José Carlos Pinto de Oliveira

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é prof. doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Ciência e História da Filosofia Contemporânea (Kuhn, Positivismo Lógico, Historiografia da Ciência, da Filosofia e da Arte). Currículo em atualização. Por ora, consultar o Sipex-Unicamp: http://www.unicamp.br/sipex/CurriculoPesquisador/curriculo/2099.html?nocache=1379755168242

Informações coletadas do Lattes em 30/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

1988 - 1994

Universidade de São Paulo
Título: Epistemologia, gênese e justificação: um ensaio sobre o empirismo
Orientador: Luiz Henrique Lopes dos Santos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: epistemologia; justificação; empirismo; história da filosofia; gênese.Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia. Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência

1980 - 1985

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Balthazar Barbosa Filho
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: incomensurabilidade; Thomas Kuhn; ciência; linguagem.Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia. Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Economia

1972 - 1976

Universidade de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Participação em eventos

Ciclo de Conferências sobre Filosofia da Ciência.Conferência "Thomas Kuhn, la Historia de la Ciencia y la Historia del Arte".. 2003. (Outra).

Ciclo de Conferências sobre Filosofia da Ciência.Conferência "El Brasil de Lula y la Racionalidad Politica". 2003. (Outra).

Ciclo de Palestras sobre Filosofia da Ciência.Palestra "A Teoria da Ciência de Thomas Kuhn e o Irracionalismo". 2003. (Outra).

III Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.Carnap e o Revisionismo: Alguns Aspectos Críticos. 2002. (Encontro).

Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).Carnap, o Revisionismo e a Mudança Filosófica.. 2002. (Outra).

Ciclo de Debates sobre a Modernização da Universidade Pública Brasileira..A "Modernização" da Universidade e o Ensino de Graduação no IFCH.. 2001. (Outra).

I Congresso Internacional sobre Ciencia y Sociedad. Carnap, Kuhn e o revisionismo.. 1999. (Congresso).

.Carnap e o Revisionismo Histórico. 1999. (Seminário).

X Jornadas de Epistemologia e Historia de la Ciencia.Sobre o revisionismo da obra de Carnap.. 1999. (Outra).

IV Encontro Internacional de Filosofia Analítica, em homenagem a Thomas Kuhn..Kuhn e a Historiografia da Ciência.. 1997. (Encontro).

36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).A Teoria da Linguagem de Quine e o Conceito Kuhniano de Incomensurabilidade.. 1985. (Outra).

Seminários IFCH.A teoria da Ciência de Kuhn e a Relatividade Ontológica de Quine.. 1984. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Daniel Afonso da Silva

OLIVEIRA, J. C. P.. Kuhn, Mannheim e a Crítica ao Positivismo.. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sérgio Hugo Menna

OLIVEIRA, J. C. P.. N. R. Hanson y la Metodologia de la Investigación Científica.. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: MARCELO DO AMARAL PENNA-FORTE

OLIVEIRA, J. C. P.. A Imagem de Ciência de Thomas Kuhn e a Noção de Objetividade.. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Arlei de Espindola

OLIVEIRA, J. C. P.. Jean Jacques Rousseau: da Crítica do Progresso ao Reclamo dos Ideais Iluministas.. 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcelo Silva de Carvalho

OLIVEIRA, J. C. P.. Conhecimento e Objetividade - Projeto epistemológico e ontologia na filosofia de Popper.. 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vicente de Paula Gomes

OLIVEIRA, J. C. P.. A Gênese e a Compreensão do Objeto Cultural em Mannheim.. 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: João José Lima de Almeida

OLIVEIRA, J. C. P.. Fundamentação Última e Falibilismo: o Problema da Compatibilidade Entre Dois Princípios Filosóficos. 1997. Dissertação (Mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Horacio Luján Martínez

OLIVEIRA, J. C. P.. Vontade e Subjetividade no Pensamento do Primeiro Wittfenstein. 1996. Dissertação (Mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcos Rodrigues da Silva

OLIVEIRA, J. C. P.. Breve Jornada Empirismo Adentro. 2003. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sofia Albornoz Stein

OLIVEIRA, J. C. P.. A Construção da Linguagem e do Mundo: aproximações entre as obras de Carnap e Quine.. 2002. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Hélio Honda

OLIVEIRA, J. C. P.. Raízes Britânicas da Psicanálise: As Apropriações de Stuart Mill e Hughlings Jackson por Freud.. 2002. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elizabeth de Assis Dias

OLIVEIRA, J. C. P.. Alguns Aspectos do conceito de razão em Voltaire. 2000. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jézio Hernani Bonfim Gutierre

OLIVEIRA, J. C. P.. O Idealismo Transcendental e a Epistemologia Contemporânea. 2000. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Everaldo Skrock

OLIVEIRA, J. C. P.. Percepção e Linguagem em George Berkeley.. 2000. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: João carlos Salles da Silva

OLIVEIRA, J. C. P.. A Gramática das Cores em Wittgenstein. 1999. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Edmilson Menezes Santos

OLIVEIRA, J. C. P.. Filosofia da História e Aufklarung: um estudo sobre esperança em Kant. 1998. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Oscar de Almeida Marques

OLIVEIRA, J. C. P.. Forma e Representação no Tractatus de Wittgenstein.. 1998. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jézio Hernani Bonfim Gutierre

OLIVEIRA, J. C. P.. O Idealismo Transcendental e a Epistemologia Contemporânea. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elizabeth de Assis Dias

OLIVEIRA, J. C. P.. Alguns prismas do conceito de razão em Voltaire.. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

OLIVEIRA, J. C. P.. Concurso Público provimento do Cargo de Professor Assistente Doutor (UNESP). 2002. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

OLIVEIRA, J. C. P.. Concurso Público provimento do Cargo de Professor Doutor (USP). 2002. Universidade de São Paulo.

