Libânia Maria Braga
Possui mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Serviço Social
2003 - 2006
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Assentamento Hipo´lito: um estudo de caso,Ano de Obtenção: 2006
Severina Garcia de Araujo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Participação em eventos
II Seminário do Curso de Economia.II Seminário do Curso de Economia. 2001. (Seminário).
XV Congresso da ANGE. XV Congresso da ANGE. 2000. (Congresso).
I Seminário de Economia.I Seminário do Curso de Economia. 2000. (Seminário).
Participação em bancas
BRAGA, L. M.. Construção do Espaçco de Upanema. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geo-História do Rio Grande do Norte) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
BRAGA, L. M.. Uma rediscussão de ordem territorial: a questão de Grossos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geo-História do Rio Grande do Norte) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LACERDA, Marta A D;BRAGA, L. M.; OLIVEIRA, R. P.. Impactos socioeconômicos causados pela construção da barragem Armando Ribeiro Gonçalves aos Agricultores familiares do município de São Rafael-RN.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
BRAGA, L. M.; OLIVEIRA, R. P.. O Parque Ceramista no Vale do Açu e o Desafio Energético para o Setor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SILVA FILHO, Raimundo I; OLIVEIRA, R. P.;BRAGA, L. M.. Os impactos Econômicos do Bolsa Família no município de Paraú-RN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
BRAGA, L. M.; LACERDA, Marta A D; SILVA FILHO, Raimundo I. O PSF na comunidade de Lagoa do Ferreiro de Fora em Assu/RN. 2011.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LACERDA, Marta A D;BRAGA, L. M.; COSTA, Fagner M. A produção e comercialização do leite bovino no município de Angicos/RN.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
BRAGA, L. M.; LACERDA, Marta A D. A importância dos ciclos econômicos do seridó norte-riograndense para o desenvolvimento produtivo do município de São Vicente/RN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
BRAGA, L. M.. A participção da mulher na renda familiar: uma visão das universitárias do Campus de Assu. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
BRAGA, L. M.. Contribuição da mineração para o crescimento econômico do Rio Grande do Norte de 1996-2005. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
BRAGA, L. M.; LACERDA, Marta A D; SILVA FILHO, Raimundo I. JUVENTUDE RURAL: realidade e perspectiva dos jovens rurais do Assentamento Boa Vista no município de Lajes-RN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
BRAGA, L. M.; LACERDA, Marta A D; SILVA FILHO, Raimundo I. A Previdência Social Rural e seus Impactos na Renda das Famílias e na Economia do Município de Lajes-RN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
BRAGA, L. M.. Comportamento do Comércio Eletronico no Brasil de 2003 a 2005. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
BRAGA, L. M.. A Iiportância da contribuição do Royalties para o município de Alto do Rodrigues-RN. 2003.
Orientou
A educação ambiental vista e vivida pelos jovens em Assu/RN; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Libânia Maria Braga;
Bolsa Família: combate à pobreza e promoção da cidadania através da tranferência de renda condicionada no município de Lajes/RN; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Libânia Maria Braga;
o processo de Desenvolvimento Agroindustrial e sócio-econômico do Vale do Assu; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Libânia Maria Braga;
Projetos de pesquisa
-
2011 - Atual
MAPEAMENTO DAS COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES QUE DESEMPENHAM ATIVIDADES ECONÔMICAS MERCANTIS NO VALE DO AÇU À LUZ DA ECONOMIA SOLIDÁRIA, Descrição: O projeto de pesquisa tem por finalidade mapear as cooperativas e associações que desempenham atividades econômicas mercantis nos nove municípios que compõem o Vale do Açu. Essa região é caracterizada, como muitas outras, por um paradoxo: uma economia pujante sustentada pelo pólo ceramista, pelo comércio, pela agricultura, dentre outras atividades e um acentuado índice de pobreza e/ou miséria. Indicadores de crescimento como o Produto Interno Bruto (PIB) e de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) têm mostrado que a região apresenta estatísticas que ficam abaixo da média de outras regiões do Rio Grande do Norte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Libânia Maria Braga - Integrante / Fagner Moura da Costa - Coordenador / Raimundo Inácio da Silva Filho - Integrante / Marta Aurélia Dantas de Lacerda - Integrante.
