Jorge Felipe Fires de Brito
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Cruzeiro do Sul (2022). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2008) e em Pedagogia Plena pela Universidade de Uberaba (2010). Possui pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e da Física (2016), e em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar (2018) ambas cursadas no Centro Universitário Internacional-UNINTER. Atualmente é Professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza em regime indeterminado lecionando as disciplinas de Física e Matemática, e também é professor efetivo da Secretária Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Atuou como Tutor Presencial da Faculdade Anhanguera - Polo Jandira nos cursos de Licenciatura (Pedagogia, Letras e Matemática) sendo responsável por aplicar provas, orientações de estágio, plantões de dúvidas e todas as atribuições pertinentes a tutoria presencial.
Informações coletadas do Lattes em 19/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática
2020 - 2022
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Abordagem Temática envolvendo Conceitos de Física e Astronomia por meio da Educação CTS no Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Ensino de Astronomia; Educação.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Especialização em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar
2017 - 2018
Centro Universitário Internacional
Título: A Formação Continuada e seus aspectos Essenciais para o Trabalho Docente
Orientador: Melissa Cross Bier da Silva
Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física
2015 - 2016
Centro Universitário Internacional
Título: A Utilização da História da Ciência para a Aprendizagem da Física no Ensino Médio
Orientador: M. Sc. Luana Fonseca Duarte Fernandes
Graduação em Pedagogia Plena
2009 - 2010
Universidade de Uberaba
Título: A Pedagogia Criando Novos Avaliadores
Graduação em Licenciatura Plena em Matematica
2005 - 2008
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva
Título: Solidos de Platão e o Ensino de Matemática
Orientador: M. Sc. Rosemeire Bressan
Formação complementar
2023 - 2023
Extensão universitária em Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Matemática Lúdica na Educação. (Carga horária: 360h). , VALECUP - Cursos Pedagógicos, ABED, Brasil.
2023 - 2023
Gestão de Pessoas na Área Escolar. (Carga horária: 20h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2023 - 2023
Gestão Administrativa e Financeira. (Carga horária: 20h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2023 - 2023
1º Seminário Práticas de Aprendizagem Colaborativa Internacional - PROCIN. (Carga horária: 3h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2022 - 2022
A Modalidade EAD e suas Especificidades. (Carga horária: 15h). , Universidade Corporativa Kroton, UK, Brasil.
2022 - 2022
Prática Pedagógica e Técnicas para a tutoria na Modalidade a Distância. (Carga horária: 15h). , Universidade Corporativa Kroton, UK, Brasil.
2022 - 2022
Práticas Pedagógicas e Técnicas para a Tutoria na Modalidade a Distância. (Carga horária: 900h). , Universidade Cogna, UNICO, Brasil.
2022 - 2022
A Tutoria e o Papel do Tutor. (Carga horária: 10h). , Universidade Corporativa Kroton, UK, Brasil.
2022 - 2022
Educação Infantil na BNCC. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Atores EAD. (Carga horária: 720h). , Universidade Cogna, UNICO, Brasil.
2022 - 2022
Práticas Pedagógicas e Técnicas para Tutoria da Modalidade a Distância. (Carga horária: 1080h). , Universidade Cogna, UNICO, Brasil.
2022 - 2022
O Trabalho da Tutoria e suas Múltiplas Representações. (Carga horária: 600h). , Universidade Cogna, UNICO, Brasil.
2021 - 2021
Temas Socioambientais em aulas de Física: Para que e como?. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Aula Invertida. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
2018 - 2018
Avaliação Externa: Desafios para a formação profissional de qualidade. (Carga horária: 8h). , Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo, FAEESP, Brasil.
2010 - 2010
O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
2009 - 2009
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. (Carga horária: 16h). , Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC, CESCO/ABC, Brasil.
2008 - 2009
Avaliação de Aprendizagem em Matemática: Reflexões. (Carga horária: 180h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2008 - 2008
XI Semana da Matemática. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva, FAFICA, Brasil.
2008 - 2008
A Nova Proposta Curricular do Ensino Público. (Carga horária: 1h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva, FAFICA, Brasil.
2008 - 2008
Dia Nascional da Matemática. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva, FAFICA, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Preceptores. (Carga horária: 80h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2007 - 2007
Informática e Ensino de Matemática. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva, FAFICA, Brasil.
2007 - 2007
Malba Tahan - Um Matemático das Arábias. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva, FAFICA, Brasil.
2007 - 2007
X Semana da Matemática. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva, FAFICA, Brasil.
2006 - 2006
IX Semana da Matemática. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva, FAFICA, Brasil.
2005 - 2005
III Fórum de Ciências Exatas e Tecnológicas. (Carga horária: 38h). , Centro Universitário de rio Preto, UNIRP, Brasil.
2005 - 2005
Pitágoras e a Matemática. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário de rio Preto, UNIRP, Brasil.
2005 - 2005
Resolução de Problemas. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Números. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Telefonista/Recepcionista/Telemarketing. (Carga horária: 72h). , Centro de Formação Profissional Microlins, MICROLINS, Brasil.
2004 - 2004
Marketing Pessoal. (Carga horária: 3h). , Centro de Formação Profissional Microlins, MICROLINS, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Organização de eventos
BRITO, J. F. F. . I Encontro do Projeto Integrador. 2019. (Exposição).
BRITO, J. F. F. . Visita Técnica ao Porto de Santos. 2018. (Exposição).
