Marco Antonio Lemos Miguel

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho, mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde ocupa o cargo de Diretor Adjunto do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ e coordenador do Laboratório de Microbiologia de Alimentos. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, de Alimentos e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiologia de água e alimentos, bacteriocinas, bactérias láticas, qualidade de alimentos e métodos de conservação e detecção de microrganismos.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência de Alimentos

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Isolamento, seleção e estudo da aplicabilidade de estirpes de bactérias ácido láticas como protetoras em alimentos.
Selma Gomes Ferreira Leite. Palavras-chave: bacteriocina; bactérias ácido láticas.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Nutrição e Alimentação; Saúde Humana.

Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)

1990 - 1993

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Avaliação da qualidade bacteriológia de alimentos prontos para consumo em relação a bactérias ácido láticas, S. aureus e Enterococcus spp,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Alba Lúcia Solino Noleto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Qualidade de Alimentos; Bactérias láticas; Staphylococcus; Enterococcus; Microbiologia.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Saúde Humana; Nutrição e Alimentação.

Graduação em Ciências Biológicas

1985 - 1989

Universidade Gama Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Médica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos/Especialidade: Bacteriologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Biossegurança.

Grande área: Ciências Biológicas.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Tecnologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

25o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Ecologia Microbiana em Alimentos. 2009. (Congresso).

Atualidades em Biossegurança no Centro de Ciências da Saúde.O uso e jaléco fora do local de trabalho. 2009. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. Microrganismos patogênicos e resistentes aos processos de sanitização em frutas e hortaliças. 2009. (Congresso).

Semana de Microbiologia e Imunologia.Avaliador de trabalhos apresentados. 2009. (Encontro).

XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Detecção de Escherichia coli em água utilizando um biosensor de fibra óptica plástica. 2008. (Congresso).

XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica Artística e Cultural da UFRJ. x. 2008. (Congresso).

ENcontro Regional Ibero-Americano do CIGRÈ.Desenvolvimento de um biosensor para monitoramento da qualidade bacteriológica da água. 2007. (Simpósio).

XIII Jornada de Microbiologia e Imunologia da UFRJ.Detection of escherichia coli in water usin a plastic fiber optic biosensor. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Amanda Luisa Sales

PEREIRA, A. F. M.;MIGUEL, M. A. L.; FRACALLANZA, S. E. L.; PEDROSA, C.; FELBERG, I.;LEITE, S. G. F.; FIALHO, ELIANE. Efeito de extratos aquosos e compostos bioativos do café (Coffea arabica) sobre a multiplicação de bactérias probióticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vivian de Santana Vaillant

MIGUEL, M. A. L.. Protozoários e coliformes como indicadores de potabilidade de águas de fontes alternativas. 2014. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Roberto Vidal dos Santos

MIGUEL, M. A. L.. Criação do Espaço "Pré-Bac" da Policlínica Piquet Carneiro para implantação de rotinas bacteriológicas não especializadas. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Paula Duboc

MIGUEL, M. A. L.. Avaliação da qualidade química e microbiológica da superfície de embalagens de bebidas que entram em contato com a boca no momento do consumo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - UFRJ.

Aluno: Gisele Lino Wandermur

MIGUEL, M. A. L.. Imunossensor óptico para a detecção rápida de microrganismos em água. 2013 - UFRJ.

Aluno: Manoela Pessanha da Penha

MIGUEL, M. A. L.. Obtenção e encapsulamento de aroma de côco produzido por Thrichodermaharzianum em fermentação no estado sólido utilizando bagaço de cana-de-açúcar como suporte. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Albuquerque Cavalcanti de Albuquerque

MIGUEL, M. A. L.. Produção de suco de cupuaçú fermentado com características probióticas. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos-Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: juliana de castro beltrao da costa

MIGUEL, M. A. L.. Avaliação do perfil de susceptibilidade a antimicrobianos e presença dos genes mecA e qacA/B m Staphylococcus aureus isolados de queijo minas frescal. 2010. Dissertação (Mestrado em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana Justo Beserra

MIGUEL, M. A. L.. Comportamento de Escherichia coli produtora de toxina shiga do sorotipo o113:H21 frente À atividade de água, pH, tempo e temperatura em condições que simulam produtos lácteos. 2010. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana Justo Beserra

MIGUEL, M. A. L.. Comportamento de Escherichia coli produtora de toxina shiga do sorotipo 0113:21 frente `a atividade de água, pH, tempo e temperatura em condições que simulam produtos lácteos. 2010. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paula Gomes dos Santos

GUARALDI, A. L. M.; Bello, A.R;MIGUEL, M. A. L.. Papel dos flagelos polar e lateral em cepas de Aeromonas caviae na formação de biofilme e aderência celular. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla de Oliveira Rosas

MIGUEL, M. A. L.. Produção de materiais de referência para ensaios de procifiência em Microbiologia de Alimentos. 2009. Dissertação (Mestrado em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sarah de Miranda Faria

MIGUEL, M. A. L.. Qualidade Microbiológica de Fitoterapicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Vigilância Sanitária) - One Cursos - Treinamento e Desenvolvimento.

Aluno: Míria Tenório da Silva

MIGUEL, M. A. L.. Avaliação da eficiência de um esterilizador ultravioleta para água. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Claudia Novo Leal Rodrigues

MIGUEL, M. A. L.; PIERUCCI, A. P. T. R.; Leite, A. M. O.; OLIVEIRA, E. F.; FINOTELLI, P. V.; PEREIRA, A. F. M.. Desenvolvimento e caracterização de um novo produto alimentício com potencial probiótico a partir do microencapsulamento de kefir po0r spray drying. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paola Daianne da Silva Maia

MIGUEL, M. A. L.; PIERUCCI, A. P. T. R.; PEREIRA, A. F. M.; OLIVEIRA, E. F.. Desenvolvimento de um produto a base de cerveja artesanal tipo pale ale por microencapsulamento pelo método de spray drying: análise dos compostos nutricionais, bioativos, funcionalidade e aspectos sensoriais. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Giselle Duarte de Oliveira

MIGUEL, M. A. L.; PEREIRA, A. F. M.; PIERUCCI, A. P. T. R.;LEITE, S. G. F.. Desenvolvimento de produto funcional fermentado de soja, contendo café, probióticos e casca de soja.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Domingos Marcelus Carias Rodrigues

MIGUEL, MARCO ANTÔNIO LEMOSWerneck, M.. Imunossenssor optoeletrônico para detecção de contaminação microbiológica da água. 2017.

Aluno: Roberta Fontanive Miyahira

MIGUEL, M. A. L.. Estudo de marcadores fenotípicos e genotípicos de virulência e resistência aos antimicrobianos em enterobactérias e Staphylococcus spp isolados de equipamentos da cozinha de um hospital universitário no município do Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em Microbiologia Médica Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela Betzler Cardoso Gomes

MIGUEL, MARCO ANTÔNIO LEMOS; FRACALLANZA, S. E. L.; FRANCO, R. M.; VIEIRA, V. V.. Infecções vaginais em gestantes: associações com prematuridade e o uso de probióticos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Claudia Novo Leal Rodrigues

PIERUCCI, A. P. T. R.;MIGUEL, M. A. L.; PEREIRA, A. F. M.. Desenvolvimento de suplemento alimentar a partir do microencapsulamento de kefir por spray drying. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Lúcia Mendes Lopes

MIGUEL, M. A. L.. Inter-relação microbioma humano e dieta. 2013 - Instituto de Nutrição Josué de Castro - UFRJ.

Aluno: Maria Lúcia Mendes Lopes

MIGUEL, M. A. L.; MESQUITA, V. L. V.; PEREIRA, A. F. M.. Efeito de diferentes métodos de extração e do processamento por alta pressão hidrostática sobre a capacidade antioxidante e o teor de compostos bioativos de uva (Vitis labrusca). 2012 - Instituto de Nutrição Josué de Castro - UFRJ.

Aluno: Roberta Fontanive Miyahira

MIGUEL, M. A. L.. Estudo de marcadores fenotípicos e genotípicos de virulência e resistência aos antimicrobianos em enterobactérias e Staphylococcus spp isolados de equipamentos da cozinha de um hospital universitário no município do Rio de Janeiro. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Microbiologia Médica Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Camila Cacci

MIGUEL, M. A. L.. Aspectos da epidemiologia molecular da resistencia aos antimicrobianos em amostras de Pseudomonas aeruginosas encontradas no meio ambiente. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Camila Cacci

MIGUEL, M. A. L.. Aspectos da epidemiologia molecular da resistência aos antimicrobianos em amostras de Pseudomonas aeruginosa encontradas no meio ambiente. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doenças Infecciosas e Parasitárias) - Faculdade de Medicina da UFRJ.

Aluno: Rafaela Nascimento Lopes

MIGUEL, M. A. L.. Desenvolvimento de um biossensor para a detecção de bactérias redutoras de sulfato (BRS) em água proveniente de reservatório de petróleo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Martins Campos Araújo

MIGUEL, M. A. L.. Detecção de Listeria spp atraves da tecnica de maldi tof MS em material clínico e alimentos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Iris Batista Leite

MIGUEL, M. A. L.. Efeito da digestão in vitro e fermentação ex vivo com probióticos bioativos de um suco misto de maracujá, maçã e mel. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Luisa Sales

MIGUEL, M. A. L.; PEREIRA, A. F. M.; PEDROSA C.;LEITE, S. G. F.. Investigação do efeito de extratos de café (Coffea arabica e Coffea canephora), seus subprodutos da indústria e compostos bioativos sobre a multiplicacção de bactérias láticas da microbiota intestinal. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Fernanda Teixeira Areal

MIGUEL, M. A. L.. Bacteriorinas de bactérias ácido láticas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional) - Escola Técnica Federal de Química.

Aluno: Maria Fernanda Teixeira Area

MIGUEL, M. A. L.. Bacteriocinas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Alimear) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Arlene da Silva Rodrigues

MIGUEL, M. A. L.. Tipificação de Mycobacterium avium isolados de pacientes co-infectados pelo HIV utilizando como marcador o micosídio C (glicopeptidiolipidio). 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu - Especializaçã) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Iva Paula Freitas dos Santos

MIGUEL, M. A. L.. Desenvolvimento de água de coco resfriada adicionada de bactérias probióticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Iva Paula Freitas dos Santos

MIGUEL, M. A. L.. Desenvolvimento de água de coco resfriada adicionada de bactérias probióticas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Miceli de Farias

MIGUEL, M. A. L.. Estudo da efetividade de estafilococcinas na biopreservação de queijo minas frescal com teor reduzido de sódio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isadora Rodrigues da Silva

MIGUEL, M. A. L.. Verificação da acurácia da reação em cadeia da polimerase para detectar marcadores de contaminação fecal associados a humanos e animais. 2014 - UFRJ.

