Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques
Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nas seguintes temáticas: formação de professores, prática pedagógica, educação inclusão, politicas publicas.Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1986), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Doutorado em Ciências - USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2010). Participante do Núcleo Tecnologia e Inovação.
Informações coletadas do Lattes em 01/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Ciências
2006 - 2010
USP - Faculdade de FIlosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Título: O acesso de pessoa com deficiência, ao sistema público de ensino de Manaus, na percepção dos profesores
Eucia Beatriz Lopes Petean. Palavras-chave: Políticas Pública Educacionais; Inclusão; Acessibilidade; Formação de Professores.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação (Currículo)
1996 - 1998
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A ressignificação do processo educativo a partir da integração ensino/pesquisa:análise da percepção docente da FACED da Universidade do Amazonas
, Ano de Obtenção: 1998.Mere Abramowicz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Binomio Ensino-Pesquisa; Educador-Pesquisador; Ensino Superior.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Graduação em Pedagogia
1983 - 1986
Universidade Federal do Amazonas
Título: Ensino Noturno:possibilidades e limites
Orientador: Renata Gonçalves
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Organização de eventos
MATOS, M. A. S. ; MARQUES, M. P. S. D. ; SOUZA, D. B. . IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão. 2014. (Outro).
MATOS, M. A. S. ; SOUZA, D. B. ; SILVA JUNIOR, S. V. ; NASCIMENTO, J. V. ; MARQUES, M. P. S. D. . III Encontro Amazonico de Psicopedagogia - EAPSI e I Encontro Internacional de Psicopedagogia - EIPSI. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
VI SEMINÁRIO DO PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA: RENOVANDO O OLHAR A PARTIR DO CURRÍCULO.O desafio do trabalho pedagógico na perspectiva da diversidade: um olhar sobre a diferença.. 2016. (Seminário).
VI SEMINÁRIO DO PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA: RENOVANDO O OLHAR A PARTIR DO CURRÍCULO.O desafio do trabalho pedagógico na perspectiva da diversidade: um olhar sobre a diferença.. 2016. (Seminário).
VI SEMINÁRIO DO PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA: RENOVANDO O OLHAR A PARTIR DO CURRÍCULO.O desafio do trabalho pedagógico na perspectiva da diversidade: um olhar sobre a diferença.. 2016. (Seminário).
XXIII Colóquio AFIRSE As Pedagogias na sociedade contemporânenea: desafios as escolas e aos educadores.Licenciatura em Pedagogia:impasses e perspectivas na profissionalização docente. 2016. (Outra).
3er Congresso Iberoamericano de Estilos de Aprendizaje - Cartagena. A formação Inicial de professores e a educação inclusiva: a contribuição do trabalho colaborativo.. 2015. (Congresso).
VI Congresso Internacional de Educação: Educação Humanizadora e os desafios éticos na sociedadee pós moderna. Os marcos legais e políticos sobre Educação Especial e Inclusiva no Brasil e seus efeitos na organização escolar do município de Manaus:uma reflexão sobre o que dizem os documentos legais.. 2015. (Congresso).
XV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação ? SEINPE.Licenciatura em Pedagogia: impasses e perspectivas na profissionalização docente. 2015. (Seminário).
XXII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE.Avaliação do Estágio Supervisionado em Educação Infantil como Práxis Pedagógica: Uma Análise da Práxis Discente. 2015. (Simpósio).
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. A Política de Inclusão no Ensino Básico do Município de Manaus: Análise dos Depoimentos Docentes. 2014. (Congresso).
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação de Professores Para o Atendimento Educacional Especializado: Desafios e Perspectivas. 2014. (Congresso).
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Acadêmicos e Professores: Um Diálogo Entre a Formação Inicial e Continuada no Contexto da Educação Inclusiva. 2014. (Congresso).
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Acessibilidade na Educação Infantil: Um Estudo em Dois Centros Municipais de Educação Infantil da Cidade de Manaus. 2014. (Congresso).
II Encontro da ANPAE Amazonas.Política Educacional, Direitos Humanos, Diversidade Cultural e Desigualdade Social - Desafios Amazônicos. 2014. (Encontro).
IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.Os Desafios da Linha 4: Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico PPGE/UFAM. 2014. (Simpósio).
IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.Membro do Comitê Científico. 2014. (Simpósio).
XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Politicas Educativas Nacionais e Locais: Articulacão Necessária para o Desenvolvimento. 2014. (Congresso).
XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE.Educação em Tempo Integral: Desafios e Perspectivas no Estado do Amazonas. 2014. (Outra).
I Congresso dos Estudantes de Pedagogia da UFAM. O Movimento Estudantil na Atualidade e seus Múltiplos Contextos. 2013. (Congresso).
I Congresso dos Estudantes de Pedagogia da UFAM. Membro do Comitê Científico. 2013. (Congresso).
III Encontro Amazônico de Psicopedagogia - EAPSI e I Encontro Internacional de Psicopedagogia - EIPSI. 2013. (Encontro).
