Rodolfo Giugliano
Rodolfo Giugliano é graduado em Medicina pela UNIFESP com especialização em Pediatria. Concluiu o doutorado em Nutrição Humana - University of London em 1983 e o pos doutorado em Fisiologia do Exercicio no INEF - La Corunha em 1999. Foi pesquisador do CNPq, INPA Manaus entre 1976 e 1986 e professor dos cursos de medicina e nutrição na UnB entre 1986 a 1995. Atualmente é Professor da Universidade Católica de Brasília. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e 26 trabalhos em anais de eventos. Possui 2 livros publicados. Participou de 1 evento no exterior e 17 no Brasil. Orientou 7 dissertações de mestrado, além de ter orientado 4 trabalhos de iniciação científica e 15 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Nutrição, Saúde Coletiva, Medicina e Educação Física. Recebeu 1 prêmio e/ou homenagem. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Nutrição. Em suas atividades profissionais interagiu com 77 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: obesidade, atividade física, avaliação do estado nutricional, educação física, nutrição da comunidade, composição corporal, bioquímica nutricional, nutrição infantil e zinco.
Informações coletadas do Lattes em 19/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Nutrição Humana
1979 - 1983
University of London
Título: Growth and protein turnover in zinc deficiente rats
Orientador: David John Millward PhD
Bolsista do(a): Conselho Britânico. Palavras-chave: zinco; proteinas - turnover; crescimento.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição. Setores de atividade: Nutrição e Alimentação; Saúde Humana.
Especialização em Residência Médica Em Pediatria
1974 - 1975
Pós-doutorado
1998 - 1999
Pós-Doutorado. , Instituto Nacional de Educacion Fisica de Galicia. , Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Nutrição.
Formação complementar
2007 - 2007
Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores Si. (Carga horária: 24h). , Ministerio da Educação Sinaes.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil/Especialidade: Pediatria.
Participação em eventos
34 Congresso Brasileiro de Pediatria. Avaliação antropométrica de crianças entre 3 e 5 anos de idade em uma escola privada de Brasilia (DF) utilizando o programa anthro e antrhoplus e a nova classificação da OMS/MS. 2009. (Congresso).
10o Congresso Brasileiro de Clinica Médica. Artrite idiopática juvenil em sua forma sistêmica. 2009. (Congresso).
IV Congresso Médico da Universidade Catolica de Brasília. Incidência de RN de baixo peso no hospital regional da Ceilandia DF. 2009. (Congresso).
II Congresso Internacional de Educação Física e Qualidade de Vida. Mesa redonda: Comportmentos sedentários e fatores de risco para a saúde da infância e adolescância. 2009. (Congresso).
III encontro de pesquisa em educação física e áreas afins.Efeitos de 16 semanas de treinamento de futsal na composição corporal de escolares. 2009. (Encontro).
XII International congress of bacteriology and applied microbiology. Diarrhea-isolated aggregative citrobacter freundii(ECAF)increases adhesion and biofilm formation by enteroaggregative Escherichia coli strains. 2008. (Congresso).
VIII Congresso de Pediatria de Brasília. Crescimento desenvolvimento e atendimento integral do adolescente. 2008. (Congresso).
VIII CongressoMédico de Brasília. Importância da alimentação da criança. 2008. (Congresso).
Congresso internacional de educação física e qualidade de vida. Ocorrência de osteopenia e osteoporose em nutrizes. 2008. (Congresso).
IX Congresso Nacional de Pediatria. Avaliação antropométrica de pré-escolares e lactentes, segundo os padrões da OMS e da NCHS. 2007. (Congresso).
IX Congresso Nacional de Pediatria. Avaliação antropométrica de pré escolares e lactentes segundo os padrões da OMS e NCHS. 2007. (Congresso).
I Simpósio de Biomedicina da UCB.Obesidade na infância e adolescência. 2007. (Simpósio).
I Forum sobre crescimento e desenvolvimento humano.O novo padrão da OMS. 2007. (Oficina).
Mesa redonda sobre o tema Obesidade e seus aspéctos epidemiológicos.Obesidade e seus aspectos epidemiológicos na escola. 2007. (Outra).
6o Congresso de Pediatria de Brasília. 6o Congresso de Pediatria de Brasília. 2006. (Congresso).
33o Congresso da Sociedade Brasileira de Pediatria. 33o Congresso da Sociedade Brasileira de Pediatria. 2006. (Congresso).
XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e 3o Congresso de Iniciação Científica do DF. XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e 3o Congresso de Iniciação Científica do DF. 2006. (Congresso).
Simpósio de Pneumologia.Pneumologia: Doenças de inverno na infância. 2006. (Simpósio).
Curso Nestle de Atualização em Pediatria.Curso Nestle de Atualização em Pediatria. 2006. (Outra).
VIII Semana Universitaria da UCB.VIII Semana Universitária da UCB. 2006. (Outra).
III Congresso Médico da Universidade Católica de Brasília. III Congresso Médico da Universidade Católica de Brasília. 2005. (Congresso).
V Congresso de Pediatria de Brasília. Congressista do 5 Congresso de Pediatria de Brasília. 2005. (Congresso).
II Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano e IV Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno. Presidente de mesa redonda II Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano e IV Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno. 2005. (Congresso).
Simpósio de Pneumologia.Pneumologia: bebê chiador. 2005. (Simpósio).
VII Semana Universitária da UCB.Conferecista na VII Semana Universitária da UCB. 2005. (Encontro).
II Congresso Médico da Universidade Católica de Brasília. II Congresso Medico da Universidade Católica de Brasília. 2004. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Pediatria. Congressista do IV Congresso Brasileiro de Pediatria. 2004. (Congresso).
4o Congresso de Pediatria de Brasília. 4o Congresso de Pediatria de Brasília. 2004. (Congresso).
IV Semana Universitária da UCB.Palestrante da VI Semana Universitária da UCB. 2004. (Simpósio).
I Simpósio sobre residência em nutrição da SES-DF.Palestrante do I Simpósio sobre residencia médica em nutrição da SES-DF. 2004. (Simpósio).
IV Feira de Saúde do HUB.Expositor na IV Feira de Saúde do HUB. 2004. (Oficina).
11 Encontro de Profissionais de Nutrição.Palestrante no 11 Encontro de Profissionais de Nutrição. 2004. (Encontro).
IV Ciclo Científico do curso de Nutrição.Palestrante do IV Ciclo científico do curso de nutrição. 2004. (Encontro).
I Congresso Médico da Universidade Católica de Brasília. I Congresso Médico da Universidade Católica de Brasília. 2003. (Congresso).
Congreso Sudamericano FIEP. Congresso Sudamericano FIEP. 2003. (Congresso).
Semana do Nutricionista.Palestrante da Semana do Nutricionaista. 2003. (Seminário).
