Cid Manso de Mello Vianna

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Economia (1983) e doutorado em Economia (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor associado da UERJ e a área principal de pesquisa é a de desenvolvimento de Modelos Matemáticos e Estatísticos Aplicados a Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação econômica e tecnológica em saúde, modelos de decisão, otimização de sistemas de filas, planejamento e alocação de recursos humanos em saúde, sistemas de informação geográfica aplicadas a gestão de saúde.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia

1989 - 1994

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Política e Dinâmica Tecnológica: uma análise microdinâmica
José Antonio Ortega. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Política Tecnológica; Tecnologia-evolucionismo; Tecnologia-Schumpeter; Trajetórias tecnológica.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial / Especialidade: Organização Industrial e Estudos Industriais. Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T; Informática; Fabricação de Produtos Farmacêuticos.

Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia

1981 - 1983

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Processo de Formação do Mercado Internacional na Tradição do Pensamento Econômico Marxista,Ano de Obtenção: 1983
Orientador: José Ricardo Tolipan
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Marxismo-teoria; Comércio Internacional; Investimento Externo; Imperialismo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional / Especialidade: Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica.

Graduação em Engenharia Química

1971 - 1975

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

III Curso Básico de Avaliação de Tecnologias Em Sa. (Carga horária: 40h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Mudança Tecnológica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Organização Industrial e Estudos Industriais.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Planejamento Em Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Metodologia de Pesquisa.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Política de Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Saúde, Desenvolvimento e Inovação no Brasil.Um olhar internacional sobre as relações entre saúde e desenvolvimento. 2016. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Tania Maria Costa da Silvia Beume

ASENSI, F. D.; COSTA, R. S.; PINHEIRO, R.; CHAVEZ, G. C.;VIANNA, C.M.D.M.. A Judicialização no Sistema Único de Saúde e o caso da fosofetanolamina sintética.. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabrielle Rodrigues de Mattos Costa

COSTA, L. S.; OLIVEIRA, M. A.;VIANNA, C.M.. Obentenção de medicamentos para tratamento da artrite reumatoide no SUS: estratégias dos grups de pressão da sociedade civil para efetivação desse direito. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Monique Abreu Silvino

OLIVEIRA, F. S. G.;VIANNA, C.M.D.M.; SILVA, T. C. F.; CUNHA, G. N.. A rede de atenção à saúde para controle do câncer em ciranças e adolescentes no município do Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camile Valle Medawar

MOSEGUI, G. B. G.VIANNA, C.M.; CASTILHO, S. R.; SILVA, F. V. C.. Tratamento farmacológico da leucemia linfoblástica agua em crianças e adolescentes com peg-aparaginase e L-asparaginase nativa de escherichia coli: uma metanálise. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Carolina Machado Russo de Moura

MOSEGUI, G. B. G.;VIANNA, CID MANSO DE MELLO; CORDEIRO, B. C.; SANCHES, L. G.. Análise de Custos e Custo-efetividade da Expansão da Cobertura do Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Swheelen da Paula Vieira

VIANNA, CID MANSO DE MELLO; CAMPOS, C. E. A.; SILVA, T. C. F.. Abordagem da atenção básica nos cursos de graduação em medicina: o panorama do estado do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Ribeiro Alves Fernandes

VIANNA, CID MANSO DE MELO; MOSEGUI, G. B. G.; SANCHES, L. G.. Custo efetividade do uso do Palivizumabe na prevenção de internações por doença respiratória grave em crianças d alto riso infectados pelo vírus Sinicial respiratório na perspectiva do Sistema Único de Saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sandra Victória Cerqueira Martins

VIANNA, CID MANSO DE MELO; PARADA, R.; GOUVEA, C. S. D.. Avaliação do Impacto da Gestão de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público nas Ações Desenvolvidas no Programa de Controle de Tuberculose, nas Unidades de Saúde de Duque de Caxias. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mirian Estela de Couto Mouzinho

VIANNA, CID MANSO DE MELLO; MOSEGUI, G. B. G.; GOUVEA, C. S. D.. Indicadores para monitoramento da saúde da pessoa idosa: revisão integrativa. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carinne Magno

VIANNA, CID MANSO DE MELO; SILVA, T. C. F.; SILVA, A. L. A.. Gestão do Trabalho na Estratégia Saúde da Família em Municípios do Estado do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MARCUS PAULO DA SILVA RODRIGUES

VIANNA, CID M.M.. Interferons peguilados alfa 2 a e alfa 2 b no tratamento de r\divíduos co-infectados pelo vírus hiv e VHC. um estudo de custo-efetividade sob a perspectiva do sistema único de saúde. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandro Valério dos Santos

VIANNA, CID M.M.; Siqueira, W.H.. Pioneiros do design brasileiro no projeto de automóveis. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: DIOGO PENHA SOARES

VIANNA, C.M.D.M.; Santos, M.A; Saconato, H.. Teste de Amplificação do Acido Nucleico (NAT) para Detecção do Vírus HIV-1 no Sangue Doado: uma análise de custo-eferividade sob a perspectiva do sistema único de saúde no Brasil. 2011 - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Cristina Maria Alves da Silveira

VIANNA, CID MANSO DE MELOMOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez; COUTO, M. H. C.. Uma Proposta Metodológica para o Uso da Tecnologia Virtual na Construção Colaborativa do Conhecimento em Saúde no Âmbito Público. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Natércia Fonseca de Carvalho da Silva

VIANNA, CID M.M.. FUZZYVISA-MODELO DE AVALIAÇÃO DE RISCO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA PARA INSPEÇÃO DE RESÍDUAOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE UTILIZADO LÓGICA. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Luiz Benevides da Rocha Gutierrez

VIANNA, CID M.M.. DIFUSÃO DA ANGIOPLASTIA CORONARIANA. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: NOELIA NUNES DA COSTA

VIANNA, CID M.M.. IMPACTO FINANCEIRO DAS DEMANDAS JUDICIAIS COM MEDICAMENTOS NA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE ALAGOAS. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Arnaldo de Souza Aguiar Miranda

VIANNA, CID M.M.. REDE HOSPITALAR FEDERAL NO RIO DE JANEIRO: A VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE CUSTEIO. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosangela de Oliveira Cosme

VIANNA, CID M.M.. SISTEMA DE INFORMAÇÃO: UMA PROPOSIÇÃO PARA O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO-UFJF. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Silva Cavalcante

VIANNA, CID M.M.. DIRETRIZES CLÍNICAS NA SAÚDE SUPLIMENTAR: A PERCEPÇÃO E ADESÃO DOS PROFISSIONAIS MÉDICOS NA PRÁTICA CLÍNICA. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina Maria Alves da Silva

VIANNA, CID M.M.. PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O USO DA TECNOLOGIA VIRTUAL NO TRABALHO COLABORATIVO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE NO ÂMBITO PÚBLICO. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: RONDINELI MENDES DA SILVA

VIANNA, CID MANSO DE MELO. A capacidade indutora da agenda de prioridade de pesquisa e saúde: um exame dos fluxos financeiros em PeDdo Ministério da Saúde. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nádia Dias Gruezo

VIANNA, CID MANSO DE MELOMOSEGUI, G. B.; Pontes, AJF. Cálculo do custo do tratamento farmacológico da hipertensão arterial: comparação entre dois protocolos. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Carla Edialla Figueiredo Zaire

VIANNA, CID MANSO DE MELO. A indústria farmacêutica e a assistência farmacêutica ambulatorial no sistema único de saúde. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nádia Dias Gruezo

VIANNA, CID MANSO DE MELOMOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez; CORDEIRO, Hésio de Albuquerque. Avaliação do custo do tratamento farmacológico da hipertensão arterial em um unidade do programa de saúde da família no município do Rio de Janeiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Victor Grabois

VIANNA, CID MANSO DE MELO; KORNIS, George; ICHINOSE, Roberto Macoto. Engenharia Clinica para melhoria da gestão de equipamentos médicos-hospitalares. Implantação e operacionalização do serviço de engenharia clinica do hospital geral de bonsucesso.. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jaqueline Maria da Silva

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Sustentabilidade em uma estrutura de sistemas integrados. 2005. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Laboratório Nacional de Computação Científica.

Aluno: Victor Grabois

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Engenharia Clínica como Estratégia para melhoria da gestão de equipamento médico-hospitalares: a implantação e operacionalização do serviço de engenharia clínica do hospital de Bonsucesso. 2004.

Aluno: Lêda Suely Barbosa Cezar

VIANNA, CID MANSO DE MELO; CAMPOS, C. E. A.; SAYD, J. D.. Programa de Saúde da Família: uma avaliação do morro do borel. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Helena Braga

VIANNA, CID MANSO DE MELO. O Controle Social do Sus Através dos Conselhos Municipais de Saúde: Um Olhar Sobre a Experiência de Juiz de Fora e Seu Entorno. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Mendoza Ruiz

VIANNA, CID MANSO DE MELO; LABRA, Maria Eliana; BERMUDEZ, Jorge Antonio Zepeda. La Politica Farmaceutica em el Marco de la Reforma des Sector Salud em Colombia. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Laércio Ribeiro Goncalves

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Sistema de Informação Orçamentais em Saúde - SIOPS - Um Instrumento de Controle do Gasto Público no Setor Saúde. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Arnaldo Agenor Bertone

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Equidade no Financiamento do Setor Saúde: análise dos últimos cinco anos. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tereza Cristina Lins Amaral

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Utilização do Sistema de Informações Hospitalares do SUS como Subsídio à Elaboração de um Diagnóstico de Morbimortalidade no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lúcia de Fátima Nascimento de Queiroz

VIANNA, CID MANSO DE MELO. O Processo de Fortalecimento do Comando Público na Esfera Estadual e a Consolidação do Sistema Único de Saúde: o caso de Tocantins. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Henrique Melo

VIANNA, CID MANSO DE MELO. O Processo de Regulamentação da Assitência Suplementar. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marizete Almeida Silva

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Centros Colaboradores para a Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar: uma experiência inovadora. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Angela Maria de Vasconcellos

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Uma Análise do Processo de Implantação dos Centros de Referência para o Tratamento da Retinopatia Diabética na Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde no Brasil Ocorrido em 2000/2001. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Márgara Raquel Cunha

VIANNA, CID MANSO DE MELO. O Banco de Preços em Saúde: um novo instrumento de gestão pública. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Virgínia da Silva Lucas

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Os Sistemas de Informação Assistencial do SUS: oferecendo subsídios para a construção de um sistema único e integrado de informações. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aglaé Regina da Silva

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Controle e Avaliação em Saúde: enfrentando desafios na gestão do SUS. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gisele Onete Marani Bahia

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Descentralização da Saúde: situação da gestão estadual - um retrato em preto e branco. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renilson Rehem de Souza

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Construido o SUS: a lógica do financiamento e o processo de divisão de responsabilidade entre as esferas de governo. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Heloiza Machado de Souza

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Análise das Práticas Assistencias na Área de Saúde da Mulher nas equipes do Programa da Saúde da Família. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jonice Maria Ledra Vasconcelos

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Análise do Repasse de Recursos Fianceiros no Bienio 1997/1998, a municípios prioritários para a alcance da meta de eliminação da Hanseníase no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Patricia Ferraz de Souza Guedes

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Avaliação do Mutirão Nacional de Catrata Senil na Organização dos Serviços Oftamológicos : análise comparativa das ações de cirugia eletivas de catarata, desenvolvidas nos serviços de saúde do SUS no período de 1998 a 2001. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ayrton Galiciani Martinello

VIANNA, CID MANSO DE MELO. A Distribuição dos Recurso para as Ações de Atenção Básica no Brasil: a criação do piso de atenção básica - PAB fixo. Uma análise da distribuição de recursos a partir de 1996 e a portaria que estabelece novos valores por município. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilvânia Westin Cosenza

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Distribuição Espacial e Acesso da população aos Serviços de Saúde. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lúcia de Paiva

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Equidade na Alocação de Recursos dos Sistema Único de Saúde entre os Estados Brasileiros: uma avaliação do uso de uma cesta de indicadores de desigualdade social. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Pintas Marques

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Projeto de Expansão da Assistência Oncológica Expande: um novo modelo assistencial. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Helena Carvalho Brandão

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Estudo sobre os Pactos de Gestão Estabelecidos entre Estados e Municípios a partir da Implantação da NOB-SUS 01/96. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leyla Gomes Sancho

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Análise de Custo-Efetividade como Instrumento Direcionador para Alocação de Recursos: o caso de Belo-Horizonte. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Octávio Reis

VIANNA, CID MANSO DE MELO. O Setor Privado em Saúde no Brasil: os limites da autonomia, Instituto de Medicina Social. 1995. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Ribeiro Simões de Castro

VIANNA, CID MANSO DE MELO; MENDES, A. A. A.; REIS, C. T.; LAGUARDIA, J.. EMPATIA DE MÉDICOS ATRAVÉS DA JEFERSON SCALE OF PHYSICIAN EMPHATY (JSPE) COMO MARCADOR DO CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniele Furtado de Oliveira

KORNIS, George;VIANNA, C.M.; DAIN, S.; ANDREAZY, F.; MATOS, J. B. B.. Um olhar diverso sobre o inverso do reverso na política nacional de saúde nos governos Luiz Inácio Lula da Silvia e Dilma Rousseeff: elementos para análise alternativa. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Arn Migowski Rocha dos Santos

VIANNA, C.M.D.M.; COUTINHO, E. S. F.; BINES, J.; LUIZ, R. R.; MENDONÇA, G. A. E. S.. Riscos e Benefícios do Rastreamento Mamográfico no Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: JOSE NILSON ARAUJO BEZERRA

