MARIA APARECIDA HAHN TURNES
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor titular da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, aprendizagem, educação especial.
Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2004 - 2006
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Formação continuada e mudança nas práticas escolares,Ano de Obtenção: 2006
Terezinha Maria Cardoso.
Especialização em Curso de Especialização em Alfabetização
1998 - 2000
Formação complementar
2013 - 2013
Compreendendo os Transtornos que afetam o comporta. (Carga horária: 20h). , INCAPE - Instituto de Capacitação Pedagógica, INCAPE, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada para Docentes do Ens. Superior. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Valores Humanos. (Carga horária: 40h). , Assembléia Legislativa do Estado Santa Catarina, ALESC, Brasil.
2011 - 2011
Formação Continuada para Docentes do Ens. Superior. (Carga horária: 12h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada para Docentes do Ens. Superior. (Carga horária: 24h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada para Docentes do Ens. Superior. (Carga horária: 24h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2009 - 2009
Formação Continuada para Docentes do Ens. Superior. (Carga horária: 63h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2008 - 2008
Formação Continuada para Docentes do Ens. Superior. (Carga horária: 28h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2007 - 2007
Formação Continuada para Docentes do Ens. Superior. (Carga horária: 48h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2006 - 2006
Formação Continuada para Docentes do Ens. Superior. (Carga horária: 28h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2005 - 2005
Formação Continuada para Docentes do Ens. Superior. (Carga horária: 12h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2003 - 2003
Grupo de Estudos da Prática de Ensino. (Carga horária: 80h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2002 - 2003
Curso de Atualização Pedagógica. (Carga horária: 16h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
TURNES, M. A. H. . 5 Seminário de prática de ensino. 2003. (Outro).
Participação em eventos
Congresso de Educação Básica- Educção Pública: sujeitos, direitos e práticas. 2020. (Congresso).
Curso de extenão: Gestão rm Educação Escolar. 2020. (Outra).
Bases conceituais da educação Inclusiva. 2019. (Outra).
Capacitação em Altas habilidades/superdotação: rompendo as barreiras. 2019. (Outra).
Congresso Catarinense de Educação Especial. 2019. (Congresso).
Controle social dos conselheiros. 2019. (Outra).
Dinheiro direto na escola. 2019. (Outra).
Projeto de implementação e organização curricular: BNCC na Educação Básica. 2019. (Outra).
Seminário de Educação Especial entrelaçando o Politico na Educação Inclusiva. 2019. (Seminário).
VIII Congresso de educação Básica - Identidades práticas. 2019. (Congresso).
X congresso do Sintrasem " organizar a luta em defesa do serviço público gratuito e pelos direitos. 2019. (Congresso).
Atendimento educacional especializado: atualizações e tecnologias assistiva. 2018. (Outra).
Competência Básicas. 2018. (Outra).
Escolarização de pessoas com deficência intelectual na perspectiva histórico-cultural. 2018. (Encontro).
I Jornadas cientificas de Educação Especial. 2018. (Outra).
Programa de formação continuada para docentes do ES UNIVALI. 2018. (Encontro).
Programas do livro. 2018. (Outra).
VII Congresso de Educação Básica - docência na sociedade Multelas. 2018. (Congresso).
Desafios da docênci na Contemporaneidade. 2017. (Outra).
Formação continuada para docentes de ensino superior da UNIVALI. 2017. (Encontro).
Programa de Formação Continuda para docentes do ES da UNIVALI. 2017. (Encontro).
Racismo na escola: a importância da discussão para o enfrentameneto. 2017. (Outra).
VIII Simpósio das Licenciaturas - Palestra: Currículo e Diversidade. 2015. (Simpósio).
II Seminário Regional Catarinense das Licenciaturas. 2013. (Seminário).
Curso Básico do Programa Sri Sthya Sai d Educação em Valores Humanos. 2012. (Outra).
Formação continuada da Rede Municipal de Itajaí.Formação continuada da rede de Itajai. 2012. (Oficina).
Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da UNIVALIior. 2012. (Outra).
V SIMPÓSIO DAS LICENCIATURA: A profissão docente em debate. 2012. (Simpósio).
CAPACITAÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS- PROGRAMA ANUAL DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA-PACC 2011. 2011. (Encontro).
EDUCASUL 2011.7 congresso Educasul 2011- I Seminário Catarinense dos Articuladores Pedagógicos. 2011. (Seminário).
Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da UNIVALIior. 2011. (Outra).
As novas demandas sociais e os desafios da docência na Educação Básica.As novas demandas sociais e os desafios da docência na Educação Básica. 2010. (Encontro).
EDUCASUL 2010- Lugares e dasafios da Docência na Educação Básica. 2010. (Congresso).
