Bianca Thais Manzari Pascoal

Psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo no ano 2010. Realizou Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva na Escola de Educação Permanente do HC FMUSP e residência multiprofissional em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ. Atualmente atua como psicóloga no Centro de Testagem e Aconselhamento Henfil da Secretaria de Saúde do município de São Paulo. Principais áreas de interesse: Saúde Coletiva, Políticas Públicas em Saúde, Atenção a pessoa vivendo com HIV e Atenção Primária à Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Apoio Institucional em Saúde: uma revisão bibliográfica
Orientador: Neide Emy Kurokawa e Silva
Bolsista do(a): Núcleo Estadual do Rio de Janeiro, NERJ, Brasil.

Especialização em Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva

2011 - 2013

Escola de Educação Permanente HC/FMUSP
Título: Relações Raciais e Saúde: buscando integridade no cuidado
Orientador: Dulce Maria Senna
Bolsista do(a): Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.

Graduação em Psicologia

2006 - 2011

Universidade de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Participação em eventos

18 Simpósio internacional de Iniciação Científica da USP.A identidade étnico/racial na perspectiva de estudantes de psicologia. 2010. (Simpósio).

I Encontro Nacional de Psicólogos Negros e Pesquisadores sobre Relações Interraciais e Subjetividade no Brasil.Relações Etnico-raciais e formação do Psicólogo. 2010. (Encontro).

I Seminário Violar.Trajetória de vida e sociabilidade entre a população LGBT em situação de rua de São Paulo. 2010. (Seminário).

X Encontro Regional da ABRAPSO São Paulo.Trajetória de vida e sociabilidade entre uma população LGBT em situação de rua em São Paulo. 2010. (Encontro).

16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP).Corpo Linguagem: contribuições para o estudo da Anorexia.. 2009. (Simpósio).

IV Seminário NEPAIDS: Caminhos para a operacionalização das tecnologias de prevenção.. 2009. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares e Obesidade. Corpo Linguagem: contribuições para o estudo da Anorexia.. 2009. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa do programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano.Reich e a Educação. 2008. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • TRAZZI, Lisa ; LIMA, A. ; PASCOAL, B. T. M. ; SANTOS, A. de O. . Comunidades interpretativas e protagonismo social no Vale do Ribeira: breve histórico de um projeto de promoção de direitos.. In: Alessandro de Oliveira Santos; Alessandra B. Mastrocinque Martins; Vera Paiva.. (Org.). Promovendo os direitos de mulheres, crianças e jovens de comunidades anfitriãs de turismo do Vale do Ribeira.. 1ed.São Paulo: Instituto Ing_Ong de Planejamento Socioambiental, 2009, v. 1, p. 6-8.

  • PASCOAL, B. T. M. . Apoio Institucional em Saúde: uma revisão bibliográfica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PASCOAL, B. T. M. . Relações Raciais e Saúde: buscando integridade no cuidado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GARCIA, M. ; SALGADO, F. M. M. ; PAIVA, V. ; SIMONATO, A. C. C. ; PASCOAL, B. T. M. . Jovens LGBT em situação de rua: interfaces entre orientação sexual, estilo de vida e abuso de drogas ilícitas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PASCOAL, B. T. M. ; SIMONATO, A. C. C. ; SANTOS, A. de O. . Relações Etnico-raciais e formação do Psicólogo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, B. T. M. ; SIMONATO, A. C. C. ; GARCIA, M. ; SALGADO, F. M. M. ; PAIVA, V. . Trajetóriia de vida e sociabilidade entre uma população LGBT em situação de rua em São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIMONATO, A. C. C. ; PASCOAL, B. T. M. ; GARCIA, M. ; SALGADO, F. M. M. ; PAIVA, V. . Trajetória de vida e sociabilidade entre a população LGBT em situação de rua de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PASCOAL, B. T. M. ; PINTO, H. S. F. F. ; BICALHO, H. M. S. . Corpo Linguagem: contribuições para o estudo da Anorexia.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, H. S. F. F. ; PASCOAL, B. T. M. ; BICALHO, H. M. S. . Corpo Linguagem: contribuições para o estudo da Anorexia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PASCOAL, B. T. M. ; Loiola, N. L. ; ALBERTINI, P. . Reich e a Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    As desigualdades raciais na perspectiva de alunos e docentes do Instituto de Psicologia da USP, Descrição: A pesquisa tem por objetivo realizar um diagnóstico sobre a abordagem das desigualdades raciais no Instituto de Psicologia e divulgar os resultados por meio de seminários no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social. O diagnóstico será feito através de levantamento bibliográfico na biblioteca do Instituto de Psicologia, aplicação de questionário com professores, realização de entrevistas com alunos de pós-graduação e de grupos focais com alunos de graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bianca Thais Manzari Pascoal - Integrante / Ana Carolina Costa Simonato - Integrante / Alessandro de Oliveira Santos - Coordenador / Vera Paiva - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Trajetória de vida, sociabilidade e vulnerabilidade ao HIV/AIDS entre a população LGBT em situação de rua, Descrição: O objetivo do projeto é analisar a vulnerabilidade ao HIV/AIDS entre a população de rua de São Paulo e Sorocaba ás DST/Aids. Especificamente visa: a) realizar um levantamento do perfil da população em situação de rua de Sorocaba, investigando as dimensões da vulnerabilidade (individual, social e programática), b) analisar as respostas institucionais existentes na cidade às necessidades relacionadas à saúde sexual e reprodutiva, c) desenvolver estratégias para a diminuição da vulnerabilidade às DST/AIDS neste segmento e d) contribuir na formação de uma rede interinstitucional (governamental e não governamental) de serviços que acompanham esta população no município. Trabalho apresentado I Seminário Violar, 2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bianca Thais Manzari Pascoal - Integrante / Ana Carolina Costa Simonato - Integrante / Vera Paiva - Integrante / Marcos Garcia - Coordenador / Fernanda Maria Munhoz Salgado - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2008