OLIVEIRA, J. C. P.. Seleção de Pós-Graduação do IFCH/UNICAMP (1996 a 2001). 2001. Universidade Estadual de Campinas.

Orientou

Sérgio Hugo Menna

Bacon y el Método Inductivo; Início: 2004; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Vicente de Paula Gomes

A Explicação Científica em Sociologia da Ciência; Início: 2002; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

MARCELO DO AMARAL PENNA-FORTE

A Semântica da Linguagem Visual : Prolegômenos a uma Iconografia da Ciência; Início: 2001; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Gelson Liston

Carnap e a Linguagem da Ciência; Início: 2001; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Daniel Afonso da Silva

Kuhn, Mannheim e a Crítica ao Positivismo; 2003; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Carlos Pinto de Oliveira;

MARCELO DO AMARAL PENNA-FORTE

A Imagem de Ciência de Thomas Kuhn e a Noção de Objetividade; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: José Carlos Pinto de Oliveira;

Jezio Hernani Bomfim Gutierre

O Idealismo Transcendental e a Epistemologia Contemporânea: Alguns Paralelos entre Kant, Kuhn e Putnam; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: José Carlos Pinto de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Carnap e o Revisionismo: Alguns Aspectos Críticos. Anais do III Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, Buenos Aires, Argentina, 2003.

  • OLIVEIRA, J. C. P. . O Empirismo Lógico e a História da Filosofia. Idéias , Campinas, v. 7-8, p. 73-99, 2002.

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Positivismo, Ciência e Filosofia. Primeira Versão, Campinas, v. 94, p. 1-24, 2001.

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Kuhn, Popper e a história da ciência. Primeira Versão, Campinas, n.87, p. 1-25, 1999.

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Carnap e o pós-positivismo. Primeira Versão, Campinas, n.74, p. 1-24, 1998.

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Mill e o empirismo lógico. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (UNICAMP) , Campinas, v. 8, n.1, p. 141-158, 1998.

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Kuhn e Quine. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (UNICAMP) , Campinas, v. 1, n.1, p. 33-53, 1991.

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Kuhn, Popper y la Historia de la Ciencia. In: Marín, F. ; Benítez, R. (Org.). La Aventura del Pensamiento Científico Moderno. Morelia (México): Universidad Michoacana de Sán Nicolás de Hidalgo, 2002, v. , p. 23-43.

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Carnap y el Revisionismo Histórico. In: Vega, M.; Maldonado, C.; Marcos, A.. (Org.). Racionalidad Científica y Racionalidad Humana. Valladolid: Universidad de Valladolid y Universidad El Bosque, 2001, v. , p. -.

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Sobre o Revisionismo da Obra de Carnap. In: Jornadas de Historia y Filosofía de la Ciencia, 2000, Córdoba, Argentina. Epistemología e Historia de la Ciencia. Córdoba (Argentina): Editoral de la Universidad Nacional de Córdoba, 1999. v. VI.

  • OLIVEIRA, J. C. P. ; MARTINEZ, A. M. . Curso "Filosofia de la Ciencia y Posmodernidad". 2003 (Curso) .

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Estágio de Pesquisa. 2003 (Estágio de Pesquisa) .

  • OLIVEIRA, J. C. P. . O que é e para o que serve a Ciência?. 2001 (Mesa-Redonda) .

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Carnap, Kuhn e o Revisionismo. 2000 (palestra em congresso) .

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Carnap e o Revisionismo Histórico. 1999 (conferência) .

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Sobre o revisionismo da obra de Carnap. 1999 (palestra em congresso) .

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Carnap e o Revisionismo Histórico. 1999 (conferência) .

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Perspectivas do Ensino de Graduação na Universidade. 1998 (Seminário) .

  • OLIVEIRA, J. C. P. . O Pós-Positivismo. 1997 (Mesa-Redonda) .

  • OLIVEIRA, J. C. P. . Fundação da Sociedade Kant Brasileira (Seção Regional Campinas). 1995 (Reunião) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. , IFCH - DF, Campus Barão Geraldo, 13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6110, Telefone: (19) 37881574, Fax: (19) 37881589

Experiência profissional

1990 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROF. ASSIT. DOUTOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/1996

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 03/1995

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da filosofia contemporânea, Epistemologia, Filsofia da ciência

  • 04/1990

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.,Linhas de pesquisa

  • 04/1990

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História da filosofia contemporânea, Teoria do conhecimento, Redação filosófica, Introdução à filosofia da ciência, Epistemologia das ciências sociais, Epistemologia geral

  • 04/1990

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.,Atividade realizada, Membro da comissão editorial da revista "Cadernos de História e Filosofia da Ciência".

  • 05/1995 - 05/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.,Atividade realizada, Membro da comissão de publicações do IFCH.