Participação em bancas
Giugliano, R.. Sobrepeso e obesidade em pré-escolaiadosres: diagnóstico conforme novo padrão da OMS e avaliação de alguns fatores assoc. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Atividade física e hábitos alimentares em adolescentes com excesso de peso. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasilia Ucb.
Giugliano, R.; Giugliano, L.G.; Souza EMT. Vitamina A no leite materno: influencia do estado nutricional de nutrizes e da composição do leite materno. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.BEZERRA, Vera Lucia Vilar de Araujo; Blanco, M.; FRANÇA, N. M.. Composição corporal em nutrizes: comparação dos resultados obtidos com a bioimpedância e dobras cutâneas em relação a absortometria de dupla energia. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasilia Ucb.
SILVA, FM;Giugliano, R.; FRANÇA, NM. A influência da atividade física no excesso de massa corporal e na hipertensão arterial em escolares de 10 a 13 anos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasilia Ucb.
Giugliano, R.; RODRIGUES, A M; MAYOLINO, R. B.; HERRERA, J. B.. Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal em escolares. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.; ITO, Marina Kiyomi. Avaliação nutricional e repercussões metabólicas entre adolescentes atendidos no ambulatório de nutrição no centro de saúde o1 de Brazlândia DF. 2007. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.; SOUZA, Paulo Fernando Araújo de; OLIVEIRA, R J; MARQUES, Martim F Bottaro. Efeitos fisiológicos agudos da associação da taurina e cafeína contida numa bebida energética em praticantes de atividade física. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.; BEZERRA, Armando Jose China; PACHECO, Yolanda Galindo; MAYOLINO, Ricardo. Avaliação da osteoporose em mulheres idosas pelo DXA e pelos questionários do EVOS e de AIVD. 2006. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.; COSTA, Teresa Helena Macedo da; DÓREA, José Garrofe; DULLIUS, Jane. Avaliação nutricional de adolescentes fisicamente ativos do Distrito Federal . 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.; SILVA, FM; GUEDES, D P; FRANÇA, NM. Relação entre obesidade e estilo de vida em escolares da cidade de Anapolis GO. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.; FRANÇA, NM; SILVA, FM; OLIVEIRA, R J. Perfi llipidico e glicêmico de adolescentes eutróficos, sobrepesados e obesos . 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Influência de fatores nutricionais e atividade do balé na densidade mineral óssea em adolescentes. 2005. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.. Estado nutricional de escolares da primeira série do ensino fundamental da rede pública - regional norte de saúde do DF. 2005. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.. Internação hospitalar e desmame precoce em crianças no primeiro ano de vida no DF. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.. Estado nutricional de pré-escolares frequentadores de creches filantrópicas do DF. 2005. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.. Densidade mineral óssea em adolescentes eutróficas e com sobrepeso: relação com atividade física diária. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.; ITO, Marina Kiyomi; FRANÇA, NM. Efeitos da prática do judô sobre o ganho ponderal e adiposidade em escolares. . 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.; BARROS, Jônatas de França; HERRERA, José Juan Blanco. Efeitos da prática da natação sobre o ganho ponderal e adiposidade em escolares. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Efeitos da prática da natação sobre o estado nutricional e adiposidade em escolares. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Influencia da ingestão de carboidrato na mobilização de triglicerídeos e oxidação de ácidos graxos não esterificados pós-exercício. 2002 - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Efeito do consumo de abacate nos lipídeos séricos em mulheres. 2002 - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.. História reprodutiva relacionada a obesidade feminina:alterações antropométricas, metabólicas e perfil dietetico. 2002 - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.. Efeitos do sobrepeso no desempenho motor de crianças do sexo masculino de 7 a 10 anos de idade. 2002 - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Análise da demanda metabólica no treinamento de voleibol em atletas de 14 e 15 anos do sexo masculino. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
MELO, A. L. P.;Giugliano, R.; ITO, Marina Kiomi; HERRERA, J. B.. O uso do Indice de Massa Corporal (IMC) por idade como indicador de sobrepeso e obesidade em escolares e suas relações com a adiposidade. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Carneiro, E C;Giugliano, R.; COSTA, Teresa Helena Macedo da; FRANÇA, N. M.. O sobrepeso em escolares de Brasília: O papel do sedentarismo da criança e da família.. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
PEIXOTO, L. A. V.;Giugliano, R.. Validação cruzada de equações de Bioimpedância em homens brasileiros jovens por meio de absormetrai radiológica de dupla energia.. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.; NASCIMENTO, M. G. B.. Musculação, exercício aeróbico e suas relações com o emagrecimento. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Suplementação de zinco em mães e sua influência em lactentes sadios com aleitamento materno exclusivo. 2000. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.. Zinco e linfócitos T no idoso. 1988. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.. Variações de parâmetros hematológicos das especies do genero Semaprochilodus em função de aspectos ontogenéticos, reprdutivos, comportamentais e ambientais, no baixo Rio Negro, Amazonas, Brasil. 1986. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Giugliano, R.. Digestibilidade da proteína de origem animal e vegetal pelo Matrinxa. 1985. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Giugliano, R.. Medidas do tendão do calcâneo no primeiro ano de vida. 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.. Nível de atividade física e composição corporal através da hidrometria, bioimpedância e antropometria em atletas adolescentes do Distrito Federal. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.
