CLAUDIMARY BISPO DOS SANTOS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1983) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Especialização em Formação de Professores em Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Alagoas, UFAL (2000). Especialização em Vigilância da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas, UFAL (2004). Professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Exerceu o cargo de Bióloga na Superintendência de Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde do município de Arapiraca - AL, durante o período de 2002 a 2020.

Informações coletadas do Lattes em 16/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências da Saude

2010 - 2012

Universidade Federal de Sergipe
Título: Análise espacial de enteroinfecções e incidência da diarreia aguda em lactentes após a introdução da vacina contra rotavírus
, Ano de Obtenção: 2012.Ricardo Queiroz Gurgel.Palavras-chave: Análise espacial, diarreia, exposição ambiental,; infecções intestinais, rotavírus, vacinação.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Planejamento e avaliação em saúde.

Especialização em VIGILANCIA DA SAUDE

2003 - 2004

Universidade Federal de Alagoas
Título: Avaliação da Qualidade do Preenchimento das Declarações de Óbito de Crianças Menores de Um Ano, no Município de Arapiraca-AL.
Orientador: Almira Alves dos Santos.

Especialização em FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIENCIAS DA NATUREZA

1999 - 2000

Universidade Federal de Alagoas
Título: Indisciplina: Liberdade do Aluno ou Despreparo do Professor?
Orientador: Maísa Gomes Brandão Kullok

Aperfeiçoamento em IV CURSO ESPECIAL DE SISTEMATICA ZOOLÓGICA

1983 - 1983

Universidade Federal da Paraíba
Título: não houve trabalho monográfico. Ano de finalização: 1983

Graduação em BACHARELADO EM CIENCIAS BIOLOGICAS

1979 - 1983

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Formação complementar

1999 - 1999

Atualização do Pró-Ciências. (Carga horária: 120h). , CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social, CAPES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.

Organização de eventos

Barros, R.P. ; SANTOS, C. B. ; VIEIRA, J. H. ; FERRO, J. S. . II ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas -. 2021. (Outro).

SANTOS, C. B. ; SILVA, N. M. . II Simpósio Alagoano de Saúde Pública. 2018. (Outro).

SANTOS, C. B. ; SILVA, W. F. . XVI SIMPÓSIO ALAGOANO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2017. (Outro).

LOPES, E. A. P. ; SANTOS, C. B. ; ROCHA, M. A. N. . I SIMPÓSIO ALAGOANO DE SAÚDE PÚBLICA. 2016. (Outro).

SANTOS, C. B. ; SANTOS, M. B. ; DAMASCENO, F. S. ; SANTOS, I. G. A. ; SANTOS JUNIOR, E. G. . IV SEMANA DE BIOLOGIA. 2009. (Outro).

SANTOS, C. B. ; SANTOS, I. G. A. ; SANTOS, M. B. ; SANTOS JUNIOR, E. G. ; DAMASCENO, F. S. . III SEMANA DE BIOLOGIA. 2008. (Outro).

SANTOS, C. B. ; SANTOS, M. B. ; DAMASCENO, F. S. ; SANTOS JUNIOR, E. G. . II SEMANA DE BIOLOGIA. 2007. (Outro).

SANTOS, C. B. ; SANTOS, M. B. ; DAMASCENO, F. S. ; SANTOS JUNIOR, E. G. . I SEMANA DE BIOLOGIA. 2006. (Outro).

Participação em eventos

"I Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT". 2025. (Encontro).

Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação - FOPEP. 2024. (Exposição).

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. 2024. (Seminário).

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. 2024. (Seminário).

XIV ENCCULT - Encontro Científico e Cultural.PINT OF SCIENCE: uma estratégia no Ensino de Ciências. 2024. (Encontro).

XIV Encontro Científico Cultural ? Enccult.Website Educacional Como Ferramenta De Aprendizagem Sobre Teorias Da Evolução No Ensino Médio. 2024. (Encontro).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.Atividade prática sobre os Poríferos: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID Biologia. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.Atividade experimental em Microbiologia no ensino médio: Um relato de experiência vivenciado pelo PIBID/Biologia. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.JOGOS LÚDICOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO FUNDAMENTAL II ATRAVÉS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.Estrutura da comunidade da macrofauna edáfica em Sistema de manejo Sintrópico no Agreste Alagoano. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.UMA ABORDAGEM DA QUÍMICA NO COTIDIANO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.INTERDISCIPLINARIDADE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA EM UM CONTEXTO ESCOLAR. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA SCRATCH COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CARACTERÍSTICAS ADQUIRIDAS OU HEREDITÁRIAS. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.REFLEXÕES SOBRE OS COMPONENTES FORMATIVOS E A APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.A QUÍMICA DO SOLO NA PRÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.APRENDIZAGEM ENTRE PARES NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.O USO DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMO MÍDIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE BIOTECNOLOGIA. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.Nidificação de vespas sociais em um fragmento de mata antropizado em uma região do agreste alagoano.. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPEX.O molusco gastrópode Vitta zebra (Bruguière, 1792) (Neritidae): possível anfidromia, abundância e distribuição ao longo do Rio São Francisco, Alagoas. 2023. (Seminário).

II ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas.PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ESTUDO REMOTO DE CIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2021. (Encontro).

II ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas.Gincana estudantil virtual: uma metodologia remota no ensino de animais peçonhentos para a educação básica. 2021. (Encontro).

II ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas.PSICOVIDA: cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia. 2021. (Encontro).

X Encontro Científico Cultural - ENCCULT.Análise da Educação Remota como uma alternativa emergencial durante a pandemia da Covid-19 (Sars-Cov-2). 2020. (Encontro).

X Encontro Científico Cultural - ENCCULT.Discutindo o tabagismo: uma abordagem perceptiva e conscientizacional em adolescentes na sala de aula. 2020. (Encontro).

X Encontro Científico Cultural - ENCCULT.A prática investigativa como instrumento didático para o ensino de doenças respiratórias no ensino fundamental. 2020. (Encontro).

X Encontro Científico Cultural - ENCCULT.Levantamento da anurofauna em área remanescente de Mata Atlântica localizado na Vila Bananeiras, Arapiraca ? AL. 2020. (Encontro).

VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARAPIRACA. 2019. (Outra).

XVI SIMPÓSIO ALAGOANO DE CIÊNCIA BIOLÓGICAS.ETNOZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APLICADA NA CONSERVAÇÃO DOS ANFÍBIOS ANUROS. 2017. (Simpósio).

7º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA -SIMBRAVISA.CAPACITAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO.. 2016. (Simpósio).

V ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE ALAGOAS - ENCCULT.Os bolsistas do PIBID e os desafios das novas tecnologias em sala de aula. 2015. (Encontro).

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.CAPACITAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO. 2015. (Outra).

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.CAPACITAVISA - A VIGILÂNCIA SANITÁRIA MAIS PERTO DO CIDADÃO E DO SETOR FISCALIZADO. 2015. (Outra).

II Congresso Estadual de Promoção da Saúde. 2014. (Congresso).

V Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à Docência (SID-UFRN),.ANÁLISE DA GESTÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTANA DO IPANEMA SOB O OLHAR DOS DISCENTES. 2014. (Seminário).

II Curso Básico de Resposta a Eventos de Saúde. 2013. (Oficina).

11º Simpósio Brasileiro de Vacinas.Incidência de diarreia aguda em lactentes e sua relação com o status vacinal para rotavírus. 2011. (Simpósio).

35º Congresso Brasileiro de Pediatria. 2011. (Congresso).

Ciclo de Palestras em Meio Ambiente. 2008. (Encontro).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/ VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Implantação do Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, nas Unidades Públicas de Saúde do Município de Arapiraca-AL.. 2008. (Congresso).

II Jornada Norte - Nordeste de Vigilância Sanitária.Implantação do Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, nas Unidades Públicas do Município de Arapiraca-AL.. 2007. (Encontro).

Processo Administrativo Sanitário. 2007. (Oficina).

V Conferência Municipal de Saúde.Implantação do Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, nas Unidades Públicas de Saúde de Arapiraca-AL.. 2007. (Outra).

Vigilância Sanitária e Boas Práticas em Alimentos. 2007. (Oficina).

Gerenciamento de Resíduos: Saúde e Ambiente.Implantação do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS. 2006. (Outra).

Identificação de Áreas com Populações Expostas a Solos Contaminados. 2006. (Oficina).

III Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - SIMBRAVISA.Vigilância Sanitária, Risco e Desigualdade: Quem se Importa?. 2006. (Simpósio).

Ciclo de Palestras sobre a Problemática da Água.Água e Saúde no Município de Arapiraca-AL. 2005. (Simpósio).

I Encontro Pedagógico dos Docentes da Escola Superior de Ciências Humanas, Físicas e Biológicas do Sertão - ESSER. 2005. (Encontro).

Saúde e Ambiente.Higiene Alimentar e Ambiental. 2005. (Oficina).

Curso de Capacitação Introdutório para Profissionais do Programa Saúde da Família.Introdução à Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental. 2004. (Oficina).

Elaboração do Plano Diretor e Agenda 21. 2004. (Oficina).

Curso de Capacitação em Vigilância Sanitária e Ambiental na Atenção Básica. 2003. (Oficina).

Curso de Vigilância Ambiental. 2002. (Oficina).

Ofcina "Fortalecendo o SUS Arapiraca". 2002. (Oficina).

Efeitos da Poluição Atmosférica sobre o Meio Ambiente. 1984. (Seminário).

IV Encontro de Zoologia do Nordeste. 1983. (Encontro).

Ultraestrutura e Fisiologia Cromossômica. 1983. (Seminário).

O Homem e o Meio Ambiente. 1981. (Seminário).

3ª Jornada Biomédica de Pernambuco: Doenças Tropicais. 1980. (Encontro).

A Educação e a Realidade Brasileira. 1980. (Simpósio).

II Seminário de Micologia. 1980. (Seminário).

I Encontro Nordestino de Ecologia. 1979. (Encontro).

II Encontro de Ecologia, Pesca e Aquicultura. 1979. (Encontro).