BRITO, J. F. F. . Biologia x Racismo e Resistência. 2017. (Outro).
Participação em eventos
III CONE TERCEIRO CONGRESSO ON-LINE NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA-FÍSICA-BIOLOGIA-MATEMÁTICA. 2023. (Congresso).
I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática.Abordagem Temática Envolvendo Conceitos de Física por Meio da Educação CTS no Ensino Médio. 2023. (Simpósio).
I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática. 2023. (Simpósio).
VIII Seminário Ibero Americano CTS (VIII SIACTS).Abordagem de Aspectos da NdC por meio da Educação CTS no Ensino Médio. 2022. (Seminário).
I Congresso Online Nacional de Tecnologias na Educação (CONATE). 2021. (Congresso).
XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física.A Contextualização do Ensino de Física e Astronomia através da Educação CTS com alunos do Ensino Médio. 2021. (Simpósio).
V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. 2020. (Congresso).
Participação em bancas
BRAGA, J. T.; SILVA, A. N.;BRITO, J. F. F.. A Realidade da Escola Inclusiva no Brasil: O Elo entre a Família, a Escola e a Tecnologia neste Ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo.
BRITO, J. F. F.; BRAGA, J. T.; SILVA, A. N.. Desafios na Educação Inclusiva: O Processo de Ensino-Aprendizagem de Crianças com Necessidades Especiais nas Séries Iniciais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo.
BRITO, J. F. F.; BRAGA, J. T.; SILVA, A. N.. Didática: A Melhor Forma de Ensinar dentro e Fora do Âmbito Escolar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo.
BRITO, J. F. F.; SILVA, A. N.; GERONYMO, A. S.. A Formação Docente e suas Consequências Durante o Processo de Alfabetização dos Autistas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo.
BRITO, J. F. F.; SILVA, A. N.; GERONYMO, A. S.. Música na Infância como via de Afetividade no Ensino Aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo.
CORREA, R. C.; SILVA, A. N.;BRITO, J. F. F.. Psicopedagogia: Escola e Família na Aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo.
BRITO, J. F. F.; GERONYMO, A. S.; CANDIDO, K. A.. Um Novo Olhar sobre a Contação de História. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo.
Orientou
As Influências do Lúdico na Educação Ambiental nos Anos Iniciais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Jorge Felipe Fires de Brito;
Brincadeira é Coisa Séria: O Brincar como Conhecimento, Linguagem e Processo de Humanização; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Jorge Felipe Fires de Brito;
A Importância do Brincar na Educação Infantil: O Brincar como Forma de Aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Jorge Felipe Fires de Brito;
Produções bibliográficas
-
BRITO, J. F. F. ; ARAUJO, M. S. T. . Abordagem Temática Envolvendo Conceitos de Física por Meio da Educação CTS no Ensino Médio. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRITO, J. F. F. ; ARAUJO, M. S. T. . Abordagem de Aspectos da NdC por meio da Educação CTS no Ensino Médio. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, J. F. F. ; ARAUJO, M. S. T. . A Contextualização do Ensino de Física e Astronomia através da Educação CTS com alunos do Ensino Médio. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRITO, J. F. F. . A formação continuada e seus aspectos essenciais para o trabalho docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRITO, J. F. F. . A Utilização da História da Ciência para a Aprendizagem da Física no Ensino Médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRITO, J. F. F. . Sólidos de Platão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRITO, J. F. F. . Matemática Básica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BRITO, J. F. F. . Curso de Nivelamento Matemático. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2018
Especialista em Orientação Educação, Supervisão e Gestão Escolar, Centro Educacional Internacional - UNINTER.
2016
Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física, Centro Educacional Internacional - UNINTER.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Etec Prefeito Braz Paschoalin, Etec Prefeito Braz Paschoalin. , Rua Elton Silva, 140, Centro, 06600025 - Jandira, SP - Brasil, Telefone: (11) 47071542
Experiência profissional
2017 - 2021
FACULDADE ALIANÇA EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Regime Parcial, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor atuante nos cursos: Bacharel em Administração de Empresas, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão de Logística e Licenciatura Plena em Pedagogia
2014 - Atual
Escola Sagrada FamíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contrato, Carga horária: 40
Outras informações:
Docente das disciplinas de Matemática, Física e Geometria para os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
2016 - 2017
Escola Estadual José Sérgio PereiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Física, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2015
Escola Estadual Victório FornasaroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Eventual, Carga horária: 25
Outras informações:
Com relação a carga horária, nem sempre se cumpria as 25 horas semanais.
2012 - 2013
PREFEITURA DE SANTANA DE PARNAIBAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2011
Escola Estadual Giuseppe FormigoniVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Eventual, Carga horária: 40
Outras informações:
Em relação a carga horária, por ser professor eventual as vezes se cumpria menos, a carga de 40hrs semanais é o máximo permitido pela instituição.
2009 - 2009
ESDRAS - Núcleo de Acompanhamento nos Estudos.Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 4
2022 - 2023
Universidade Anhanguera de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 8
Outras informações:
Tutor Presencial no polo Jandira/SP, em Regime de contrato de Trabalho nos cursos de Licenciatura (Pedagogia, Letras e Matemática), sendo responsável por aplicar provas, orientação de estágio, plantões de dúvidas e todas as atribuições pertinentes a tutoria presencial.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jorge Felipe Fires de Brito e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?