Formação continuada para docentes do Ensino Superior UNIVALI. 2010. (Encontro).
Oficina pedagógica para Educação Infantil.Oficina pedagógica para Educação Infantil. 2010. (Oficina).
EDUCASUL 2009. 2009. (Seminário).
Programa de formação continuada para docentes do Ensino Superior da UNIVALI. 2009. (Outra).
XII Seminário da Prática de ensino do curso de Pedagogia.VII Jornada de Socialização dos trabalhos acadêmicos. 2009. (Seminário).
programa de Formação Continuada para docente do Ensino Superior. 2008. (Encontro).
XII Seminário da Prática de Ensino do Curso de Pedagogia.VI Jornada de Socialização dos Trabalhos Acadêmicos. 2008. (Seminário).
XI Seminário da Prática de Ensino do Curso de Pedagogia.V Jornada de Socialização dos trabalhos acadêmicos. 2008. (Seminário).
CURSO: ECOAR- Educação, comunicação e Arte na defesa dos direitos de criança e do adolesente.CURSO: ECOAR- Educação, comunicação e Arte na defesa dos direitos de criança e do adolesente. 2007. (Encontro).
EDUCASUL. 2007. (Congresso).
Programa de Formação Continuada para docentes do Ensino Superior UNIVALI. 2007. (Outra).
I Simpósio de Extensão da Univali. 2006. (Simpósio).
Programa de Formação Continuada para docentes do Ensino Superior UNIVALI. 2006. (Outra).
Seminário: Ensino Médio Integrado á educação profissional: Diretrizes e caracterização.Estágio Curricular e suas dimensões. 2006. (Seminário).
Programa de Formação Continuada. 2005. (Outra).
27ª ANPED - Mini Curso: Pensando a profissionalização da docência: perspectivas e limitações. 2004. (Oficina).
27ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em educação. 2004. (Outra).
5 Seminario de prática de Ensino.Pesquisa Ressiguinificando a Prática pedagógica. 2003. (Seminário).
Curso de atualização pedagógica do programa de formação continuada para docentes do ensino superior UNIVALI. 2003. (Outra).
Grupo de estudos da Prática de Ensino. 2003. (Outra).
VI encontro de formação continuada da tutores. 2002. (Encontro).
Curso de Capacitação de tutores. 2001. (Outra).
Curso de capacitação para formadores. 2001. (Outra).
Seminário: A escola no limiar do século XXI- a questão da avaliação. 2001. (Seminário).
Curso de aperfeiçoamento: Relendo os Classicos: Contribuições para o aprofundamento da perspectiva histórica.. 1999. (Outra).
Seminário de Educação à Distância e Presencial. 1999. (Seminário).
Ciclo de Estudos Pedagógicos a Distância. 1998. (Outra).
Curso de Educação Ambiental para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. 1998. (Outra).
Encontro regional sul da ANFOPE. 1998. (Encontro).
Curso Aperfeiçoamento Para Professores do Curso de Magistério - Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental. 1997. (Outra).
Curso de Educação Ambiental para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. 1997. (Outra).
Programa de Capacitação Permanente de Professores, Especialistas e Dirigentes. 1997. (Outra).
I Seminário de Intercâmbio Cientifico Entre Educadores do Ensino Regular e Especial. 1996. (Seminário).
Compromisso Social da FAED. 1994. (Seminário).
Curso de Atualização para Professores do Ensino Fundamental. 1994. (Outra).
Participação em bancas
TURNES, M. A. H.. Alunos EJA e as possibilidades abertas a filosofia prática e ao filosofar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA) - Instituto Federal de Santa Catarina.
TURNES, M. A. H.. Fatores Geradores daa indisciplina e a prática pedagógica.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TURNES, M. A. H.. Indisciplina e a relação professor aluno. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TURNES, M. A. H.. Indisciplina escolar: concepções dos educadores. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TURNES, M. A. H.. Bulling: uma verdade oculta. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TURNES, M. A. H.. Como o Conselho Escolar poderá contribuir para integração familia e escoa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TURNES, M. A. H.. O Gestor e a escola no contexto do Grêmio Estudantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TURNES, M. A. H.. Como estimular e garantir a participação efetiva da família no Conselho escolar sob a perspectiva da gestão democrática. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TURNES, M. A. H.. Grêmio Estudantil: entidade democrática participativa na Gestão escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ARAUJO, L. C. G.; ANTUNES, G. A.;TURNES, M. A. H.. Práticas coporais com bicicleta na Educação Especial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.
ARAUJO, L. C. G.; ANTUNES, G. A.;TURNES, M. A. H.. Práticas Corporais com bicicleta na Educação Especial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.
