionando ao aluno adquirir novos conhecimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador.
-
2009 - 2009
Gestão Empresarial, Descrição: Aulas desenvolvidas no 2 ano do Ensino Médio com o objetivo de: Desenvolver espírito empreendedor, através do conhecimento das características básicas, das necessidades, das habilidades, dos valores e experiências de empreendedores. Desenvolver uma idéia e aprender a transforma-la num plano de negócio e promover o treinamento pessoal, a fim de que possa criar e desenvolver uma nova empresa e se transformar num jovem empreendedor. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador.
-
2007 - 2009
Memória do Trabalho, da Técnica e do Ensino Profissional, Descrição: O Projeto do Centro de Memória da Etec Dr. Júlio Cardoso, iniciado em 2000, vem a cada ano, desenvolvendo atividades relevantes que procuram atender aos objetivos propostos, sendo assim, o espaço além de realizar atividades relacionados às normas da arquivística e restauração, traz propostas que vão concretizar o sonho de se tornar realmente um centro cultural de referência para Franca e região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador / Joana Célia de Oliveira Borini - Integrante / Maria Medianeira Nouer Achutti Monteiro - Integrante.
-
2006 - 2009
RECRIAR ? Uma Forma Criativa que Possibilita Novas Oportunidades, Descrição: A idéia do projeto surgiu em novembro de 2006, quando nós professoras do Projeto OGE - Organização e Gestão Empresarial, entramos em contato com a Cooperativa dos Catadores de Reciclados de Franca - SP, a fim de convidá-los para fazerem parte do projeto Recriar, que teve como principal objetivo, oferecer serviços que promoveria uma melhoria na qualidade de vida dos cooperados da Cooperfran, através do cursos: de inclusão digital (Word, Excel, Internet) e diversos cursos que pudessem acrescentar rendimento ao orçamento dos familiares dos envolvidos no projeto. Como tivemos um resultado muito positivo, e as reivindicações de muito mais pessoas querendo participar do projeto, resolvemos pedir a sua continuidade. O projeto envolverá os pais e alunos do Ensino Médio, 30 cooperados da Cooperfran, seus familiares e alguns funcionários de nossa escola. Esperamos que no mínimo 60% dos envolvidos estejam participando ativamente do projeto até dezembro de 2009. Quebrar barreiras, vencer preconceitos e possibilitar a inclusão social e digital é um desafio. A possibilidade de oferecer cursos rápidos, que venha gerar trabalho e renda, confirmará a idéia de que tudo é possível quando se acredita, inclusive para aqueles que se consideram também excluídos pela sociedade. Para reverter este quadro de exclusão, necessitamos de tempo e muito trabalho. Pretendemos envolver diretamente 240 alunos do Ensino Médio, bem como os seus pais, 30 cooperados da Cooperfran (Cooperativa dos Catadores de Reciclados de Franca-SP), e famílias dos envolvidos no projeto, até o final de 2009. Ofereceremos serviços que promovam melhoria na qualidade de vida dos cooperados da Cooperfran e seus familiares, e devido a grande procura, estamos incluindo nos cursos, se houver vagas, os pais dos alunos e alguns funcionários da limpeza da nossa escola. Na primeira etapa do projeto proporcionaremos a essas famílias diversos cursos,que aos poucos irão capacitando, desenvolvendo habilidades a essa g. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador / Joana Célia de Oliveira Borini - Integrante / Gabriela Engler - Integrante.
-
2011 - Atual
Cinema - StopMotion, Descrição: Oferecer uma formação teoria, crítica do cinema alem da criação do StopMotion. A introdução ao cinema propõe que a aquisição dos conhecimentos seja fundamentada pela compreensão das formas de expressão cinematográfica como historicamente constituídas e capazes de incorporar formas narrativas anteriormente desenvolvidas na literatura, no teatro, nas artes plásticas e na música, entre outras artes. Além disso, propõe que tais formas de expressão encontram-se em processo de constante recriação, despertando no aluno a criatividade e desenvolvendo varias habilidades. A técnica de StopMotion faz parte do gênero cinematrocrafico ?Animações?: StopMotion (movimento parado) é uma técnica de animação frame a frame (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar e bonecos. Muitos contem sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Nos dias de hoje é mais comum utilizar um computador para a edição. Todos os processos mencionados a cima serão desenvolvidos pelos alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador.
-
2010 - Atual
Café Literário, Descrição: Este projeto foi criado a partir do desejo de levar aos alunos do Ensino Médio da Etec. Dr. Júlio Cardoso, obras da Literatura e da Arte em geral que fazem parte na formação de nossa cultura e identidade. Trata-se de um projeto interdisciplinar onde Literatura e Arte estarão engajadas e proporcionharão encontros semanais para a discussão de obras de Arte, Literatura, Música, Teatro, Cinema, Poesia, integrando e permitindo a criação de novos cenários pedagógicos para sala de aula e proporcionando ao aluno adquirir novos conhecimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador.
