Jurandi Frutuoso Silva
Graduado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (1981); especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP (1998); Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Atualmente é secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e conselheiro do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Secretario de Estado da Saúde do Ceará (2003 a 2006); presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) no período 2006/2007; membro do Conselho Diretivo da Escola de Saúde Pública do Ceará de 2003 a 2006; presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar(ISGH) de 2003 a 2006; Secretário Municipal de Saúde de Pedra Branca/Ceará (1997/2002) e presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará-COSEMS (2001/2002).
Informações coletadas do Lattes em 05/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Saúde Coletiva
2011 - 2013
Universidade de Brasília, UnB
Título: A Atuação do CONASS na Regulamentação da Emenda Constitucional n 29, no Período de 2001 a 2011, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Leonor Maria Pacheco Santos
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde; Financiamento da Saúde;.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
Participação em eventos
"Seminário IBROSS: ?Chamamento Público e Qualificação das OSS para o Fortalecimento do SUS. 2023. (Seminário).
17ª Conferencia Nacional de Saúde. 2023. (Outra).
1 Simposio Internacional Transformação Digital no SUS. 2023. (Simpósio).
1 Fórum 90/90 ? APS do Futuro, para o acolhimento das equipes da Secretária de Atenção Primária à Saúde, junto à nova gestão. 2023. (Outra).
2 WORKSHOP REDE CIEGES. 2023. (Outra).
31 CONGRESSO NACIONAL DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS. ?Financiamento SUS. Como Evoluirmos nesse debate??. 2023. (Congresso).
7 CONGRESSO ESTADUAL DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE ALAGOAS. DESAFIOS PARA CONSOLIDAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE EM ALAGOAS. 2023. (Congresso).
Capacitação para servidores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás.SUS. 2023. (Encontro).
Cerimônia de abertura da 10ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará.Contribuição como membro do Conselho Estadual de Saúde. 2023. (Outra).
Congresso Anual Unidos pela Saúde. Como podem os estados atuar na criação de um Sistema de Saúde, que consiga através da regionalização, entregar com equidade e eficiência o melhor cuidado para a sociedade?. 2023. (Congresso).
Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde. 2023. (Congresso).
Encontro Nacional do Trabalho Decente, Digno, Humanizado e Democrático.Pacto em Defesa do Trabalho Digno e Decente na Saúde com a temática "Qual o Futuro do Trabalho na Saúde? Materializando o Pacto em defesa do trabalho digno e decente. 2023. (Encontro).
Evento de Comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 2023. (Outra).
II Conferencia Nacional de Planificação da Atenção à Saúde.Abertura. 2023. (Outra).
Lançamento da Planificação da Atenção à Saúde na III Macrorregião (Sertão).Abertura. 2023. (Outra).
Lançamento do Comitê Interministerial de Eliminação da Tuberculose e outras doenças Determinadas Socialmente - CIEDS. 2023. (Outra).
Oficina "Desafios e Perspectivas para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19?."Desafios e Perspectivas para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19?. 2023. (Oficina).
Seminário de Regionalização do SUS na Bahia.Regionalização do SUS. 2023. (Seminário).
Seminário Internacional de Atenção Especializada do SUS.Abertura. 2023. (Seminário).
XIV Encontro Nacional de Entidades Médicas.Finaciamento Sistema de Saúde. 2023. (Encontro).
XX Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará. "Regionalização como Estratégia Efetiva na Transversalidade da Atenção Primária?.. 2023. (Congresso).
XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. ?O SUS QUE FALTA NO BRASIL?.. 2023. (Congresso).
"Curso de Epidemiologia Descritiva Aplicada à Vigilância em Saúde", do Programa de Fortalecimento da Epidemiologia nos Serviços de Saúde (PROFEPI). 2022. (Outra).
13 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2022. (Congresso).
2° Simpósio de Economia da Saúde ? Edição Modelos de Pagamento. 2022. (Simpósio).
5 Fórum de Debates CONASEMS - Novo Regime Fiscal : Efeitos na Saúde. 2022. (Outra).
6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI). 2022. (Outra).
8 Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. 2022. (Congresso).
Abertura do X Curso de Especialização em Direito Sanitário.Disciplina: Políticas Públicas da Saúde. 2022. (Outra).
Agenda Mais SUS: Evidências e Caminhos para Fortalecer a Saúde Pública no Brasil - (IEPS) e Umane. 2022. (Encontro).
I Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde.Abertura. 2022. (Outra).
II Conferência Norte-Nordeste de Gestão em Saúde..O Papel decisivo das Politicas Publicas de Saúde Implementadas no processo de enfrentamento da COVID-19.. 2022. (Outra).
IV Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental. 2022. (Seminário).
Seminário: ?Desafios do Financiamento do SUS: Dilemas e Perspectivas!.Abertura. 2022. (Seminário).
Seminário ?Nova Política de Financiamento do SUS: Concepções e Diretrizes?,.Abertura. 2022. (Seminário).
Seminário de Financiamento da Atenção Primária a Saude no Sistema Único de Saude..Abertura. 2022. (Seminário).
Seminário Internacional de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.Ordenamento e da formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde na perspectiva das Secretarias Estaduais de Saúde. 2022. (Seminário).
Seminário Internacional Plataforma Clínica Global Covid-19 e Pós-Covid/ Organização Mundial da Saúde - OMS: Resultados da Pesquisa, Desafios e Lições Aprendidas.? Compartilhar e discutir os resultados da pesquisa de caracterização clínica e manejo dos pacientes com Covid-19 e os cuidados no Pós-Covid, contribuindo com o SUS e com a Plataforma Clínica Global Covid-19 da Organização Mundial da Saúde.. 2022. (Seminário).
Seminário sobre "Cobertura Vacinal Infantil" da Frente Parlamentar do Programa Nacional de Imunizações. 2022. (Seminário).
XIX Congresso do COSEMS/CE. ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NA APS ? Como tornar o território vivo. 2022. (Congresso).
XXIV Congresso Nacional do Ministério Público - CEARÁ. Saúde Pós Pandemia ? Perspectivas e Cenários. 2022. (Congresso).
XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. 2022. (Congresso).
3° Seminário 2021 Rede APS.Uma agenda política estratégica e de pesquisa para a APS no SUS. 2021. (Seminário).
