Mario Sergio Monteiro de Souza

Mestrando em Ensino das Ciências na Educação Básica/Unigranrio, Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pelo CRB/RJ, Especialista em Educação para a Gestão Ambiental/PDBG-UERJ (2000) e possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Foi professor I - Colégio Estadual Júlia Kubitschek (Formação de Professores), implementador e professor I - Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, oficinista e consultor nas áreas e temas abaixo citados, da Editora Moderna e de diversos municípios na baixada fluminense. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo de ciências, currículo, ciências em educação de jovens e adultos, ciências, séries iniciais e finais do ensino fundamental e biologia em nível médio. Membro avaliador da Feira Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Duque de Caxias. Coordenador e Responsável técnico pelos Programas Saúde na Escola e Crescer Saudável/SME-Duque de Caxias, Conselheiro Municipal de Saúde pela SME/ Duque de Caxias e Coordenador de Projeto de Educação Ambiental desde 2009 .Coordenador de Projetos e Formação de Educação Sexual, de Gênero e Saúde Reprodutiva de Adolescentes, Representante da Educação, eleito, no Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do RJ do Programa Saúde na Escola 2018/2020 e membro do Laboratório de Pesquisa GESER UFRJ

Informações coletadas do Lattes em 23/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Educação para Gestão Ambiental

1998 - 2000

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O Conceito de Reciclagem na Escola Pública: O caso do Colégio estadual Júlia Kubistchek
Orientador: Siomara Borba

Especialização em Especialista em Ensino de Ciências Biológicas

1996 - 1997

Conselho Regional de Biologia

Aperfeiçoamento em Novas Metodologias em Clubes de Ciências

1991 - 1993

Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro
Título: Pesquisa de Novas Metodologias em Clubes de Ciências através do Tema Gerador Mar/ sub-projeto : Formas Alternativas de Abordagem dos Conteúdos Fauna e Flora.. Ano de finalização: 1993
Orientador: Sônia M. Miranda
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

1985 - 1990

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Organizando uma Coleção Didática de Zoologia à nível de 1 Grau
Orientador: Maria lúcia Cardoso Vasconcellos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2014 -

Curso Nac.de Ativ. para o Des. Prát, Cont,Soc. SUS. (Carga horária: 4h). , Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ, ENSP FIOCRUZ, Brasil.

2014 - 2014

Sem Culm Proj FAPERJ. (Carga horária: 6h). , Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, SMEDC, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Curso de Atualiz Partic Controle Social na Saúde. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em Prevenção do Uso de Drogas para Educ Esc Públicas. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2010 - 2010

II Encontro Estadual do Proinfantil Rio deJaneiro. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação para Conselheiros Municipais de Saúde. (Carga horária: 4h). , Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, MPRJ, Brasil.

2010 - 2010

IIIEncontro Estadual do Proinfantil Rio deJaneiro. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2010 - 2010

Oficina de Formação. (Carga horária: 8h). , Grupo Gestor Est Saúde e Prev nas Escolas RJ, GGERJ PSE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: CURRICULO DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: EDUCAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO PARA GESTÃO AMBIENTAL.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Organização de eventos

SOUZA, M. S. M. . II Simpósio Ciência & Arte e Cidadania. 2004. (Outro).

Participação em eventos

Conselho Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural de Duque de Caxias.Conselho Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural. 2005. (Outra).

Encontros de Ensino Médio na França sobre Desenvolvimento Sustentável, a Biodiversidade, a Alimentação e Saúde..Encontros de Ensino Médio na França sobre Desenvolvimento Sustentável, a Biodiversidade, a Alimentação e Saúde. ano Brèsil, Brèsils.. 2005. (Encontro).

Formação de Avaliadores e Processo de Análise, Avaliação e Seleção dos Projetos Do Prêmio Itaú-UNICEF 2005.Formação de Avaliadores e Processo de Análise, Avaliação e Seleção dos Projetos Do Prêmio Itaú-UNICEF 2005. 2005. (Outra).

26ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação/ANPED.26ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. 2003. (Outra).

Curso Sexo: da sala de aula ao recreio. Como trabalhar alunos e orientar os pais..Curso Sexo: da sala de aula ao recreio. Como trabalhar alunos e orientar os pais.. 2003. (Outra).

Fórum Mundial de Educação.Fórum Mundial de Educação. 2003. (Outra).

II Encontro Regional De Ensino De Biologia - II EREBIO.II Encontro Regional De Ensino De Biologia - II EREBIO. 2003. (Encontro).

III Encontro Verde das Américas.III Encontro Verde das Américas. 2003. (Encontro).

III Seminário de Educação de Belford Roxo.Construindo e vivenciando materiais didáticos na EJA. 2003. (Oficina).

Semana do Mestre - EJA / SME-DC.A escola do nosso tempo - Possibilidades de trabalho com temas dom cotidiano no espaço escolar.. 2003. (Oficina).

VIII Seminário de Educação de Duque de Caxias.VIII Seminário de Educação de Duque de Caxias. 2003. (Seminário).

1 Ciclo de palestras do Hosp. Munic. de Duque de Caxias.Gravidez na Adolescência. 2002. (Outra).

Curso de Capacitação em Prevenção ao abuso de Drogas para profissionais de educação.Curso de Capacitação em Prevenção ao abuso de Drogas para profissionais de educação. 2002. (Outra).

Curso de Formação Continuada na Área de Educação Sexual.Projeto Sexualidade Prazer em Conhecer. 2002. (Oficina).

I Fórum Estadual Antidrogas.II Fórum Estadual Antidrogas. 2002. (Outra).

Jornada Internacional de Educação do Estado do Rio de Janeiro.Jornada Internacional de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2002. (Outra).

Seminário Educação em Saúde e Cidadania.Seminário Educação em Saúde e Cidadania. 2002. (Seminário).

Seminário Memória Registro e Atualidade do pensamento de Paulo Freire.Seminário Memória Registro e Atualidade do pensamento de Paulo Freire. 2002. (Seminário).

Seminário O Prazer e o Pensar.Seminário O Prazer e o Pensar. 2002. (Seminário).

Seminário Perspectivas do direito à educação de jovens e adultos: desafios ao novo momento político..Seminário Perspectivas do direito à educação de jovens e adultos: desafios ao novo momento político.. 2002. (Seminário).

Seminário sobre Qualificação de Profissionais de educação para Ações Preventivas do Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas.Seminário sobre Qualificação de Profissionais de educação para Ações Preventivas do Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas. 2002. (Seminário).

Capacitação PCN em Ação.Capacitação PCN em Ação. 2001. (Outra).

Ciclo de Palestras CIÊNCIA E SAÚDE EM DEBATE.Ciclo de Palestras CIÊNCIA E SAÚDE EM DEBATE. 2001. (Outra).

Cursos e Oficinas EJA - 2001: cursos e oficinas para a formação de professores em educação de jovens e adultos.Cursos e Oficinas EJA - 2001: cursos e oficinas para a formação de professores em educação de jovens e adultos. 2001. (Oficina).

Encontro da Rede BAM (Banco de Ajuda Mútua).Encontro da Rede BAM (Banco de Ajuda Mútua). 2001. (Encontro).

Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos III ENEJA.Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos III ENEJA. 2001. (Encontro).

I Encontro de Educadores de Jovens e Adultos.I Encontro de Educadores de Jovens e Adultos. 2001. (Encontro).

I Seminário de Educação: Paulo Freire na Contemporaneidade.I Seminário de Educação: Paulo Freire na Contemporaneidade. 2001. (Seminário).

Seminário Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: de Paulo freire ao ano 2001 - Perspectivas e Desafios.Seminário Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: de Paulo freire ao ano 2001 - Perspectivas e Desafios. 2001. (Seminário).