I Seminário de Ecologia Marinha. 1979. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Glacy Glaeb Damasceno Cavalcante e Junielly Alves da Silva

SANTOS, I. G. A.;SANTOS, C. B.; RAMOS, R. E. S.. Caracterização epidemiológica e tendência temporal da esquistossomose mansoni em área de alta positividade no Nordeste do Brasil. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Doenças parasitárias e meio ambiente) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Ana Paula Peixoto Silva Pinto e Sidcley de Oliveira Silva

SANTOS, I. G. A.;SANTOS, C. B.; RAMOS, R. E. S.. Proposta de Intervenção Implementando ações de educação em saúde para sensibilizar a população do entorno da barragem da Bananeira em Arapiraca, Alagoas, sobre os riscos à saúde provenientes do contato com as águas e o consumo de animais dessa barragem. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Doenças parasitárias e meio ambiente) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: ANGLEIDE SANTOS SILVA

SANTOS, L. M. L.;SANTOS, C. B.; SILVA, M. D.. PREVENÇÃO DO HPV NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em VIGILÂNCIA DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Ana Paula Pereira de Oliveira; Keyth Daiann Félix Palmeira

SANTOS, C. B.; SANTOS, I. G. A.; SILVA, C. M.; LIMA, D. C. O.. Potencial das ervas medicinais na mortalidade da larva do mosquito Aedes aegypti.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde e Ambiente) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Tiago Ferreira Dantas

SANTOS, I. G. A.;SANTOS, C. B.; ALBUQUERQUE, A. L. S.; SILVA, J. M.; VIEIRA, J. H.. Aspectos epidemiológicos da esquistossomose em um município do agreste alagoano. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde e Ambiente) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Maíra Lopes da Silva

VIEIRA, J. H.;SANTOS, C. B.; SILVA, J. M.. Educação Ambiental como discurso em práticas de intervenção pedagógica em uma unidade de ensino fundamental no município de Arapiraca - AL. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde e Ambiente) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Fernanda de Farias Santos

SANTOS, I. G. A.;SANTOS, C. B.; LIMA, D. C. O.; SILVA, C. B.; SILVA, J. M.. Ocorrência de estruturas parasitárias em alface (Lactuca sativa) na feira livre de um município do agreste alagoano. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde e Ambiente) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Anne Mírian da Silva Gomes

SILVA, J. M.;SANTOS, C. B.; VIEIRA, J. H.. O uso indiscriminado de agrotóxicos e suas consequências na saúde humana e no ambiente. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde e Ambiente) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Fabia Cristino da Silva

VIEIRA, J. H.;SANTOS, C. B.; SILVA, R. N.; SANTOS, I. G. A.. Epidemiologia relacionada à qualidade da água - Um estudo sobre saúde coletiva no município de Major Izidoro -AL. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde e Ambiente) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Bruna Gomes de Almeida

LOPES, E. A. P.;SANTOS, C. B.; ANDRADE, W. M.. DIVERSIDADE DA MACROFAUNA EM SISTEMA AGROFLORESTAL SINTRÓPICO NO AGRESTE ALAGOANO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Phelipe Matheus Nunes

LOPES, E. A. P.;SANTOS, C. B.; VIEIRA, J. H.. HORTA ESCOLAR COMO UMA ALTERNATIVA PRÁTICA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: SHARLYNNE MARIA FELIX PALMEIRA

SANTOS, C. B.; SILVA, C. B.; SILVA, R. R.. ESTUDO SOBRE A TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus): UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Rónison Francisco dos Santos

BRITO, D. R.;SANTOS, C. B.; TORRES, A. M.. LEVANTAMENTO DA ARBORIZAÇÃO URBANA NOS MUNICÍPIOS ALAGOANOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Valdilene Canazart dos Santos

Barros, R.P.;SANTOS, C. B.; ROCHA, J. E.. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM ALAGOAS: AVANÇOS NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Tarcísia Alves da Silva

BRITO, D. R.;SANTOS, C. B.; SILVA, R. A. P.. DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DAS PRINCIPAIS VIAS PÚBLICAS DOS BAIRROS CAMOXINGA E MONITORAMENTO NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO IPANEMA, ALAGOAS, BRASIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: EDIVANEIDE BEZERRA DE BRITO SALES

BRITO, D. R.;SANTOS, C. B.; ROCHA, J. E.. USO DA PLANTA MANDIOCA (Manihot sculenta Crantz) EM AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Victória Endy Moura de Alencar

SANTOS, C. B.; SILVA, R. N.; ARAUJO, M. J. B.. Educação ambiental na percepção de professores de escolas públicas localizadas em Jaramataia-AL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: JOSÉ CICERO DOS SANTOS SOUZA

SILVA, R. N.;SANTOS, C. B.; BEZERRA, M. L. M. B.. USO DE FERRAMENTA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Jéssica Karine dos Santos Silva

BEZERRA, K. S.;SANTOS, C. B.; LOPES, J. L. S.. ZOONOSES EMERGENTES E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ECOLOGIA HUMANA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Ana Luiza Silva Araujo

NEVES, J. D. S.;SANTOS, C. B.. NODULAÇÃO DE BACTÉRIAS EM CULTIVOS DE CROTOLÁRIA-JUNCEA (Crotolaria juncea L., fabaceae) E DO FEIJÃO-GUANDU (Cajanus cajan (L.) Millsp., fabaceae) COM DIFERENTES FONTES DE MATÉRIA ORGÂNICA .. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: IZYANE FERREIRA BRITO

Barros, R.P.; NEVES, J. D. S.;SANTOS, C. B.. Estudo fenológico do quiabo (Abelmoschus esculentus L., malvaceae) cultivado em dois ambientes com diferentes fontes de matéria orgânica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Marcia de Farias Cavalcante

BRITO, D. R.;SANTOS, C. B.; SILVA, R. N.. Caracterização botânica da gavadinha, uma planta nativa do agreste alagoano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Larissa Roberta Alves

BRITO, D. R.; SILVA, R. N.;SANTOS, C. B.. Monitoramento dos danos causados por Helicoverpa zea e Spodoptera frugiperda na cultura do milho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Alessandra da Silva

LOPES, E. A. P.; CAVALCANTI, J. C. M.;SANTOS, C. B.. Inoculação de fungos micorrízicos arbusculares em produção de mudas de sabiá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Rayne Fernandes de Melo

BRITO, D. R.;SANTOS, C. B.; COSTA, J. B. V.. Levantamento arbóreo-arbustivo presente no campus I da Universidade Estadual de Alagoas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Nayane Nathaly dos Santos Silva

LOPES, E. A. P.; CAVALCANTI, J. C. M.;SANTOS, C. B.. Análise Microbiológica da água de irrigação e do coentro (Coriandrum sativum) produzido pela comunidade de Batingas no município de Arapiraca-AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Rafaela Ferreira da Silva Costa

LOPES, E. A. P.; CAVALCANTI, J. C. M.;SANTOS, C. B.. Avaliação microbiológica da alface (Lactuca sativa) comercializada nas feiras agroecológica e convencional em Arapiraca-AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Andressa da Silva

SANTOS, C. B.; ROCHA, M. A. N.; NASCIMENTO, C. M. A.. OCORRÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPO ALEGRE / AL.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Daniele Maria de Farias e Elislaine Silva Santos

SILVA, R. N.;SANTOS, C. B.; LOPES, E. A. P.. Percepção Ambiental dos alunos de uma escola pública, no município de Craíbas - AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: ALEYRES BISPO CHAGAS

Barros, R.P.; LOPES, E. A. P.;SANTOS, C. B.. Desenvolvimento fenológico do pimentão (Capsicum annuum L., solenaceae) cultivado em vasos com diferentes tipos de substratos e em ambiente protegido. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Tamara Taís dos Santos

Barros, R.P.; LOPES, E. A. P.;SANTOS, C. B.. Biologia e monitoramento da mosca branca Bemisia tabaci (Gennadius) biotipo B (Hemiptera: Aleyrodidae) em duas variedades de tomateiro em ambiente protegido. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Eliane Maria dos Santos

Barros, R.P.; NEVES, J. D. S.;SANTOS, C. B.. Índice de diversidade de famílias de insetos na cultura de feijão caupi (Vigna unguiculata (L) Walp.) fabaceae. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: MARIA CIDINARIA SILVA ALVES

ALMEIDA, D. H.;SANTOS, C. B.; CARNEIRO, M. C.. IDENTIFICAÇÃO DA MESO E MACROFAUNA EDÁFICA NA RESERVA ESTÂNCIA SÃO LUIZ E EM UMA ÁREA SOB O CULTIVO DE PALMA FORRAGEIRA (Nopalea cochenillifera). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Nataniele de Oliveira Gomes

SILVA, M. S.; LOPES, E. A. P.;SANTOS, C. B.. Plantas medicinais utilizadas contra úlcera gástrica e inflamação por moradores do município de Junqueiro-AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Janaí da Conceição Silva Santos e Luzicleide Souza dos Santo

SANTOS, I. G. A.;SANTOS, C. B.; RODRIGUES, A. S.. PARASITOLOGIA CLÍNICA: DESCRIÇÃO DO SETOR E ANÁLISE DO PERFIL PARASITÁRIO DE PACIENTES ATENDIDOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011 NO HOSPITAL REGIONAL DE SANTANA DO IPANEMA, ALAGOAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: RODOLFO ORNITZ OLIVEIRA SOUZA

MONTEIRO, W. C.; RAPADO, L. N.;SANTOS, C. B.; DAMASCENO, F. S.. AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DE COMPOSTOS ANÁLOGOS DE GLUTAMATO E GLUTAMINA NO CICLO DE VIDA DO TRYPANOSOMA CRUZI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Aleilson da Silva Rodrigues

FRANCA, M. L. C.;SANTOS, C. B.; ARAUJO, E. S. A.. ANÁLISE DA QUALIDADE FORMATIVA NO QUE PERMEIA OS CONCEITOS DE QUÍMICA E FÍSICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS GRADUADOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: NATASHA DUARTE VANDERLEI RAMOS

SANTOS, I. G. A.;SANTOS, C. B.; VIRTUOSO, E.. PERCEPÇÃO DOS MORADORES AS MARGENS DO RIO IPANEMA ACERCA DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL DO DESCARTE DE LIXO E DESPEJO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS NESTE RIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Maria Luiza Azevedo de Melo

SILVA, J. C. S.;SANTOS, C. B.; TENÓRIO, I. V.. MANEJO SANITÁRIO DE OVINOS SANTA INÊS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Ruth Vieira de Farias

SANTOS, C. B.; TENÓRIO, I. V.. Caracterização da Apicultura da Associação dos Apicultores de Santana do Ipanema. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: BÁRBARA DAYANNE BEZERRA TAVARES

BRITO, D. R.;SANTOS, C. B.; TENÓRIO, I. V.. A PERCEPÇÃO DE ESCOLARES DA REDE ESTADUAL SOBRE BIOMA CAATINGA NO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR - AL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: ANTÔNIO RODRIGUES DA CRUZ JÚNIOR E WILLAMES A

SANTOS, I. G. A.;SANTOS, C. B.; TENÓRIO, I. V.. DOS SANTOS.ANÁLISE DA POTABILIDADE DA ÁGUA AARMAZENADA EM CISTERNAS NA COMUNIDADE DE PEDRA DA ÁGUA DOS ALEXANDRE, MUNICÍPIO DE SANTANA DO IPANEMA-AL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: MABEL CORDEIRO DE SOUSA CARDOZO

SILVA, J. C. S.;SANTOS, C. B.; SANTOS JUNIOR, E. G.. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM SANTANA DO IPANEMA-AL SOBRE A RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Lucinelma dos Santos Silva

SANTOS, C. B.; Barros, R.P.. Caracterização das Plantas Ornamentais Arbóreas da Avenida Ceci Cunha. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Walmária Carvalho Fortes

SANTOS, C. B.. Análise Físico- química e Microbiológica do Mel de Apis mellifera, no Estado de Alagoas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: MARIA ZILDA FERNANDES DA SILVA

SANTOS, C. B.. CÂNCER DE MAMA: UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL NO CONTEXTO SOCIAL DA MULHER. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIENCIAS BIOLOGICAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: MARCOS ANTONIO ALBUQUERQUE QUEIROZ FILHO

SANTOS, C. B.. Estudo da Hipertensão Arterial do Município de Arapiraca. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: GENIVALDO ELIAS DOS SANTOS

SANTOS, C. B.. CONTROLE DA AIDS NO MUNICIPIO DE ARAPIRACA. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIENCIAS BIOLOGICAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

SANTOS, C. B.; ARAUJO, E. S. A.; COSTA, L. M. L.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. 2015. Universidade Estadual de Alagoas.