IV Seminário Nacional do Observatório de Custos e II Seminário Internacional do Observatório de Custos.(Re)significação, políticas públicas e marcos regulatórios da (gestão) saúde?. 2021. (Seminário).
IV Simpósio Internacional de Atenção Primária.Abertura. 2021. (Simpósio).
IV Simpósio Internacional de Atenção Primária à Saúde e I Simpósio da Planificação da Atenção à Saúde.Abertura. 2021. (Simpósio).
Oficina de Debates da Aliança da Saúde no Brasil (AMB).Abertura. 2021. (Oficina).
1ª Mostra de Experiências em Apoio Institucional da Gestão edeFederal do SUS.palestrante. 2020. (Outra).
1ENCONTRO VIRTUAL DA CMB.?RECONSTRUÇÃO DO SUS?. 2020. (Encontro).
Cúpula Brasileira de Hanseníase 2020: Intensificando Esforços por um Brasil Livre de Hanseníase. 2020. (Outra).
Estágio Prepartório dos Superintendentes Estaduais do Ministério da Saúde.palestrante. 2020. (Outra).
II Fórum Internacional de Gestão de Políticas Informadas por Evidências: resultados do Projeto ESPIE.Abertura. 2020. (Outra).
I Workshop do Projeto Apoio à retomada dos hospitais pós COVID 19.Abertura. 2020. (Outra).
Oficina: integração do hospital na Rede+ Integração dos Projetos CONASS.Abertura. 2020. (Oficina).
PREVINE BRASIL OFICINA NACIONAL DE APOIO À IMPLANTAÇÃO DO NOVO FINANCIAMENTO FEDERAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.O papel da Secretaria Estadual no apoio aos municípios, em face da mudança no financiamento federal da APS. 2020. (Oficina).
Seminário IPEA - Eficiência no SUS.Ineficiências na relação público/privado do sistema de saúde brasileiro. 2020. (Seminário).
SEMINÁRIO PLANIFICA - ARACAJU.Abertura. 2020. (Seminário).
"Seminário Nacional de Orçamento e Financiamento do SUS - Pós 16ª Conferência Nacional de Saúde.Abertura. 2019. (Seminário).
1° ENCONTRO REGIONAL DE SAÚDE DO NORDESTE.Abertura. 2019. (Encontro).
10ª Conferência Distrital de Saúde. Abertura. 2019. (Congresso).
4 Fórum de Debates - Novo Regime Fiscal: Efeitos na Saúde.Abertura. 2019. (Outra).
8ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO AMAZONAS.Abertura. 2019. (Outra).
9ª Conferência Estadual de Saúde/MS. Abertura. 2019. (Congresso).
Encontro com Ouvidores do SUS.Abertura. 2019. (Encontro).
Fórum ?10 anos de PROADI-SUS: resultados e desafios. 2019. (Outra).
II Congresso das Cidades do Piauí - Palestra Magna. Regionalização e Organização da Rede de Atenção à Saúd. 2019. (Congresso).
II SEMINÁRIO DE APS.Abertura. 2019. (Seminário).
I Seminário de Gestão de Práticas Integrativas em Saúde - 30 anos de PIS.Abertura. 2019. (Seminário).
OFICINA: MODELOS PARA GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE POR ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE-OSS E SERVIÇOS.Abertura. 2019. (Oficina).
Seminário Avançado de Direito Sanitário.Gestão do SUS: avanços e desafios. 2019. (Seminário).
Seminário CONASS DEBATE: Cuidados Continuados e Integrados.Abertura. 2019. (Seminário).
Seminário Estadual de Fortalecimento da Rede Materna e Infantil no Maranhão.Abertura. 2019. (Seminário).
SEMINÁRIO Saúde - Transparência e Controle nas Parcerias com Organizações Sociais - últimos desdobramentos.Abertura. 2019. (Seminário).
XXXV Congresso CONASEMS. Abertura. 2019. (Congresso).
XXXV Congresso Cosems/PR. Responsabilidades na gestão: Modelo de Atenção, Planejamento Regional Integrado e processo de governança. 2019. (Congresso).
?Oficina Tripartite sobre Mortalidade Materna e na Infância". 2018. (Oficina).
1 Seminário sobre Chikungunya e Outras Arboviroses com o tema ?Compartilhar experiências e vencer desafios?,.?Vigilância e Controle das Arboviroses?. 2018. (Seminário).
1 Simpósio de Economia da Saúde.Abertura. 2018. (Simpósio).
3 Seminário ?A Planificação da Atenção à Saúde: uma contribuição para a organização da Rede Materno Infantil na Região de Caxias-MA?.Abertura. 2018. (Seminário).
CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA:. Gestão e Cuidado na Qualificação da Assistência Farmacêutica. 2018. (Congresso).
I Simpósio CEQUALE de auditoria em Saúde.Panorama atual da saúde. 2018. (Simpósio).
I SIMPÓSIO DE AUDITORIA EM SAÚDE: GESTÃO EM SAÚDE E PROCESSOS DE AUDITORIA EFICAZ.O panorama atual da saúde perspectivas e desafios da gestão pública e privada?,. 2018. (Outra).
OFICINA SOBRE A PORTARIA GM/MS N 3.992/2017.Abertura. 2018. (Oficina).
SEMINÁRIO ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ESTRATÉGIA CHAVE PARA A SUSTENTABILIDADE DO SUS.Abertura. 2018. (Seminário).
Seminário CONASS DEBATE ?O futuro do Sistema Único de Saúde: a contribuição da Planificação da Atenção à Saúde?.Abertura. 2018. (Seminário).
Seminário de Planejamento do PROADI ? SUS 2018-2020.Abertura. 2018. (Seminário).
Seminário Governança Multinível e Políticas Públicas Descentralizadas.Abertura. 2018. (Seminário).
XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.Abertura. 2018. (Outra).
XXXIV CONGRESSO CONASEMS. OFICINA DE TRABALHO DO OBSERVATÓRIO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICAS E SISTEMAS DE SAÚDE. 2018. (Congresso).
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, com o tema "Direito à informação, garantia de direito à saúde".Abertura. 2017. (Outra).
ENCONTRO DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE SAÚDE DA AMAZÔNIA LEGAL.Abertura. 2017. (Outra).
Encontro Regional o Enfrentamento da Obesidade Infantil.Abertura. 2017. (Encontro).
