Leandro Letti da Silva Araújo

Graduado Arquiteto e Urbanista pela PUC Minas Gerais em 2005, mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos na linha de pesquisa Princípios e Indicadores de Sustentabilidade Urbana e Regional com trabalho dedicado ao planejamento territorial a partir de princípios da ecologia de paisagens. Doutorando em Arquitetura, Tecnologia e Cidade no programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP com pesquisa dedicada ao uso de abordagens quantitativas em Morfologia Urbana, com foco em métricas de forma e sintaxe espacial. Docente em disciplinas relacionadas planejamento urbano, planejamento ambiental, projeto arquitetônico e representação gráfica no Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas. É sócio da empresa PROECO Ambiental, em Poços de Caldas, MG, sendo responsável por trabalhos relacionados ao planejamento territorial, estudos em área urbana e análises espaciais com foco em áreas prioritárias à conservação ambiental a partir de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Atualmente, é coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas - campus Poços de Caldas.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Arquitetura - Tecnologia e Cidade

2015 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Interfaces entre natureza e urbanização: proposta de método para distribuição de sistema de espaços livres a partir de métricas de paisagem e sintaxe espacial,
Orientador: Evandro Ziggiati Monteiro
Palavras-chave: Sistemas de espaços livres; Métricas de Paisagem; Sintaxe Espacial.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: GEOPROCESSAMENTO. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.

Doutorado interrompido em 2014 em Engenharia Urbana

2013 - Interrompido

Universidade Federal de São Carlos
Título: Análise Morfológica de Padrões Espaciais para Elaboração de Sistema de Espaços Livres em Área de Expansão Urbana em Poços de Caldas, MG.,
Ricardo Siloto da Silva. Ano de interrupção: 2014Palavras-chave: Sistemas de espaços livres; Fator biótopo por área; ecologia de paisagem; geoprocessamento; sensoriamento remoto.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Mestrado em Engenharia Urbana

2008 - 2010

Universidade Federal de São Carlos
Título: A conservação natural como parâmetro para o planejamento do território: aplicação dos princípios da ecologia de paisagem em área de expansão urbana no município de São João da Boa Vista, SP.,Ano de Obtenção: 2010
Ricardo Siloto da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2000 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Instituto de Meio Ambiente de Poços de Caldas
Orientador: Francisco José Cardoso e Priscila M. Partel Penalva

Graduação interrompida em 2000 em Arquitetura e Urbanismo

1998 - Interrompido

Universidade de Alfenas
Ano de interrupção: 2000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Cartografia aplicada aos negócios. (Carga horária: 2h). , Mundo Geo, MUNDO GEO, Brasil.

2014 - 2014

BIM para profissionais da geotecnologia. (Carga horária: 2h). , Mundo Geo, MUNDO GEO, Brasil.

2013 - 2013

Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientaçõe. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Análise Espacial de Bacias Hidrográficas. (Carga horária: 24h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2012 - 2012

SIG aplicado ao Licenciamento Ambiental. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Sens. Remoto e Proces. Digital de Imagens. (Carga horária: 24h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Introdução ao SPRING. (Carga horária: 24h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Análise de áreas prioritárias para conservação. (Carga horária: 40h). , Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.

2010 - 2011

Capacitação ao ZEE - MG. , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em SIG aplicado à Biologia da Conservação. (Carga horária: 32h). , Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Georreferenciamento e Sensoriamento Remoto. (Carga horária: 48h). , Centro Universitário UNIFEOB, UNIFEOB, Brasil.

2008 - 2008

Paisagismo. (Carga horária: 80h). , Portal Educação, P E, Brasil.

2008 - 2008

MATERIAIS ECOLÓGICOS E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS. (Carga horária: 21h). , INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DA HABITAÇÃO ECOLÓGICA, IDHEA, Brasil.