VIANNA, C.M.D.M.; OLIVEIRA, F. S. G.; CUNHA, G. N.; REIS, L. N.; GAMBA, M. A.. Planejamento e gestão da atenção a pessoa com pé diabético através de um sistema de informações geográficas e de um aplicativo para dispositivos móveis em uma unidade de saúde da família de Manaus. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Ribeiro Alves Fernandes

VIANNA, C.M.; MOSEGUI, G. B. G.; SILVA, F. V. C. E.; OLIVEIRA, F. S. G.. Câncer pediátrico: avaliação econômica de tecnologias que previnem efeitos colaterais ao tratamento. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carine Magnago

VIANNA, C.M.; PIERANTONI, Célia Regina; VIANA, A. L. D.; VIEIRA, A. L. S.. A formação do enfermeiro e a ampliação do escopo de prática na atenção básica no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MARCUS PAULO DA SILVA RODRIGUES

VIANNA, C.M.; MOSEGUI, G. B. G.; SILVA, F. V. C.; SILVA, T. C. F.; OLIVEIRA, F. S. G.. Avaliação Econômica das Abordagens Terapêuticas para o Tratamento da Hepatite B e C: comparação das diretrizes nacionais e internacionais. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gerson Nunes da Cunha

VIANNA, CID MANSO DE MELLO; KARAN FILHO, J.; OLIVEIRA, FSG;PEREGRINO, Antonio Augusto de Freitas; SILVA, J. C.. Modelo de Alocação de Mamógrafos Móveis: Um Estudo para a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabíola Lana Iozzo

VIANA, A. L. D.;VIANNA, CID MANSO DE MELLO; MACHADO, C. V.; CATAIA, M. A.; GOLDBAUM, M.. Usos do território e políticas de ciência, tecnologia e inovação em saúde: uma abordagem a partir da circularidade produtiva do radiofármaco FDG-18F para estudos PET-CT na Argentina e no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Saar da Costa

BAHIA, L.; LAGO, R. F.;VIANNA, CID MANSO DE MELLO. Produtos de estudos farmacoeconômicos e sua incorporação pelas redes de pesquisa e assistência oncológica no Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Frances Valéria Costa e Silva

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Avaliação da razão de custo efetividade do tratamento da hepatite C em candidatos a transplante renal. 2009. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Kylsa Aquino Estrella de Souza

VIANNA, CID MANSO DE MELOMOSEGUI, G. B.CAETANO, Rosangela; COELHO, K. S. C.; VERAS, R. P.. Análise de custo de um programa de prevenção de internação para idosos no ambiente da saúde suplementar. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Terezinha Goulart

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Avaliação da efetividade do tratamento de pacientes co-infectado HCV-HIV com as terapias combinadas interferon + ribaririna e peginterferon + ribavirina. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Celso Dias Coelho

VIANNA, CID MANSO DE MELO. A gestão em saúde e a as ferramentas gerenciais: a experiência com os sisplan do Instituto Nacional do Câncer. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Augusto de Freitas Peregrino

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Impacto da mamografia na história natural do câncer de mama. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Augusto de Freitas Peregrino

VIANNA, CID MANSO DE MELO. A Concessão de Patentes de Medicamentos Fitoterápicos no Brasil: uma análise do período 1997 - 2004. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Alfredo Pimentel

VIANNA, CID MANSO DE MELO. A Questão do Sangue: rumos das políticas públicas de hemoterapia no Brasil e no exterior. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Horácio de Sá Pereira

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Programas de Benefício Farmacêutico privados n Brasil e Estados Unidos: uma análise comparativa. 2004. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge de Paula Costa Avila

VIANNA, CID MANSO DE MELO; CASTRO, A. C.; CAMPOS, A. M. S. M.; SALLES FILHO, S. L. M.; DAIN, S.. Políticas Ativas para o Desenvolvimento do Setor Farmacêutico. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Dércio Santiago da Silva Júnior

VIANNA, CID MANSO DE MELO; CAMPOS, A. M. S. M.; BAHIA, L.; CAMPOS, M. F. M.; VIERIA, P. R.. A Regulação do Segmento de Saúde Suplementar. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Meandros e Dilemas de uma Reforma em Saúde: A Prática dos Primórdios. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Gomes Temporão

VIANNA, CID MANSO DE MELO. O Complexo Industrial da Saúde: público e privado na produção e consumo de vacinas no Brasil. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo Sicsu Siqueira

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Seguro Saúde no Brasil dos Anos 90: uma análise da competição empresarial como subsídio ao desenvolvimento da experiência regulatória. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Bittencourt Gonzalez Mosegui

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Custo Social de Tratamentos Farmacológicos: uma proposta de modelo. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Octávio Ocké Reis

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Os Planos de Saúde no Brasil: um estudo sobre o mercado, os gastos e a regulação. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosângela Caetano

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Inovações e Trajetórias Tecnológicas no Território das Imagens Médicas. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Henrique de Souza Aguiar Coutinho

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Planejamento Situacional: uma análise neo-institucionalista. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvia M

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Porto. Equidade na Distribuição Geográfica dos Recursos em Saúde: uma contribuição para o caso brasileiro. 1997. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Renata Luzes Araujo

VIANNA, C.M.; MOSEGUI, G. B. G.; SILVA, F. V. C. E.; VIANNA, Denizar. A carga da artrite reumatoide no Brasil: custos médicos diretos na perspectiva do sistema único de saúde e custos associados a perda de produtividade. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adelson Guaraci Jantsch

LEON, A. C. M. P.;VIANNA, C.M.D.M.; MILLET, C.; MARQUES, E. S.. Análise do impacto e da custo-efetividade da formação em medicina de família e comunidade na reforma da atenção primária à saúde do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Medeiros do Valle

VIANNA, C.M.D.M.; MOSEGUI, G. B. G.; OLIVEIRA, F. S. G.; CUNHA, G. N.. Estudos em Avaliação de tecnologias em saúde: revisão sistemática sobre obesidade e análise custo-efetividade no tratamento do mieloma múltiplo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Nagib

VIANNA, C.M.; PIERANTONI, Célia Regina; CAMARGO JUNIOR, K. R.; Rodrigues, M. P. S.. Estudos sobre política de redução de danos: o caso do tabaco. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Ribeira Alves Fernandes

VIANNA, C.M.D.M.MOSEGUI, G. B. G.; OLIVEIRA, F. S. G.; VIANNA, Denizar. Custo efetividade dos medicamentos utilizados na esclerose multipla remitente-recorrente e custo efetividade do uso do dexrazoxano na prevenção de cardiotoxidade causada por antraciclinas em crianças. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Ribeiro Simões de Castro

VIANNA, C.M.; REIS, C. T.; MENDES, A. A. A.; LAGUARDIA, J.. Empatia de médicos através da Jeferson Scale of Physician Emphaty (JSPE) como marcador do cuidado centrado no paciente. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Arn Migowski Rocha dos Santos

VIANNA, CM; BINES, J.; LUIZ, R. R.. AVALIAÇÃO DOS RISCOS E BENEFÍCIOS DO RASTREAMENTO MAMOGRÁFICO NO BRASIL. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: JOSE NILSON ARAUJO BEZERRA

VIANNA, C.M.; OLIVEIRA, FSG; CUNHA, G. N.; SILVA, J. C.. Planejamento e Gestão da Atenção a Pessoa com Pé Diabético através de um Sistema de Informações Geográicas em Manaus, Amazonas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cariene Magno

PIERANTONI, Célia Regina;VIANNA, CID MANSO DE MELLO; CARVALHO, C. L.; SILVA, T. C. F.; SOUZA, I. L.. Mudando o escopo de prática de profissionais de saúde no Brasil: o caso médico e enfermeiro. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lia Roque Assumpção

VIANNA, C.M.; VIANNA, Denizar. Análise de custo-efetividade da paratireoidectomia total com reimplante em pacientes portadores de hiperparatireoidismo secundário versus tratamento conservador. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em pós graduação em ciências médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MARCUS PAULO DA SILVA RODRIGUES

VIANNA, CID MANSO DE MELLO; MOSEGUI, G. B. G.; SILVA, T. C. F.; OLIVEIRA, FSG. Avaliação da Radioterapia no Brasil: diagnóstico situacional, projeção da oferta e demanda por aceleradores lineares e impacto orçamentário. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gerson Nunes da Cunha

VIANNA, CID MANSO DE MELO; OLIVEIRA, FSG; JUNGER, W. L.; LEITE, K. T. F.. Modelo de Otimização do Uso de Mamógrafos Móveis: um estudo para o estado do Rio de Janeiro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Terezinha Goulart

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Avaliação da efetividade do tratamento de pacientes co-infectado HCV-HIV com as terapias combinadas interferon + ribaririna e peginterferon + ribavirina. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Frances Valéria Costa e Silva

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Avaliação da razão de custo efetividade do tratamento da hepatite C em candidatos a transplante renal. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Kylza Aquino Estrellla de Souza

VIANNA, CID MANSO DE MELO; MATTOS, R.. Avaliação Econômica de um Programa de Prevenção de Internação Hospitalar para Idosos no Ambiente de Saúde Suplementar: um estudo de caso. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Teresinha Goulart

VIANNA, CID MANSO DE MELOMOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez. Avaliação do Custo-Efetividade do Tratamento de Pacientes Co-Infectados HCU-HIV com Terapias Combinadas Interferon + Ribavirina e Peginterferon + Ribavirina. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Augusto de Freitas Peregrino

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Custo Efetividade do Rastreamento Mamográfico. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Celso Dias Coelho

VIANNA, CID MANSO DE MELOCAETANO, Rosangela. A Importância de uma ferramenta gerencial na gestão Pública de Saúde: uma análise do SISPLAN (Sistema de Planejamento) do INCA. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Augusto de Freitas Peregrino

VIANNA, CID MANSO DE MELO. A Análise do Pedido de concessão de patentes de fitoterápicos no Brasil: uma questão de saúde pública. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcia Ferreira Teixera Pinto

VIANNA, CID MANSO DE MELO; KOIFMAN, Sérgio; BRAGA NETO, Fransico Campos; UGÁ, Maria Alicia. Estimativas dos custos diretos da assistência médica de neoplasias tabaco-relacionadas em um hospital de referência. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcio José Martins Alves

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Sistema Único de Saúde: de que sistema se trata. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Denizar Vianna Araújo

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Impacto Econômico da Insuficiência Cardíaca no Sistema Único de Saúde. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Os Programas De Benefício Farmacêutico Privados Nos Estados

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Os Programas de Benefício Farmacêutico Privados nos Estados Unidos: Um Paradigma para as Operadoras da Saúde Suplementar no Brasil ?. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rita de Cássia Padula A Vieira

VIANNA, CID MANSO DE MELO; ROSENFELD, S.; SAYD, J. D.. Propagandas de Medicamentos Dirigidas à Classe Médica: aspectos legais, farmacológicos, médicos-soiciais e de mercadilização. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Denizar Vianna Araújo

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Estimativa do Custoda Insuficiência Cardíaca no Sistema Único de Saúde. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge de Paula Costa Avila

VIANNA, CID MANSO DE MELO; CAMPOS, A. M.; CASTRO, A. C.; SALLES FILHO, S. L. M.. Desenvolver o Setor Farmacêutico Brasileiro: bases par a elaboração de uma política ativa de fomento. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Karla Santa Cruz Coellho

VIANNA, CID MANSO DE MELO; MATTOS, R.; MENDONÇA, G. A. E. S.; REBELO, L.. Sistemas de Informação na Saúde Suplementar. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Bittencourt Gonzalez Mosegui

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Cálculo do Custo Social de Tratamentos Farmacológicos: uma proposta metodológica. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Décio Santiago da Silva Junior

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Indicadores de Desempenho Stakeholders Based no Segmento de Saúde Suplementar. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo Sicsu Siqueira

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Seguro Saúde no Brasil dos Anos 90: uma análise da competição empresarial. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Octávio Ocké Reis

VIANNA, CID MANSO DE MELO. A Regulamentação dos Planos de Saúde no Brasil. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosângela Caetano

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Progresso Técnico no Território das Imagens Médicas: um estudo de algumas trajetórias tecnológicas e seus condicionantes. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Inês Carsalade Martins

VIANNA, CID MANSO DE MELO. A Qualificação de Trabalhadores no contexto das Mudanças Tecnológicas. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Henrique de Souza Aguiar Coutinho

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Metodologia Quantitativa de Planejamento: aplicação em política pública. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabrielle Rodrigues de Mattos Costa

VIANNA, C.M.; OLIVEIRA, M. A.; COSTA, L. S.. Fatores determinantes do acesso a medicamentos para tratamento da artrite reumatoide pelo usuario do SUS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Tânia Maria Costa da Silva Beune

PINHEIRO, R.;VIANNA, C.M.D.M.; SILVA, M. V.. O caso da fosfoetanolamina sintética e a reiivindicação dedireitos no sistema único de saúde. 2018.