Giugliano, R.; SILVA, F M; FRANÇA, NM; MATSUDO, SM M; MARÃES, V R F S; CAMPBELL, C SG. Efeitos do treinamento aeróbio versus resistido na síndrome metabólica em crianças e adolescentes. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Avaliaçãonutricional de crianças hospitalizadas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Estado nutricional de escolares segundo padrão internacional de IMC/idade. Correlação entre sobrepeso, obesidade e adiposidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. O papel da leptina na obesidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Prevalência de obesidade em pré escolares. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Estado nutricional de crianças e sua relação com a percepção dos pais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Avaliação da composição corporal de idosos obtidos através da bioimpedância e avaliação antropométrica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Avaliaçãopondero estatural e adiposidade em judocas adolescentes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Atividade física e sedentarismo em escolares normais e com sobrepeso-obesidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.; SOUZA, P FA; ITO, Marina Kiyomi; SIMÕES, Hebert Gustavo. Efeito da suplementação oral do ácido linoleico conjugado (CLA) na composição corporal em adultos sobrepesados praticantes de atividade física. 2006. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.; SILVA, FM; RODRIGUES, A M; SOUZA, P FA. Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal em escolares. 2006. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.; RIBEIRO, M A. Obesidade e transtorno de compulsão alimentar periódica - um estudo sobre dinâmica familiar. 2006. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Prevalência de obesidade e fatores de risco de doenças cardiovasculares em crianças da cidade de Anapolis GO. 2005. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Perfil lipídico de adolescentes eutróficos, sobrepesados e obesos. 2005. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Efeito da suplementação oral do ácido linoleico conjugado CLA na composição corporal em adultos sobrepesados praticantes de atividade física. 2005. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Os efeitos da prática do tênis na composição corporal e na capacidade aeróbica de sedentários na faixa de 25 a 40 anos. 2005. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Avaliação dos efeitos da suplementação de selênio e zinco sobre a atividade fagocitária e oxidativa de monócitos e neutrófilos em mulheres idosas. 2005. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Densidade mineral óssea em adolescentes eutróficas e com sobrepeso: relação com atividade física diária. 2004. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Crescimento físico e aptidão física relacionada a saúde de adolescentes de diferentes níveis sócio-econômicos. 2004. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Avaliação quantitativa do impacto do laudo do exame de densitometria óssea na vida diária das mulheres sedentárias. 2004. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Sobrepeso e obesidade em idosos: associação com fatores de risco. 2004. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Crescimento físico e aptidão física relacionada a saúde de adolescentes de diferentes níveis sócio econômicos. 2004. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Comparação do limiar aeróbio antes e após a um treinamento em sedentários de 25 a 45 anos de idade. 2003. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Proposta de protocolo para a determinação do limiar anaeróbico em mulheres jovens. 2003. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Os efeitos da suplementação imediata de creatina a nível sanguineo e urinário, em indivíduos fisicamente ativos. 2002. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Efeitos da baixa e alta intensidade de exercíco físico aeróbico na composição corporal de i. 2001. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Efeitos do sobrepeso no desempenho motor de crianças do sexo masculino de 7 a 9 anos de idade. 2001. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Efeitos da prática do judô na adiposidade em escolares do sexo masculino de 05 a 10 anos de idade. 2001. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Efeitos da iniciação a natação sobre a adiposidade em escolares de 5 a 10 anos de idade. 2001. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Efeitos crônicos de um programa de natação nos índices de adiposidade de escolares na cidade de Bocaiuva MG. 2001. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Musculação, exercício aeróbico e suas relações com o emagrecimento. 2000. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Precisão de equações de bioimpedância em homens brasileiros por meio da absormetria radiológica de dupla energia. 2000. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Uso do índice de massa corporal IMC por idade como indicador de obesidade em escolares e suas relações com adiposidade. 2000. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. A oibesidade em escolares de Brasília: o papel do sedentarísmo da criança e da família. 2000. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Musculação na terçeira idade. 2000. Outra participação, Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.. Concurso para professor de Pediatria Geral. 2009. Universidade de Brasília.
Giugliano, R.. Concurso público para professor visitante. 1992. Universidade de Brasília.
Giugliano, R.. Concurso público para admissão de docente. 1992. Universidade de Brasília.
Giugliano, R.; OLIVEIRA, R J; CÓRDOVA, Cláudio Olavo de Almeida. Revalidação de diploma de mestrado. 2006. Universidade Católica de Brasilia Ucb.
Giugliano, R.; SOUZA, Paulo Fernando; PEDERNEIRA, Adriana. Banca de seleção para admissão de professor. 2000. Universidade Católica de Brasília.
Giugliano, R.; OLIVEIRA, R J; Marques, MFB. Admissão da Professora Nanci Maria de França como Professora da Universidade Católica de Brasília. 1999. Universidade Católica de Brasília.
Orientou
Análise da composição corporal em nutrizes; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Utilização do Índice de Massa Corporal para o diagnóstico de sobrepeso e obesidade na infância: comparação do novo padrão proposto pela OMS com o padrão do NCHS; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal em escolares; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Lipidograma e glicemia em escolares com sobrepeso e obesidade; 2006; 80 f; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal em escolares; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Sobrepeso e obesidade em idosos: associação com fatores de risco; 2005; 60 f; Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Densidade mineral óssea em adolescentes eutróficos e com sobrepeso: relação com a atividade física diária; 2004; 56 f; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Efeito da prática do judô sobre o ganho ponderal e adiposidade em escolares; ; 2003; 50 f; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Efeito da prática da natação sobre o ganho ponderal e adiposidade em escolares; 2003; 50 f; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Efeitos do sobrepeso no desempenho motor de crianças do sexo masculino de 7 a 10 anos de idade; 2002; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Rodolfo Giugliano;
O uso do Índice de Massa Corporal (IMC) por idade como indicador de sobrepeso e obesidade em escolares e suas relações com a adiposidade; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Rodolfo Giugliano;
C; ; O sobrepeso em escolares de Brasília; O papel do sedentarismo da criança e da família; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Aleitamento materno e proteção para doenças infecciosas do lactente; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasilia Ucb; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Evolução clínica de escolares sobrepesados e obesos atendidos no Hospital da Universidade Católica de Brasília; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Consumo e adequação de Cálcio em gestantes do DF; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasilia Ucb; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Ganho de peso gestacional:estudo de fatores determinantes; 2006; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasilia Ucb; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Desmame: época de ocorrencia e fatores determinantes; 2006; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
A importância dos bancos de leite para a nutrição e saúde de recem nascidos de risco; 2006; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasilia Ucb; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Avaliação do estado nutricional em lactentes: utilização do novo padrão de crescimento da OMS; 2006; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Avaliação do Estado nutricional de Nutrizes; 2005; 62 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Consumo de nutrientes no final da gestação, com ênfase no consumo de ferro e ácido fólico; 2005; 43 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Estado nutricional da nutriz e composição do leite materno; 2005; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Avaliação antgropométrica na sindrome de Down; 2005; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares do Centro Educacional da Católica de Brasília DF; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Avaliação pôndero-estatura e adiposidade em judocas adolescentes; 2003; 47 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Atividade física e sedentarísmo em escolares normais, com sobrepeso e obesidade; 2003; 39 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Sobrepeso e obesidade na adolescência: fatores determinantes; 2003; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
O papel da Leptina na obesidade; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Avaliação nutricional de crianças hospitalizadas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
O estado nutricional de escolares segundo o padrão internacional de IMC/idade; Correlação entre sobrepeso, obesidade e adiposidade; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Avaliação da densitometria óssea e consumo de cálcio em bailarinas adolescentes; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Estado nutricional, composição corporal e densidade óssea em nutrizes; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasilia Ucb; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Estado nutricional, composição corporal e desnsidade mineral óssea em nutrizes; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasilia Ucb; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Estado nutricional, composição corporal e desnsidade óssea em nutrizes; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasilia Ucb; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Estado nutricional, composição corporal e densidade óssea em nutrizes; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasilia Ucb; Orientador: Rodolfo Giugliano;
Produções bibliográficas
-
MORAES, J. F. V. N. ; Giugliano, R. . Aleitamento maaterno exclusivo e adiposidade. Revista Paulista de Pediatria (Impresso) , v. 29, p. 152-156, 2011.