Aluno: Isabel Lemos Vieira Dias da Silva

MIGUEL, M. A. L.. Identificação e perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos de bacilos gram-negativos produtores de carbapenemases do tipo KPC isolados de águas costeiras na cidade do Rio de Janeiro. 2014 - UFRJ.

Aluno: Camila Coutinho Barreto

MIGUEL, M. A. L.. Aplicação de biomarcadores moleculares hospedeiro-específicos para a detecção de contaminação fecal em águas da Lagoa Rodrigo de Freitas e seus afluentes. 2014 - UFRJ.

Aluno: Caroline de Souza Almeida de Avellar

MIGUEL, M. A. L.. Perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos em bactérias gram-negativas isoladas de tilápias produzidas por aquicultura na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. 2014 - UFRJ.

Aluno: Tamara Azevedo Shueler

MIGUEL, MARCO. Avaliação de rejeitos industriais na biossíntese de carotenóides. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabel Lemos Vieira Dias da Silva

MIGUEL, M. A. L.. Perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos em bacilos gram-negativos isolados em amostras de água de praias da cidade do Rio de Janeiro. 2013 - UFRJ.

Aluno: Tamara Azevedo Schueler

MIGUEL, M. A. L.. Aplicação de rejeitos industriais na biossíntese de carotenoides por Rhodotorula mucilaginosa EQTT1. 2013 - UFRJ.

Aluno: Rebeca Medeiros de Oliveira

MIGUEL, M. A. L.. Pesticidas organoclorados e bifenilas policloradas em leite de vaca de diferentes regiões do Brasil. 2013 - UFRJ.

Aluno: Andressa Liberal Santos

MIGUEL, M. A. L.. Avaliação e quantificação microbiológica em superfícies imuno imobilizadas. 2013 - UFRJ.

Aluno: Camila Coutinho Barreto

MIGUEL, M. A. L.. Aplicação de bioindicadores moleculares hospedeiro-específicos para a detecção de contaminação fecal em águas da lagoa Rodrigo de Freitas e seus afluentes. 2013 - UFRJ.

Aluno: Yutaka Carvalho Gomes Fukamoto

MIGUEL, M. A. L.. Isolamento e identificação de fungos termorresistentes em néctares de uva. 2012 - UFRJ.

Aluno: Pâmela Rodrigues do Carmo

MIGUEL, M. A. L.. Identificação e resistência aos antimicrobianos de amostras de Pseudomonas aeruginosa obtidas de pacientes e fontes ambientais. 2012 - UFRJ.

Aluno: Camilla Pires de Souza

MIGUEL, M. A. L.. Diagnóstico da qualidade microbiológica de queijo minas frescal com ênfase em Staphylococcus spp. e suas enterotoxinas. 2012 - UFRJ.

Aluno: FABIO LOPES

MIGUEL, M. A. L.. Desenvolvimento de novo sabor de iogurte probiótico, com base em análise sensorial, centesimal e microbiológica. 2011 - UFRJ.

Aluno: Flávia Leal Assumpção

MIGUEL, M. A. L.. Aprimoramento da expressão dos polissacarídeos antigênicos das cepas que compõem o reativo R6 do SLIDEX Meningite Kit 5. 2011 - UFRJ.

Aluno: Carlos Eduardo Conceição de Souza

MIGUEL, M. A. L.. Desenvolvimento de um meio de cultura cromogênico-fluorogênico para a detecção de microrganismos indicadores de contaminação fecal em água. 2011 - UFRJ.

Aluno: Thyago Martins Costa Barreiros Pereira

MIGUEL, M. A. L.. O Controle de Qualidade Microbiológico na sala de produção de uma Indústria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaís Abrantes Rodrigues

MIGUEL, M. A. L.. DESENVOLVIMENTO DE BIOPROCESSO PARA A PRODUÇÃO DE CORANTES A PARTIR DE REJEITO INDUSTRIAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camylle Guimarães Scheliga

MIGUEL, M. A. L.. desenvolvimento de dispositivo biossensor enzimático para detecção rápida de coliformes termotolerantes e totais em água. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Albuquerque Cavalcanti Albuquerque

Marcela Albuquerque Cavalcanti Albuquerque;MIGUEL, M. A. L.. Isolamento, identificação e perfil de susceptibilidade de Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli isoladas a partir de alfaces (lactuca sativa) comercializadas no estado do Rio ed Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcus Vinicius Magalhães de Almeida

MIGUEL, M. A. L.. Sobrevivência de Escherichia coli produtora ed toxina shiga (stec) em queijo minas frescal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Fernanda Teixeira Areal

MIGUEL, M. A. L.. Diversidade genética de Streptococcus agalactiae sorotipo V. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gizeli da Costa Faria

MIGUEL, M. A. L.. Pesquisa de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas e coliformes na água mineral natural comercializada na cidade do rio de janeiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Rubens Clayton da Silva Dias

MIGUEL, M. A. L.. Caracterização Fenotípica, aspectos da Resistência a antimicrobianos e diversidade genotípica em enterobacterias isoladas em um hospital universitario do rio de janeiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gisele Bastos Alberto

MIGUEL, M. A. L.. Fagos e profagos de lactobacilos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcus Rodrigues Monnerat

MIGUEL, M. A. L.. Caracterização de bacteriocinas produzidas por bactérias ácido láticas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiano Murga da Silva

MIGUEL, M. A. L.. caracterização molecular de plasmídio de resistência ao cotrimoxazol e detecção de bacteriofagos em Aseromonas hydrophila. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: KARLA RODRIGUES MIRANDA

MIGUEL, M. A. L.. Susceptibilidade a antimicrobianos em Streptococcus pyogenes. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia de Macedo Anjos

MIGUEL, M. A. L.. Qualidade microbiológica e estudo da microbiota da água mineral natural comercializada no Rio de Janeiro. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Marcelo Marques Carrasco

MIGUEL, M. A. L.. Estudo da produção, características biológicas e aplicação de uma bacteriocina produzida por ENterococcus faecium amostra E86. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone da Silva Campos

MIGUEL, M. A. L.. Leveduras isoladas de leite humano (colostro). 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MIGUEL, M. A. L.. Estudo da enterotoxigenicidade de Staphylococcus aures isolados de a partir de frutas e hortaliças. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Paula Gonçalves Pacheco

MIGUEL, M. A. L.. ocorrência de Campylobacter coli em carcaças de frango e fezes suinas. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Angela Peres Palu

MIGUEL, M. A. L.. Aspectoa higiênico-sanitarios de frutas e hortaliças comercializadas em dois restaurantes da cidade universitária da universidade federal do rio de janeiro. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, E. F.;MIGUEL, MARCO ANTÔNIO LEMOS; DELIZA, R.; FEIJO, M. B. D. S.; KOBLITZ, M. G. B.. Comissão juladora do concurso público de provas de títulos para provimento de vaga de professor Adjunto A 40h DE. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MIGUEL, MARCO ANTÔNIO LEMOS; ESPER, L. M. R.; GOMES, A. S. G.; MIYAHIRA, R. F.; GONZALEZ, A. G. M.. Comissão Examinadora do concurso público de provas e títulos para a carreira do magistério superior (Dou no 162 de 23/08/2017 - Microbiologia de Alimentos e Gestão de Qualidade - Depto Bromatologia Fac Farmacia UFF. 2017. Universidade Federal Fluminense.

MIGUEL, M. A. L.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DEVAGAS EM CARGOS DENÍVEIS SUPERIOR,INTERMEDIÁRIO EAUXILIAR EDITALN.1 ? CTEx,DE11 DENOVEMBRO DE2009. 2010. Ministério do Exército.

MIGUEL, M. A. L.. Concurso público para professor de Microbiologia - classe: Assistente. 2009. Universidade Federal Fluminense - PUNF.

MIGUEL, M. A. L.. concurso público para professor classe: Adjunto. 2009. Universidade Federal Fluminense.

OLIVEIRA, E. F.; DOMINGUES, E. M. C. P.;MIGUEL, M. A. L.. Progressão Funcional da classe C de Professor Adjunto nivel III para Adjunto nível iV de MAriana Costa Monteiro. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MIGUEL, M. A. L.. Comissão de avaliação de estagio probatório de Tatiana Silveira Feijó. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MIGUEL, M. A. L.; OLIVEIRA, E. F.; PEREIRA, R. A.. Avaliação de estágio probatório de Tais de Souza Lopes. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MIGUEL, M. A. L.. Avaliação in vitro da atividade antimicrobiana de cultivares de soja amarela germinada. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MIGUEL, M. A. L.. Avaliador dos trabalhos da 19a Uerj sem muros (Semana de Iniciação Científica). 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Auxiliadora Roque de Carvalho

NOLETO, A. L. S.;CARVALHO, M. A. R.NICOLI, Jacques Robert. Estudo de bactérias ácido-láticas, Staphylococcus aureus e Enterococcus spp. isolados de alimentos. 1993. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Sérgio Eduardo Longo Fracalanzza

FRACALANZZA, Sergio Eduardo Longo. Isolamento, seleção e estudo da aplicabilidade de estirpes de bactérias ácido láticas como protetoras em alimentos.. 2008. Tese (Doutorado em Ciências de Alimentos) - Instituto de Química da UFRJ.