COSTA, J. B. V.;SANTOS, C. B.; CARLOS, C.. Concurso Público para Professor Efetivo da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. 2014. Universidade Estadual de Alagoas.

SANTOS, C. B.; Barros, R.P.. Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto. 2012. Universidade Estadual de Alagoas.

COSTA, L. M. L.;SANTOS, C. B.; LIMA, D. C. O.. BANCA EXAMINADORA DA SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA DE PROVA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2009. Universidade Estadual de Alagoas.

SANTOS, C. B.; CUNHA, F. S. A.; TENÓRIO, I. V.. Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada de Provas para Professor Substituto. 2008. Universidade Estadual de Alagoas.

SANTOS, C. B.; LOPES, E. A. P.; FREITAS, M. C. D.. Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada para Professor do Programa Especial para Graduação de Professores - PGP. 2008. Universidade Estadual de Alagoas.

SANTOS, C. B.; NASCIMENTO, I. R.; Marques, A. M.. Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto. 2008. Universidade Estadual de Alagoas.

SANTOS, C. B.. Banca Examinadora do Processo Simplificado para Professores da FUNESA. 2002. Fundação Universidade Estadual de Alagoas.

SANTOS, C. B.. Banca Examinadora do Processo Simplificado para Professores da FUNESA. 2001. Fundação Universidade Estadual de Alagoas.

SANTOS, C. B.. Banca Examinadora do Processo Simplificado para Professores da FUNESA. 2000. Fundação Universidade Estadual de Alagoas.

SANTOS, C. B.. Banca Examinadora do Processo Simplificado para Professores da FUNESA. 1999. Fundação Universidade Estadual de Alagoas.

SANTOS, C. B.; LIMA, D. C. O.; ROCHA, M. A. N.. Avaliação dos trabalhos científicos do II Simpósio Alagoano de Saúde Pública. 2018. Universidade Estadual de Alagoas.

Orientou

Jefferson Antônio da Silva Junior

Dinâmica espacial da mortalidade por doenças diarreicas e a associação com determinantes socioambientais no Estado de Sergipe, Nordeste do Brasil; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; (Orientador);

Rosanir da Silva

LEVANTAMENTO DAS PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS CONTRA PARASITOSES INTESTINAIS EM UMA COMUNIDADE DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO IPANEMA/AL; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Doenças parasitárias e meio ambiente) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Thamyres Queiroz de Lima

Reprocessamento de produtos para saúde em Centro de Material e Esterilização (CME) de hospitais em um município alagoano; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde e Ambiente) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Maria Edislândia Nunes da Silva

Percepção populacional dos determinantes ambientais em câncer no município de Maceió ? AL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde e Ambiente) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

WARLEY EDUARDO SILVA DE MEDEIROS

A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ECOLOGIA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Andressa Cardoso Albuquerque Silva

ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO NARRATIVA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Gabryella dos Santos Rocha

O tráfico de animais silvestres em Alagoas, durante o período de 2018 a 2020; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Giliane Marques da Silva

Os desafios educacionais frente a inclusão de alunos autistas no ensino fundamental: uma revisão narrativa; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

João Lucas Cavalcante Santos

Padrões espaço-temporais do escorpionismo em Alagoas, nordeste do Brasil: estudo ecológico (2007 a 2021); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Rikelly Carla da Silva Santos

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE NO ESTADO DE ALAGOAS (2016 ? 2020); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Anniete de Souza Farias

A ciência e os impactos das grandes pandemias na história da humanidade; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Darianny Mayara de Oliveira Baraúna

Educação sexual no espaço escolar: um desafio necessário; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Amanda Kelly da Silva Celestino

A utilização das metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia de covid-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

MAURÍCIO CORDEIRO FREIRE

Educação em Saúde: orientações sobre primeiros socorros em uma escola pública, no município de Girau do Ponciano/AL; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Nathália Oliveira de Amorim

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE COVID-19 NO ESTADO DE ALAGOAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Juliana Ferreira dos Santos

Ocorrência de parasitos em Achatina fulica no município de Igreja Nova-AL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Laiza Limeira dos Santos

Análise do ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia: Dilemas e Desafios; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

LUCINEIDE SANTOS DA SILVA

CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NO MERCADO PÚBLICO E NA FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA-AL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Bruna Lívia Barbosa dos Santos Almeida

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS ARBOVIROSES, NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA, AL (2015-2018); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Mariana dos Santos

Os desafios das aulas remotas durante a pandemia de Covid-19, em uma escola pública; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

CLAUDILENE MORGANA DOS SANTOS

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TUBERCULOSE MAMÁRIA, NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA ? AL (2008-2018); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Camila Souza Silva e Amirya Lua Souza da Silva

Conhecimento das adolescentes sobre métodos contraceptivos, em uma escola pública, no município de Limoeiro de Anadia/AL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

MARIA LIDIANE DE OLIVEIRA

INVESTIGAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS NO MUNICÍPIO DE FEIRA GRANDE-AL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

MYLENA DA SILVA FERRO

EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

YOLANDA CHAYANE DA SILVA SOARES

Avaliação da Qualidade da Água, no Município de Arapiraca/AL: Programa VIGIAGUA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Andressa da Silva

OCORRÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPO ALEGRE / AL; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Maria Regina de Oliveira Silva

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATITUDES E MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE NA CIDADE DE SENADOR RUI PALMEIRA, ALAGOAS; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Givaldo Amoroso da Silva

PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SANTANA DO IPANEMA/AL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

ÉRIKA KARLA DE JESUS NOGUEIRA E JOSEFA NEVES DA SILVA

HIGIENE COLETIVA E INDIVIDUAL PARA OS ESCOLARES DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Rafael Alves Ramos

REFLEXÃO E ANÁLISE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA CIDADE DE SANTANA DO IPANEMA - AL; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

ROSANIR DA SILVA E ROSELLI FEREIRA DA SILVA

ENSINO DE CIÊNCIAS: AULAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA FACILITADORA NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

ADNA JULIANA NUNES SILVA PINHEIRO

Perfil socioeconômico dos catadores de resíduos sólidos: lixão de Delmiro Gouveia-AL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

MARIA JOSÉ SILVA GUIMARÃES E RAFFAEL LIMA FELIX

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS DOMICILIARES SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO IPANEMA/AL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

NIELY MONTEIRO MELO

REINO MONERA DA TEORIA À PRÁTICA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MICROBIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Jailma Pereira Bispo Rodrigues / Gleide Maria Pereira

Controle da Dengue no Município de Arapiraca; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIENCIAS BIOLOGICAS) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Daniela Carla Tenório de Menezes / Sueli Silva Carvalho

ANÁLISE SITUACIONAL DA ESQUISTOSSOMOSE EM ARAPIRACA; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIENCIAS BIOLOGICAS) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Cilene Ferreira dos Santos / Marta Jouse da Silva

Incidência de Câncer de Mama no Município de Arapiraca; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIENCIAS BIOLOGICAS) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Doralice Maria de Lima / Genivaldo Elias dos Santos

Controle da AIDS no Município de Arapiraca; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Lucas Gabriel Pereira da Silva

Promovendo a Educação Ambiental para escolares de populações ribeirinhas: Investigação Parasitológica e Integração de Estratégias Pedagógicas; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

ESTEFANIA VITORIA DA HORA MARQUES

Dinâmica populacional de insetos-praga em plantios de tomate no campo e casa de vegetação; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

MYRLLA LOPES DE CASTRO PEREIRA LEANDRO

Caracterização fenotípica da concha de Vitta zebra (Bruguière, 1792) (Neritidae) em populações ao longo do Rio São Francisco, Alagoas, Brasil; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Carlos Henrique Dionizio da Silva e Estefânia V

da Hora; Redes de interação de vespas sociais em fragmentos de matas antropizadas; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

MYRLLA LOPES DE CASTRO PEREIRA LEANDRO

O molusco gastrópode Vitta zebra (Bruguière, 1792) (Neritidae): possível anfidromia, abundância e distribuição ao longo do Rio São Francisco, Alagoas, Brasil; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Adilson José da Silva

A PROMOÇÃO DE MINICURSOS EM ZOOLOGIA COMO MÉTODO DE ESTÍMULO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Liosmar José da Silva

Levantamento de Anurofauna em Área Remanescente de Mata Atlântica, no Agreste Alagoano; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Ellen Karollyne Santos Lopes

?Análise molecular polínica de espécies da região da Caatinga?; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Jessika Silva de LIma

Araneofauna em Área Remanescente de Mata Atlântica, na Vila Bananeira, Zona Rural de Arapiraca, Agreste Alagoano; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Jessica Silva de Lima

Aspectos epidemiológicos dos acidentes com escorpiões, no bairro Primavera, no município de Arapiraca-AL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

MARIA REGINA DE OLIVEIRA E SILVA

AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, ATITUDES E MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE NA CIDADE DE SENADOR RUI PALMEIRA-AL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

JANAÍ DA CONCEIÇÃO SILVA

ESTUDO DA FREQUÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS E FATORES DE RISCO SOCIOECONÔMICO E CULTURAIS EM ESCOLAS DA ZONA URBANA DE SANTANA DO IPANEMA, ALAGOAS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudimary Bispo dos Santos;

Produções bibliográficas

  • SILVA, LARISSA SANTOS ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; BEZERRA, IRACEMA RAQUEL SANTOS ; SILVA, MILLENA MARIA SANTOS DA ; SILVA, SAMYLLA SANTOS ; ARAÚJO, ALVERLAN DA SILVA ; ALVES, FLÁVIO ANTÔNIO FERNANDES . O impacto das queimadas na Amazônia na incidência de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): revisão integrativa da literatura. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 18, p. 1-12, 2025.

  • SILVA, MARQUISUEL RODRIGUES DA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; SANTOS, MARIA HILMA DOS ; SILVA, ANA GISELE RAMOS DA ; SANTOS, RONIVON DO CARMO . Os fatores determinantes no cenário das principais pandemias transcorridas ao longo do tempo: uma breve revisão. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 18, p. e19806-23, 2025.

  • SILVA, MARIA DENISE MOTA ; GAVIÃO, VERÔNICA MANOELA RODRIGUES ; REIS, JOÃO VINICIUS DOMINGOS DOS ; SANTOS, MARIA CICERA NUNES DOS ; FERREIRA, LETICIA GAMA ; ARAUJO, EDNELSON ROMÃO FREITAS DE ; SANTOS, MARIA JOSÉ DOS ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Projeto de ensino: contribuição para uma formação omnilateral no ensino de biologia. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 18, p. 1-19, 2025.