2007 - 2008

Avaliação de Impactos Ambientais. , Portal Educação, P E, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Geoprocessamento e sensoriamento remoto.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Cartografia Básica.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Aspectos Físico-Ambientais do Planejamento Urbano e Regional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAÚJO, L. L. S. ; ZENUN, A. L. B. A. ; MARQUES, V. G. . 4ª Conferência Municipal da Cidade. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congresso Internacional Grupo UNIS. Introdução às abordagens quantitativas em Morfologia Urbana. 2018. (Congresso).

5ª Conferência Municipal das Cidades.Introdução à Mobilidade e Acessibilidade Urbana Mais Sustentável. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jorge Daniel Villar

VILLAR, J. D.; CARDOSO, F.J.; PARISI, R.S.B.. IMA Poços - Instituto de meio ambiente de Poços de Caldas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos Lima

LIMA, C. P. C. S.. A conservação natural como parâmetro para o planejamento do território: aplicação dos princípios da ecologia de paisagem em área de expansão urbana no município de São João da Boa Vista, SP.. 2010. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Ricardo Siloto da Silva

SILVA, Ricardo Siloto da; LIMA, Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos; SANTOS, José Eduardo. A conservação natural como parâmetro para o planejamento do território: aplicação dos princípios da ecologia de paisagem em área de expansão urbana no município de São João da Boa Vista, SP.. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Gisela Cunha Viana Leonelli

MOURA, A. C. M.;MONTEIRO, E. Z.LEONELLI, G. C. V.. Forma, estrutura e paisagem: perspectiva de integração entre abordagens quantitativas na apreensão da realidade urbana. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade) - UNICAMP - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Jose Eduardo dos Santos

Silva, R S; SANTOS LIMA, C P C;SANTOS, J. E.. A Ecologia de paisagem na Integração entre Conservação Natural e o Planejamento Ambiental: Aplicação em Área de Expansão Urbana no Município de São João da Boa Vista, SP.. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Jose Eduardo dos Santos

Silva, R S; Lima, C P C S;SANTOS, J. E.. A Conservação Natural como Parâmetro para o Planejamento do Território: Aplicação dos Princípios da Ecologia de Paisagem em Área de Expansão Urbana no Município de São João da Boa Vista, SP.. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Caroline Perez Dos Santos

Hotel Escola Liceu das Artes, Amparo, SP; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Leandro Letti da Silva Araújo;

Júlia Negrão Silva

Novo Terminal Rodoviário do Pouso Alegre, MG: modelo de rodoviária Parque; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Leandro Letti da Silva Araújo;

Isabella Maria de Carvalho Ferreira Monteiro

Estruturação do Córrego do Vai e Volta, Poços de Caldas, MG; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Leandro Letti da Silva Araújo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jorge Daniel Villar

IMA Poços - Instituto de meio ambiente de Poços de Caldas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Jorge Daniel Villar;

Ricardo Siloto da Silva

A conservação natural como parâmetro para o planejamento do território: aplicação dos princípios da ecologia de paisagem em área de expansão urbana no município de São João da Boa Vista, SP; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Siloto da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, L. L. S. ; SILVA, R. S. . Mapeamento de biótopos como estratégia para o planejamento territorial em área de expansão urbana. Estudo de Caso: Município de São João da Boa Vista, SP 13 Araújo, L. L. S. & Silva, R. S.. In: José Eduardo dos Santos; Elisabete Maria Zanin; Luiz Eduardo Moschini. (Org.). Faces da Polissemia da Paisagem - Ecologia, Planejamento e Percepção - Volume 4. São Carlos: Rima Editora, 2012, v. 4, p. 1-544.

  • ARAÚJO, L. L. S. ; MONTEIRO, E. Z. ; ALMEIDA, I. G. ; BARDI, L. . Análise morfológica de padrões espaciais da vegetação nativa remanescente do município de Poços de Caldas, MG, como subsídio para construção de infraestrutura verde. In: 8ª Conferência da Rede Lusófona de Morfologia Urbana, 2019, Maringá. PNUM 2019. Maringá: UEM, 2019. v. 1. p. 1-1708.