Congresso Internacional de Educação pública EDUCAÇÃO PARA TODOS - O DESAFIO DO TERCEIRO MILÊNIO.. Congresso Internacional de Educação pública EDUCAÇÃO PARA TODOS - O DESAFIO DO TERCEIRO MILÊNIO.. 2000. (Congresso).

I Encontro de Atualização de Educação Ambiental e Saúde - Violência na Escola: uma questão pedagógica?.I Encontro de Atualização de Educação Ambiental e Saúde - Violência na Escola: uma questão pedagógica?. 2000. (Encontro).

II Encontro de Educação Sexual do Rio de Janeiro.II Encontro de Educação Sexual do Rio de Janeiro. 2000. (Encontro).

Seminário Sociedade e Práticas Ambientais..Seminário Sociedade e Práticas Ambientais.. 2000. (Seminário).

VI Seminário de Educação de Duque de Caxias.A Construção da sexualidade e gênero: Da juventude à terceira idade.. 2000. (Oficina).

Capacitação em Educação sexual Projeto Sexualidade e Cidadania/CEDUS.Capacitação em Educação sexual Projeto Sexualidade e Cidadania/CEDUS. 1999. (Outra).

II Seminário Inter-polos de Ciências e matemática..Parametros Curriculares Nacionais e o ensino de Ciências e Matemática.. 1999. (Seminário).

II Seminário Núcleo Rio Projeto AIDS e a Escola..Violência, drogas e AIDS - e aí professor?. 1999. (Seminário).

Seminário Sexualidade e Cidadania.Seminário Sexualidade e Cidadania. 1999. (Seminário).

IV Seminário de Educação de Duque de Caxias.IV Seminário de Educação de Duque de Caxias. 1998. (Seminário).

III Seminário de Educação de Duque de Caxias.Sexualidade e Gênero. 1996. (Oficina).

Seminário de Alfabetização: O mundo e a Palavra.Qualidade=Ciência(s)=Vida. 1995. (Oficina).

Conferência do Rio - ECO 92.Encontros de Educação Ambiental. 1992. (Outra).

Seminário de Ciências Ambientais.Seminário de Ciências Ambientais. 1992. (Seminário).

Participação em bancas

SOUZA, M. S. M.. Formação de Avaliadores e Processo de Análise, Avaliação e Seleção dos Projetos Do Prêmio Itaú-UNICEF 2005. 2005. Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária.

SOUZA, M. S. M.. Processo Seletivo do Fórum Ciência e Sociedade. 2005. Museu da Vida / COC-FIOCRUZ.

Produções bibliográficas

  • De La Rocque ; SOUZA, M. S. M. . Conhecimentos Gerias de Biociências: Os Saberes de Alunos do Ensino Médio de um Colégio de Formação de Professores. Atas do ... ENPEC , v. 1, p. 1, 2005.

  • SOUZA, M. S. M. ; FRANCA, M. . Novas Perspectivas em EJA no município de Duque de Caxias. In: Fórum Mundial de Educação - Educação e Transformação: a educação pública na construção de um outro mundo possível, 2003, Porto Alegre. Fórum Mundial de Educação - Educação e Transformação: a educação pública na construção de um outro mundo possível.. Porto Alegre, 2003.

  • SOUZA, M. S. M. ; SILVA, A. M. ; SILVA, J. A. . Pesquisa de Novas metodologias em Clubes de Ciências através do tema Gerador Mar. In: Seminário Ciências Ambientais, 1992, Rio de Janeiro. Seminário Ciências Ambientais. Rio de Janeiro: Gráfica da UFRJ, 1992.

  • SOUZA, M. S. M. . MAPA CONCEITUAL DINÂMICO NO CONTEXTO ENSINO APRENDIZAGEM DE BIOCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO. In: IX. ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (IX.EIAS) 02 A 06 DE SETEMBRO DE 2019 -, 2019, SOROCABA. IX. ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (IX.EIAS), 2019. p. 1.301-1.309.

