Angela Consiglio Moreira da Silva

Formada em Teatro, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo. Em 2018 obteve o título de Mestre em Artes na área de Ensino de Artes pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP, tendo realizado, para tal, a pesquisa intitulada: "Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira." Atua desde 2012 como Professora de Educação Básica- Artes, na Rede Municipal de Guarulhos. Como atriz, trabalhou em alguns coletivos teatrais, tais como: o Núcleo de Pesquisa Teatral "Os Parafernálios" e o Núcleo Arranca.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Artes

2016 - 2018

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na Escola da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Alexandre Luiz Mate
Coorientador: Alexandre Luiz Mate. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Adequação de práxis estética à práxis escolar; Metodologia de trabalho teatral; Prática Teatral na Escola Pública.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.

Graduação em Bacharel e Licenciatura em Teatro

2008 - 2011

Universidade Anhembi Morumbi
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 -

Mediação na Cultura e nas Artes. (Carga horária: 90h). , Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.

2016 - 2016

A reinvenção dos sentidos na prática teatral de coletivos. (Carga horária: 10h). , Centro de Pesquisa e Formação- Sesc São Paulo, SESC, Brasil.

2013 - 2013

Arte Urbana na Escola. (Carga horária: 12h). , Eduqativo Instituto Choque Cultural, EDUQATIVO, Brasil.

2013 - 2013

Música e Literatura Infantil. (Carga horária: 16h). , Casa das Rosas- Espaço Haroldo Campos de Poesia e Literatura, CASA DAS ROSAS, Brasil.

2012 - 2012

Práticas Expressivas em Arte. (Carga horária: 45h). , Prefeitura Municipal de Guarulhos, PMG, Brasil.

2011 - 2011

Núcleo de Pedagogia. (Carga horária: 150h). , Escola Livre de Teatro de Santo André, ELT, Brasil.

2009 - 2009

Oficina Laboratório de Intervenção. (Carga horária: 75h). , Cia Estável de Teatro, ESTÁVEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Encontro Científico de Artes Cênicas da Universidade Anhembi Morumbi.Iniciação Científica. 2018. (Encontro).

IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - Poéticas e estéticas descoloniais ? artes cênicas em campo expandido. Possibilidades de aproximação entre o teatro, sob a perspectiva do teatro de grupo, e a sala de aula em escola pública.. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Elis A

CURADO, G. H.;SILVA, A. C. M.; COSTA JUNIOR, O. H.. V.; Fernanda A.de S.; Gabriela M.N.C..TEATRO EDUCAÇÃO: COLETIVIDADE E COMUNIDADE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Amanda C

SILVA, A. C. M.; CURADO, G. H.; COSTA JUNIOR, O. H.. F.S.; André de S.S.; Efraim R. da S..TEATRO DO OPRIMIDO NA ESCOLA: UM EXERCÍCIO SOBRE ÉTICA E COLETIVIDADE NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Ariane G

SILVA, A. C. M.; COSTA JUNIOR, O. H.; CURADO, G. H.. C.; jhenifer K.S.B.;Lorena S.S..TEATRO EDUCAÇÃO E DINÂMICAS COLETIVAS DE EMPATIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Bruno A

SILVA, A. C. M.; CURADO, G. H.; COSTA JUNIOR, O. H.. M. de J.; Cauê G.M.; Laura B. dos S.; Letícia A.de O.COMUNICAÇÃO E EXPRESSIVIDADE: UM CAMINHO TEATRAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Anne G

SILVA, A. C. M.; CURADO, G. H.; COSTA JUNIOR, O. H.. M.S; Isadora M.S.S.; Nayara S.R.C.; Victoria C..A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GRUPO: SER, ESTAR E PERTENCER. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Bianca L

SILVA, A. C. M.; COSTA JUNIOR, O. H.; CURADO, G. H.. T.MdeJ; Caroline P. de O.;Julia G.dos S.;Karina A.B.MULTICULTURALIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL: PROJETO DE INTERVENÇÃO TEATRAL NO AMBIENTE ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Adriele F

