Rita Claudia Ribeiro Mendes Natálio

Possui graduação em Arts du Spéctacle Chorégraphique - Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis (2008) e mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) no Núcleo de Estudos da Subjetividade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e orientação do Prof.Peter Pál Pelbart. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Performance e Dança e sua atividade de pesquisa cruza o campo da Comunicação, da Estética e da Filosofia. Rita Natálio é artista, crítica e pesquisadora. A sua atividade principal tem-se centrado na área da dramaturgia, escrita e direção de projetos de dança e performance, acompanhamento crítico de projetos de outros artistas, publicação de textos envolvendo o campo das Artes e da Comunicação e ensino na área da Dança, Teoria da Dança e Dramaturgia. Foi professora no Programa de Estudos e Criação Coreográfica do Forúm Dança e Lisboa e ministrou várias oficinas e palestras na área. No seu trabalho autoral, cruza a pesquisa artística com estudos académicos na área da biopolítica, da comunicação e da filosofia. MUSEU ENCANTADOR é o seu projeto de criação mais relevante e recente, onde explora o âmbito da identidade luso-brasileira e da memória colonial como realidade psíquica e corporal. Como dramaturgista, Rita Natálio colaborou regularmente nos projetos dos coreógrafos portugueses da "Nova Dança Portuguesa" Vera Mantero e João Fiadeiro e também com outros artistas, entre eles Cláudia Dias, Guilherme Garrido, Pieter Ampe, António Pedro Lopes e Marianne Baillot. Trabalha regularmente desde 2011 como crítica de dança dentro da rede de dança contemporânea europeia DNA, anteriormente chamada DÉPARTS. Este projeto é financiado pelo Programa Cultura da União Europeia e reúne 13 grandes instituições da dança europeia: ALKANTARA (Portugal), CDC TOULOUSE (França), HAU (Alemanha), HELLENIC FESTIVAL (Grécia), NEW THEATER INSTITUTE OF LATVIA (Látvia), MDT (Suécia), PACT ZOLLVEREIN (Alemanha), PARTS (Bélgica), SPRING (Holanda), STATION (Sérvia), TRAFÒ (Hungria) ,VOORUIT (Bélgica), ZODIAK (Finlândia)

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)

2012 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Papagaios ao espelho,Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Peter Pál Pelbart
Bolsista do(a): Fundação Calouste Gulbenkian. Palavras-chave: subjetividade; imitação; invenção.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.

Mestrado interrompido em 2011 em Comunicação e Artes

2010 - interrompida

Universidade Nova de Lisboa
Orientador: José Bragança de Miranda;Ano de interrupção: 2011Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Graduação em Arts du Spéctacle Chorégraphique

2006 - 2008

Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis
Bolsista do(a): Fundação Calouste Gulbenkian.

Graduação interrompida em 2003 em História

2001 - interrompida

Universidade Nova de Lisboa
Ano de interrupção: 2003

Formação complementar

2013 - 2013

Universidade de Verão: corpo e arte contemporânea.. (Carga horária: 120h). , Capacete Entretenimentos.

2006 - 2006

Pesquisa e Criação Coreográfica. , Forum Dança.

2006 - 2006

EN.TRANCE#3 - formação com Christian Rizzo. , Centre Nationale de la Danse.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.

Participação em eventos

Seminário Frente á Euforia."Museu Encantador". 2015. (Seminário).

Open Heart.Papagaios ao espelho. 2015. (Oficina).

I Seminário de estética e crítica de arte - FFLCH - USP.Motores Sagrados da Subjetividade - mudança, imitação, variação-em-rede. 2013. (Seminário).

Encontros Rumo Do Fumo - 1ª edição.--. 2010. (Encontro).

Workshops de Investigação.Identidades Narrativas. 2009. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • NATALIO, R . O que não se resume à face fria da 'massa' - sobre as recentes manifestações no Brasil. Jeux Sans Frontières #2.

  • NATALIO, R . O humano que varia. Este corpo que me ocupa, Lisboa.

  • NATALIO, R . A máquina de imitar global de 'Grosse Fatigue' de Camille Henrot. Revista Movimento , 2015.

  • NATALIO, R . Papagaios ao espelho: imitação e invenção na vida individual contemporânea. Lugar Comum (UFRJ) , 2015.

  • NATALIO, R . Reinventar a imitação: viralidade e vitalidade. Cadernos de Subjetividade (PUCSP) , 2015.

  • NATALIO, R . Atelier de dramaturgia e composição. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NATALIO, R . Masterclass com Rita Natalio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NATALIO, R . sem título (ou considerações sobre a sagração da primavera) 2015 (Artigo).

  • NATALIO, R . Trem para alargamento do horizonte 2014 (Crítica de Espetáculo).

  • NATALIO, R . Papagaios ao espelho (Le sacre du Printemps 2013). Publicação independente/ livro de artista, 2013 (Artigo).

  • NATALIO, R ; Marianne Baillot ; António Pedro Lopes . Outros portos. Porto: independente, 2012 (Licro).