  • SOUZA, M. S. M. ; SILVA, A. M. ; SILVA, J. A. . Clube de Ciências - Amigos do mar: uma proposta metodológica em educação ambiental. In: 44ª Reunião Anual da SBPC, 1992, São Paulo. 44ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo, 1992.

  • SOUZA, M. S. M. ; PRACA, A. V. S. . MAPA CONCEITUAL DINÂMICO: UMA NOVA ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO. In: ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 2016, SÃO PAULO. MAPA CONCEITUAL DINÂMICO: UMA NOVA ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO, 2016. p. 716-724.

  • SEPULVEDA, L. ; SOUZA, M. S. M. . Fórum Ciência E Sociedade Na França: A Experiência Franco-Brasileira De Jovens Do Ensino Médio. In: - V Fórum de Educação Ambiental UERJ 2006., 2006, Rio de Janeiro. V Fórum de Educação Ambiental UERJ 2006, 2006.

  • SOUZA, M. S. M. . A Alfabetização Científica no contexto das Biociências. In: Periódico interno, 2006, Rio de Janeiro. Reflexões Pedagógicas. Rio de Janeiro: SEE/RJ, 2006.

  • SOUZA, M. S. M. ; De La Rocque . Conhecimentos gerais de Biociências: Os Saberes de aluns do Ensino Médio de um colégio de formação de Professores. In: V ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Conhecimentos gerais de Biociências: Os Saberes de aluns do Ensino Médio de um colégio de formação de Professores. Bauru: ABRAPEC, 2005. v. I. p. 01-519.

  • SOUZA, M. S. M. ; FRANCA, M. ; SALERNO, A. M. ; CUNHA, A. C. G. ; COSTA, A. C. . Novas Perspectivas em EJA no município de Duque de Caxias. In: Oficinas de Educação de Jovens e Adultos/ Ação Educativa, 2001, São Paulo. Cursos e Oficinas EJA - 2001: cursos e oficinas para a formação de prefessores em educação de jovens e adultos/Ação Educativa. São Paulo: Ação Educativa, 2001.

  • SOUZA, M. S. M. . Novas Perspectivas em EJA no município de Duque de Caxias. In: I Seminário de Educação: Paulo Freire na contemporaneidade, 2001, São Gonçalo. I Seminário de Educação: Paulo Freire na contemporaneidade, 2001.

  • SOUZA, M. S. M. ; SILVA, A. M. ; SILVA, J. A. . Educação Ambiental em clube de Ciências. In: II Encontro de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro., 1991, Rio de Janeiro. I Encontro de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro.. Rio de Janeiro: Gráfica da UFRJ, 1991.

  • SOUZA, M. S. M. . Caderno Pedagógico do Ciclo de Alfabetização Vol.4. Duque de Caxias: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, 1996 (Cadernos Pedagógicos).

  • SOUZA, M. S. M. . Caderno Pedagógico do Ciclo de Alfabetização do Ensino Noturno/SME Duque de Caxias. Duque de Caxias: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, 1996 (Cadernos Pedagógicos).

  • SOUZA, M. S. M. . Caderno Pedagógico do Ciclo de Alfabetização - Reorientação Curricular de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental /SME Duque de Caxias. Duque de Caxias: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, 1996 (Cadernos Pedagógicos).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Parceria Museu Ciência e Vida e Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias em prol da experimentação nas escolas., Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver com os alunos e professores
particularmente de oito escolas públicas da Rede Municipal de Duque de Caxias
oficinas de microscopia, mundo invisível no Museu Ciência e Vida e no ambiente
escolar, onde serão desenvolvidas também oficinas de saúde ambiental. Fomentar
a experimentação nas escolas é uma das formas de atrair os estudantes para
ciência e discutir com eles temas gerais que contribuem para sua formação
intelectual e de cidadania. Desta forma, com este projeto pretende-se, através da
parceria intersetorial somar esforços para elevar o nível de conhecimento de
ciências dos alunos Rede Pública Municipal, bem como promover a integração entre
o espaço formal e não formal de educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mario Sergio Monteiro de Souza - Coordenador / Monica Damouche - Integrante / Mariangela Almeida - Integrante / Mariangela Monteiro - Integrante / Renato Cajueiro - Integrante / Simone Pinto - Integrante / Sebastião Raulino - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.