III Encontro Amazônico de Psicopedagogia - EAPSI e I Encontro Internacional de Psicopedagogia - EIPSI.Educação e Saúde: Diálogo sobre a Aprendizagem Humana. 2013. (Encontro).
III Encontro Amazônico de Psicopedagogia - EAPSI e I Encontro Internacional de Psicopedagogia - EIPSI.Membro do Comitê Científico. 2013. (Encontro).
III Encontro Amazônico de Psicopedagogia - EAPSI e I Encontro Internacional de Psicopedagogia - EIPSI.A Gestão e Qualidade de Lideranças nas Escolas. 2013. (Encontro).
V Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME-AM.Inclusão e Direitos Humanos. 2013. (Encontro).
III Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão.Métodos de Aprendizagem para Crianças Autistas: Estudo de Diferentes Estratégias de Ensino. 2012. (Simpósio).
III Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão.Contribuições de Reuven Feuerstein para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2012. (Simpósio).
III Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão. 2012. (Outra).
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Métodos de Aprendizagem para Criança Autistas: Estudo de Diferentes Estratégias de Ensino. 2012. (Congresso).
XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. A Percepção dos Professores da Educação Básica no Município de Manaus Sobre a Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência: Análise da Prática Pedagógica e Curricular. 2012. (Congresso).
XIX Colóquio da Secção Portugues da AFIRSE. Contribuções para Reflexão Sobre o Currículo de Formação de Professores: Articulação Teoria e Prática no Estágio Supervisionado na Educação Infantil. 2012. (Congresso).
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN.Contribuições de Reuven Feuerstein para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2011. (Encontro).
I Seminário e Autismo no Contexto da Inclusão e IV Encontro Científico da Associação de Amigos do Autista no Amazonas - AMA. 2009. (Seminário).
I Seminário e Autismo no Contexto da Inclusão e IV Encontro Científico da Associação de Amigos do Autista no Amazonas - AMA. 2009. (Seminário).
Participação em bancas
MARQUES, M. P. S. D.; BARROS, J. L. C.; OLIVEIRA, J. A.. GESTÃO ESCOLAR E POLÍTICA EDUCACIONAL DE INCLUSÃO NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE MANAUS: UMA REFLEXÃO À LUZ DA TEORIA CRÍTICA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
BARROS, J. L. C.;MARQUES, M. P. S. D.; MOREIRA, W. W.. A Comunicação Alternativa e a Mediação do Professor na Sala de Recurso Multifuncionais: um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
SILVA, N. C.; SANTANA, M. E.;MARQUES, M. P. S. D.; ESTEVES, A. V. F.; SANTOS, E. R.. Enfermagem Perioperatória e sua inserção nos cursos de graduação. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
MOURÃO, Arminda Rachel Botelho; PINHEIRO, Maria das Graças Sá Peixoto;MARQUES, M. P. S. D.. Formação do Pedagogo na Contemporaneidade: Análise da Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia - UFAM/2008. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
SILVA, P. D. N. C.; MAINBOURG, E. M. T.;MARQUES, M. P. S. D.. Análise da Capacitação dos Enfermeiros que Atuam na Atenção à Saúde das Populações Indígenas. 2013. Dissertação (Mestrado em EESTRADO EM ENFERMAGEM) - Universidade Federal do Amazonas.
MOURÃO, Arminda Rachel Botelho; RAMOS, J. G. B.;MARQUES, M. P. S. D.. A Representação Social de Tecnologia. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
NASCIMENTO, A. C. A.;MARQUES, M. P. S. D.; BECKER, M. A. D.. Formação Continuada de Professores para a Educação de Surdos da Rede Municipal de Manaus: Repercussões na Prática Pedagógica. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
MOURÃO, Arminda Rachel Botelho; PINHEIRO, Maria das Graças Sá Peixoto;MARQUES, M. P. S. D.. O Ensino Médio nas Escolas de Tempo Integral. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
BRITO, R. M.; Miranda, A A S; THOME, Z. R.;MARQUES, M. P. S. D.; PINHEIRO, Maria das Graças Sá Peixoto. Formação do Professor e o Processo Ensino-Aprendizagem no Programa Escola Ativa na Região Metropolitana de Manaus. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; BARROS, J. L. C.; OLIVEIRA, J. A.. GESTÃO ESCOLAR E POLÍTICA EDUCACIONAL DE INCLUSÃO NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE MANAUS: UMA REFLEXÃO À LUZ DA TEORIA CRÍTICA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
WEIGEL, V. A. C. M.; SOUZA, M. V.;MARQUES, M. P. S. D.. Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental em Escolas Municipais de Manaus. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
MOURÃO, Arminda Rachel Botelho;MARQUES, M. P. S. D.; PINHEIRO, Maria das Graças Sá Peixoto. Formação do Pedagogo na Contemporaneidade: Análise da Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia - UFAM/2008. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
SILVA, N. C.; BECKER, S. G.;MARQUES, M. P. S. D.. O Ensino da Enfermagem Perioperatória nos Cursos de Graduação na Cidade de Manaus. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em EESTRADO EM ENFERMAGEM) - Universidade Federal do Amazonas.