-
SAMPAIO NETTO, O ; COELHO, L. P. ; SOUZA, D C ; HASSELMAN, C. L. ; Chaves, E ; SOUZA JUNIOR, M. A. ; TAIRA, L. G. N. ; Giugliano, R. . Densidade mineral óssea em nutrizes. Brasília Médica , v. 47, p. 35-39, 2010.
-
BEZERRA, Vera Lucia Vilar de Araujo ; Giugliano, R. ; CAMPOS JUNIOR, Dioclecio ; CRUZ, Catia Barbosa da . Avaliação do estado nutricional de crianças de até 24 meses pelo critério de Waterlow modificado. Brasília Médica , v. 42, n.3/4, p. 4-9, 2005.
-
Giugliano, R. ; Carneiro, E C . Fatores associados à obesidade em escolares. Jornal de Pediatria , Rio de Janeiro, v. 80, n.1, p. 17-22, 2004.
-
Giugliano, R. ; Melo, ALP . Diagnóstico de sobrepeso e obesidade em escolares:Utilização do Índice de Massa Corporal por idade segundo padrão internacional. Jornal de Pediatria , Rio de Janeiro, v. 80, n.2, p. 129-134, 2004.
-
Giugliano, L.G. ; J, Blanco ; Blanco, M. ; Blanco, J.E. ; Giugliano, R. . Caracterização de cepas de Escherichia coli necrotizantes isoladas de crianças diarreicas no Brasil. Revista de Microbiologia , São Paulo - SP, v. 26, n.4, p. 274-278, 1995.
-
GIUGLIANO, L G ; Meyer, C.J.B ; Arantes, L.C.R. ; Ribeiro, S.T.G. ; Giugliano, R. . Mannose resistant haemagglutination (MRHA) and haemolysin (Hly) production of strains of Escherichia coli isolated from children diarrhoea: effect of breast feeding. Journal of Tropical Pediatrics , Londres - Inglaterra, v. 39, p. 183-187, 1993.
-
Ribeiro, K.T.S ; Mascarenhas, J.D.P ; GIUGLIANO, L G ; Giugliano, R. ; Gabay, Y.B. ; Linhares, A. . Gastroenterites infantis agudas por rotavirus na cidade de Manaus, Amazonas. Pará Médico, Belém - Pará, v. 1, n.2, p. 11-15, 1992.
-
Marinho, H. A. ; Shrimpton, R. ; Giugliano, R. ; BURINI, R. C. . Influence of enteral parasites on the blood vitamina A levels in preschool children orally supplemented with retinol and/or zinc. European Journal of Clinical Nutrition , Inglaterra, v. 45, p. 539-544, 1991.
-
Jackson, M. J. ; Giugliano, R. ; GIUGLIANO, L G ; Oliveira, E.F. ; Shrimpton, R. ; Swainbank, I.G. . Stable Isotope Metabolic Studies on Zinc Nutrition in Slum-Dwelling Lactating Women in the Amazon Valley. BRITISH JOURNAL OF NUTRITION, Londres - Inglaterra, v. 59, p. 193-203, 1988.
-
Giugliano, R. ; Millward, D. J. . The Effects Of Severe Zinc Deficiency On Protein Turnover In Muscle And Thymus.. BRITISH JOURNAL OF NUTRITION, Londres - Inglaterra, v. 57, p. 139-155, 1987.
-
Giugliano, R. ; GIUGLIANO, L G . Avaliacao da Terapia de Reidratacao Oral (Tro) com solucao de 90 miliequivalentes de Na/litro em criancas de Manaus. PEDIATRIA MODERNA, São Paulo SP, v. 21, n.8, p. 0-0, 1986.
-
GIUGLIANO, L G ; Bernardi, M.G.P. ; Vasconcelos, J.C. ; Costa, C.A. ; Giugliano, R. . Longitudinal Study Of Diarrhoeal Disease In a periurban community of Manaus (Amazon-Brazil). ANNALS OF TROPICAL MEDICINE AND PARASITOLOGY, Liverpool - UK, v. 80, n.4, p. 443-450, 1986.
-
Millward, D. J. ; Bates, P.C. ; Brown, J.G. ; Cox, M. ; Giugliano, R. ; Jepson. M. ; Pell, J. . Role of Thyroid, Insulin and Corticosteroid Hormones In the physiological regulation of proteolysis in Muscle. PROGRESS IN CLINICAL AND BIOLOGICAL RESEARCH, Londres - Inglaterra, v. 180, p. 531-542, 1985.
-
Giugliano, R. ; GIUGLIANO, L G . Etiologia das diarreias agudas em Manaus: Observações ambulatoriais e na comunidade. Revista de Microbiologia , São Paulo SP, v. 16, n.3, p. 234-239, 1985.
-
Giugliano, R. ; Millward, D. J. . Growth and Zinc Homeostasis in Severely Zinc Deficient Rat. BRITISH JOURNAL OF NUTRITION, Londres - Inglaterra, v. 52, p. 545-560, 1984.
-
Giugliano, R. ; Marinho, H. A. ; GIUGLIANO, L G ; Shrimpton, R. . Estudos Nutricionais das Populacoes Rurais da Amazonia II - Rio Negro. ACTA AMAZONICA, Manaus - Amazonas, v. 14, n.3-4, p. 427-449, 1984.
-
Giugliano, R. ; GIUGLIANO, L G ; Shrimpton, R. . Estudos Nutricionais das Populacoes da Area Rural da Amazonia. I - Varzea do Rio Solimoes. ACTA AMAZONICA, Manaus - AM, v. 11, n.4, p. 773-788, 1981.
-
Shrimpton, R. ; Giugliano, R. . Consumo de Alimentos e Suficiencia de Alguns Nutrientes Em Manaus, Amazonas 1973-74. ACTA AMAZONICA, Manaus AM, v. 9, n.1, p. 117-141, 1979.
-
Giugliano, R. ; Souza, J.V. ; Shrimpton, R. ; GIUGLIANO, L G . Levantamento da Frequencia de Baixo Peso de Nascimento em Manaus, 1976. ACTA AMAZONICA, Manaus - AM, v. 9, n.1, p. 109-116, 1979.
-
Giugliano, R. ; Shrimpton, R. ; Arckoll, D. ; Peterere, M. ; GIUGLIANO, L G . Diagnostico da Realidade Alimentar e Nutricional no Estado do Amazonas. ACTA AMAZONICA, Manaus - AM, v. 8, n.2, p. 1-254, 1978.
-
Giugliano, R. ; Albuquerque, H.C.R. ; Shrimpton, R. . Estudo antropométrico, clínico e de padrões alimentares em um grupo de escolares de Manaus, 1976. Acta Amazonica , Manaus - Amazonas, v. 8, n.1, p. 75-82, 1978.
-
GIUGLIANO, L G ; Nakagima, G.S. ; Giugliano, R. ; Shrimpton, R. . Escherichia coli enterotoxigênicas isoladas de lactentes em Manaus, Amazonas, Brasil. Revista de Microbiologia , São Paulo SP, v. 16, n.3, p. 234-239, 1978.
