Edmarcos Pereira da Costa

Mestre em Música pela Universidade de Aveiro; Especialista em música de câmara: práticas interpretativas dos séculos XX e XXI e Bacharel em música com habilitação em violino pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Informações coletadas do Lattes em 14/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Música

2014 - 2016

Universidade de Aveiro
Título: Memórias anteriores e posteriores: estudo sobre interferência proativa nos movimentos do braço direito dos violinistas,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Jorge Manuel Salgado de Castro Correia
Palavras-chave: interferência proativa; preparação para a performace; memória; esquecimento; mudança de concepção técnica no violino.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em praticas interpretativas dos séculos XX e XXI

2012 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Movimentos do membro superior direito na condução do arco no violino na aplicação de técnicas estendidas para execução da obra ?Mesmo se voltasse ao mesmo tempo? de Silvio Ferraz
Orientador: Regiane Hiromi Yamaguchi

Graduação em música

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador: Ranilson Bezerra

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Pelos mares da língua portuguesa. A música erudita portuguesa como instrumento de diálogo entre um brasileiro e uma chinesa: relato de experiência do intercâmbio sociocultural e musical na preparação de uma performance musical. 2016. (Congresso).

Atlantic Coast Internacional Music Festival.Master Class: a prática técnico-performativa do violino (Classe do Prof. Felix Andrievsky e Nuno Soares). 2015. (Outra).

Núcleo de Estudantes de Música (Workshop).Técnicas de Aprendizagem Motora e dos Movimentos Naturais do Corpo na Iniciação aos Instrumentos de Cordas - Método de Paul Rolland. 2015. (Outra).

Performa'15.Memórias indesejadas: um estudo sobre os esquecimentos de informações recém adquiridas na preparação de uma performance musical.. 2015. (Encontro).

Curso (Conservatório Calouste GulbenKian).Consciência do Corpo e Técnica Instrumental. 2014. (Outra).

Master Classe.Master Class: a prática técnico-performativa do violino (Classe do Prof. Stefan Arzberger). 2013. (Outra).

Master Classe.Master Class: a prática técnico-performativa do violino (Classe do prof. Julian Rachilin). 2012. (Outra).

Festival Virtuose.Master Class (Aluno ativo na classe do Dr. Benjamin Sung). 2011. (Outra).

Festival Virtuose.Atuação na Orquestra do festival ( Regência: Rafael Garcia). 2011. (Outra).

Semana da Música da UFRN.Master Class: a prática técnico-performativa do violino (Classe de prof. Benjamim Sung). 2011. (Outra).

Festival Musica nas Montanhas.Master class (Aluno ativo na classe da Prof. Betina Stegman) e Integrante da Orquestra do Festival. 2010. (Outra).

II Festival Internacional de Música de Câmara da EMUFRN.Praticas Performativas: Master Class (Aluno ativo na classe de violino e viola da Prof. Katrin Melcher). 2010. (Outra).

Festival Música nas Montanhas.Master Class (Aluno ativo na classe do Prf. Lindon Taylor). 2009. (Outra).

I Festival Internacional de Música de Câmara da EMUFRN.Master Class (Aluno ativo na classe da Prof. Fany Solter). 2009. (Outra).

I Festival Internacional de Música de Câmara da EMUFRN.Master Class (Aluno ativo na classe de violino e viola da Prof. Katrin Melcher). 2009. (Outra).

Semana da Música da UFRN.Orquestra da Semana da Música 2009 (Spalla). 2009. (Outra).

Semana da música da UFRN/2009.A Música Contemporânea (Ministrada pelo Dr. Roberto Victório). 2009. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Aristóteles Lean da Silva Nascimento

BEZERRA, E.; NASCIMENTO, A. M. B.;Edmarcos Costa. O ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO FERRAMENTA PROMOTORA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA DO BARDO (RN). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Edmarcos Costa; MUNIZ, A.; BEZERRA, E.. Seleção de músicos para temporada 2017 OSUFRN. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Produções bibliográficas

  • Edmarcos Costa ; LING, S. X. (Org.) . 3º Congresso internacional pelos mares da língua portuguesa. 1. ed. Aveiro: Ua Editora, 2016. v. 1. 122p .

  • Edmarcos Costa ; YANG, Y. (Org.) . Performa'15: Abstracts of the International Conference on Musical Performance. 1. ed. Aveiro: Ua Editora, 2015. v. 1. 123p .

  • Edmarcos Costa . CONFLITOS DE MEMÓRIAS NA PREPARAÇÃO PARA A PERFORMANCE MUSICAL: IDENTIFICAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS DA INTERFERÊNCIA PROATIVA NA CONDUÇÃO DO ARCO NO VIOLINO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LING, S. X. ; Edmarcos Costa . A música erudita portuguesa como instrumento de diálogo entre um brasileiro e uma chinesa: relato de experiência do intercâmbio sociocultural e musical na preparação de uma performance musical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

Edmarcos Costa . Oficina de Música em violino. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Edmarcos Costa ; POPOV, Y. . Audição de Violino. 2015. Interpretação.

Edmarcos Costa ; POPOV, Y. . Avaliação referente a disciplina Violino. 2015. Interpretação.

Edmarcos Costa ; YANG, Y. . Chinese New Year Ceremony. 2015. Interpretação.

Edmarcos Costa ; YANG, Y. . Piano Porto 2015. 2015. Interpretação.

Edmarcos Costa ; YANG, Y. . Avaliação Referente a Disciplina música de Conjunto. 2015. Interpretação.

RESCALA, Tim ; Edmarcos Costa . Trilha da novela: Meu pedacinho de chão (Rede Globo). 2014. Trilha Sonora.

Edmarcos Costa ; POPOV, Y. . Audição de Violino e Música de Câmara. 2014. Interpretação.

Edmarcos Costa ; Igara Cabral . Recital de Graduação. 2011. Interpretação.

DANTAS, Ronedilke ; Edmarcos Costa ; FRANÇA, Paulo ; PRESGRAVE, D. F. S. . Quarteto Vórtice. 2010. Interpretação.

Prêmios

2009

Prêmio EMUFRN 2009 (Competição Jovens Solistas), UFRN.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Orquestra Sinfonica da Paraiba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Violinista, Carga horária: 12

2016 - Atual

Escola Estadual de Música Anthenor Navarro

Vínculo: Servidor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2016 - Atual

Café Quarteto

Vínculo: Integrante independente, Enquadramento Funcional: Primeiro violinista, Carga horária: 6

2013 - 2014

Instituto Baccarelli

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico de orquestra, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou como integrante dos primeiros violinos ativamente em 12 concertos da OSH compreendidas entre 2012 e 2013.

2013 - 2014

Instituto Baccarelli

Vínculo: Professor assistente, Enquadramento Funcional: Professor assistênte, Carga horária: 6

Outras informações:
Assistência nos ensaios "tutti" e ensaios de naipe para os primeiros violinos da orquestra de cordas infantil do Instituto Baccarelli.

2008 - 2012

Escola Municipal de Musica de Macaíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Violino, Carga horária: 20

2009 - 2010

Escola Municipal de Musica de Macaíba

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de violino, Carga horária: 20

Outras informações:
Neste Período o estagiário atuou pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos instituída pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Spalla, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuou como Spalla das Orquestras de Câmara e Sinfônica da UFRN.

2012 - 2012

Orquestra Sinfónica do Rio Grande do Norte

Vínculo: Músico convidado, Enquadramento Funcional: Violinista nos segundos violinos, Carga horária: 12