MARILIA ALVES BRITO PINTO

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008). Mestrado em Agronomia - Área de Concentração Solos (2011) e Doutorado em Agronomia - Área de Concentração Solos (2015), pela Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema solo-água-planta-atmosfera, variabilidade espacial e temporal de atributos do sistema solo-água-planta-atmosfera, hidrologia, balanço hídrico, monitoramento de água no solo e manejo de irrigação.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia

2011 - 2015

Universidade Federal de Pelotas
Título: Irrigação por aspersão em arroz em função da tensão de água no solo
Luís Carlos Timm. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Agronomia

2009 - 2011

Universidade Federal de Pelotas
Título: Resposta da mamoneira (Ricinus communis L., cv. Al Guarany 2002) à diferentes tensões de água no solo.,Ano de Obtenção: 2011
Luís Carlos Timm.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Agronomia

2003 - 2008

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Manejo da irrigação com déficit hídrico no Semiárido. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.

2013 - 2013

College on Soil Physics. (Carga horária: 40h). , International Center for Theoretical Physics, Trieste, ICTP, Itália.

2009 - 2009

Manejo da água em Morangueiro. (Carga horária: 7h). , Embrapa Clima Temperado, CPACT, Brasil.

2009 - 2009

X Escuela Latinoamericana de Física de Suelos. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2008 - 2008

Bioecologia e Controle de Formigas Cortadeiras. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2007 - 2007

Produção Artesanal de Cachaça Orgânica. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2007 - 2007

Meteorologia - Aplicações Tecnológicas. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2006 - 2006

Atualizações para o uso da água pela irrigação. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2006 - 2006

Comercialização na Agropecuária. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PINTO, M.A.B. . III Encontro de Caprinos e Ovinos. 2018. (Outro).

PINTO, M.A.B. . II Encontro de Caprinos e Ovinos. 2017. (Outro).

PINTO, Marília Alves Brito . Minicurso: Controle Biológico e Perspectivas Futuras na Redução Populacional de Pragas. 2008. (Outro).

PINTO, Marília Alves Brito . Minicurso: Manipulação de Alimentos. 2008. (Outro).

CASTRO, Luciana Gomes ; COSTA, H. A. ; ALVES, E. O. ; PINTO, Marília Alves Brito . Atualizações para o Uso da Água pela Irrigação. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo. Variabilidade espacial da tensão de água no solo e do rendimento do arroz irrigado por aspersão. 2014. (Congresso).

Brazilian Soil Physics Meeting. 2013. (Encontro).

New Approach to Measure Soil Hydraulic Properties. 2013. (Seminário).

Oficina técnica sobre produção de base ecológica no pêssego. 2013. (Oficina).

VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Rendimento de grãos do arroz irrigado por aspersão em função da disponibilidade hídrica: safra 2012/13. 2013. (Congresso).

XV ENPOS/UFPel.Arroz irrigado por aspersão: consumo hídrico e rendimento de grãos em função da tensão de água no solo.. 2013. (Encontro).

19th ISTRO Conference and IV SUCS Meeting.Physical Attributes of a Chernosol on the West Border of Rio Grande do Sul Cultivated with Rice in Two Cultivation and Irrigation Systems. 2012. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Carvão Mineral. 2011. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Arroz irrigado. Desenvolvimento da cultura do arroz irrigado em função de características do solo numa área sistematizada. 2011. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Mamona, I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas. Consumo hídrico de plantas de mamona em diferentes níveis de umidade no solo e sua relação com a radiação solar. 2010. (Congresso).

Simpósio Estadual de Agroenergia e Reuniões Técnicas de Agroenergia (3ª), da Mandioca (10ª) e Batata-doce (2ª). 2010. (Simpósio).

VIII REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO.Crescimento e floração da mamoneira em diferentes tensões de água no solo. 2010. (Outra).

XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Casca de arroz queimada como corretivo de acidez do solo. 2009. (Congresso).

51 Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável. 2008. (Encontro).

59ª Reunião Anual da SBPC. Atributos Físicos do Substrato para Avaliação de Deformações de Raízes em Mudas de Cafeeiro. 2007. (Congresso).

Conservação, Valoração e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar. 2007. (Oficina).

I Seminário sobre Biocombustíveis da região Sudoeste da Bahia. 2007. (Seminário).

Seminário de Gestão Pública do Sudoeste da Bahia. 2007. (Seminário).