Forum de Debates: Novo Regime Fiscal e Reforma Tributária: efeitos na saúde.Abertura. 2017. (Outra).
II Oficina de Planificação de Atenção Básica na Região de Saúde do Café - Cacoal/Rondônia.Abertura. 2017. (Oficina).
II Seminário Internacional de Redes de Atenção à Saúde.compartilhando saberes e práticas na Atenção Primária. 2017. (Seminário).
I Oficina de Apoiadores do Ministério da Saúde.A importância da atuação e da integração dos apoiadores do MS e do COSEMS. 2017. (Oficina).
I Seminário ?EXPOZIKA - CHIKUNGUNYA - Conhecer para Combater: Experiências e Atitudes no Enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya no Ceará. 2017. (Seminário).
I Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes. 2017. (Seminário).
OFICINA DE PACTUAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA SESPA.Abertura. 2017. (Oficina).
Seminário: Cenário para a sustentabilidade do SUS.Abertura. 2017. (Seminário).
Seminário: Organizações Sociais de Saúde: transparência e eficiência. 2017. (Seminário).
SEMINÁRIO: SISTEMA INTEGRADO E INTERSETORIARIZADO DE SAÚDE EM MARANGUAPE.Importância da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial Especializada na Prevenção dos Internamentos Hospitalares.. 2017. (Seminário).
Seminário CONASS DEBATE.Abertura. 2017. (Seminário).
Seminário da Consolidação das Normas do SUS. 2017. (Seminário).
Seminário Internacional de Saúde de Fortaleza.Abertura. 2017. (Seminário).
Seminário Internacional sobre Sistemas Universais de Saúde. 2017. (Seminário).
Seminário para o Desenvolvimento de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Semiárido.Abertura. 2017. (Seminário).
V CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO E SAÚDE e XVI CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO CEARÁ. ?Financiamento da saúde e agenda parlamentar?. 2017. (Congresso).
VIII Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa. ?Saúde em todas as políticas?. 2017. (Congresso).
V Seminário Internacional: Redução do Risco para a Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúd.Abertura. 2017. (Seminário).
V Seminário Internacional: Redução do Risco para a Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde,.Abertura. 2017. (Seminário).
XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. ?Desafios da Governança Regional do SUS?. 2017. (Congresso).
?VII Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica?.Abertura. 2016. (Outra).
1 Seminário da Planificação da Atenção Primária à Saúde.Abertura. 2016. (Seminário).
Fórum de debate sobre a PEC 241/A ? 2016.Abertura. 2016. (Outra).
II Encontro de Gestores de Saúde da Amazônia Legal.Abertura. 2016. (Encontro).
IV CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE. Abertura. 2016. (Congresso).
Oficina: ?Regulação em Saúde para as Secretariais Estaduais de Saúde das Regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.Abertura. 2016. (Oficina).
Oficina de tutoria - "programação e agenda" da Planificação da Atenção à Saúde da Região de Caxias/MA.Abertura. 2016. (Oficina).
Oficina Financiamento da Saúde e Renúncia Fiscal.Abertura. 2016. (Oficina).
Seminário 30 anos da 8ª Conferencia Nacional de Saúde: de onde partimos e para onde vamos.Abertura. 2016. (Seminário).
Seminário CONASS DEBATE.Abertura. 2016. (Seminário).
Seminário Governança Regional e Gestão na Saúde: O subfinanciamento e as ameaças ao SUS na contemporaneidade..?Subfinanciamento e as ameaças ao SUS na contemporaneidade?. 2016. (Seminário).
Seminário para discutir os resultados do Programa Mais Médicos.Abertura. 2016. (Seminário).
SEMINÁRIO SOBRE CUSTOS NO ÂMBITO DO SUS.Abertura. 2016. (Seminário).
Seminário sobre Regionalização OPAS.Abertura. 2016. (Seminário).
XIX ENCONTRO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE MATO GROSSO.Painel:?A Regionalização da Saúde é o caminho?. 2016. (Encontro).
XV Congresso das Secretarias Municipais do Ceará. Planificação da APS. 2016. (Congresso).
XXVIII Seminário Nacional dos Nucleos Estaduais de apoio ao SIOPS.Abertura. 2016. (Seminário).
XXXII CONGRESSO NACIONAL CONASEMS. O CONASS E A ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.. 2016. (Congresso).
8ª Conferência Municipal de Saúde de Horizonte."FINANCIAMENTO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO SUS". 2015. (Outra).
9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal.Abertura. 2015. (Outra).
Congresso Norte/Nordeste CONASEMS. O Financiamento do SUS. 2015. (Congresso).
Fórum Nacional - Desafios e Tendências no Campo da Vigilância Sanitária de Produtos e Serviço.Abertura. 2015. (Outra).
I Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde.Abertura. 2015. (Outra).
Oficina CONASS - Regulação Assistencial e Sistemas de Informação.Abertura. 2015. (Oficina).
Oficina de Planejamento para os gestores da SMS/Taua - Laboratório de Tauá/CE.Abertura. 2015. (Oficina).
Oficina Nacional de Avaliação da Rede Cegonha e RUE,.Abertura. 2015. (Oficina).
PROGRAMA SALA DE CONVIDADOS - CANAL SAÚDE.programação especial sobre a 15ª Conferência Nacional de Saúde para este ano.. 2015. (Outra).
SEMINÁRIO: A GESTÃO ESTADUAL DO SUS.Abertura. 2015. (Seminário).
Seminário a Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS.Abertura. 2015. (Seminário).
Seminário de Atenção às Condições Crônicas de Saúde.Abertura. 2015. (Seminário).
Seminário de Economia da Saúde: Regulação do capital nos serviços de saúde no Brasil.Abertura. 2015. (Seminário).
Seminário Mudanças na Formação Médica no Brasil.Abertura. 2015. (Seminário).
Simpósio Nacional de Saúde.Abertura. 2015. (Simpósio).
XXXI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. AF no SUS: como enfrentar o desabastecimento. 2015. (Congresso).
II Encontro dos Hospitais integrantes do Programa SOS Emergências..Abertura. 2014. (Encontro).
III Semana Nacional de Ouvidoria do SUS.Abertura. 2014. (Encontro).
Seminário de Regionalização e Governança no SUS.Abertura. 2014. (Seminário).