    Reich, a noção de auto-regulação e a Educação., Descrição: Iniciação Científica orientada por Paulo Albertini - Professor Doutor do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem por objetivo geral contribuir para um maior embasamento teórico do referencial reichiano. Em termos de objetivos específicos, focalizamos: a) na esfera dos conceitos reichianos, noções centrais, como as de couraça e autorregulação; b) no domínio das raízes teóricas associadas ao campo da filosofia, as idéias de autores como Espinosa, Rousseau e Bergson; c) no universo das propostas de intervenção social, as formulações reichianas endereçadas, sobretudo, à área educacional. Trabalho apresentado no II Seminário de Pesquisa do programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano - 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bianca Thais Manzari Pascoal - Integrante / Nathalia Lima Loiola - Integrante / Albertini - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Corpo e Linguagem: contribuições para o estudo da Anorexia., Descrição: Iniciação cientifica orientada por Helena Maria Sampaio Bicalho - Professora Doutora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. O projeto teve como objetivo investigar a relação do sujeito com o sintoma anoréxico à luz da Escola Francesa de Psicanálise a partir de uma revisão bibliográfica de algumas obras do psicanalista francês Jacques Lacan. Trabalho apresentado no 16 Siicusp (Simposio de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo) em 2008. E no VIII Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares e Obesidade em 2009.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bianca Thais Manzari Pascoal - Integrante / Helena Steiner Fruet França Pinto - Integrante / Helena Maria Sampaio Bicalho - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Avaliadora Externa do PMAQ, Carga horária: 30

Outras informações:
Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, realizado pela Coordenação de Acompanhamento e Avaliação da Atenção Básica do Ministério da Saúde. A avaliação externa do programa conta com o apoio de Instituições de Ensino e Pesquisa. Os avaliadores entrevistaram profissionais das equipes de atenção básica e averiguaram documentos sobre os processos de trabalho da equipe.

2009 - 2009

Núcleo de Estudos para a Prevenção da AIDS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Realizadora de Oficinas, Carga horária: 10

Outras informações:
Facilitadora em oficinas de produção de material educativo sobre promoção de direitos,construído de forma participativa junto à comunidade do Vale do Ribeira.Projeto desenvolvido pelo Programa de Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo que deu origem a cartilha ?Promovendo os Direitos de Mulheres, Crianças e Jovens de Comunidades anfitriãs de Turismo do Vale do Ribeira Trabalho?

2010 - 2010

Universidade de São Paulo

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor Bolsista - PST/IPUSP, Carga horária: 8

Outras informações:
Realização de atividades técnicas e didáticas como monitora da disciplina Liderança e Comportamento Humano do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

2010 - 2010

Universidade de São Paulo

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor Bolsista - PSE/IPUSP, Carga horária: 8

Outras informações:
Realização de atividades técnicas e didáticas como monitora da disciplina Relacionamento Amoroso: teorias e pesquisa, do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

2006 - 2010

Universidade de São Paulo

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna

Outras informações:
Aluna regularmente matriculada no décimo semestre do curso de Psicologia no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

2009 - 2009

Universidade de São Paulo

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário - PST/IPUSP, Carga horária: 8

Outras informações:
Realização de atividades técnicas e didátivas como monitora voluntária para a disciplina Psicologia Social II, do Departamento de Psicologia Social edo Trabalho da Universidade de São Paulo.

2015 - 2015

Instituto de Saúde, ISaúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 30

Outras informações:
Entrevistadora no projeto Ouvindo Mulheres: contracepção no município de São Paulo. Desenvolvido pelo Instituto de Saúde do Estado de São Paulo em colaboração com o Núcleo de Estudos em População (NEPO/UNICAMP), com apoio financeiro do DECIT/Ministério da Saúde, FAPESP/PPSUS, teve como objetivo identificar a prevalência da prática contraceptiva e dos diferentes métodos anticoncepcionais entre mulheres, identificar os fatores que afetam a prática contraceptiva e avaliar a cobertura do Sistema Único de Saúde no atendimento em anticoncepção.

2015 - 2015

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultor de Projeto, Carga horária: 20

Outras informações:
Consultora UNODC (escritório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes) no projeto ?Violência como fator de vulnerabilidade para a saúde de mulheres usuárias de drogas do centro do município de São Paulo?, que objetivou a atuação junto à equipe do Consultório na Rua de Campos Elíseos/SP a fim de apreender as necessidades de saúde de mulheres usuárias de substâncias psicoativas, especialmente em relação à violência que afeta as mulheres que fazem uso intensivo de crack e que tem como local de fixação a região central da cidade de São Paulo.

2011 - 2011

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Entrevistadora do Projeto Sampa Centro: estudo sobre comportamentos e práticas sexuais, acesso à prevenção do HIV e prevalência da infecção pelo HIV entre gays e travestis no município de São Paulo. Realizada pelo Centro de Referência e Treinamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, financiada pelo Programa Pesquisa para o SUS da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

2016 - Atual

Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Saúde Psicólogo, Carga horária: 40