V Semana da Agricultura Familiar de Vitória da Conquista e I Semana de Agricultura Familiar do Território de Vitória da Conquista. 2007. (Encontro).

X Congresso de Pesquisa e Extensão. 2007. (Congresso).

X Congresso de Pesquisa e Extensão. Manejo Racional da Água para Irrigação de Manga no Semi-Árido. 2007. (Congresso).

III Seminário Para o Desenvolvimento da Apicultura na Bahia, I Simpósio Para o Desenvolvimento da Meliponicultura na Bahia. 2006. (Seminário).

I Seminário sobre Agricultura Orgânica Fundamentada na Filosofia de Mokiti Okada na Cultura do Café. 2006. (Seminário).

Comemoração do dia do Engenheiro Agrônomo. 2005. (Encontro).

Conferência Nacional do Meio Ambiente. 2005. (Congresso).

III Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura e III Feira Estadual. III Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura e III Feira Estadual. 2005. (Congresso).

I Seminário sobre Organização Rural do Sudoeste da Bahia. 2005. (Seminário).

XI Semana do Administrador: Inovar é preciso. 2005. (Encontro).

Seminário de Mineração. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Patrick Morais Veber

Concenço, Germani;PINTO, M.A.B.Rita de Cássia Fraga Damé.. Produtividade da soja e atributos químicos e físicos do solo em rotação com arroz irrigado. 2020. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Helder Henrique Neves Faria

BRITO, A. S.; COTRIM, C. E.; BEBE, F. V.;PINTO, M.A.B.. Armazenagem de água em solo cultivado com variedades de mamona na região semiárida. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Guanambi..

Aluno: Rodrigo Brum de Paiva

LIMA, C. L. R.; STUMPF, L.; HARTWIG, M. P.;PINTO, M.A.B.. Variabilidade espacial de atributos físicos associados à matéria orgânica do solo e à distribuição radicular em uma transecção na sub-bacia Micaela, RS. 2019. Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Aryane Farias dos Santos

FARIA, L. C.; BAMBERG, A. L.;PINTO, M.A.B.. Pegada hídrica do arroz irrigado em diferentes sistemas produtivos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Hídrica) - Universidade Federal de Pelotas.

PINTO, Marília Alves Brito. XX Congresso de Iniciação Científica/ III Mostra Científica. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ELOY ANTONIO PAULETTO

TIMM, Luis CarlosPauletto, Eloy Antonio; SCIVITTARO, V. B.; MARQUES, J. B. B.. Resposta dacultura do arroz irrigado por aspersão a diferentes tensões de água no solo(09-04-2015 pot. 78-2015). 2015. Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

ELOY ANTONIO PAULETTO

TIMM, Luis CarlosPAULETTO, E. A.; SCIVITTARO, V. B.; MARQUES, J. B. B.. Resposta dacultura do arroz irrigado por aspersão a diferentes tensões de água no solo(21-11-2014 port. 290?2014). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Luís Carlos Timm

TIMM, L. C.; CASTRO, L.G.;LIMA, C. L. R.. Resposta da mamoneira (Ricinus communis L., cv Al Guarany 2002) à diferentes tensões de água no solo. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Luís Carlos Timm

TIMM, L. C.PAULETTO, E. A.; MARQUES, J.B.B.; SCIVITTARO, W. B.. Resposta da cultura do arroz irrigada por aspersão a diferentes tensões de água no solo. 2015. Tese (Doutorado em Pos Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Luís Carlos Timm

TIMM, L. C.PAULETTO, E. A.; SCIVITTARO, W. B.; MARQUES, J.B.B.. Resposta da cultura do arroz irrigada por aspersão a diferentes tensões de água no solo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pos Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

CLÁUDIA LIANE RODRIGUES DE LIMA

TIMM, L.C.; CASTRO, L.G.;LIMA, C. L. R.. Respostas da mamoneira (Ricinus communis L., cv. Al Guarany 2002) à diferentes tensões de água no solo. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Walkyria Bueno Scivittaro

TIMM, L. C.; PAULETTO, E. A.;SCIVITTARO, W. B.; Marques, J. B. B.. Irrigação por aspersão em arroz em função da tensão de água no solo. 2015. Tese (Doutorado em programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Walkyria Bueno Scivittaro