SZOT, D. G.; COSTA JUNIOR, O. H.;SILVA, A. C. M.. A.; Fernanda C. F.; Kleber da R. M.; Letícia P G.Jogos Teatrais e Palhaçaria: Construindo Possibilidades de Empatia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Angela L

SILVA, A. C. M.; SZOT, D. G.; COSTA JUNIOR, O. H.. B. da C.; Bianca F.S.; Miguel T.F; Stefani de L. M..A Pedagogia e Teatro do Oprimido na Formação do Sujeito Crítico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Beatriz S

SILVA, A. C. M.; SZOT, D. G.; COSTA JUNIOR, O. H.. D.S; Carolyne A.N; Fluvio B., Jessica M de O..Relações de poder na Escola: O Teatro do Oprimido como Instrumento Mediador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Bianca I de P; Fabio A

SILVA, A. C. M.; COSTA JUNIOR, O. H.; SZOT, D. G.. T.; Josias.C; Luiz H. de O. V..JOGOS TEATRAIS E O USO CRÍTICO DE APARELHOS TECNOLÓGICOS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Karen X

SILVA, A. C. M.; SZOT, D. G.; COSTA JUNIOR, O. H.. ; Laianny da S.F.; Lucas C. de A..A DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR PARA A VIOLÊNCIA- UMA INTERVENÇÃO DE TEATRO DO OPRIMIDO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Lucas G

SILVA, A. C. M.; SZOT, D. G.; COSTA JUNIOR, O. H.. F. M.;Ludai M. L.; Vitor de O.S.; Wallison L de C.G.O JOGO TEATRAL COMO DISPARADOR DO AUTOCONHECIMENTO E DO PROJETO DE VIDA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Eduardo Frin

MATE, A.; SIQUEIRA, G. T.;FRIN, L. E.. Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na Escola da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Artes - Unesp.

Luiz Eduardo Frin

FRIN, L. E.; MATE, A.; SIQUEIRA, G. T.. Uma experiência de teatro desenvolvida em escola municipal de Guarulhos, a partir de práxis levadas, sobretudo, pelo sujeito histórico teatro de grupo da cidade de São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional) - Instituto de Artes - Unesp.

Giuliano Tierno de Siqueira

SIQUEIRA, G. T.; MATE, A. L.; FRIN, L. E.. Aproximações entre a sal de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na Escola da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Giuliano Tierno de Siqueira

MATE, A. L.;SIQUEIRA, G. T.; FRIN, L. E.. Uma Experiência de Teatro desenvolvida em Escola Municipal de Guarulhos, a partir de práxis levadas, sobretudo, pelo sujeito histórico teatro de grupo da cidade de São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional) - Instituto de Artes da UNESP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexandre Luiz Mate

A experiência estética da prática teatral na escola pública: possíveis aproximações entre o fazer artístico e o campo educacional; 2016; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Alexandre Luiz Mate;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. C. M. . POSSIBILIDADES DE APROXIMAÇÃO ENTRE O TEATRO, SOB A PERSPECTIVA DO TEATRO DE GRUPO, E A SALA DE AULA EM ESCOLA PÚBLICA.. In: IX CONGRESSO DA ABRACE. Poéticas e estéticas descoloniais- Artes cênicas em campo expandido, 2017, Uberlândia- MG. Memória ABRACE XVI- Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2016. v. 1.

  • SILVA, A. C. M. . Possibilidades de aproximação entre o teatro, sob a perspectiva do teatro de grupo, e a sala de aula em escola pública.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. C. M. . Olha o circo no meio da rua! Um acontecimento em Heliópolis.. 2016 (Olhar Crítico de Espetáculo Teatral - 2º Mostra de Teatro de Heliópolis).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, A. C. M. . Brincadeiras com o corpo e as imagens.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, A. C. M. . Sem sapatos: propostas de uma experiência sensível.. 2016. .