NASCIMENTO, A. C. A.;MARQUES, M. P. S. D.; BECKER, M. A. D.. Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de Educação da Cidade de Manaus para Atendimento de Alunos Surdos: Repercussões na Prática Pedagógica?. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
SILVA, N. C.; MAINBOURG, E. M. T.;MARQUES, M. P. S. D.. Análise do Programa de Capacitação em Saúde Indígena para a Equipe de Enfermagem. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em EESTRADO EM ENFERMAGEM) - Universidade Federal do Amazonas.
CARNEIRO, V. L.;MARQUES, M. P. S. D.. Maciel CPF: 704.595.682-72 e Rosangela S. de S. Pobreza, Direitos Humanos, Justiça, Educação e Programa Bolsa Família: função da escola e da família. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Amazonas.
CARNEIRO, V. L.;MARQUES, M. P. S. D.. de O. Ribeiro;Marne de A.Guedes; Nely S. de Olivei. Direitos Humanos e Escola. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Amazonas.
CARNEIRO, V. L.;MARQUES, M. P. S. D.. O. da Silva; Rossicleide da R. Batista. Programa Bolsa Família e o Impacto no rendimento educacional dos alunos do 1 ano do I ciclo do Ensino Fundamental da Escola Estadual São Luis de Gonzaga. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Amazonas.
L. S. Rosenir;MARQUES, M. P. S. D.. Lopes;Kathleen Margareth Suano Reis. Educação, Direitos Humanos, Desigualdades e Pobreza. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Amazonas.
L. S. Rosenir;MARQUES, M. P. S. D.. dos Santos;Leandro H. da Silva. Desigualdades Sociais e Econômicas e suas influencias no espaço escolar. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Amazonas.
L. S. Rosenir;MARQUES, M. P. S. D.. Rufo; Maria de Fátima Iannuzzi Lopes. Pobreza, Direitos Humanos, Justiça, Educação e Programa Bolsa Família: pobreza, bolsa família e discurso. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; COELHO, M. M. O.. Violação dos Direitos Humanos no Espaço Escolar. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; SILVA, T. G.. EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; SILVA, T. G.. BOLSA FAMÍLIA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; COELHO, M. M. O.. EDUCAÇÃO E PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: ASSISTENCIALISMO OU CIDADANIA?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; COELHO, M. M. O.; DINELLI, K.. Programa Nacional Escola de Gestores. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Amazonas.
COELHO, M. M. O.;MARQUES, M. P. S. D.; MIKI, P. R. S.. Gestão Escolar e Organização da educação Básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
COELHO, M. M. O.;MARQUES, M. P. S. D.; MIKI, P. R. S.. Experiencias teórico-práticas na formação do Pedagogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
COELHO, M. M. O.;MARQUES, M. P. S. D.; MIKI, P. R. S.. 379.042-06.O Processo de Leitura e Escrita no Cotidiano Escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
COELHO, M. M. O.;MARQUES, M. P. S. D.; MIKI, P. R. S.. 200.702-30.Perspectivas para a formação do leitor e escritor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
COELHO, M. M. O.;MARQUES, M. P. S. D.; MIKI, P. R. S.. 200.702-30.Perspectivas para a formação do leitor e escritor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
COELHO, M. M. O.;MARQUES, M. P. S. D.; MIKI, P. R. S.. Dsafios e Superações: estudo sobre as condições atuais da Educação Básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
COELHO, M. M. O.;MARQUES, M. P. S. D.; MIKI, P. R. S.. 067.182-03.A importancia da família no processo de aprendizagem escolar, ensino e educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
COELHO, M. M. O.;MARQUES, M. P. S. D.; MIKI, P. R. S.. 386.462-44.A Teoria das inteligencias múltiplas de Howard Gardner no contexto cognitivo de aprendizagem das crianças em transição da Ed. Infantil para o Ensino Fundamental incorporada a uma análise de gestão pedagógica e planejamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
COELHO, M. M. O.;MARQUES, M. P. S. D.; MIKI, P. R. S.. 403.612-20.Gestão escolar democrático: realidade da escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede municipal de Manaus. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
COELHO, M. M. O.;MARQUES, M. P. S. D.; MIKI, P. R. S.. 013.452-72.Um olhar crítico sobre a prática pedagógica com enfase no ensino das artes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
COELHO, M. M. O.;MARQUES, M. P. S. D.; MIKI, P. R. S.. Família e escola: importancia da parceria para uma educação de qualidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; COELHO, M. M. O.. 649.962-99.A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
ANDRADE, J. M.;MARQUES, M. P. S. D.. INCLUSÃO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA COM ÊNFASE NA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
ANDRADE, J. M.;MARQUES, M. P. S. D.. A IMPORTÂNCIA DO INTERPRETE DE LIBRAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
Antonia Silva de Lima;MARQUES, M. P. S. D.. HIPERATIVIDADE INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise entre autores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
COELHO, M. M. O.;MARQUES, M. P. S. D.. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; Joelise Marcarello de Andrade. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TRAJETÓRIA ESCOLAR DA CRIANÇA COM DEFICIENCIA VISUAL.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; COELHO, M. M. O.. 023.972-06.A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DISLÉXICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; ANDRADE, J. M.. 527.712-45.A importância da Literatura surda na aquisição da Lingua Portuguesa: análise de três produções. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; LIMA, A. S.; WEIGEL, V. A. C. M.. Banca Examinadora de Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior da UFAM - Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant. 2014. Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; CAVALCANTI, F. M. C.; CHAVES, M. C. C.. Comissão de Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior - CCCMS. 2013. Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; SA, N. R. L.; SANTOS, Ana Oliveira Castro. Banca Examinadora de Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior da UFAM. 2011. Universidade Federal do Amazonas.