TIMM, L. C.; PAULETTO, E. A.; Marques, J. B. B.;SCIVITTARO, W. B.. Resposta da cultura do arroz irrigado por aspersão a diferentes tensões de água no solo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Luciana Gomes Castro

Castro, Luciana Gomes; TIMM, L. C.. Resposta da mamoneira (Ricinus communis L., cv. Al Guarany 2002) à diferentes tensões de água no solo. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cosme Mateus Dias Couto

LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO CADASTRAL DO SETOR DE AGRICULTURA DO CAMPUS GUANAMBI/IFBAIANO EXECUTADO POR TOPOGRAFIA CLÁSSICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; Orientador: Marília Alves Brito Pinto;

Geisielle de Oliveira Prado

AGRICULTURA FAMILIAR: CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA E DO USO DE AGROTÓXICOS EM UMA COMUNIDADE DO MUNICÍPIO DE CANDIBA/BA; 2017; Orientação de outra natureza; (Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; Orientador: Marília Alves Brito Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Reisser Junior

INFLUÊNCIA DA DISPONIBILIDADE DE ÁGUA NO SOLO NA PRODUÇÃO DE MAMONA (Ricinus communis) NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);

Carlos Reisser Junior

resposta da mamoneira (Ricinus communis L; cv; La Guarany 2002) à diferentes tensões de água no solo; 2011; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carlos Reisser Júnior;

Luís Carlos Timm

Resposta da mamoneira (Ricinus communis L; , cv; Al Guarany 2002) à diferentes tensões de água no solo; 2011; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luís Carlos Timm;

Luís Carlos Timm

Irrigação por aspersão em arroz em função da tensão de água no solo; 2015; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luís Carlos Timm;

Lessandro Coll Faria

Irrigação por aspersão tipo pivô central na cultura do arroz: Manejo da cultura e Engenharia do sistema; Início: 2019; Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Lessandro Coll Faria

Resposta da cultura do arroz irrigada por aspersão a diferentes tensões de água no solo; 2015; Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Lessandro Coll Faria;

Luciana Gomes Castro

Manejo Racional da Irrigação para a Produção de Manga (Mangifera indica L; ) na região do semi-árido Baiano; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Luciana Gomes Castro;

Luciana Gomes Castro

Manejo racional da irrigação para a produção de manga (Mangifera indica L; ) na região do semi-árido baiano; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Luciana Gomes Castro;

Luciana Gomes Castro

Manejo racional da irrigação para a produção de manga (Mangifera indica L; ) na região do semi-árido baiano; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Luciana Gomes Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINTO, MARÍLIA ALVES BRITO ; Parfitt, José Maria Barbat ; TIMM, LUÍS CARLOS ; FARIA, LESSANDRO COLL ; Concenço, Germani ; STUMPF, LIZETE ; NÖRENBERG, BERNARDO GOMES . Sprinkler irrigation in lowland rice: Crop yield and its components as a function of water availability in different phenological phases. FIELD CROPS RESEARCH , v. 248, p. 107714, 2020.

  • TIMM, PÂMELA DE ANDRADES ; PINTO, MARÍLIA ALVES BRITO ; Parfitt, José Maria Barbat ; Concenço, Germani ; CAMPOS, ALEXSSANDRA DAYANNE SOARES DE ; AIRES, THAYSE DO AMARAL ; SILVA, JAQUELINE TROMBETTA DA ; FARIA, LESSANDRO COLL . Initial Growth and Roots Development of Soybean as Function of Water Availability and Soil Bulk Density. Journal of Agricultural Science , v. 11, p. 213, 2019.

  • STUMPF, LIZETE ; DOS ANJOS LEAL, OTÁVIO ; PAULETTO, ELOY ANTONIO ; PINTO, LUIZ FERNANDO SPINELLI ; REIS, DIONY ALVES ; PINTO, MARÍLIA ALVES BRITO ; TUCHTENHAGEN, IVANA KRUGER . Tensile strength and organic matter fractions in aggregates of a grass-covered mined soil under early stage recovery. SOIL & TILLAGE RESEARCH , v. 176, p. 69-76, 2018.

  • ALBERT, R.P. ; PINTO, M.A.B. ; LIMA, C.L.R. ; SANTOS, F.J. ; SCHEUNEMANN, T. ; MIGUEL, P. . Physico-mechanical attributes of a Typic Hapludox in areas with different sugarcane cultivation times. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS AGRARIAS , v. 13, p. 1-8, 2018.