ARAUJO, L. C. G.;TURNES, M. A. H.; FURTADO, H. L.. Educação Física em espaços não formais: ensaio sobre arte, linguagem e semiótica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.
ARAUJO, L. C. G.;TURNES, M. A. H.; FURTADO, H. L.. Educação Física em espaços não formais: ensaio sobre arte, linguagem e semiótica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.
ARAUJO, L. C. G.;TURNES, M. A. H.; SILVEIRA, R. A.. O se-movimentar através da dança e ginástica na Educação Especial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.
GODOY, R. M.;TURNES, M. A. H.. Alfabetização de Jovens e Adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; GODOY, R. M.. Inclusão nas práticas educativas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; GODOY, R. M.. Docência nos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
GODOY, R. M.;TURNES, M. A. H.. A importância do brincar na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
GODOY, R. M.;TURNES, M. A. H.. A arte de reciclar em espaço não formal de aprendizagem (ONG). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; GODOY, R. M.. A importância da relação Professor/a e Aluno/a no processo de aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; GODOY, R. M.. Inclusão na rede regular de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; GODOY, R. M.. Planejamento na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; GODOY, R. M.. A contação de histórias na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; GODOY, R. M.. Ludicidade na alfabetização de crianças com seis anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; GODOY, R. M.. Brincar na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; GODOY, R. M.. A evasão na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; GODOY, R. M.. O planejamento docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
ARAUJO, L. C. G.; FURTADO, H. L.;TURNES, M. A. H.. Wielecosseles e Deaci Teixeira.Ginástica na Apae. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.
ARAUJO, L. C. G.; FRECCIA, G. W.;TURNES, M. A. H.. Suzuki e Danae Hauptli Gomes.Dança e ritmos no lar do seu Doca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.
ARAUJO, L. C. G.; FRECCIA, G. W.;TURNES, M. A. H.. Lutas Corporais de percussão e domínio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.
ARAUJO, L. C. G.;TURNES, M. A. H.; MOREIRA, H. R.. Práticas corporais no meio ambiente com idosos institucionalizados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.
ARAUJO, L. C. G.;TURNES, M. A. H.; PIRES, V.. Ginástica rítmica: um olhar sobre a comunicação a partir da expressão corporal dos educando da Apae/Biguaçu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.
ARAUJO, L. C. G.;TURNES, M. A. H.; MELLER, V. A.. Contemplando as atividades recreativas no espaço não-formal da APAE-Biguaçu. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.. Aprender com artes visuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.. Alfabetização e letramento no cotidiano de Educação de jovens e adultos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.. A contribuição da arte no processo de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.. Arte Visuais no processo de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; SILVA, N. P.; GESSER, Z. L.. N. da Silva.A televisão invadindo o mundo infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; SILVA, N. P.; GESSER, Z. L.. As manifestações da sexualidade infantil no cotidiano educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; SILVA, N. P.; GESSER, Z. L.. Abordando o multiculturalismo no contexto educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; SILVA, N. P.; GESSER, Z. L.. Inclusão: tarefa de conviver com as diferenças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; SILVA, N. P.; GESSER, Z. L.. Tecnologias de informação e comunicação: no processo de ensino aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; FURLANETTO, L.; SANTOS, R. B.. Música bem cultural: sua inserção no processo de ensino - aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; FURLANETTO, L.; SANTOS, R. B.. Tavares da Silva.A arte: desenvolvendo a sensibilidade e a criatividade da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; FURLANETTO, L.; SANTOS, R. B.. A utilização da mídia no processo de ensino aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; FURLANETTO, L.; SANTOS, R. B.. Educação ambiental no cotidiano da educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; SILVA, N. P.; GESSER, Z. L.. Educação ambiental no cotidiano da educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; FURLANETTO, L.; SANTOS, R. B.. As práticas multiculturais no cotidiano da educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; FREITAS, A.; MACHADO, A. L.. A música como recurso no processo de ensino e aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; FREITAS, A.; MACHADO, A. L.. Klausen da Silveira.A arte e suas contribuições na ampliação do conhecimento no espaço ecolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; LAURINDO, B. P.; GESSER, Z. L.. O uso da tecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; FURLANETTO, L.; SANTOS, R. B.. O uso do material concreto na aprendizagem de matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; LAURINDO, B. P.; GESSER, Z. L.. Franco.O cotidiano educacional e as relações de