Prêmios

1997

Especialista em Ensino de Ciências Biológicas, Conselho Regional de Biologia 2ª Região RJ/ES.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Departamento de Programas e Projetos Educacionais DPPE. , Rua Prefeito José Carlos Lacerda 1.422, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, 25071120 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26534805, Ramal: 000, Fax: (21) 27715870

Experiência profissional

2003 - 2005

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Co-Coordenador de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Co-Coordenador de Pesquisa

Outras informações:
Grupo de pesquisa Coordenado pelos Professores Osmar Fávero e Paulo Carrano da UFF e responsável pelas ações do Projeto de Pesquisa Nacional de Políticas Públicas e Escolarização de Juventude e Educação de Jovens e Adultos(JUVEJA,no Estado do Rio de Janeiro.

Atividades

  • 01/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, JUVEJA / Grupo de Pesquisa Juventude Escolarização e Poder Local.,Linhas de pesquisa

2003 - 2005

Editora Moderna Ltda.

Vínculo: Oficinista, Enquadramento Funcional: Oficinista

Outras informações:
Oficinista da editora moderna para desenvolvimento de propostas pedagógicas de Ciências através de Oficinas do Projeto Pitanguá(1a. a 4a. séries) e Araribá (5a. a 8a. séries)

Atividades

  • 05/2003 - 05/2003

    Treinamentos ministrados , Depto pedagógico.,Treinamentos ministrados, Desenvolvimento da proposta pedagógica de Ciências do projeto Pitanguá

2003 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Palestrante

Outras informações:
Ministrei a Palestra: O Ensino de Ciências naturais na Educação de Jovens e Adultos: Um Breve Histórico, para os alunos do curso de Ciências Biológicas.

2003 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Coordenador de Relatos, Enquadramento Funcional: Coordenador de Relatos

Outras informações:
Coordenei as atividades de relatos de experiências do seminário Perspectivas do direito à educação de jovens e adultos: desafios ao novo momento político, como parte do curso de extensão promovido pela sub-reitoria de extensão e Cultura e pelo Laboratório de Políticas Públicas da UERJ, SEE/RJ e FNDE

2002 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Regime parcial

2002 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Coordenador de GT, Enquadramento Funcional: Coordenador de Grupo de Trabalho

Outras informações:
Coordenei grupo de trabalho para a discussão do documento Subsídios para uma política de EJA no estado do Rio de Janeiro, no seminário Perspectivas do direito à educação de jovens e adultos: desafios ao novo momento político, como parte do curso de extensão promovido pela sub-reitoria de extensão e Cultura e pelo Laboratório de Políticas publicas da UERJ, SEE/RJ e FNDE

2002 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Dinamizador, Enquadramento Funcional: Professor Dinamizador

Outras informações:
Ministrei aulas no Curso de Extensão Formação Continuada de Professores de Educação de Jovens e Adultos no Estado Do Rio de Janeiro:Cenários em Mudança, num total de 92h/aula,promovido pela sub-reitoria de extensão e Cultura e pelo Laboratório de Políticas publicas da UERJ, SEE/RJ e FNDE

2001 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Regime parcial

Atividades

  • 08/2002 - 12/2002

    Extensão universitária , Faculdade de Educação/UERJ.,Atividade de extensão realizada, Formação continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro: Cenários em Mudanças..