Aluno: Monique Abreu Silvino

OLIVEIRA, F. S. G.;VIANNA, C.M.; CUNHA, G. N.. A rede de atençao à saúde para controle do câncer em ciranças e adolescentes no município do Rio de Janeiroem cenários simulados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Azevedo Mota

MOSEGUI, G. B. G.; CORDEIRO, B. C.;VIANNA, CM. Análise de custo efetividade do bortezombie no tratamento de mieloma múltiplo em pacientes não elegíveis para transplante autólogo de células tronco hematopoéticas na perspectiva do SUS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Claudia Regina Scaramello Hadlich Willis Fernandez

VIANNA, C.M.; MOSEGUI, G. B. G.; SILVA, F. V. C. E.. Análise de custo efetividade da técnica de IMRT para o tratamento de Câncer de Próstata localizado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Ribeiro Da Silva

LAKS, J.;VIANNA, CID MANSO DE MELLO; SILVA, F. V. C.. Impacto da Política de Atenção ao Idoso com Doença de Alzeheirmer no Brasil: estudo de custo efetividade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Nagib Jardin

VIANNA, CID MANSO DE MELLO; MOSEGUI, G. B. G.; RODRIGUES, P. H. A.; SETA, M. H.. Incorporação de embalagens fracionáveis na produção de medicamentos no Brasil: consequências sanitárias, desafios técnicos e impasses legais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabrielle Garofalo de Souza Faria

MOSEGUI, G. B. G.;VIANNA, C.M.; CORDEIRO, B. C.. Riociguat no tratamento farmacológico da hipertensão arterial pulmonar: uma revisão sistemática. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Luzes Araujo

VIANNA, CID MANSO DE MELLOCosta e Silva, FVMOSEGUI, G. B. G.. Avaliação do custo efetividade da terapia tripla frente a terapia dual para o tratamento de pacientes adultos portadores do genotipo 1 da hepatite c crônica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Machado Russo de Moura

MOSEGUI, G. B. G.; CORDEIRO, B. C.;VIANNA, C.M.. Análise de custo efetividade da expansão da cobertura do tratamento diretamente observado (TDO) para tuberculose no Estado do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ricardo Ribeiro Alvez Fernandes

SANCHES, L. G.; VETTORE, M.;VIANNA, C.M.. Avaliação econõmica do uso do palivizumabe na prevenção de doença respiratória grave em criança de alto risco. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Medeiros do Valle

MOSEGUI, G. B. G.VIANNA, CID MANSO DE MELLO; ARAUJO, E. G.. Incorporação da trastuzmabe entansina no sistema único de saúde para indicação de câncer de mama metástico HER-2 positivo: parecer técnico científico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alessandro Sant´anna Fávero

VIANNA, CID MANSO DE MELOMOSEGUI, G. B.; Léo, RRT. Breve estudo descritivo sobre o consumo de medicamentos antihipertensivos em bairo do Rio de Janeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Tatiana Feitoza Vianna

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Alegações de Saúde em Rótulos de Alimentos: uma revisão do ambiente regulatório. 2005. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Celso Dias Coelho

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Para Além das Ópticas Restritivas das Avaliações: Uma Visão da Terapia Intensiva. 2004. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Celso Dias Coelho

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Para Além das Ópticas Restritivas da Avaliação: um visão da terapia intensiva. 2002. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lêda Suely Barboza Cezar

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Programa de Saúde da Família: uma avaliação no morro do Borel. 2002. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Narciza Maia Vieira Tavares

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Política e Comercialização de Genéricos no Brasil: o papel da prescrição. 2002. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VIANNA, CID MANSO DE MELOORTEGA, José Antonio. Avaliação e Políticas Tecnológicas em Saúde. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VIANNA, CID MANSO DE MELO; KORNIS, George. Assessoria de Planejamento Estratégico. 1998. Fundação Oswaldo Cruz.

VIANNA, CID MANSO DE MELO; LOUREIRO, S.. Premio CAPES Saúde Coletiva. 2012. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Premio em Economia da Saúde. 2004. Ministério da Saúde.

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Consultor Ad Hoc dos Cadernos de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Programa de Apoio a Pesquisa Estratégica em Saúde PAPES III FIOCRUZ. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ivan da Costa Marques

Marques, I. C.. Dinâmica e política tecnológica: uma abordagem microeconômica. 1994. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo Cabral Filho

Modelos de simulação para a saúde; Início: 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Fernando Nagib Jardin

Uma análise da política nacional antitabagista; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Paula Medeiros do Valle

Estudos em Avaliação de tecnologias em saúde: revisão sistemática sobre obesidade e análise custo-efetividade no tratamento do mieloma múltiplo; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Camile Valle Medawar

Tratamento farmacológico da leucemia linfoblástica agua em crianças e adolescentes com peg-aparaginase e L-asparaginase nativa de escherichia coli: uma metanálise; 2018; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Claudia Regina Scaramello Hadlich Willis Fernandez

Análise de custo efetividade da técnica de IMRT para o tratamento do câncer de prosta localizado; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Paula Medeiros do Valle

Aplicação do processo analítico hierarquico para avaliação da primeira linha do tratamento do câncer de mama metastático HER2 hiperexpresso na perspectiva do sistema único de saúde; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Fernando Nagib Jardim

Incorporação de Embalagens Fracionáveis na Produção de Medicamentos no Brasil: Consequências Sanitárias, desafios técnicos e impasses legais; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Luciana Ribeiro Da Silva

Avaliação do custo efetividade do tratamento da Doença de Alzheimer Leve e Moderada no Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Renata Luzes Araujo

Custo efeitivadade da terapia tripa para pacientes adultos portadores do genótipo 1 da hepatite C crônca; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Juliana Ribeiro da Silva Nunaretto

Custo efetividade da incorporação do espectrômetro de massa em taden no programa nacional de triagem neonatal para diagnóstico de fenilcetonúria e da MCAD; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Sandra Victória Cerqueira Martins

Avaliação do impacto da gestão de uma organização da sociedade civil de interesse público nas ações desenvolvidas no programa de controle de tuberculose nas unidades de saúde de Duque de Caxias; 2013; Dissertação (Mestrado em Administração em Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Mirian Estela do Couto Mouzinho

Indicadores para monitoramento da saúde da pessoa idosa: revisão integrativa; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

MARCUS PAULO DA SILVA RODRIGUES

Custo efetividade do uso do Peguinterferon alfa 2a combinado com ribavirina no tratamento de respondedores virológicos lentos coinfectados com VHC/HIV; 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

HOSANA MACHADO RODRIGUES BRAZ

AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA EM TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL HOSPITALAR: DA INCORPORAÇÃO À OBSOLESCÊNCIA; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Administração em Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Fernando Luiz Benevides da Rocha Gutierrez

Trajetória de desenvolvimento da angioplastia coronariana; 2010; Dissertação (Mestrado em Administração em Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Rosangela de Oliveira Cosme

Sistema de gerenciamento de materiais; 2010; Dissertação (Mestrado em Administração em Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Flavia Helena Cosmo Vieira da Silva

Custo-efetividade do tratamento da anemia em pacientes renais em Terapia Renal Substitutiva no Brasil; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Administração em Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Natércia Fonseca de Carvalho da Silva

SIRSSVISA - Um Sistema para Inspeção Sanitária em Resíduos de Serviços de Saúde Utilizando Lógica Fuzzy; 2010; Dissertação (Mestrado em Administração em Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Ana Paula Silva Cavalcante

Diretrizes Clinicas na Saúde Suplementar:a percepção e adesão dos profissionais médicos na prática clinica; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Cristina Maria Alves da Silveira

Uma proposta metodológica para o uso da tecnologia virtual na construção colaborativa do conhecimento em saúde no âmbito público; 2010; Dissertação (Mestrado em Administração em Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Fábio Arnaldo de Souza Aguiar Miranda

Proposta de um sistema de custeio para Hospital de Andarai; 2010; Dissertação (Mestrado em Administração em Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Maria Cecília Ribeiro

A UTILIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DE CASCAVEL, TOLEDO E FOZ DO IGUAÇU ? PARANÁ; A VISÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE; 2009; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Luiz Renato Ribeiro de Azevedo

análise do processo de descentralização da atenção à saúde no Brasil:a experiência do município de Umuarama,; 2009; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Tatiana Feitoza Vianna da Silveira

Uma Análise de Legislações para Alegações de Propriedade Funcional e de Saúde: alimentos ou medicamentos; 2006; 95 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Narciza Maia Vieira Tavares

Política e Comercialização de Genéricos no Brasil:o papel da prescrição; 2003; 110 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Ayrton Galciani Martinello

A Distribuição dos Recursos para as Ações de Atenção Básica no Brasil: a criação do piso de atenção básica - PAB fixo; Uma análise da distgribuição dos recursos a partir de 1996 e a portaria que estabelece os novos valores por município; 2002; 96 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Lúcia de Fátima Nacimento de Queiroz

O Processo de Fortalecimento do Comando Público na Esfera Estadual e a Consolidação do Sistema Único de Saúde: o caso de Tocantins; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Tereza Cristina Lins Amaral

Utilização do Sistema de Informações Hospitalares do SUS como Subsídio à Elaboração de um Diagnóstico de Morbimortalidade no Brasil; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Laercio Ribeiro Gonçalvez

Sistema de Informação Orçamentais em Saúde - SIOPS - Um Instrumento de Controle do Gasto Público no Setor Saúde; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Virginia da Silvia Lucas

Os Sistemas de Informação Assistencial do SUS: oferecendo subsídios para a construção de um sistema único e integrado de informações; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Angela Meira de Vasconcellos

Uma Análise do Processo de Implantação dos Centros de Referência para o Tratamento da Retinopatia Diabética na Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde no Brasil; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Márgara Raquel Cunha

O Banco de Preços em Saúde: um novo instrumento de gestão pública; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Gisele Onete Marani Bahia

Descentralização da Saúde: situação da gestão estadual - um retrato em preto e branco; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Arnaldo Agenor Bertone

Idéias e Práticas: a construção do SUS; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Aglaé Regina da Silva

Controle e Avaliação em Saúde: enfrentando desafios na gestão do SUS; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Alberto Beltrame

Ampliação do Acesso de Medicamentos de Alto Custo: uma análise da política brasileira; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Zulema RZ Puma

Alianças Estratégicas de Empresas e Joint Ventures; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia e Política Internacional) - Universidade Estácio de Sá,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Gabriela BC Mossegui

Avaliação da Qualidade do Uso de Medicamentos em Idosos; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Mariemar H Seta

Instituto Fernandes Figueira: delineamento de 50 anos de história institucional; 1997; 141 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Rosângela Caetano

A imagem em Progresso: estudo da trajetória tecnológica do tomógrafo computadorizado; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Estela Caos

Avaliação da Qualidade em Saúde: um estudo de caso; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Isabela Ribeiro Simões de Castro

EMPATIA DE MÉDICOS ATRAVÉS DA JEFERSON SCALE OF PHYSICIAN EMPHATY (JSPE) COMO MARCADOR DO CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE; 2019; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Arn Migowski Rocha dos Santos

Riscos e Benefícios do Rastreamento Mamográfico no Brasil; 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Ricardo Ribeiro Alves Fernandes

Câncer pediátrico: Avaliação econômica de tecnologias que previnem efeitos colaterais ao tratamento; ; 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

JOSE NILSON ARAUJO BEZERRA

Planejamento e Gestão da atenção a pessoas com ?Pé Diabético? através de um Sistema de Informações Geográficas e de um aplicativo para dispositivos móveis em uma Unidade de Saúde da Família de Manaus, Amazonas; 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

MARCUS PAULO DA SILVA RODRIGUES

Avaliação Econômica das Abordagens Terapêuticas para o Tratamento das Hepatites Be C: compração das diretrizes nacionais e internacionais; 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Gerson Nunes da Cunha

Modelo de Alocação de Mamógrafos Móveis: um estudo para a região serrana do Estado do Rio de Janeiro; 2015; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Frances Valéria Costa e Silva

Custo-efetividade do tratamento da infecção pelo vírus da hepatite C em candidatos a transplante renal submetidos á diáles; 2009; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Kylsa Aquino Estrella de Souza

Análise de custo de um programa de prevenção de internação para idosos no ambiente da saúde suplementar; 2008; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Terezinha Goulart

Avaliação da Efetividade do Tratamento de Pacientes coinfectados HCV - HIV com as terapias combinadas interferon + Ribavirina e PegInterferon + Ribavirina; 2008; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Antonio Augusto de Freitas Peregrino

Impacto da Mamografia na História Natural da Câncer de Mama; 2007; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Carlos Augusto Peregrino

A Concessão de Patentes de Medicamentos Fitoterápicos no Brasil: uma análise do período 1997 - 2004; 2006; 142 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Denizar Vianna

Estudo do Custo da Doença Insuficiência Cardíaca; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Marcelo Horácio de Sá Pereira

Programas de Benefício farmacêutico na saúde suplementar; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro

Meandros e Dilemas de uma reforma em Saúde: a prática dos primódios; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Rosângela Caetano

Imagem em Progresso; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Gabriela B Mosegui

Custo Social de Tratamentos Farmacológicos:uma proposta metodológica; 2002; 160 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Carlo Octávio Ocke Reis

Os Planos de Saúde no Brasil:um estudo sobre o mercado, os gastos e a regulação; 2002; 185 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Luiz Henrique

Uma crítica Institucionalista ao planejamento situacional; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Cid Manso de Mello Vianna;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Antônio Ortega

Dinâmica e Política Tecnológica: Uma Abordagem Microeconômica; 1994; 0 f; Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Jose Antonio Ortega;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MEDAWAR, CAMILE VALLE ; MOSEGUI, GABRIELA BITTENCOURT GONZALEZ ; VIANNA, CID MANSO DE MELLO ; COSTA, TALITA MARTINS ALVES DA . PEG-asparaginase and native Escherichia coli L-asparaginase in acute lymphoblastic leukemia in children and adolescents: a systematic review. Hematology, Transfusion and Cell Therapy , v. 42, p. 54-61, 2020.

  • ROQUE, L. ; RAMOS, I. P. ; CUNHA, G. N. ; VIANNA, C.M.D.M. ; MAYA, M. A. C. ; VIANNA, Denizar . Refractory secondary hyperparathyroidism in waiting list for parathyroidectomy: who we should operate first in a quaternary hospital in Brazil regarding survival. RENAL FAILURE , v. 41, p. 183-189, 2019.