  • STUMPF, L. ; PAULETTO, E. A. ; PINTO, L. F. S. ; PINTO, Marília Alves Brito ; DUTRA JUNIOR, L. A. ; SCHEUNEMANN, T. . SISTEMA RADICULAR DA Urochloa brizantha: DESENVOLVIMENTO E INFLUÊNCIA NOS ATRIBUTOS DE UM SOLO DEGRADADO. Interciencia (Caracas) , v. 41, p. 334-339, 2016.

  • STUMPF, L. ; PAULETTO, E. A. ; PINTO, L. F. S. ; GARCIA, G. F. ; AMBUS, J. V. ; SILVA, T. S. ; PINTO, Marília Alves Brito ; TUCHTENHAGEN, I. K. . Condição física e desenvolvimento radicular de gramíneas em solo construído após mineração de carvão. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 51, p. 1078-1087, 2016.

  • STUMPF, L. ; PINTO, M.A.B. ; PAULETTO, E.A. ; PINTO, L.F.S. ; DUTRA JUNIOR, L.A. . Recuperação de solos degradados por mineração de carvão: indicadores de qualidade e espécies vegetais. Agrária (Recife. Online) , v. 11, p. 210-217, 2016.

  • PINTO, Marília Alves Brito ; PARFITT, J. M. B. ; TIMM, L. C. ; FARIA, L. C. ; SCIVITTARO, W. B. . Produtividade de arroz irrigado por aspersão em terras baixas em função da disponibilidade de água e de atributos do solo. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 51, p. 1584-1593, 2016.

  • CHIES, J. J. ; DOYLE, C. S. ; STUMPF, L. ; PINTO, Marília Alves Brito ; CHIES, J. C. . Produção de sementes orgânicas para geração de renda em assentamentos de reforma agrária no Rio Grande do Sul. Cadernos de Agroecologia , v. 10, p. 1-5, 2015.

  • PINTO, Marília Alves Brito ; REISSER JUNIOR, C. ; TIMM, L. C. ; BRIXNER, G. F. ; SILVA, S. D. A. E. ; PENNING, L. H. . DEVELOPMENT AND INITIAL GROWTH OF CASTOR BEAN (Ricinus communis)CROP SUBMITTED TO DIFFERENT SOIL WATER TENSIONS. Agrociencia (Montecillo) , v. 48, p. 501-510, 2014.

  • FARIAS, DANIELA DA HORA ; PINTO, MARÍLIA ALVES BRITO ; CARRA, BRUNO ; SCHUCH, MÁRCIA WULFF ; SOUZA, PAULO VÍTOR DUTRA DE . Desenvolvimento de mudas de mirtileiro inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 36, p. 655-663, 2014.

  • ISLABÃO, GLÁUCIA OLIVEIRA ; PINTO, MARÍLIA ALVES BRITO ; SELAU, LISIANE PRISCILA ROLDÃO ; VAHL, LEDEMAR CARLOS ; TIMM, LUÍS CARLOS . Characterization of soil chemical properties of strawberry fields using principal component analysis. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 37, p. 168-176, 2013.