VII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica.Abertura. 2014. (Outra).
CONASS Debate. 2013. (Seminário).
Saúde:para onde vai a nova classe média. 2013. (Seminário).
11ª EXPOEPI - Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. Coordenador do Painel A Regulamentação da Lei 8080 e a Vigilância à Saúde. 2011. (Congresso).
I Feira Nacional de Gestão Estratégica e Participativa - I FENAGEP. 2010. (Outra).
I Feira Nacional de Gestão Estratégica - I FENAGEP.Bases para a Gestão Estratégica e Participativa do SUS:Ética e Transparência. 2010. (Outra).
III Encontro Nacional de Direito Sanitário.A Judicialização na Visão de Gestores e Médicos. 2010. (Encontro).
V Seminário Internacional de Atenção Primária à Saúde. 2010. (Seminário).
10 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Redes de Atenção à Saúde. 2009. (Congresso).
2 Seminário Nacional de Humanização.Relações Federativas em Saúde:Co-Responsabilização Santária e ArranjoProcesso de Gestão no SUS. 2009. (Seminário).
Ciclo de Debates sobre Redes Regionalizadas de Atenção à Saúde:Desafios do SUS com base no tema "Gestão Regional nas Redes Regionalizadas de Atenção à Saúde". 2009. (Seminário).
III Congresso Internacional de Odontologia. Moderador do Fórum Gestão do SUS Frente ao Pacto pela Saúde:Desafios, Experiências Exitosas e Perspectivas. 2009. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Pacto pela Saúde no Contexto da Crise. 2009. (Congresso).
Seminário Estadual para o Exercício do Controle Social no SUS -Rondônia.A Importância doControle Social no SUS. 2009. (Seminário).
Seminário Planejando a Gestão do SUS em Mato Grosso. 2009. (Seminário).
4ª Jornada Médico-Jurídica.A judicialização da saúde. 2008. (Seminário).
8ª EXPOEPI - Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.Coordenador do Painel-Violência, Saúde e Vulnerabilidade. 2008. (Outra).
Ciclo de Debates sobre Redes de Atenção à Saúde:Desafios do SUS. 2008. (Encontro).
III EXPOESP 15 anos de ESP-Ce.A importância do curso de especialização em gestão do SUS na trajetória de us gestor:relato de caso. 2008. (Encontro).
IV Encontro Nacional do Ministério Público em Defesa da Saúde.Políticas Públicas Intersetoriais e o SUS. 2008. (Encontro).
Planejamento do Conselho Nacional de Saúde.Oficina de Planejamento do Conselho Nacional de Saúde. 2008. (Oficina).
Seminário 20 Anos do SUS. 2008. (Seminário).
Seminário Internacional 20 Anos do SUS. 2008. (Seminário).
Seminário Nacional: violência uma epidemia silenciosa.Violência no Trânsito. 2008. (Seminário).
VIII Congresso das Secretarias e Secretários Municipais de Saúde do Ceará. Responsabilidade Sanitária e Financiamento do SUS. 2008. (Congresso).
VIII Congresso do Conselho de Secretárias e Secretários de Saúde do Estado do Ceará. Responsabilidade Sanitária e Financiamento do SUS. 2008. (Congresso).
XVIII Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Saúde e a Constituição 20 anos em Reflexão. 2008. (Congresso).
XXIV Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde e V Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência. A Saúde Face à Violência e aos Desafios da Promoção da Paz. 2008. (Congresso).
13ª Conferência Nacional de Saúde - Saúde e Qualidade de Vida:Políticas de Estado e Desenvolvimento.DELEGADO. 2007. (Outra).
7ª EXPOEPI - Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.PALESTRANTE. 2007. (Outra).
I Oficina de Comunicação para Controle de Câncer - Instituto Nacional do Câncer. 2007. (Oficina).
11 Congresso Mundial de Saúde Pública e 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Mesa de abertura do 11 Congresso Mundial de Saúde Pública e 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2006. (Congresso).
1 Encontro de Gestão Hospitalar dos paíse de língua portuguesa.Participante do 1 Encontro de Gestão Hospitalar dos paíse de língua portuguesa. 2006. (Encontro).
3ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.Membro de mesa-redonda durante 3ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. 2006. (Outra).
Aula inaugural para alunos de Residência em Farmácia Hospitalar.Aula inaugural para a turma de Residência em Farmácia Hospitalar. 2006. (Outra).
Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública -ABRSCO e WFPHA. Coordenador de painel durante 8Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública -ABRSCO e WFPHA. 2006. (Congresso).
Congresso da Rede Nacional _SAMU 192. Congresso da Rede Nacional-SAMU 192. 2006. (Congresso).
Curso de Gestão em Saúde.Palestrante no Curso de Gestão. 2006. (Outra).
Fórum Microrregional de Conselheiros do CESAU.Palestrante durante Fórum Microrregional de Conselheiros do CESAU. 2006. (Outra).
Fórum Saúde e Democracia-Uma visão de futuro.Participante do fórum: Saúde e Democracia-Uma visão de futuro. 2006. (Outra).
III Congresso da Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. Participante do III Congresso da Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. 2006. (Congresso).
II Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Familia: COnstruindo a Integarlidade do Cuidado.Membro de mesa-redonda durante o II Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Familia: COnstruindo a Integarlidade do Cuidado. 2006. (Simpósio).
II Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Fmília - Construindo a Integralidade do Cuidado.Participante do II Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Fmília - Construindo a Integralidade do Cuidado. 2006. (Seminário).
I Seminário de sistematização e aprofundamento teórico-prático em políticas de humanização.Membro de mesa-redonda durante o I Seminário de sistematização e aprofundamento teórico-prático em políticas de humanização. 2006. (Seminário).
I Seminário Estadual de Melhoria da Qualidade Hospitalar:Segurança do Paciente.Participante do I Seminário Estadual de Melhoria da Qualidade Hospitalar:Segurança do Paciente. 2006. (Seminário).
I Seminário Estadual de Vig. das Doenças e Agravos não transmissíveis.Conferência de abertura do I Seminário Estadual de Vig. das Doenças e Agravos não transmissíveis. 2006. (Seminário).
IV Congresso Estadual dos ACS. Membro de mesa-redonda durante IV Congresso Estadual dos ACS. 2006. (Congresso).
IX Encontro Regional Médico do Ceará.Conferencista no IX Encontro Regional Médico do Ceará. 2006. (Outra).