  • ARAÚJO, L. L. S. ; MONTEIRO, E. Z. ; FREIRE, R. A. . Formas e usos de dois espaços públicos do centro de Poços de Caldas, MG: um resgate histórico a partir da Sintaxe Espacial. In: 7º Portuguese Network of Urban Morphology, 2018, Porto. Anais do 7º Portuguese Network of Urban Morphology, 2018.

  • FREIRE, R. A. ; MONTEIRO, E. Z. ; ARAÚJO, L. L. S. . Compacidade na dispersão. A flexibilidade da forma urbana na Região Metropolitana de Campinas, Brasil. In: 7º Portuguese Network of Urban Morphology, 2018, Porto. Anais do 7º Portuguese Network of Urban Morphology, 2018.

  • ARAÚJO, L. L. S. ; MONTEIRO, E. Z. . Análise da Vitalidade Urbana em Poços de Caldas: uma abordagem pela Sintaxe Expacial. In: 6ª Conferência da Rede Lusófona de Morfologia Urbana ? PNUM 2017 ?Morfologia Urbana: Território, Paisagem e Planejamento?, 2017, Vitória. Anais da 6ª Conferência da Rede Lusófona de Morfologia Urbana ? PNUM 2017 ?Morfologia Urbana: Território, Paisagem e Planejamento?, 2017.

  • ARAÚJO, L. L. S. ; MORAES, F. T. ; SILVA, R. S. . Zoneamento geoambiental como subsídio para a sustentabilidade urbana. In: IV Simpósio de Engenharia Urbana, 2013, Rio de Janeiro. Anais do IV Simpósio de Engenharia Urbana, 2013.

  • ARAÚJO, L. L. S. ; SILVA, R. S. . Mapeamento de unidades de paisagem como subsídio para o planejamento territorial: a experiência de São João da Boa Vista, Brasil.. In: XIV Congreso Iberoamericano de Urbanismo, 2010, Tenerife. Anais do CIU 2010, 2010.

  • ARAÚJO, L. L. S. ; SILVA, R. S. . Implantação de Redes Ecológicas em Paisagens Urbanas Fragmentadas: Construção de uma Interface entre Sociedade e Biodiversidade Ecológica. In: III Encontro Latino-Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, 2009, Recife. ELECS 2009 - Edificações e Comunidades Sustentáveis. Recife: ANTAC, 2009.

  • SILVA, R. S. ; ARAÚJO, L. L. S. ; MORAES, F. T. . Urban Ecosystems and the Use of Clean Development Mechanisms. In: URBENVIRON SÃO PAULO 2008, 2008, São Paulo, SP. 3rd International Seminar on Environmental Planning and Management. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2008. p. 01-856.

  • MORAES, F. T. ; JIMENEZ-RUEDA, J. R. ; ARAÚJO, L. L. S. . Análise da evolução da paisagem como subsídio a programas de restauração ambiental. In: II Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens, 2013, Salvador. Anais do II Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens, 2013.

  • ARAÚJO, L. L. S. . Geotecnologias e sua aplicação no planejamento urbano e ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, L. L. S. . Trabalho Final de Graduação - Instituto de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAÚJO, L. L. S. ; MORAES, F. T. . Levantamento de projeção de copa da arborização urbana da Estância Turística de Itu, SP. 2013.

ARAÚJO, L. L. S. ; MORAES, F. T. . Análise do impacto sobre biodiversidade das alterações de uso do solo em áreas de cana-de-açucar em GO e MG. 2013.

MORAES, F. T. ; ARAÚJO, L. L. S. . Plano de Gestão de Terras da Mina de Bauxita em Juruti, PA. 2012.

ARAÚJO, L. L. S. ; MORAES, F. T. . Auditoria em memoriais, vértices e limites de 250 imóveis negociados por mineradora de bauxita, Juruti, PA. 2012.

MORAES, F. T. ; ARAÚJO, L. L. S. . Estudo de viabilidade ambiental (EVA) de gleba rural para conversão em uso industrial, Sorocaba, SP.. 2012.

MORAES, F. T. ; ARAÚJO, L. L. S. . Atendimento a exigência técnica para licenciamento ambiental: adequação ao Código Florestal. 2012.