Celuta Sales Alviano

ALVIANO, C. S.. Programa de Ciência de Alimentos. 2005 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Selma Soares de Oliveira

OLIVEIRA, S. S.; Fracalanzza, S.E.L.. Estudo da Enterocina E86. 2008. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jacques Robert Nicoli

MIGUEL, M. A. L.;NICOLI, J. R.. Estudo da bactérias ácido-lácticas, Staphylococcus aureus e Enterococcus soo. isoladas de alimentos. 1993. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Cristina Vicente

Uso do ácido peracético como biocida em tratamento de ágfua de torre de resfriamento; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Amanda Sales

Avaliação do efeito modulador de extratos aquosos de café verde, de subprodutos, e principais compostos bioativos sobre a microbiota intestinal humana; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Felipe Miceli de Farias

Enterocina TW21: da estrutura à aplicação; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Enrico Souza Nogueira

Avaliação da Atividade da planta Chrysopogon zizanioides na inativação de lixiviado de resíduos sólidos; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prefeitura municipal do Rio de Janeiro - Comlurb; (Orientador);

Felipe Miceli de Farias

CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA E MOLECULAR DA BLIS (bacteriocin-like inhibitory substance) E86 PRODUZIDA PELA ESTIRPE Enterococcus faecium E86; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de pós Graduação em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Renata Tomoe Mitsuya

Tratamento de Águas de Resfriamento com Ácido Peracético; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Ana Cristina Vicente

USO DE ÁCIDO PERACÉTICO COMO BIOCIDA EM TRATAMENTO DE ÁGUA DE TORRE DE RESFRIAMENTO; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Amanda Luisa Sales

Efeito de extrato aquoso e compostos bioativos do café (Coffea arabica) sobre a multiplicação de bactérias probióticas; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Priscila Paula Duboc

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA SUPERFÍCIE DE EMBALAGENS DE BEBIDAS QUE ENTRAM EM CONTATO COM A BOCA NO MOMENTO DO CONSUMO; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos-Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

marcela albuquerque cavalcante de albuquerque

Produção de sucoi de fruta probiótico; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Manuela de Sá Pereira Colaço Dias

Manuela de Sá Pereira Colaço Dias; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos-Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Andrea Bittencourt de Santana Teixeira

Viabilidade de microrganismos em sucos de frutas; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos-Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Maria Fernanda Teixeira Areal

Aplicabilidade de bactérias láticas bacteriocinogênicas na produção e conservação de queijo minas; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos-Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Maria Claudia Novo Leal Rodrigues

Desenvolvimento e caracterização de um novo produto alimentício com potencial probiótico a partir do microencapsulamento de kefir po0r spray drying; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Paola Daianne da Silva Maia

Desenvolvimento de um produto a base de cerveja artesanal tipo pale ale por microencapsulamento pelo método de spray drying: análise dos compostos nutricionais, bioativos, funcionalidade e aspectos sensoriais; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Giselle Duarte de Oliveira

Desenvolvimento de produto funcional fermentado de soja, contendo café, probióticos e casca de soja; ; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Aline Gomes de Mello de Oliveira

AVALIAÇÃO DO RISCO NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES COLETIVAS: ESTUDO EM UM RESTAURANTE PÚBLICO POPULAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2014; Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Juliana Furtado Dias

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA PROBIÓTICA A BASE DE UVA UTILIZANDO RESÍDUO DA INDÚSTRIA VINÍCOLA; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos / Instituto de Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Bianca Ramalho Quintaes

ESTUDO BACTERIOLÓGICO EM ATERRO EXPERIMENTAL: AVALIAÇÃO DA CODISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES E DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇO DE SAÚDE; 2014; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Carlos Augusto Machado da Costa e Silva

Avaliação comparativa dos potenciais poluidores e lixiviados de resíduos dsólidos domiciliares e de resíduos de sólidos de serviços de saúde dispostos em células experimentais; 2013; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Renata Rangel Guimarães

Produto alimentício à base de surimi adicionado de probióticos,; 2012; Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos-Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Analy Machado de Oliveira Leite

Análise microbiana do kefir: potencial probiótico das estirpes isoladas; 2012; Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Juliana Furtado Dias

ELABORAÇÃO DE BEBIDA FERMENTADA A BASE DE UVA E DO RESÍDUO DA VITIVINICULTURA; 2010; Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos-Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Lidiane Gomes de Oliveira

Disseminação de Bactérias Resistentes do Ambiente Hospitalar para a comunidade; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Fundação Educacional Duque de Caxias; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Célia Martins de Freitas

:; Infecção Hospitalar causada por S; aureus resistentes à meticilina (MRSA); ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Fundação Educacional Duque de Caxias; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Alessandra do Espírito Santo

Qualidade da Água para Consumo distribuída no Município de Duque de Caxias; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Fundação Educacional Duque de Caxias; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Rosane da Silva Marques

Vegetais como veículos de transmissão de doenças alimentares: Uma visão ecológica e diagnóstica do problema; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Fundação Educacional Duque de Caxias; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Elisabete Santos Senra

Contaminação do Leite: Física, Química e Bacteriológica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Fundação Educacional Duque de Caxias; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Lilian Maria de Souza Ribeiro

Salmonella: Taxonomia, Fisiologia, Ecologia, Detecção e Prevenção; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tópicos em Bacteriologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Rúbia Perrote de Souza

:; Qualidade Bacteriológica da Água de Poços Residenciais da Periferia de Duque de Caxias; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Fundação Educacional Duque de Caxias; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Antonio de Pádua de Queiroz Cordeiro

Inativação Bacteriana Aplicada ao Processamento de Alimentos: Uma Introdução aos Processos Não-Termais de Preservação de Alimentos; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Tópicos em de bacteriol) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Cláudio Paiva

Aspectos Microbioloógicos de bebidas carbonatadas; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Controle e Grarantia da Qualidad) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Marcia de barros Bruno

Estratégias aplicáveis na captação e treinamento de manipuladores de alimentos em unidades de alimentação e nutrição; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Controle e Garantia da Qualidade) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Vanessa Hervé Quaranta Cabral

Estudo da metodologia de controle de qualidade aplicada em um retaurante comercial , baseado no sistema APPCC; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Controle e Garantia da Qualidade) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Aline Pinheiro Borges

Efeito de atmosferas modificadas na preservação de Mariscos envasados; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Controle e Garantia da Qualidade) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Tatiana Abrantes Bellmemnas

Aspectos microbiológicos do leite e alimentos lácteos; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Controle e Garantia da Qualidade) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Tânia Ticom

Aspectos Microbiologicos da água mineral; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Fundação Educacional Duque de Caxias; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Agnes Maria Cupertino Fernandes Araujo

CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS E PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO DE ALFACE CRESPA (Lactuca sativa var; crispa) CONSUMIDA EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Paula Soares de Moura Rezende

Produção de queijo minas frescal com culturas probióticas isoladas do kefir; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Mariana Vilas Boas Pereira

VALIDAçãO DO PROCESSO DE HIGIENIZAçãO DO PROCESSADOR DE ALIMENTOS UTILIZADO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAçãO E NUTRIçãO,; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Clareana Sales Martins

Seleção de leveduras ambientais com potencial cervejeiro isoladas no estado do Rio de Janeiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Thayane da Encarnação Sá Guimarães

PRODUÇÃO DE QUEIJO MINAS FRESCAL PROBIÓTICO: USO DE CULTURAS ADJUNTAS NA INIBIÇÃO DE Escherichia coli; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Mariana da Silveira de Jesus Oliveira

Desenvolvimento de um queijo cremoso temperado com potencial probiótico a partir do leite fermentado pelos grãos de kefirdo kefir; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Aba Beatriz Teixeira Frederico

Aspectos microbiologicos da higienização de vegetais crus prontos para consumo servidos em um restaurante do município do rio de janeiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Jacqueline Lapa da Costa e Silva

CONTROLE DE QUALIDADE E CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE SUCO DE JABUTICABA (Myrciaria jaboticaba) OBTIDO POR ARRASTE A VAPOR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Microbiologia e Imunologia) - UFRJ; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Heloisa Faleiros de Carvalho

AVALIAÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO DE Bacillus cereus, ATCC 14579, EM ARROZ ACIDIFICADO PARA A CULINÁRIA ORIENTAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Microbiologia e Imunologia) - UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Henrique Pereira Maciel

Isolamento, caracterização e aplicação de microrganismos isolados de alimentos na formulação de alimentos funcionais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Andressa Liberal Santos

AVALIAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM SUPERFÍCIES IMUNO IMOBILIZADAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Maximiliano Dias da Silva de Moraes

Aspectos Microbiológicos de Vegetais Minimamente Processados comercializados no Município do Rio de Janeiro, RJ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Daniela Betzler Cardoso Gomes

Condições Higiênico-sanitárias de um Restaurante Popular do Município do Rio de Janeiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Priscila Paula Duboc

ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS DE EMBALAGENS DE DOCE DE LEITE COMERCIALIZADO EM SACHÊS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Gabriel Gomes da Silva

Produção de suco de fruta de graviolal probiótico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Gizeli da Costa Faria

PESQUISA DE BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS AERÓBIAS MESÓFILAS E COLIFORMES NA ÁGUA MINERAL NATURAL COMERCIALIZADA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Patrícia Macedo Anjos

Qualidade Microbiológica da Água Mineral Natural engarrafada e comercializada na cidade do Rio de Janeiro; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Marcus Rodrigues Monnerat

Isolamento, seleção e caracterização de bactérias ácido-láticas produtoras de bacteriocina; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Marcelo Marques carrasco

Estudo da produção, características biológicas e aplicação de uma bacteriocina produzida por Enterococcus faecium amostra E86; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Angela Peres Palu

Aspectos higiênico sanitários de hortaliças e frutas comercializadas em dois restaurantes da cidade universitária da UFRJ; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Samara Braga do Nascimento

Detecção da produção e susbstâncias antimicrobianas em staphylococcus sp e caracterização da aureocina 146L; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Luiz Eduardo Leocorny Ferreira

Desenvolvimento de novos fermentos para a produção de cervejas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Tayna Rosa

Qualidade microbiológica de refeições servidas em um restaurante universitário da UFRJ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Marcela Albuquerque Cavalcanti de Albuquerque

Isolamento, identificação e perfil de susceptibilidade de Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli isoladas a partir de alfaces (Lactuva sativa) comercializados no estado do Rio de Janeiro; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Nathália Corrêa Chagas de Souza

DETECÇÃO DE ESCHERICHIA COLI EM ÁGUA UTILIZANDO BIOSENSOR DE FIBRA ÓPTICA PLÁSTICA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, FUNDAÇÃO COPPETEC; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Carolina Beres

Desenvolvimento de um biosensor para detecção de bactérias; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, FUNDAÇÃO COPPETEC; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Felipe Peres Oliveira

Qualidade Microbiológica de sucos de frutas IN NATURA comercializados no Rio de Janeiro; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Microbiolgia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Ariane Ribeiro Amorim

ESTAGIO SUPERVIOSIONADO DE GRADUAÇÃO (VETERINÁRIS); 2009; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinaria) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Carlos de Oliveira Tórtora

Estudos sobre meios de cultura para o isolamento de Clostridium perfringens; 1989; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Gama Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos de Oliveira Tórtora;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SALES, AMANDA LUÍSA ; DEPAULA, JULIANA ; MELLINGER SILVA, CAROLINE ; CRUZ, ADRIANO ; Lemos Miguel, Marco Antônio ; FARAH, ADRIANA . Effects of regular and decaffeinated roasted coffee ( Coffea arabica and Coffea canephora ) extracts and bioactive compounds on in vitro probiotic bacterial growth. Food & Function , v. 11, p. 1410-1424, 2020.