gêneros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; FREITAS, A.; MACHADO, A. L.. Influência da mídia televisiva no processo de ensino aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; FREITAS, A.; MACHADO, A. L.. Sexualidade e gênero no cotidiano educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; FREITAS, A.; MACHADO, A. L.. Freitas.Leitura: desafios e possibilidades na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; LAURINDO, B. P.; GESSER, Z. L.. A música e suas possibilidades no contexto escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; LAURINDO, B. P.; GESSER, Z. L.. O uso do portifólio como estratégia de avaliação nos anos iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; LAURINDO, B. P.; GESSER, Z. L.. Leitura e criatividade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; LAURINDO, B. P.; GESSER, Z. L.. O uso das mídias ao cotidiano educacional de modo criativo e competente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; BERGER, L.; GESSER, Z. L.. Práticas educacionais inclusivas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; MACHADO, A. L.; GESSER, Z. L.. A valorização das diferenças culturais no ambiente escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; MACHADO, A. L.; GESSER, Z. L.. A contribuição dos registros para a avaliação na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; MACHADO, A. L.; GESSER, Z. L.. Educação inclusiva no cotidiano educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; MACHADO, A. L.; GESSER, Z. L.. Expressões corporais dos educandos no processo de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; BERGER, L.; GESSER, Z. L.. As diferentes linguagens artísticas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; MACHADO, A. L.; GESSER, Z. L.. O entrelaço das interações e a aprendizagem no cotidiano educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; ROSA, L. M.; WEDY, L. M.. A mídia no cotidiano da educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; SILVA, N. P.; GESSER, Z. L.. A televisão e sua influência no cotidiano educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; SILVA, N. P.; GESSER, Z. L.. Meninos de rosa e meninas de azul: relações de gênero no cotidiano da educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; ROSA, L. M.; WEDY, L. M.. Resolução de problemas na matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; ROSA, L. M.; WEDY, L. M.. Literatura infantil: fruição, alegria e encanto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; SILVA, N. P.; GESSER, Z. L.. Artes visuais no processo de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; ROSA, L. M.; WEDY, L. M.. A arte de ler, ouvir e contar histórias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; ROSA, L. M.; WEDY, L. M.. A arte de ler, ouvir e contar histórias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; ROSA, L. M.; WEDY, L. M.. Avaliação do rendimento escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; SILVA, N. P.; GESSER, Z. L.. A arte visual no cotidiano educacional; novos rumos, novas oportunidades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; FREITAS, A.; MACHADO, A. L.. A musicalização no cotidiano educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.. Avaliação mediadora no contexto da Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.. Práticas pedagógicas e a formação do leitor: a literatura em foco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; MACHADO, A. L.; BECKER, J. S. S.. O fazer pedagógico e a mídia: integrar e completar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; MACHADO, A. L.; BECKER, J. S. S.. Avaliação mediadora: uma discussão das demandas atuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; MACHADO, A. L.; BECKER, J. S. S.. A arte como um movimento de ação pedadógica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; MACHADO, A. L.; BECKER, J. S. S.. Literatura: novos olhares, novas perspectivas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; BERGER, L.; GODOY, R. M.. Sexualidade: um tema a ser refletido. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; BERGER, L.; GODOY, R. M.. Sexualidade como um processo amancipatório. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; MACHADO, A. L.; BECKER, J. S. S.. A arte: um campo de conhecimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; BERGER, L.; GODOY, R. M.. Mídia e Educação. Contribuições e reflexos da mídia na prática pedagógica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; BERGER, L.; ALVES, S. C.. As diferentes linguagens artísticas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; BERGER, L.; ALVES, S. C.. Arte-Educação: construir diferentes formas de manifestações artísticas no ambiente educacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; BERGER, L.; ALVES, S. C.. Como incentivar o gosto pela leitura através da literatura infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.; BERGER, L.; ALVES, S. C.. A inclusão escolar: caminho de novos tempos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.. O Serviço Social no espaço Escolar: a experiencia no Colégio Marista e Municipal São José. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TURNES, M. A. H.. Gestão Educacional. 2009. Universidade do Vale do Itajaí.
TURNES, M. A. H.. Linguagens e Formas de Expressão Corporal. 2009. Universidade do Vale do Itajaí.