  • DA SILVA, LUCIANA R. ; VIANNA, CID M.M. ; MOSEGUI, GABRIELA B.G. ; PEREGRINO, ANTÔNIO A.F. ; MARINHO, VALESKA ; LAKS, JERSON . Cost-effectiveness analysis of the treatment of mild and moderate Alzheimer?s disease in Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA , v. 41, p. 218-224, 2019.

  • FERNANDES, RICARDO RIBEIRO ALVES ; VIANNA, CID MANSO DE MELLO ; FREITAS, PAULO GOMES DE ; GUERRA, RENATA LEBORATO ; CORRÊA, FLÁVIA MIRANDA . Avaliação econômica do uso de dexrazoxano na profilaxia de cardiotoxicidade em crianças em tratamento quimioterápico com antraciclinas. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 35, p. e00191518, 2019.

  • MOSEGUI, GABRIELA G. ; Vianna, Cid M. ; RODRIGUES, MARCUS S. ; VALLE, PAULA M. ; SILVA, FRANCES V. . Cost-effectiveness analysis of oral rehydration therapy compared to intravenous rehydration for acute gastroenteritis without severe dehydration treatment. Journal of Infection and Public Health , v. 12, p. 816-821, 2019.

  • MIGOWSKI, ARN ; NADANOVSKY, PAULO ; VIANNA, CID MANSO DE MELLO . Mortalidade Cardiovascular Associada ao Rastreamento Mamográfico. REVISTA BRASILEIRA DE CANCEROLOGIA , v. 65, p. e-02335, 2019.

  • FERNANDES, RICARDO RIBEIRO ALVES ; VIANNA, CID MANSO DE MELLO ; GUERRA, RENATA LEBORATO ; CANCELA, MARIANNA DE CAMARGO ; ALMEIDA, LIZ MARIA DE ; PEREIRA, ADAIL JOSÉ DA CONCEIÇÃO ; VIÉGAS, CÉLIA MARIA PAIS ; FERMAN, SIMA ESTHER ; CORRÊA, FLÁVIA DE . Cost-Effectiveness of Proton Versus Photon Therapy in Pediatric Medulloblastoma Treatment: A Patient Volume-Based Analysis. VALUE IN HEALTH REGIONAL ISSUES (PRINT) , v. 20, p. 122-128, 2019.

  • XAVIER, F. R. ; MOSEGUI, G. B. G. ; VIANNA, C.M. . Pazopanibe e Bevacizumabe no Tratamento do Carcinoma de Células Renais Metastático: Análise do Impacto Orçamentário. DIVERSITATES , v. 11, p. 39-54, 2019.

  • FERNANDEZ, C.R. ; VIANNA, C.M. ; MOSEGUI, G. ; PEREGRINO, A.A. . PCN19 ANÃLISE DO CUSTO-EFETIVIDADE DA RADIOTERAPIA COM INTENSIDADE MODULADA NO TRATAMENTO DO CÃNCER DE PRÃSTATA LOCALIZADO. VALUE IN HEALTH REGIONAL ISSUES (PRINT) , v. 19, p. S16, 2019.

  • MOSEGUI, G. ; VIANNA, C. ; VALLE, P.M. ; MOTTA, A.L. ; CAMARA, J.D. ; COSTA, T.M.A.D. . CM3 REVIS SISTEMÃTICAS DOS MODELOS DE ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS PÃ?BLICOS DE SAÃ?DE PARA O CUIDADO DA OBESIDADE INFANTIL E SUA EFETIVIDADE NO MUNDO. VALUE IN HEALTH REGIONAL ISSUES (PRINT) , v. 19, p. S2-S3, 2019.

  • MOSEGUI, GABRIELA ; VIANNA, CID ; FARIA, GABRIELLE ; TAVARES, CRISTIANO ; CORDEIRO, BENEDITO . PD16 Riociguat In Pulmonary Arterial Hypertension: A Systematic Review. INTERNATIONAL JOURNAL OF TECHNOLOGY ASSESSMENT IN HEALTH CARE , v. 34, p. 135-136, 2018.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELLO ; CUNHA, GERSON NUNES DA ; MOSEGUI, GABRIELA BITTENCOURT GONZALEZ ; SILVA, MARCUS PAULO RODRIGUES DA ; JARDIM, FERNANDO NAGIB . Rastreamento do câncer de mama: modelo de melhoria do acesso pelo uso de mamógrafos móveis. REVISTA PANAMERICANA DE SALUD PUBLICA-PAN AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH , v. 43, p. 1, 2018.

  • MOSEGUI, GABRIELA BITTENCOURT GONZALEZ ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; RODRIGUES, M. P. S. ; MARTINS, T. ; VALLE, P.M. . COST-EFFECTIVENESS ANALYSIS OF TRASTUZUMAB EMTANSINE IN THE TREATMENT OF METASTATIC BREAST CANCER. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACY AND PHARMACEUTICAL SCIENCES , v. 9, p. 155, 2017.

  • FONSECA, N. ; OLIVEIRA, F. S. G. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; RODRIGUES, M. P. S. ; MOSEGUI, GABRIELA BITTENCOURT GONZALEZ . FUZZY VISA: Um Modelo de Lógica Fuzzy para a Avaliação de Risco da Vigilância Sanitária para Inspeção de Resíduos de Serviços de Saúde. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE) , v. 27, p. 127-146, 2017.

  • RODRIGUES, MP ; MOSEGUI, GB ; VIANNA, CM ; OLIVEIRA, FS ; DA CUNHA, GN ; JARDIM, FN ; VALLE, PM . Custo Efetividade Do Uso Dos Inibidores De Protease No Tratamento Da Hepatite C Crônica: Comparação Entre O Uso Universal E O Uso Restrito Na Fibrose Avançada. VALUE IN HEALTH , v. 20, p. A883, 2017.

  • MOURA, ANA CAROLINA MACHADO RUSSO DE ; MOSEGUI, GABRIELA BITTENCOURT GONZALEZ ; VIANNA, CID MANSO DE MELLO ; CORDEIRO, BENEDITO CARLOS . COST-EFFECTIVENESS ANALYSIS OF DIRECTLY OBSERVED THERAPY FOR TUBERCULOSIS AND ITS EXPANSION IN RIO DE JANEIRO. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACY AND PHARMACEUTICAL SCIENCES , v. 9, p. 171, 2017.

  • CUNHA, G.N. ; VIANNA, C.M. ; OLIVEIRA, F.S. ; MOSEGUI, G.B. ; ASSUMPCAO, L.R. ; RODRIGUES, M.P. . OPTIMIZATION OF THE GENERAL SURGERY SERVICE OF THE UNIVERSITY HOSPITAL PEDRO ERNESTO. Value in Health , v. 19, p. A84, 2016.

  • VIANNA, CM ; SOUZA, RC ; SILVA, FV ; MOSEGUI, GB ; PEREGRINO, AA . Cost Assessment Of Sojourn Catheter Use In Chronic Renal Patients. Value in Health , v. 19, p. A16, 2016.

  • MOSEGUI, G. B. G. ; VIANNA, CID MANSO DE MELLO ; SILVA, F. V. C. E. ; RODRIGUES, M. P. S. ; Fernandes R.R.A. ; VALLE, P. ; SOUZA, T. F. G. . Methods Aimed at Reducing The Residual Risk of Pathogen Transmission During Platelet Transfusion: A Literature Review. International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences , v. 8, p. 322-329, 2016.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELLO ; FERMAM, MARCELO KROPF SANTOS ; RODRIGUES, MARCUS PAULO DA SILVA ; MOSEGUI, GABRIELA BITTENCOURT GONZALEZ . The link between industry and social interests in health in Brazil's National Health Innovation System: the experience of the Brazilian National Institute of Traumatology and Orthopedics (INTO). Cadernos de Saúde Pública (Online) , v. 32, p. S1-S11, 2016.

  • ANTONINI RIBEIRO, RODRIGO ; LAVANHOLI NEYELOFF, JERUZA ; ITRIA, ALEXANDER ; CRISTINA CANUTO SANTOS, VANIA ; MANSO DE MELLO VIANNA, CID ; NUNES DA SILVA, EVERTON ; TAVARES SILVA ELIAS, FLÁVIA ; MOREIRA WICHMANN, ROBERTA ; MIRANDA SOUZA, KATHIAJA ; NASCIMENTO CRUZ, LUCIANE ; FERREIRA AZEREDO-DA-SILVA, ANDRÉ LUIS . Diretriz metodológica para estudos de avaliação econômica de tecnologias em saúde no Brasil. JORNAL BRASILEIRO DE ECONOMIA DA SAÚDE , v. 8, p. 174-184, 2016.

  • SOUZA, T. F. G. ; MOSEGUI, G. B. G. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; LUZES, R. ; Rodrigues, M. P. S. ; VALLE, P. . COST-EFFECTIVENESS ANALYSIS OF TRASTUZUMAB IN THE TREATMENT OF METASTATIC BREAST CANCER. International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences , v. 7, p. 307-312, 2015.

  • ANDRADE, T. S. ; MOSEGUI, G. B. G. ; MIRANDA, E. S. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; SOUZA, T. F. G. ; RODRIGUES, M. P. S. . TRASTUZUMAB IN METASTATIC BREAST CANCER: SYSTEMATIC REVIEW OF COSTEFFECTIVENESS ANALYSES. International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences , v. 7, p. 47-56, 2015.

  • PIERANTONI, Célia Regina ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; FRANCA, T. ; MAGNAGO, C. ; RODRIGUES, M. P. S. . Rotatividade da força de trabalho médica no Brasil. Saude em Debate , v. 39, p. 637-647, 2015.

  • VIANNA, CM ; FERNANDES, RR ; MOSEGUI, GB ; GOMES, F . Systematic Review and Cost-Effectiveness Analysis of Drug Used in Obesity Treatment in Brazil, Under Health System Perspective. Value in Health , v. 18, p. A842, 2015.

  • VALLE, PM ; MOSEGUI, GB ; VIANNA, CM ; ARAÚJO, RL ; FELICISSIMO, T ; LIMA, IJ . Trastuzumab Emtansine for Her2 Positive Breast Cancer Patients: an Updated Systematic Review. Value in Health , v. 18, p. A816, 2015.

  • ARAUJO, RL ; VIANNA, CM ; MOSEGUI, GB ; RODRIGUES, MP ; VALLE, PM ; FELICISSIMO, T . Cost Effectiveness of Triple Therapy for Adults Patients with Genotype 1 Chronic Hepatitis C. Value in Health , v. 18, p. A872, 2015.

  • VALLE, PM ; VIANNA, CM ; MOSEGUI, GB ; ARAUJO, RL ; LIMA, IJ . Breast Cancer in Brazil: Hospitalization Costs. Value in Health , v. 18, p. A820-A821, 2015.

  • VALLE, P. ; MOSEGUI, G. B. G. ; VIANNA, CID MANSO DE MELLO . Mastectomy Due to Breast Cancer in Brazil: Geographic Distribution and Costs from the Public Health Care Perspective. Value in Health , v. 17, p. A629, 2014.

  • DE MELLO VIANNA, CID MANSO ; GONZALEZ MOSEGUI, GABRIELA BITTENCOURT ; COSTA E SILVA, FRANCES VALÉRIA ; FREITAS PEREGRINO, ANTONIO AUGUSTO ; DA SILVA RODRIGUES, MARCUS PAULO ; NAGIB JARDIM, FERNANDO . Avaliação Econômica do Interferon Peguilado Alfa 2a em Combinação com a Ribavirina para o Tratamento da Infecção Pelo Genótipo 1 da Hepatite Crônica C: Comparação do Tratamento por 48 Semanas e Terapia Estendida. Value in Health Regional Issues , v. 2, p. 342-346, 2013.

  • RODRIGUES, MARCUS PAULO DA SILVA ; VIANNA, CID MANSO DE MELLO ; MOSEGUI, GABRIELA BITTENCOURT GONZALEZ ; SILVA, FRANCES VALÉRIA COSTA E ; PEREGRINO, Antonio Augusto de Freitas ; JARDIM, FERNANDO NAGIB . Custo-efetividade da inclusão dos respondedores virológicos lentos no tratamento da hepatite C na presença da coinfecção com o HIV. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 29, p. s146-s158, 2013.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELLO ; PIERANTONI, CELIA REGINA ; FRANÇA, TANIA CRISTINA ; MAGNAGO, CARINNE ; RODRIGUES, MARCUS PAULO DA SILVA ; MORICI, MARINA CAMPOS . Modelos econométricos de estimativa da força de trabalho: uma revisão integrativa da literatura. Physis (UERJ. Impresso) , v. 23, p. 925-950, 2013.

  • GOLIAS, ANDREY ROGÉRIO CAMPOS ; CAETANO, Rosangela ; VIANNA, CID MANSO DE MELLO . Caracterização e custos de acidentes de motocicleta com vítimas atendidas em regime de hospitalização no município de Paranavaí-PR no ano de 2007. Physis (UERJ. Impresso) , v. 23, p. 1123-1146, 2013.

  • MOSEGUI, GABRIELA BITTENCOURT GONZALEZ ; Silva F.V.C ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; PEREGRINO, A. A. F. ; OLIVEIRA, F. S. G. ; RODRIGUES, M. P. S. ; Oliveira, N.H.A ; NAGIB, F. . Assessement of Interferon, Peginterferon, Tenofovir, Entecavir, Lamivudine and Adefovir for the Treatment of Chronic Hepatitis B in HbeAg-Positive Patients without Cirrhosis. International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences , v. 5, p. 208-212, 2013.