-
Giugliano, R. ; Shrimpton, R. . Estudo Antropometrico e Clinico do Estado Nutricional em um grupo de Criancas Pre-Escolares de Manaus. ACTA AMAZONICA, Manaus - AM, v. 7, n.3, p. 389-394, 1977.
-
Giugliano, R. ; Shrimpton, R. . Nutrição em lactentes de um bairro pobre de Manaus, Amazonas . Acta Amazonica , Manaus - AM, v. 7, n.3, p. 243-253, 1977.
-
Shrimpton, R. ; Giugliano, R. . Aspectos do problema das cáries dentárias do Estado do Amazonas. Acta Amazonica , Manaus - Amazonas, v. 7, n.3, p. 383-388, 1977.
-
GIUGLIANO, L G ; Giugliano, R. ; Pinheiro, M.F.S . Bactérias enteropatogênicas em lactentes de um bairro pobre de Manaus, Amazonas. Acta Amazonica , Manaus - Amazonas, v. 7, n.3, p. 393-400, 1977.
-
Pinheiro, M.F.S ; Marzochi, M.C.A. ; Giugliano, R. ; GIUGLIANO, L G . Enteroparasitoses em uma comunidade fechada. I-Estudo do solo como elo de trasmissão em orfanato de Manaus AM. Acta Amazonica , Manaus - Amazonas, v. 7, n.4, p. 503-506, 1977.
-
Giugliano, R. ; MELO, L. R. . Obesidade em foco. Capítulo especial sobre leptina. Brasilia DF: Editora Universa, 2003. 40p .
-
Giugliano, R. . Fundamentos de Nutrição. 1. ed. Brasilia DF: Editora Universa, 1999. v. 1. 73p .
-
Giugliano, R. . Nutrição, atividade fisica e saúde. In: Ricardo Jacó de Oliveira. (Org.). Atividade física e saúde. 1aed.Rio de Janeiro: Editora Shape, 2005, v. , p. 71-84.
-
Giugliano, R. . Nutricias. Nutricias - Universidade Católica de Brasília, Brasilia DF, , v. 4, p. 3 - 4, 19 jun. 2004.
-
Giugliano, R. ; Shrimpton, R. ; ARKCOLL, D. . Diagnóstico alimentar e nutricional do estado do Amazonas. In: V Simpósio Brasileiro de Alimentação e Nutrição V SIBAN, 1978, Maceió AL. Anais do V SIBAN, 1978. p. 15-36.
-
Leite AP ; Giugliano, R. ; GIUGLIANO, L G . Diarrhea-isolated aggregative citrobacter freundii(ECAF)increases adhesion and biofilm formation by enteroaggregative Escherichia coli strains. In: XII International congress of bacteriology and applied microbiology, 2008, Instambul. Abstracts of XII International congress of bacteriology and applied microbiology, 2008. v. 1. p. 158-158.
-
MARQUES, L. P. ; ALMEIDA, M. S. B. ; Giugliano, R. . Avaliação antropométrica de pré-escolares e lactentes, segundo os padrões da OMS e da NCHS. In: IX Congresso Nacional de Pediatria, 2007, Goiania GO. Anais do IX Congresso Nacional de Pediatria. Goiânia GO: Sociedade Goiana de Pediatria, 2007.
-
FUSTINONI, A. M. ; GIUGLIANO, L G ; SIQUEIRA, E. M. ; ARRUDA, S. F. ; COSTA, Teresa Helena Macedo da ; SAMPAIO, O ; Giugliano, R. . Vitamina A no leite materno: influência do estado nutricional de nutrizes e da composição do leite materno. In: IX Congresso Nacional de Pediatria, 2007, Goiania GO. Anais do IX Congresso Nacional de Pediatria. Goiania GO: Sociedade Goiana de Pediatria, 2007.
-
COSTA, Teresa Helena Macedo da ; MONTEIRO, F. ; WRIGHT, A. ; L, B. ; SAMPAIO NETTO, O ; Giugliano, R. ; Giugliano, L.G. . Body composition of brasilian lactating women: comparasion of DEXA, antthropometry and bioelectrical impedance with deuterium isotope dilution. In: 10a European nutrition conference, 2007, Paris. Annais Nutrition and Metabolism, 2007. v. 51. p. 292-292.
-
Giugliano, R. ; BULHÕES, J MA . Influência do sobrepeso e atividade física diária sobre a densidade mineral óssea em adolescentes do sexo feminino. In: 33o Congresso Brasileiro de Pediatria, 2006, Recife PE. Anais do 33o Congresso Brasileiro de Pediatria. Recife PE: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2006.
-
Giugliano, R. ; TSUKUDA, V L C . Sobrepeso e obesidade em adolescentes: relações com a síndrome metabólica. In: 33 Congresso Brasileiro de Pediatria, 2006, Recife PE. Anais do 33 Congresso Brasileiro de Pediatria. Recife PE: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2006.
-
Giugliano, R. ; QUEIROZ, I B ; GONÇALVES, L S ; ROCHA, L Ma V ; MELO, M C ; MAIA, M L . Utilização dos indicadores peso por comprimento e comprimento por idade em lactentes:diferenças segundo o padrão do NCHS(1978) e OMS (2006). In: 6o Congresso de Pediatria do DF, 2006, Brasilia DF. Anais do 6o Congresso de Pediatria do DF. Brasilia DF: Sociedade de Pediatria do DF, 2006.
-
Giugliano, R. ; BRITO, F C ; BORGES, L ; SILVA, M R ; GONÇALVES, J S . Utilização do IMC por idade para o diagnóstico de sobrepeso e obesidade em escolares: diferenças segundo o padrão adotado. In: 6o Congresso de Pediatria de Brasília, 2006, Brasília DF. Anais do 6o Congresso de Pediatria de Brasília. Brasilia DF: Sociedade de Pediatria do DF, 2006.
-
Giugliano, R. ; COUTINHO, L O ; SAMPAIO, O ; GIUGLIANO, L G . Avaliação da composição corporal por absortometria de dupla energia de raio X (DEXA) em nutrizes no primeiro mês de lactação. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e 3o Congresso de Iniciação Científica do DF, 2006, Brasília DF. Anais XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e 3o Congresso de Iniciação Científica do DF. Brasilia DF: Universidade de Brasília, 2006.
-
Giugliano, R. ; LIMA, L O ; SOUZA, D C ; SAMPAIO NETTO, O ; GIUGLIANO, L G . Avaliação da densidade mineral óssea de coluna lombar em nutrizes no primeiro mês de lactação. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e 3o Congresso de Iniciação Científica do DF, 2006, Brasília DF. XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e 3o Congresso de Iniciação Científica do DF. Brasília DF: Universidade de Brasília, 2006.