  • SILVA, VERUSKA SANTANA ; SILVA, WYNEN CLÉSSIA VIEIRA DA ; REIS, JOÃO VINICIUS DOMINGOS DOS ; CAVALCANTE, LUIZ PAULO FERREIRA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ESTUDO DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 5, p. e8896-13, 2025.

  • MOURA, JANYA VALÉRIA DA SILVA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; BARROS, RUBENS PESSOA DE . INTEGRAÇÃO DO SCRATCH À PROPOSTA PEDAGÓGICA DE GENÉTICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação , v. 11, p. 1664-1678, 2025.

  • GAVIÃO, VERÔNICA MANOELA RODRIGUES ; SILVA, MARIA DENISE MOTA ; SILVA JÚNIOR, JEFFERSON ANTÔNIO DA ; SILVA, BRUNA LORRANY DA ; FERREIRA, LETICIA GAMA ; SANTOS, MARIA JOSÉ DOS ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . A contribuição de uma sequência didática no ensino de botânica: uma experiência vivenciada no PIBID. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 18, p. e20454-15, 2025.

  • PINHEIRO, R. A. ; CABRAL, M. J. S. ; SILVA, L. F. ; AGUILAR, V. T. S. ; SANTOS, O. R. ; MARQUES, E. V. H. ; GIORDANI, S. C. O. ; SANTOS, C. B. ; ZANUNCIO, J. C. ; SOARES, M. A. . Megalopyge lanata (Stoll, 1780) (Lepidoptera: Megalopygidae): first record of injury to Byrsonima crassifolia (L.) Kunth (Malpighiaceae) in Brazil. BRAZILIAN JOURNAL OF BIOLOGY , v. 85, p. 1-4, 2025.

  • SILVA, MAYARA LAILA DOS SANTOS ; DOS SANTOS, CLAUDIMARY BISPO ; SILVA, ADRIANA DOS SANTOS . OS DESAFIOS DOS DOCENTES NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 4, p. e3385, 2024.

  • GOMES SANTOS, ÍTALA ROSANE ; FEITOSA BEZERRA, ALINNE VÍVIA ; PINHEIRO DOS SANTOS, JESSICA ; DE JESUS SANTOS, GELVANA ; LEANDRO DE FARIAS, JOSÉ JHONATAN ; BISPO DOS SANTOS, CLAUDIMARY ; MARQUES DA SILVA, JANIMARA . Environmental education and sustainability: From the perspective of 9th grade elementary school students. DIVERSITAS JOURNAL , v. 9, p. 2113-2122, 2024.

  • SILVA, LUCAS FERREIRA DA ; MEDEIROS, WARLEY EDUARDO SILVA DE ; SILVA, ANDRESSA CARDOSO ALBUQUERQUE ; SANTOS, BEATRIZ ALENCAR ; SOBRINHO, GIVANILDO BALBINO DA SILVA ; FREITAS, CATARINA GOMES DE ; SANTOS, LEONARDO DA SILVA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 4, p. e6413-16, 2024.

  • SANTOS, MARIA MÔNICA MIKAELLY FARIAS DOS ; SILVA, LUCAS GABRIEL PEREIRA DA ; FERREIRA, LETÍCIA GAMA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; SILVA, CHRYSLANE BARBOSA DA . MICROSCÓPIO BINOCULAR ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 4, p. e6834-16, 2024.

  • DA SILVA, FERNANDA RIKELLY ; FERRO, JAQUELINE DOS SANTOS ; DOS SANTOS, CLAUDIMARY BISPO ; BEZERRA, MARIA VITÓRIA GOMES . PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ESTUDO REMOTO DE CIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 19005-19017, 2023.

  • CAVALCANTE SANTOS, JOÃO LUCAS ; DOS SANTOS, ADRIANO JOSÉ ; FERREIRA DOS SANTOS, VALDELICE ; DOS SANTOS SILVA, ERICLIS ; DOS SANTOS MAGALHÃES, CLEDSON ; SANTOS SILVA, JOSÉ RODRIGO ; BISPO DOS SANTOS, CLAUDIMARY . Padrões espaço-temporais do escorpionismo em Alagoas, nordeste do Brasil:. DIVERSITAS JOURNAL , v. 8, p. 3244-3254, 2023.

  • MARQUES, G. S. ; SANTOS, C. B. . Os desafios educacionais frente a inclusão de alunos autistas no ensino fundamental: uma revisão narrativa. DIVERSITAS JOURNAL , v. 8, p. 2764-2775, 2023.

  • DOMINGOS, ELANIA ; SILVA, ADRIELY VITAL DE SOUZA ; SANTOS, VALDELICE FERREIRA DOS ; BARBOSA, JESSIA ELEM CUNHA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Técnica para reciclagem de papel: uma alternativa para promover a educação ambiental no espaço escolar. AMBIENTALE REVISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL , v. 15, p. 1-9, 2023.

  • FIGUEIREDO, MARIA THALILLIAN SANTOS ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; SANTOS, MARIA HILMA DOS ; SILVA, DAYANE KELLY DA ; OLIVEIRA, THAISY LÚCIA RIBEIRO . Tratamento de água utilizando extrato de sementes de Moringa oleifera: Uma revisão integrativa. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e41411225889, 2022.

  • SILVA, ROSANIR DA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Levantamento das plantas medicinais utilizadas contra parasitoses intestinais no município de Santana do Ipanema/AL. DIVERSITAS JOURNAL , v. 7, p. 730-740, 2022.

  • BARBOSA, JESSIA ELEM CUNHA ; SOUZA, GISELLE SILVA DE ; SANTOS, THAÍSE DA SILVA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; NASCIMENTO, CÍCERA MARIA ALENCAR DO ; ROCHA, MABEL ALENCAR DO NASCIMENTO . Análise da Educação Remota como uma alternativa emergencial durante a pandemia da Covid-19 (Sars-Cov-2): Analysis of Remote Education as an emergency alternative during the Covid-19 pandemic (Sars-Cov-2). DIVERSITAS JOURNAL , v. 7, p. 865-875, 2022.

  • SILVA, ELAINE ; SALGUEIRO, VALÉRIA ; BISPO, CLAUDIMARY ; RIKELLY, FERNANDA ; VITÓRIA, MARIA ; FERRO, JAQUELINE . A imunologia abordada de forma virtual: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID Biologia. DIVERSITAS JOURNAL , v. 7, p. 1002-1010, 2022.

  • OLIVEIRA, THAISY LÚCIA RIBEIRO ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; FIGUEIREDO, MARIA THALILLIAN SANTOS ; SILVA, DAYANE KELLY DA ; SANTOS, MARIA HILMA DOS . Incidência de acidentes por escorpiões no Estado de Alagoas, nordeste do Brasil. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e51411629484, 2022.

  • SANTOS, LEONARDO DA SILVA ; ROCHA, ROBERTO SANTOS ; SANTOS, JADIELMA PAULINO DOS ; ARAÚJO, LYSLEM RIQUELEM DE ; COSTA, MILLENA DUARTE ; SILVA, MARIA DARLEIDE PINHEIRO DA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Horta Viva: a produção de hortaliças orgânicas no ambiente escolar como ferramenta de ensino na Educação Ambiental e alimentar. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (IMPRESSO) , v. 17, p. 65-78, 2022.

  • OLIVEIRA, ALAN DEYSSION QUEROZ DE ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada. Revista Ambientale , v. 14, p. 1-11, 2022.

  • SILVA, NATALIA ALICE ; SILVA, DAYANE DOS SANTOS ; CESÁRIO, ÉRIKA SIQUEIRA ; SANTOS, CARLOS PETRÚCIO SILVA DOS ; FERRO, JAQUELINE DOS SANTOS ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II. DIVERSITAS JOURNAL , v. 7, p. 3197-3207, 2022.

  • SILVA, IRANILMA ASSIS DA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; SILVA, WANDERSON FERREIRA DA ; SILVA, CHRYSLANE BARBOSA DA ; SILVA, HENRIQUE RODRIGUES DA ; SANTOS, DANIEL DE SOUZA . A importância de atividades práticas no ensino de ciências como estratégia no processo de aprendizagem. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e342111032778, 2022.

  • GOMES, KAROLINE BARBOSA ; LOPES, ELLEN KAROLLYNE SANTOS ; OLIVEIRA, SAMARA DOS SANTOS ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; COSTA, ALLANA CAROLINE BONFIM . Evolução da COVID-19 no Nordeste do Brasil. Revista Ambientale , v. 14, p. 35-47, 2022.

  • GOMES, ÉRIKA SIRQUEIRA CESÁRIO ; SANTOS, DAYANE DA SILVA ; SILVA, NATÁLIA ALICE ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; FERRO, JAQUELINE DOS SANTOS . Cuidados durante a Pandemia: uma abordagem sobre saúde mental para escolares do ensino básico. DIVERSITAS JOURNAL , v. 7, p. 1386-1393, 2022.

  • OLIVEIRA, SAMARA DOS SANTOS ; GOMES, KAROLINE BARBOSA ; LOPES, ELLEN KAROLLYNE SANTOS ; COSTA, ALLANA CAROLINE BONFIM ; SILVA, LIOSMAR JOSÉ DA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Ocorrência de COVID-19 nos paí­ses com mais casos no mundo (2019-2021). DIVERSITAS JOURNAL , v. 7, p. 1306-1316, 2022.

  • SANTOS, CARLOS PETRÚCIO SILVA DOS ; SILVA, NATALIA ALICE ; SILVA, DAYANE DOS SANTOS ; CESÁRIO, ÉRIKA SIQUEIRA ; FERRO, JAQUELINE DOS SANTOS ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia. DIVERSITAS JOURNAL , v. 7, p. 2173-2180, 2022.

  • SANTOS, VALDELICE FERREIRA DOS ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; ROCHA, JOSEFA ELEUSA DA ; SANTOS, MARIANA DOS ; SANTOS, EDLÂNIA NUNES DOS ; SANTOS, TAIWANE DE CARVALHO ; OLIVEIRA, TERESA CRISTINA GOMES . Educação em saúde sobre acidentes com aranhas e escorpiões: um relato de experiência. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e47111637930, 2022.

  • CELESTINO, AMANDA KELLY DA SILVA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; SANTOS, THAÍSE DA SILVA ; SANTOS, VANILSON DA SILVA . A utilização das metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e406111537337, 2022.

  • ALMEIDA, BRUNA LÍVIA BARBOSA DOS SANTOS ; SOBRINHO, FERNANDA STEFANNY LIMA ; SILVA, MAYARA CAMILA SANTOS ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Análise Epidemiológica das Arboviroses no Município de Arapiraca - AL, no período de 2015 a 2018. DIVERSITAS JOURNAL , v. 6, p. 601-619, 2021.