  • OLIVEIRA, A. G. M. ; LEITE, S. G. F. ; COLARES, L. G. T. ; MIGUEL, MARCO ANTÔNIO LEMOS . Condições higiênico-sanitárias e perfil da comunidade microbiana de utensílios e mesas higienizadas de um serviço de alimentação localizado no Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Food and Technology , v. 22, p. e2018097, 2019.

  • PINTO, G.D.A. ; CASTRO, I.M. ; MIGUEL, M.A.L. ; KOBLITZ, M.G.B. . Lactic acid bacteria - Promising technology for organophosphate degradation in food: A pilot study. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 1, p. 1-7, 2019.

  • MICELI DE FARIAS, FELIPE ; SILVA FRANCISCO, MÁRCIA ; NASCIMENTO DE SOUSA SANTOS, ILANA ; SALUSTIANO MARQUES-BASTOS, SELDA LOASE ; Lemos Miguel, Marco Antônio ; MATTOS ALBANO, RODOLPHO ; DE FREIRE BASTOS, MARIA DO CARMO . Draft genome sequence of Enterococcus faecium E86, a strain producing broad-spectrum antimicrobial peptides: Description of a novel bacteriocin immunity protein and a novel sequence type. Journal of Global Antimicrobial Resistance , v. 17, p. 195-197, 2019.

  • DIAS, JULIANA FURTADO ; SIMBRAS, BEATRIZ DUARTE ; BERES, CAROLINA ; DOS SANTOS, KARINA OLBRICH ; CABRAL, LOURDES MARIA CORREA ; MIGUEL, MARCO ANTÔNIO LEMOS . Acid Lactic Bacteria as a Bio-Preservant for Grape Pomace Beverage. Frontiers in Sustainable Food Systems , v. 2, p. sufs.2018.00058-8, 2018.

  • RUBIAO, C. A. ; FRANCO, R. M. ; MESQUITA, E. F. M. ; MIGUEL, M. A. L. ; CABRAL, C. C. ; FONSECA, A. B. M. . Enterococcus spp. Resistant to Multiple Antimicrobial Drugs and Determination of Fecal Contamination Levels in Mangrove Oysters (Crassostrea rhizophorae). BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY (ONLINE) , v. 60, p. 1-9, 2017.

  • INADA, KIM OHANNA PIMENTA ; DUARTE, PAULA ANDRÉS ; LAPA, JACQUELINE ; MIGUEL, MARCO ANTÔNIO LEMOS ; MONTEIRO, MARIANA . Jabuticaba (Myrciaria jaboticaba) juice obtained by steam-extraction: phenolic compound profile, antioxidant capacity, microbiological stability, and sensory acceptability. JOURNAL OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY-MYSORE , v. 55, p. 52-61, 2017.

  • MENDES LOPES, MARIA LUCIA ; MIGUEL, MARCO ANTONIO LEMOS ; FIALHO, ELIANE ; VALENTE-MESQUITA, VERA LUCIA . Grape juice obtained using steam extraction and other small-scale extraction methods: phenolic content, antioxidant capacity and stability during storage. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 51, p. 1696-1702, 2016.

  • Leite, A. M. O. ; PASCHOALIN, V. M. F. ; MIGUEL, M. A. L. ; PEIXOTO, R. S. ; RUAS-MADIEDO, P. ; B. Mayo, S. Delgado . Probiotic potential of selected lactic acid bacteria strains isolated from Brazilian kefir grains. Journal of Dairy Science , v. 1, p. on line, 2015.

  • GUIMARAES, R. R. ; VENDRAMINI, A. L. A. ; SANTOS, Antônio Carlos dos ; LEITE, S. G. F. ; MIGUEL, M. A. L. . Development of probiotic beads similar to fish eggs. Journal of Functional Foods , v. 5, p. 968-973, 2013.

  • Leite, A. M. O. ; LEITE, D. ; AGUILA, E. ; ALVARES, T. ; PEIXOTO, R. S. ; MIGUEL, M. A. L. ; SILVA, J. T. ; PASCHOALIN, V. M. F. . Microbiological and chemical characteristics of Brazilian kefir during fermentation and storage processes. Journal of Dairy Science , v. 96, p. 4149-4159, 2013.

  • WANDEMUR, GISELE ; RODRIGUES, DOMINGOS ; ALLIL, REGINA ; QUEIROZ, VANESSA ; PEIXOTO, RAQUEL ; WERNECK, MARCELO ; MIGUEL, MARCO . Plastic Optical Fiber-Based Biosensor Platform for Rapid Cell Detection. Biosensors & Bioelectronics , v. 54, p. 661-666, 2013.

  • Leite, A. M. O. ; MIGUEL, M. A. L. ; PEIXOTO, R. S. ; ROSADO, A. S. ; SILVA, J. T. ; PASCHOALIN, V. M. F. . Microbiological, technological and therapeutic properties of kefir: a natural probiotic beverage.. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso) , v. 44, p. 341-349, 2013.

  • BELLEI, B. C. ; MIGUEL, M. A. L. ; DELAGUILA, E.M. ; SILVA,J.T. ; PASCHOALIN, V. M. F. . Purification of a bacteriocin produced by Enterococcus faecium and its effectiveness for preservation of fresh-cut lettuce. Journal of Microbiology and Antimicrobials , v. 3, p. 119-125, 2011.

  • COSTA E SILVA, C. A. M. ; CAMPOS, J. C. ; Ferreira, J. A. ; MIGUEL, M. A. L. ; QUINTAES, B. M. . Caracterização microbiológica de lixiviados gerados por resíduos sólidos domiciliares e de serviços de saúde da cidade do Rio de Janeiro. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 16, p. 127-132, 2011.

  • BERES, C. ; Nazaré, F. V. B. ; SOUZA, N. C. C. ; MIGUEL, M. A. L. ; Werneck, M. . Tapered plastic optical fiber-based biosensor Tests and application. Biosensors & Bioelectronics , v. 30, p. 328-332, 2011.

  • MARTINS, ; MIGUEL, M. A. L. ; CARDOSO, F. L. L. ; NOUER, S. A. ; MAGALHAES, A. C. G. ; RABELLO, R. F. ; Riley, L. W. ; MOREIRA, B. M. . A cluster of Listeria monocytogenes infections in hospitalized adults. American Journal of Infection Control , v. 00, p. 000-0, 2010.

  • PERES, F. E. A. S. ; TEIXEIRA, L. A. C. ; YOKOYAMA, L. ; CAMPOS, J. C. ; MIGUEL, M. A. L. . Tratamento de águas de refrigeração com peróxido de hidrogênio. Química Nova , v. 31, p. 1851-1855, 2008.

  • MIGUEL, M. A. L. ; Dias de Castro, Ângela Cristina ; Ferreira Gomes Leite, Selma . Inhibition of Vancomycin and High-Level Aminoglycoside-Resistant Enterococci Strains and Listeria monocytogenes by Bacteriocin-Like Substance Produced by Enterococcus faecium E86. Current Microbiology , v. 57, p. 429-436, 2008.

  • SILVA, Patrícia Teixeira ; FIALHO, E. ; MIGUEL, M. A. L. ; MENDES, Maria Lúcia Lopes ; VALENTE-MESQUITA, Vera Lúcia . Estabilidade Química , Físico-Química e Microbiológica de suco de laranja cv.. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos , v. 25, p. 235-246, 2007.

  • OLIVEIRA, Juliana Carlos de ; SETTI-PERDIGÃO, Pedro ; SIQUEIRA, Karina Araújo ; SANTOS, Antônio Carlos dos ; MIGUEL, M. A. L. . Características microbiológicas do suco de laranja in natura comercializado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 26, p. 241-245, 2006.

  • ARAÚJO, Fábio Vieira ; MIGUEL, M. A. L. ; HAGLER, Allen Norton . LEVEDURAS, INCLUINDO PATÓGENOS OPORTUNISTAS ASSOCIADAS AO MEXILHÃO MYTELLA GUYANENSIS NO MANGUEZAL DE COROA GRANDE, BAÍA DE SEPETIBA, RJ.. Higiene Alimentar , v. 20, p. 92-95, 2006.

  • LAVINAS, F. C. ; Almeida, N. C. D. ; MIGUEL, M. A. L. ; LOPES, Maria Lúcia Mendes ; VALENTE-MESQUITA, Vera Lúcia . Estudo da estabilidade química e microbiológica do suco de cajú. Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 26, p. 857-883, 2006.

  • LAVINAS, F. C. ; SILVA, T. H. P. ; MIGUEL, M. A. L. ; LOPES, Maria Lúcia Mendes ; VALENTE-MESQUITA, Vera Lúcia . Alta pressão: Inativação microbiana em suco de cajú. Higiene Alimentar , v. 21, p. 272-273, 2006.

  • LAVINAS, F. C. ; SILVA, T. H. P. ; MIGUEL, M. A. L. ; LOPES, Maria Lúcia Mendes ; VALENTE-MESQUITA, Vera Lúcia . Estabilidade do Suco de Cajú Pressurizado. Higiene Alimentar , v. 21, p. 61-62, 2006.

  • PALÚ, Angela Peres ; MIGUEL, M. A. L. ; BALASSIANO, Ilana Teruzkin ; FREITAS-ALMEIDA, Angela Corrêa ; OLIVEIRA, Selma Soares de . ANTIMICROBIAL RESISTANCE IN FOOD AND CLINICAL AEROMONAS ISOLATES. Food Microbiology (Print) , v. 2005, n.in press, p. 504-509, 2005.

  • PEDROSA C. ; FRANCO, A. M. ; MIGUEL, M. A. L. ; Noronha, RL ; SARAIVA, Karina Peixoto ; SCHWENGBER, P. R. . Technological application of cowpea protein isolate (Vigna unguiculata L. Walp) as fat substitute in salty biscuits. International Journal of Food Sciences and Nutrition , v. 6, p. 44-56, 2005.

  • MAIA, P. M. R ; LAVINAS, F. C. ; PEREIRA, C.Q ; Almeida, N. C. D. ; anna, A. B. S. ; MIGUEL, M. A. L. ; LOPES, Maria Lúcia Mendes ; VALENTE-MESQUITA, Vera Lúcia . Suco de caju in natura: qualidade microbiológica em diferentes condições de estocagem. Higiene Alimentar , v. 19, p. 21-22, 2005.

  • MATOS, Ana Clarissa Santos ; MATOS, Helman Teixeira de ; MIGUEL, M. A. L. . HEPATITES A, B E C: PERFIL SOROEPIDEMIOLÓGICO CORRELACIONADO A OUTROS ACHADOS LABORATORIAIS. Newslab , são paulo - Brasil, v. 62, n.fev/março, p. 68-82, 2004.

