Lucas Rosselli da Costa

Graduado pela FATEC em Tecnologia de Produção Industrial, MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Universidade Gama Filho ,MBA em Logística Empresarial na Fundação Getulio Vargas. Trabalhos desenvolvidos no controle de qualidade do frigorífico Estrela Alimentos (5s, BPF,PDCA). No departamento de engenharia no setor fabricação de sucos de laranja e seus derivados Suco cítrico Cutrale LTDA. Nesta desenvolvendo trabalhos nos setores de expedição e exportação fabricação de produtos, subprodutos e administração de materiais. Desenhista, calculista na Astec Engenharia, empresa especializada em engenharia consultiva e projetos com sede na cidade de São José do Rio Preto, estado de São Paulo, nesta trabalhando com projetos de pavimento, geotecnia, projetos ambientais e orçamentos no departamento de Pavimento e geotecnia. Docente do curso técnico de logística (módulos, Logística e seus Processos Internos, Administração de Processos Logísticos e Transporte, Cadeia de Suprimentos), e em cursos livres de curta duração como Logística Integrada, Administração da Produção e Administração de Armazenagem, no Senac. Desenvolvimento de treinamento na área de Administração de Armazenagem,para o almoxarifado central da Prefeitura de São José do Rio Preto, alinhado a distribuição de medicamentos para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Cidade, trabalho realizado e parceria SENAC e Prefeitura. Consultor em logística, áreas de estratégias de armazenagem e transporte e também em empreendedorismo, montando plano de negócios e reestruturando processos. Consultor do programa Produtividade 5s Sebraetc Professor Convidado no MBA LOGÍSTICA EMPRESARIAL E SUPLY CHAIN UNIP desenvolvendo o Módulo de Supply Chain Management. Professor convidado no MBA em Logística da UNIGRANRIO, esta desenvolvendo as atividades no modelo remoto.

Informações coletadas do Lattes em 20/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em MBA em Logística Empresarial

2010 - Atual

Fundação Getúlio Vargas
Título: O PANORAMA FERROVIÁRIO BRASILEIRO E O APROVEITAMENTO DE ESCOAMENTO DA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NA REGIÃO CENTRO OESTE POR ESTE MODAL.
Orientador: Jammil Moisés Filho

Especialização em MBA Executivo em Gestão Empresarial

2008 - 2010

Universidade Gama Filho
Título: Bio Solucções
Orientador: Tiago Kraetzer

Graduação em Tecnologia de Produção Industrial

2003 - 2007

Faculdade Estadual de Tecnologia de Taquaritinga
Título: AS PERSPECTIVAS DA BIOMASSA COMO ENERGIA ALTERNATIVA
Orientador: Prof. Dr. Hermas Amaral Germek

Formação complementar

2017 - 2017

Capacitação Docente. (Carga horária: 4h). , União das Faculdades dos Grandes Lagos, UNILAGO, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Gerência de projetos (Praticas alinhadas ao PMI. , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2013 - 2013

Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem: da intenção á sistemat. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2008 - 2009

MBA em MBA Executivo em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 400h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil. , Título: Bio Soluções. , Orientador: Tiago Kratezer.

2008 - 2008

Seis Sigma. (Carga horária: 30h). , Catho on line, CATHO, Brasil.

2008 - 2008

Logística Integrada. (Carga horária: 24h). , SENAC São José do Rio preto, SENAC, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em ISO 9000 e 9001 versão 2000 Conhecendo e Implement. (Carga horária: 32h). , faculdade Estadual de Tecnologia de Taquariringa, FATEC-TQ, Brasil.

2004 - 2004

Oracle 9i Administração Básica de DBA SQL. (Carga horária: 30h). , Faculdade Estadual de Tecnologia de Taquaritinga, FATEC-TQ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Logística.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Técnica.

Participação em eventos

SEMANENG.Logística e Sustentabilidade. 2010. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Kamila Tridapalli Baratta

COSTA, L. R.; Cazetta M; Dezani, Rui. BIOSOLUÇÕES: UMA SOLUÇÃO FINANCEIRAMENTE VIÁVEL?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto.

Produções bibliográficas

  • Lucas Rosselli da Costa ; COSTA, L. R. . Logística como fator competitivo para empresas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, L. R. . Logística e sustentabilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

SENAC São José do Rio Preto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador na Área de Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - Atual

SENAC São José do Rio Preto

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitor de Educação Profissional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador dos cursos de Logpistica, Docente nos cursos de Logística e da área de Administração e Negócios. Docente no curso técnico de Logísticas, ministrando os seguintes módulos:  Módulo II ? Logística e seus processos internos. o Administração de materiais e; o Armazenagem, movimentação e separação de materiais.  Módulo III ? Administração de processos logísticos e transportes o Integração de logística marketing e vendas; o Planejamento e controle da produção; o Desenvolvimento de fornecedores; o Transportes e distribuição e; o Logística reversa.  Módulo IV ? Cadeia de suprimentos o Diagnóstico de cadeias de suprimentos, reconhecendo todos os processos logísticos; o Redução de custos e aumento no nível de serviço em uma cadeia de suprimentos e; o Indicadores de Performance, oportunidades de melhoria em uma cadeia de suprimentos. Docente em cursos livres de curta duração:  Logística Integrada;  Administração de Armazenagem e  Administração da Produção.

2009 - 2009

SENAC São José do Rio Preto

Vínculo: Carta Convite, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor do curso Técnico em Logísta. Professor do curso livre: Administração da Armazenagem; Ministrei aulas abordando os seguintes assuntos: Cadeia de Suprimentos (Supply Chain); Custos Logísticos; Kanban; Just in Time; Estratégia de estoque; transportes; WMS (Softwares logísticos), etc.

2009 - 2011

Astec Engenharia Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenhista, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa especializada em engenharia consultiva e projetos atua em projetos rodoviários e ferroviários, além de supervisão e gerenciamento de obras e ambiental

2007 - 2009

Sucocitrico Cutrale Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Operador de Tank Farm (Exportação e Expedição, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Exportação e expedição,operação tank farm, manuseio e armazenamento de produto final (automatizado). Emissões de notas fiscais, gestão e controle de estoque, controle de saída de produtos e subprodutos. Agendamentos de embarques (navios, isto- tanques), Controle de qualidade, Correção de produtos. Almoxarifado, area fiscal e financeira, consultas e entradas de notas fiscais, Controle de entrega de materiais, auditorias internas, inventários.

2016 - Atual

União das Faculdades dos Grandes Lagos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor no curso de Engenharia de Produção . Disciplinas; Logística e cadeia de Suprimentos I Logística e cadeia de suprimentos II Logística reversa PCPI

2007 - 2007

Estrela Alimentos

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do Controle de Qualidade, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio no Controle de Qualidade do Frigoestrela. Conhecimento dos sistemas de auto controle como Haccp, PPHO, BPF, PSO e sistema de qualidade como 5s, Melhoria Contínua, PDCA entre outros. Apresentação do projeto de implantação dos sistemas de qualidade, 5S e Melhoria Continua ao Gerente do Controle de Qualidade.

2015 - Atual

Universidade Paulista

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 36

Outras informações:
Professor Convidade MBA LOGÍSTICA EMPRESARIAL E SUPLY CHAIN, desenvolvendo o módulo de Supply Chain Management

2016 - Atual

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Executivo, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Executivo na Pós Graduação em Administração Módulo Produção e serviços