  • Claudia Fernanda Almeida Teixeira ; Rita de Cássia Fraga Damé. ; Pamela Bilhafan Disconzi ; PINTO, Marília Alves Brito ; Antoniony Severo Winkler ; Jacira Porto dos Santos . Estatística de Mallows na seleção de modelos de predição da precipitação média mensal e anual no Rio Grande do Sul. Agro@mbiente On-line , v. 7, p. 145-153, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINTO, M.A.B. . Minicurso: Química do solo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Manejo da adubação nitrogenada para o arroz irrigado por aspersão no Rio Grande do Sul por meio da fertirrigação, Descrição: A produtividade da cultura do arroz, no Rio Grande do Sul, irrigada pelo método de inundação contínua tem alcançado elevados patamares de produtividade, entretanto esse método de irrigação apresenta baixa eficiência já que utiliza grande volume de água por unidade do produto. Em vista disto, um novo sistema de produção buscando a sustentabilidade ambiental da lavoura orizicola vem sendo desenvolvido, no qual a principal mudança é a troca do método de irrigação de superfície pelo de aspersão, garantindo níveis de produtividade compatíveis e apresentando economia de água de mais de 50%. Este novo sistema produtivo traz fortes alterações em vários aspectos tecnológicos do cultivo do arroz, entre as quais se pode destacar a necessidade da avaliação de cultivares, manejos fitossanitários e fertilização. Este novo sistema também permite que o manejo da fertilização nitrogenada seja realizado via água (fertirrigação). Assim este trabalho tem como objetivos estabelecer o manejo da adubação nitrogenada para o arroz irrigado por aspersão utilizando a técnica da fertirrigação; determinar a resposta do arroz irrigado por aspersão à adubação nitrogenada em cobertura, aplicada via água de irrigação; estabelecer parcelamento e épocas de adubação nitrogenada via água de irrigação, para o arroz irrigado por aspersão e comparar o efeito da adubação nitrogenada em cobertura aplicada via solo e via água de irrigação sobre o nível de nitrogênio da planta, desempenho produtivo e eficiência de utilização do nutriente pela cultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marília Alves Brito Pinto - Integrante / Ledemar Carlos Vahl - Integrante / Luís Carlos Timm - Coordenador / Carlos Reisser Júnior - Integrante / Eloy Antônio Pauletto - Integrante / Claudia Liane Rodrigues de Lima - Integrante / José Maria B. Parfitt - Integrante / Adilson Luís Bamberg - Integrante / Walkyria Bueno Scivittaro - Integrante / Vitor Emanuel Quevedo Tavares - Integrante / Lessandro Cool Faria - Integrante / Alexandre Dias Dutra - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Resposta da cultura do arroz irrigada por aspersão a diferentes tensões de água no solo, Descrição: A cadeia produtiva do arroz irrigado no Rio Grande do Sul (RS) tem sido pressionada pela opinião pública no sentido de diminuir a demanda hídrica do arroz irrigado pelo sistema de inundação contínua. Desta forma, a racionalização do uso da água na lavoura arrozeira passará em uma primeira etapa por uma mudança de como a irrigação tem sido praticada ao longo das últimas décadas. Estudos preliminares têm apontado que as produtividades de arroz obtidas no sistema de aspersão tipo pivô têm-se mostrado comparáveis às de lavouras irrigadas por inundação, entretanto, ainda não foram suficientes para estimular a expansão do sistema de irrigação por aspersão (pivô central ou sistema linear móvel). No entanto, esta tecnologia ainda não está adaptada à realidade agrícola do RS, necessitando, desta forma, pesquisas ligadas as necessidades hídricas e ao desempenho agronômico da cultura do arroz, justificando a relevância da presente proposta de projeto de pesquisa. Este trabalho tem como objetivos: i. determinar os níveis de água no solo mais adequados ao desenvolvimento da cultura do arroz irrigada por aspersão nas fases vegetativa e reprodutiva; ii. verificar a influência da variabilidade espacial dos níveis de água no solo na produtividade da cultura; e iii. avaliar o efeito da disponibilidade hídrica no solo sobre as características fenológicas mais importantes para a produção de arroz. Espera-se atingir os seguintes resultados: i. estabelecimento de um manejo da irrigação por aspersão diferenciado para as fases vegetativa e reprodutiva da cultura do arroz, garantindo produtividade e economia de água; ii. conhecida a variabilidade espacial dos níveis de água no solo e o quanto isso afeta a produtividade final da cultura, propor as formas de monitoramento da tensão de água no solo mais adequadas para o manejo da irrigação por aspersão; iii. formação de um Doutor e um Mestre na temática envolvida no projeto; iv. publicação de artigos em periódicos científicos da área e de resu. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marília Alves Brito Pinto - Integrante / Luís Carlos Timm - Coordenador / Eloy Antônio Pauletto - Integrante / Claudia Liane Rodrigues de Lima - Integrante / José Maria B. Parfitt - Integrante / Vitor Emanuel Quevedo Tavares - Integrante / Lessandro Cool Faria - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Curva de resposta da cultura da mamona Ricinus communis L. sob diferentes lâminas de água no solo, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marília Alves Brito Pinto - Integrante / Luís Carlos Timm - Coordenador / Carlos Reisser Júnior - Integrante / Sérgio Delmar dos Anjos e Silva - Integrante.