-
2010 - Atual
DIAGNÓSTICO SOBRE AS ATUAIS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DA MICRORREGIÃO DO VALE DO AÇU/RN E DE OUTROS ESPAÇOS REGIONAIS, Descrição: Segundo a Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE, 2010), as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), são distritos industriais incentivados, onde as empresas localizadas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (não são obrigadas a converter em reais as divisas das exportações) e procedimentos administrativos simplificados - com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção ao mercado externo. Por sua vez, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC, 2010), enfatiza que as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializadas com o exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro . As ZPEs são os instrumentos mais utilizados no mundo para promover, simultaneamente, os seguintes objetivos: Atrair investimentos estrangeiros voltados para as exportações; Colocar as empresas nacionais em igualdade de condições com seus concorrentes localizados em outros países, que dispõem de mecanismos semelhantes; Aumentar o valor agregado das exportações e fortalecer o balanço de pagamentos; Difundir novas tecnologias e práticas mais modernas de gestão; Corrigir desequilíbrios regionais, etc. Neste sentido, a implantação da ZPE do Sertão, em Assú (RN), poderá engendrar mecanismos para minimizar os desequilíbrios regionais e locais existentes; fortalecer o balanço de pagamentos do estado e do país; promover a difusão tecnológica; contribuir para o desenvolvimento social da microrregião do Vale do Açu, do estado do Rio Grande do Norte e do Brasil. É importante salientar que o efeito das atividades econômicas a serem desenvolvidas pela ZPE, nesse espaço geográfico (território), será fundamental para minimizar os desequilíbrios regionais através da elevação do PIB, dos investimentos realizados e dos empregos formais. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Libânia Maria Braga - Integrante / Fagner Moura da Costa - Integrante / Raimundo Inácio da Silva Filho - Coordenador / Marta Aurélia Dantas de Lacerda - Integrante.
-
2007 - Atual
Gestão de resíduos sólidos produzidos na microrregião do vale do Assu/RN: análise sobre o potencial do lixo, Descrição: O presente projeto pretende estudar a produção de resíduos sólidos na microrregião do Vale do Açu/RN, buscando verificar se a implementação do processo de coleta seletiva e reciclagem dos mesmos possuem viabilidade socioeconômica; averiguar até que ponto este processo poderá gerar empregos/ocupação e renda para a população local e quais os benefícios ambientais que poderão ser provocados por ele. Esta questão é por demais relevante, pois o aproveitamento do lixo tem sido apontado como um campo bastante amplo, promissor e viável, tanto do ponto de vista econômico, quanto social e ambiental. Sendo uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e aplicada, quanto aos fins, e bibliográfica, documental e de campo, quanto aos meios, este estudo pretende obter como resultado um levantamento sobre o potencial do lixo e sobre a possibilidade do mesmo ser aproveitado como fonte de emprego/ocupação e renda, bem como estimar os possíveis impactos positivos no meio ambiente, de modo à subsidiar a formulação e a implementação de políticas públicas voltadas para a efetivação da coleta seletiva e reciclagem na microrregião estudada, bem como a realização de novas pesquisas nas demais regiões do estado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Libânia Maria Braga - Integrante / Fagner Moura da Costa - Integrante / Raimundo Inácio da Silva Filho - Coordenador / Marta Aurélia Dantas de Lacerda - Integrante.
Prêmios
2011
Cidadã Assuense, Câmara Municipal do Assu.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciencias Economicas. , Rua Sinhazinha Wanderley; Número 871, Centro, 59650-000 - Acu, RN - Brasil, Telefone: (84) 3312411, Fax: (84) 3312411, URL da Homepage:
Experiência profissional
1986 - Atual
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Dedicação Exclusiva, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Afastada em função do mestrado.
Atividades
-
05/2009 - 05/2011
Direção e administração, Faculdade de Ciencias Economicas, Departamento de Economia.,Cargo ou função, Subchefe de Departamento Acadêmico. Portaria 3633/2009-GR/UERN.
-
08/2003 - 02/2004
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral e Desenvolvimento Sócio-econômico
-
01/2000
Direção e administração, Faculdade de Ciencias Economicas, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento. Portaria nº 473/2000 GR/UERN.
-
01/2000 - 03/2000
Direção e administração, Faculdade de Ciencias Economicas, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento (Pró-tempore). Portaria 30/2000 GR/UERN.
-
01/1997
Direção e administração, Faculdade de Ciencias Economicas, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento. Portaria nº 2285/97 GR/UERN.
-
01/1991
Direção e administração, Faculdade de Ciencias Economicas, .,Cargo ou função, Vice-coordenadora do Departamento de Economia. Portaria nº 137/91 GR/URRN.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Libânia Maria Braga e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?