COSTA, V. A. C.; CORREA, CArlos Humberto Alves; NICÁCIO, Elenir da Conceição Lima; SANTOS, Ana Oliveira Castro; SILVA, Francisco Jacob Paiva;MARQUES, M. P. S. D.. Concurso Público para o Magistério Superior do Instituto Superior de Agricultura e Ambiente de Humaita da UFAM. 2009. Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; RAMOS, M. N. L.; LIMA, A. S.. Banca Examinadora de Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamim Constant. 2008. Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.. Representante da Faculdade de Educação Junto à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. 2015.
BISSOLI, M. F.;MARQUES, M. P. S. D.; BARROS, J. L. C.; NICACIO, E.. Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. 2015. Universidade Federal do Amazonas.
SANTOS, A. M. C.; BECKER, M. A. D.; MATOS, M. A. S.; PINHEIRO, Maria das Graças Sá Peixoto;MARQUES, M. P. S. D.; BISSOLI, M. F.; FALCAO, N. M.; BRITO, R. M.; OLIVEIRA, S. S. B.; WEIGEL, V. A. C. M.; THOME, Z. R.; BEZERRA, A. A.; MOURÃO, Arminda Rachel Botelho; CORREIA, C. H. A.; BANIWA, G. L.; SILVA, I. R.; BARROS, J. L. C.; CAVALCANTE, L. I. P.; BRITO, L. C. C.. Comitê Científico do XIV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação - SEINPE. 2014. Universidade Federal do Amazonas.
MATOS, M. A. S.;MARQUES, M. P. S. D.; MARQUEZAN, R.; MUBARAC SOBRINHO, R. S.; GAGO, A. R. A.; MOURÃO, Arminda Rachel Botelho; SCHMIDT, C.; ASSUMPCAO JUNIOR, F. B.; SCHWARTZMAN, J. S.; BARROS, J. L. C.; MUNHOZ, M. A.; BECKER, M. A. D.. Comitê Científico do IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão. 2014. Universidade Federal do Amazonas.
BRITO, R. M.; FEITOZA, R. S.; THOME, Z. R.; MATOS, M. A. S.; CORREIA, C. H. A.; WEIGEL, V. A. C. M.; CAVALCANTE, L. I. P.; BRITO, L. C. C.; PINHEIRO, Maria das Graças Sá Peixoto;MARQUES, M. P. S. D.. Comissão de Avaliação para o Ingresso de Discentes nos Cursos de Mestrado e Doutorado em 2014. 2014. Universidade Federal do Amazonas.
BRITO, L. C. C.; CAVALCANTI, F. M. C.;MARQUES, M. P. S. D.. Comissão de Exames e Provas - CEP. 2014. Universidade Federal do Amazonas.
MOURÃO, Arminda Rachel Botelho; PINHEIRO, Maria das Graças Sá Peixoto; BRITO, R. M.; MATOS, M. A. S.; CORREIA, C. H. A.;MARQUES, M. P. S. D.. Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Representante da Linha 04. 2014. Universidade Federal do Amazonas.
BISSOLI, M. F.;MARQUES, M. P. S. D.; MATOS, M. A. S.; BARROS, J. L. C.; NICÁCIO, Elenir da Conceição Lima. Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. 2014. Universidade Federal do Amazonas.
BRITO, R. M.; CORREIA, C. H. A.;MARQUES, M. P. S. D.. Comissão de Reformulação do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. 2014. Universidade Federal do Amazonas.
BRITO, L. C. C.; CAVALCANTI, F. M. C.;MARQUES, M. P. S. D.. Comissão de Revalidação de Diploma Estrangeiro. 2013. Universidade Federal do Amazonas.
BISSOLI, M. F.; LIMA, A. S.; ANDRADE, J. M.; FARIAS, Rosejane da Mota; NASCIMENTO, A. C. A.;MARQUES, M. P. S. D.. Comissão de Seleção de Professor Substituto para o Departamento de Métodos e Técnicas. 2013. Universidade Federal do Amazonas.