Orientou
Docência na EJA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Docência na EJA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Docência na Educação Infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Docência na Educação Infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Docência na Educação Infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Docência na Educação Infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Docência na EJA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Docência na EJA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
N; da Silva; A televisão invadindo o mundo infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
As manifestações da sexualidade infantil no cotidiano educacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Abordando o multiculturalismo no contexto educacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Inclusão: tarefa de conviver com as diferenças; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Tecnologias de informação e comunicação: no processo de ensino aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Música bem cultural: sua inserção no processo de ensino - aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O uso do material concreto na aprendizagem de matemática; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Tavares da Silva; A arte: desenvolvendo a sensibilidade e a criatividade da criança; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A utilização da mídia no processo de ensino aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Educação ambiental no cotidiano da educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Educação ambiental no cotidiano da educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
As práticas multiculturais no cotidiano da educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A musicalização no cotidiano educacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A música como recurso no processo de ensino e aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Klausen da Silveira; A arte e suas contribuições na ampliação do conhecimento no espaço ecolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O uso da tecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O entrelaço das interações e a aprendizagem no cotidiano educacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
As diferentes linguagens artísticas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Expressões corporais dos educandos no processo de aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Educação inclusiva no cotidiano educacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A contribuição dos registros para a avaliação na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A valorização das diferenças culturais no ambiente escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Práticas educacionais inclusivas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O uso das mídias ao cotidiano educacional de modo criativo e competente; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Leitura e criatividade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O uso do portifólio como estratégia de avaliação nos anos iniciais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A música e suas possibilidades no contexto escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Freitas; Leitura: desafios e possibilidades na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Sexualidade e gênero no cotidiano educacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Influência da mídia televisiva no processo de ensino aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Franco; O cotidiano educacional e as relações de gêneros; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A arte visual no cotidiano educacional; novos rumos, novas oportunidades; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Avaliação do rendimento escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A arte de ler, ouvir e contar histórias; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Artes visuais no processo de aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Literatura infantil: fruição, alegria e encanto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Resolução de problemas na matemática; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Meninos de rosa e meninas de azul: relações de gênero no cotidiano da educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A televisão e sua influência no cotidiano educacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A mídia no cotidiano da educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O fazer pedagógico e a mídia: integrar e completar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Avaliação mediadora: uma discussão das demandas atuais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A arte como um movimento de ação pedadógica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Literatura: novos olhares, novas perspectivas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Literatura: novos olhares, novas perspectivas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Sexualidade: um tema a ser refletido; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Sexualidade como um processo amancipatório; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A arte: um campo de conhecimento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Mídia e Educação; Contribuições e reflexos da mídia na prática pedagógica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Arte-Educação: construir diferentes formas de manifestações artísticas no ambiente educacional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Como incentivar o gosto pela leitura através da literatura infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A inclusão escolar: caminho de novos tempos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A inclusão escolar: caminho de novos tempos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
As diferentes linguagens artísticas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
As interações sociais no processo de aprendizagem das crianças; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Espaço físico:um olhar atento para aprendizagem da criança; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Leal; Ludicidade com intencionalidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Ferreira; A música no cotidiano educacional; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A importância da organização do espaço físico no ensino fundamental:reflexões sobre o atendimento a infância nessa estapa escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A importância da organização do espaço físico no ensino fundamental: reflexões sobre o atendimento à infância nessa etapa escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A brincadeira como direito da criança; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A brincadeira como direito da criança; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A brincadeira como direito da criança; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A musicalidade na infância; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A musicalidade na infância; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A influência da mídia no processo de aprendizagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Ludicidade com intencionalidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Ferreira; A música no cotidiano educacional e as diferentes linguagens; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A música no cotidiano educacional e as diferentes linguagens; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A música no cotidiano educacional e as diferentes linguagens; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Planejamento por projetos de trabalho: a literatura em foco; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Planejamento por projetos de trabalho: a literatura em foco; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Planejamento e prática: reflexão sobre a ação educativa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Planejamento e prática: reflexão sobre a ação educativa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Movimento corporal: uma contribuição no processo de aprendizagem da criança; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O ato de ouvir e contar histórias para desenvolver o gosto pela leitura; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A importância da literatura no processo da leitura e da escrita; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O ato de ouvir e contar histórias para desenvolver o gosto pela leitura; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A importância da literatura no processo da leitura e da escrita; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Contos de fadas: ampliando a relação entre realidade e o imaginario; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Contos de fadas: ampliando a relação entre realidade e o imaginario; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Leitura: uma construção social; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A musica como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A música na educação infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A música na Educação infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O papel do professor nas séries iniciais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O papel do professor nas séries iniciais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Kamers; Música e literatura infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Música e literatura infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A afetividade no processo de aprendizagem da criança; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A afetividade no processo de aprendizagem da crianaça; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