LXXX Fórum de Ética Médica do Interior.Participante do LXXX Fórum de Ética Médica do Interior. 2006. (Outra).
Programa Universidade Viva.Debatedor no programa Universidade Viva. 2006. (Outra).
Reunião da Comissão de Seguridade e Saúde.Palestrante na Comissão de Seguridade e Saúde da Assembléia Legislativa. 2006. (Outra).
Seminário: A Gestão e a Qualidade da Assist. à Saúde no Estado.Participante do Seminário: A Gestão e a qualidade da assistência à saúde no estado. 2006. (Seminário).
Seminário: Responsabilidade SOcial de Governos-Diálogo Nacionalentre Estados.Participante do Seminário Responsabilidade Social de Governos-Diálogo Nacional entre Estados. 2006. (Seminário).
Seminário de Avaliação das Ações de Combate à Dengue.Palestrante na abertura durante Seminário de Avaliação das Ações de Combate à Dengue. 2006. (Seminário).
Seminário de Avaliação das atividades do PROARES-Fase I.Participante do Seminário de Avaliação das atividades do PROARES-Fase I. 2006. (Seminário).
Seminário Internacional de Promoção na Saúde.Membro de mesa-redonda durante Seminário Internacional de Promoção na Saúde. 2006. (Seminário).
Seminário Internacional do Projeto Saúde Bahia-Humanizando a saúde no estado.Palestrante no Seminário Internaciona do Projeto Saúde Bahia-Humanizando a saúde no estado. 2006. (Seminário).
Seminário Nacional: Para entender o Pacto pela Saúde.Participante do Seminário Nacional: Para entender o Pacto pela Saúde. 2006. (Seminário).
V Congresso da Rede América. Participante do V Congresso da Rede América. 2006. (Congresso).
VI Encontro de Secretários Municipais de Saúde.Participante de mesa-redonda durante o VI Encontro de Secretários Municipais de Saúde. 2006. (Outra).
VI Encontro de Secretários MUnicipais de Saúde.Conferencista no VI Encontro de Secretários Municipais de Saúde. 2006. (Encontro).
XXII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. Participante do XXII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. 2006. (Congresso).
1ª Conferência Municipal de Saúde de Pedra Branca.Participante da 1ª Conferência Municipal de Saúde de Pedra Branca. 2005. (Outra).
9 World Congress in Health Information and Librarios; 7 Latin American and Caribean Congress on Health Sciences Information. Moderador no 9 World Congress in Health Information and Librarios; 7 Latin American and Caribean Congress on Health Sciences Information. 2005. (Congresso).
Abertura do semestre letivo do curso de Medicina da UECE.Palestrante na abertura do semestre letivo do curso de Medicina da UECE. 2005. (Outra).
Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Ceará-ALEC.Palestrante em mesa-redonda durante Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Ceará. 2005. (Outra).
Aula inaugural da Residência Multiprofissional em PSF.Palestrante durante aula inaugural da Residência Multiprofissional em PSF. 2005. (Outra).
Aula inaugural do Curso : Atualização em Gestão de Saúde.Palestrante da aual inaugural da V turma do curso : Atualização em Gestão de Saúde. 2005. (Outra).
Aula magistral de abertura do III Curso de Gestão em Saúde.Palestrante da aula magistral de abertura do III Curso de Gestão em Saúde. 2005. (Outra).
Coordenador de mesa de debates no curso: Gestão Integrada de Prevenção e Controle da Dengue.Coordenador de mesa de debates no curso: Gestão Integrada de Prevenção e Controle da Dengue. 2005. (Outra).
Encontro Médico do Vale do Jaguaribe.Conferencista no Encontro do CREMEC. 2005. (Encontro).
Fórum de Debates na Assembléia Legislativa do Ceará.Palestrante em mesa-redonda durante o I Fórum de Debates na Assembléia Legislativ do Ceará. 2005. (Outra).
I Encontro de Gestores Estaduais, Provinciais e Departamentais de Sistema Sul-Americano de Saúde.Expositor durante o I Encontro de Gestores Estaduais, Provinciais e Departamentais de Sistema Sul-Americano de Saúde. 2005. (Encontro).
I EXPOESP.Presidente da mesa de abertura da I EXPOESP. 2005. (Outra).
I Fórum de Atenção Primária à Saúde: a qualidade da assistência do PSF.Expositor durante o I Fórum de Atenção Primária à Saúde: a qualidade da assistência do PSF. 2005. (Outra).
Reunião da Força-Tarefa do Ministério da Saúde.Participação em reunião da Força-Tarefa do Ministério da Saúde. 2005. (Outra).
Seminário: Assist. Farmacêutica e o Judiciário.Membro de mesa-redonda durante o Seminário: Assist. Farmacêutica e o Judiciário. 2005. (Seminário).
Seminário de Acompanhamento e Avaliação das ações da SESA.Facilitador no Seminário de Acompanhamento e Avaliação das ações da SESA. 2005. (Seminário).
Seminário de Avaliação da implantação dos novos sistemas SIM/SINASC.Participante do Seminário de Avaliação da implantação dos novos sistemas SIM/SINASC. 2005. (Seminário).
V Congresso Norte-Nordeste de Medicina Intensiva. Palestrante em mesa-redonda durante o V Congresso Norte-Nordeste de Medicina Intensiva. 2005. (Congresso).
1 Congresso Científico e Ética do CREMEC.Conferencista do 1 Congresso Científico e Ético do CREMEC. 2004. (Outra).
Conferência Sul-Americana sobre o combate à desertificação.Participante da Conferência Sul-Americana sobre o combate a desertificação. 2004. (Outra).
Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem do Hospital de Messejana.Palestrante durante cerimônia do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. 2004. (Outra).
II mostra Nacional do PSF.Conferencista durante a II Mostra Nacional do PSF. 2004. (Outra).
II Seminário Internacional em Saúde da Família e I Mostra em Saúde da Familia.II Seminário Internacional em Saúde da Família e I Mostra em Saúde da Família. 2004. (Seminário).
II Seminário Internacional em Saúde da Família e I Mostra em Saúde da Familia do Ceará.Presidente da mesa de abertura do II Seminário Internacional em Saúde da Família e I Mostra em Saúde da Familia do Ceará. 2004. (Seminário).