  • 2007 - 2007

    Atributos Físicos do Substrato para Avaliação de Deformações de Raízes em Mudas de Cafeeiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marília Alves Brito Pinto - Integrante / Luciana Gomes Castro - Coordenador / Nilton José de Macedo - Integrante / Hugo Andrade Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - Atual

    Caracterização química e microscópica de solos, sob diferentes ocupações, nas imediações de Barra do Choça - BA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marília Alves Brito Pinto - Integrante / Julian Junio de Jesus Lacerda - Integrante / Sabrina Novaes dos Santos - Integrante / Edurado Silveira Bernardes - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - Atual

    Construção de Sensor de Fluxo de Calor de Baixo Custo para Solos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marília Alves Brito Pinto - Integrante / Luciana Gomes Castro - Integrante / Quirijn de Jong van Lier - Integrante / Hugo Andrade Costa - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2007

    Consumo Hídrico de Citros no Município de Vitória da Conquista/BA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marília Alves Brito Pinto - Integrante / Luciana Gomes Castro - Coordenador / Carlos Leandro Martins Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - Atual

    LEVANTAMENTO DE RESÍDUOS DE ALDICARB EM AMOSTRAS DE SOLO E ÁGUA DA REGIÃO DA CHAPADA DIAMANTINA-BA, Descrição: SOB SIGILO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marília Alves Brito Pinto - Integrante / Luciana Gomes Castro - Integrante / Hugo Andrade Costa - Coordenador., Financiador(es): Bayer Cropscience LTDA - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2007

    Manejo Racional da Irrigação para Produção de manga (Mangifera indica L.) na Região do Semi-árido Baiano, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marília Alves Brito Pinto - Integrante / Luciana Gomes Castro - Coordenador / Abel Rebouças São José - Integrante / Eduardo Inácio Vieira - Integrante / Omar Cruz Rocha - Integrante / Quirijn de Jong van Lier - Integrante / Paulo Leonel Libardi - Integrante / Maurício de Oliveira Melo - Integrante / Leandro Neves Faria - Integrante / Marlon Gomes da Rocha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-Palestrante, Carga horária: 12

Outras informações:
Palestra-Aula: Física do Solo. Disciplina: Pedologia e Física do Solo. Curso: Agronomia. Período: 30 de março, 04 e 06 de abril de 2016.

2016 - 2016

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-Palestrante, Carga horária: 4

Outras informações:
Palestra-Aula: Perfil de solo Disciplina: Introdução a Ciência do Solo. Curso: Engenharia Florestal. Período: 31/03 e 01/04/16.

2015 - 2015

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-Palestrante, Carga horária: 4

Outras informações:
Palestra-Aula: Delineamento experimental baseado em Balanço Hídrico: Coleta de dados. Disciplina: Manejo da água de irrigação em solos cultivados. Curso: Pós-graduação em Agronomia. Data: 29 de setembro de 2015.

2015 - 2015

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor_Palestrante, Carga horária: 4

Outras informações:
Palestra-Aula: Curva de retenção da água no solo Disciplina: Pedologia e Física do Solo Curso: Agronomia. Data: 16 de setembro de 2015.

2010 - 2010

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-Palestrante, Carga horária: 8

Outras informações:
Palestra-Aula: Descrição Morfológica de Perfil de Solo Disciplina: Pedologia e Física do Solo Curso: Agronomia Período: 29 e 30 de setembro de 2010.

2007 - 2007

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da Disciplina: "Pedologia e Física do Solo". Orientação: Profª. Divino Levi Miguel C.H: 220 horas.

2007 - 2007

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da Disciplina: "Pedologia e Física do Solo". Orientação: Profª. Drª Luciana Gomes Castro C.H: 220 horas.

2006 - 2007

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: "Manejo Racional da Irrigação para a Produção de Manga (Mangifera indica L.) na região do semi-árido Baiano". Orientação: Profª. Drª Luciana Gomes Castro C.H: 960 horas.

2005 - 2006

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: "Manejo Racional da Irrigação para a Produção de Manga (Mangifera indica L.) na região do semi-árido Baiano". Orientação: Profª. Drª Luciana Gomes Castro C.H: 720 horas.

2019 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado PPG Recusros Hídricos

2011 - 2015

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2008

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DA BAHIA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Curso Técnico em Agropecuária, Carga horária: 40

Outras informações:
Ensino modular: 29/09/2008 a 10/10/2008. Componente curricular: Estudo do Solo e Clima.

2008 - 2008

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DA BAHIA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Curso Técnico em Agropecuária, Carga horária: 40

Outras informações:
Ensino modular: 24/11/2008 a 28/11/2008. Componente curricular: Culturas Gerais.

2016 - 2018

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40