  • ANDRADE, T.S.D. ; MOSEGUI, GABRIELA BITTENCOURT GONZALEZ ; MIRANDA, E.S. ; SOUZA, T.F.G.D. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; SILVA, F.V.C. . Trastuzumabe No Câncer De Mama Metastático: Uma Revisão Sistemática De Análises Custo-Efetividade. Value in Health , v. 16, p. A687, 2013.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez ; PEREGRINO, A. A. F. ; SILVA, F. V. C. E. ; RODRIGUES, M. P. S. ; JARDIN, F. N. . Avaliação tecnológica do interferon peguilado e interferon convencional em associação com ribavirina para tratamento do genótipo 1 da hepatite crônica C. Jornal Brasileiro de Economia da Saúde , v. 4, p. 364, 2012.

  • BRUNING, MARIA CECILIA RIBEIRO ; MOSEGUI, GABRIELA BITTENCOURT GONZALEZ ; VIANNA, CID MANSO DE MELO . A utilização da fitoterapia e de plantas medicinais em unidades básicas de saúde nos municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu - Paraná: a visão dos profissionais de saúde. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 2675-2685, 2012.

  • PEREGRINO, A. F. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; ALMEIDA, C. E. V. ; MOSEGUI, G. B. G. ; MACHADO, S. C. F. ; SILVA, F. V. C. ; Rodrigues, M. P. S. . Análise de Custo-efetividade do rastreamento do câncer de mama com mamografia convencional, digital e ressonância. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 215-222, 2012.

  • MOSEGUI, G. B. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; RODRIGUES, M. P. S. ; PEREZ, R. M. . Alfapeguinterferon-2a e ribavirina versus alfapeguinterferon-2b e ribavirina: avaliação custo-efetividade e do impacto orçamentário do tratamento do genótipo 1 da hepatite C crônica.. Physis (UERJ. Impresso) , v. 21, p. 377-394, 2011.

  • SILVA, F.H.C.V. ; VIANNA, C.M.D.M. ; SILVA, F.V.C. . PUK3 COST-Effectiveness Of Anemia Treatment In Dialysis Patients In BRAZIL. Value in Health , v. 14, p. A570, 2011.

  • PEREGRINO, Antonio Augusto de Freitas ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; CAETANO, Rosangela ; MOSSEGUI, G. B. ; ALMEIDA, C. E. V. ; Machado, SCF . Análise de custo-efetividade da idade de início do rastreamento mamográfico.. Revista Brasileira de Cancerologia , v. 56, p. 187-193, 2010.

  • CAETANO, Rosângela ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; SAMPAIO, M. M. A. ; MENDES, Rondineli ; RODRIGUES, R. R. D. . Uma análise dos Investimentos do Ministério da Saúde do Brasil em pesquisa e desenvolvimento no período 2000-2002: uma linha de base para avaliações futuras a partir da implementação da Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa em Saúde. Ciência & Saúde Coletiva , v. 15, p. 2039-2050, 2010.

  • ESTRELLA, K. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; SantAnna, A.A. ; BASSAN, F. B. . Programa de prevenção de internação para idosos na saúde suplementar: um relato de caso. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso) , v. 12, p. 497-512, 2009.

  • SILVEIRA, T. F. V. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSEGUI, G. B. . BRAZILIAN LEGISLATION FOR FUNCTIONAL FOODS AND THE INTERFACE WITH THE LEGISLATION FOR OTHER FOOD AND MEDICINE CLASSES: CONTRADICTIONS AND OMISSIONS. Physis (UERJ. Impresso) , v. 19, p. 1189-1202, 2009.

  • CAETANO, Rosangela ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; THULER, Luiz Cláudo Santos ; GIRIANELI, Vania Reis . Custo-efetividade no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino no Brasil. Divulgação em Saúde para Debate , v. 38, p. 48-61, 2007.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO ; CAETANO, Rosangela ; ORTEGA, José Antonio ; FAÇANHA, Luiz Otávio ; MOSEGUI, G. B. ; SIQUEIRA, M. ; BARROS, T. A. . Flows of financial resources for health research and development in Brazil, 2000 2002.. Bulletin of the World Health Organization , v. 85, p. 124-130, 2007.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO ; CAETANO, Rosangela . Avaliações econômicas como um instrumento no processo de incorporação tecnológica em saúde. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , Rio de Janeiro, v. XIII, n.3, p. 747-767, 2006.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO ; CAETANO, Rosangela . Processo de inovação tecnologica em Saúde: uma análise a partir da organização industrial. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , NESC-UFRJ, v. XIV, n.1, p. 95-112, 2006.

  • CAETANO, Rosangela ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; THULER, Luiz Cláudo Santos ; GIRIANELI, Vania Reis . Custo-efetividade no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino no Brasil. Physis. Revista de Saúde Coletiva , v. 16, p. 350, 2006.

  • PORTO, Silvia M ; VIACAVA, Francisco ; SZWARCWALD, Celia Landmann ; MARTINS, Mônica ; TRAVASSOS, Claudia ; UGÁ, Maria Alicia ; VIANNA, CID MANSO DE MELO . Alocação Equitativa de Recursos Financeiros: uma alternativa para o caso brasileiro. Saúde em Debate , Rio de Janeiro, v. 27, n.65, p. 376-388, 2003.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO . Estruturas do Sistema de Saúde: do complexo médico industrial ou complexo médico financeiro. Physis. Revista de Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 12, n.2, p. 375-390, 2002.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSEGUI, G. B. ; MACHADO, Aloa . Um Modelo Para o Cálculo do Custo do Tratamento Farmacológico da Hipertensão. Methodus (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 3, n.5, p. 115-130, 2001.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO . Competitividade e Dependência: lados opostos de uma só moedada. Methodus (Rio de Janeiro) , UNESA, v. 2, p. 153-170, 1999.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSSEGUI, G. B. ; VERAS, R. P. ; ROSENFELD, S. . Qualidade do Uso de Medicamentos em Idosos. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , v. 33, 1999.

  • MOSEGUI, G. B. G. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; ROZENFELD, S. ; VERAS, Renato Peixoto . Avaliação da Qualidade do Uso de Medicamentos por Idosos. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , v. 33, p. 437-444, 1999.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO . Dependência tecnológica: uma interpretação neo-schumpeteriana. Archephipon, Rio de Janeiro, v. 12, n.4, p. 1-30, 1996.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO . A indústria farmacêutica: uma análise da estrutura e evolução industrial. Estudos em Saúde Coletiva , Inst. de Medicina Social-UERJ, v. 130, p. 1-23, 1995.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO . Dependência tecnológica: uma proposta de interpretação. Estudos em Saúde Coletiva , Riod de Janeiro, v. 123, p. 1-36, 1995.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO . Indústria de Equipamentos Médicos: uma análise da evolução e da estrutura industrial. Estudos em Saúde Coletiva , Instituto de Medicina Social, p. 1-28, 1995.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO . Política de Investimetos:objetivos, estratégias e critérios de decisão. Estudos em Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 94, p. 1-32, 1994.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO . Complexo Médico Industrial: notas metodológicas. Estudos em Saúde Coletiva , Instituto de Medicina Social, p. 1-34, 1993.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO . O Legado de Prometheu: alguns prolegômenos sobre tecnologia e qualificação em saúde. Estudos em Saúde Coletiva , Instituto de Medicinal Social, p. 1-20, 1993.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MATTOS, R. ; CAMARGO, Kenenth . Paradigmas, Ciência e Saber Médico. Estudos em Saúde Coletiva , Instituto de Medicina Social, p. 1-52, 1993.

  • VIANNA, CID MANSO DE MELO ; Siqueira, W.H. . A Economia Polítca das tensôes estruturais:tipologia e diganóstico para o caso brasileiro. Estudos em Saúde Coletiva , Inst. de Medicina Social-UERJ, v. 018, p. 1-40, 1992.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; CAETANO, Rosangela . Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005. 2009.

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; CAETANO, Rosangela ; UGÁ, Maria Alicia . Diretrizes metodológicas para Elaboração de Avaliações Econômicas de Tecnologias em Saúde. 2008.

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; CAETANO, Rosangela ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez ; SAMPAIO, M.M.A. ; SILVA, R.M. . Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005. 2008.

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSSEGUI, G. B. ; VIANNA, Denizar ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; MACHADO, Aloa . O Impacto da Regulação do Benefício Farmacêutico no mercado de Planos de Saúde Suplementar. 2003.

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSSEGUI, G. B. ; VIANNA, Denizar ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; MACHADO, Aloa . Consolidação do Modelo de fornecimento de medicamentos pelo segmento de operadoras de planos de saúde. 2002.

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSEGUI, G. B. ; MACHADO, Aloa ; VIANNA, Denizar ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá . Fornecimento de Medicamentos pelo Subsegmento de Operadoras de Saúde Suplementar. 2001.

PORTO, S. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; VIANNA, S. M. ; UGÁ, Maria Alicia ; MARTINS, Mônica ; TAVARES, P. ; SZWARCWALD, Celia Landmann ; TRAVASSOS, Claudia ; VIACAVA, Francisco . Metodologia de Alocação Equitativa de Recursos. 2001.

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; Siqueira, W.H. . Avaliar e propor uma metodologia de controle do programa de pesquisa - Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. 1997.

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; GUIMARÃES, R. . Programa de Suporte à Reforma do Sistema de Saúde no Brasil, Cooperação Brasil/ Inglaterra. 1996.

MOSEGUI, G. B. G. ; RODRIGUES, M. P. S. ; Fernandes R.R.A. ; VALLE, P. ; SOUZA, T. F. G. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO . Parecer técnico-científico sobre os métodos de inativação de patógenos em plaquetas. 2015.

MOSEGUI, G. B. G. ; RODRIGUES, M. P. S. ; Fernandes R.R.A. ; VALLE, P. ; SOUZA, T. F. G. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO . Parecer técnico-científico sobre os métodos de inativação de patógenos no plasma. 2015.

MOSEGUI, G. B. G. ; RODRIGUES, M. P. S. ; Fernandes R.R.A. ; VALLE, P. ; VIANNA, CID MANSO DE MELLO ; SILVA, T. C. F. . Parecer técnico-científico sobre filtração universal de concentrado de plaquetas. 2015.

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSEGUI, G. B. G. ; RODRIGUES, M. P. S. ; LUZES, R. . Revisão das diretrizes metodológicas de estudos de avaliação econômica em saúde e avaliação econômica da terapia tripla para a hepatite C na perspectiva do SUS. 2014.

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSEGUI, G. B. ; CAETANO, Rosangela ; ORTEGA, José Antonio ; FAÇANHA, Luiz Otávio . Fluxos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil. 2004.

VIANNA, CID MANSO DE MELO . Custos das Internações de Adolecentes em Unidades de Rede Hospitalar Integrada ao SUS. 2002.

VIANNA, CID MANSO DE MELO . Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde. 2002.

MOSEGUI, G. B. G. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO . Relatório Técnico:Aperfeiçoamento das Ações da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados. 2015. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSEGUI, G. B. G. ; RODRIGUES, M. P. S. ; LUZES, R. . Custo-efetividade do Boceprevir e do Telaprevir como terapia coadjuvante ao interferon peguilado em associação com ribavirina para tratamento da hepatite crônica C. 2015. (Relatório de pesquisa).

SICHIERI, R. ; MOSEGUI, G. B. G. ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; SOUZA, A. M. ; Fernandes R.R.A. . análise de custo-efetividade dos medicamentos disponíveis para o tratamento da obesidade no Brasil, sob a perspectiva do SUS. 2015. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, C.M. ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez ; RODRIGUES, M. P. S. . Revisão de diretrizes metodológicas de estudos de avaliação econômica em saúde e avaliação econômica de terapia tripla para a hepatite C na perspectiva do SUS. 2015. (Relatório de pesquisa).

PIERANTONI, Célia Regina ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; SILVA, T. C. F. ; POZ, M. R. D. ; RODRIGUES, M. P. S. ; MORICI, M. C. ; MAGNAGO, C. . Estimativa da Necessidade de Recursos Humanos em Saúde na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde. 2013. (Relatório de pesquisa).

PEREGRINO, Antonio Augusto de Freitas ; VIANNA, CID MANSO DE MELO . Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética. 2009. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; CAETANO, Rosangela ; SAMPAIO, M.M.A. ; SILVA, R.M. ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez . Fluxos financeiros de C&T em Saúde no Brasil. 2003 - 2005 - dados preliminares. 2008. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; PEREGRINO, Antonio Augusto de Freitas ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez ; CAETANO, Rosangela . Análise de Custo Efetividade da Idade de Início do Rastreamento Mamográfico do Câncer de Mama. 2008. (Relatório de pesquisa).

CAETANO, Rosangela ; VIANNA, CID MANSO DE MELO . Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino a partir do desenvolvimento de um modelo de Markov para a história natural da doença no Brasil.. 2008. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez ; Costa e Silva, FV ; Rodrigues, M . Avaliação tecnológica do interferon peguilado e interferon convencional em associação com ribavirina para tratamento da hepatite crônica C. 2008. (Relatório de pesquisa).

CAETANO, Rosangela ; KUBA, Valeska Mansur ; VIANNA, CID MANSO DE MELO . Utilidade da tomografia de emissão de pósitrons (PET) na avaliação do câncer de tireóide: uma revisão sistemática. 2007. (Relatório de pesquisa).

CAETANO, Rosangela ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; COELI, Claudia Medina ; MAGALHÃES, Roberto Eugênio Almeida ; PEREGRINO, Antonio Augusto de Freitas ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; VIANNA, Denizar ; WERNECK, Guillherme Loureiro . Acurácia Diagnóstica da Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET): Resultados da Revisão Sistemática na Doença de Hodgkin. 2006. (Relatório de pesquisa).