  • MIGUEL, M. A. L. . AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE FRUTAS E HORTALIÇAS FRESCAS, SERVIDAS EM RESTAURANTES SELF-SERVICE PRIVADOS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Higiene Alimentar , v. 16, n.100, p. 67-74, 2002.

  • MIGUEL, M. A. L. . Microbiologia da água mineral engarrafada. Revista Feuduc , v. 3, n.1, p. 15-26, 2001.

  • MIGUEL, M. A. L. ; NOLETO, A. L. S. ; TEIXEIRA, L. M. . Characterization of Enterococcus strains isolated from foods. Revista Brasileira de Microbiologia, São Paulo, v. 26, n.2, p. 121-124, 1995.

  • MIGUEL, M. A. L. ; ROSADO, A. S. ; TÓRTORA, J. C. O. ; ARAÚJO, K. R. ; SEIXAS, R. R. . Staphylococcus aureus : Intoxicação alimentar de uma família do Rio de Janeiro.. Revista Brasileira de Microbiologia, São Paulo, v. 20, p. 419-420, 1989.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MIGUEL, M. A. L. . Consultor em Microbiologia do Canal de TV a cabo GNT. 2014.

MIGUEL, M. A. L. . Implantação do laboratório de Microbiologia de Alimentos do Instituto de Nutrição. 2001.

MIGUEL, M. A. L. . Parecer técnico quanto às condições higiênico sanitárias do restaurante (Privado)PRATO PRONTO localizado na Universidade federal do Rio de Janeiro. 2005.

MIGUEL, M. A. L. . Lei que proibe uso de jalecos fora de hospitais é sancionada em medidas punitivas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MIGUEL, M. A. L. . Cãmara proibe jalecos nas ruas da capital. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MIGUEL, M. A. L. . Entrevista sobre segurança alimentar - Porgrama Hoje em dia. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MIGUEL, M. A. L. . Conatminação de jalecos. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MIGUEL, M. A. L. . Difusão de microrganismos patogênicos por jalecos. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MIGUEL, M. A. L. . Difusão de microrganismos patogênicos por jalecos. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MIGUEL, M. A. L. . Difusão de microrganismos patogênicos por jalecos. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MIGUEL, M. A. L. . Difusão de microrganismos patogênicos por jalecos. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MIGUEL, M. A. L. . Difusão de microrganismos patogênicos por jalecos. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MIGUEL, M. A. L. . Curso de capacitação de manipuladores de alimentos de serviços de alimentação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIGUEL, M. A. L. . Ecologia Microbiana de Alimentos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MIGUEL, M. A. L. . Atualização em Microbiologia de Alimentos e Solução de Problemas de Contaminação na Produção de Alimentos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MIGUEL, M. A. L. . Atualização em Microbiologia de Alimentos e Solução de Problemas de Contaminação na Produção de Alimentos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MIGUEL, M. A. L. . Atualização em Microbiologia de Alimentos e Solução de Problemas de Contaminação na Produção de Alimentos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MIGUEL, M. A. L. ; LOPES, Maria Lúcia Mendes ; Duboc, P. P. ; LOPES, P. C. A. ; Macedo, F. R. ; Machado, S. N. . Apostila do Projeto CAPADEM - Capacitação de manipuladores de alimentos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila e material audiovisual e prático para treinamento).

LOPES, Maria Lúcia Mendes ; MIGUEL, M. A. L. . CAPADEM - Capacitação de manipuladores de alimentos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIGUEL, M. A. L. . MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Arquivo em formato digital (CD e Disquete) com curso completo de Microbiologia de Alimentos).

MIGUEL, M. A. L. . Microbiologia e Segurança de Alimentos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIGUEL, M. A. L. . Ecologia microbiana em alimentos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIGUEL, M. A. L. . Microbiota Normal Humana. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIGUEL, M. A. L. . Cultura de Bordetella pertusis e B. parapertusis. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIGUEL, M. A. L. . Microbiologia de Alimentos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIGUEL, M. A. L. . Qualidade e Segurança de Aliementos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIGUEL, M. A. L. . Biossegurança no Ambiente Hospitalar. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIGUEL, M. A. L. . Microbiota normal humana. 2002. .

MIGUEL, M. A. L. . Home page do curso de especialização em tópicos de bacteriologia CEBAC 2002. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - home page de divulgação do curso cebac 2002).

MIGUEL, M. A. L. . CURSO VIRTUAL DE MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS 3a EDIÇÃO. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Arquivo em formato digital (CD e Disquete) com curso completo de Microbiologia de Alimentos).

MIGUEL, M. A. L. . Caracterização genética de estirpes de Aeromonas sp. isoladas de hortaliças e de material clínico, resistentes a antibióticos. 2002. (Relatório de pesquisa).

MIGUEL, M. A. L. . Comportamento da Microbiota presente em mexilhões (Perna perna) processado e embalado em atmosfera modificada e mantido sob refrigeração.. 2002. (BAnca examinadora).

MIGUEL, M. A. L. . Caracterização de bacteriocinas produzidas por bactérias ácido-láticas. 2002. (Banca examinadora).

MIGUEL, M. A. L. . tipificaçàoi de Mycobacterium avium isolados de pacientes co-infectados pelo HIV utilizando como marcador o micosídio C. 2002. (banca de tefesa de trabalho de final de curso).

MIGUEL, M. A. L. . fagos e profagos de lactobacilos. 2002. (Banca de examinação de trabalho de final de curso de Bacharelado em Microbiologia).

MIGUEL, M. A. L. . Microbiota humana. 2002. (palestra para curso de Medicina).

MIGUEL, M. A. L. . Aplicação de técnicas microbiológicas para a validação do sistema APPCC. 2002. (banca examinadora de trabalho de final de curso).

MIGUEL, M. A. L. . Curso Virtual de Microbiologia de Alimentos 2.1 - Apostila digital. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Microbiologia em formato digital (disquete) oferecido aos alunos dos Cursos de Graduação e).

MIGUEL, M. A. L. . Home Page do Curso de Especialização em Tópicos de Bacteriologia Médica (CEBAC 2002). 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Home Page do Curso de Especialização em Tópicos de Bacteriologia Médica).

MIGUEL, M. A. L. . Comer maionese está livre de salmonela?. 2009.

MIGUEL, M. A. L. . Segurança na compra de alimentos. 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Uso de culturas láticas probióticas isoladas do kefir na produção de queijo Minas frescal, Descrição: O queijo Minas frescal é um queijo tradicionalmente brasileiro e amplamente consumido ao redor do país. Por ser produzido com leite pasteurizado, possuir elevado teor de umidade e ser muito manipulado durante o processo de fabricação, o queijo Minas frescal apresenta condições propícias para contaminação, sobrevivência e multiplicação de bactérias deteriorantes e patogênicas, muitas vezes apresentando qualidade abaixo do determinado pela resolução RDC No 12 da ANVISA. Diante desse cenário a introdução de bactérias ácido láticas como bioproteção se torna desejável. Este trabalho teve como objetivo a produção de queijo Minas frescal probiótico utilizando como fermento lático as estirpes Lactococcus lactis ssp. cremoris M1711B e Lactobacillus paracasei MRS59 Ambas as estirpes foram isoladas do Kefir e apresentaram, em estudos anteriores do grupo, características probióticas como resistência a bile e aderência a células intestinais. Foram produzidos cinco queijos com diferentes fermentos: fermento comercial Christian Hansen, sem inóculo de cultura lática, com Lactobacillus paracasei MRS59, com Lactococcus lactis ssp. cremoris M1711B e com ambas MRS59 e M171B. Os queijos foram analisados microbiologicamente e quanto ao pH a cada três dias durante 21 dias. Foram produzidos também queijos intencionalmente contaminados com Escherichia coli. Todos os queijos produzidos se encontraram dentro do padrão estipulado pela legislação. Os queijos produzidos com fermento lático isolado do Kefir apresentaram caracteristica probióticas com contagem acima de 109 . A estirpe Lactobacillus paracasei MRS59 se destacou na proteção contra fungos e leveduras assim como contra bactérias mesófilas e Escherichia coli.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Antônio carlos dos Santos - Integrante / FELIPE MICELI DE FARIAS - Integrante / PAULA SOARES DE MOURA REZENDE - Integrante / Camille Mars Portugal - Integrante / Thais Resende Pessanha - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Tratamento Biocida de Águas de Resfriamento, Descrição: A corrosão microbiana é umas das principais causas de altos custos com manutenção em torres de refriamento. O projeto tem como objetivo avaliar a diferentes compostos e culturas microbianas com atividade antimicrobiana que possam ser utilizadas na conservação prevenção da corrosão em torres de resfriamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Luiz Alberto Cesar Teixeira - Integrante / FABIANA DOS SANTOS BENTO - Integrante / MARGARIDA DOS SANTOS SALÚ - Integrante / Renata Tomoe Mitsuya - Integrante / Ana Cristina Vicente - Integrante.

  • 2015 - Atual

    AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE HIGIENIZAÇÃO DE VEGETAIS IN NATURA CONSUMIDOS COM CASCA FRENTE ÀS NOVAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, Descrição: O sistema alimentar é baseado em um modelo de produção intensiva que tem sido associado a graves impactos ambientais, devido ao uso excessivo de recursos naturais não renováveis, desperdício de alimentos e descarte inadequado dos resíduos sólidos. O desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis, garantindo a segurança alimentar e nutricional para todos tem se tornado um desafio mundial. A Agenda 2030 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos incentivam a adoção de práticas de comprometimento e responsabilidade sustentável. O consumo integral de alimentos é uma alternativa para a redução do desperdício e geração de resíduos. As partes não convencionais como folhas, sementes, talos, raízes e cascas dos vegetais podem fornecer preparações ricas em nutrientes. Para garantir a segurança microbiológica dos alimentos, a legislação vigente orienta os procedimentos de higienização de vegetais, que compreende as etapas de lavagem, imersão em solução clorada e enxágue. Entretanto, ao se considerar o consumo de vegetais com cascas, a presença de solo aderido à suas reentrâncias dificultam a adequada ação dos processos recomendados. Além disso, os vegetais obtidos de cultivo orgânico têm mostrado maior presença de microrganismos patogênicos quando comparados com o cultivo convencional. Desta forma, a associação de métodos químicos e físicos pode representar uma alternativa no aumento da eficiência dos processos de higienização e garantir a inocuidade das preparações. Este estudo tem como objetivo avaliar a implementação de práticas de sustentabilidade na produção de alimentos em restaurantes e domicílios, bem como definir e validar uma metodologia eficaz na higienização de vegetais in natura consumidos com casca. O estudo será dividido em três etapas: 1ª) avaliação da adoção de medidas sustentáveis em serviços de alimentação e domicílio. 2ª) análise do risco microbiológico relacionado aos vegetais de cultivo convencional e orgânico. 3ª) avaliação da combinação de métodos de higienização de vegetais com casca. Os resultados preliminares mostraram que após a higienização, 16 (66,6%) amostras de vegetais in natura (n=24) apresentaram contagens de coliformes termotolerantes acima de 102NMP/g. Destas, foi detectada a presença de Escherichia coli em oito das 24 amostras, sendo consideradas impróprias para o consumo de acordo com o padrão microbiológico. Na avaliação do efeito da solução de dicloroisocianurato de sódio utilizada em hortaliças intencionalmente contaminadas foram obtidas reduções de cerca de 1,5 log UFC/g na população de E. coli ATCC 11229 e ATCC 25992 e Salmonella Enteretidis ATCC 13076, porém a solução não exerceu efeito na viabilidade de Listeria monocytogenes ATCC 19117 e L. innocua 2, demonstrando ineficácia contra Listeria sp.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Antônio carlos dos Santos - Integrante / Aline Gomes de Mello de Oliveira - Integrante / agnes cupertino - Integrante.

