José Jarlison dos Santos
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2014) com especialização em metodologia do ensino superior pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Graduado tecnólogo em analise e desenvolvimento de sistemas pela Universidade Paulista (2021), Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Rondônia- IFRO. Atualmente atua como técnico de laboratório de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de pedagogia e tecnologias da informação.
Informações coletadas do Lattes em 20/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
2023 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Título: Metodologias ativas na EPT: O uso da gamificação como metodologia de ensino na disciplina de instalação e manutenção de computadores, Ano de Obtenção:
Orientador: Sérgio Nunes de Jesus
Especialização em docência do ensino superior
2017 - 2019
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A importância das metodologias ativas
Graduação em Pedagogia
2010 - 2014
Universidade Federal de Rondônia
Título: A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SABERES E PRÁTICAS NAS ESCOLAS DE GUAJARÁ-MIRIM
Orientador: Jacinto Pedro Pinto Leao
Formação complementar
2021 - 2021
PLANEJAMENTO E PROJETO DE INFRAESTRUTURA PARA DATACENTER (EAD). (Carga horária: 40h). , Escola Superior de Redes (ESR), ESR, Brasil.
2018 - 2018
Ética e Serviço Público. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
eMAG Desenvolvedor. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Comunicação no Foco Organizacional. (Carga horária: 20h). , SESI - Departamento Regional do Espírito Santo, SESI, Brasil.
2018 - 2018
Matemática Básica e Inclusão Digital. (Carga horária: 32h). , SESI - Departamento Regional do Espírito Santo, SESI, Brasil.
2017 - 2017
IT Essentials. (Carga horária: 70h). , Cisco Networking Academy, CISCO NETACAD, Estados Unidos.
2016 - 2016
PRONATEC EMPREENDEDOR. (Carga horária: 48h). , SEBRAE, SEBRAE, Brasil.
2014 - 2014
Tecnologia da Informação. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Maranhão, SENAI/DR/MA, Brasil.
2014 - 2014
Fundamento de Redes. (Carga horária: 8h). , Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, CIEE, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Participação em eventos
Congresso de Estratégia, Comunicação, Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - CONECT 2024ôni. 2024. (Congresso).
Congresso Internacional Movimentos Docentes - 2024. Metodologias ativas na EPT: O uso da gamificação como metodologia de ensino na disciplina de instalação e manutenção de computadores. 2024. (Congresso).
I Seminário do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT/IFRO. 2024. (Seminário).
VII Congresso Amazônico de Educação à Distância. 2024. (Congresso).
VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - VII EICIT.Metodologias ativas na EPT: O uso da gamificação como metodologia de ensino na disciplina de instalação e manutenção de computadores. 2024. (Simpósio).
VI Congresso Amazônico de Educação a Distância. 2023. 2023. (Congresso).
VII Seminario Fala (Outra) Escola.A FORMAÇÃO DA PRÁTICA DO EDUCADOR: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS SABERES DAS REPRESENTAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS. 2015. (Seminário).
V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. SABERES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS. 2014. (Congresso).
Orientou
PROEJA uma Política Pública Voltada Para a Efetivação Do Ensino Profissionalizante de Jovens e Adultos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: José Jarlison dos Santos;
GESTÃO PÚBLICA: PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: José Jarlison dos Santos;
Análise da efetividade de políticas públicas de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: José Jarlison dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, JOSÉ JARLISON DOS ; JESUS, SÉRGIO NUNES DE ; SOUZA, ELIZÂNGELA ATAÍDE DE . TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL: TRANSFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS AO / NO ENSINO. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 29, p. 44-45, 2024.
-
SANTOS, J. J. . Gestão interdisciplinar dos saberes das práticas educativas ambientais no Ensino Fundamental.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Metodologias ativas na EPT: O uso da gamificação como metodologia de ensino na disciplina de instalação e manutenção de computadores, Descrição: As metodologias ativas na EPT podem contribuir no ensino do discente por meio das suas estratégias de instrução. Consolidando uma educação voltada para a cidadania, que busque tornar os indivíduos seres reflexivos e com voz ativa no seu processo de aprendizado, que relacionem o que está sendo ensinado ao seu contexto de mundo. O objetivo do presente projeto de pesquisa é analisar os possíveis benefícios da metodologia ativa gamificação como método de ensino para a disciplina de Instalação e Manutenção de Computadores na turmas de 1 ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Guajará-Mirim. Tendo como objetivos específicos: (1) Identificar os efeitos que a gamificação promove ao ser utilizada em sala de aula; (2) Evidenciar possíveis dificuldades na aplicação da gamificação como método de ensino; (3) Verificar a relevância da gamificação como estratégia de ensino em sala de aula. A abordagem será de caráter qualitativa, pois a pesquisa buscará entender o comportamento dos sujeitos ao serem expostos a um método de abordagem de conteúdo diferente ao habitual. A coleta de dados será por meio de encontros presenciais que ocorrerão de maneira contínua durante o período de três meses, sendo de um a dois encontros por semana conforme o calendário de aula da disciplina trabalhada, onde ocorrerá a abordagem do conteúdo utilizando a gamificação. Após a finalização da pesquisa, será elaborado um produto educacional, no formato de um guia didático contendo as práticas realizadas com observações de como usar a gamificação em atividades de outras disciplinas servindo de base para novas práticas educativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Jarlison dos Santos - Integrante / Sérgio Nunes de Jesus - Coordenador.