CAETANO, Rosangela ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; COELI, Claudia Medina ; MAGALHÃES, Roberto Eugênio Almeida ; PEREGRINO, Antonio Augusto de Freitas ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; VIANNA, Denizar . Acurácia Diagnóstica da Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET): Resultados da Revisão Sistemática sobre o Uso da Tecnologia no Melanoma. 2006. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; CAETANO, Rosangela ; THULER, Luiz Cláudo Santos . Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório. 2005. (Relatório de pesquisa).

CAETANO, Rosangela ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; COELI, Claudia Medina ; MAGALHÃES, Roberto Eugênio Almeida ; PEREGRINO, Antonio Augusto de Freitas ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; VIANNA, Denizar . Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET): Revisão Sistemática sobre Estudos de Custo-efetividade no Câncer Pulmonar. 2005. (Relatório de pesquisa).

CAETANO, Rosangela ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; COELI, Claudia Medina ; MAGALHÃES, Roberto Eugênio Almeida ; PEREGRINO, Antonio Augusto de Freitas ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; VIANNA, Denizar . Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET) no Câncer Pulmonar: Proposta de Estudo de Custo-efetividade. 2005. (Relatório de pesquisa).

CAETANO, Rosangela ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; COELI, Claudia Medina ; MAGALHÃES, Roberto Eugênio Almeida ; PEREGRINO, Antonio Augusto de Freitas ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; VIANNA, Denizar . Acurácia Diagnóstica da Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET): Resultados da Revisão Sistemática no Câncer Pulmonar de Células Não Pequenas. 2005. (Relatório de pesquisa).

CAETANO, Rosangela ; VIANNA, CID MANSO DE MELO ; COELI, Claudia Medina ; MAGALHÃES, Roberto Eugênio Almeida ; PEREGRINO, Antonio Augusto de Freitas ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; VIANNA, Denizar ; WERNECK, Guillherme Loureiro . Avaliação Tecnológica da Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET): Síntese das Avaliações Tecnológicas sobre PET realizadas por Agências Internacionais de ATS na área de Oncologia.. 2004. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO . II curso Básico de Avaliação de Tecnologias em Saúde. 2003. .

VIANNA, CID MANSO DE MELO . II Curso Básico de Avaliação de Teconologias em Saúde. 2003. .

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; VIANNA, Denizar ; MACHADO, Aloa . CONSOLIDAÇÃO DO MODELO DE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS PELO SEGMENTO DE OPERADORAS DE SAÚDE. 2003. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez ; MACHADO, Aloa ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; VIANNA, Denizar . Atualização do custo social de medicamentos.. 2002. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; VIANNA, Denizar ; MACHADO, Aloa . IMPACTO DA ADOÇÃO DE LISTAS DE MEDICAMENTOS ESSENCIAS: EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS. 2002. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; VIANNA, Denizar ; MACHADO, Aloa . UM CENÁRIO DO BENEFÍCIO FARMACÊUTICO NO BRASIL. 2002. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; VIANNA, Denizar ; MACHADO, Aloa . UM CENÁRIO DO MERCADO DE QUIMITERÁPICOS NO BRASIL. 2002. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá ; VIANNA, Denizar ; MACHADO, Aloa . ANÁLISE DO CUSTO DAS INTERNAÇÕES DECORRENTES DAS SEGUINTES PATOLOGÍAS: diabetes, hipertensão arterial, asma brônquica e dislipidemias . Rio de Janeiro: Agência Nacional de Saúde Suplementar. 2001. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO ; MOSSEGUI, Gabriela B Gonzalez ; VIANNA, Denizar ; PEREIRA, Marcelo Horácio de Sá . ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE: CONSOLIDAÇÃO DO MODELO DE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS PELO SEGMENTO DE OPERADORAS DE SAÚDE. 2001. (Relatório de pesquisa).

VIANNA, CID MANSO DE MELO . Avaliação econômica das intervenções em saúde. 1997. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Avaliação de custo-efetividade e Impacto Orçamentário dos antipsicóticos disponíveis no Sistema Único de Saúde. Financiamento, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar o custo-efetividade dos medicamentos Risperidona: comprimidos de 1, 2 e 3 mg; ? Quetiapina: comprimidos de 25, 100, 200 e 300 mg; Ziprasidona: cápsulas de 40 e 80 mg;Olanzapina: comprimidos de 5 e 10 mg; Clozapina: comprimidos de 25 e 100 mg; Clorpromazina: comprimidos de 25 e 100 mg; solução oral de 40 mg/mL;Haloperidol: comprimido de 1 e 5 mg solução oral 2 mg/ na perspectiva do SUS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Gabriela B G Mosegui - Integrante / Ricardo Ribeiro Alves Fernandes - Integrante / Valéria de Queiroz Pagnin - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2018 - 2018

    Custo-efetividade e impacto orçamentário do uso da vareniclina como estratégia de cessação do tabagismo, Descrição: revisão da literatura com relato sistematizado e abrangente do conhecimento científico disponível sobre o tema, contribuindo para qualificar as decisões a serem tomadas; 2. Impacto orçamentário: análise das consequências financeiras advindas da adoção de novo tratamento para dependência à nicotina, integrando informações de custos e estimativas epidemiológicas do tamanho da população-alvo; 3. Avaliação econômica em saúde: análise comparativa de um tratamento novo com o tratamento padrão utilizado atualmente no SUS, referente aos seus custos e aos efeitos clínicos sobre o estado de saúde da população-alvo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / FERNANDES, RICARDO RIBEIRO ALVES - Integrante / GUERRA, RENATA LEBORATO - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Políticas de controle do consumo de bebidas adoçadas na América Latina: uma avaliação das necessidades regionais, da carga da doença e do custo efetividade das intervenções existentes, Descrição: O objetivo do presente projeto é gerar informações das evidências sobre os encargos das doenças atribuíveis ao consumo de RBA e compilar conhecimento disponível das intervenções já efetivadas. A pesquisa irá desenvolver um modelo econômico para estimar o custo da doença e a relação custo-efetividade das políticas relevantes na América Latina e Caribe. O modelo será testado na Argentina, Brasil, El Salvador e Trinidad e Tobago. A pesquisa e o modelo econômico serão desenvolvidas conjuntamente com equipes dos países envolvidos e fornecerá métodos e ferramentas que poderão ser aplicáveis para outros países e regiões. Espera-se que os resultados deste estudo selecionem o melhor conjunto de intervenções para reduzir a consumo de bebidas adoçadas e seu custo de saúde na América Latina e no Caribe.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Andrea Acaraz - Integrante / Andrés Pichón Riviere - Integrante / Giovanni Francisco Guevara - Integrante / Charmaine Metivier - Integrante., Financiador(es): International Development Research Centre - Cooperação.

  • 2017 - 2018

    Revisão Sistemáticas dos modelos de organização de sistemas públicos de saúde para o cuidado da obesidade infantil e sua efetividade no mundo, Descrição: Realizar revisão sistemática da efetividade dos modelos de organização de sistemas públicos de saúde para o cuidado da obesidade infantil, buscando estratégias que melhorem a implementação de políticas, práticas ou programas de prevenção da obesidade infantil. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Frances Valeria Cosdta e Silva - Integrante / Gabriela B G Mosegui - Integrante / Paula Medeiros do Valle - Integrante / Anna Luiza Nunes Motta - Integrante / Jenifer Dutra Camara - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2017

    Custo-efetividade da terapia de reidratação endovenosa comparada à terapia de reidratação oral para o tratamento de gastroenterite aguda (doença diarreica aguda) sem desidratação grave, Descrição: O projeto tem como objetivo Realizar estudo de custo-efetividade da terapia de reidratação endovenosa comparada à terapia de reidratação oral para o tratamento de gastroenterite aguda, sem desidratação grave, em menos de 5 anos, na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS). Seus objetivos específicos são:a) Revisar o estado atual de conhecimento sobre a efetividade das terapias de reidratação endovenosa e de reidratação oral, para o tratamento da gastroenterite aguda sem desidratação;b) Estimar, sob a perspectiva do SUS, os custos envolvidos com as diferentes possibilidades terapêuticas examinadas para o tratamento da gastroenterite aguda sem desidratação; c) Construir, considerando as possibilidades de tratamento, uma árvore de decisão da evolução da gastroenterite aguda sem desidratação, adaptada às condições brasileiras, estimando as efetividades dos tratamentos e custos totais ao longo do tratamento do paciente, associados às diferentes estratégias terapêuticas previamente referidas; d) Determinar o custo-efetividade correspondente aos diferentes esquemas de tratamento selecionados, para cada subgrupo populacional selecionado; e) Analisar as possíveis incertezas associadas a fatores que podem interferir nas efetividades e custos utilizados no modelo empregado; f) Subsidiar o gestores e tomadores de decisão em relação a cobertura e reembolso dos diferentes esquemas terapêuticos a gastroenterite aguda, com relação aos usuários do SUS, por meio das análises referidas e da realização do impacto orçamentário dos medicamentos, na perspectiva do SUS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Frances Valeria Cosdta e Silva - Integrante / Marcus Paulo da Silva Rodrigues - Integrante / Gabriela B G Mosegui - Coordenador / Paula Medeiros do Valle - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2019

    Otimização do Sistema de Cirurgias do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Descrição: Realizar o desenvolvimento de um modelo matemático de simulação de filas que aperfeiçoe o fluxo de cirurgias do HUPE, desenvolvendo uma solução que permita otimizar o uso dos recursos materiais e humanos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Fernando Nagib Jardin - Integrante / Gerson Nunes da Cunha - Integrante / Lia Roque - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Custo-efetividade do uso de acelerador de prótons comparado ao de fótons em pacientes oncológicos pediátricos e gestantes, Descrição: Avaliar a custo-efetividade do uso de acelerador de prótons comparado ao de fótons em pacientes pediátricos com diagnóstico de meduloblastoma. Estimar a razão de custo-efetividade incremental do uso de acelerador de prótons comparado ao de fótons em crianças com meduloblastoma. ? Estimar o impacto orçamentário incremental do uso de acelerador de prótons comparado ao de fótons em crianças com meduloblastoma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Ricardo Ribeiro Alves Fernandes - Integrante / Flávia de Miranda Corrêa - Integrante., Financiador(es): Hospital Alemão Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2017

    PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE MÉDICOS NA ÁREA DE MEDICINA INTERNA, Descrição: Programa de capacitação de médicos na área de Medicina interna no âmbito do sistema único de saúde para qualificar profissionais de saúde médicos, para desempenhar um excelente trabalho no Serviço de Medicina Interna de um hospital da rede municipal do Rio de Janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Marcelo Velho - Integrante., Financiador(es): Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Aperfeiçoamento das ações da Política Nacional de Sangue, Descrição: Construção de PTC e análises de impacto orçamentário de acordo com as demandas do departamento de sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Marcus Paulo da Silva Rodrigues - Integrante / Gabriela B G Mosegui - Integrante / Ricardo Ribeiro Alves Fernandes - Integrante / Tayna Felicissimo G. De Souza Bandeira - Integrante., Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    Monitoramento dos processos e indicadores de resultados de doação de órgãos sólidos e tecidos para transplante, Descrição: Desenvolvimento de indicadores de processo e resultado para doação de órgãos e tecidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Gabriela B G Mosegui - Coordenador., Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    Aperfeiçoamento das ações da Política Nacional de Sangue, Descrição: Construção de PTC e análises de impacto orçamentário de acordo com as demandas do departamento de sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Marcus Paulo da Silva Rodrigues - Integrante / Gabriela B G Mosegui - Integrante / Tayna Felicissimo Gomes de Souza - Integrante / Paula Valle - Integrante / Ricardo Ribeiro Alves Fernandes - Integrante., Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    Desenvolvimento e Avaliação Metodológica em ATS para Doenças Transmissíveis e Câncer, Descrição: Projeto de estudo com revisões sistemáticas e análises de custo-efetividade envolvendo DIP e neoplasias. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Marcus Paulo da Silva Rodrigues - Integrante / Gabriela B G Mosegui - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    A utilização de modelos de Markon na Avaliação Econômica em Saúde: Uma aplicação para o tratamento da Hepatite B e C, Descrição: O projeto proposto tinha como objetivo desenvolver e utilizar modelos de Markov no estudo de custo efetividade para o tratamento da Hepatite B e da hepatite C. Nesse sentido, ele se subdividia em dois subprojetos, a seguir. Subprojeto 1: Estudo de custo-efetividade e impacto orçamentário, na perspectiva do SUS, da comparação do tratamento da hepatite B crônica, em paciente HBeAg reagentes e não reagentes, com ausência de cirrose, com os seguintes medicamentos: tenofovir; interferon alfa; entecavir; lamivudina e adefovir. Subprojeto 2: Estudo de custo-efetividade comparando as seguintes possibilidades de tratamento antiviral indicados para pacientes adultos com hepatite crônica C, sem uso prévio de medicação específica: (1) não tratamento; (2) terapia combinada de interferonpeguilado alfa e ribavirina, nas suas duas apresentações comerciais (interferonpeguilado alfa 2a e alfa 2b); (3) terapia combinada de interferonpeguilado alfa 2a e ribavirina, conjugado com o uso do Telaprevir e (4) terapia combinada de interferonpeguilado alfa 2b e ribavirina, conjugado com o uso do Boceprevir.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Gabriela B G Mosegui - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / FAPERJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Revisão sistemática e análise de custo-efetividade dos medicamentos disponíveis para o tratamento da obesidade no Brasil, sob a perspectiva do SUS, Descrição: O presente projeto pertence à linha temática de Avaliação dos medicamentos usados no tratamento da obesidade do tema Envelhecimento e Doenças Crônicas. Esta linha tem por objetivo avaliar efetividade e riscos de medicamentos usados no tratamento da obesidade. Trata-se de uma revisão sistemática com finalidade de descrever e analisar de forma detalhada os medicamentos disponíveis para o tratamento da obesidade, com posterior análise custo-efetividade destas alternativas terapêuticas. Os proponentes já realizaram outras revisões sistemáticas (de Moura Souza et al., 2011; Bezerra et al., 2012) e também avaliação de custos da obesidade em 2007 (Sichieri et al., 2007) e análise de custo-efetividade (Peregrino et al., 2012, Mosegui et al.,2011). Os dados de custos da obesidade avaliados em 2007 sugerem que para o Brasil seria interessante desdobrarmos os custos para obesidade propriamente dita (IMC 30kg/m2), mas contemplando também sobrepeso, dada a evolução da prevalência de excesso de peso no Brasil. Os dados para adultos serão os que receberão o tratamento formal de análise, mas tentaremos levantar alguns dados para adolescentes. Os dados que seguem mostram a importância deste grupo populacional em relação ao sobrepeso. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Marcus Rodrigues - Integrante / Gabriela B G Mosegui - Integrante / Rosely sichieri - Coordenador / Amanda de Moura Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2015