-
Giugliano, R. ; ARAGÃO, T C M ; OLIVEIRA, E C S ; NUNES, V P ; GIUGLIANO, L G . Utilização da razão cintura quadril (RCQ) e perímetro da cintura (PC) como indicadores de adiposidade visceral em nutrizes no primeiro mês de lactação. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e 3o Congresso de Iniciação Científica do DF, 2006, Brasília DF. XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e 3o Congresso de Iniciação Científica do DF. Brasília DF: Universidade de Brasília, 2006.
-
Giugliano, R. ; OLIVEIRA, E C S ; ARAGÃO, T C M ; NUNES, V P ; GIUGLIANO, L G . Utilização do índice de massa corporal (IMC) na avaliação nutricional de nutrizes no primeiro mês de lactação. In: XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e II Congresso de Iniciação Científica do DF, 2006, Brasília DF. Brasília DF: Universidade de Brasília, 2006.
-
OLIVEIRA, ECS ; NUNES, VP ; ARAGÃO, TCM ; SAMPAIO NETTO, O ; Giugliano, R. . Projeto PROLEITE:Avaliação antropométrica do estado nutricional e composiçao corporal de nutrizes. In: III Congresso Médico da Universidade Católica de Brasília, 2005, Brasília. Anais do III Congresso Médico da UCB. Brasília DF: Universidade Católica de Brasília, 2005. p. 105-106.
-
COUTINHO, LOL ; SOUZA, DC ; FARIA, NLA ; Giugliano, R. ; SAMPAIO NETTO, O . Análise inicial da composição corporal de 50 pacientes do projeto PROLEITE. In: III Congresso Médico da Universidade Católica de Brasília, 2005, Brasília. Anais do III Congresso Médico da UCB. Brasilia DF: Universidade Católica de Brasília, 2005. p. 13-14.
-
NUNES, V P ; Alves, G S ; Giugliano, R. . Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares do Centro Educacional Católica de Brasília DF. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, São Paulo SP. Anais do XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005. p. 229-229.
-
OLIVEIRA, E C S ; Nunes, V P ; Aragão, TCM ; SAMPAIO NETTO, O ; GIUGLIANO, L G ; Giugliano, R. . Avaliação do estado nutricional e composição corporal de nutrizes do projeto PROLEITE. In: XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e II Congresso de Iniciação Científica do DF, 2005, Brasilia DF. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e II Congresso de Iniciação Científica do DF, 2005.
-
Giugliano, R. ; Coutinho, LOL ; SOUZA, D C ; Chaves, E ; SAMPAIO NETTO, O ; GIUGLIANO, L G . Análise da composição corporal de 50 nutrizes do projeto PROLEITE. In: XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e II Congresso de Iniciação Científica do DF, 2005, Brasília DF. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e II Congresso de Iniciação Científica do DF, 2005.
-
VP, Nunes ; KT, Langkammer ; FC, Janiques ; O, Sampaio Netto ; Giugliano, R. . Prevalência de distúrbios nutricionais em escolares de Brasília. In: II Congresso Médico da Universidade Católica de Brasília, 2004, Brasília DF. Anais do II Congresso da Universidade Católica de Brasília. Distrito Federal: Universidade Católica de Brasília, 2004. p. 54-54.
-
NUNES, V P ; Giugliano, R. . Prevalência de distúrbios nutricionais em escolares de Brasília. In: 37 Encontro Nacional de Atividade Física ENAF, 2004, Poços de Caldas MG. Anais do 37o Encontro Nacional de Atvidade Física, 2004. p. 30-30.
-
SILVA, Iransé Oliveira ; Giugliano, R. . Efeitos da prática do judô sobre o ganho ponderal e adiposidade em escolares com sobrepeso e obesidade. In: Congreso Sudamericano FIEP/2003, 2003, Cordoba-Argentina. Anuario FIEP 2003. Cordoba Argentina: Federação Internacional de Educação Física FIEP, 2003. v. 53. p. 28A.
-
DINIZ, D. ; Giugliano, R. . Efeitos da prática da natação sobre o ganho ponderal e adiposidade em escolares com sobrepeso e obesidade. In: Congreso Sudamericano FIEP/03, 2003, Cordoba - Argentina. Anuario. Cordoba Argentina: Federação Internacional de Educação Física FIEP, 2003. v. 53. p. 28.
-
GUERRA, T. C. ; Giugliano, R. . Influência da adiposidade corporal no desempenho motor de crianças do sexo masculino de 7 a 10 anos de idade. In: II Encontro Latino-Americano para Estudos da Criança, 2002, Florianópolis SC. Anais do II Encontro Latino-Americano para Estudos da Criança. Florianópolis SC: UDESC, 2002. p. 101.
-
MELO, A. L. P. ; Giugliano, R. . A utilização do Índice de Massa Corporal por idade como indicador de sobrepeso e obesidade em escolares e suas relações com a adiposidade. In: III Congresso Internacional de Nutrição Esportiva, 2001, São Paulo SP, 2001.
-
Carneiro, E C ; Giugliano, R. . O sobrepeso em escolares de Brasília: O papel do sedentarísmo da criança e da família.. In: III Congresso Internacional de Nutrição esportiva, 2001, São Paulo SP, 2001.
-
Giugliano, R. ; Carneiro, E C ; MELO, A. L. P. . Diagnóstico da Obesidade em escolares através do uso do IMC por idade. In: III Ciclo Científico do Curso de Nutrição, 2000, Brasília DF, 2000.
-
GIUGLIANO, L G ; Giugliano, R. . Caracterização de Escherichia coli citotoxigênica isolada de crianças diarreicas. In: 39 Reunião anual da SBPC, 1987, Brasília DF. Resumos da 39 reunião anual da SBPC, 1987. p. 691.
-
Giugliano, R. ; GIUGLIANO, L G . Incidence of Verocytotoxin producing Escherichia coli. In: International symposium and workshop on Verocytoxin producing infections, 1987, Toronto Canada. Abstacts of the symposium, 1987. p. CEP-1.
-
Jacira, M. ; Nazare, G. ; Watanabe, R. ; Giugliano, R. ; Bezerra, V. . Perfil nutricional de crianças de 0 - 5 anos da invasão do Paranoá DF. In: XXV Congresso Brasileiro de Pediatria, 1987, São Paulo SP. Anais do Congresso, 1987. p. 74.
-
Giugliano, R. ; Marques, A.O. ; GIUGLIANO, L G . Estado nutricional e níveis de zinco no cabelo de crianças de um bairro periférico de Manaus AM . In: 1 Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Nutrição e Alimentação, 1987, São Paulo SP. Resumos do 1 SBAN, 1987. p. 180.
-
Shrimpton, R. ; Giugliano, R. ; Rocha, Y.R. . Hair zinc level inchildren from two different geochemical environments in the Amazon . In: Trace Elements in Man and Animals TEMA6, 1987, California USA. Abstracts of TEMA6, 1987. p. 104.