  • 08/2002 - 12/2002

    Extensão universitária , Sub-Reitoria de Extensão e Cultura/UERJ.,Atividade de extensão realizada, Formação continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro: Cenários em Mudanças..

  • 08/2002 - 12/2002

    Extensão universitária , Laboratório de Políticas Públicas (LPP)/UERJ.,Atividade de extensão realizada, Formação continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro: Cenários em Mudança..

  • 02/2001 - 01/2002

    Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Ciências das Séries Iniciais II / Depto de Educação(DEDU/FFP), Metodologia do Ensino de Ciências das Séries Iniciais I / Depto de Educação(DEDU/FFP), Fundamentos de Ciências da Natureza II / Depto de Ciências Biológicas(DCIEN/FFP), Fundamentos de Ciências da Natureza I / Depto de Ciências Biológicas(DCIEN/FFP)

1991 - Atual

Secretaria de Estado e Educação do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor Titular do Colégio Estadual Júlia Kubitschek(Escola de Formação de Professores)

2002 - 2002

Secretaria de Estado e Educação do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Capacitador de Projeto, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 8

Outras informações:
Capacitador do Curso Sexualidade Prazer em conhecer, oferecido pela SCHERING DO BRASIL, Fundação Roberto Marinho e a Secretaria de Estado e Educação do Estado do Rio de Janeiro

Atividades

  • 02/1991

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia Geral, Biologia Educacional, Programas de Saúde, IST's/AIDS,disciplinas voltadas para a formação de professores do 1 segmento do ensino fundamental

  • 05/2002 - 06/2002

    Treinamentos ministrados , Coordenação de Projetos Especiais.,Treinamentos ministrados, Capacitação de professores do ensino médio de escolas do Estado do Rio de Janeiro através do Projeto Sexualidade Prazer em Conhecer, implementado pela SCHERING DO BRASIL, Fundação Roberto Marinho e Secretaria de Estado e Educação do Rio de |Janeiro.

2002 - 2002

Associação Brasileira de Ensino Universitário - ABEU

Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Palestrante

Outras informações:
Palestrante da Semana Pedagógica 2002 Trasnformando Utopias em Cotidiano. Versando sobre a temática curricular

Atividades

  • 01/2002 - 01/2002

    Treinamentos ministrados , Depto |Pedagógico.,Treinamentos ministrados, Palestra sobre temática curricular

1991 - 2008

Escola Municipal Jayme Fichman

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 15

Atividades

  • 07/1991

    Ensino,,Disciplinas ministradas, CIÊNCIAS

1991 - 1992

Colégio Pinheiro Guimarães

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Regime parcial

Atividades

  • 03/1991 - 12/1992

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências

  • 03/1991 - 12/1992

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia

1991 - Atual

Colégio Estadual Julia Kubistchek

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16

Outras informações:
Regime parcial. Colégio voltado para a formação de Professores do 1 segmento do ensino fundamental.

Atividades

  • 02/1991

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia Geral, Biologia Educacional e Programas de Saúde

1991 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Implementador e Professor I, Carga horária: 30

Outras informações:
Regime parcial.

Atividades

  • 02/1996

    Pesquisa e desenvolvimento, Equipe de Educação de Jovens e Adultos/EEJA.,Linhas de pesquisa

  • 02/1996

    Treinamentos ministrados , Equipe de Educação de Jovens e Adultos/EEJA.,Treinamentos ministrados, Implementação da Proposta de Educação de Jovens e Adultos, Capacitação em Novas Estratégias Pedagógicas em Educação de jovens e Adultos

  • 02/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Equipe de Educação de Jovens e Adultos/EEJA.,Cargo ou função, Membro e implementador da Equipe de Reestruturação Curricular do 1 e 2 segmentos do Ensino Fundamental..

  • 02/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Equipe de Educação Infanto Juvenil/ EEIJ.,Cargo ou função, Membro e implementador da Equipe de Reestruturação Curricular do 1 e 2 Segmentos do Ensino Fundamental..