    Revisão das diretrizes metodológicas de estudos de avaliação econômica em saúde e avaliação econômica da terapia tripla para a hepatite C na perspectiva do SUS, Descrição: Revisão das diretrizes metodológicas de estudos de avaliação econômica em saúde e avaliação econômica da terapia tripla para a hepatite C na perspectiva do SUS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Gabriela BC Mossegui - Integrante / Marcus Paulo da Silva Rodrigues - Integrante / Renata Luzes - Integrante., Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2012 - Atual

    Modelos de Análise de Decisão em Gestão e Economia da Saúde, Descrição: O objetivo do grupo de pesquisa em modelos de análise de decisão em gestão e economia da saúde é o de analisar, pesquisar e desenvolver novos instrumentos e metodologias mais eficientes de alocação de recursos, gestão de tecnologia e da força de trabalho e risco em saúde. O grupo pretende desenvolver métodos analíticos de decisão, incluindo árvores de decisão, modelos de markov, simulação de Monte Carlo, lógica Fuzzy e análise e modelos de regressão. A expectativa é de que o trabalho de pesquisa do grupo permita não só um aumento da compreensão dos mecanismos pelos quais os recursos, econômicos, financeiros, tecnológicos, materiais e humanos, se distribuem na área da saúde, como também a criação de novos parâmetros sobre os quais se podem propor conceitos mais eficientes a serem utilizados na equidade do processo de alocação de recursos e gestão em saúde. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / FABIANO SALDANHA GOMES DE OLIVEIRA - Integrante / Marcus Rodrigues - Integrante / Gabriela B G Mosegui - Integrante / Renata Luzes - Integrante / Gerson Nunes da Cunha - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2013

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde, Descrição: O estudo buscou estimar a necessidade de médicos para a Atenção Primária em Saúde (APS) em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos dez anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Célia Regina Pierantoni - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marcus Paulo da Silva Rodrigues - Integrante / Tania Cristina França da Silva - Integrante / Mariana Morici - Integrante., Número de produções C, T & A: 9

  • 2010 - 2011

    Avaliação Tecnológica do tenofovir; interferon alfa; entecavir; lamivudina e adefovir no tratamento da hepatite B crônica, em paciente HBeAg reagentes e não reagentes, com ausência de cirrose, Descrição: O projeto tem por objetivo realizar estudo de custo-efetividade e impacto orçamentário, na perspectiva do SUS, da comparação do tratamento da hepatite B crônica, em paciente HBeAg reagentes e não reagentes, com ausência de cirrose, com os seguintes medicamentos: tenofovir; interferon alfa; entecavir; lamivudina e adefovir. (1) revisar o estado atual de conhecimento sobre a efetividade dos diversos esquemas terapêuticos utilizados no tratamento da hepatite B crônica, em paciente HBeAg reagentes e , HBeAg não reagentes, com ausência de cirrose; (2) estimar, sob a perspectiva do Sistema Único da Saúde, os custos envolvidos com as diferentes possibilidades terapêuticas examinadas para o tratamento da hepatite B crônica; (3) construir, considerando a possibilidade de tratamento e não-tratamento, um modelo estocástico dinâmico (Cadeia de Markov) da evolução da infecção pelo vírus da hepatite B crônica, em paciente HBeAg reagentes e , HBeAg não reagentes, com ausência de cirrose, adaptado às condições brasileiras, estimando as efetividades dos tratamentos e custos totais ao longo da vida do paciente, associados às diferentes estratégias farmacoterapêuticas previamente referidas; (4) determinar a relação custo-efetividade correspondente aos diferentes esquemas de tratamento selecionados; comparando as seguintes possibilidades de tratamento indicados para pacientes adultos, com hepatite crônica B, HBeAg reagentes e HBeAg não reagentes, sem cirrose: (1) tenofovir; (2) interferon alfa; (3) entecavir; (4) lamivudina; (5) adefovir; (5) analisar as possíveis incertezas associadas a fatores que podem interferir nas efetividades e custos utilizados no modelo de simulação probabilística empregado; (6) subsidiar os gestores do sistema público de saúde nas suas decisões relativas à cobertura e reembolso dos diferentes esquemas terapêuticos para a Hepatite B crônica, em paciente HBeAg reagentes e , HBeAg não reagentes, com ausência de cirrose, com relação aos usuários do SUS,.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / Gabriela B G Mosegui - Integrante / Renata Luzes - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Alfapeguinterferona-2a e alfapeguinterferona-2b no tratamento do genótipo 1 da hepatite C crônica 2, Descrição: O estudo tem por objetivo empreender uma revisão sistemática e uma avaliação do custo-efetividade do tratamento da hepatite C crônica pelo genótipo 1 do vírus da hepatite C comparando duas estratégias medicamentosas: 1) alfapeguinterferon-2a em terapia combinada com a ribavirina; e, 2) alfapeguinterferon-2b em terapia combinada com ribavirina. Pretende-se desenvolver um modelo analítico de decisão contemplando a utilização dos diferentes esquemas terapêuticos, de modo a estimar a efetividade clínica e o custo-efetividade, considerando a resposta virológica precoce, ao final do tratamento e a resposta viral sustentada, para pacientes com hepatite C crônica por genótipo 1 considerando a população sem especificidade e para os seguinte subgrupos: pacientes HIV positivos, hemofílicos e renais crônicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Coordenador / Frances Valéria Costa e Silva - Integrante / Marcus Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Avaliação tecnológica do interferon peguilado e interferon convencional em associação com ribavirina para tratamento da hepatite crônica C, Descrição: O objetivo desse estudo foi de realizar um estudo de custo-efetividade e custo-utilidade comparando as seguintes possibilidades de tratamento antiviral indicadas para pacientes adultos com hepatite crônica C, sem uso prévio de medicação específica: (1) não tratamento; (2) terapia combinada com interferon alfa e ribavirina, nas suas duas apresentações comerciais (interferon alfa 2a e alfa 2b ); (3) terapia combinada de interferon peguilado alfa e ribavirina, nas suas duas apresentações comerciais (interferon peguilado alfa 2a e alfa 2b). O resultado alcançado mostra que dependendo do custo de aquisição, a estratégia mais custo efetiva poderá ser qualquer uma das possibilidades acima. Abaixo de R$ 260,00, o uso do Interferon mais Ribavirina é mais custo efetivo, enquanto acima desse preço o Interferon peguilado torna-se mais eficiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Análise de Custo Efetividade da Idade de Início do Rastreamento Mamográfico do Câncer de Mama, Descrição: Este estudo teve como objetivo realizar uma Análise de Custo-Efetividade do início rastreamento mamográfico. A progressão da doença foi estimada a partir de uma simulação da história natural do câncer de mama para uma coorte hipotética de 100 mil mulheres, em quatro cenários distintos: (1) a evolução do câncer de mama baseada na história natural da doença; (2) o rastreamento mamográfico anual iniciando aos 40 anos; (3) a intervenção mamográfica bianual iniciando a partir dos 50 anos até os 69 anos e (4) a extensão do rastreamento bianual até os 80 anos. Os resultados mostraram que a estratégia que teve a melhor relação custo efetividade incremental foi a estratégia do Cenário 50 anos a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino a partir do desenvolvimento de um modelo de Markov para a história natural da doença no Brasil., Descrição: O objetivo desse estudo foi o de avaliar o custo-efetividade de 3 tecnologias diagnósticas utilizadas na detecção precoce do câncer de colo uterino citologia convencional, citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV ? a partir de um modelo de Markov da progressão da história natural da doença. Os resultados encontrados indicam que o teste de Papanicolaou, realizado anualmente, é a opção de rastreamento, que possui a melhor relação de custo-efetividade e adotar essa estratégia de rastreamento significa um ganho em termos de anos de vida perdidos por câncer cervical e de redução nos custos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Utilidade da tomografia de emissão de pósitrons (PET) na avaliação do câncer de tireóide: uma revisão sistemática, Descrição: Estudo tem por objetivo avaliar a utilidade da PET na localização de metástases e/ou no estadiamento de câncer tireoidiano previamente tratado com suspeita de metástases nos quais as modalidades convencionais falham ou sabidamente não são úteis (tireoglobulina elevada e cintigrafia de corpo inteiro negativa).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Rosangela Caetano - Coordenador / Valeska Mansur Kuba - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Avaliação Tecnológica da Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET): Revisão Sistemática e Proposta de Estudo, Descrição: A pesquisa teve como principal finalidade subsidiar o Ministério da Saúde nas decisões de incorporação da cobertura dos procedimentos PET à tabela SUS, a partir de evidências obtidas com uma revisão sistemática dos estudos sobre o uso da Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET) em aplicações clínicas selecionadas. Seus objetivos específicos compreenderam: (1) revisar o estado atual de conhecimento sobre as aplicações clínicas da PET na área de oncologia; (2) revisar os estudos de custo-efetividade da PET já realizados por agências internacionais; (3) elaborar uma proposta de estudo de custo-efetividade da tecnologia para um conjunto de aplicações selecionadas, a ser realizado em um segundo momento no INCOR/USP; (4) sistematizar as conclusões de um painel de especialistas, com vista a permitir ao MS definir, por meio de uma ATS, os parâmetros de reembolso SUS do uso da PET. Os produtos compreenderam os seguintes: (1) Relatório contendo uma síntese das revisões sistemáticas já realizadas por agências internacionais de Avaliação Tecnológica em Saúde sobre a PET; (2) quatro (04) relatórios intermediários com os resultados da revisão sistemática empreendida sobre o uso em: (a) uso da PET no melanoma; (b) uso da PET no Linfoma de Hodgkin; (c) uso da PET no carcinoma pulmonar de células não pequenas; e (d) revisão sistemática sobre estudos de custo-efetividade relativos ao uso da PET no carcinoma pulmonar; (3) proposta inicial de estudo de custo-efetividade da PET para algumas indicações oncológicas selecionadas; e (4) relatório final (versão completa e sumário executivo), incorporando as críticas e sugestões do painel de especialistas. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Kenenth Camargo - Integrante / Rosangela Caetano - Coordenador / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Integrante / Claudia Medina Coeli - Integrante / Guillherme Loureiro Werneck - Integrante / Roberto Eugênio Almeida Magalhães - Integrante / Celso Dias Coelho - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. . . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. . . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    Modelo de Gestão e Acompanhamento de Pessoas com pé diabético, Descrição: O modelo de Gestão e Acompanhamento de pessoas com Pé Diabético (GAPD) visa estabelecer bases para orientação dos serviços de atenção ao pé diabético que possa ser reproduzido em qualquer lugar do país. Ele se baseia em um aplicativo para a coleta dos dados dos pacientes diabéticos associado a um Sistema de Gerenciamento de Informações Geográficas. O seu uso prevê 6 fases: georreferenciamento da região ou microrregião, preenchimento do banco de dados para avaliação e estratificação de risco de pessoas com diabetes e pé diabético, construção de mapas dinâmicos da área de cobertura das equipes de saúde da família, o uso do protótipo de aplicativo para coleta das informações desses pacientes e a interligação com o e-SUS e o estabelecimento do grupo de risco e do padrão de acompanhamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Gerson Nunes da Cunha - Integrante / José Nilson Araújo Bezerra - Integrante / Mônica Antar Gamba - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante.Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante.Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    Modelo de Gestão e Acompanhamento de Pessoas com pé diabético, Descrição: O modelo de Gestão e Acompanhamento de pessoas com Pé Diabético (GAPD) visa estabelecer bases para orientação dos serviços de atenção ao pé diabético que possa ser reproduzido em qualquer lugar do país. Ele se baseia em um aplicativo para a coleta dos dados dos pacientes diabéticos associado a um Sistema de Gerenciamento de Informações Geográficas. O seu uso prevê 6 fases: georreferenciamento da região ou microrregião, preenchimento do banco de dados para avaliação e estratificação de risco de pessoas com diabetes e pé diabético, construção de mapas dinâmicos da área de cobertura das equipes de saúde da família, o uso do protótipo de aplicativo para coleta das informações desses pacientes e a interligação com o e-SUS e o estabelecimento do grupo de risco e do padrão de acompanhamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Gerson Nunes da Cunha - Integrante / José Nilson Araújo Bezerra - Integrante / Mônica Antar Gamba - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    Modelo de Gestão e Acompanhamento de Pessoas com pé diabético, Descrição: O modelo de Gestão e Acompanhamento de pessoas com Pé Diabético (GAPD) visa estabelecer bases para orientação dos serviços de atenção ao pé diabético que possa ser reproduzido em qualquer lugar do país. Ele se baseia em um aplicativo para a coleta dos dados dos pacientes diabéticos associado a um Sistema de Gerenciamento de Informações Geográficas. O seu uso prevê 6 fases: georreferenciamento da região ou microrregião, preenchimento do banco de dados para avaliação e estratificação de risco de pessoas com diabetes e pé diabético, construção de mapas dinâmicos da área de cobertura das equipes de saúde da família, o uso do protótipo de aplicativo para coleta das informações desses pacientes e a interligação com o e-SUS e o estabelecimento do grupo de risco e do padrão de acompanhamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Gerson Nunes da Cunha - Integrante / José Nilson Araújo Bezerra - Integrante / Mônica Antar Gamba - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    Modelo de Gestão e Acompanhamento de Pessoas com pé diabético, Descrição: O modelo de Gestão e Acompanhamento de pessoas com Pé Diabético (GAPD) visa estabelecer bases para orientação dos serviços de atenção ao pé diabético que possa ser reproduzido em qualquer lugar do país. Ele se baseia em um aplicativo para a coleta dos dados dos pacientes diabéticos associado a um Sistema de Gerenciamento de Informações Geográficas. O seu uso prevê 6 fases: georreferenciamento da região ou microrregião, preenchimento do banco de dados para avaliação e estratificação de risco de pessoas com diabetes e pé diabético, construção de mapas dinâmicos da área de cobertura das equipes de saúde da família, o uso do protótipo de aplicativo para coleta das informações desses pacientes e a interligação com o e-SUS e o estabelecimento do grupo de risco e do padrão de acompanhamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Gerson Nunes da Cunha - Integrante / José Nilson Araújo Bezerra - Integrante / Mônica Antar Gamba - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    Modelo de Gestão e Acompanhamento de Pessoas com pé diabético, Descrição: O modelo de Gestão e Acompanhamento de pessoas com Pé Diabético (GAPD) visa estabelecer bases para orientação dos serviços de atenção ao pé diabético que possa ser reproduzido em qualquer lugar do país. Ele se baseia em um aplicativo para a coleta dos dados dos pacientes diabéticos associado a um Sistema de Gerenciamento de Informações Geográficas. O seu uso prevê 6 fases: georreferenciamento da região ou microrregião, preenchimento do banco de dados para avaliação e estratificação de risco de pessoas com diabetes e pé diabético, construção de mapas dinâmicos da área de cobertura das equipes de saúde da família, o uso do protótipo de aplicativo para coleta das informações desses pacientes e a interligação com o e-SUS e o estabelecimento do grupo de risco e do padrão de acompanhamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Gerson Nunes da Cunha - Integrante / José Nilson Araújo Bezerra - Integrante / Mônica Antar Gamba - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde:, Descrição: O objetivo geral desta proposta é reforçar as capacidades de medição e monitoramento das desigualdades da força de trabalho em saúde, de investigação e de formação de pessoal no campo mercado de trabalho em saúde, com foco na economia do trabalho e na educação na saúde, fortalecendo as áreas de informação, de planejamento e de gestão de Recursos Humanos em Saúde para o intercâmbio e a cooperação entre instituições e países. Tem como objetivos específicos: 1. Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. 2. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. 3. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Coordenador / Marcus Rodrigues - Integrante / marcus paulo da silva rodrigues - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Tania França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Cálculo dos custos da assistência médica do transplante de medula óssea 2007 - 2009, Descrição: O objetivo desse estudo, dentro do Programa de Cooperação INCA-FIOCRUZ Uma estratégia na Política Nacional de Atenção Oncológica: Consolidação de um Centro de Referência para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas para pacientes com Imunodeficiências Primária, é de estimar os custos do transplante de medula óssea no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) para o período 2007 e 2008. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consolidadação dos Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005, Descrição: O projeto tem como finalidade consolidar em um banco de dados de domínio público as informações sobre os Fluxos de Recursos Financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil 2000 - 2005 que foram levantadas nas pesquisas anteriores, relacionadas aos período 2000 - 2002 e 2003 - 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Custo efetividade do Rastreamento Mamográfico realizado com Mamógrafo de Filme, Digital e Ressonância Magnética, Descrição: O objetivo desse trabalho foi de avaliar qual tecnologia - mamografo de filme, mamagrafo digital e resonância magnética - apresenta a melhor relação de custo efetividade. O resultado do trabalho demonstra que a mamografia por filme tem a melhor razão de custo efetividade no rastreamenteo do câncer de mama, para a faixa etária de 50 a 69 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Integrante / Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Fluxos de Recursos Financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil 2003 ? 2005, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é o de mapear e medir o fluxo de recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento em saúde, construindo um sistema capaz monitorar esses recursos de uma maneira sistemática, assim como permitir o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à otimização dos seus usos e resultados. O resultado da pesquisa demonstrou que o setor público se mantem como o principal fomentador, contribuindo com aproximadamente 2/3 dos recursos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Gabriela B Mosegui - Integrante / Rondineli Mendes da Silva - Integrante / Mariana Miranda Autran Sampaio - Integrante / Rodolfo Rego Deusdará Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino no Brasil: Um Estudo Exploratório, Descrição: O estudo comparou a eficiência de um conjunto de tecnologias utilizadas no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, mediante a realização de uma análise de custo-efetividade que incluiu as seguintes estratégias de rastreamento: (a) citologia convencional (teste de Papanicolaou); (b) citologia em meio líquido; (c) teste de captura híbrida para HPV com coleta por profissional de saúde; (d) teste de captura híbrida para HPV com autocoleta pela própria paciente; (e) combinação de citologia convencional e teste de captura híbrida para HPV; e (f) combinação de citologia em meio líquido e teste de captura híbrida para HPV. Foi utilizado um modelo analítico de decisão para simular os impactos econômicos e em saúde das tecnologias de rastreamento, tendo como unidade de desfecho os casos detectados de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de alta malignidade. O resultado do modelo de decisão desenvolvido mostrou que o rastreamento utilizando o teste de Papanicolaou é a estratégia mais custo efetiva. Como a citologia em meio líquido e a captura híbrida para HPV não fazem parte dos procedimentos reembolsados pelo SUS, procedeu-se ainda a uma estimativa dos preços que essas tecnologias precisariam assumir no sistema público, de modo a atingirem uma razão de custo-efetividade equivalente ao do teste de Papanicolaou. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / Luiz Cláudo Santos Thuler - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Fluxos financeiros em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Brasil, no período 200 - 2002, Descrição: O objetivo desse trabalho foi o de elaborar uma sistemática de aplicação da metodologia desenvolvida pelo Center for Economic Policy Research para viabilizar o mapeamento e mensuração dos recursos financeiros em P&D em saúde no Brasil, bem como uma quantificação da concordância dos gastos nacionais em P&D/s com a agenda de prioridades estabelecidas pleo Ministério da Saúde. Entre os resultados alcançados dessa pesquisa incluiram-se: a) o preenchimento de lacunas de informações nacionais sobre a P&D/S; b) a identificação dos fluxos de recursos financeiros aplicados em P&D/S no Brasil; c) o desenho de um sistema de monitoramento dos fluxos de recursos aplicados a este setor de pesquisa, que possibilite um aumento da efetividade das ações de fomento, a partir da indução seletiva da produção de conhecimentos e de bens materiais e processuais em áreas prioritárias para a saúde da população brasileira; e d) o teste e adaptação de metodologia proposta, com a geração de informações com comparabilidade internacional. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Rosangela Caetano - Integrante / José Antonio Ortega - Integrante / Luiz Otávio Façanha - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