-
Giugliano, R. ; GIUGLIANO, L G ; Oliveira, E.F. ; Jackson, M. J. . Zinc balance in poor lactating women in Manaus, Brazil. In: XII International Congress of Nutrition, 1985, Brighton UK. Resumo do XIII International Congress of Nutrition, 1985. p. 136.
-
Giugliano, R. ; Millward, D. J. . Zinc Homeostasis in severely zinc deficient rats. In: 393 Reunião da Nutrition Society, 1983, Londres - Inglaterra. The Proceedings of the Nutrition Society. Londres - Inglaterra: The Nutrition Society, 1983. v. 43. p. 76A.
-
Millward, D. J. ; Giugliano, R. . Muscle protein turnover in the severely zinc deficient rat. In: 393 Reunião da Nutrition Society, 1983, Londres- Inglaterra. Teh Proceedings of the Nutrition Society. Londres - Inglaterra: The Nutrition Society, 1983. v. 43. p. 77A.
-
Shrimpton, R. ; Giugliano, R. ; GIUGLIANO, L G . Preliminary observations on chronic human zinc deficiency in Amazonas, Brazil. In: XI Congresso Internacional de Nutrição, 1978, Rio de Janeiro RJ. Resumo do XI Congresso Internacional de Nutrição, 1978. p. 208.
-
Giugliano, R. ; Shrimpton, R. . Avaliação do estado nutricional e padrões alimentares em crianças da área rural ribeirinha no Amazonas. In: XI Congresso Internacional de Nutrição, 1978, Rio de Janeiro RJ. Resumo do XI Congresso Internacional de Nutrição, 1978. p. 417.
-
GIUGLIANO, L G ; Giugliano, R. ; Shrimpton, R. . Nutrição e infecção intestinal em lactentes de um bairo pobre de Manaus, Amazonas. In: XI Congresso Internacional de Nutrição, 1978, Rio de Janeiro RJ. Anais do XI Congresso Internacional de Nutrição, 1978. p. 281.
-
Shrimpton, R. ; Giugliano, R. . Comparação de métodos antropométricos na avaliação do estado nutricional em crianças pré-escolares de Manaus. In: XXXIX Reunião anual da Sociedade Brasileira para o progresso da ciência, 1977, Brasília - DF. Resumo da XXXIX reunião da SBPC, 1977. p. 761.
-
MARQUES, L. P. ; ALMEIDA, M. S. B. ; Giugliano, R. . Avaliação antropométricade pré-escolares e lactentes, segundo os padrões da OMS e da NCHS. In: IX Congresso Nacional de Pediatria, 1977, Goiânia GO. Anais do IX Congresso Nacional de Pediatria. Goaiania GO: Sociedade Goiana de Pediatria, 2007.
-
Moraes, J. F. V. N. ; Giugliano, R. . Amamentação e adiposidade em crianças pré-escolares. Revista Paulista de Pediatria (Impresso) , 2011.
-
Moraes, J. F. V. N. ; Giugliano, R. . Avaliação antropométrica de crianças entre 3 e 5 anos de idade de uma escola privada de Brasilia (DF) utilizando o program anthro e anthro plus e a nova classificaçao da OMS/MS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Cardozo RRS ; Oliveira GN ; Giugliano, R. . Avaliação antropométrica de crianças entre 5 e 10 anos de idade em uma escola privada de Brasília (DF), utilizando o program antrhoplus e a nova classificação da OMS/MS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Mota R ; Pontual M ; Leao S ; Almeida MS ; Marques L ; Milena A ; Souza CM ; Giugliano, R. ; Martins C . Artrite idiopatica juvenil sistêmica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Mota R ; Pontual M ; Leao S ; Martins C ; Souza CM ; Milena A ; Giugliano, R. ; Marques L ; Almeida MSB . Artrite idiopática juvenil em sua forma sistêmic. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Costa MSC ; Ferreira JAS ; Cosac EE ; Giugliano, R. . A indidência de recém nascido de baixo peso no hospital regional da ceilândia DF. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Mota R ; Pontual M ; Leao S ; Martins C ; Giugliano, R. . Artrite idiopática juvenil sistêmica em lactente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Souto RM ; Mendonça RS ; Giugliano, R. . Anthroplus: uma atualização do anthro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Giugliano, R. . Mesa redonda: Comportamentos sedentários e fatores de risco para a saúde da infância e adolescência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Giugliano, R. . Efeitos de 16 semanas de treinamento de futsal na composição corporal de escolares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Giugliano, R. ; Nunes, V P . Ocorrência de osteopenia e osteoporose em nutrizes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Giugliano, R. ; SILVA, Iransé Oliveira . Efeitos da prática do judô sobre o ganho ponderal e adiposidade em escolares com sobrepeso. São Paulo SP: Federação Paulista de Judô, 2003 (pagina na internet).
Outras produções
Giugliano, R. ; Albuquerque Z.P. ; Coitinho, D. ; Recine, E. ; Mendonça, M.G. . Manual do Instrutor para Aplicação de Vitamina A. 1994.
Giugliano, R. ; Albuquerque Z.P. ; Coitinho, D. ; Recine, E. ; Mendonça, M.G. . Manual de treinamento para os aplicadores de Vitamina A. 1994.
Giugliano, R. ; Albuquerque Z.P. ; Coitinho, D. ; Recine, E. ; Mendonça, M.G. . A vitamina A e a saúde da criança. 1994.
Giugliano, R. . Programs de Acompanhamento do Crescimento: análise das balanças atualmente emuso no Brasil. 1987.
BULHÕES, J MA ; Giugliano, R. . Densidade mineral óssea em adolescentes femininas: influência do sobrepeso e atividade física. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .
Giugliano, R. . Apresentação do Programa de Estudos e Vigilância Nutricional de Escolares - PREVINE. 2002 (Seminário) .