As relações dos generos sexuais na fala da criança; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Brincadeira: um caminho para apropriação de conceitos de adição e subtração; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Infancia e educação: do conhecimento espontâneo ao conhecimento científico; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Cada espaço uma história; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O resgate das brincadeiras e brinquedos infantis atuando como instrumentos faciclitadores e enriquecedores da prática pedagógica; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A importância do teatro no processo de apropriação de valores e do conhecimento pela criança; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais em sala de aula: geografia, possibilidades e limites; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Como tornar as aulas de leitura significativas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Despertar o interesse pela leitura nas crianças de pré-escola; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A produção textual na alfabetização; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O jogo, o brinquedo e a brincadeira no desenvolvimento infantil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A aplicação dos Parâmetros Curriculares em sala de aula: Língua Portuguesa, limites e possiblidades; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Brincadeiras tradicionais infantis e o desenvolvimento psicomotor; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Antero; Jogando também se aprende; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A resolução de problemas matemáticos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A aplicação dos Parâmetros Curriculares em sala de aula: História , limites e possibilidades; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A aplicação dos Parâmetros Curriculares em sala de aula: Matemática, poissibilidades e limites; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A aplicação dos Parâmetros Curriculares em sala de aula: Ciências Naturais , limites e possibilidades; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
C; Hoffmann; O despertar do interesse da criança pela leitura; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, como são construídas e como enfrentá-las no cotidiano escolar; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Pawlick; Uso da linguagem oral de maneira significativa; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A importância dos jogos e brincadeiras no processo de apropriação de conceitos da matemática; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Como despertar o interesse das crianças pela leitura na alfabetização; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Literatura Infantil: um espaço à autonomia e à imaginação; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A leitura como fonte de informação e ampliação dos horizontes culturais da criança; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O brinquedo, o brincar e os jogos como uma possibilidade de desenvolvimento da criança; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O sentido e o significado da produção textual; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A dificuldade de aprendizagem e a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O uso da leitura e da escrita no cotidiano da educação infantil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Avaliação: compromisso com a aprendizagem; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O ato de brincar no processo educacional; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Afetividade como fator relevante para o desenvolvimento da criança; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Inclusão dos portadores de necessidades educativas no ensino regular; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Interdisciplinariedade: limites e possiblidades do trabalho pedagógico de artes; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Encaminhamentos pedagógicos que possibilitam a inclusão dos sujeitos com necessidades educativas especiais no ensino regular; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O valor das interações na sala de aula para a superação das dificuldades de aprendizagem no cotidiano escolar; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento e aprendizagem; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Produção textual de forma significativa; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A importancia da literatura infantil como elemento facilitador na prática pedagogica; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O lúdico como instrumento facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem da criança; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A contribuição da brincadeira para a apropriação da linguagem matematica; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da educação infantil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A importância da brincadeira do faz-de-conta na educação infantil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O jogo e suas possibilidades de desenvolvimento na educação matemática; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O sentido e significado da produção de texto na alfabetização; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Leitura e alfabetização; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
de Souza Kreuch; Matemática também se aprende com jogos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Diversidade nas interpretações textuais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O incentivo ao hábito de leitura; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O ensino da língua materna a partir das hipóteses iniciais da oralidade infantil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Desenvolvimento da capacidade leitora das crianças; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Avaliação escolar: clara e reflexiva; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Produção textual na alfabetização; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A importância dos jogos educativos na educação infantil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A brincadeira do faz-de-conta na educação infantil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O trabalho pedagógico com a leitura e a oralidade; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
O processo ensino-aprendizagem dos números nas séries iniciais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A leitura como habito constante na vida das crianças; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Literatura infantil no desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A importância de contar história na construção do conhecimento da criança; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A leitura reflexiva e a postura crítica no ato de ler; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
A importância do ato de ler; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Aparecida Hahn Turnes;
Produções bibliográficas
-
TURNES, M. A. H. . PIBID UNIVALI Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista PIBID UNIVALI: Docência na Educação Básica , v. 1, p. 01-15, 2016.
Outras produções
TURNES, M. A. H. . Coordenadora de área do PIBID Pedagogia. 2015.
PIRES, V. ; FRECCIA, G. W. ; MOREIRA, H. R. ; TURNES, M. A. H. ; MATIAS, T. S. ; ROVER, A. V. ; SOUZA, J. . Integrante do Colegiado do Curso de Educação Física (Licenciatura) do Campus Biguaçu - UNIVALI. 2015.
ARAUJO, L. C. G. ; FRECCIA, G. W. ; TURNES, M. A. H. ; MELLER, V. A. ; MOREIRA, H. R. . Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física (Licenciatura) do Campus de Biguaçu. 2015.
TURNES, M. A. H. . Coordenadora de área Projeto PIBID UNIVALI. 2015.
TURNES, M. A. H. . Coordenadora de área do PIBID Pedagogia. 2014.
PIRES, V. ; MACHADO, A. L. ; CATEN, C. A. T. ; MATIAS, T. S. ; ROVER, A. V. ; SANTOS JUNIOR, M. ; TURNES, M. A. H. . Integrante do Colegiado do Curso de Educação Física (Licenciatura) do Campus Biguaçu - UNIVALI. 2014.