MOURÃO, Arminda Rachel Botelho; BERNARDO, M. J. V.; SANTOS, A. M. C.; SOUZA, M. V.;MARQUES, M. P. S. D.. Comissão Responsável pela Elaboração do Projeto para o PIBID/FACED. 2013. Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; BELEM, M. J. C. S.; FARIAS, R. M.; SOUZA, P. R. F.. Seleção Simplificada para Professores Substitutos na UFAM. 2011. Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; NASCIMENTO, A. C. A.; MATOS, M. A. S.; SA, N. R. L.; ANDRADE, J. M.; FARIAS, Rosejane da Mota. Comissão de Dinamização do Processo de Implantação do Curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno com Formação em Educação Especial. 2011. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.; BISSOLI, M. F.; Maria de Nazaré da Silva Ramos; Luciola Ines Pessoa Cavalcante; NASCIMENTO, A. C. A.;MARQUES, M. P. S. D.. Banca Examinadora do Concurso de carreira do Magisterio Superior da FACED/ UFAM. 2008. Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, M. P. S. D.; COSTA, J. C.; CARNEIRO, V. L.; OLIVEIRA, S. S. B.; CASTRO, R. S.; NASCIMENTO, A. C. A.. Coordenação do Curso Especial de Licenciatura Plena em Pedagogia. 1999. Universidade Federal do Amazonas.
Orientou
Inclusao; ; ; Por que?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Educacao Infantil) - Universidade Federal do Amazonas, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao; Orientador: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques;
A leitura e a escrita da crianca na pre- escola; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Educacao Infantil) - Universidade Federal do Amazonas, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao; Orientador: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques;
Resgatando os jogos tradicionais: integrando escola e familia; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Educacao Infantil) - Universidade Federal do Amazonas, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao; Orientador: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques;
Reaprendendo jogos e brincadeiras do tempo da vovo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Educacao Infantil) - Universidade Federal do Amazonas, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao; Orientador: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques;
A importancia da brincadeira no desenvolvimento psicomotor da crianca; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Educacao Infantil) - Universidade Federal do Amazonas, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao; Orientador: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques;
Contos Infantis para surdos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Educacao Infantil) - Universidade Federal do Amazonas, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao; Orientador: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques;
O Desenho infantil: analise da producao da crianca da educacao infantil; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Educacao Infantil) - Universidade Federal do Amazonas, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao; Orientador: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques;
Metodos de aprendizagem para crianca autista: estudo de diferentes estrategias de ensino; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques;
A sexualidade e a pessoa com sindrome de Down: orientacao paa professores e pais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques;
Contribuicoes de reuven Feuerstein para a educacao especial na perspectiva da Educacao Inclusiva; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques;
Produções bibliográficas
-
MATOS, M. A. S. (Org.) ; MARQUES, M. P. S. D. (Org.) ; SOUZA, D. B. (Org.) . Caderno de Resumos Expandidos do 4° Simpósio Amazônicos do Autismo no Contexto da Inclusão. 01. ed. Manaus: EDUA, 2014. v. 01. 300p .
-
MATOS, M. A. S. (Org.) ; MARQUES, M. P. S. D. (Org.) ; SOUZA, D. B. (Org.) . Anais do 4° Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão. 01. ed. Manaus: EDUA, 2014. v. 01. 700p .
-
MARQUES, M. P. S. D. . O Acesso de Pessoas com Deficiência no Ensino Básico Público no Município de Manaus e a Percepção dos Professores. In: Maria Almerinda de Souza Matos. (Org.). Educação e Política: O Enfoque da Diversidade, Diferença e Deficiência na Amazônia. 01ed.Manaus: Vitória, 2014, v. 01, p. 98-108.
-
COELHO, M. M. O. ; MARQUES, M. P. S. D. ; NICACIO, E. ; SANTOS, A. O. . Avaliação do Estágio Supervisionado em Educação Infantil como Práxis Pedagógica: Uma Análise da Práxis Discente. In: XXII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2015, Lisboa. Anais do XXII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: LIEU, 2015. v. 01. p. 01-12.
-
Maria Marly de Oliveira Coelho ; MARQUES, M. P. S. D. . Politicas Educativas Nacionais e Locais: Articulacão Necessária para o Desenvolvimento. In: XXI Coloquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2014, Lisboa. Anais do XXI Coloquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - Educacão, Economia e Território. Lisboa: LIEU, 2014.
-
MATOS, M. A. S. ; SILVA JUNIOR, S. V. ; SADIM, G. P. T. ; SOUZA, D. B. ; MARQUES, M. P. S. D. ; CARVALHO, V. F. . A Política de Inclusão no Ensino Básico do Município de Manaus: Análise dos Depoimentos Docentes. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia - SP. Anais do II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. São Paulo: Universidade Estadual Paulista. v. 01. p. 8222-8234.