  • 2014 - Atual

    SELEÇÃO DE LEVEDURAS COM POTENCIAL CERVEJEIRO, Descrição: Atualmente, o crescente comércio cervejeiro brasileiro tem passado por um aumento da disponibilidade de produtos, que diferem das características sensoriais das clássicas cervejas em um mercado dominado pelas American Light Lager. Esta explosão da cultura cervejeira pode ser evidenciada pelo aumento do número de marcas e tipos comercializados, ampla divulgação na mídia, encontros científicos, festivais e feiras cervejeiros, programas de televisão, aumento da produção caseira e a consequente valorização do produto no mercado. Estes fatores vêm refletindo na disposição dos consumidores em explorar novos produtos. Entretanto, existem fatores que limitam a expansão desse novo comércio devido ao custo alto da taxa tributária em produtos, bem como o uso de insumos como lúpulo e fermentos, que são importados. O Brasil é reconhecido pela sua rica biodiversidade. Entretanto, exceto pela produção nacional de cevada, ingredientes básicos utilizados na produção de cerveja como, lúpulo e o fermento são em sua grande maioria importados. O objetivo deste trabalho foi investigar e selecionar o potencial cervejeiro de estirpes da coleção de culturas de leveduras do Instituto de Microbiologia da UFRJ isoladas de diversos biomas foram avaliadas. Entre elas: Saccharomyces cerevisiae 52124, S. spencerorum 51609, S. cerevisiae 51927, S. não-cerevisiae 50791, S. não-cerevisiae 50816, S. pastorianus 51601, S. dairenensis 51607, S. cerevisiae 51605 e S. cerevisiae 51599 foram submetidas a testes de capacidade de fermentação dos carboidratos glicose, sacarose e maltose, e atenuação de um mosto cervejeiro e teor alcoólico aproximado produzido. Das 9 estirpes testadas, quatro delas: S. pastorianus 51601, S. dairenensis 51607, S. cerevisiae 51605 e S. cerevisiae 51599 obtiveram resultados comparáveis ao desempenho da estirpe cervejeira S. cerevisae WLP530, tanto na aptidão fermentativa dos carboidratos, quanto na velocidade de atenuação do mosto cervejeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Antônio carlos dos Santos - Integrante / JOSÉ ROBERTO ASSIS RIBEIRO - Integrante / LEOCORNY LUIZ EDUARDO FERREIRA - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Capacitação dos manipuladores de alimentos de Restaurantes Públicos Populares do Governo do Estado do Rio de Janeiro., Descrição: O número de pessoas que realizam suas refeições fora do domicílio tem aumentado nos últimos anos e com isso houve um incremento no número de serviços de alimentação. Com isso o Governo do Estado do Rio de Janeiro implantou os Restaurantes Públicos Populares que são unidades de alimentação e nutrição, destinados a um público em vulnerabilidade social e que tem por objetivo fornecer refeições em quantidade e qualidade higiênico-sanitária adequada. Estão em funcionamento dezesseis Restaurantes Públicos Populares que servem juntos, em média, 247.500 cafés da manhã e 617.500 almoços por mês, de segunda à sexta-feira. Tendo em vista o público a que se destinam estes restaurantes e o número de refeições que são servidas, diariamente, o objetivo deste projeto é capacitar os manipuladores de alimentos dos Restaurantes Públicos Populares localizados no município do Rio de Janeiro, desenvolver, validar e implantar protocolos de higienização de equipamentos e utensílios. O projeto será realizado em oito Restaurantes Públicos Populares localizados no município do Rio de Janeiro, será desenvolvida ação educativa teórico-prática a fim de transmitir conhecimento sobre manipulação higiênica dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, contaminantes e boas práticas. Espera-se com o presente projeto gerar subsídios para minimizar o risco de contaminação das preparações prontas para consumo e contribuir para melhor funcionamento dos Restaurantes Públicos Populares, reduzindo as não conformidades existentes durante o processo produtivo de refeições, que foram detectadas em um estudo prévio realizado por nossa equipe (Mello, 2009). Além de promover a saúde da população atendida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Luciléia Granhen Tavares Colares - Integrante / Aline Gomes de Mello de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Desenvolvimento de sucos de fruta probióticos, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de bebidas a base de sucos de frutas com características probióticas para a utilização por indivíduos impossibilitados de consumir produtos lácteos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Selma Soares de OLiveira - Integrante / Antônio carlos dos Santos - Integrante / Marcela Albuquerque Cavalcanti Albuquerque - Integrante / Renata Rangel Guimarães - Integrante / Analy Machado de Oliveira Leite - Integrante / Beatriz Duarte Simbras - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Caracterização físico-química e microbiológica do chorume de resíduos sólidos domiciliares e resíduos sólidos de serviço de saúde co-dispostos em aterro sanitário, Descrição: O destino final dos resíduos sólidos urbanos é um assunto controverso no que tange às alternativas tecnológicas disponíveis e aos riscos para a saúde e o meio ambiente. No que concerne aos Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde (RSS), a questão central que se coloca é sobre a periculosidade ou não deste resíduo. Embora esta seja uma questão não resolvida, os países desenvolvidos adotam uma política cautelosa e consideram tais resíduos como resíduos que exigem tratamento especial (perigosos, patogênicos, patológicos, entre outras denominações). A recomendação de incineração dos resíduos, ou de parte deles, é uma constante. No Brasil e em diversos países do terceiro mundo, da mesma forma que para os resíduos sólidos em geral, as propostas de gerenciamento para os resíduos hospitalares tem-se fundamentado em padrões do Primeiro Mundo. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo avaliar o processo de co-disposição de resíduos sólidos domiciliares (RSD) e resíduos sólidos de serviço de saúde (RSS). Para isso serão construídas células que serão preenchidas com diferentes misturas de resíduo urbano e de serviço de saúde no Aterro Metropolitano de Gramacho (RJ). As metas do projeto englobam, além da avaliação físico-química e microbiológica do chorume gerado nessas células, a avaliação da atividade inibitória microbiana e toxicidade do chorume e a comparação entre a diversidade genética dos microrganismos presentes em ambos lixiviados. Pretende-se, portanto, avaliar a eficiência do processo de co-disposição enquanto alternativa de destinação de resíduos sólidos urbanos e resíduos sólidos de serviço de saúde, com bases científicas. O projeto tem apoio da COMLURB (Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro), no que tange à equipe técnica, instalações de laboratórios, estruturas operacionais e outros dados relativos às atividades que auxiliem ao desenvolvimento do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Lídia Yokoyama - Integrante / BIANCA ramalho quintaes - Integrante / CARLOS AUGUSTO MACHADO DA - Integrante / JOÃO ALBERTO - Integrante / Ubiratan Amorim da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Efeito da alta pressão hidrostática e de diferentes métodos de conservação sobre a estabilidade microbiológica e química do suco de caju (Anacardium occidentale L.) in natura, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral avaliar o efeito da aplicação de alta pressão hidrostática e da conservação sob refrigeração e congelamento sobre a estabilidade microbiológica e química do suco de caju. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Vera Lúcia VALENTE-MESQUITA - Coordenador / Maria Lúcia Mendes LOPES - Integrante / Flávia Conde Lavinas - Integrante / BARBARA SOARES DA VEIGA - Integrante / LUCIANA DOS SANTOS GOMES - Integrante / NATALIA CORREA DE ALMEIDA - Integrante / PAULA MARTINS PEDROTE - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    ESTABILIDADE DO SUCO DE LARANJA PERA (Citrus sinensis, Osbeck) EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE PROCESSAMENTO - ASPECTOS QUÍMICOS, MICROBILÓGICOS E SENSORIAIS, Descrição: O OBJETIVO DESTE ESTUDO É AVALIAR A ESTABILIDADE QUÍMICA DO ÁCIDO ASCÓRBICO EM SUCO DE LARANJA E ESTABILIDADE SENSORIAL E MICROBIOLÓGICA DESTE SUCO, SUBMETIDO A DIFERENTES MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO PELO FRIO E DIFERENTES TRATAMENTOS TÉRMICOS, EM FUNÇÃO DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO. O SUCO DE LARANJA SERÁ EXTRAÍDO E SEPARADO EM ALÍQUOTAS. UMA PARTE DESTA AMOSTRA SERÁ ANALISADO IMEDIATAMENTE, ENQUANTO O RESTANTE SERÁ ARMAZENADO PARA POSTERIOR PROCESSAMENTO E ANÁLISE NAS CONDIÇÕES: À TEMPERATURA AMBIENTE, REFRIGERADO, CONGELADO E SUBMETIDO A DIFERENTES TRATAMENTOS TÉRMICOS. SERÃO TAMBÉM ANALISADOS SUCOS IN NATURA E INDUSTRIALIZADO, COMERCIALIZADOS NO RIO DE JANEIRO, SUBMETIDOS ÀS MESMAS CONDIÇÕES ANTERIORES. OS TEORES DE ÁCIDO ASCÓRBICO SERÃO DETERMINADOS POR MÉTODO TITULOMÉTRICO. O SUCO, FRESCO E SUBMETIDO AOS TRATAMENTOS A QUENTE E A FRIO, SERÁ SUBMETIDO À ANÁLISE SENSORIAL, NA QUAL SERÃO AVALIADOS OS ATRIBUTOS DOÇURA, AMARGO INICIAL, ADSTRINGÊNCIA E ACIDEZ. ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS PARA CONTAGEM TOTAL DE MESÓFILOS AERÓBIOS, DETERMINAÇÃO DO NÚMERO MAIS PROVÁVEL DE COLIFORMES, PESQUISA DE SALMONELLA, CONTAGEM DE BOLORES E LEVEDURAS E CONTAGEM DE BACTÉRIAS ÁCIDO LÁTICAS, SERÃO REALIZADAS NO SUCO FRESCO E ARMAZENADO A FRIO. OS DADOS DA PERDA DE VITAMINA C E DA ANÁLISE SENSORIAL SERÃO SUBMENTIDOS À ANÁLISE DE VARIÂNCIA, SENDO AS MÉDIAS COMPARADAS PELO TESTE DE TUKEY A 5% DE SIGNIFICÂNCIA. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Vera Lúcia VALENTE-MESQUITA - Integrante / Maria Lúcia Mendes LOPES - Integrante / PATRICIA TEIXEIRA DA SILVA - Integrante.