Projetos de pesquisa
-
2008 - Atual
Deficiência de vitamina A no leite materno:investigação da relação com os níveis de zinco,ferro e lactoferrinaeficiência de vitamina A, Descrição: Recentes achados do nosso grupo de pesquisa mostraram que 36% das mulheres lactantes pertencentes as classes sociais menos favorecidas do Distrito Federal e entorno apresentam deficiência de vitamina A no leite. Este achado é muito preocupante primeiramente pelo fato de que o leite materno deve ser o único alimento oferecido aos bebês nos primeiros meses de vida e a deficiência de vitamina A pode levar a problemas de crescimento e saúde do bebê. Frente a alta freqüência de deficiência de vitamina A no leite de nutrizes no DF, a busca de uma explicação se faz necessária. Além da ingestão de retinóides, os níveis de vitamina A podem sofrer a influência ou influenciar outros fatores como os níveis de zinco e ferro e lactoferrina presentes no leite. Além disso, nossas análises também mostraram que os níveis de vitamina A estão estatisticamente correlacionados com os níveis de lipídeos e de proteínas no leite. Dentro deste contexto o objetivo geral deste projeto é estudar as interrelações existentes entre alguns dos componentes do leite humano que afetam ou são afetados pela vitamina A no intuito de determinar os possíveis fatores que interferem na deficiência de vitamina A nas nutrizes do DF Especificamente nos propomos: 1. Estudar as relações entre os níveis de vitamina A e os níveis de lactoferrina, Fe e Zn no leite. A determinação das relações entre os baixos níveis de vitamina A na população de lactentes do DF trará relevantes subsídios relacionados aos programas de saúde da mulher e também para eventuais intervenções como a suplementação de minerais e de vitaminas durante a gestação e lactação. A análise das relações poderá originar um índice indicativo dos níveis de vitamina A no leite humano usando suas relações com os outros componentes do leite. Tal índice indicativo seria de grande valor posto que a determinação da concentração de vitamina A é metodologicamente laboriosa e exige pessoal altamente treinado. 2. Estudar os níveis de vitamina na fração l. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodolfo Giugliano - Coordenador.
-
2004 - Atual
Estudo da relação entre os níveis de vitamina A e os fatores de proteção do leite materno: componente secretorio livre (fsC) e imunoglobulina A secretoria (sIgA), Descrição: A hipovitaminose A é reconhecida como uma das mais importantes deficiências nutricionais nos países em desenvolvimento. No Brasil a carência de vitamina A já foi identificada em várias áreas e em diferentes faixas etárias. Sua deficiência severa pode causar cegueira enquanto que a deficiência leve pode estar associada a um aumento da mortalidade e morbidade de crianças em países em desenvolvimento. Lactantes de baixo nível sócio-econômico também são vulneráveis a deficiência de vitamina A devido a quantidade relativamente grande desta vitamina que é secretada no leite associada a um consumo insuficiente para repor seus estoques. Em países em desenvolvimento, o leite materno é a fonte primária de vitamina A para os lactentes. Deste modo, o estado nutricional de vitamina A dos bebes nesses locais pode ser inadequado quando o consumo de vitamina A é pobre e a concentração de vitamina A no leite insuficiente. Várias evidências destacam a participação da vitamina A tanto no sistema imune inato quanto no sistema imune adquirido. No sistema imune das mucosas, baixos níveis de sIgA parecem estar relacionados a carência de vitamina A, aparentemente pela redução do transporte da imunoglubulina A para a superfície epitelial. Bem recentemente, foi descoberto que a vitamina A aumenta a expressão do gene que codifica para o componente secretor (SC). Posto que nos últimos anos temos demonstrado que o componente secretor livre (fSC) inibe a adesão de enteropatógenos a células do hospedeiro, o principal objetivo deste projeto é determinar as relações entre o estado nutricional materno, concentração de vitamina A e níveis de sIgA e fSC no leite humano e conseqüentemente sobre a proteção conferida pelo leite humano contra as infecções entérica. Para alcançar nossos objetivos, o leite de mães nutrizes entre a segunda e a 4 semana de lactação será coletado e analisado quanto as concentrações de fSC, sIgA por ELISA e a sua atividade anti infecciosa em cultura de células humanas (H. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rodolfo Giugliano - Coordenador / Loreny Gimenes Giugliano - Integrante / Teresa Helena Macedo da Costa - Integrante / Osvaldo Sampaio Netto - Integrante / Juliana Cunha - Integrante / Egle Machado de Almeida Siqueira - Integrante / Neuza Lopes Araujo Faria - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2003 - Atual
Fatores de proteção do leite materno: influência do estado nutricional e da composição do leite materno., Descrição: Projeto inter-institucional UCB-UnB de avaliação da densidade óssea em nutrizes pela densitometria óssea avaliada pelo DXA. Será investigada a possível relação da densidade óssea com indicadores do estado nutricional antropométricos, alimentares e de composiçao corporal, além de outros fatores individuais como tabagismo, paridade, etc. Paralelamente a esse estudo e já com financiamento aprovado pelo CNPq, serão realizados em amostras de leite coletadas das nutrizes análises de sua composição protéica, lipídica e de minerais além da presença de fatores de proteção contra infecções entéricas. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rodolfo Giugliano - Coordenador / Loreny Gimenes Giugliano - Integrante / Teresa Helena Macedo da Costa - Integrante / Osvaldo Sampaio Netto - Integrante / Jose Garrofe Dorea - Integrante / Juliana Cunha - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Católica de Brasília - Auxílio financeiro.
Prêmios
1978
Diploma de Honra ao Mérito, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia INPA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Católica de Brasília, Curso de Medicina, Centro de Ciências da Vida. , QS 07 Lote 01 Bloco C sala 116, Águas Claras - Taguatinga, 71966-700 - BRASILIA, DF - Brasil, Telefone: (61) 33569416, Fax: (61) 33563010, URL da Homepage:
Experiência profissional
1997 - Atual
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Medicina, Centro de Ciêcias da Vida Ccv.,Linhas de pesquisa
-
03/1999
Ensino, Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Crescimento e Desenvolvimento, Nutrição e atividade física
-
02/1997
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica Aplicada a Medicina, Promoção da Saúde da Criança, Pediatria I
1985 - 1995
Universidade de BrasíliaVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
11/1986 - 08/1995
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição.,Linhas de pesquisa
-
11/1986 - 08/1995
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição.,Linhas de pesquisa
-
01/1987 - 12/1991
Direção e administração, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição.,Cargo ou função, COORDENADOR DO CURSO DE MESTRADO EM NUTRICAO HUMANA..
1977 - 1985
Instituto Nacional de Pesquisas da AmazôniaVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR ASSISTENTE, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1984 - 11/1986
Extensão universitária , Departamento de Ciências da Saúde, Divisão de Microbiologia Alimentação e Nutrição.,Atividade de extensão realizada, PROF.E MEMBRO DA COORD.DO CURSO DE MEST.EM TECNOL.DE ALIMENTOS E NUTRICAO.
-
02/1977 - 11/1986
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Nacional de Pesquisas Cnpq, .,Linhas de pesquisa
-
02/1977 - 11/1986
Extensão universitária , Departamento de Ciências da Saúde, Divisão de Microbiologia Alimentação e Nutrição.,Atividade de extensão realizada, Nutrição e infecção.
1977 - 1977
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR DE ENSINO, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1977 - 12/1977
Extensão universitária , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Materno-Infantil.,Atividade de extensão realizada, ENSINO.
-
01/1977 - 12/1977
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Molestias infecciosas
-
01/1977 - 12/1977
Extensão universitária , Medicina Tropical, .,Atividade de extensão realizada, Atenção primária de saúde.
1976 - 1985
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira DouradoVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1976 - 11/1986
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, .,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodolfo Giugliano e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?