  • PEREIRA, MARIANNE MARTINS DOS SANTOS ; OLIVEIRA, JOÃO PEDRO SILVA ; PINHEIRO, RODRIGO ALMEIDA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . MONITORIA ACADÊMICA EM ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA PRÁTICA DOCENTE , v. 6, p. e090, 2021.

  • LOPES, E. K. S. ; COSTA, A. C. B. ; GOMES, K. B. ; OLIVEIRA, S. S. ; MONTIEL, T. S. M. ; SANTOS, C. B. . Ocorrência de Influenza A (H1N1) em Alagoas (2016-2019). DIVERSITAS JOURNAL , v. 5, p. 66-75, 2020.

  • SANTOS, I. G. A. ; SILVA, J. C. ; RAMOS, R. A. ; MELO, R. G. ; SANTOS, C. B. . Enteroparasitoses e fatores de risco em escolares de uma cidade do Nordeste do Brasil. PUBVET (LONDRINA) , v. 14, p. 139, 2020.

  • GOMES, ANNE MIRIAN DA SILVA ; SILVA, JANIMARA MARQUES DA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . O uso indiscriminado de agrotóxicos e suas consequências na saúde humana e no ambiente: revisão bibliográfica. DIVERSITAS JOURNAL , v. 5, p. 1691-1706, 2020.

  • SILVA, FRANCYELLE FELISMINO DA ; BEZERRA, RUBENS PEREIRA ; SOUZA, CARLOS DORNELS FREIRE DE ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Dinâmica espaço-temporal da Esquistossomose mansônica em Alagoas (2007-2017). DIVERSITAS JOURNAL , v. 5, p. 1738-1749, 2020.

  • PALMEIRA, KEYTH DAIANN FELIX ; SILVA, ANA PAULA PEREIRA DE OLIVEIRA ; SILVA, JOSÉ ATALVANIO DA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Avaliação do potencial de produtos naturais de origem vegetal na mortalidade da larva do mosquito Aedes aegypti. DIVERSITAS JOURNAL , v. 5, p. 1629-1635, 2020.

  • SANTOS, CARLOS MIGUEL AZARIAS DOS ; SILVA, EDUARDO DOS SANTOS ; LIMA, JÉSSIKA SILVA DE ; DANTAS, TIAGO FERREIRA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Reutilização de garrafas pets em horta vertical suspensa na escola estadual Aurino Maciel.. DIVERSITAS JOURNAL , v. 5, p. 793-802, 2020.

  • SANTOS, J. A. ; SANTOS, D. L. ; SILVA, R. L. O. ; PINHEIRO, R. A. ; CABRAL, M. J. S. ; SANTOS, C. B. . Aspectos epidemiológicos dos acidentes ofídicos, no estado de Alagoas, no biênio 2018- 2019. Revista Ambientale , v. 12, p. 69-77, 2020.

  • SANTOS, JERFFESON ARAÚJO DOS ; SANTOS, DANIEL DE LIRA ; SILVA, DAYANE KELLY DA ; SANTOS, MARIA HILMA DOS ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Composição gravimétrica e a taxa de geração per capita de Resíduos Sólidos Domiciliares. DIVERSITAS JOURNAL , v. 5, p. 2586-2596, 2020.

  • SILVA, MARIA EDISLÂNDIA NUNES DA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Percepção populacional dos determinantes ambientais em câncer no município de Maceió/AL. DIVERSITAS JOURNAL , v. 5, p. 2930-2941, 2020.

  • SANTOS DA SILVA, LUCINEIDE ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Hygienic-sanitary conditions of food sold in the public market and open market in the municipality of Arapiraca-AL. AMBIENTALE REVISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL , v. 12, p. 29-43, 2020.

  • DA SILVA, JECILÃINE EFIGÊNIA ; DE OLIVEIRA, IVAN NASCIMENTO ; FERREIRA BARBOSA, JOÃO PEDRO ; DOS SANTOS LIRA, THAYNNARA PAULA ; DA SILVA LIMA, ANA MARTA ; DOS SANTOS, CLAUDIMARY BISPO . Epidemiologia da Leishmaniose Visceral Canina no municí­pio de Taquarana - AL (2009-2018). DIVERSITAS JOURNAL , v. 4, p. 393-402, 2019.

  • LIMA, LUAN LUCAS CARDOSO ; OLIVEIRA, JOÃO PEDRO SILVA ; SILVA, LUIZ EDUARDO BEZERRA ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Características gerais dos anfíbios anuros e sua biodiversidade. Diversitas Journal , v. 4, p. 774-789, 2019.

  • LIMA, JÉSSIKA SILVA DE ; CABRAL, MARIA JÉSSICA DOS SANTOS ; SILVA, JOSÉ DANILO DA ; ROZENDO, JOÃO MARCOS DE ASSIS ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Diversidade de aranhas em área remanescente de Mata Atlântica, na vila Bananeira, zona rural de Arapiraca, agreste Alagoano. AMBIENTALE REVISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL , v. 11, p. 74-85, 2019.

  • SANTOS, CARLOS MIGUEL AZARIAS DOS ; SANTOS, LYARA SUZHANNY DE OLIVEIRA ; SANTOS, JERFFESON ARAÚJO DOS ; SILVA, ERILZA DOS SANTOS ; SANTOS, MARIA HILMA DOS ; SILVA, DAYANE KELLY DA ; SANTOS, JOSICLEIDE FERNANDES DE SOUZA ; OLIVEIRA SUBRINHO, DOUGLAS DE ; SANTOS, CRISTIANE KELLY AQUINO DOS ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Comparativo e perfil dos infectados em esquistossomose no estado de Alagoas entre 2016 e 2017. PUBVET (LONDRINA) , v. 13, p. 1-8, 2019.

  • LIMA, LUAN LUCAS CARDOSO ; BEZERRA SILVA, LUIZ EDUARDO ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS ; SILVA, JOSÉ CRISÓLOGO DE SALES . Evolução dos anfíbios anuros: uma revisão de literatura. Diversitas Journal , v. 3, p. 191, 2018.

  • SILVA, MARIA REGINA OLIVEIRA DA ; SOUZA JÚNIOR, PEDRO JUVINO DE ; SANTOS, CLAUDIMARY BISPO DOS . Avaliação dos conhecimentos, atitudes e medidas de prevenção contra a dengue na cidade de Senador Rui Palmeira/AL. Diversitas Journal , v. 2, p. 377, 2018.

  • SANTOS, CLAUDIMARY ; ARAÚJO, KARINA CONCEIÇÃO GM ; JARDIM-BOTELHO, ANNE ; SANTOS, MÁRCIO ; RODRIGUES, ALDA ; DOLABELLA, SILVIO ; GURGEL, RICARDO . Diarrhea incidence and intestinal infections among rotavirus vaccinated infants from a poor area in Brazil: a spatial analysis. BMC Public Health (Online) , v. 14, p. 399, 2014.

  • JARDIM-BOTELHO, A. ; QUEIROZ GURGEL, R. ; PETRUCCI, R. ; BISPO DOS SANTOS, C. ; BISPO PEREIRA, A. ; DE OLIVEIRA XAVIER, S. ; DESIDERIO DE SOUZA, L. ; CUEVAS, L. E. . Infant Overweight as Early Marker of Childhood Overweight in Brazil. Journal of Tropical Pediatrics (1980) , v. 60, p. 47-52, 2014.

  • SANTOS, C. B. ; SANTOS, J. F. ; SILVA, J. D. . OCORRÊNCIA DE PARASITOS EM ACHATINA FULICA (BOWDICH, 1822) EM UMA ÁREA DO ESTADO DE ALAGOAS, NORDESTE DO BRASIL. In: Rubens Pessoa de Barros; Aldenir Feitosa dos Santos; Cícero Gomes dos Santos; Jhonatan David Santos das Neves. (Org.). Ciências em movimento do ensino pela pesquisa. 1ed.Ponta Grossa - Paraná: Atena Editora, 2023, v. 01, p. 1-251.

  • SANTOS, C. B. ; FERRO, J. S. ; SANTOS, C. P. S. ; SILVA, D. S. ; GOMES, E. S. C. ; SILVA, N. A. . PSICOVIDA: CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: Adenize Costa Acioli; Jenaice Israel Ferro; Rubens Pessoa de Barros. (Org.). A formação docente no desenvolvimento da sociedade em diferentes linguagens nos programas PIBID e PRP da UNEAL - Livro 1 - Temática PIBID. 1ed.Ponta Grossa - Paraná: Atena Editora, 2022, v. 01, p. 11-21.

  • SANTOS, C. B. ; SANTOS, L. S. ; ROCHA, ROBERTO SANTOS ; ARAUJO, L. R. ; SANTOS, JADIELMA PAULINO DOS ; COSTA, M. D. ; SILVA, MARIA DARLEIDE PINHEIRO DA ; ACIOLE, A. S. . HORTA VIVA: IMPLANTAÇÃO DE HORTA ESCOLAR NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR. In: Adenize Costa Acioli; Jenaice Israel Ferro; Rubens Pessoa de Barros. (Org.). A formação docente no desenvolvimento da sociedade em diferentes linguagens nos programas PIBID e PRP da UNEAL - Livro 1 - Temática PIBID. 1ed.Ponta Grossa - Paraná: Atena Editora, 2022, v. 01, p. 22-32.

  • SANTOS, C. B. ; FERRO, J. S. ; BEZERRA, M. V. G. ; RIKELLY, FERNANDA . PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ESTUDO REMOTO DE CIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. In: Adenize Costa Acioli; Jenaice Israel Ferro; Rubens Pessoa de Barros. (Org.). A formação docente no desenvolvimento da sociedade em diferentes linguagens nos programas PIBID e PRP da UNEAL - Livro 1 - Temática PIBID. 1ed.Ponta Grossa - Paraná: Atena Editora, 2022, v. 01, p. 33-41.

  • SANTOS, C. B. ; FERRO, J. S. ; SALGUEIRO, VALÉRIA ; SILVA, ELAINE ; BEZERRA, M. V. G. ; RIKELLY, FERNANDA . CIÊNCIA IMUNE: A IMUNOLOGIA NO FORMATO AUDIOVISUAL. In: Adenize Costa Acioli; Jenaice Israel Ferro; Rubens Pessoa de Barros. (Org.). A formação docente no desenvolvimento da sociedade em diferentes linguagens nos programas PIBID e PRP da UNEAL - Livro 1 - Temática PIBID. 1ed.Ponta Grossa - Paraná: Atena Editora, 2022, v. 01, p. 42-51.

  • SANTOS, C. B. ; PEREIRA, MARIANNE MARTINS DOS SANTOS ; ROCHA, M. H. . Práticas pedagógicas como alternativa facilitadora para o ensino de citologia no ensino fundamental. In: Adenize Costa Acioli; Jenaice Israel Ferro; Rubens Pessoa de Barros. (Org.). Livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: reinvenção da prática pedagógica a partir dos programas PRP e PIBID. 01ed.ARAPIRACA: EDUNEAL - Editora da Universidade Estadual de Alagoas, 2020, v. 01, p. 35-42.