  • 2002 - 2004

    Inclusão da Assistência Farmacêutica em Planos e Programas de Saúde Suplementar, Descrição: O objetivo da pesquisa foi de instrumentalizar a ANS com diretrizes necessárias para regular e orientar o modelo de assistência farmacêutica no Brasil vinculado ao setor de Saúde Suplementar, procurando-se discutir questões vinculadas direta e indiretamente ao processo de regulação de planos de benefício farmacêutico. O resultado desse trababalho foi o desenvolvimento de diretrizes de avaliação e recomendações que pudessem auxiliar a organização do processo e do fluxo operacional da inclusão de benefício farmacêutico nos planos de saúde suplementar e estabelecer um futuro roteiro de ação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cid Manso de Mello Vianna - Coordenador / Aloa Machado - Integrante / Denizar Vianna - Integrante / Marcelo Horácio de Sá Pereira - Integrante / Gabriela B Gonzalez Mossegui - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Prêmio de Incentivo a Ciênica e Tecnologia do SUS - Menção Honrosa tese de doutorado, Ministério da Saúde.

2003

Melhor trabalho científico III RiophFarma, Conselho Regional de Farmácio RJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social, Departamento de Planejamento e Administração. , Rua: São Francisco Xavier, 524, Maracanã, 24333333 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 5877303, Ramal: 220, Fax: (21) 5877422, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2017

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2017

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1983 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40

Outras informações:
Diretor do Instituto de Medicina Social no período de março de 2008 a fevereiro de 2016.

Atividades

  • 03/2008

    Direção e administração, Instituto de Medicina Social, .,Cargo ou função, Diretor.

  • 02/2008

    Direção e administração, Instituto de Medicina Social, .,Cargo ou função, Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão da Tecnologia em Saúde.

  • 03/2006

    Direção e administração, Instituto de Medicina Social, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Administração em Saúde.

  • 09/1983

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Medicina Social, Departamento de Planejamento e Administração.,Linhas de pesquisa

  • 01/1983

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Economia da saúde, Tópicos especias em Política, Planejamento e Administração de Saúde:, Tópicos especias em Política, Planejamento e Administração de Saúde: avaliação Economica, Tópicos especias em Política, Planejamento e Administração de Saúde: avaliação econômica I, Tópicos especias em Política, Planejamento e Administração de Saúde: economia da saúde, Tópicos especias em Política, Planejamento e Administração de Saúde: seminário avançado em pesquisa, Tópicos especias em Política, Planejamento e Administração de Saúde: seminário de pesquisa, Tópicos especias em Política, Planejamento e Administração de Saúde: seminário de tese, Tópicos especias em Política, Planejamento e Administração de Saúde:Farmoeconomia

  • 10/2007 - 10/2009

    Direção e administração, Instituto de Medicina Social, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso do Mestrado Interinstitucional em Saúde Coletiva.

  • 10/2003 - 08/2004

    Direção e administração, Instituto de Medicina Social, Departamento de Planejamento e Administração.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/2001 - 09/2003

    Direção e administração, Instituto de Medicina Social, Departamento de Planejamento e Administração.,Cargo ou função, Coordenador do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva.

  • 07/2000

    Direção e administração, Instituto de Medicina Social, Departamento de Planejamento e Administração.,Cargo ou função, Sub-chefe de departamento.

2008 - Atual

Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva

Vínculo: Societário, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 20

Outras informações:
O CEPESC é uma instituição sem fins lucrativos que como presidente tenho a responsabilidade de gerir as suas atividades: Gestão de projetos e programas de apoio ao Sistema Único de Saúde; Implementação de estudos e pesquisa na área de saúde coletiva, ciência e tecnologia; Organização e execução de cursos com instituições de ensino da área de saúde; Promoção de estudos e pesquisa, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos relativos à área de saúde coletiva; Publicações de boletim, periódicos ou livros; e Realização de seminários, encontros e congressos. Entre os seus parceiros constam: Conselho Nacional de Justiça; Organização Pan-Americana da Saúde; Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Ministério da Saúde; Fundo Nacional de Saúde-MS; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres/Presidência da Republica; FINEP; Petrobras; Fundação Ford, entre outros.

2001 - 2003

Organização das Nações Unidas Para a Educação Ciência e a Cultura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

Outras informações:
Conusultor da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS

Atividades

  • 03/2001 - 01/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Organização das Nações Unidas Para a Educação Ciência e a Cultura, .,Linhas de pesquisa

2000 - 2000

Agência Nacional de Saúde Suplementar

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2000 - 12/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Agência Nacional de Saúde Suplementar, .,Linhas de pesquisa

1995 - 2000

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1999 - 07/2000

    Ensino, Administração e Desenvolvimento Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, gestão tecnológica e oportunidades de negócios, seminário de pesquisa, orientação de dissertação

  • 10/1998 - 07/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Vice Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Mestrado Em Administração e Desenvolvimento Empresarial.,Linhas de pesquisa

  • 02/1998 - 07/2000

    Direção e administração, Vice Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Mestrado Em Administração e Desenvolvimento Empresarial.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 08/1995 - 11/1998

    Ensino, Economia e Política Internacional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microeconomia e organização industrial, Macroeconomia

1986 - 1988

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
projetos realizados: alguns obstáculos a uma ação planejada do INAMPS e o impacto econômico do gasto social.

Atividades

  • 03/1986 - 02/1988

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Economia e Administração, Departamento de Economia.,Linhas de pesquisa

1985 - 1989

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Especializado, Carga horária: 40

Outras informações:
Locação no departamento de Contas Nacionais, desenvolvendo o projeto da matriz insumo - produto da economia brasileira.

1984 - 1985

Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Controlador de Custos, Carga horária: 40

Outras informações:
Chefe do Departamento de Custo

1975 - 1982

Natron Consultoria e Projeto SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Projeto, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: desenvolvimento de projeto básico de indústrias da área química e petroquímica; projetos de automação industrial.