TURNES, M. A. H. . Coordenadora de área do PIBID Pedagogia. 2013.
TURNES, M. A. H. . Integrante do grupo de formadoras do PNAIC no âmbito do Estado de Santa Catarina. 2013.
PIRES, V. ; MACHADO, A. L. ; CATEN, C. A. T. ; SOUZA, J. ; TURNES, M. A. H. ; ROVER, A. V. ; SANTOS JUNIOR, M. . Integrante do Colegiado do Curso de Educação Física (Licenciatura) do Campus Biguaçu - UNIVALI. 2013.
TURNES, M. A. H. . Educação de Jovens e Adultos. 2013. .
TURNES, M. A. H. . Curso de Formação do Programa Antonieta de Barros. 2012. .
TURNES, M. A. H. . Formação Continuada da Rede Municipal de Itajaí com tema Diretrizes Curriculares Nacionais / Expectativas de Aprendizagem/ Diversidade e Currículo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIRA, M. C. F. ; TURNES, M. A. H. . Educação Inclusiva: Curso de Pedagogia. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
TURNES, M. A. H. . Palestra tema: Docência no Curso Norma Médio. 2011. .
TURNES, M. A. H. ; VANIN, R. C. S. . Organização Curricular: Curso de Pedagogia EAD. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
TURNES, M. A. H. . Formadora da Oficina Pedagógico para Educação Infantil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TURNES, M. A. H. . Coordenador Pedagógico do Curso de Formação Continuada: Implementando o projeto político pedagógico da Escola Silveira de Matos. 2010. (Coordenador Pedagógico).
Prêmios
2005
medalha Antinieta de Barros, Assembleia Legislativa Do Estado de Santa Catarina.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. , Prefeitura Municipal de Florianópolis, Centro, 88010914 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 32516135
Experiência profissional
2005 - 2018
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 20
2002 - 2003
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Admitido em caráter temporário, Carga horária: 10
Atividades
-
09/2015 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Educação Física - Campus Biguaçu (Licenciatura), Núcleo Docente Estruturante - NDE.,Cargo ou função, Docente.
-
09/2015 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Educação Física - Campus Biguaçu (Licenciatura), Colegiado do Curso.,Cargo ou função, Docente.
-
03/2015 - 08/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Educação Física - Campus Biguaçu (Licenciatura), Colegiado do Curso.,Cargo ou função, Docente.
-
04/2014 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Educação Física - Campus Biguaçu (Licenciatura), Colegiado do Curso.,Cargo ou função, Docente.
-
03/2014 - 01/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realidade Sócioeducacional Brasileira
-
08/2012 - 01/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Praticas Docente-Projetos Integrados
-
03/2012 - 01/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Praticas Docente: Projetos Integrados 3 periodo
-
02/2012 - 01/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Praticas Docente Projetos Integrados 5 periodo
-
02/2012 - 01/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio Supervisionado-pequisa da Pratica Pedagógica 8 periodo
-
02/2012 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio Supervisionado-Pesquisa da Pratica Pedagogica 7 periodo
-
07/2013 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Educação Física - Campus Biguaçu (Licenciatura), Colegiado do Curso.,Cargo ou função, Docente.
-
09/2013 - 10/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de Materiais Didáticos (revisão)
-
08/2012 - 01/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio Supervisionado-Pesquisa da Pratica Pedagógica 6 periodo
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, curriculo
-
08/2011 - 01/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Docente e Projetos Integrados 5 periodo
-
08/2011 - 01/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Inclusiva- Produção de Material Didático( revisão)
-
08/2011 - 01/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado - pesquisa da Prática Pedagógica 8 periodo
-
08/2011 - 01/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado-Pesquisa da Prática Pedagógica 7 periodo
-
08/2011 - 01/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Temáticos Ensino Médio - Produção de Material Didático( impresso e Teleaula)
-
02/2011 - 08/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização Curricular - Prrodução de material didático(impresso e teleaula), Prática docente: projetos integrados, Estágio Supervisionado-pesquisa da prática pedagógica
-
08/2010 - 01/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em Educação Infantil, Pesquisa-ação: estudos temáticos, Estágio Supervisionado-pesquisa da prática pedagógica
-
02/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa-ação: estudos temáticos, Estágio supervisionado-pesquisa da prática pedagógica
-
08/2009 - 01/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa-ação: estudos temáticos, Estágio supervisionado-pesquisa da prática pedagógica
-
02/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização Curricular, Pesquisa-ação: estudos temáticos, Estágio supervisionado-pesquisa da prática pedagógica, Prática de Ensino em Educação Infantil
-
08/2008 - 01/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em Séries Iniciais Ensino Fundamental, Prática de Ensino em Educação Infantil, Curículo, Currículo, Pesquisa-ação-estudos temáticos, Fundamentos da Educação Infantil de 4 a 6 anos, Estágio Supervisionado-pesquisa da prática pedagógica, Psicologia da Educação