Outras produções

Elisabete Finger ; NATALIO, R ; Paula Lice ; Dani Lima ; Luis Ferron ; Helder Vasconcelos . Discoreografia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NATALIO, R . Fila J. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NATALIO, R ; Tiago Rodrigues . Conversa com o diretor Tiago Rodrigues. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NATALIO, R . Registos na 1.ª pessoa. 2009.

NATALIO, R . Departures and Arrivals. 2015; Tema: Dança Contemporânea - educação, criação e crítica. (Site).

NATALIO, R . Museu Encantador. 2014; Tema: Desenvolvimento do projeto de criação em Dança e Artes Visuais. (Site).

NATALIO, R . Départs. 2011; Tema: Dança Contemporânea - educação, criação e crítica. (Site).

NATALIO, R . Dramaturgia e composição. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NATALIO, R . Atelier de Dramaturgia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NATALIO, R ; Joana Levi . Museu Encantador. 2014. Performática.

NATALIO, R ; Vera Mantero ; Ana Borralho & João Galante ; Joclécio Azevedo . Sub-reptício (corpo clandestino). 2012. Performática.

NATALIO, R . Não entendo e tenho medo de entender. O mundo assusta-me com os seus planetas e baratas. 2012. Coreográfica.

Elizabete Francisca ; Teresa Silva ; NATALIO, R . Um espanto não se espera. 2012. Coreográfica.

Guilherme Garrido ; NATALIO, R . Best Beast. 2012. Coreográfica.

Marianne Baillot ; António Pedro Lopes ; NATALIO, R . Measure it in inches. 2012. Coreográfica.

NATALIO, R . Não se vê que sou eu mas é um retrato. 2010. Performática.

Claudia Dias ; NATALIO, R . 23 + 1. 2010. Coreográfica.

António Pedro Lopes ; Monica Gilette ; NATALIO, R . Lights on doesn t mean we re home. 2010. Coreográfica.

LIMA, J. ; NATALIO, R . O outro do outro. 2010. Performática.

Guilherme Garrido ; Pieter Ampe ; NATALIO, R . Stil Standing You. 2010. Coreográfica.

NATALIO, R . Nada do que dissemos até agora teve a ver comigo. 2009. Coreográfica.

Vera Mantero ; NATALIO, R . Bons sentimentos, maus sentimentos. 2009. Coreográfica.

Vera Mantero ; NATALIO, R . Vamos sentir falta de tudo aquilo que não precisamos. 2009. Coreográfica.

Vera Mantero ; NATALIO, R . Learning How to Weave. 2009. Coreográfica.

Claudia Dias ; NATALIO, R . Das coisas nascem coisas. 2008. Coreográfica.

Ivo Serra ; NATALIO, R . Tela. 2008. Coreográfica.

João Fiadeiro ; NATALIO, R . Para onde vai a luz quando se apaga?. 2007. Performática.

NATALIO, R ; Joana Levi . Museu Encantador. 2014. Instalação.

Atelier de Santos ; NATALIO, R . Casa de Adão no Paraíso. 2005. Performance.

NATALIO, R ; Joana Levi . Residência Programa Expatriados - FITEI. 2015 (Residência).

NATALIO, R ; TORRES, M. . Residência com Micheline Torres. 2013 (Residência e Pesquisa Artística).

NATALIO, R . Residência Work It! / Asian Europe Foundation. 2012 (Residência).

NATALIO, R ; Marianne Baillot . Regime de Meia Pensão. 2011 (Residência).

NATALIO, R . Laboratório de Criação sobre Biografia. 2011 (Pesquisa).

NATALIO, R ; Catarina Saraiva . Linea de Fuga - apresentação de processo de Rita Natálio. 2010 (Residência e Pesquisa Artística).

NATALIO, R . Crítica de dança - Festival Alkantara. 2010 (Artigo).

NATALIO, R ; Ivo Serra . Looking back into the future. 2008 (Vídeo).

Vera Mantero ; NATALIO, R . Piece Together. 2008 (Evento - apresentação de pesquisa em processo).

NATALIO, R . Residência Sweet and Tender Collaborations. 2008 (Residência Sweet and Tender Collaborations).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2015