-
2009 - 2009
Gestão Empresarial, Descrição: Aulas desenvolvidas no 2º ano do Ensino Médio com o objetivo de: Desenvolver espírito empreendedor, através do conhecimento das características básicas, das necessidades, das habilidades, dos valores e experiências de empreendedores. Desenvolver uma idéia e aprender a transforma-la num plano de negócio e promover o treinamento pessoal, a fim de que possa criar e desenvolver uma nova empresa e se transformar num jovem empreendedor. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador.
-
2007 - 2009
Memória do Trabalho, da Técnica e do Ensino Profissional, Descrição: O Projeto do Centro de Memória da Etec Dr. Júlio Cardoso, iniciado em 2000, vem a cada ano, desenvolvendo atividades relevantes que procuram atender aos objetivos propostos, sendo assim, o espaço além de realizar atividades relacionados às normas da arquivística e restauração, traz propostas que vão concretizar o sonho de se tornar realmente um centro cultural de referência para Franca e região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador / Joana Célia de Oliveira Borini - Integrante / Maria Medianeira Nouer Achutti Monteiro - Integrante.
-
2006 - 2009
RECRIAR ? Uma Forma Criativa que Possibilita Novas Oportunidades, Descrição: A idéia do projeto surgiu em novembro de 2006, quando nós professoras do Projeto OGE - Organização e Gestão Empresarial, entramos em contato com a Cooperativa dos Catadores de Reciclados de Franca - SP, a fim de convidá-los para fazerem parte do projeto Recriar, que teve como principal objetivo, oferecer serviços que promoveria uma melhoria na qualidade de vida dos cooperados da Cooperfran, através do cursos: de inclusão digital (Word, Excel, Internet) e diversos cursos que pudessem acrescentar rendimento ao orçamento dos familiares dos envolvidos no projeto. Como tivemos um resultado muito positivo, e as reivindicações de muito mais pessoas querendo participar do projeto, resolvemos pedir a sua continuidade. O projeto envolverá os pais e alunos do Ensino Médio, 30 cooperados da Cooperfran, seus familiares e alguns funcionários de nossa escola. Esperamos que no mínimo 60% dos envolvidos estejam participando ativamente do projeto até dezembro de 2009. Quebrar barreiras, vencer preconceitos e possibilitar a inclusão social e digital é um desafio. A possibilidade de oferecer cursos rápidos, que venha gerar trabalho e renda, confirmará a idéia de que tudo é possível quando se acredita, inclusive para aqueles que se consideram também excluídos pela sociedade. Para reverter este quadro de exclusão, necessitamos de tempo e muito trabalho. Pretendemos envolver diretamente 240 alunos do Ensino Médio, bem como os seus pais, 30 cooperados da Cooperfran (Cooperativa dos Catadores de Reciclados de Franca-SP), e famílias dos envolvidos no projeto, até o final de 2009. Ofereceremos serviços que promovam melhoria na qualidade de vida dos cooperados da Cooperfran e seus familiares, e devido a grande procura, estamos incluindo nos cursos, se houver vagas, os pais dos alunos e alguns funcionários da limpeza da nossa escola. Na primeira etapa do projeto proporcionaremos a essas famílias diversos cursos,que aos poucos irão capacitando, desenvolvendo habilidades a essa g. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gustavo Santos Miranda - Coordenador / Joana Célia de Oliveira Borini - Integrante / Gabriela Engler - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Escola Francana de GastronomiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Proprietário e professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Descritivo da Escola
De dois sonhos, a primeira Escola de Gastronomia.
É assim que a Chef Flávia Junqueira e o Chef Gustavo Miranda costumam apresentar sua nova escola de Gastronomia.
Depois de vivenciarem experiências gastronômicas ao redor do mundo, os dois Chefs se juntaram para oferecer a Franca o que há de mais atual na culinária contemporânea.
Mesmo com todo requinte, os Chefs garantem: ?Construímos um espaço divertido, onde o entretenimento é o nosso maior objetivo. Aqui, você vive uma experiência única, experimenta diversos pratos e ainda sai com uma bagagem gastronômica totalmente inédita na região?.
A Primeira Escola Francana de Gastronomia é única, exclusiva, feita especialmente para você.
2006 - Atual
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 33
Outras informações:
Docente nos cursos: ETIM Desenvolvimento de Sistemas / Médio Tec. Marketing / Ensino Médio
2007 - Atual
Colégio Monteiro Lobato COCVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações:
Professor de Ciência e Tecnologia
Atividades
-
11/2010
Ensino, Robótica, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Animação e Criação
2004 - 2004
CHB Sistemas LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Informática, Carga horária: 44
Outras informações:
Suporte aos clientes
Treinamentos
Manutenção de Bancos de Dados
Atualizações dos Sistemas
2004 - 2006
Franca InformáticaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 44
Outras informações:
Instrutor de: Digitação, Windows, Word, Excel, PowerPoint, Internet, Corel, Access, PhotoShop, Visual Basic e Delphi.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gustavo Santos Miranda e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?