II Seminário Internacional em Saúde da Família e I Mostra em Saúde da Familia do Ceará.Presidente de mesa-redonda do II Seminário Internacional em Saúde da Família e I Mostra em Saúde da Familia do Ceará. 2004. (Seminário).
Residência em Saúde da Familia.Palestrante da aula inaugural da Residência em Saúde da Familia. 2004. (Outra).
Residência em Saúde da Familia para municiípios do KFW.Aula inaugural da Residência em Saúde da Familia para municiípios do KFW. 2004. (Outra).
Seminário : A reforma do sistema hospitalar brasileiro.Dabatedor no seminário: A reforma do sistema hospitalar brasileiro. 2004. (Seminário).
XIII Jornada Médica de Aracati.Palestrante na XII IJornada Médica de Aracati. 2004. (Outra).
XXXV Reunião Anual do HGF.Debatedor na mesa-redonda durante a XXXV Reunião Anual do HGF. 2004. (Outra).
12ª Conferência Nacional de Saúde. 12ª Conferência Nacional de Saúde. 2003. (Congresso).
2 Seminário do CONASS para Construção de Consensos.Membro do 2 Seminário do CONASS para Construção de Consensos. 2003. (Seminário).
5 Fórum EUROLAC e Oficina de Mobilização dos Gestores da Região Nordeste.Participante convidado do 5 Fórum EUROLAC e Oficina de Mobilização dos Gestores da Região Nordeste. 2003. (Outra).
Curso de Especialização em Saúde Pública.Aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde Pública. 2003. (Outra).
Escola de Governantes. Palestra para alunos da Escola de Governantes. 2003. (Congresso).
I Conferência Estadual de Medicamentos e Assist. Farmacêutica.Membro de mesa=redonda durante a I Conferência Estadual de Medicamentos e Assist. Farmacêutica. 2003. (Outra).
I Encontro de Secretários de Saúde de Estados e Capitais do Nordeste e IV Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Ceará.Coordenador do I Encontro de Secretários de Saúde de Estados e Capitais do Nordeste e IV Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Ceará. 2003. (Encontro).
III Conferência Municipal de Saúde de Quixeramobim.Convidado da III Conferência Municipal de Saúde de Quixeramobim. 2003. (Outra).
III Conferência Municipal de Saúde de Tauá.Conferencista na III Conferência Municipal de Saúde de Tauá. 2003. (Outra).
III Conferência Municipal de Súde de Russas.Conferencista da III Conferência Municipal de Saúde de Russas. 2003. (Outra).
III Conferência Municipal e Saúde de Tianguá.Conferencista da III Conferência Municipald e Saúde de Tianguá. 2003. (Outra).
IV Conferência Estadual de Saúde.Presdiente da IV Conferência Estadual de Saúde. 2003. (Outra).
IV Conferência Municipal de Saúde de Cascavel.Conferencista na IV Conferência Municipal de Saúde de Cascavel, Ce. 2003. (Outra).
Jornada Odontológica.Memebro de mesa-redonda na Jornada Odontológica. 2003. (Outra).
Oficina sobre regulamentação profissional dos Agentes COmunitários de Saúde.Membro da Oficina sobre regulamentação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde. 2003. (Oficina).
Seminário do CONASS.Seminário do CONASS. 2003. (Seminário).
Seminário Internacional sobre Cuidados Básicos em Saúde, 25 anos de Alma Ata.Conferencista durante o Seminário Internacional sobre Cuidados Básicos em Saúde: 25 anos da Declaração de Alma Ata. 2003. (Seminário).
VII Fórum Nacional: Direitos Humanos, Políticas Públicas e a Pessoa Idosa.Painelista durante o VII Fórum Nacional: Direitos Humanos, Políticas Públicas e a Pessoa Idosa. 2003. (Outra).
Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Nordeste:. Palestrante do Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Nordeste:. 2002. (Congresso).
II EXPOEPI.Participante da II EXPOEPI: Mostra Nacional de Experiências bem sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2002. (Outra).
III Conferência Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde.Participante da III Conferência Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde. 2002. (Outra).
III Encontro Regional Médico do Ceará e XXXII Fórum de Ética Médica do Interior.Debatedor no III Encontro Regional Médico do Ceará e XXXII Fórum de Ética Médica do Interior. 2002. (Encontro).
Palestrante no Mestrado Acadêmico em Saúde Pública.Palestrante no Mestrado Acadêmico em Saúde Pública. 2002. (Outra).
Participante do XVIII Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. Participante doXVIII Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. 2002. (Congresso).
Seminário: Perspectivas para a Descentralização e Regionalização no Sistema Único de Saúde.Participante do Seminário: Perspectivas para a Descentralização e Regionalização no Sistema Único de Saúde. 2002. (Seminário).
Seminário: Saúde no Estado do Ceará- O processo de Reforma do Setor Saúde no Ceará e seu impacto na redução da pobreza.Participante do Seminário: Saúde no Estado do Ceará- O processo de Reforma do Setor Saúde no Ceará e seu impacto na redução da pobreza. 2002. (Seminário).
Seminário Saúde e Meio Ambiente: Vigilância Sanitária do Cearáe a Construção de uma Saúde Cidadã.Palestrante e Debatedor no Seminário Saúde e Meio Ambiente: Vigilância Sanitária do Cearáe a Construção de uma Saúde Cidadã. 2002. (Seminário).
1 Workshop Município Saudável.Participante do 1 Workshop Município Saudável. 2001. (Outra).
I Conferência Estadual de Vigilância Sanitária do Estado Do Ceará. Conferencista na I Conferência Estadual de Vigilância Sanitária do Estado do Ceará. 2001. (Congresso).
I Mostra Nacional de Experências Bem-Sucedidas em Epidemiologia,Prevenção e Controle de Doenças.Convidado da I IMostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2001. (Outra).
IV Seminário Interestadual de Atenção Primária em Saúde,38 Congresso Anual do Centro Médico Cearense e 1 Congresso Sobralense de Saúde.Membro da Comissão Organizadora do IV Seminário Interestadual de Atenção Primária em Saúde,38 Congresso Anual do Centro Médico Cearense e 1 Congresso Sobralense de Saúde. 2001. (Seminário).
Seminário Regional de Orientação Quixeramobim.Participante do Seminário Regional de Orientação. 2001. (Seminário).
V Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Nordeste. Coordenador de mesa no V Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Nordeste. 2001. (Congresso).
XIII Congresso Nordestino de Odontologia e XIV Congresso Cearense de Odontologia. Debatedor no XIII Congresso Nordestino de Odontologia e XIV Congresso Cearense de Odontologia. 2001. (Congresso).
XVII Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. Congressista do XVII Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. 2001. (Congresso).
Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento.Participante da Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, período: 02 a 04 de novemebro. 2000. (Outra).
Delegado na IX Conferência Nacional de Saúde.Delegado na IX Conferência Nacional de Saúde. 2000. (Outra).
I Conferência Microrregional de Quixadá.Palestrante na I Conferência Microrregional de Quixadá. 2000. (Outra).
II Conferência de Saúde de Banabuiu.Conferencista -Tema: Efetivando o Controle Socia na consturção do município saudável, 21 de março. 2000. (Outra).
II Conferência de Saúde de Mombaça.Conferencista: Efetivando o Controle Social. 2000. (Outra).
III Conferência Regional e Saúde e I Conferência Microrregional de Saúde em Crateús.Expositor durante a III Conferência Regional de Saúde e I Conferência Microrregional de Saúde. 2000. (Outra).
Seminário Macrorregional Nordeste sobre NOrma Operacional Básica de Recursos Humanos para o SUS.Participante do Seminário Macrorregional Nordeste sobre Norma Operacional Básica de Recursos Humanos. 2000. (Seminário).
Treinamento Gerencial para Coordenador Microrregional e Municipal do ProgramaNacional de Controle do Câncer do Colo de Útero e de Mama no Ceará.Treinamento Gerencial para Coordenador Microrregional e Municipal do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo de Útero e de Mama no Ceará. 2000. (Outra).
Fórum Nacional de GestãoHospitalar e Serviços de Saúde. Debatedor do Fórum:Mudança de estrutura e organização dos serviços de saúde. 1999. (Congresso).
III Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Nordeste.Congressista - III Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Nordeste. 1999. (Encontro).
III Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Nordeste.Secretário de mesa durante III Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Nordeste. 1999. (Encontro).
III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família.III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família. 1999. (Outra).
XV Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. Congressista do XV Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. 1999. (Congresso).
XV Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. Participante de curso: Política de Recursos Humanos para a Saúde. 1999. (Congresso).
Fórum de Debates.Debatedor sobre o Programa Saúde da Familia, como integrante do Grupo de Discussão durante o Fórum promovido pelo CREMEC, no período de 26 a 28 de março. 1998. (Outra).
I Encontro Cearense de Saúde da Família.Autor de Poster: Relato de Experiência da Equipe Multidisciplinar no município de Pedra Branca, Ce, - 10 a 12/12/1998. 1998. (Encontro).
III Encontro Macro -Regional dos Secretários Municipais de Saúde.Participante do III Encontro Macrorregional dos Secretários Municipais de Saúde, realizado no período de 25 e 25 de abril. 1997. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . A Gestão do Sistema Único de Saúde. In: Romualdo Portela de Oliveira; Wagner Santana. (Org.). Educação e Federalismo no Brasil:combater as desigualdades, garantir as diversidades. 01ed.Brasília: UNESCO, 2010, v. , p. 89-105.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . A dengue de todos nós. Jornal O Povo, 15 fev. 2009.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . Saúde- Muito a comemorar. Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, 10 set. 2006.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . Apenas 3,7% do PIB?. Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, Ceará, 24 ago. 2006.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . Saúde Mais Perto de Você - era só o que faltava. Coluna Opinião / Jornal O POVO, Fortaleza, 31 dez. 2005.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . Concurso PSF - é assim que se faz. Coluna Opinião / Diário do Nordeste, Fortaleza, 01 nov. 2005.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . A Inclusão na Saúde. Coluna Opinião / Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, 05 out. 2005.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . !0 anos de Saúde da Família. Repórter ESP/Edição Especial, Fortaleza, 08 jul. 2005.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . O gestor, a dengue e a saúde. Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, 05 maio 2005.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . Oswaldo Cruz e a dengue. Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, Ceará, 02 abr. 2005.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . A Humanização naSaúde. Jornal O POVO, Fortaleza, 22 mar. 2005.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . A mulher de Lot e a saúde. Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, 08 mar. 2005.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . Programa Saúde da Família - PSF é cidadania. Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, 16 nov. 2004.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . Financiamento - a repartição de tudo. Coluna Opinião/Jornal do CONASS, Brasilia, , v. n44, 02 mar. 2003.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . Programa Saúde da Família e Ambiente. Coluna Opinião/Jornal O POVO, Fortaleza, 02 jul. 2002.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . O município de Pedra Branca no combate à dengue. Jornal do CONASEMS, Brasilia, , v. anoVI,, 04 abr. 2002.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . O SUS eo Cidadão. Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, 16 ago. 2000.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . Mortalidade infantil - Como reduzi-la. Revista SUStentAÇÃO, FORTALEZA, , v. 2, 16 ago. 2000.
-
SILVA, Jurandi Frutuoso . I EXPOESP. In: ! EXPOESP, 2005, Fortaleza. A Escola na Produção do Conhecimento - Anais/Resumos, 2005. v. 1.
Prêmios
2011
ORDEM DO MÉRITO DA SAÚDE NO GRAU, GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
2009
Medalha Dower Cavalcante, Conselho de Secretarias e Secretários Municipais de Saúde do Ceará.
2006
Homenagem pela posse como Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Escola de Saúde Pública do Ceará.
2006
Homenagem pela contribuição ao Curso Internacional de Gestão Integrada de prevenção e Controle da Dengue, Secretaria de Vigilância em Saúde/MS.
2006
Presidente de Honra do Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, Conselho Nacional de Medicina Vetarinária.
2006
Amigo da ABEN, Associação Brasileira de Enfermagem.
2006
Medalha do Mérito Bombeiro Militar, no grau de Grande Oficial, Copro de Bombeiro Militar do Ceará.
2006
Diploma de Colaborador Emérito do Exército, 10ª Região Militar -Ceará.
2006
Placa de admiração e reconhecimento, Federação dos Agentes Comunitários de Saúde do Ceará.
2006
Troféu Destaque 2006, Serviço de Assistência aos prefeitos do Interior-SAPI.
2005
Diploma Amigo da Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará.