-
SADIM, G. P. T. ; SILVA JUNIOR, S. V. ; SOUZA, D. B. ; MARQUES, M. P. S. D. ; MATOS, M. A. S. ; CARVALHO, V. F. . Acadêmicos e Professores: Um Diálogo Entre a Formação Inicial e Continuada no Contexto da Educação Inclusiva. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, São Carlos/SP. Anais do II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2014. v. 01. p. 8301-8307.
-
SOUZA, D. B. ; MATOS, M. A. S. ; MARQUES, M. P. S. D. ; FERREIRA, A. C. L. ; SADIM, G. P. T. ; SILVA JUNIOR, S. V. ; CARVALHO, V. F. . Acessibilidade na Educação Infantil: Um Estudo em Dois Centros Municipais de Educação Infantil da Cidade de Manaus. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia - SP. Anais do II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2014. v. 01. p. 8778-8789.
-
CARVALHO, V. F. ; MARQUES, M. P. S. D. ; MATOS, M. A. S. ; SOUZA, D. B. ; SADIM, G. P. T. ; SILVA JUNIOR, S. V. . Formação de Professores Para o Atendimento Educacional Especializado: Desafios e Perspectivas. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia - SP. Anais do II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2014. v. 01. p. 9156-9168.
-
Maria Marly de Oliveira Coelho ; MARQUES, M. P. S. D. . Educação em Tempo Integral: Desafios e Perspectivas no Estado do Amazonas. In: XXI Coloquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2014, Lisboa. Anais do XXI Coloquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - Educacão, Economia e Território. Lisboa: LIEU, 2014.
-
MARQUES, M. P. S. D. ; Maria Marly de Oliveira Coelho . Contribuções para Reflexão Sobre o Currículo de Formação de Professores: Articulação Teoria e Prática no Estágio Supervisionado na Educação Infantil. In: XIX Colóquio da Secção Portugues da AFIRSE - Revisitar os Estudos Curriculares: Onde Estamos e para Onde Vamos?, 2012, Lisboa. Anais do XIX Colóquio da Secção Portugues da AFIRSE - Revisitar os Estudos Curriculares: Onde Estamos e para Onde Vamos? ATAS. Lisboa, 2012. p. 01-12.
-
MARQUES, M. P. S. D. . A Percepção dos Professores da Educação Básica no Município de Manaus Sobre a Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência: Análise da Prática Pedagógica e Curricular. In: XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2012, Lisboa. Anais do XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - Revisitar os Estudos Curriculares: Onde Estamos e para Onde Vamos? ATAS. Lisboa, 2012.
-
SANTOS, S. B. ; MARQUES, M. P. S. D. . Contribuições de Reuven Feuerstein para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. In: III Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão, 2012, Manaus. Anais do III Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão. Manaus: EDUA, 2012. p. 01-12.
-
SANTOS, S. B. ; MARQUES, M. P. S. D. . Métodos de Aprendizagem para Crianças Autistas: Estudo de Diferentes Estratégias de Ensino. In: III Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão, 2012, Manaus. Anais do III Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão. Manaus: EDUA, 2012. p. 01-12.
-
MARQUES, M. P. S. D. ; SANTOS, S. B. . Métodos de Aprendizagem para Criança Autistas: Estudo de Diferentes Estratégias de Ensino. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos/SP. Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos: EDUSFCar, 2012. p. 01-12.
-
COELHO, M. M. O. ; MARQUES, M. P. S. D. ; NICACIO, E. ; SANTOS, A. O. . Avaliação do Estágio Supervisionado em Educação Infantil como Práxis Pedagógica: Uma Análise da Práxis Discente. In: XXII Coloquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2015, Lisboa. Anais do XXII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: LIEU, 2015. v. 01. p. 01-01.
-
MARQUES, M. P. S. D. ; SANTOS, S. B. . Contribuicoes de Reuven Feuerstein para a Educacao Especial na Perspectiva da Educacao Inclusiva. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2011, Manaus. Educacao, Cultura e Diversidade - Caderno de Posteres. Manaus: Valer Editora, 2011. v. 3. p. 121-121.
-
MARQUES, M. P. S. D. ; SANTOS, S. B. . Contribuições de Reuven Feuerstein para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2011, Manaus. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. Manaus: Valer, 2011. v. 01. p. 121-121.