ARAÚJO, L. L. S. ; MORAES, F. T. . Mapeamento de áreas de preservação permanente e reserva legal em áreas de cana-de-açucar em GO. 2011.

ARAÚJO, L. L. S. ; MORAES, F. T. . Levantamento ambiental do Bairro do Pedregulho, Estância Turística de Itu, SP para subsidiar plano de manejo da APA de Cabreúva. 2011.

ARAÚJO, L. L. S. . Análise ambiental e elaboração de mapas suporte ao setor de EHS de mineradora de bauxita, Juruti, PA. 2010.

MORAES, F. T. ; ARAÚJO, L. L. S. . Projeto urbanístico de condomínio ecológico em Águas da Prata, SP.. 2009.

ARAÚJO, L. L. S. . Consultoria técnica ao Conselho Municipal de Urbanismo de São João da Boa Vista, SP.. 2008.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo. , Avenida Padre Cletus Francis Cox - de 206/207 ao fim, Jardim Country Club, 37714620 - Poços de Caldas, MG - Brasil, Telefone: (35) 37299214, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Proeco Serviços Ambientais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor

    Outras informações:
    Elaboração de estudos para projetos de planejamento territorial e conservação ambiental; Análises espaciais e geração de mapas temáticos; Geoprocessamento, sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas.

  • 2014 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro do Colegiado - 2016 a 2019 Disciplinas: Geotecnia aplicada à Arquitetura e Planejamento Urbano 2014-2015; Instrumentos Urbanísticos e Ambientais 2014-2015 Urbanismo Moderno e Contemporâneo 2014-2015 Operações Urbanas 2014-atual Representação Digital 2014-2015 Trabalho Final de Graduação I - 2016 Trabalho Final de Graduação II - 2017 Estúdio IV - Luz 2014-2017 Estúdio VI - Paisagem 2016- atual Estúdio VII - Novos Ambientes 2017 Métodos Urbanísticos e Planejamento Ambiental 2016 - atual Modelagem Digital 2014-2017

  • 2014 - 2016

    Centro Universitário UNIFEOB

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Docente nas disciplina Diálogos de Arquitetura e Urbanismo; Metodologia Científica aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo; História da Arquitetura Século XVIII a XXI; Planejamento Urbano e Regional

  • 2012 - 2014

    Faculdade Pitágoras

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Docente da disciplina Responsabilidade Socioambiental - Curso de Administração Docente da disciplina Gestão Ambiental - Curso de Engenharia de Produção

  • 2013 - 2013

    Faculdade Pitágoras

    Vínculo: Visitor Professor, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Curso de rápida duração "Acessibilidade e Mobilidade Urbana Sustentável no Brasil", no curso de Especialização em Planejamento Urbano da Faculdade Pitágoras. Carga horária: 8 horas.

  • 2012 - 2012

    Faculdade Pitágoras

    Vínculo: Visitor Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Disciplina "Revitalização de Espaços Públicos e Qualidade de Vida" no curso de Especialização em Planejamento Urbana da Faculdade Pitágoras. Carga horária: 24 horas.

  • 2008 - 2011

    Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista

    Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Arquiteto Urbanista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Revisão do Plano Diretor Municipal; Elaboração de legislação referente aos intrumentos do Estatuto da Cidade e posturas urbanísticas; Estudos de impactos de vizinhança para empreendimentos de grande porte e obras de infra-estrutura pública; Elaboração de projetos urbanísticos de recreação e áreas verdes públicas; Apoio técnico ao Conselho Municipal de Urbanismo (CMU) Apoio técnico ao Conselho Municipal de Patrimônio HIstórico, Ambiental e Cultural (CONDEPHIC).

  • 2004 - 2008

    Arquitetura e Construção Joaquim Mello

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto urbanista, Carga horária: 40

  • 2001 - 2001

    Escritório de Arquitetura e Urbanismo Alfredo Barbosa

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenhista cadista; Elaboração de maquetes virtuais; Elaboração de estudos de projetos residênciais e institucionais.

  • 2002 - 2002

    Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Levantamento técnico; Elaboração de projetos públicos.