  • 2000 - Atual

    ECOLOGIA E FISIOLOGIA DE MICRORGANISMOS EM ÁGUA E ALIMENTOS, Descrição: O estudo envolve a análise da qualidade microbiológica de água e alimentos, além da análise das relações envolvidas entre os grupos microbianos presentes, incluindo patógenos, deterioradores e bioprocessadores. Nestas relações este estudo baseia-se proncipalmente na detecção de atividade antimicrobiana associadas a produção de substâncias antagônicas como bacteriocinas e ácidos orgânicos, que possam apresentar alguma aplicação na indústria. Os aspectos fisiológicos dos microrganismos envolve principalmente a pesquisa de fatores de agressão e marcadores de resistência aos antimicrobianos, bem como metodologias de detecção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Ângela Peres Palú - Integrante / Alexandre Pyrrho - Integrante / Angela Cristina Dias de Castro - Integrante / Selma Soares de OLiveira - Integrante / Tânia Ticom - Integrante / Cláudio Paiva - Integrante / Juliana Carlos de Oliveira - Integrante / Karina Araújo Siqueira - Integrante / Vera Lúcia VALENTE-MESQUITA - Integrante / Maria Lúcia Mendes LOPES - Integrante / Patrícia Macedo Anjos - Integrante / Antônio carlos dos Santos - Integrante / MANUELA DE SA PEREIRA COLACO DIAS - Integrante / VICTOR EDLER DE FARIAS - Integrante / JOEL AJUDARTE NETO - Integrante / LUIZA DE OLIVEIRA NASLAUSKY - Integrante / Marcelo Marques carrasco - Integrante / Carolina Beres - Integrante / Raquel Soares Casaes - Integrante / Letícia Marques de Souza - Integrante / Bruna Campos Bellei - Integrante / Maria Fernanda Teixeira Areal - Integrante / Selma Gomes Ferreira Leite - Integrante / NATHÁLIA CORRÊA CHAGAS DE SOUZA - Integrante / Juliana Cristina Ferrigno - Integrante., Número de produções C, T & A: 30 / Número de orientações: 5

  • 2000 - Atual

    Atividade antimicrobiana em bactérias ácido láticas isoladas de alimentos vegetais e cárneos., Descrição: projeto visa isolar bactérias ácido láticas de alimentos comercializados em estabelecimentos do Estado do Rio de Janeiro, detectar estirpes produtoras de atividade antimicrobiana contra patógenos e deterioradores de alimentos bem como avaliar a utilização dessas substâncias na conservação de alimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / MANUELA DE SA PEREIRA COLACO DIAS - Integrante / Selma Gomes Ferreira Leite - Coordenador / TATIANA PINOTTI - Integrante.

  • 1999 - Atual

    ESTABILIDADE DO SUCO DE CAJU (Anacardium occidentale L.) - ASPECTOS QUÍMICOS, MICROBIOLÓGICOS E EFEITO DA ALTA PRESSÃO HIDROSTÁTICA., Descrição: Trata-se de projeto interinstitucional que envolve 5 docentes, 1 mestrando, 5 alunos de graduação e um técnico de laboratório. Este projeto tem como objetivo avaliar a estabilidade do suco de caju e o efeito da aplicação de tratamentos de alta pressão hidrostática neste suco sob aspectos químico e microbiológico. O suco de caju será extraído, submetido a diferentes níveis de pressão hidrostática por diferentes períodos. O suco será subdividido em alíquotas, que serão estocadas sob diferentes temperaturas. Os teores de ácido ascórbico serão determinados por método titulométrico e cromatográfico (HPLC) em diferentes tempos de estocagem. Serão também realizadas análises microbiológicas para contagem total de mesófilos aeróbios, determinação do número mais provável de coliformes, pesquisa de Salmonella, contagem de bolores e leveduras e contagem de bactérias ácido láticas, no suco fresco e armazenado a frio por diferentes períodos. Além destas análises, será avaliado o efeito dos tratamentos de alta pressão hidrostática na destruição de patógenos. Análises químicas e microbiológicas serão também realizadas em preparações a quente a base de caju e em diferentes amostras de suco de caju industrializado. Os dados serão submentidos à análise estatística (análise de variância e teste de média).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Vera Lúcia VALENTE-MESQUITA - Coordenador / Maria Lúcia Mendes LOPES - Integrante / Flávia Conde Lavinas - Integrante / ELIANE FIALHO DE OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - Atual