    Figuras de dessubjetivação, Descrição: Agamben chamou a atenção para uma aporia no pensamento do último Foucault. Por um lado, a análise das práticas de si na antiguidade configuram uma genealogia dos modos de subjetivação, com o tema maior do cuidado de si. Por outro, em suas entrevistas do mesmo período, mas não só, aparece com frequencia o tema do desprender-se de si, desertar-se, num desapego às identidades (sexuais, médicas, psicológicas etc). Essas duas vias distintas e aparentemente contraditórias se encontram, como se Foucault nos permitisse pensar, no limite, um cuidado de si coextensivo a um abandono de si , uma subjetivação coetânea a uma dessubjetivação. É tomado entre tais movimentos contrapostos, que tensionam de maneira inteiramente nova o campo das relações entre sujeito e poder, conclui o autor, que se poderia hoje pensar a resistência biopolítica, nessa zona cinza onde se é sujeito da própria dessubjetivação . Ora, seria preciso retomar, num estudo mais detido e recuado, essa problemática tal como Foucault a propôs inicialmente, antes da releitura agambeniana. Por um lado, sobretudo a partir de sua frequentação literária no início dos anos 60, com Bataille, Blanchot, o questionamento da autoria, da identidade, do sujeito e mais radicalmente, com Nietzsche, Klossowski, mas também com Heidegger e Lacan. Apareceria o lugar preponderante da literatura nesse momento, a ontologia da linguagem ulteriormente abandonada, o tema da morte do homem no interior da pesquisa arqueológica sempre, em todo caso, a recusa a uma filosofia do sujeito ou da consciência, dadas as distâncias em relação à fenomenologia ou a certa tradição marxista ou hegeliana. O último período da produção de Foucault, apesar da estranheza que provocou, não representa qualquer retorno ao sujeito, como vários intérpretes já o constataram, mas uma historicização mais radical de seu estatuto pretensamente universal ( il n´y a pas de sujet chez les Grecs ). O sujeito aparece como uma função resultante de um composto, de uma articulação singular entre a relação a si, a relação aos outros, o regime de veridicção, as relações de poder implicadas. Assim como não pôde ser pensado, na modernidade, dissociado dos modos de objetivação e de exclusão amplamente analisados por Foucault. Se Deleuze acompanha procedimentos de dessubjetivação, sem que ele assim os nomeasse, é porque para ele desde o início essa operação é predominantemente positiva, construtiva (é, de fato, a construção de um plano de imanência e de composição sobre o qual pululam subjetivações diversas, ou processos de subjetivação individuais ou coletivos, acontecimentos, devires, etc). Como se vê, certo construtivismo ontológico e o vitalismo particular do filósofo (a ser melhor definido) extrapolam a própria fronteira entre dessubjetivação e subjetivação, como se não se tratassem de movimentos propriamente contrapostos daí porque não há, no seu pensamento, nenhum pathos a respeito, assim como não o há em Espinosa ou Nietzsche, aliás. Não significa que não se possam encontrar passagens onde, precisamente, trata-se de fazer a gênese da subjetividade (como já no livro sobre Hume, ou nas primeiras páginas de Imagem-movimento, com Bergson do início de Matéria e Memória), mas a cláusula da imanência, no geral, impõe um procedimento outro, desde o início, permitindo inclusive que ao final, o si compreendido como autoafecção se supere em direção a um devir-imperceptível que é, em última instância, uma vida. Trata-se de uma inseparação entre vida e sujeito , já que desde o mais baixo grau da vida, ela já é pensável como contemplação viva , como potência impessoal , como passividade constituinte , e embora indissociável de um sujeito individuado, é sensibilidade vital primária, anorgânica como se Deleuze se inclinasse cada vez mais em direção às potências inumanas, concebidas como forças de resistência e reinvenção a(subjetiva)... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rita Claudia Ribeiro Mendes Natalio - Integrante / Peter Pál Pelbart - Coordenador / Mariana Marcassa - Integrante / Rafael Adaime - Integrante / José Rafael Melo Reis - Integrante / Débora Cristina Lázaro dos Santos Almeida - Integrante / Karina Acosta Camargo - Integrante / João Perci Schiavon - Integrante / Gabriela Serfaty - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2015

Prêmio Residência Centre International des Récollets, Ministério das Relações Exteriores da Franca e Cidade de Paris..

2015

Prêmio Ocupação Caixa Cultural de São Paulo, Caixa Cultural.

2015

Apoio à internacionalização, Fundação Calouste Gulbenkian/Portugal.

2013

Prêmio Funarte Redes Artes Visuais 10ª Edição, Funarte.

2012

Bolsa de Mestrado, Fundação Calouste Gulbenkian/Portugal.

2006

Bolsa Programa de Apoio à Dança, Fundação Calouste Gulbenkian/Portugal.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

2008 - 2011

Forum Dança

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Teoria da Dança

Outras informações:
O Forum Dança (Lisboa) foi criado em 1990 com o objetivo de promover a dança contemporânea, através da formação profissional e artística, da investigação, da edição e da documentação.

2011 - 2014

DÉPARTS - European Network for Contemporary Dance

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação e crítica de artes cênicas

Outras informações:
DÉPARTS é uma rede europeia de dança contemporânea, da qual participam 13 grandes instituições de programação e educação para a dança de diferentes países (ww.departs.eu) . Esta rede é financiada pelo programa Cultura da União Europeia e atualmente opera com o nome DNA.

2014 - Atual

Departures and Arrivals Network for Contemporary Dance

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenação e crítica de artes cênicas

Outras informações:
DNA é uma rede europeia de dança contemporânea, da qual participam 13 grandes instituições de programação e educação para a dança de diferentes países. Esta rede é financiada pelo programa Cultura da União Europeia. www.departuresandarrivals.eu