  • SANTOS, T. J. ; MELO, R. G. ; SANTOS, I. G. A. ; SANTOS, C. B. . Avaliação do uso de aulas práticas como facilitadoras do aprendizado em Biologia. In: Maria José Houly Almeida de Oliveira; Maria Luiza Braz; Mary Selma de Oliveira Ramalho. (Org.). Múltiplos olhares teórico-metodológicos na formação docente - Refletindo sobre os subprojetos de Ciências Biológicas, Química e Geografia. 1ed.Arapiraca: Editora da Universidade Estadual de Alagoas - EDuneal, 2019, v. 03, p. 11-23.

  • SILVA, R. F. ; SILVA, R. ; SANTOS, C. B. . Ensino de Ciências: Aulas práticas como ferramenta pedagógica facilitadora no processo ensino-aprendizagem. In: Maria José Houly Almeida de Oliveira; Maria Luiza Braz; Mary Selma de Oliveira Ramalho. (Org.). Múltiplos olhares teórico-metodológicos na formação docente - Refletindo sobre os subprojetos de Ciências Biológicas, Química e Geografia. 1ed.Arapiraca: Editora da Universidade Estadual de Alagoas - EDuneal, 2019, v. 03, p. 67-81.

  • DANTAS, J. I. M. ; GABRIEL, M. I. A. ; PEREIRA, J. M. ; SANTOS, C. B. . Coleta seletiva: abordagem em uma escola de rede pública do sertão alagoano. In: Maria José Houly Almeida de Oliveira; Maria Luiza Braz; Mary Selma de Oliveira Ramalho. (Org.). Múltiplos olhares teórico-metodológicos na formação docente - Refletindo sobre os subprojetos de Ciências Biológicas, Química e Geografia. 1ed.Arapiraca: Editora da Universidade Estadual de Alagoas - EDuneal, 2019, v. 03, p. 83-95.

  • TORRES, A. M. ; SILVA, T. A. ; PAZ, W. S. ; SANTOS, C. B. . Estratégias didáticas para o ensino de botânica nas aulas de biologia em uma escola de ensino médio do sertão alagoano. In: Maria José Houly Almeida de Oliveira; Maria Luiza Braz; Mary Selma de Oliveira Ramalho. (Org.). Múltiplos olhares teórico-metodológicos na formação docente - Refletindo sobre os subprojetos de Ciências Biológicas, Química e Geografia. 1ed.Arapiraca: Editora da Universidade Estadual de Alagoas - EDuneal, 2019, v. 03, p. 97-110.

  • SANTOS, L. S. ; SANTOS, J. P. ; COSTA, M. D. ; SANTANA, L. S. ; BARBOSA, J. E. C. ; ACIOLE, A. S. ; SANTOS, C. B. . AULA PRÁTICA: RECURSO DIDÁTICO PARA MELHOR APRENDIZAGEM SOBRE TIPOS DE SOLO, NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019, Arapiraca. Anais do Evento: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019.

  • LEAL, L. C. D. ; ARAUJO, L. R. ; ACIOLE, A. S. ; SANTOS, C. B. ; Barros, R.P. . MODELO DIALÓGICO: UM RECURSO DINÂMICO EM EDUCAÇÃO SEXUAL, NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019, Arapiraca - AL. Anais do Evento: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019.

  • SANTOS, M. ; NUNES, D. M. M. ; SANTOS, J. L. C. ; SANTOS, V. F. ; ROCHA, M. H. ; SANTOS, C. B. . FILME EDUCATIVO: RECURSO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA MELHOR APRENDIZAGEM, NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019, Arapiraca - AL. Anais do Evento: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019.

  • SANTOS, J. L. C. ; SANTOS, V. F. ; SOUZA, G. S. ; NUNES, D. M. M. ; ROCHA, M. H. ; SANTOS, C. B. . BODY PAINTING: RECURSO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA MELHOR APRENDIZAGEM, NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019, Arapiraca - AL. Anais do Evento: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019.

  • ARAUJO, L. C. S. ; SANTOS, L. F. R. ; PEREIRA, M. M. S. ; LIMA, M. K. R. ; SANTOS, V. C. ; ROCHA, M. H. ; SANTOS, C. B. . PRÁTICAS ESCOLARES VOLTADAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019, Arapiraca - AL. Anais do Evento: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019.

  • PEREIRA, M. M. S. ; SILVA, A. J. ; BARROS, A. V. O. ; BARBOSA, J. E. C. ; ARAUJO, L. C. S. ; ROCHA, M. H. ; SANTOS, C. B. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ALTERNATIVA FACILITADORA PARA A APRENDIZAGEM DE CITOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019, Arapiraca - AL. Anais do Evento: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019.

  • FERREIRA, L. G. ; SANTOS, P. F. ; ALVES, C. M. ; SANTOS, M. J. ; SANTOS, C. B. . BINGO ORIGEM DA VIDA: UMA ABORDAGEM INOVADORA NO ENSINO DE BIOLOGIA COM FERRAMENTAS DIDÁTICAS. In: V Semana Científica do Agreste Pernambucano (V SECAP), 2024, Garanhus. Anais 2024 - V SECAP, 2024. p. 831-835.

  • FERREIRA, L. G. ; SANTOS, P. F. ; ALVES, C. M. ; SANTOS, M. J. ; SANTOS, C. B. . SHOW DO MILHÃO: A INTEGRAÇÃO DE UM JOGO GAMIFICADO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM BIOLOGIA. In: V Semana Científica do Agreste Pernambucano (V SECAP), 2024, Garanhus. Anais 2024 - V SECAP, 2024. p. 1342-1346.

  • SILVA, V. S. ; REIS, J. V. D. ; CAVALCANTE, L. P. F. ; SANTOS, C. B. . UM MÉTODO LÚDICO DE APRENDER A ESTRUTURA DO DNA NA GENÉTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II. In: V Semana Científica do Agreste Pernambucano (V SECAP), 2024. Anais 2024 - V SECAP, 2024. p. 1360-1364.

  • OLIVEIRA, G. S. ; SANTOS, C. B. ; SANTOS, M. J. ; SILVA, S. M. L. . PASSA OU REPASSA DE REPRODUÇÃO HUMANA': UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP, 2024, Salvador-BA. Anais do Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP.. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2024. v. 1. p. 1-9.

  • SILVA, S. M. L. ; SANTOS, C. B. ; OLIVEIRA, G. S. ; SANTOS, M. J. . EXPLORANDO A GENÉTICA ATRAVÉS DO FILME 'GATTACA': UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP, 2024, Salvador-BA. Anais do Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP.. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2024. v. 1. p. 1-8.

  • REIS, J. V. D. ; SANTOS, C. B. ; SILVA, V. S. ; CAVALCANTE, L. P. F. . 'PASSA OU REPASSA DE REPRODUÇÃO HUMANA': UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP, 2024, Salvador-BA. Anais do Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP.. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2024. p. 1-8.

  • SILVA, B. L. ; SANTOS, C. B. ; SILVA JUNIOR, J. A. ; GAVIAO, V. M. R. ; SILVA, M. D. M. ; SANTOS, M. J. . A utilização de jogos de assimilação no ensino sobre vírus: uma experiência do PIBID no ensino médio. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP, 2024, Salvador-BA. Anais do Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP.. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2024. p. 1-7.

  • LIMA, J. P. P. S. ; FARIAS, J. M. C. ; MENDES, L. I. S. ; CAVALCANTE, L. P. F. ; SANTOS, C. B. . Metodologias ativas nas aulas de ciências do fundamental II através de práticas experimentais. In: XIII Encontro Científico Cultural ? Enccult, 2023, Arapiraca. ANAIS XIII ENCCULT - Ciência, Inovação e o Papel da Universidade na Produção de Conhecimentos, 2023. p. 505-511.

  • SILVA, V. S. ; SILVA, W. C. V. ; CAVALCANTE, L. P. F. ; SANTOS, C. B. . A importância da aula de campo no estudo da botânica no Ensino Fundamental II. In: XIII Encontro Científico Cultural ? Enccult, 2023, Arapiraca. ANAIS XIII ENCCULT - Ciência, Inovação e o Papel da Universidade na Produção de Conhecimentos, 2023. p. 733-740.

  • GAVIAO, V. M. R. ; SILVA, M. D. M. ; SILVA, B. L. ; SILVA JUNIOR, J. A. ; SANTOS, M. J. ; SANTOS, C. B. . O estudo dos fungos através de uma sequência didática: uma experiência no ensino de Biologia.. In: XIII Encontro Científico Cultural ? Enccult, 2023, Arapiraca. ANAIS XIII ENCCULT - Ciência, Inovação e o Papel da Universidade na Produção de Conhecimentos, 2023. p. 484-491.

  • SILVA, A. J. ; BARROS, A. V. O. ; NUNES, D. M. M. ; BARBOSA, J. E. C. ; ARAUJO, L. C. S. ; PEREIRA, M. M. S. ; SANTOS, C. B. . TWISTER HISTOLÓGICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA COMO PROPOSTA PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019, Arapiraca - AL. Anais do Evento: 1º ELUNEAL ? Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas, 2019.

  • PINHEIRO, R. A. ; LIMA, J. S. ; BARBOSA, J. P. F. ; SILVA, A. V. ; LIRA, T. P. S. ; SANTOS, C. B. . Medidas preventivas em doenças parasitárias e o perfil ambiental da comunidade Pau D'Arco, município de Arapiraca/AL.. In: VII Encontro Científico e CulturaI - ENCCULT, 2017, Santana do Ipanema - AL. Anais do VII ENCCULT - Encontro Científico CulturaI, 2017. v. 6. p. 324-329.

  • SILVA, A. V. ; SAMPAIO, A. S. ; PINHEIRO, R. A. ; SANTOS, C. B. . Ocorrência dos acidentes por animais peçonhentos, em Alagoas, durante o período de 2014 a 2015. In: VII Encontro Científico CulturaI - ENCCULT, 2017, Santana do Ipanema - AL. Anais do VII Encontro Científico CulturaI, 2017. v. 6. p. 335-338.

  • SOUZA, A. L. ; CAJUEIRO, M. V. L. ; SANTOS, C. B. . Os bolsistas do PIBID e os jogos como estratégias no conhecimento sobre a dengue. In: VI Encontro Científico CulturaI - ENCCULT, 2016, Santana do Ipanema. Educação, Sociedade, Ciências Gerais, Cultura, 2016. v. 5. p. 800-803.

  • OLIVEIRA, M. E. T. ; SANTOS, C. B. . Educação de jovens e adultos: importância da realização de aulas práticas no ensino de Biologia sob o ponto de vista dos discentes de uma escola pública de Santana do Ipanema-AL. In: V Encontro Científico CulturaI - ENCCULT, 2015, Santana do Ipanema. Anais do V Encontro Científico CulturaI, 2015. v. 04. p. 567-570.

  • OLIVEIRA, A. R. S. ; MELO, C. S. ; SANTOS, C. B. . O uso de modelos tridimensionais como auxílio de aprendizagem: construindo uma molécula de DNA. In: V Encontro Científico CulturaI - ENCCULT, 2015, Santana do Ipanema - AL. Educação, Sociedade, Ciências Gerais, Cultura, 2015. v. 4. p. 698-702.