SILVA, A. C. M. ; CESAR, E. ; COSTA, G. ; RAPHAEL, E. ; MENDES, R. ; FRANCIS, T. ; BARGAS, J. M. ; PACHECO, L. . Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex. 2017. Teatral.

Thiago Miguel ; CRUZ, G. C. ; SILVA, A. C. M. . Um artista: Estudos sobre 'Um artista da fome' de Franz Kafka. 2014. Teatral.

Luiz Felipe Freitas Peres ; SILVA, A. C. M. ; Gilberto Costa ; Rodrigo Costrov ; Beatriz Afonso de Barros . 'O silêncio antes do tiro'. 2011. Teatral.

PARAFERNALIOS, N. P. T. O. ; SILVA, A. C. M. . 'Nº298'. 2010. Teatral.

PARAFERNALIOS, N. P. T. O. ; SILVA, A. C. M. . O mistério das meias vermelhas. 2008. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Crítica aos Espetáculos de Rua: Critérios, reflexão e produção de críticas. Instituição: UNESP., Descrição: Trata-se de grupo que tem apresentado, desde sua fundação, conjunto significativo de críticas teatrais, fundamentalmente de obras apresentadas na rua. Além de documentar espetáculos apresentados na rua, os participantes do grupo têm intentado esforços no sentido de apresentar critérios balizadores para a análise de espetáculos inseridos no escopo do trabalho. Há diferenças fundamentais entre um espetáculo apresentado em caixa (palco) e aqueles apresentados na rua; apesar disso, não existem textos, estudos que apontem tais distinções. Desse modo, um grupo de pesquisa de tal natureza caracteriza-se fundamental para, se não pontificar (e de fato não é este o caso), pelo menos ajudar a criar memória documental e socializar alguns procedimentos de que tem lançado mão para criar suas ações de reflexão. As pesquisas do grupo poderão auxiliar ou alimentar discussões significativas, tanto em âmbito acadêmico como na área da cultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Angela Consiglio Moreira da Silva - Integrante / Alexandre Luiz Mate - Coordenador / Mario Fernando Bolognesi - Integrante / Adailtom Alves Teixeira - Integrante / Alexandre Falcão de Araújo - Integrante / André Dutra Murrer - Integrante / Beatriz Georgopoulos Calló - Integrante / Beatriz Nascimento Barreto - Integrante / Bárbara Tavares dos Santos - Integrante / Carlos Rogério Gonçalves da Silva - Integrante / Daniela Gianpietro Szot - Integrante / Daniela Landin Baffi - Integrante / Fernanda Azevedo Correia de Souza - Integrante / Laura Izidoro Salerno - Integrante / Letícia Monteiro Silva - Integrante / Luiz Eduardo Frin - Integrante / Miguel Arcanjo Prado de Oliveira - Integrante / Maria da Graça Berman - Integrante / Natália Siufi Rizzo - Integrante / Roberto Bezerra de Sousa - Integrante / Rodrigo Morais Leite - Integrante / Simone Carleto - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Guarulhos, Secretaria Municipal de Educação. , Rua Claudino Barbosa, Macedo, 07113040 - Guarulhos, SP - Brasil, Telefone: (11) 24757300

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Prefeitura Municipal de Guarulhos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PEB I - Artes, Carga horária: 25