  • 02/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Equipe de Educação de Jovens e Adultos/EEJA.,Cargo ou função, Assessor Técnico Pedagógico de Ciências na Reestruturação Curricular do 1° segmento do ensino fundamental.

  • 02/1995

    Treinamentos ministrados , Coordenadoria Geral de Educação.,Treinamentos ministrados, Oficinas sobre os temas: Ciências e qualidade, IST's/AIDS, História de D. de Caxias e Educação de Jovens e Adultos

  • 07/1991

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências

  • 08/2001 - 08/2002

    Treinamentos ministrados , Coordenadoria Geral de Educação.,Treinamentos ministrados, Formador de Formadores do Programa PCN em Ação, modalidade: Educação de Jovens e Adultos.

  • 02/1996 - 02/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Equipe de Educação Infanto Juvenil/ EEIJ.,Cargo ou função, Assessor Técnico Pedagógico de Ciências na Reestruturação Curricular do 1 Segmento do ensino fundamental.

  • 02/1996 - 12/1996

    Pesquisa e desenvolvimento, Coordenadoria Geral de Educação.,Linhas de pesquisa

1990 - 1991

Associação de Beneficiência Evangélica - Nova Jerusalém

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Regime parcial

Atividades

  • 05/1990 - 07/1991

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências

  • 05/1990 - 07/1991

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia

1990 - 1991

Colégio Um Novo Tempo Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Regime parcial

Atividades

  • 06/1990 - 05/1991

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia

  • 06/1990 - 05/1991

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências

1987 - 1990

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiário do Projeto Fundão, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

Outras informações:
Montagem do Laboratório Oficina Interdisciplinar,Pesquisa bibliográfica, montagem de coleções didáticas de zoologia e botânica,kits de química e zoologia para empréstimos,preparação e orientação de atividades para os licenciandos da disciplina Prática de Ensino de Ciências Biológicas,oficinas pedagógicas,palestras, atividades de extensão da universidade e mostras didáticas de ciências em entidades diversas.

1989 - 1989

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Monitor da Disc. de Zoo II A, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades práticas e de orientação acadêmica na disciplina de zoologia IIA (Moluscos e Crustáceos)

Atividades

  • 08/1987 - 12/1990

    Estágios , Projeto Fundão Setor Biologia, Disciplina de Prática de Ensino de Ciências Biológicas/ Fac. de Educação.,Estágio realizado, Preparação do Laboratório e de material para as atividades práticas dos licenciandos da disciplina Prática de Ensino de Ciências Biológicas da UFRJ.

  • 08/1987 - 12/1990

    Estágios , Projeto Fundão Setor Biologia, Disciplina de Prática de Ensino de Ciências Biológicas/ Fac. de Educação.,Estágio realizado, Coordenação, Orientação, Pesquisa bibliográfica, elaboração de roteiros e execução de atividades práticas dos licenciandos da disciplina em questão.

  • 01/1988 - 07/1990

    Estágios , Projeto Fundão Setor Biologia.,Estágio realizado, Montagem de Coleções Didáticas de Zoologia; Montagem de Kits de Zoologia e Química para empréstimo.

  • 01/1987 - 07/1990

    Estágios , Projeto Fundão Setor Biologia.,Estágio realizado, Montagem do Laboratório Oficina Interdisciplinar(LOI).

  • 04/1989 - 04/1990

    Estágios , Instituto de Biologia / Depto. de Botânica.,Estágio realizado, Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Coleções Didáticas de Algas Macroscópicas, além de Coordenar e Implementar Oficinas sobre a montagem das coleções didáticas.

  • 01/1990 - 01/1990

    Extensão universitária , Projeto Fundão Setor Biologia.,Atividade de extensão realizada, Monitoria da Colônia de Férias: Muito Prazer Fundão /UFRJ.