  • SANTOS, J. S. L. ; CAJUEIRO, M. V. L. ; SANTOS, C. B. . Os bolsistas do PIBID e os desafios das novas tecnologias em sala de aula. In: V Encontro Científico CulturaI - ENCCULT, 2015, Santana do Ipanema - AL. Educação, Sociedade, Ciências Gerais, Cultura, 2015. v. 4. p. 707-713.

  • SILVA, G. A. ; SANTOS, C. B. ; SILVA, E. A. ; CAMPOS, F. S. ; OLIVEIRA, M. E. T. ; SILVA, R. F. ; SILVA, R. . Reestruturação da biblioteca e do laboratório de informática: uma ação do Pibid em uma escola estadual de Santana do Ipanema-Al.. In: IV ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS, 2014, SANTANA DO IPANEMA. Anais do IV Encontro Científico CulturaI, 2014. v. 03. p. 604-608.

  • SANTOS, I. G. A. ; SILVA, J. V. ; MELO, R. G. ; SANTOS, C. B. . Perfil de enteroparasitas em pacientes atendidos em um hospital de Santana do Ipanema entre os meses de janeiro e junho de 2011. In: III Encontro Científico CulturaI - ENCCULT, 2013, Santana do Ipanema - AL. Educação, Sociedade, Ciências Gerais, Cultura, 2013. v. 2. p. 130-134.

  • MARQUES, E. V. H. ; SILVA, C. H. D. ; SANTOS, O. R. ; SILVA, V. B. ; PINHEIRO, R. A. ; BARBOSA, B. C. ; SANTOS, C. B. . New contributions to the social wasp (Polistinae) fauna of Northeastern Brazil: fragments of Alagoas Forests. In: XXIX Congresso Brasileiro de Entomologia e XIII Congresso Latino-Americano, 2024, Uberlândia - MG. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Entomologia e XIII Congresso Latino-Americano, 2024. p. 383-383.

  • SILVA, C. H. D. ; MARQUES, E. V. H. ; SANTOS, O. R. ; SILVA, M. A. O. ; SILVA, V. B. ; PINHEIRO, R. A. ; BARBOSA, B. C. ; SANTOS, C. B. . Social wasps (Hymenoptera: Polistinae) visiting flowers in two biomes in Alagoas Brazil: Caatinga and Atlantic Forest. In: XXIX Congresso Brasileiro de Entomologia e XIII Congresso Latino-Americano, 2024, Uberlândia - MG. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Entomologia e XIII Congresso Latino-Americano, 2024. p. 420-420.

  • SILVA, C. H. D. ; MARQUES, E. V. H. ; SANTOS, O. R. ; SILVA, M. A. O. ; PINHEIRO, R. A. ; GIORDANI, S. C. O. ; SANTOS, C. B. . Infestation Tetranychus ludeni (Acari: Tetranychidae) in Thunbergia grandiflora (Acanthaceae) plants in urban garden. In: XXIX Congresso Brasileiro de Entomologia e XIII Congresso Latino-Americano, 2024, Uberlândia - MG. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Entomologia e XIII Congresso Latino-Americano, 2024. p. 1192-1192.

  • MARQUES, E. V. H. ; SILVA, C. H. D. ; SANTOS, O. R. ; SILVA, M. A. O. ; SILVA, V. B. ; PINHEIRO, R. A. ; GIORDANI, S. C. O. ; SANTOS, C. B. . Social wasps (Hymenoptera: Vespidae) in urban gardens in the city of Agreste Region Of Alagoas. In: XXIX Congresso Brasileiro de Entomologia e XIII Congresso Latino-Americano, 2024, Uberlândia - MG. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Entomologia e XIII Congresso Latino-Americano, 2024. p. 246-246.

  • SILVA, L. G. P. ; ALEXANDRE, L. S. ; SILVA, M. A. O. ; VIEIRA, J. H. ; SANTOS, C. B. . A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA SCRATCHCOMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DOCOMPONENTE CARACTERÍSTICASADQUIRIDAS OU HEREDITÁRIAS. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade, 2023.

  • SANTOS, E. V. A. ; SILVA, P. C. L. ; SILVA, W. C. V. ; CAVALCANTE, L. P. F. ; SANTOS, C. B. . APRENDIZAGEM ENTRE PARES NAS AULASDE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade, 2023.

  • SILVA JUNIOR, J. A. ; GAVIAO, V. M. R. ; SILVA, B. L. ; SILVA, M. D. M. ; SILVA, S. M. L. ; OLIVEIRA, G. S. ; SANTOS, M. J. ; SANTOS, C. B. . Atividade experimental em Microbiologia noensino médio: Um relato de experiênciavivenciado pelo PIBID/Biologia. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade, 2023.

  • GAVIAO, V. M. R. ; SILVA, M. D. M. ; SILVA, B. L. ; SILVA JUNIOR, J. A. ; SANTOS, M. J. ; SANTOS, C. B. . Atividade prática sobre os Poríferos: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID Biologia. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade, 2023.

  • ALMEIDA, B. G. ; FARIAS, J. J. L. ; SILVA, M. A. O. ; SANTOS, M. C. G. ; ARAUJO, L. N. ; SANTOS, C. B. ; LOPES, E. A. P. . ESTRUTURA DA COMUNIDADE DA MACROFAUNA EDÁFICA EM SISTEMA DE MANEJO SINTRÓPICO NO AGRESTE ALAGOANO. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade, 2023.

  • SILVA, C. M. S. ; ALVES, C. M. ; FERREIRA, L. G. ; SANTOS, P. F. ; SANTOS, M. J. ; SANTOS, C. B. . INTERDISCIPLINARIDADE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA EMUM CONTEXTO ESCOLAR. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade, 2023.

  • REIS, J. V. D. ; SILVA, V. S. ; CAVALCANTE, L. P. F. ; SANTOS, C. B. . JOGOS LÚDICOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade, 2023.

  • LEANDRO, M. L. C. P. ; SILVA, A. J. ; SILVA, L. G. P. ; SILVA, J. D. ; SILVA, D. M. M. N. ; SANTOS, C. B. . O molusco gastrópode Vitta zebra(Bruguière, 1792) (Neritidae): possívelanfi dromia, abundância e distribuição aolongo do Rio São Francisco, Alagoas, Brasil. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade, 2023.

  • COIMBRA, C. E. S. S. ; SANTOS, M. C. G. ; SILVA, J. K. D. ; VIEIRA, J. H. ; SANTOS, C. B. . O USO DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMO MÍDIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE BIOTECNOLOGIA. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade, 2023.

  • OLIVEIRA, M. E. S. ; FARIAS, J. J. L. ; SILVA, J. D. ; VIEIRA, J. H. ; SANTOS, C. B. . REFLEXÕES SOBRE OS COMPONENTES FORMATIVOS E A APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade, 2023.

  • SANTOS, P. F. ; LIMA, C. F. M. ; SILVA, M. T. R. ; OLIVEIRA, J. G. S. ; OMENA, J. V. D. ; OLIVEIRA, M. E. S. ; SILVA, C. B. ; SANTOS, C. B. . A QUÍMICA DO SOLO NA PRÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade, 2023.

  • SILVA, C. H. D. ; SANTOS, O. R. ; SILVA, V. B. ; FERNANDES, A. ; PINHEIRO, R. A. ; SANTOS, C. B. . NIDIFICAÇÃO DE VESPAS SOCIAIS EMFRAGMENTOS DE MATA ANTROPIZADOSEM UMA REGIÃO DO AGRESTE ALAGOANO. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade, 2023.

  • MIRANDA, J. S. ; SANTOS, V. F. ; REIS, J. V. D. ; SANTOS, M. M. M. F. ; NUNES, P. M. ; SILVA, C. B. ; SANTOS, C. B. . PRÁTICA DE ELETRÓLISE: UMA ABORDAGEM DA QUÍMICA NO COTIDIANONO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. In: Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX, 2023, Arapiraca. Anais do SEPEX - Caminhos para a construção da indissociabilidade..

  • SANTOS, C. B. ; JESUS, W. B. B. . CAPACITAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO.. In: 7º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ? SIMBRAVISA, 2016, Salvador. ANAIS DO 7º SIMBRAVISA - O SUS E O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2016.

  • LIMA, T. Q. ; SANTOS, C. B. ; SILVA, K. C. A. . Reprocessamento de produtos para saúde em Centro de Material e Esterilização (CME) de hospitais em um município alagoano. Revista Portal: Saúde e Sociedade , 2020.