-
2023 - Atual
LÍNGUA(GEM), CULTURA E SOCIEDADE: SABERES E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA AMAZÔNIA, Descrição: Estabelecer resultados a partir dos saberes e das práticas ao identificar por meio da língua(gem) de que maneira ela é importante na constituição cultural do Sujeito da Amazônia e suas relações com as diversas comunidades Pomeranos, Povos de Terreiro, Indígenas, Agricultores, Ribeirinhos, Quilombolas, Maçonaria e outra que possa contribuir na formação do professor amazônida. Para tanto, o grupo de pesquisa criará um veículo de informação (revista / periódico) que possa integralizar por meio de publicação, os trabalhos pesquisados pelo grupo e por outros que possam convergir na abordagem das pesquisas no IFRO, bem como fomentar palestras, seminários, colóquios, simpósios e cursos de curta e longa duração junto ao IFRO, bem como outras instituições nos níveis: Educação Básica, Especialização, Pós-Graduação: Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado, no Brasil e no Exterior - esses como processo de integralização institucional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: José Jarlison dos Santos - Integrante / Sérgio Nunes de Jesus - Coordenador / Janneene Brum Guimarães - Integrante.
-
2013 - 2015
A Gestão de Práticas Educativas Ambientais, Descrição: A gestão das práticas educativas ambientais é entendida como processos constituídos de saberes múltiplos, específicos e diferenciados, construídos pelos vários sujeitos sociais durante o estabelecimentos de suas relações com o meio ambiente geográfico, seja as produzidas dentro e/ou fora do espaço escolar e não-escolar. Temos como objetivos identificar, analisar e compreender os saberes da gestão das práticas educativas ambientais, construídas dentro e fora do espaço escolar, pelos sujeitos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que contribuem para a formação profissional docente-discente e o processo ensino-aprendizagem, orientada pela pedagogia crítica, ética e humana, visando o desenvolvimento sustentável ambiental, social e econômico. Os objetivos serão orientados pelo seguinte problema: como são constituídos os saberes da gestão das práticas educativas ambientais? A pesquisa qualitativa teórica e de campo orientará as entrevistas semi-estruturadas junto aos professores Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escolas Públicas da Rede Municipal de Guajará-Mirim. A gestão democrática das práticas educativas ambientais, dentro da escola, constitui-se de práticas éticas e democráticas empíricas e científicas, como, também, das linguagens, representações, imagens e memórias visíveis e invisíveis às vivências ecopedagógicas de pessoas anônimas e não-anônimas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Jarlison dos Santos - Integrante / George Queiroga Estrela - Coordenador / Jacinto Pedro Pinto Leão - Integrante / Maria Betânia do Nascimento - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim. , Av. 15 de Novembro 4849, Planalto, 76850000 - Guajará-Mirim, RO - Brasil, Telefone: (69) 999854314
Experiência profissional
2025 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de RondôniaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista programa mulheres mil, Carga horária: 4
2015 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de RondôniaVínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em laboratório de informática, Carga horária: 40
2018 - 2018
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de RondôniaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Mediador Presencial, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2025
Direção e administração, Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim.Cargo ou função, Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação - CGTI.
-
06/2022
Direção e administração, Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim.Cargo ou função, Coordenador de Ensino a Distância.
-
05/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim - RO.Cargo ou função, Membro representante TAE no Conselho Escolar.
-
10/2015
Direção e administração, Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim - RO.Cargo ou função, Coordenador Adjunto do PRONATEC..
-
09/2016 - 09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim - RO.Cargo ou função, Membro representante TAE no Conselho Escolar.
2011 - 2013
Departamento Estadual de Trânsito de RondôniaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2013 - 2015
Universidade Federal de RondôniaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Jarlison dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?