Claudia Catão de Aguiar Sousa
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí (2009.2) (2010.02) pela ESAMAZ, aperfeiçoamento em motricidade orofacial e Mestranda em Bioengenharia pela Universidade Brasil- SP desde 2018.Professora titular na Faculdade de Ensino Superior do Piauí-FAESPI, leciona nas disciplinas de audiologia, linguagem e motricidade orofacial ,especialista em audiologiaprestadora de serviço na área de saúde ocupacional junto a empresa EPAG .Regular junto ao Conselho Regional de Fonoaudiologia-8° R, sob o CRFa n° 10291-PI/P.Casada,Brasileira, amazonense. atuação nas áreas de reabilitação neurológica, fonoaudiologia com ênfase na estética e saúde do trabalhador.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Bioengenharia
2018 - Atual
Universidade Brasil
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: ......
Coorientador: ......
Especialização em Audiologia
2010 - 2012
Escola Superior da Amazônia
Título: Perfil Audiológico em Pacientes com Perda Auditiva
Graduação em Fonoaudiologia
2006 - 2009
Faculdade de Ensino Superior do Piauí
Título: Atuação Fonoaudiológica nas Alterações do Sistema Estomatognático e os Benefícios para Atenuar Rugas de Expressão Faciais.
Orientador: Fernanda Marques de Morais
Formação complementar
2018 - 2018
curso de Motricidade Orofacial. (Carga horária: 60h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2015 - 2015
Teste da Línguinha. (Carga horária: 20h). , faces e saude, FACES E SAUDE, Brasil.
2014 - 2014
Curso Básico do Metodo THERAPY TAPING. (Carga horária: 20h). , THERAPY TAPING association, THERAPY, Brasil.
2014 - 2014
VII cóloquio do Centro Intergrado de educaçao. (Carga horária: 15h). , CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, CIES, Brasil.
2014 - 2014
Pessoas Especiais Merecem Mãos Especiais. (Carga horária: 10h). , CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, CIES, Brasil.
2014 - 2014
POLÍTICAS E REDES DE ATENÇÃO A SAÚDE. (Carga horária: 80h). , CRESCER CONSULTORIAS, CRESCER CONSULTO, Brasil.
2013 - 2013
AVALIAÇÃO E DIAGNÓPSTICO NAS ALTERAÇÕES DE LEITURA. (Carga horária: 10h). , Dr. Jaime Zozi, ZORZI, Brasil.
2013 - 2013
III Encontro Multidisciplinar do Centro Integrado. (Carga horária: 10h). , CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, CIES, Brasil.
2013 - 2013
ATUÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM DISFAGIA OROFARÍGEA. (Carga horária: 40h). , CSA SERVIÇOS FONOAUDIOLÓGICOS, CSA, Brasil.
2012 - 2012
1° Encontro de Implante coclear Hosp. Flavio Santo. (Carga horária: 8h). , Hospital Flavio Santos, HFS, Brasil.
2009 - 2009
Audiologia Infantil: Triagem Auditiva e Diagnóstic. (Carga horária: 20h). , Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional do Piaui, CFAPI, Brasil.
2009 - 2009
A Importância da Audiologia para a Adaptação da Pr. (Carga horária: 8h). , Centro Auditivo Telex, TELEX, Brasil.
2009 - 2009
Anatomofisiologia da Fonação. (Carga horária: 16h). , Centro de Estudo Fonoaudiológicos-FONOCENTRO, FONOCENTRO, Brasil.
2009 - 2009
Comunicação Suplementar e Alternativa. (Carga horária: 20h). , Erika Nobre Duarte, END, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em IV Fórum Municipal de Educação/2008. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal da Educação, SEMED, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR. (Carga horária: 32h). , Centro de Estudo Fonoaudiológicos-FONOCENTRO, FONOCENTRO, Brasil.
2008 - 2008
Curso Intin. da Acad.Brasileirade a e Voz. (Carga horária: 12h). , Sociedade de Otorinolaringologia do Piauí, SORLPI, Brasil.
2008 - 2008
I Jornada sobre o Autismo no Piaui. (Carga horária: 12h). , Associação dos Amigos Autista do Piaui, AMA, Brasil.
2006 - 2006
Simpósio de Otorrinolaringologia Pediátrica. (Carga horária: 12h). , CEFORCAP, CEFORCAP, Brasil.
2006 - 2006
I Fórum Univ. de Deficiência Auditiva e Libras. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2006 - 2006
Avaliação e Tratamento dos Disturbios da Voz. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Ensino Superior do Piauí, FAESPI, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: linguagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: audiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Motricidade orofacial.
Participação em bancas
SOUSA, C. C. A.. ORALIZAÇÃO X LIBRAS : O QUE PENSAM OS FONOAUDIÓLOGOS?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LIBRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, C. C. A.. PREVALENCIA DE PACIENTES ACOMETIDOS POR VERTIGEM POSICIONAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.
SOUSA, C. C. A.. A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA ZONA NORTE DE TERESINA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A RESPIRAÇÃO ORAL E APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.
SOUSA, C. C. A.. SATISFAÇÃO DOS IDOSOS USUARIOS DE PROTESES AUDITIVAS CONCEDIDAS PELO SUS NO PIAUI.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.
SOUSA, C. C. A.. O IMPACTO DA TONTURA EM MULHERES NO PERIODO DA MENOPAUSA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.