    Desenvolvimento de Nanosensores com tecnologia Fotônica e Filmes Finos, Descrição: O objetivo do projeto é a pesquisa e desenvolvimento de nanosensores com tecnologia fotônica e filmes finos no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF), para aplicações na Indústria do Petróleo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Marcelo Martins Werneck - Coordenador / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / ) Regina Célia S. B. Allil - Integrante / Jose Luiz da Silva Neto - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Bacteriosensor: Detector de bactérias a fibra óptica, Descrição: Este projeto visa a construção, em 36 (36) meses, do protótipo de campo de um sistema de sensoriamento para contaminação bacteriológica da água, baseado em tecnologia de fibra óptica plástica (POF). O coração do sensor é a fibra óptica modificada com exposição de seu campo evanescente, segundo tecnologia anteriormente desenvolvida pelo próprio LIF [1-9], acrescida da especificidade dada pela fixação, em sua superfície, de anticorpos monoclonais contra as bactérias que compõe o grupo dos coliformes fecais: Escherichia coli, Klebsiela, Citrobacter e Enterobacter.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Marcelo Martins Werneck - Integrante / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Carolina Beres - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / Fernando Luis Maciel - Integrante / Cilon Angst - Integrante., Financiador(es): Sociedade Fluminense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Desenvolvimento de Nanosensores com tecnologia Fotônica e Filmes Finos, Descrição: O objetivo do projeto é a pesquisa e desenvolvimento de nanosensores com tecnologia fotônica e filmes finos no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF), para aplicações na Indústria do Petróleo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Marcelo Martins Werneck - Coordenador / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / ) Regina Célia S. B. Allil - Integrante / Jose Luiz da Silva Neto - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Bacteriosensor: Detector de bactérias a fibra óptica, Descrição: Este projeto visa a construção, em 36 (36) meses, do protótipo de campo de um sistema de sensoriamento para contaminação bacteriológica da água, baseado em tecnologia de fibra óptica plástica (POF). O coração do sensor é a fibra óptica modificada com exposição de seu campo evanescente, segundo tecnologia anteriormente desenvolvida pelo próprio LIF [1-9], acrescida da especificidade dada pela fixação, em sua superfície, de anticorpos monoclonais contra as bactérias que compõe o grupo dos coliformes fecais: Escherichia coli, Klebsiela, Citrobacter e Enterobacter.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Marcelo Martins Werneck - Integrante / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Carolina Beres - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / Fernando Luis Maciel - Integrante / Cilon Angst - Integrante., Financiador(es): Sociedade Fluminense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Desenvolvimento de Nanosensores com tecnologia Fotônica e Filmes Finos, Descrição: O objetivo do projeto é a pesquisa e desenvolvimento de nanosensores com tecnologia fotônica e filmes finos no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF), para aplicações na Indústria do Petróleo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Marcelo Martins Werneck - Coordenador / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / ) Regina Célia S. B. Allil - Integrante / Jose Luiz da Silva Neto - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Bacteriosensor: Detector de bactérias a fibra óptica, Descrição: Este projeto visa a construção, em 36 (36) meses, do protótipo de campo de um sistema de sensoriamento para contaminação bacteriológica da água, baseado em tecnologia de fibra óptica plástica (POF). O coração do sensor é a fibra óptica modificada com exposição de seu campo evanescente, segundo tecnologia anteriormente desenvolvida pelo próprio LIF [1-9], acrescida da especificidade dada pela fixação, em sua superfície, de anticorpos monoclonais contra as bactérias que compõe o grupo dos coliformes fecais: Escherichia coli, Klebsiela, Citrobacter e Enterobacter.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Marcelo Martins Werneck - Integrante / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Carolina Beres - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / Fernando Luis Maciel - Integrante / Cilon Angst - Integrante., Financiador(es): Sociedade Fluminense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Desenvolvimento de Nanosensores com tecnologia Fotônica e Filmes Finos, Descrição: O objetivo do projeto é a pesquisa e desenvolvimento de nanosensores com tecnologia fotônica e filmes finos no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF), para aplicações na Indústria do Petróleo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Marcelo Martins Werneck - Coordenador / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / ) Regina Célia S. B. Allil - Integrante / Jose Luiz da Silva Neto - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Bacteriosensor: Detector de bactérias a fibra óptica, Descrição: Este projeto visa a construção, em 36 (36) meses, do protótipo de campo de um sistema de sensoriamento para contaminação bacteriológica da água, baseado em tecnologia de fibra óptica plástica (POF). O coração do sensor é a fibra óptica modificada com exposição de seu campo evanescente, segundo tecnologia anteriormente desenvolvida pelo próprio LIF [1-9], acrescida da especificidade dada pela fixação, em sua superfície, de anticorpos monoclonais contra as bactérias que compõe o grupo dos coliformes fecais: Escherichia coli, Klebsiela, Citrobacter e Enterobacter.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Marcelo Martins Werneck - Integrante / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Carolina Beres - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / Fernando Luis Maciel - Integrante / Cilon Angst - Integrante., Financiador(es): Sociedade Fluminense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Desenvolvimento de Nanosensores com tecnologia Fotônica e Filmes Finos, Descrição: O objetivo do projeto é a pesquisa e desenvolvimento de nanosensores com tecnologia fotônica e filmes finos no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF), para aplicações na Indústria do Petróleo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Marcelo Martins Werneck - Coordenador / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / ) Regina Célia S. B. Allil - Integrante / Jose Luiz da Silva Neto - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Bacteriosensor: Detector de bactérias a fibra óptica, Descrição: Este projeto visa a construção, em 36 (36) meses, do protótipo de campo de um sistema de sensoriamento para contaminação bacteriológica da água, baseado em tecnologia de fibra óptica plástica (POF). O coração do sensor é a fibra óptica modificada com exposição de seu campo evanescente, segundo tecnologia anteriormente desenvolvida pelo próprio LIF [1-9], acrescida da especificidade dada pela fixação, em sua superfície, de anticorpos monoclonais contra as bactérias que compõe o grupo dos coliformes fecais: Escherichia coli, Klebsiela, Citrobacter e Enterobacter.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Marcelo Martins Werneck - Integrante / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Carolina Beres - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / Fernando Luis Maciel - Integrante / Cilon Angst - Integrante., Financiador(es): Sociedade Fluminense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Desenvolvimento de Nanosensores com tecnologia Fotônica e Filmes Finos, Descrição: O objetivo do projeto é a pesquisa e desenvolvimento de nanosensores com tecnologia fotônica e filmes finos no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF), para aplicações na Indústria do Petróleo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Marcelo Martins Werneck - Coordenador / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / ) Regina Célia S. B. Allil - Integrante / Jose Luiz da Silva Neto - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Bacteriosensor: Detector de bactérias a fibra óptica, Descrição: Este projeto visa a construção, em 36 (36) meses, do protótipo de campo de um sistema de sensoriamento para contaminação bacteriológica da água, baseado em tecnologia de fibra óptica plástica (POF). O coração do sensor é a fibra óptica modificada com exposição de seu campo evanescente, segundo tecnologia anteriormente desenvolvida pelo próprio LIF [1-9], acrescida da especificidade dada pela fixação, em sua superfície, de anticorpos monoclonais contra as bactérias que compõe o grupo dos coliformes fecais: Escherichia coli, Klebsiela, Citrobacter e Enterobacter.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Marcelo Martins Werneck - Integrante / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Carolina Beres - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / Fernando Luis Maciel - Integrante / Cilon Angst - Integrante., Financiador(es): Sociedade Fluminense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Desenvolvimento de Nanosensores com tecnologia Fotônica e Filmes Finos, Descrição: O objetivo do projeto é a pesquisa e desenvolvimento de nanosensores com tecnologia fotônica e filmes finos no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF), para aplicações na Indústria do Petróleo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Marcelo Martins Werneck - Coordenador / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / ) Regina Célia S. B. Allil - Integrante / Jose Luiz da Silva Neto - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Bacteriosensor: Detector de bactérias a fibra óptica, Descrição: Este projeto visa a construção, em 36 (36) meses, do protótipo de campo de um sistema de sensoriamento para contaminação bacteriológica da água, baseado em tecnologia de fibra óptica plástica (POF). O coração do sensor é a fibra óptica modificada com exposição de seu campo evanescente, segundo tecnologia anteriormente desenvolvida pelo próprio LIF [1-9], acrescida da especificidade dada pela fixação, em sua superfície, de anticorpos monoclonais contra as bactérias que compõe o grupo dos coliformes fecais: Escherichia coli, Klebsiela, Citrobacter e Enterobacter.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Marcelo Martins Werneck - Integrante / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Carolina Beres - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / Fernando Luis Maciel - Integrante / Cilon Angst - Integrante., Financiador(es): Sociedade Fluminense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Desenvolvimento de Nanosensores com tecnologia Fotônica e Filmes Finos, Descrição: O objetivo do projeto é a pesquisa e desenvolvimento de nanosensores com tecnologia fotônica e filmes finos no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF), para aplicações na Indústria do Petróleo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Marcelo Martins Werneck - Coordenador / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / ) Regina Célia S. B. Allil - Integrante / Jose Luiz da Silva Neto - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Bacteriosensor: Detector de bactérias a fibra óptica, Descrição: Este projeto visa a construção, em 36 (36) meses, do protótipo de campo de um sistema de sensoriamento para contaminação bacteriológica da água, baseado em tecnologia de fibra óptica plástica (POF). O coração do sensor é a fibra óptica modificada com exposição de seu campo evanescente, segundo tecnologia anteriormente desenvolvida pelo próprio LIF [1-9], acrescida da especificidade dada pela fixação, em sua superfície, de anticorpos monoclonais contra as bactérias que compõe o grupo dos coliformes fecais: Escherichia coli, Klebsiela, Citrobacter e Enterobacter.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Marcelo Martins Werneck - Integrante / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Carolina Beres - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / Fernando Luis Maciel - Integrante / Cilon Angst - Integrante., Financiador(es): Sociedade Fluminense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Desenvolvimento de Nanosensores com tecnologia Fotônica e Filmes Finos, Descrição: O objetivo do projeto é a pesquisa e desenvolvimento de nanosensores com tecnologia fotônica e filmes finos no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF), para aplicações na Indústria do Petróleo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Marcelo Martins Werneck - Coordenador / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / ) Regina Célia S. B. Allil - Integrante / Jose Luiz da Silva Neto - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Bacteriosensor: Detector de bactérias a fibra óptica, Descrição: Este projeto visa a construção, em 36 (36) meses, do protótipo de campo de um sistema de sensoriamento para contaminação bacteriológica da água, baseado em tecnologia de fibra óptica plástica (POF). O coração do sensor é a fibra óptica modificada com exposição de seu campo evanescente, segundo tecnologia anteriormente desenvolvida pelo próprio LIF [1-9], acrescida da especificidade dada pela fixação, em sua superfície, de anticorpos monoclonais contra as bactérias que compõe o grupo dos coliformes fecais: Escherichia coli, Klebsiela, Citrobacter e Enterobacter.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Marcelo Martins Werneck - Integrante / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Carolina Beres - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / Fernando Luis Maciel - Integrante / Cilon Angst - Integrante.Financiador(es): Sociedade Fluminense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Desenvolvimento de Nanosensores com tecnologia Fotônica e Filmes Finos, Descrição: O objetivo do projeto é a pesquisa e desenvolvimento de nanosensores com tecnologia fotônica e filmes finos no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF), para aplicações na Indústria do Petróleo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Marcelo Martins Werneck - Coordenador / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / ) Regina Célia S. B. Allil - Integrante / Jose Luiz da Silva Neto - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Bacteriosensor: Detector de bactérias a fibra óptica, Descrição: Este projeto visa a construção, em 36 (36) meses, do protótipo de campo de um sistema de sensoriamento para contaminação bacteriológica da água, baseado em tecnologia de fibra óptica plástica (POF). O coração do sensor é a fibra óptica modificada com exposição de seu campo evanescente, segundo tecnologia anteriormente desenvolvida pelo próprio LIF [1-9], acrescida da especificidade dada pela fixação, em sua superfície, de anticorpos monoclonais contra as bactérias que compõe o grupo dos coliformes fecais: Escherichia coli, Klebsiela, Citrobacter e Enterobacter.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Marcelo Martins Werneck - Integrante / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Carolina Beres - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / Fernando Luis Maciel - Integrante / Cilon Angst - Integrante., Financiador(es): Sociedade Fluminense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Desenvolvimento de Nanosensores com tecnologia Fotônica e Filmes Finos, Descrição: O objetivo do projeto é a pesquisa e desenvolvimento de nanosensores com tecnologia fotônica e filmes finos no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF), para aplicações na Indústria do Petróleo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Integrante / Marcelo Martins Werneck - Coordenador / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / ) Regina Célia S. B. Allil - Integrante / Jose Luiz da Silva Neto - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Bacteriosensor: Detector de bactérias a fibra óptica, Descrição: Este projeto visa a construção, em 36 (36) meses, do protótipo de campo de um sistema de sensoriamento para contaminação bacteriológica da água, baseado em tecnologia de fibra óptica plástica (POF). O coração do sensor é a fibra óptica modificada com exposição de seu campo evanescente, segundo tecnologia anteriormente desenvolvida pelo próprio LIF [1-9], acrescida da especificidade dada pela fixação, em sua superfície, de anticorpos monoclonais contra as bactérias que compõe o grupo dos coliformes fecais: Escherichia coli, Klebsiela, Citrobacter e Enterobacter.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marco Antônio Lemos Miguel - Coordenador / Marcelo Martins Werneck - Integrante / Eduardo Shigueo Yugue - Integrante / Carolina Beres - Integrante / Cesar Cossenza de Carvalho - Integrante / Fernando Luis Maciel - Integrante / Cilon Angst - Integrante., Financiador(es): Sociedade Fluminense de Energia - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Menção Honrosa na área temática Educação com o trabalho: ?CAPACITAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTconcedido no 10 Congresso de Extensão da UFRJ realizado no período de 30 de setembro a 04 de outubro de 2013., Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2010

Melhor trabalho d e Treinamento científico do Departamento de Microbiologia Médica da Semana de Microbiologia e Imunologia da UFRJ (Orientador), Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ.

2007

3a Colocação nos trabalhos apresentados no Encontro regional Ibero-Americano Cigré, Cigré Brasil.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, Departamento de Microbiologia Médica. , Av. Brigadeiro Trompowisk - S/N CCS Bloco I sala 05, Ilha do Fundão, 21941590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 39386745, Fax: (021) 25608344, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesq. Bolsista COPPE/UFRJ, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0

1999 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador do laboratório de Microbiologia de Alimentos, Coordenador Adjunto de Extensão do Intituto de Microbiologia, Membro permanente da Comissão de Biossegurança do Centro de Ciências da Saúde.

Atividades

  • 02/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes, .,Linhas de pesquisa

2004 - 2012

Fundação COPPETEC

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 5

1995 - 2003

Labs Patologia Clínica e Investigação Laboratorial Ltda.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cONSULTOR, Carga horária: 5

1994 - 1999

Universidade Gama Filho

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assietente, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/1994 - 03/1999

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia e Imunologia, Microbiologia de Alimentos

1993 - 1997

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaboradror, Carga horária: 0

Outras informações:
Coordenação dos cursos de Extensão em Microbiologia e Tecnologia de Alimentos

Atividades

  • 01/1993 - 01/1997

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Escola de Nutrição.,Atividade de extensão realizada, Coordenação dos Cursos de Extensão em Microbiologia e Tecnologia de Alimentos.

1998 - 2009

Fundação Educacional Duque de Caxias

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 0

Outras informações:
Partcipação como orientador de monografias de final de curso de Especialição em Microbiologia e Análises Clínicas.

Atividades

  • 12/1998

    Ensino, Especialização Em Microbiologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia de Alimentos