2005
Amigo do Município de Pedra Branca, Revista MUNICÍPIOS e município de Pedra Branca.
2005
Sócio Honorário, Sociedade Cearense de Homeopatia.
2005
Medalha José Moreira da Rocha, Casa Militar do Ceará.
2005
Homenagem Especial -Por ocasião do 48 Aniv. do Município de Catarina, Secretaria de Saúde de Catarina.
2005
Medalha Waldemar Alcântara, Hospital Waldemar Alcântara.
2005
Homenagem de agradecimento do Hospital Regional Dr. Manuel Batista de Oliveira, Fundação de Saúde do Município de Iguatu.
2005
Homenagem pelos relevantes serviços prestados à cultura artístic do Ceará, Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.
2005
Benemérito, Lar Torres de Melo.
2005
Honra ao Mérito, ONG Anjos da Enfermagem.
2004
Amigo da Saúde de Cascavel, Hospital e Maternidade Nossa Sra. das Graças/Associação São Vicente de Paula.
2004
Amigo do Município de Tamboril, Revista MUNICÍPIOS e município de Tamboril, Ceará.
2004
Certificado Assembléia Legislativa, Operação Sorriso e Rotary Club Internacional.
2004
I Mostra dem Saúde da Família do Ceará/II Seminário Internacional em Saúde da Família, Secretaria da Saúde do Estado.
2004
Homenagem da VIII Jornad Odontológica, Centro de Estudos Dr. Wilson Dias.
2004
Amigo da Saúde - Homenagem do Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Púiblica como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Saúde Pública e ao Centro de Ciências da Saúde, UECE-Universidade Estadual do Ceará.
2004
Reconhecimento pelo apoio à realização da XII Jornada Científica da Santa Csa, Centro de Estudos Prof. Oswaldo Soares.
2004
Reconhecimento do Hospital Regional Francisco Galvão de Oliveira, Prefeitura Municipal de Morada Nova.
2004
Troféu Amigo do Município, Revista dos Municípios.
2003
Amigo da Santa Casa, Irmandade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.
2003
Machadinha Simbólica, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.
2003
Mérito Bombeiro Militar, Decreto n 27.105 do Governo Estadual.
2003
Homenagem Especial - Amigo dos Diabéticos e Hipertensos, Associação dos Diabéticos e Hipertensos do Estado do Ceará.
2003
Patrono dos cursos da Faculdade Integrada de Fortaleza-FIC, FIC.
1999
Título de Benemérito, da Augusta Loja Simbólica CONSTRUTORES DA FRATERNIDADE n 35 da Grande Loja Maçonica do Ceará.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Conselho Nacional de Secretários de Saúde. , Quadra SCS Quadra 9, Ed. Parque Cidade Corporate, Torre C, sala 1105, Asa Sul, 70308200 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 32223000, Ramal: 3025, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Conselho Nacional de SaúdeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações:
Membro titular
Atividades
-
04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Saúde.,Cargo ou função, Membro titular.
2006 - Atual
Conselho Nacional de Secretários de SaúdeVínculo: Presidente, Enquadramento Funcional:
2005 - 2006
Conselho Nacional de Secretários de SaúdeVínculo: Vice-presidente Nordeste, Enquadramento Funcional:
2003 - 2006
Conselho Nacional de Secretários de SaúdeVínculo: Membro efetivo, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4
2003 - 2006
Conselho Nacional de Secretários de SaúdeVínculo: Conselho Fiscal, Enquadramento Funcional:
2003 - 2006
Conselho Nacional de Secretários de SaúdeVínculo: 2 Suplente, Enquadramento Funcional:
Atividades
-
04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conass.,Cargo ou função, Presidente.
2003 - 2006
Conselho Estadual de Saude do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações:
Presidente do Conselho Estadual de Saúde-CESAU
Atividades
-
01/2003 - 12/2006
Direção e administração, Sesa, Sesa.,Cargo ou função, Presidente do CESAU.
2003 - Atual
Instituto de Saúde e Gestão HospitalarVínculo: presidente, Enquadramento Funcional:
Atividades
-
01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Isgh.,Cargo ou função, Presidente.
2001 - 2003
Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do CearáVínculo: Presidente, Enquadramento Funcional:
2000 - Atual
Escola de Saúde Pública do CearáVínculo: Membro titular do Cons. Direti, Enquadramento Funcional:
Outras informações:
Membro titular do Conselho Diretivo da ESP
Atividades
-
01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Espce.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho Diretivo.
1997 - 2002
Secret Municipal de Saúde de Pedra BrancaVínculo: Cargo de Confiança, Enquadramento Funcional: Secretário Municipal de Saúde
1983 - Atual
Secretaria de Estado da Saúde do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional:
Outras informações:
Admitido por meio de concurso público
2006 - 2006
Secretaria de Estado da Saúde do CearáVínculo: Coord. do Prog.Vidas do CE, Enquadramento Funcional:
Outras informações:
Coordenador do Comitê Gestor do Programa Vidas do Ceará
2003 - 2006
Secretaria de Estado da Saúde do CearáVínculo: Secretário de Estado, Enquadramento Funcional:
Outras informações:
Ocupante do cargo de Secretário de Saúde na administração pública estadual
2003 - 2006
Secretaria de Estado da Saúde do CearáVínculo: Presidente da CIB, Enquadramento Funcional:
Outras informações:
Presidente da Comissão Intergestores Bipartite
1997 - 2000
Secretaria de Estado da Saúde do CearáVínculo: Membro da CIB, Enquadramento Funcional:
Outras informações:
Membro da Comissão Intergestores Bipartite, representando municípios de médio porte
Atividades
-
01/2003
Direção e administração, Sesa, Nível Central.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Intergestores BIpartite.
-
01/2003
Direção e administração, Sesa.,Cargo ou função, Presidente do Conselho Estadual de Saúde.
1994 - 1996
Psf ItapiunaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional:
Atividades
-
01/1994 - 12/1996
Direção e administração, Psf Itapiuna.,Cargo ou função, Médico.
1978 - 1979
Instituto Dr José FrotaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional:
Atividades
-
03/1978 - 12/1979
Estágios , Instituto Dr José Frota.,Estágio realizado, Emergência do Hospital.
1976 - 1979
Santa Casa de Misericordia do CearaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jurandi Frutuoso Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?