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento, Currículo, Estágio Supervisionado - pesquisa da prática pedagógica, Pesquisa-ação e estudos temáticos, Prática de Ensino em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prática de Ensino em Educação Infantil
-
08/2007 - 01/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC Séries Iniciais do Ensino Fundamental, TCC Educação Infantil, Prática Docente e Projetos Integrados, Prática de Ensino em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prática de Ensino em Educação Infantil
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em Educação Infantil, Prática de Ensino em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Didática
-
08/2006 - 01/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais, Prática de Ensino em Educação Infantil, Prática de Ensino em Séries Iniciais do Ensino Fundamental
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais, Prática de Ensino em Educação Infantil, Prática de Ensino em Séries Iniciais do Ensino Fundamental
-
07/2005 - 01/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em Educação Infantil, Fundamentos Metodológicos do ensino de História, Didática, Prática de Ensino em Séries Iniciais do Ensino fundamental
-
01/2005 - 07/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRAT.ENS.EM SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAM., PRATICA DE ENSINO EM EDUCACAO INFANTIL, TOPICOS ESPECIAIS
-
07/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TOPICOS ESPECIAIS, PRATICA DE ENSINO EM EDUCACAO INFANTIL, PRAT.ENS. EM SERIES INICIAIS DO ENS. FUNDAM.
-
01/2003 - 06/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em Ed. Inf.
-
07/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em SI do EF
-
01/2002 - 06/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em EI e em SI do EF, Prática de Ensino em EI, Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática, PRAT.ENS. EM SERIES INICIAIS DO ENS.FUNDAM.
2001 - 2006
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Admitido em Carater Temporário, Carga horária: 10
2001 - 2006
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Admitido em carater Temporario, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 10
Atividades
-
09/2001 - 12/2006
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tutoria Integral ao Curso
-
09/2001 - 12/2006
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tutoria integral ao curso
1994 - 1998
Prefeitura Municipal de Santo Amaro da ImperatrizVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente do CMDCA
Outras informações:
Presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA em 2 (dois) mandatos, assegurados em lei municipal.
1997 - 2013
Secretaria da Educação do EstadoVínculo: , Enquadramento Funcional: professora/aposentada, Carga horária: 40
1980 - 2012
Secretaria da Educação do EstadoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora aposentada, Carga horária: 40
1995 - 1996
Secretaria da Educação do EstadoVínculo: Efetiva, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Pedagoga responsável orientação e Supervisão às salas de recurso na Área da Deficiência Visual na Fundaçào Catarinense de Educação Especial
1995 - 1995
Secretaria da Educação do EstadoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Efetiva, Carga horária: 40
Outras informações:
Diretora da E.E.B. Professor Silveria de Matos
1994 - 1994
Secretaria da Educação do EstadoVínculo: Efetiva, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora de apoio pedagógico Ensino Fundamental , E. E.B. Professor Silveria de Matos
1991 - 1993
Secretaria da Educação do EstadoVínculo: Efetiva, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora de 1a e 3a Série do Ensino Fundamental.
1991 - 1991
Secretaria da Educação do EstadoVínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Exercício na Coordenadoria Local de Educação de Santo Amaro da Imperatriz
1989 - 1990
Secretaria da Educação do EstadoVínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Membro da equipe de Supervisão Regional de Educação Especial
1988 - 1989
Secretaria da Educação do EstadoVínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora na Fundação Catarinense de Educação Especial
1983 - 1987
Secretaria da Educação do EstadoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituto , Efetivo 1985, Concurso Público, Carga horária: 40
Outras informações:
Pedagoga responsável pela orientação supervisão das Salas de Recursos do Estado de Santa Catarina.
1980 - 1982
Secretaria da Educação do EstadoVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Didática e Estágio Supervisionado
-
03/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais, Estágio Supervisionado na Educação Infantil, Didática das Séries Iniciais, Didática da Educação infantil
2018 - Atual
Prefeitura Municipal de FlorianópolisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora na área da Educação Especial
2013 - 2013
Fundação Universidade Regional de BlumenauVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador
Outras informações:
Professora da disciplina de Teoria e Prática Educacional da Pessoa com Deficiência Multipla. Curso de Licenciatura em educação especial/PARFOR, perfazendo 108 horas-aula.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MARIA APARECIDA HAHN TURNES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?