-
COELHO, M. M. O. ; MARQUES, M. P. S. D. ; NICACIO, E. ; SANTOS, A. O. . Avaliação do Estágio Supervisionado em Educação Infantil como Práxis Pedagógica: Uma Análise da Práxis Discente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Maria Marly de Oliveira Coelho ; MARQUES, M. P. S. D. . Educação em Tempo Integral: Desafios e Perspectivas no Estado do Amazonas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Maria Marly de Oliveira Coelho ; MARQUES, M. P. S. D. . Politicas Educativas Nacionais e Locais: Articulacão Necessária para o Desenvolvimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, M. A. S. ; SILVA JUNIOR, S. V. ; SADIM, G. P. T. ; SOUZA, D. B. ; MARQUES, M. P. S. D. ; CARVALHO, V. F. . A Política de Inclusão no Ensino Básico do Município de Manaus: Análise dos Depoimentos Docentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SADIM, G. P. T. ; SILVA JUNIOR, S. V. ; SOUZA, D. B. ; MARQUES, M. P. S. D. ; MATOS, M. A. S. ; CARVALHO, V. F. . Acadêmicos e Professores: Um Diálogo Entre a Formação Inicial e Continuada no Contexto da Educação Inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, D. B. ; MATOS, M. A. S. ; MARQUES, M. P. S. D. ; FERREIRA, A. C. L. ; SADIM, G. P. T. ; SILVA JUNIOR, S. V. ; CARVALHO, V. F. . Acessibilidade na Educação Infantil: Um Estudo em Dois Centros Municipais de Educação Infantil da Cidade de Manaus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, V. F. ; MARQUES, M. P. S. D. ; MATOS, M. A. S. ; SOUZA, D. B. ; SADIM, G. P. T. ; SILVA JUNIOR, S. V. . Formação de Professores Para o Atendimento Educacional Especializado: Desafios e Perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARQUES, M. P. S. D. . Inclusão e Direitos Humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARQUES, M. P. S. D. . A Percepção dos Professores da Educação Básica no Município de Manaus Sobre a Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência: Análise da Prática Pedagógica e Curricular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARQUES, M. P. S. D. ; Maria Marly de Oliveira Coelho . Contribuções para Reflexão Sobre o Currículo de Formação de Professores: Articulação Teoria e Prática no Estágio Supervisionado na Educação Infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S. B. ; MARQUES, M. P. S. D. . Contribuições de Reuven Feuerstein para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S. B. ; MARQUES, M. P. S. D. . Métodos de Aprendizagem para Crianças Autistas: Estudo de Diferentes Estratégias de Ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARQUES, M. P. S. D. ; SANTOS, S. B. . Métodos de Aprendizagem para Criança Autistas: Estudo de Diferentes Estratégias de Ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARQUES, M. P. S. D. ; SANTOS, S. B. . Contribuições de Reuven Feuerstein para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
MARQUES, M. P. S. D. ; SILVA, S. J. B. . Relatório Final de Projeto de Iniciação Científica PIB-SA/0155/2012. 2013. (Relatório de pesquisa).
MARQUES, M. P. S. D. ; SANTOS, S. B. . Relatório Final de Projeto de Iniciação Científica PIB-SA/0156/2012. 2013. (Relatório de pesquisa).
MARQUES, M. P. S. D. ; SANTOS, S. B. . Relatório Final de Projeto de Iniciação Científica PIB-SA/0115/2011. 2012. (Relatório de pesquisa).
MARQUES, M. P. S. D. . Curso de Especialização em Educação Infantil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MARQUES, M. P. S. D. . Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MARQUES, M. P. S. D. . Curso de Especialização em Alfabetização. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MARQUES, M. P. S. D. . Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
Mestrado - Educação Inclusiva e Gestão Escolar: Desafios e Possibilidades de uma Escola Inclusiva, Descrição: Em Elaboração.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques - Coordenador / Elis Cristina Vieira Lima - Integrante.
-
2012 - 2013
A Sexualidade e a Pessoa com Síndrome de Down: Orientação para Professores e Pais., Descrição: A sexualidade da pessoa com Síndrome de Down é difícil de ser trabalhada nas escolas, um dos motivos é o despreparo dos profissionais, a falta de recursos pedagógicos adequados, a ausência de orientação das famílias, deixando a pessoa deficiente, principalmente os com Síndrome de Down, isolado na sociedade, sem poder vivenciar sua sexualidade de forma plena e prazerosa. A vigilância rigorosa da maioria dos pais das pessoas com deficiência faz com que não sejam permitidas esta vivencia com responsabilidade e muitas das vezes são considerados como pessoas ?assexuadas?. Os objetivos deste estudo é de compreender o processo de sexualidade da pessoa com Síndrome de Down nas diferentes etapas do desenvolvimento humano, elaborando orientações para pais e estratégias de ensino para professores. E tem como objetivos específicos: 1. Levantamento bibliográfico sobre educação sexual no desenvolvimento da pessoa com Síndrome de Down; 2. Elaborar orientações de educação sexual para família de pessoas com Síndrome de Down e 3. Preparar sugestões de estratégias de aprendizagem para professores na área de sexualidade da pessoa com deficiência. A presente investigação utilizará como metodologia da pesquisa a pesquisa bibliográfica como instrumento de reflexão e análise teórica do referido tema. Portanto, acredita-se que os resultados da investigação deverão confirmar que a pessoa com Síndrome de Down tem condições de estabelecer relações afetivas como qualquer outra pessoa, mas pela sua deficiência a própria sociedade as impede de um maior desenvolvimento afetivo e emocional com outras pessoas, seu circulo de amizade acaba sendo as pessoas com as quais tem as mesmas condições especiais, impossibilitando a socialização com as demais. Nesse sentido esse projeto quer desenvolver maneira de como trabalhar com pais e professores a fim de contribuir para um melhor aprendizado em educação sexual da pessoa com Síndrome de Down.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques - Coordenador / Silvia Jeane Barbosa da Silva - Integrante.