SOUSA, C. C. A.. AVALIAÇÃO DA DEGLUTIÇÃO EM IDOSO INSTITUCIONALIZADO EM UMA CAPITAL NORDESTINA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.
SOUSA, C. C. A.. A CONTRIBUIÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO ENSINO INFANTIL EM TERESINA-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.
Orientou
POSSIVEIS ALTERAÇÕES MIOFUNCIONAIS EM MUSICOS QUE UTILIZAM INSTRUMENTOS DE SOPRO EM TEATRO DE TERESINA-PI; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí; Orientador: Cláudia Catão de Aguiar Sousa;
O METODO THERAPY TAPING: NA ADEQUAÇÃO DO POSICIONAMNETO LABIAL EM CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí; Orientador: Cláudia Catão de Aguiar Sousa;
ANALISE DE RESULTADOS FONOAUDIOLÓGICOS NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN DE UMA INSTITUIÇÃO FILANTROPICA-PI; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí; Orientador: Cláudia Catão de Aguiar Sousa;
DISTURBIO DE LINGUAGEM E EQUOTERAPIA: ATUAÇÃO FONOAUDIOLOGICA NA PERCEPÇÃO DOS PAIS E PROFISSIONAIS,; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí; Orientador: Cláudia Catão de Aguiar Sousa;
Produções bibliográficas
-
SOUSA, C. C. A. ; Rodrigues, C, D ; LUZ, L. V. A. . O Trabalho Fonoaudiológico junto ao sistema educacional.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SOUSA, C. C. A. . protocolos de avaliação com escores em motricidade orofacial,. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUSA, C. C. A. . Abordagem Terapêutica no controle da sialorréia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, C. C. A. . A importância da Atenção Primária em UTI neonatal: Possibilidades e Desafios no Contexto Hopsitalar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, C. C. A. . Estética Facial em Fonoaudiologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, C. C. A. ; Rodrigues, C, D ; LUZ, L. V. A. . Oficina: A voz do professor ( supervisionado pela Fga. Ma. Luiza). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2009
Fonoaudiologia e Educação: Juntas na Saúde Coletiva da Comunidade Escolar, Descrição: O presente trabalho visou esclarecer a comunidade escola CMEI Santa Francisca Cabrini , através de palestra e observação com os professores sobre a importância deste profissional de Fonoaudiologia dentro do âmbito escolar e alerta sobre possíveis distúrbios de aprendizagem que podem surgir dentre os primeiros anos escolares que interferir na aprendizagem do aluno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) . , Integrantes: Cláudia Catão de Aguiar Sousa - Coordenador.
-
2009 - 2009
O Trabalho Fonoaudiológico junto ao sistema Educacional, Descrição: O presente trabalho foi desenvolvido na área da fonoaudiologia educacional, visando um trabalho preventivo nas áreas da linguagem, voz, audição e motricidade oral tendo como campo de estudo toda a comunidade educacional do Colégio São Francisco de Sales - DIOCESANO, em Teresina-PI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) . , Integrantes: Cláudia Catão de Aguiar Sousa - Coordenador.
-
2007 - 2007
O Trabalho Fonoaudiológico junto ao Sistema Educacional nas escolas Municipais de Timon, Descrição: A construção deste projeto envolveu duas escolas do município de Timon-MA, Centro Educacional Estrela da Manhã e Educandário Dom Pedro I, teve como objetivo principal observar o índice relacionado aos distúrbios articulatórios fonológico com os alunos do primeiro ano ( alfabetização) visando alertar aos pais e professores sobre os possíveis prejuízos que estes distúrbios de linguagem podem causar na aprendizagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Cláudia Catão de Aguiar Sousa - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Ensino Superior do Piauí, faculadade. , Rua Primeiro de Maio (Zona Norte) - de 687/688 ao fim, Marquês de Paranaguá, 64002510 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 21072200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - 2014
Centro Integrado de Educação EspecialVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 20
Outras informações:
trabalho no centro desde de março de 2012 ate o presente momento
2012 - 2012
Centro Integrado de Educação EspecialVínculo: serviço temporário, Enquadramento Funcional: Fonoaudiologo, Carga horária: 20
Outras informações:
Terapia na area de linguagem e motricidade oral
2011 - 2012
Consultório Fonoaudiológico M C A fonoaudiologiaVínculo: prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: FonoaudiÓLOGA clinica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação Fonoaudiologica Clinica área terapia nas áreas de voz, linguagem, motricidade e estetica.
2010 - 2011
Centro Auditivo TelexVínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 25
Outras informações:
Atuação na area de audiologia clinica, realização de exames audiométricos
2009 - 2009
CMEI Santa Francisca CabriniVínculo: Pesquisadora (especifique), Enquadramento Funcional: NENHUM, Carga horária: 11
2009 - 2009
Colegio São Francisco de SalesVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: nenhum, Carga horária: 60
2013 - Atual
Faculdade de Ensino Superior do PiauíVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 22
Outras informações:
professora na area da Fonoaudiologia desde de janeiro de 2013, com especialização em Audiologia Clinica
Atividades
-
08/2013
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FONETICA
-
01/2013
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SISTEMA SENSORIO MOTOR ORAL
2016 - 2017
EPAG- consultoria e assesssoria em segurança do TrabalhoVínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: fonoaudióloga, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Claudia Catão de Aguiar Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?