Atividades

  • 03/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Artes

2014 - Atual

Núcleo Arranca

Vínculo: Teatro de Grupo, Enquadramento Funcional: Atriz, Carga horária: 12

Outras informações:
Criado no começo do ano de 2007 com outra configuração e ainda com o nome Teatro do Alvoroço, estreou o espetáculo ?Computa?, baseado na obra ?Computa, computador, computa?, de Millôr Fernandes. Em dezembro de 2009 estreou seu primeiro espetáculo como Núcleo Arranca, ?Agonias Desordenadas do Amor?, peça que discutia a questão do amor na sociedade contemporânea. O Espetáculo ficou em cartaz em espaços da cidade de Guarulhos, tanto em espaços oficiais (públicos) quanto em espaços alternativos, como a sede do grupo. No ano de 2010 "Agonias Desordenadas do Amor" participou do Encontro de Teatro da Cidade de Guarulhos (ETC 2010) onde foi contemplado como melhor espetáculo, com o Prêmio Guarulhos Cultural (lei nº 6131/2006). Em 2011, a partir de pesquisas sobre o bairro do Cocaia (local onde o grupo teve sua primeira sede), a identidade e o multiculturalismo brasileiros, o Núcleo Arranca estreou, ?Fulanogonia?, ficando em cartaz na sede do grupo. Novamente participou, do Encontro de Teatro da Cidade de Guarulhos (ETC 2011) e neste ano, além do Prêmio Guarulhos Cultural, o espetáculo foi escolhido como melhor direção e representante da cidade de Guarulhos durante um ano. No ano de 2012 o grupo realizou uma temporada de mais de dois meses em sua comunidade no formato ?pague o quanto puder? e produziu a ?Arranca Mostra Um?, sua primeira mostra de teatro independente com grupos da cidade de Guarulhos. Além de espetáculos, foram realizados debates sobre a condição e a produção de teatro na cidade. No ano de 2013 o Núcleo Arranca participa com "Fulanogonia" do ?II Encontro da Cena de Teatro de Mauá?, festival patrocinado pela Petrobrás. Em Abril de 2014 o grupo se muda para seu novo espaço ?Espaço Arranca? no Jardim Tranquilidade, em Guarulhos. Com um espaço mario abre sua sede para debates, saraus, espetáculos, festas e encontros de outros grupos da cidade e de fora dela. Em 2015 o grupo realizou uma nova temporada de "Fulanogonia" e vislumbra agora a construção de se

2012 - 2014

Teatro de Fricção

Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Atriz, Carga horária: 6

Outras informações:
O grupo Teatro de Fricção surgiu com o objetivo de Pesquisar as ferramentas e os mecanismos de treinamento e criação cênicas do ator. Se debruçou no estudo do conto "Um Artista da Fome" de Franz Kafka e estreou seu primeiro espetáculo: "Um artista: estudos sobre 'Um artista da fome' de Franz Kafka, em 2014 no Espaço Arranca em Guarulhos. Integrantes: Angela Consiglio, GIlberto Costa, Renato Mendes e Thiago Miguel.

Atividades

  • 10/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Teatro de Fricção, .,Linhas de pesquisa

2008 - 2014

Núcleo de Pesquisa Teatral "Os Parafernálios"

Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Atriz, Carga horária: 6

Outras informações:
O Núcleo de Pesquisa Teatral ?Os Parafernálios? surgiu na Universidade Anhembi Morumbi no primeiro semestre do ano de 2008, com o intuito de colocar em prática a pesquisa adquirida dentro da Universidade e fora dela. O espetáculo ?O Mistério das Meias Vermelhas?, primeiro espetáculo do grupo, foi um espetáculo infantil com linguagem de teatro popular, musicado e escrito colaborativamente por um dos integrantes. Foi premiado, como melhor espetáculo, na MAC (Mostra de Artes Cênicas de Guarulhos) 2008, com o Prêmio Guarulhos Cultural (Lei nº 6.131/2006). Em março de 2009, o grupo iniciou a uma nova pesquisa, que teve como tema gerador a memória das coisas e do lugar, e, por consequência, a memória individual e coletiva. Como parte do processo de criação o núcleo realizou exercícios cênicos abertos ao público denominados ?Experimento?, realizados na Casa Contemporânea, galeria de arte situada na Vila Mariana. O resultado final dessa pesquisa foi o espetáculo ?Nº 298?, de criação coletiva, que teve sua estreia em 2010, também na Casa Contemporânea. Integrantes: Angela Consiglio, Eduardo Cesar, Eduardo Fonseca, Laís Loesch, Matheus Nasca e Gabriela Magalhães.

Atividades

  • 03/2008 - 03/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa, .,Linhas de pesquisa