-
2012 - 2013
Métodos de Aprendizagem para Crianças Autistas: Estudo de Diferentes Estratégias de Ensino, Descrição: A atual Política de Educação Especial no Brasil enfatiza a Perspectiva da Educação Inclusiva. As salas de recursos foram criadas para realizarem o atendimento educacional especializado, tendo o professor da educação especial um papel importante neste ambiente de aprendizagem. Este deverá ser o mediador entre as necessidades educacionais requeridas pelo aluno com deficiência e a aprendizagem propriamente dita, além de ser o elo facilitador entre o professor do ensino regular e os conteúdos a serem assimilados. A criança autista requer métodos e técnicas de aprendizagem diferenciadas e específicas. São muitos e variados os métodos e técnicas direcionadas a esta demanda escolar que precisa ser conhecida pelos professores em formação. A compreensão destes recursos possibilitará ao professor a efetivação de um trabalho mais eficaz e eficiente, melhorando o atendimento educacional de todos os alunos. Portanto, esta investigação tem por objetivo geral compreender como os métodos de aprendizagem para crianças autistas podem colaborar com seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social e objetivos específicos: Identificar os principais métodos de aprendizagem para crianças autistas que podem ser utilizados nas escolas regulares; Descrever e diferenciar os procedimentos de ensino e de aprendizagem de cada método estudado; Sistematizar orientação para os professores mediadores que atuam nas salas de recursos do ensino regular realizando o atendimento educacional especializado. A metodologia adota nesta investigação é da pesquisa bibliográfica, com ênfase na abordagem qualitativa, a partir da leitura, da análise e interpretação de livros, periódicos, artigos científicos, documentos que possam explicitar como os diferentes métodos podem colaborar com a práxis pedagógica mediada. Ao final da investigação espera-se colaborar com a compreensão dos diferentes métodos de aprendizagem para a criança autista e também enriquecer a formação dos professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques - Coordenador / Suzana Barreto dos Santos - Integrante.
-
2011 - 2012
Contribuições de Reuven Feuerstein para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Descrição: Este trabalho de iniciação científica visa fortalecer a formação inicial de professores para as séries iniciais do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, tendo como eixo temático, a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. No Estado do Amazonas os alunos com deficiência estão ingressando cada vez mais nas escolas regulares, exigindo modificações arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais, além de um novo preparo dos profissionais da educação, entre eles os professores das salas de recursos multifuncionais. Apesar desta evidência, a eficiência do processo de ensino e da aprendizagem depende da habilidade do professor para combinar descoberta e aplicação, compreensão e prática organizando os conteúdos numa sequência lógica, graduando às dificuldades, empregando métodos, processos e recursos adequados. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender como a Teoria de Reuven Feuerstein, pode contribuir com o trabalho pedagógico realizado pelos professores-mediadores das salas de recursos. Esta teoria evidencia a importância da mediação no processo de aprendizagem, estimulando as funções cognitivas e de organização do pensamento dos alunos. Neste sentido, justifica-se o estudo investigativo que fortalecerá a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Palavras Chave: Inclusão Educacional ? Aprendizagem Mediada ? Formação de Professores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques - Coordenador / Suzana Barreto dos Santos - Integrante.
-
2009 - Atual
Educacao Especial: Cidadania, Diversidade e Educacao Inclusiva, Descrição: O Projeto se justifica pela sua importância na efetivação das Políticas Públicas na área da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, fazendo uma contextualização da educação e do ensino enquanto práxis social, na formação de pesquisadores a partir da graduação, envolvendo a especialização, mestrado e doutorado, aprofundando conhecimentos teórico-metodológicos voltados para o ensino-aprendizagem, pela análise de experiências educacionais voltadas para as pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no contexto da educação inclusiva na Amazônia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques - Integrante / MAria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Selma Suely Bacal de Oliveira - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas. , Av. Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos - Campus Universitário, Coroado, 69077000 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 33054361, URL da Homepage:
Experiência profissional
1992 - Atual
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Nivel I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Departamento de Metodos e Tecnicas da Faculdade de Educacao da Universidade Federal do Amazonas
Atividades
-
10/2014
Ensino, Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação e Inclusão em Diferentes Contextos
-
01/2008
Pesquisa e desenvolvimento, FAculdade de Educação.Linhas de pesquisa
-
05/1992
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Currículos e Programas da Educação Básica, Didática, Educação Especial I, Estágio Supervisionado I, Metodologia do Trabalho Científico, Seminário de Pesquisa
2005 - 2006
Fundação Escola de Serviço Público MunicipalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora-Presidente, Carga horária: 40
2003 - 2004
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de ManausVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Subsecretária, Carga horária: 40
2000 - 2002
Secrtaria de Estado da Educação e Qualidade do EnsinoVínculo: Secretária Executiva, Enquadramento Funcional: Sub-secretária, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?