  • SILVA, M. K. ; OLIVEIRA, M. E. S. ; REIS, J. V. D. ; SILVA, C. B. ; SANTOS, M. M. M. F. ; SANTOS, C. B. . Uma abordagem do uso de práticas experimentais para os graduandos em Ciências biológicas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, C. P. S. ; SILVA, D. S. ; GOMES, E. S. C. ; SILVA, N. A. ; FERRO, J. S. ; SANTOS, C. B. . PSICOVIDA: cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BEZERRA, M. V. G. ; SILVA, F. R. ; FERRO, J. S. ; SANTOS, C. B. . PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ESTUDO REMOTO DE CIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. J. ; SILVA, D. M. M. N. ; MENDES, G. L. ; SANTOS, J. L. C. ; SANTOS, V. F. ; SANTOS, C. B. . Gincana estudantil virtual: uma metodologia remota no ensino de animais peçonhentos para a educação básica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. J. ; BARBOSA, J. E. C. ; ARAUJO, L. C. S. ; PEREIRA, M. M. S. ; SANTOS, C. B. . Discutindo o tabagismo: uma abordagem perceptiva e conscientizacional em adolescentes na sala de aula. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, J. E. C. ; SOUZA, G. S. ; SANTOS, T. S. ; ROCHA, M. A. N. ; SANTOS, C. B. ; NASCIMENTO, C. M. A. . Análise da Educação Remota como uma alternativa emergencial durante a pandemia da Covid-19 (Sars-Cov-2). 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, M. M. S. ; SILVA, A. J. ; BARROS, A. V. O. ; ARAUJO, L. C. S. ; SANTOS, C. B. . A prática investigativa como instrumento didático para o ensino de doenças respiratórias no ensino fundamental. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. J. ; COSTA, A. C. B. ; LOPES, E. K. S. ; OLIVEIRA, J. P. S. ; FERREIRA, E. E. ; SANTOS, C. B. . Levantamento da anurofauna em remanescente de Mata Atlântica localizado na Vila Bananeiras, Arapiraca ? AL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, L. C. S. ; SANTOS, E. D. ; SANTOS, L. F. R. ; PEREIRA, M. M. S. ; LIMA, M. K. R. ; SANTOS, V. C. ; SANTOS, C. B. . Percepção e práticas pedagógicas voltadas para educação ambiental crítica no ensino fundamental em uma escola do município de Arapiraca - AL m. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, E. K. S. ; OLIVEIRA, S. S. ; GOMES, K. B. ; MONTIEL, T. S. M. ; COSTA, A. C. B. ; SANTOS, C. B. . Ocorrência de Influenza A (H1N1) em Alagoas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. A. ; SANTOS, C. M. A. ; SANTOS, M. H. ; SILVA, D. K. ; LIMA, M. T. S. ; SANTOS, C. B. . ANÁLISE ETÁRIA DOS CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA NOS ANOS DE 2016, 2017 e 2018 NA CIDADE DE ARAPIRACA ? AL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, D. K. ; SANTOS, M. H. ; LIMA, M. T. S. ; SANTOS, C. M. A. ; SANTOS, J. A. ; SANTOS, C. B. . CASOS DE MENINGITE NO ESTADO DE ALAGOAS NO ANO DE 2018. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, M. H. ; SILVA, D. K. ; LIMA, M. T. S. ; SANTOS, J. A. ; SANTOS, C. M. A. ; SANTOS, C. B. . ANÁLISE DA ESQUISTOSSOMOSE EM ALAGOAS DURANTE O ANO DE 2016. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. M. A. ; SANTOS, J. A. ; SANTOS, M. H. ; SILVA, D. K. ; LIMA, M. T. S. ; SANTOS, C. B. . CASOS DE HEPATITES B E C NO ESTADO DE ALAGOAS NOS ANOS DE 2016. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, M. T. S. ; SILVA, D. K. ; SANTOS, M. H. ; SANTOS, C. M. A. ; SANTOS, J. A. ; SANTOS, C. B. . ACIDENTES OFÍDICOS NO ESTADO DE ALAGOAS NO ANO DE 2017. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, G. S. ; SANTOS, M. ; SANTOS, T. S. ; SANTOS, C. B. . A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO COMO MÉTODO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM, NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, M. ; SOUZA, G. S. ; SANTOS, C. B. . A utilização de jogos como recurso didático no ensino-aprendizagem de ciências. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, R. A. ; SANTOS, C. B. ; L. SOBRINHO, F. S. ; SILVA, M. C. S. ; COSTA, R. R. ; AMORIM, N. O. ; SILVA, A. T. ; ARAUJO, A. S. . Avaliação do perfil epidemiológico da dengue no município de Arapiraca-AL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. V. ; PINHEIRO, R. A. ; SANTOS, C. B. . Ocorrência dos acidentes por animais peçonhentos, em Alagoas, durante o período de 2014 a 2015. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, C. B. . QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. F. S. ; SANTOS, C. B. . ENSINO DE CIÊNCIAS: ANALOGIA DA CÉLULA EUCARIÓTICA E PROCARIÓTICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL ROTARY NO 8º ANO A PARTIR DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. A. ; SANTOS, C. B. ; SILVA, R. F. ; SILVA, R. . ANÁLISE DA GESTÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTANA DO IPANEMA SOBRE OLHAR DOS DISCENTES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, C. B. ; RODRIGUES, A. S. ; FREITAS, D. S. ; BARBOSA, C. . CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA DE ENSINO NORMAL MÉDIO DE SANTANA DO IPANEMA-AL: DIVERSIDADES METODOLÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, C. B. . MEDIDAS DE CONTROLE SANITÁRIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, C. B. . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JARDIM-BOTELHO, ANNE ; SANTOS, C. B. ; BARRETO, I. P. ; QUEIROZ GURGEL, R. . Incidência de diarreia aguda em lactentes e sua relação com o status vacinal para rotavírus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. B. . IMPLANTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE, NAS UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SANTOS, C. B. . ECHINODERMATA DO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO -ITAPOAMA E TAMANDARE. 1986.

SANTOS, C. B. . ECHINODERMATA DO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO-SUAPE. 1984.

SANTOS, C. B. ; NICACIO, K. K. . Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde Ambiental. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, C. B. ; NICACIO, K. K. . Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde Ambiental. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, C. B. ; NICACIO, K. K. . VIGILÂNCIA SANITÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, C. B. ; JESUS, W. B. B. . VIGILÂNCIA SANITÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, C. B. ; NICACIO, K. K. ; JESUS, W. B. B. . Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde Ambiental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, C. B. . Agrotóxicos na Saúde e no Meio Ambiente. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, C. B. . Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, C. B. . Medidas de Controle Sanitário. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, C. B. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PREENCHIMENTO DAS DECLARAÇÕES DE ÓBITOS DE CRIANÇAS MENORES DE UM ANO NO MUNICIPIO DE ARAPIRACA-AL. 2004 (MONOGRAFIA) .

SANTOS, C. B. . INDISCIPLINA : LIBERDADE DO ALUNO OU DESPREPARO DO PROFESSOR?. 2000 (MONOGRAFIA) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Alagoas, CAMPUS I - Arapiraca. , Rua Governador Luiz Cavalcante, Alto do Cruzeiro, 57312270 - Arapiraca, AL - Brasil, Telefone: (82) 35213019

Experiência profissional

2004 - Atual

Universidade Estadual de Alagoas

Vínculo: Estatutário Civil, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Aprovada no concurso público para professor efetivo da Fundação Universidade Estadual de Alagoas - FUNESA, lotada na Escola Superior de Ciências Humanas, Físicas e Biológicas do Sertão - ESSER, em Santana do Ipanema - AL, no curso de Zootecnia, em novembro de 2004. No ano de 2006, a FUNESA passa a ser Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Desde 2006, com a implantação do curso de Ciências Biológicas, exerceu o cargo de Coordenadora até o ano de 2009 e durante o período de 2013 a 2015. Sendo também professora assistente neste campus (Santana do Ipanema) até 2016. A partir de 2017 faz parte do quadro de professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus I (Arapiraca) - UNEAL. Atuou como Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente, que faz parte do Programa Institucional de Cursos de Pós-Graduação - Lato Sensu - UNEAL ESPECIALIZA, no período de 06 de abril de 2018 a 22 de junho de 2019. Atuou como Professora do Curso de Especialização: Vigilância de Doenças Infecciosas e Parasitárias, ministrando a disciplina Vigilância em Saúde Pública, carga horária 30hrs, no período de 11/09/2021 a 09/10/2021.

1997 - 2003

Universidade Estadual de Alagoas

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA CONTRATADA, Carga horária: 20

Outras informações:
Aprovada na Seleção Simplificada para Professores Prestadores de Serviços da Fundação da Universidade Estadual de Alagoas - FUNESA. Curso de Zootecnia em Santana do Ipanema-AL e Curso de Ciências Biológicas em Arapiraca-AL, no período de maio de 1997 à julho de 2003.

2002 - 2020

Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca - AL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 40

Outras informações:
Aprovada no Concurso Público para exercer em caráter efetivo, o cargo de Bióloga, lotada no Departamento de Vigilância Sanitária, sob a Superintendência de Vigilância em Saúde vinculado a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, exercendo a função de fiscal sanitária. No período, de fevereiro de 2005 à fevereiro de 2006 exerceu a função de Coordenadora desse departamento. Posteriormente, coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental do Depto de Vigilância Sanitária até a concessão da aposentadoria em 28 de agosto de 2020.

2024 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de área do PIBID Biologia, Carga horária: 10

Outras informações:
O projeto do PIBID Biologia tem como título: "Pluralismo Metodológico no ensino de Biologia com foco nas mudanças climáticas: olhares para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)". Tendo como principal objetivo: Contribuir significativamente para a formação de licenciandos mais preparados, críticos e conscientes das questões ambientais e sociais.

2022 - 2024

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de área do PIBID/Biologia, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenadora de área do PIBID Subprojeto Biologia, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Campus Arapiraca/Alagoas. Carga horária mensal 32 horas. O subprojeto Biologia apresenta como objetivo aproximar IES e escola parceira, no intuito de ressignificar a formação inicial dos futuros professores de Ciências e Biologia por meio do entendimento das reais necessidades pedagógicas do ensino básico, bem como, instrumentalizar os licenciandos para elaboração de recursos e planejamentos alinhados com os princípios e diretrizes da nova BNCC.

2020 - 2022

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Área do PIBID/Biologia, Carga horária: 32

Outras informações:
Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, núcleo de Biologia da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Campus - Arapiraca- AL.

2018 - 2020

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de área do PIBID, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Subprojeto do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Campus I - Arapiraca/AL

2014 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE ÁREA DO PIBID, Carga horária: 15

Outras informações:
Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Subprojeto do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Campus II - Santana do Ipanema/AL

2016 - 2017

Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docência em Curso de Formação Continuada, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora do Programa de Formação Continuada de Professores na área de Ciências e Biologia da rede municipal de Ensino de Arapiraca/AL.

1999 - 2001

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO SATURNINO DE ALMEIDA

Vínculo: ESTATUTARIO CIVIL, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL, Carga horária: 20

1997 - 1998

ESCOLA DINÂMICA DE I e II GRAU

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO, Carga horária: 20

1992 - 1993

Usina Cansanção de Sinimbú S/A

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: BIÓLOGA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bióloga da Departamento Industrial, área Microbiologia. Trabalhos desenvolvidos: controle microbiológico da fermentação alcoólica e das moendas; controle de qualidade da água potável.

1987 - 1992

Mendo Sampaio S/A

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: BIÓLOGA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bióloga do Departamento Industrial, área Microbiologia. Trabalhos desenvolvidos: controle microbiológico da fermentação alcoólica e das moendas; controle de qualidade da água potável. Departamento Agrícola, área Entomologia. Trabalho desenvolvido: controle biológico da cigarrinha da folha, Mahanarva posticata pelo fungo entomógeno Metarhizium anisopliae.

1985 - 1987

UNIÃO INDUSTRIAL DO NORDESTE

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: BIÓLOGA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bióloga do Departamento Agrícola, área Entomologia, cargo de chefe do laboratório de controle biológico. Trabalho desenvolvido: Tecnologia de produção de Apanteles flavipes para controle da broca comum Diatraea sacharalis.

1984 - 1984

Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

Vínculo: ESTAGIARIA, Enquadramento Funcional: ESTAGIO, Carga horária: 40

1983 - 1984

Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL, Carga horária: 20

Outras informações:
PROFESSORA DE CIÊNCIAS

1982 - 1983

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: ESTAGIARIA, Enquadramento Funcional: ESTAGIO NO DEPARTAMENTO DE PESCA, Carga horária: 10

1980 - 1980

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: MONITORIA, Enquadramento Funcional: MONITORA DE ZOOLOGIA GERAL, Carga horária: 10

1984 - 1986

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aperfeiçoamento

Outras informações:
Bolsista de Aperfeiçoamento, desenvolvendo o projeto de pesquisa: Echinodermata do Litoral Sul de Pernambuco - Itapoama e Tamandaré, sob a orientação da Profª Drª Rosa de Lima Silva Mello, março de 1984 à fevereiro de 1986, no Depto de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

1983 - 1984

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

Outras informações:
Projeto desenvolvido: Echinodermata do Litoral Sul de Pernambuco - Suape, sob a orientação da Profª Drª Rosa de Lima Silva Mello, no período de março de 1983 a fevereiro de 1984, no Laboratório de Oceanografia Biológica - Depto de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE